PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
maceirafernandesjose Escreveu:Activo em portugal houve quem alertasse que iamos bater na parede sim ,mas quanto tempo antes ,2 ou 3 anos.
Até ao pedido de ajuda por parte do Governo encabeçado por Sócrates houve quem continuasse a alertar para o risco de irmos "bater na parede".

Activo em portugal houve quem alertasse que iamos bater na parede sim ,mas quanto tempo antes ,2 ou 3 anos. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
maceirafernandesjose Escreveu:Eagle há que respeitar o poder da tendençia e quem se atreve a desrespeitar a tendençia é quase sempre esmagado pelo poder da tendençia,e concordo com o SFT que quando as crises são anunciadas já há sangue nas ruas,ninguem anuncia crises antes de aconteçerem.
Não concordo: algumas crises são anunciadas antecipadamente, mas o que se passa é que, antes de elas chegarem, não se quer ouvir falar em tal, está-se na "festa", eufórico, e ninguém quer ouvir dizer que a festa vai terminar, ninguém, então, escuta devidamente quem anuncie o fim próximo da "festa".
Por exemplo, em Portugal houve quem alertasse para o facto de que iriamos "bater na parede". Assim aconteceu, Portugal teve depois que se submeter a um programa de assistência financeira exigente.

Eagle há que respeitar o poder da tendençia e quem se atreve a desrespeitar a tendençia é quase sempre esmagado pelo poder da tendençia,e concordo com o SFT que quando as crises são anunciadas já há sangue nas ruas,ninguem anuncia crises antes de aconteçerem. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
EAGLE BULLMARKET Escreveu:Saber que todos os excessos estão instalados e saber o timing da pancada são coisas completamente diferentes .
Concordo inteiramente.
Em tempos li um livro chamado American Sucker. É uma história, contada na primeira pessoa, cujo autor relata como perdeu uma pipa de massa à custa das Dot.Com e da brincadeira que o Greenspan fez, ao declarar do nada que havia uma bolha. Aquilo basicamente é um relato, quase diário, do que se passou. As crises, como eu as vejo, não saem pré.anunciadas no jornal nem em títulos a negrito.
As crises acontecem quando já houver sangue nas ruas. Em 1929, eram tantas as ordens que o ticker apresentava o preço praticado com horas de diferença. E mesmo a queda do Lehman Brothers, se alguém disser que já sabia que ia acontecer mente.
Se amanhã a China, hipoteticamente e para combater as tarifas, inundar o mercado de dólares até ajuda os países "emergentes" e ninguém se lembrará destas semanas por uns tempos.
Enfim. É ir olhando. Sem sentimentos.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Saber que todos os excessos estão instalados e saber o timing da pancada são coisas completamente diferentes .
Não levar um rombo na carteira num crash já é algo que não é para todos .
Alguns já há muito tempo no mercado sabem da bolha , e já têm existido nos últimos meses claros avisos de proeminentes figuras .
Mas quem se tem atrevido a shortar este mercado estratosférico de excessos em especial grandes fundos nos estados unidos, no ultimo ano tem saído fortemente queimado .
Há que aguardar que mercado decida que já chega de excessos e uma crise surja . Mas o mercado é soberano .
Agora que USA continue em máximos históricos por muitos mais meses e muito acima dos 3.000 Pontos sem uma forte correção duvido.
Para já aguardo uma correcção forte até final de Outubro e depois veremos o que o mercado nos proporciona .
Tranquilo
Não levar um rombo na carteira num crash já é algo que não é para todos .
Alguns já há muito tempo no mercado sabem da bolha , e já têm existido nos últimos meses claros avisos de proeminentes figuras .
Mas quem se tem atrevido a shortar este mercado estratosférico de excessos em especial grandes fundos nos estados unidos, no ultimo ano tem saído fortemente queimado .
Há que aguardar que mercado decida que já chega de excessos e uma crise surja . Mas o mercado é soberano .
Agora que USA continue em máximos históricos por muitos mais meses e muito acima dos 3.000 Pontos sem uma forte correção duvido.
Para já aguardo uma correcção forte até final de Outubro e depois veremos o que o mercado nos proporciona .
Tranquilo
- Registado: 11/5/2018 15:17
EAGLE BULLMARKET Escreveu:
EU já .
Em 2007 A crise imobiliária americana era esperada por alguns muitos meses antes de acontecer .
E nos USA houve quem ganhasse fortunas com isso.
Muitos meses antes, comecei a ler vários artigos em sites americanos , onde se dizia que os NINJA loans eram uma loucura e que aquilo estava ao rubro e nunca seria pago por famílias sem rendimentos e para se ter um empréstimo gigante para comprar casa bastava ter pulso para assinar e alguém tratava dos documentos .
Muitos Meses antes da crise eu já estava fora do mercado a aguardar a pancada e quando aconteceu assisti impávido e sereno sem nenhum impacto na carteira .
Quem está atento muitos meses antes os sinais são evidentes dos excessos.
Em 2000 também já muito se falava da loucura das valorizações tecnológicas , embora ai eu estivesse há poucos anos no mercado e para mim ainda não era evidente que mesmo com grandes valorizações ia provocar um crash, e sai logo no inicio das quedas quase sem impacto na carteira .
Quando todos os sinais estão lá , é só esperar o catalisador e a pancada . Claro que o timing é decidido pelo mercado .
Por isso passei por 2 crashes sem mazelas na carteira.
Quando os sinais são por demais evidentes jogo á defesa e espero pela pancada .
Era aí que eu queria chegar: alguns sabiam. Os poucos que fizeram dinheiro fizeram.no porque acompanham o mercado, foram ao terreno, metem as mãos na trampa. O trabalho é que provoca sucesso. (o mercado, em geral, andava a comprar produtos AAA com financiamento...)
Dizes ainda que houve quem ganhasse fortunas e tu orgulhas.te teres ficado de fora, sabendo o que ia acontecer. É preciso coragem ficar de fora de uma oportunidade dessas sabendo que a mesma iria acontecer...
Ainda hoje estive a ler o tópico do BES. No dia que fez 0,30 - 0,20 - 0,12 cêntimos ainda havia quem perguntasse o que ia acontecer na segunda-feira seguinte. E havia quem quisesse fazer.se ao osso sem saber que ia ficar literalmente com o osso na boca, sem chicha.
Vejo demasiado pessimismo por aqui. Quando a crise vier, e há.de vir, vai ser o stop loss a mandar e ninguém estará à espera. (a minha teoria é que a crise virá com a inflação e subida veloz das taxas de juro na Zona Euro e USA, porque a inflação da maneira como está a economia tem tudo para subir feita Armstrong no Alpe d'Huez)
SFT Escreveu:Alguém já viu crises anunciadas antes de acontecerem?
EU já .
Em 2007 A crise imobiliária americana era esperada por alguns muitos meses antes de acontecer .
E nos USA houve quem ganhasse fortunas com isso.
Muitos meses antes, comecei a ler vários artigos em sites americanos , onde se dizia que os NINJA loans eram uma loucura e que aquilo estava ao rubro e nunca seria pago por famílias sem rendimentos e para se ter um empréstimo gigante para comprar casa bastava ter pulso para assinar e alguém tratava dos documentos .
Muitos Meses antes da crise eu já estava fora do mercado a aguardar a pancada e quando aconteceu assisti impávido e sereno sem nenhum impacto na carteira .
Quem está atento muitos meses antes os sinais são evidentes dos excessos.
Em 2000 também já muito se falava da loucura das valorizações tecnológicas , embora ai eu estivesse há poucos anos no mercado e para mim ainda não era evidente que mesmo com grandes valorizações ia provocar um crash, e sai logo no inicio das quedas quase sem impacto na carteira .
Quando todos os sinais estão lá , é só esperar o catalisador e a pancada . Claro que o timing é decidido pelo mercado .
Por isso passei por 2 crashes sem mazelas na carteira.
Quando os sinais são por demais evidentes jogo á defesa e espero pela pancada .
Alguém já viu crises anunciadas antes de acontecerem?
EAGLE BULLMARKET Escreveu:fjcbolsa Escreveu:»»»»»»»»»» 2018 vai ser recorde na criação de empresas em Portugal
quem trabalha pode não pagar todos, mas produz sempre alguns impostos? (Riqueza). Distribuição correcta ????
»»»»»»»»»» Segurança Social ultrapassa em Junho excedente previsto para conjunto do ano.
Menos despesa em subsídios de desemprego, e quem trabalha produz sempre alguns impostos? (Riqueza). Distribuição correcta ????
Se nem assim isto lá vai![]()
![]()
![]()
então andamos a ser bem enganados
![]()
Não acredito em quebra dos 5050ptsmas como só a morte é certa
o melhor é acreditar em tudo
A minha opinião é que se por exemplo USA caísse 20% , o PSI provavelmente levava um grande tombo por arrasto e diminuição na exposição ao risco .
Isto são mercados financeiros com milhares de variáveis a nível mundial e com os índices americanos como farol dos mercados financeiros mundiais .
O PSI depende mais para se aguentar , da conjuntura mundial financeira não se tornar negativa, que da Segurança Social
Os mercados financeiros não estão muito interessados na Seg Social
É observar a corelação diária SP500 ----> DAX ------> PSI
Muito mais importante que Segurança Social
Mas é só a minha opinião sobre o comportamento dos mercados financeiros
Se a conjuntura mundial se agravar leva tudo por tabela

O estado social deve ser mais fácil de manter com criação de emprego, que com desemprego.
E a criação de empresas é sempre criação de riqueza, mesmo as que conseguem fugir aos impostos tem que pagar a mão de obra. Dinheiro no bolso dos portugueses

- Registado: 24/11/2010 10:03
Robaz, talvez demasiado pessimismo na análise. Considero que o índice se encontra num ponto de onde poderá recuperar, mas é bem provável que antes disso acontecer haja um último ataque dos vendedores. E talvez só após a exaustão dos vendedores possamos ter a tal inversão. Obviamente há factores a ponderar como o agravar ou aliviar da guerra comercial, mas não podemos dizer que o índice quebrou um valor chave.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Na minha opinião o PSIzito pode mesmo ter em causa o seu pequeno bull, até porque a meu ver a Europa em geral está a entrar em bear market. O DAX furou a sua LTA de longo prazo e se quebra a zona onde está, tem fortes indícios técnicos de se espatifar. O IBEX parece-me claramente em bear market, muito devido à banca (que também está em geral em bear market) e telefonica. Graficamente o PSI está no suporte importante entre os 5200-5250. Se quebra não sei se serão os 5000 a segurá-lo. Ao ter furado os 5250 confirmou um duplo topo o que tem projecção nos 4700-4750, que é o último suporte antes dos mínimos.
Os avisos de abrandamento económico na europa já andam por aí e não sei se os mercados aguentam. Veremos.
Os avisos de abrandamento económico na europa já andam por aí e não sei se os mercados aguentam. Veremos.

“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
fjcbolsa Escreveu:»»»»»»»»»» 2018 vai ser recorde na criação de empresas em Portugal
quem trabalha pode não pagar todos, mas produz sempre alguns impostos? (Riqueza). Distribuição correcta ????
»»»»»»»»»» Segurança Social ultrapassa em Junho excedente previsto para conjunto do ano.
Menos despesa em subsídios de desemprego, e quem trabalha produz sempre alguns impostos? (Riqueza). Distribuição correcta ????
Se nem assim isto lá vai![]()
![]()
![]()
![]()
Não acredito em quebra dos 5050ptsmas como só a morte é certa
A minha opinião é que se por exemplo USA caísse 20% , o PSI provavelmente levava um grande tombo por arrasto e diminuição na exposição ao risco .
Isto são mercados financeiros com milhares de variáveis a nível mundial e com os índices americanos como farol dos mercados financeiros mundiais .
O PSI depende mais para se aguentar , da conjuntura mundial financeira não se tornar negativa, que da Segurança Social
Os mercados financeiros não estão muito interessados na Seg Social
É observar a corelação diária SP500 ----> DAX ------> PSI
Muito mais importante que Segurança Social
Mas é só a minha opinião sobre o comportamento dos mercados financeiros
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 7/9/2018 16:35, num total de 1 vez.
»»»»»»»»»» 2018 vai ser recorde na criação de empresas em Portugal
Se nem assim isto lá vai
Não acredito em quebra dos 5050pts
mas como só a morte é certa
Se nem assim isto lá vai

Não acredito em quebra dos 5050pts

- Registado: 24/11/2010 10:03
EAGLE BULLMARKET Escreveu:M42 Escreveu:trend=friend Escreveu:Ora aqui estamos nós a chegar ao mínimo de Novembro de 2017, 5208 pontos.
Agora ou vai (5400/5500 para manter a simetria do HS) ou racha (5000...)
Edit: engraçado o timing, coincide com os jobs numbers às 13h30
Parece-me que os números do emprego foram bons...
Vamos ver se é suficiente para ir para Norte!
Abraço e bons negócios!
Discordo completamente
Porque foram bons a probabilidade maior dos índices americanos e ir para sul
Economia a sobreaquecer , FED vai ter aumentar tx juro mais depressa
Já e dada como quase certa , a subida de mais 2 x da tx juro este ano , maior retirada liquidez , mais força dólar , mais problemas mercados emergentes e por ai fora .
Quanto mais economia americana estiver forte , maior a probabilidade dos mercados caírem , por causa FED subir mais rápido os juros apertar a politica e dólar cada vez mais forte com todas as consequências que isso terá no mercado com tx juro muito fortes e forte retirada da liquidez
Probabilidade FED subir taxas em SETEMBRO 95%
Probabilidade FED subir taxas em DEZEMBRO 75%
a ida dos índices americanos para sul terá obviamente repercussões negativas no PSI
Claro que a probabilidade é maior e em alguma altura a economia americana vai arrefecer (quanto mais tempo estiver a crescer maior se torna a probabilidade de "crashar"). No entanto discordo de ti, pois como sabe os dados do emprego são leading indicators o que significa que estão a indicar que a economia americana vai se manter forte nos próximos tempos e isso, na minha opinião, não é mau para os mercados.
Podem é existir outros factores que "empurrem" o barco para outro lado, daí ter referido que podia não ser suficiente.
Bons negócios,
- Registado: 10/1/2008 21:46
... ola ola…
pois é.
se a queda continuar vamos ver se na zona dos 5180 -150 seguram o indicie. se assim for deve acontecer um bom ressalto desta longa queda. se quebrar est zona temos os 5087-5000.
tudo o que o psi fez nestas subidas desmoronou agora é ver se tem força para contrui outra leg up
semanal
pois é.
se a queda continuar vamos ver se na zona dos 5180 -150 seguram o indicie. se assim for deve acontecer um bom ressalto desta longa queda. se quebrar est zona temos os 5087-5000.
tudo o que o psi fez nestas subidas desmoronou agora é ver se tem força para contrui outra leg up
semanal
- Anexos
-
- psi58.JPG (36.78 KiB) Visualizado 4709 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
M42 Escreveu:trend=friend Escreveu:Ora aqui estamos nós a chegar ao mínimo de Novembro de 2017, 5208 pontos.
Abraço e bons negócios!
Discordo completamente
Porque foram bons a probabilidade maior dos índices americanos e ir para sul
Economia a sobreaquecer , FED vai ter aumentar tx juro mais depressa
Já e dada como quase certa , a subida de mais 2 x da tx juro este ano , maior retirada liquidez , mais força dólar , mais problemas mercados emergentes e por ai fora .
Quanto mais economia americana estiver forte , maior a probabilidade dos mercados caírem , por causa FED subir mais rápido os juros apertar a politica e dólar cada vez mais forte com todas as consequências que isso terá no mercado com tx juro muito fortes e forte retirada da liquidez
Probabilidade FED subir taxas em SETEMBRO 95%
Probabilidade FED subir taxas em DEZEMBRO 75%
a ida dos índices americanos para sul terá obviamente repercussões negativas no PSI
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 7/9/2018 14:38, num total de 3 vezes.
trend=friend Escreveu:Ora aqui estamos nós a chegar ao mínimo de Novembro de 2017, 5208 pontos.
Abraço e bons negócios!
- Registado: 10/1/2008 21:46
Ora aqui estamos nós a chegar ao mínimo de Novembro de 2017, 5208 pontos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
xxx...talha bestas...xxx Escreveu:P-Mendes Escreveu:
Boas,
em que se baseia a tua opinião pessoal, para achares que irá passar os 5800?
Obrigado.
P-Mendes
1. manifestei um sentimento baseado com o que vislumbro no gráfico;
2. se existe alguém que pode ver um duplo topo, outros porém, podem ver um leg up, com reforço da tendência presente;
3. acredito num continuar da tendência, nos mercados USA, e Europa.
4. há riscos, os mercados emergentes como fala o Dixie18, e uma próxima ruptura forte nos mercados internacionais, poderá ter os emergentes como trigger.
5. finalmente, acredito que os bilderberg, e outros semelhantes, deverão ter tudo planeado, de forma a que este bull permaneça inviolado, pelo menos até ao final de 2018.
6. nós por cá, também iremos ter tudo resolvido, ainda que existam constrangimentos na aprovação do OE2019. Serão ultrapassados, sendo esse, e os movimentos ascendentes internacionais, lá para meados de novembro/dezembro, os catalisadores da ultrapassagem dos 5800.
Noah,
Muito bom o cartoon.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
Não levem a mal, mas utilizem tópicos dos mercados americanos (ou criem um novo) para falar do mercado norte-americano. Estar a discutir em detalhe esse mercado no tópico do PSI prejudica a organização do fórum e a intenção deste tópico.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
É sabido que a maioria analistas já diz que vai estourar , pelos níveis super inflacionados provocados pelas tx juro zero e liquidez ilimitada .
Agora quando ninguém sabe .
Enquanto SP500 não quebrar suportes , não é aconselhável abrir ainda curtos .
Já há 2 anos que os fundamentais não suportam as cotações e continuou a subir com Plano fiscal TRUMP.
E os curtos nos últimos 2 anos saíram todos queimados .
SP500 ainda pode tentar a ida aos 3.000 e continuar a queimar os curtos .
Aqui eu não abria curtos .
Mas entrar longo tem um risco ainda maior de uma forte correcção .
Por isso neste ponto estou NEUTRO
Agora quando ninguém sabe .
Enquanto SP500 não quebrar suportes , não é aconselhável abrir ainda curtos .
Já há 2 anos que os fundamentais não suportam as cotações e continuou a subir com Plano fiscal TRUMP.
E os curtos nos últimos 2 anos saíram todos queimados .
SP500 ainda pode tentar a ida aos 3.000 e continuar a queimar os curtos .
Aqui eu não abria curtos .
Mas entrar longo tem um risco ainda maior de uma forte correcção .
Por isso neste ponto estou NEUTRO
EAGLE BULLMARKET Escreveu:DIXIE18 Escreveu:Hoje já bateu no 5246pts
está neste momento a fazer alguma tentativa de recuperação,
na minha opinião vai ser interessante acompanhar na próxima semana a evolução do PSI,
qd se sabe q alguns fundos nacionais estão cheios de BCP e papeleiras, vão tentar defender posições ou vão sair levemente sem dar por isso...?
-Mais uma vez repito: se as praças americanas iniciarem algum movimento mais forte de correção dos máximos históricos, deste bull de 10 anos: a coisa pode azedar bastante...(embora estou convencido que no curto prazo o PSI irá fazer uma espécie de recuperação, e, talvez já hoje, inicie tal movimento...)
Concordo que alguns fundos provavelmente estão cheios de BCP e Papeleiras até pelas posições conhecidas dos fundos no final de Julho.
Penso que provavelmente poderão estar a defender as posições , mas nota-se que o mercado em geral não tem apetite comprador , e são somente defendidos os níveis , mas sem novas compras para levar para níveis superiores .
Fundos só conseguem comprar o nível até o mercado cair mais forte e vendas serem muito fortes .
O PSI em função de estar sobrevendido poderia tentar alguma pequena recuperação aqui , mas será sol de pouca dura neste período , e uma oportunidade para o mercado sair a melhores preços e SELL THE RALLIE.
Acima de tudo interessa agora saber o que vai fazer TRUMP e isso pode mexer forte com o mercado .
E poderá ser nos próximos dias a decisão
Como previu o UBS se TRUMP aplicar tarifas de 25% os USA podem cair até 5% até MM200 no SP500 e isso teria imediatamente um forte impacto no PSI
Mercado agora está parado á espera JOBS REPORT ás 13:30 por ser tradição analisar os números antes de movimentos do mercado , e acima de tudo á espera de TRUMP e da sua decisão
Só depois do TRUMP mercado poderá mexer forte
Eagle boas,
já há quem diga e defenda que esta ocasião constitui uma oportunidade histórica para iniciar abertura de posições short nas praças americanas.
Qual é a tua opinião?

BN
DIXIE18 Escreveu:Hoje já bateu no 5246pts
está neste momento a fazer alguma tentativa de recuperação,
na minha opinião vai ser interessante acompanhar na próxima semana a evolução do PSI,
qd se sabe q alguns fundos nacionais estão cheios de BCP e papeleiras, vão tentar defender posições ou vão sair levemente sem dar por isso...?
-Mais uma vez repito: se as praças americanas iniciarem algum movimento mais forte de correção dos máximos históricos, deste bull de 10 anos: a coisa pode azedar bastante...(embora estou convencido que no curto prazo o PSI irá fazer uma espécie de recuperação, e, talvez já hoje, inicie tal movimento...)
Concordo que alguns fundos provavelmente estão cheios de BCP e Papeleiras até pelas posições conhecidas dos fundos no final de Julho.
Penso que provavelmente poderão estar a defender as posições , mas nota-se que o mercado em geral não tem apetite comprador , e são somente defendidos os níveis , mas sem novas compras para levar para níveis superiores .
Fundos só conseguem comprar o nível até o mercado cair mais forte e vendas serem muito fortes .
O PSI em função de estar sobrevendido poderia tentar alguma pequena recuperação aqui , mas será sol de pouca dura neste período , e uma oportunidade para o mercado sair a melhores preços e SELL THE RALLIE.
Acima de tudo interessa agora saber o que vai fazer TRUMP e isso pode mexer forte com o mercado .
E poderá ser nos próximos dias a decisão
Como previu o UBS se TRUMP aplicar tarifas de 25% os USA podem cair até 5% até MM200 no SP500 e isso teria imediatamente um forte impacto no PSI
Mercado agora está parado á espera JOBS REPORT ás 13:30 por ser tradição analisar os números antes de movimentos do mercado , e acima de tudo á espera de TRUMP e da sua decisão
Só depois do TRUMP mercado poderá mexer forte
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Google [Bot], HFCA, iniciado1, IX Hispana, latbal, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006, Zguibz2 e 234 visitantes