Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 31/3/2018 11:20

Argumentação sobre as conclusões do artigo citado :

"Olá Guilherme! Vou tentar responder por partes. Relativamente ao CAPEX, é provável que resulte da maneira diferente como eu calculei o FCFE, como digo logo a seguir à tabela com o FCFE dos CTT. Em vez de ir buscar o CAPEX à demonstração de cash flows, como digo na fórmula final e como provavelmente tu fizeste, considerei as depreciações como CAPEX de manutenção e a variação em ativo fixo de um ano para o outro como CAPEX de expansão. Na prática, fiz Lucro Líquido - CAPEX de expansão (variação no ativo fixo) - Var. WC + Var. Dívida. Uma maneira diferente de chegar a um resultado não igual, mas parecido. Quanto às employee liabilities, efetivamente só quando vi o teu artigo, na parte em que falavas da evolução do net cash, é que fui verificar como os CTT calculavam o net cash/debt, incluindo as tais employee liabilities. Não retifiquei e inclui essas liabilities como debt porque sinceramente não tenho conhecimento de causa suficiente para saber se têm características semelhantes a debt (por exemplo, são pagamentos obrigatórios? A gestão perde o controlo da empresa caso falhe esses pagamentos?). Aqui importa também mencionar que olhando para apenas debt no sentido estrito, não é verdade que os CTT tenham contraído dívida para pagar dividendos. Quanto às contas consolidadas e diferença entre contas de serviços financeiro e outras, é como disse no artigo, "Uma nota: as demonstrações mais recentes dos CTT já incluem o seu novo negócio, o banco CTT. Idealmente, e visto que as demonstrações financeiras de empresas de serviços financeiros são diferentes, este negócio deveria ser analisado à parte. No entanto, dada a sua pouca expressão, decidi não complicar e analisei tudo junto.". No fundo, decidi não complicar a análise ao fazer essa segregação, embora obviamente fosse o ideal, como mencionas. Eu não acho que haja grande divergência nas opiniões, simplesmente são artigos diferentes com objetivos diferentes. O teu é especialmente focado no futuro e na análise dos CTT como investimento; o meu tem um objetivo diferente, mais de usar os CTT como exemplo para este tipo de análises. Obrigado pelo comentário! Um abraço!

Miguel GuimarãesNovember 12 2017,Análise Fundamental

"Aquilo que tinha a escrever sobre os CTT, já está no link que se encontra no fundo do artigo. Queria apenas educadamente tecer algumas considerações ao FCFE dos CTT a formula que colocas no fim do artigo encontra-se correta mas não entendo várias coisas, por exemplo em 2016o Capex foram 29 M€, 10 dos quais no banco e tu assumes apenas 10 M€? Mais falas em 600 M€ em cash, estás te é a esquecer das employee liabilites, e do facto do dinheiro dos clientes do banco não ser cash distribuível, os ctt fizeram aqui algo muito manhoso que foi a não separação dos balanços do banco e da atividade tradicional e isso é ridiculamente, enganador; um banco como bem escrevi no meu artigo avalia-se pelo free cash flow to equity, é totalmente diferente de uma empresa tradicional, caso contrario então quanto valeria o Santander por exemplo?. Mais se vires o slide 13 das apresentações dos CTT é marcadamente visivel que eles passam de uma posição de net cash nos anos anteriores após excluir o banco e deduzir as employee liabilities liquidas de clientes para uma de net debt porque, se o FCFE fosse tão positivo, mesmo tendo em conta que poderiam ter contraido divida, conforme o Link, slide 13 http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... _FINAL.pdf Resumindo a analise que fizes-te em termos de balanço com employee liabilities e o cash do banco possivelmente está correta, o problema são os mais de 250 M€ de employee liabilities, e os DP do banco que são passivos remunerados e não podem ser distribuidos pelos acionistas. Acrescento ainda os investimentos no banco que estão a desaparecer do negocio tradicional e não sao reversiveis a não ser em caso de liquidação do bancos, falas ainda em 2014 numa libertação de 120 M€ em fundo maneio mas o slide de resultados não me faz crer isso, mais uma x mesmo em 2014 há aqui uma componente de atividade financeira no negocio dos ctt que não podes esqueçer e que mais uma x te digo não é igual a um negocio tradicional, e sendo o operating cash flow de 101 M € em 2014, não me parece que a variação ajustada de fundo de maneio fosse maior que o Opcf, num ano em que os CTT foram rentaveis, claramente rentaveis http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... _FINAL.PDF. Resumindo um negocio financeiro avalia-se de modo muito diferente de um negocio não financeiro, daí a divergencia de opiniões entre os 2 artigos, fica exposta a minha perspetiva sobre os factos que concorrem a essas diferenças, essencialmente os depositos do banco não serem distribuiveis na sua porção em cash, os CTT terem um montante de mais de 250 M € de employee liabilities e o fundo de maneio ajustado na realidade não ter esse perfil, expurgada a atividade financeira. E essencialmente uma diferença o valor de uma empresa é o seu futuro e os CTT vão em queda clara, estando manifestamente comprometida a capacidade de pagar dividendos, pois os numeros do passado, são isso mesmo numeros do passado

Guilherme Manuel Domigos NevesNovember 12 2017,Análise Fundamental"

Registado: 4/3/2008 9:17

por EAGLETRADER20 » 31/3/2018 11:06

serpim1 Escreveu:Li este artigo escrito por alguém com um vasto conhecimento e com várias provas dadas nestas matérias, muito bem fundamentado e aconselho a lerem

http://surfaratendencia.pt/sera-o-divid ... stentavel/

bons negocios
SP

A prova mais evidente que o dividendo é claramente INSUSTENTAVEL há já muito tempo é que a ADMINISTRAÇÃO admitiu que só distribui este dividendo este ano por uma questão de PROMESSA e compromisso anteriormente assumido com acionistas , sendo muito superior ao resultado gerado ( Ver entrevista do presidente )

Este ano distribui 57 Milhões de dividendos com 11 MILHÕES de Resultado liquido gerado na atividade ( Sem venda prédio EXTRAORDINARIO com mais valia 16 milhões )

Não é com resultados de 11 Milhões que se pagam dividendos de 57 milhões .

Como a expectiva nos próximos 2 anos é que empresa esteja em reestruturação com os respetivos custos inerentes e é esperado que EBITDA e Resultado possa baixar , os dividendos são claramente INSUSTENTAVEIS .

E a prova irrefutável disso é que a administração admitiu que nos próximos anos não assume NENHUM compromisso de algum valor de dividendos .
Condicionados aos resultados existentes .
Como a expectativa é baixarem , este ano tiveram 11 Milhões , a perspetiva não é animadora .
A ADMINISTRAÇÃO sabe o que espera para próximos 2 anos e do que falam.

Esse artigo é de NOV 2017, não me recordo exatamente , mas tenho a ideia que esse é aquele artigo dos Cash flow que depois o Guilherme Neves argumentou e bem que neste caso a analise dos Cash Flow não se aplicava porque na realidade como funciona como entidade bancaria de recebimento de depósitos devido a bancoCTT os Cash flow estão distorcidos e nºao gerados na atividade .
E o autor do artigo na altura reconheceu que a analise do Guilherme Neves estava correta e que aqui não se pode analisar o FCF na perspetiva de uma empresa tradicional

por serpim1 » 30/3/2018 21:11

Li este artigo escrito por alguém com um vasto conhecimento e com várias provas dadas nestas matérias, muito bem fundamentado e aconselho a lerem

http://surfaratendencia.pt/sera-o-divid ... stentavel/

bons negocios
SP

Registado: 19/8/2009 19:28

por Eurobrexit » 30/3/2018 20:19

Sobre o BUFFET
Li essa carta e estou 200% acordo.
Pena o Buffet nao investir em PT (diretamente)!

Os Ctt correios tem cerca de 150Meur de caixa.
1 euro por acao.
Cota a 3.15
Logo 2.15 livres de caixa

Pior cenario
Lucros 2018 de 20Meur
EPS 0,133
DIV 0,2
Dy 6,3% (3,15)
9%(2,15)
Cenario Central
Lucro 2018 de 30Meur
EPS 0,20
DIV 0,25
Dy 8%
Cenario Otimista
Lucro 2018 de 40Meur
EPS 0,266
Div 0,25
Dy 8%

Registado: 29/11/2007 10:27

por serpim1 » 30/3/2018 17:42

EAGLETRADER20 Escreveu:

A propósito da filosofia Warren Buffet , ele já antes tinha avisado que neste momento tem muito dinheiro disponível, mas mercado está muito caro e não vê nada apetecível para comprar, ( Claro vai esperar pela próxima crise para comprar muito mais barato ).

Mas na ultima carta aos acionistas da Berkishare também já foi avisando que apesar da extraordinária performance do mercado e da acção nos últimos 10 anos , devem estar preparados para num futuro próximo existir a possibilidade de existir uma desvalorização até metade do valor atual ( Normal se existir uma correcção forte da subida continua dos últimos 10 anos )

Claro que ele não compra neste ponto do mercado e vai esperar pelos saldos , com a carteira cheia de liquidez .

"Buffett to Berkshire Shareholders: Be Prepared to Lose Half Your Money
Dan Caplinger, The Motley Fool
Motley FoolMarch 18, 2018"

Data source: Berkshire Hathaway 2017 annual letter to shareholders
Buffett's latest annual letter to shareholders warns Berkshire investors that losses of 50% or more are not only possible but inevitable in the future.

Period Loss in Berkshire Stock
March 1973 to January 1975 59.1%
Oct. 2-27, 1987 37.1%
June 1998 to March 2000 48.9%
Sept. 2008 to March 2009 50.7%

Most of those downward periods came at times when the overall market was doing poorly as well. The bear market of the 1970s, the crash of 1987, and the financial crisis in 2008 and 2009 punished stocks throughout the market, many to a much greater extent than Berkshire suffered.
How to profit from big losses
Buffett warned investors specifically to expect similar crashes. "In the next 53 years," Buffett said, "our shares (and others) will experience declines resembling those in the table. No one can tell you when these will happen. The light can at any time go from green to red without pausing at yellow."
Instead, for those who have the financial resources, taking advantage of those declines by putting money to work at attractive valuations can be one of the biggest sources of long-term outperformance

Countless times, Berkshire has been able to use its ample war chest of cash to be a capital source of last resort to ailing businesses desperate for a financial lifeline. The terms that Berkshire has been able to negotiate have produced impressive gains for the benefit of its shareholders."

https://finance.yahoo.com/news/buffett- ... 00821.html

Achas mesmo que se ele estiver interessado em alguma aquisição o diz ou dá sequer a entender para disparar o preço ??
O homem está a ficar velhote, mas não consta que esteja a ficar senil

Registado: 19/8/2009 19:28

por EAGLETRADER20 » 30/3/2018 15:09

euro-born Escreveu:
Alfon Escreveu:O que diz Buffet nestas ocasiões?

Be Fearful When Others Are Greedy and Greedy When Others Are Fearful

A propósito da filosofia Warren Buffet , ele já antes tinha avisado que neste momento tem muito dinheiro disponível, mas mercado está muito caro e não vê nada apetecível para comprar, ( Claro vai esperar pela próxima crise para comprar muito mais barato ).

Mas na ultima carta aos acionistas da Berkishare também já foi avisando que apesar da extraordinária performance do mercado e da acção nos últimos 10 anos , devem estar preparados para num futuro próximo existir a possibilidade de existir uma desvalorização até metade do valor atual ( Normal se existir uma correcção forte da subida continua dos últimos 10 anos )

Claro que ele não compra neste ponto do mercado e vai esperar pelos saldos , com a carteira cheia de liquidez .

"Buffett to Berkshire Shareholders: Be Prepared to Lose Half Your Money
Dan Caplinger, The Motley Fool
Motley FoolMarch 18, 2018"

Data source: Berkshire Hathaway 2017 annual letter to shareholders
Buffett's latest annual letter to shareholders warns Berkshire investors that losses of 50% or more are not only possible but inevitable in the future.

Period Loss in Berkshire Stock
March 1973 to January 1975 59.1%
Oct. 2-27, 1987 37.1%
June 1998 to March 2000 48.9%
Sept. 2008 to March 2009 50.7%

Most of those downward periods came at times when the overall market was doing poorly as well. The bear market of the 1970s, the crash of 1987, and the financial crisis in 2008 and 2009 punished stocks throughout the market, many to a much greater extent than Berkshire suffered.
How to profit from big losses
Buffett warned investors specifically to expect similar crashes. "In the next 53 years," Buffett said, "our shares (and others) will experience declines resembling those in the table. No one can tell you when these will happen. The light can at any time go from green to red without pausing at yellow."
Instead, for those who have the financial resources, taking advantage of those declines by putting money to work at attractive valuations can be one of the biggest sources of long-term outperformance

Countless times, Berkshire has been able to use its ample war chest of cash to be a capital source of last resort to ailing businesses desperate for a financial lifeline. The terms that Berkshire has been able to negotiate have produced impressive gains for the benefit of its shareholders."

https://finance.yahoo.com/news/buffett- ... 00821.html

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 18:30

Na minha opinião a estratégia bancoCTT nunca fez sentido.
No mundo atual a estratégia é fechar balcões e concentrar bancos , é a estratégia BCE , há demasiados bancos .
Abrir banco e balcões quando o setor vai no sentido inverso , não me parece .
Competir com gigantes do setor com décadas de experiencia , base clientes firmada e know-how , não sendo Core Business dos CTT, exigindo massivos recursos financeiros , não me parece que vá ser uma estratégia vencedora mas veremos .
Sem o Banco CTT as contas estariam muito melhores já há 2 anos para cá

e não continuo a ver na atual estratégia , maneira de os lucros virem a compensar nos anos mais próximos as injecções massivas de dinheiro.

Mas a estratégia não foi minha , foi da administração , agora que descalcem a bota.

Na minha opinião há vários anos devia ter investido na experiencia e investir recursos nas encomendas e hoje estar na vanguarda e nas melhores praticas e ser líder das encomendas e negócios complementares , e não é isso que vejo.

Também já disse, eu não acredito na atual gestão para dar a volta áquilo pelo que vi até aqui , mas é so a minha opinião.

Como não fui acionista , nem fiquei a ver a posição desvalorizar ( Posso ter feito 1 ou outro trade de curto prazo ), há mais de 1 ano que via o destino das contas mas para mim era pacifico, não tinha posição

por Eurobrexit » 29/3/2018 18:19

EAGLETRADER20 Escreveu:
euro-born Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Não acredito nessas teorias .

Na minha opinião sem elevados valores cobrados de juros e comissões , vai ser difícil ver grandes lucros no banco.
E tendo sido criado há já 2 anos , para já não tem resultados visíveis .

Têm que me mostrar os resultados a crescer no banco , porque com estratégia atual nem acredito que isso vá acontecer .

Os melhores resultados são o n.º de contas, clientes e afins.
repara que somos 12M em PT e os ctt já têm quase 230.000 contas DO em 31/12/2017 (têm cerca de 2% +/- da População como Cientes do Banco CTT)
Para menos de 2 anos é muito bom...

Sabes quantos cartões Universo a Sonae colocou em 1/2 anos 600.000. (repara na dimensão da coisa)
Deve dazer prejuizo o cartão UNIVERSO!!!! pois não tem comissões, aliás, dá comissões 1% aos users (E esta Heim!!!) e é tão publicitado.....
Enfim, quando todos dizem que é mau ou estão caladinhos é comprar.
Quando dizem para comprar é melhor vender ou fugir.

Os melhores resultados não são numero de contas e clientes . Isso é uma falácia .

Os melhores resultados são os resultados líquidos .
A riqueza que fica na empresa para o acionista
Abrir contas e ter clientes é fácil, gerar lucro é mais difícil .
E dividendos pagam-se com lucros .

Também conheço uma empresa que tem clientes nos 4 cantos do mundo e fatura anualmente mais de 2 MIL Milhões de euros , sim 2 MIL MILHÕES !!!!!!!
E as previsões são para dar PREJUIZO

É preciso é gerar muito lucro e não teorias e cantigas .

EAGLE, analisa as contas dos CTT com e sem o Banco CTT e diz-me qual era o resultado sem o Banco e Dividendos.
Já agora, EAGLE, na tua opinião o BANCO CTT faz ou não sentido e de que forma, melhor dizendo mais parecido com BCP/BES/BPN,CGD,MONTEPIO,BPI,SANTANDER,CCAM,COFIDIS,CETELEM,ACTIVOBANK,BIG,CARREGOSA,OREY...

Obg e Boa Páscoa.

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 18:10

euro-born Escreveu:

Na minha opinião sem elevados valores cobrados de juros e comissões , vai ser difícil ver grandes lucros no banco.

Têm que me mostrar os resultados a crescer no banco , porque com estratégia atual nem acredito que isso vá acontecer .

repara que somos 12M em PT e os ctt já têm quase 230.000 contas DO em 31/12/2017 (têm cerca de 2% +/- da População como Cientes do Banco CTT)

Sabes quantos cartões Universo a Sonae colocou em 1/2 anos 600.000. (repara na dimensão da coisa)
Deve dazer prejuizo o cartão UNIVERSO!!!! pois não tem comissões, aliás, dá comissões 1% aos users (E esta Heim!!!) e é tão publicitado.....

Os melhores resultados não são numero de contas e clientes . Isso é uma falácia .

Os melhores resultados são os resultados líquidos .
A riqueza que fica na empresa para o acionista
Abrir contas e ter clientes é fácil, gerar lucro é mais difícil .
E dividendos pagam-se com lucros .

Também conheço uma empresa que tem clientes nos 4 cantos do mundo e fatura anualmente mais de 2 MIL Milhões de euros , sim 2 MIL MILHÕES !!!!!!!
E as previsões são para dar PREJUIZO

É preciso é gerar muito lucro e não teorias e cantigas .

por Eurobrexit » 29/3/2018 18:05

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 17:55

Não acredito nessas teorias .

por Àlvaro » 29/3/2018 17:52

Euro-born, se tens uma posição nos Ctt's e acreditas no potencial da empresa essa conversa do Eagle nem deverá merecer resposta. Trata-se de treta que tem vindo a ser propalada desde que inverteu para baixa. O problema dos Ctt's é essencialmente político. A empresa tem uma estratégia correctíssima. Apostava dobrado contra singelo em como se os Ctt's dessem aos geringonços que dominam uma grande parte dos trabalhadores o que o BPI decidiu dar aos trabalhadores acabaria a conversa do "salvar os Ctt's". Salvar os Ctt's" significa mamarem na teta do "cavalo". Repara que quando foi a privatização, como foram aumentados, ficaram de boquinha aberta e caladinhos. O problema dos Ctt's chama-se geringonça e o mercado sabe que esse problema existe e vende. Todas as outras explicações são conversas da treta. Repara como eles fecham balcões da CGD e ninguém abre a boquinha. Repara que até aquela rolinha encantada que quer proteger salários e pensões está calada como uma rata. :-"

Registado: 31/5/2014 23:07

por Eurobrexit » 29/3/2018 17:36

E por que razão não referes os preços-alvo do BPI e Caixa BI? Não valem muito, mas existem. Certo?[/quote]

Nas analises o EBITDA e LUCROS , normalmente , embora se possam enganar têm subjacentes cálculos com alguma previsão mais ou menos fiável e com base na atividade.

PTargets não acredito tenham nenhuma base rigorosa e por isso são tão dispares nas casas de investimento e para mim não têm valor nas minhas decisões .

Já indicadores contabilísticos têm bases e critérios mais rigorosos , embora possam falhar[/quote]

ENFIM, voltamos ao mesmo discurso "político".

Se o Banco CTT não presta os Accionistas (BIG) já o tinham mandado fechar (+25M€ lucros) otal de +/- 60M€ ano.
Dito isto não consigo perceber como o BPI e Santander tiveram lucros a baixar, fizeram o trabalho de casa (despediram e fecharam balcões) e voltaram aos lucros a sério mas no caso dos CTT é diferente, vão é piorar ainda mais.
Talvez agora se conceda mais crédito que há 10 anos atrás!!!![/quote]

BPI e SANTANDER , estão no setor há décadas e BPI até foi dos que errou menos na concessão de credito e imparidades e recuperou mais depressa
( Porque seria ? Accionista Espanhol ? )
Têm os melhores e mais lucrativos setores do mercados .
Têm os clientes com maior capacidade financeira de credito e investimento
Cobram gigantes quantias em juros e comissões .

CTT : Vai combater gigantes numa área que não domina . Nem é o core business deles
Tem todas as dificuldades que se encontra, descritas na internet
Não cobra comissões
Tem pouquíssimo credito concedido
Tem principal fasquia clientes nos 25-35 anos ( Palavras do presidente na entrevista ), na maioria faixa etária com baixos rendimentos e pouca capacidade endividamento
Não está previsto aumentar muito a concessão credito ( ENtrevista )
Não está previsto cobrar comissões ( Entrevista )

Vai aumentar muito os lucros do banco onde ?[/quote

Sabes como funciona o negocio dos pagamentos com cartões MB e afins por exemplo?
O Activobank por exemplo não cobra comissões nem despesas... e até dá lucro, sabes porque motivo?
Já viste todos os gastos com fechos de balcões/despedimentos/imparidades que estes bancos grandes tiveram e que os CTT não tiveram nem têm, nem terão tão cedo (salvo se fecharem o projeto do Banco)!!

Logica Bancária:
Primeiro vamos a casa do Cliente buscar o dinheiro
Depois damos cheques, cartoes acesso à net (inicialmente de graça)
Depois começamos a cobrar comissões/despesas alguma coisa para alguns
Depois começamos a cobrar mais alguma coisa para alguns e mais alguns
Depois começamos a cobrar ainda mais alguma coisa para um conjunto de muitos alguns (já só resta uma minoria nalguns casos)

Ate oferecemos dinheiro, prémios e afins vejam lá, só para termos mais um cartão/cliente!!!

Por fim, começam a aparecer as receitas (um pouco ocultas em muitos casos e até forjadas)...

KISS...

É +/- assim que se ganha dinheiro na Banca!!!

CORREIOS
Não há muito a fazer a não ser aumentar preços, reduzir custos, inovar na oferta (digital, marketing relacional, serviços complementares)

ENCOMENDAS
potenciar area de negócio com crescimenot organico e inorganico (há muito a fazer em PT)

SERVIÇOS FINANCEIROS (ESTADO)
Continuar a promover pois são uma boa fonte de receita e faz todo o sentido para o Estado/Portugueses

Banco CTT (+ Servicos Financeiros - demais)
Logica bancária supra+Fintech a bombar pois os Clientes dos CTT são novos como dizes 25/35...)
Inovação nos serviços - Investimentos na Bolsa (Banco BIG/BEST...)
Credito Habit+Pessoal num click sem necessidade de ir ao Balcão (parceiro Internacional - diliuição risco)...
+ CLIENTES+DEPOSITOS
Depois é só SIGA....

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 17:09

euro-born Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
Alfon Escreveu:E por que razão não referes os preços-alvo do BPI e Caixa BI? Não valem muito, mas existem. Certo?

Nas analises o EBITDA e LUCROS , normalmente , embora se possam enganar têm subjacentes cálculos com alguma previsão mais ou menos fiável e com base na atividade.

PTargets não acredito tenham nenhuma base rigorosa e por isso são tão dispares nas casas de investimento e para mim não têm valor nas minhas decisões .

Já indicadores contabilísticos têm bases e critérios mais rigorosos , embora possam falhar

Se o Banco CTT não presta os Accionistas (BIG) já o tinham mandado fechar (+25M€ lucros) otal de +/- 60M€ ano.
Dito isto não consigo perceber como o BPI e Santander tiveram lucros a baixar, fizeram o trabalho de casa (despediram e fecharam balcões) e voltaram aos lucros a sério mas no caso dos CTT é diferente, vão é piorar ainda mais.
Talvez agora se conceda mais crédito que há 10 anos atrás!!!!

BPI e SANTANDER , estão no setor há décadas e BPI até foi dos que errou menos na concessão de credito e imparidades e recuperou mais depressa
( Porque seria ? Accionista Espanhol ? )
Têm os melhores e mais lucrativos setores do mercados .
Têm os clientes com maior capacidade financeira de credito e investimento
Cobram gigantes quantias em juros e comissões .

CTT : Vai combater gigantes numa área que não domina . Nem é o core business deles
Tem todas as dificuldades que se encontra, descritas na internet
Não cobra comissões
Tem pouquíssimo credito concedido
Tem principal fasquia clientes nos 25-35 anos ( Palavras do presidente na entrevista ), na maioria faixa etária com baixos rendimentos e pouca capacidade endividamento
Não está previsto aumentar muito a concessão credito ( ENtrevista )
Não está previsto cobrar comissões ( Entrevista )

Vai aumentar muito os lucros do banco onde ?

por Eurobrexit » 29/3/2018 17:01

EAGLETRADER20 Escreveu:
Alfon Escreveu:E por que razão não referes os preços-alvo do BPI e Caixa BI? Não valem muito, mas existem. Certo?

Já indicadores contabilísticos têm bases e critérios mais rigorosos , embora possam falhar

Talvez agora se conceda mais crédito que há 10 anos atrás!!!!

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 16:30

por Alfon » 29/3/2018 16:26

E por que razão não referes os preços-alvo do BPI e Caixa BI? Não valem muito, mas existem. Certo?

Registado: 9/1/2018 0:57

por AntónioManuel » 29/3/2018 16:24

EAGLETRADER20 Escreveu:Quanto ás posições accionistas , conheço-as bem , metade com mais de 2%, mais de metade nem acções são , são produtos estruturados em apostas financeiras de curto prazo.

Depois dos dividendos quero ver quantos desses fundos financeiros vão ficar no titulo .

Quanto ao consenso dos analistas , a maioria de há 2 anos para cá , não acertam uma com pricetarget de 8 e 6 euros .

As ultimas analise que vi acho eram BPI e Caixa BI davam expectativas bem mais baixas para próximos 2 anos .

E com reestruturações e perdas receitas acredito que de facto terá resultados inferiores nos próximos 2 anos .
E os últimos resultados já foram MUITO MAUS

Mesmo com distribuição de dividendo de 11%, as posiçºoes curtas continuam a aumentar e vão já em 7.85%, sem medo do elevado dividendo . Porque será ?

O Ulisses, disse recentemente se não estou em erro que via de forma positiva o aumento de curtos nas ações.

Ulisses podes explicar isto melhor, o porquê?
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por Eurobrexit » 29/3/2018 16:23

EAGLETRADER20 Escreveu:Quanto ás posições accionistas , conheço-as bem , metade com mais de 2%, mais de metade nem acções são , são produtos estruturados em apostas financeiras de curto prazo.

Depois dos dividendos quero ver quantos desses fundos financeiros vão ficar no titulo .

Quanto ao consenso dos analistas , a maioria de há 2 anos para cá , não acertam uma com pricetarget de 8 e 6 euros .

As ultimas analise que vi acho eram BPI e Caixa BI davam expectativas bem mais baixas para próximos 2 anos .

E com reestruturações e perdas receitas acredito que de facto terá resultados inferiores nos próximos 2 anos .

Mesmo com distribuição de dividendo de 11%, as posiçºoes curtas continuam a aumentar e vão já em 7.85%, sem medo do elevado dividendo . Porque será ?

CURTOS com 7.85%
institucionais com +/- 36%
Há uma grande diferença.

Se for como dizes na próxima AG, será aprovado, pelos Accionistas estes Institucionais e outros atentos, fechar o Banco CTT para aumentar os lucros de imediato em 25M€ para os 50/60M€ (FY 2018) [ ou seja 35M€ com Banco CTT no vermelho).
D

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 16:13

Quanto ás posições accionistas , conheço-as bem , metade com mais de 2%, mais de metade nem acções são , são produtos estruturados em produtos financeiras de curto prazo.

Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 29/3/2018 16:23, num total de 1 vez.

por Eurobrexit » 29/3/2018 16:08

EAGLETRADER20 Escreveu:A única coisa que eu imagino é como serão nos próximos 2 anos , Lucros , EBITDA e dividendos .

E todas as analises são unanimes , provavelmente é tudo a descer nos próximos 2 anos , EBITDA , LUcros , Dividendos ( Se existirem provavelmente diminutos ).

E vai enfrentar grandes desafios do setor que não acredito esteja completamente preparada para enfrentar .

Face a isto acho poderá estar cara face aos fundamentais e vir a cotar a valores inferiores aos 3 euros apos os dividendos .

Com perspetivas destas , vejo fundos que estiveram durante anos a sair, já saíram quase todos , e nenhum com mais de 5% a entrar agora .

Um investidor que vem a comprar desde os 9 euros , e já tem uma posição de 12% no titulo a um valor muito superior, com o titulo a 3 euros e as perspetivas para os próximos 2 anos , não lhe posso dar muito crédito como investidor de sucesso e estratégia ganhadora.

Repara na lista, já soma 36% e estimo que continuará a aumentar...

https://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/r ... nista.html

Shares Share Capital
Gestmin, SGPS, S.A. (1) 18,874,419 12.58%
Global Portfolio Investments, S.L.(2) 8,492,745 5.66%
Credit Suisse Group AG (3) 4,965,530 3.31%
Norges Bank 4,726,966 3,15%
The Goldman Sachs Group, Inc. (4) 3,682,841 2.46%
BBVA Asset Management, SA SGIIC (5) 3,495,499 2.33%
Wellington Management Group LLP (6) 3,105,222 2.07%
Kairos Partners SGR SpA (7) 3,075,000 2.05%
BlackRock, Inc. (8) 3,015,269 2.01%
Other shareholders 96,566,509 64.38%
TOTAL 150,000,000 100.00%

Ja agora, fica também o consensus dos analistas (todos):
https://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/a ... language=1

Consensus 2018 (€m) Average Min. Max.
Revenues (1) 698.7 677.0 728.0
- Mail, Other and Adjustments 474.2 450.0 490.1
- Express & Parcels 141.1 134.0 149.5
- Financial Services 54.7 36.4 69.8
- Banco CTT 25.5 17.0 44.0
Recurring EBITDA (1)(2) 87.3 53.0 101.0
- Mail 74.1 61.0 83.5
- Express & Parcels 3.9 2.9 5.5
- Financial Services 24.0 0.9 34.3
- Banco CTT -11.0 -13.0 -5.0
Reported Net profit 27.5 13.0 39.5
Dividend 33.0 22.5 39.5

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 16:00

A única coisa que eu imagino é como serão nos próximos 2 anos , Lucros , EBITDA e dividendos .

E todas as analises são unanimes , provavelmente é tudo a descer nos próximos 2 anos , EBITDA , LUcros , Dividendos ( Se existirem provavelmente diminutos ).

E vai enfrentar grandes desafios do setor que não acredito esteja completamente preparada para enfrentar .

Face a isto acho poderá estar cara face aos fundamentais e vir a cotar a valores inferiores aos 3 euros apos os dividendos .

Com perspetivas destas , vejo fundos que estiveram durante anos a sair, já saíram quase todos , e nenhum com mais de 5% a entrar agora .

Um investidor que vem a comprar desde os 9 euros , e já tem uma posição de 12% no titulo a um valor muito superior, com o titulo a 3 euros e as perspetivas para os próximos 2 anos , não lhe posso dar muito crédito como investidor de sucesso e estratégia ganhadora.

por Eurobrexit » 29/3/2018 15:56

Os Ctt desceram 60%
e em tirando o facto de estarem a gastar 25/30M€ ano com o Banco CTT (que terá de dar lucro => veja-se o BPI, Santander, CCAM, CETELEM, COFIDIS, ONEY, .....)
nada de muito relevante mudou.
Ou estava tudo à espera que um banco desse logo no primeiro ano resultados positivos!!!

Das duas uma ou a Gestão é mesmo muito incompetente (não parece de todo) ou então estamos num fundo que há que aproveitar.

Imagina só que os CTT fechavam de imediato o Banco CTT.

Sabes +/- quanto era do RLE/EAT dos CTT, talvez 50M/55M€ EPS de 0.33 a 10% => 3.3 euros/ação.
Keep it simple...

por EAGLETRADER20 » 29/3/2018 15:34

euro-born Escreveu:

Qual foi a empresa que Warren Buffet entrou, existindo já uma posição curta sobre o capital da empresa de pelo menos 7% ?

Se há coisa que o Buffet sabe , fazer é analisar os fundamentais das empresas e só quando o preço está muito descontado abaixo da análise fundamental ele entra .

Não é este o caso . Aqui ele não entrava neste momento a este preço.

Por algum motivo , tirando a GESTMIN que está a acumular desde os 9 euros e agora vai tentando segurar o preço e fazendo preço medio com compras , não entra mais nenhum grande investidor com mais de 10%, tirando fundos financeiros com 2% e estratégias financeiras provavelmente especulativas de curto prazo .

Se fosse tão bom negocio a nível fundamental já grandes investidores tinham entrado com mais de 10%

Essa afirmação refere-se a panicos de mercado como 1987 , 2000 , 2008 em que empresas com grandes fundamentais nos USA equivalentes ás nossas EDP, REN , JMT, GALP caem 50% com mercado a vender em pânico, e é nesse contexto que ele compra MUITO barato em relação aos fundamentais .
E é nesse contexto que ele é Greedy quando os outros estão cheios de medo numa queda fortíssima .

Fez grandes negócios em grandes empresas em 2008-2009

Agora no pico do mercado diz tem muito dinheiro mas não encontra bons preços face aos fundamentais .

por Eurobrexit » 29/3/2018 15:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pedro1974, Pmart 1, PMP69, Rafael Abreu, Tiago2006, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 191 visitantes