Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A herança Champalimaud

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 14/5/2004 14:00

É a diferença entre bull e bear market...
Visitante

por Thomas Hobbes » 14/5/2004 13:56

Sós os dividendos o BSCH são una enromidade por si so
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por MarcoAntonio » 14/5/2004 13:53

Impressionante a variação destes numeros.

1.700 milhoes de dolars em 2002 e 3.100 em 2004...

A ser verdade, a fortuna rondaría então actualmente os 500 milhões de contos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por JCS » 14/5/2004 13:49

Segundo a lista de 2004, Champalimaud atingiu o 153º lugar da lista com uma fortuna avaliada em $3.100.000.000,00.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Bolsa72 » 14/5/2004 13:34

Fiquei sem palavras! Afinal ainda há gente que acredita em Portugal!

Muito obrigado Champalimaud!

Paz eterna!
Bolsa72

...

por cctrader » 14/5/2004 10:39

A fortuna do BIL GATES são 46.6 mil milhões de dolares.
'You cannot beat a roulette table unless you steal money from it.'
http://tradingthecow.blogspot.com/

Registado: 27/8/2003 8:50

...

por cctrader » 14/5/2004 10:25

Pois, são mil milhões de dolares e não de contos...

Afinal ele até era pobre.

:lol:

por MarcoAntonio » 13/5/2004 18:57

Surfer, de facto nestas grandes fortunas há sempre muita especulação pelo que um erro de mais ou menos 100 milhoes não é importante.

A questão é que me parece que está a haver aqui uma troca de Contos por Euros (ou de Euros por Contos).

Entretanto fui confirmar ao site da Forbes e lá consta como em 2002 possuir uma fortuna avaliada em 1.7 Biliões de Dolares (que quer dizer 1.700 milhoes de dolars). O que a manter-se mais ou menos neste ano e meio daría algo à roda dos 1.400 milhoes de euros (ou seja, perto de 280/300 milhoes de contos). Talvez um pouco mais se ele não tiver perdido capital neste período de tempo e não estivesse exposto à queda do dolar...

Deixo o link para o site da Forbes directamente para a pagina sobre ele:
http://www.forbes.com/finance/lists/10/ ... ype=Person
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Marco...

por Surfer » 13/5/2004 18:51

Desculpa mas julgo que estás equivocado, a fortuna de António Champalimaud estava avaliada pelos valores que o JAS referiu. Foi sempre dessa ordem de numeros que encontrei sempre referencias em relação á fortuna dele.

Quando António Champalimaud resolveu vender o seu "império" aos espanhois, os numeros que vieram a publico foram na ordem dos 600 milhões de contos!!!

No entanto admito que posso estar equivocado, uma vez que estes numeros de fortunas pessoais são sempre suspeitos e o que se fala na "praça" não passa a maior parte das vezes de pura especulação.

Mas verdade, verdade e é o que realmente interessa foi o acto nobre que este HOMEM teve para com o pais que inumeras vezes lhe virou as costas.

Sem duvida Ele é e será para sempre um HOMEM de registo na nossa história.

Que descanse em paz!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Seja como for

por Thomas Hobbes » 13/5/2004 18:41

O Sr. deixou uma fortuna enorme, e melhor deixou obra feita.

Quanto a fundação, acho muito bem pelo, menos os objectivos são louváveis. Pena não haver mais mecenas como ele.

Ultimamente as últimas fundações que foram criadas os únicos objectivos que têm é o de fugir aos impostos ou lavar dinheiro de origens "obscuras"
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por nunofaustino » 13/5/2004 18:40

exacto marco...
e deixou 100 Milhoes de contos (500 milhoes de euros) à Fundação

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 13/5/2004 18:36

Penso que tá a haver aqui uma confusão entre Milhoes de Contos e Milhoes de Euros.

Eu tinha ideia, pelo menos por numeros que vi há tempos na Revista Forbes (onde ele tinha presença assídua) que a fortuna dele andava pelos 300 Milhoes de Contos (qq coisa como 1.500 Milhoes de Euros).
Imagem

Administrador Fórum

por nunofaustino » 13/5/2004 18:21

A fortuna dele estava avaliada em 1.7 mil milhões de dólares e ele deixou 1 terço para a fundação para a ciência médica (ver http://ultimahora.publico.pt/shownews.a ... idCanal=57).

Um incentivo bem necessário à modernização e ao avanço tecnológico do país...

Um abraço
nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Don » 13/5/2004 17:30

?? era de qt? esse valor está errado cctrader.
Deixo tambem a minha palavra de apreço por este senhor que foi só o melhor empresário português de sempre que construiu a sua fortuna à custa de muita persistência e determinação. Destes é que precisavamos e não daqueles q vivem à custa dos subsidios e aquelas fundações fantochada...
destiny

Registado: 24/3/2004 15:46

...

por cctrader » 13/5/2004 17:24

O dinheiro que ele deixou para a fundação é apenas uma migalha...

A fortuna dele era 1.200 Milhões de contos.

por zé povinho » 13/5/2004 15:17

a Dra. Leonor Beleza

também é a tal que escolheu como homem de confiança...o tal

só isso é suficiente para ter algumas dúvidas no acerto da atribuição deste cargo.

quanto ao velho: sempre foi um grande HOMEM,
e este gesto aí estaria para o provar

se fosse preciso...

Registado: 4/11/2002 23:38

Re

por JAS » 13/5/2004 14:42

Observador Escreveu:Não que faça diferença, até porque valores destes, para mim, são irreais, quase que não cabem até no meu imaginário. Mas a fortuna dele era 280 ou 380 milhões de contos?

A herança é um pouco maior...
Apenas 1.200 milhões de contos.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Destes é que precisavamos.

por Inox » 13/5/2004 14:40

Nesta triste agonia nacional, em que o sacanço é geral e as fundações à custa do erário público abundam, este gesto é grandioso e não existem palavras para o descrever. Que tal os aposentados com milhares de contos mensais (alguns deles dizendo-se de esquerda) e os que vivem exilados em paragens de sonho, com milhares em prémios e edições, darem o exemplo de distribuirem algo à sociedade.
Inox

por Observador » 13/5/2004 14:21

Não que faça diferença, até porque valores destes, para mim, são irreais, quase que não cabem até no meu imaginário. Mas a fortuna dele era 280 ou 380 milhões de contos?
Pareceu-me ouvir nas noticias que eram 280 milhões, mas mais uma vez, com tanto "milhão", posso ter confundido.
Mas no caso de ser 280 milhões, 100 milhões para a Fundação, resta 180 milhões. Se assim for, cabe a cada um dos 7 herdeiros quase 26 milhões.

Registado: 4/5/2004 12:02

por Bolseiro » 13/5/2004 14:03

Concordo, este país não merece empresários deste gabarito.
Sempre tive uma grande admiração por António Champalimaud e só conhecendo bem a classe que governou e governa este país, se pode perceber o tratamento vergonhoso que lhe foi dado. Enfim, são sempre os mesmos..
Só uma coisa lamento: escolher para a presidência da fundação, uma pessoa que já teve a oportunidade de mostrar a sua incompetência... e a soube aproveitar.
Bolseiro

A herança Champalimaud

por JAS » 13/5/2004 13:36

Morreu o homem mais rico de Portugal.

Numa certa época da sua vida chamaram-lhe o Champalimau em oposição aos outros Champalibons...

No PREC nacionalizaram-lhe grande parte dos seus bens e ele "emigrou" para o Brasil.

Na época das privatizações teve que recomprar o que havia sido dele e voltou a torná-las empresas prósperas.
Depois escandalizou o País quando tentou vender o seu império aos espanhois...
Dessa cena ainda perdura uma posição da CGD de 6 ou 7% no BCP...
Infelizmente nunca conseguiu recomprar a sua menina bonita, a Siderurgia Nacional e essa faliu.

Acho mesmo bonito que, no seu testamento, tenha deixado 100 milhões de contos ao País que tanto o maltratou.

O dinheiro destina-se a uma Fundação, a constituir e com o nome dos seus pais, e que terá como objectivo a Investigação Médica.

Também tem piada que tenha escolhido, para chefiar essa Fundação, a DrªLeonor Beleza, antiga ministra da Saúde.
A tal que tentou meter na ordem médicos e laboratórios farmaceuticos e que acabou vencida pelos lobbies...

JAS

P.S. - A cada um dos 7 filhos deixou "apenas" 40 milhões de contos. Alguma parte, por certo, também contribuirá para o bem estar nacional...

Registado: 5/11/2002 0:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, AlfaTrader, Burbano, hugob0ss, lito, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, trilhos2006 e 49 visitantes