Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por umXdois » 6/3/2018 12:37

EAGLETRADER20 Escreveu:
Flavc Escreveu:Tás a ver Eagle também podias "roubar" uma parcela dos dividendos aos chineses. Eu preferia que ficassem com um tuga e que desse para se alegrar um pouco, investindo numa boa lagosta, lol.

Após ultrapassada e reteste á LTD , com estes fatores positivos pelo menos até dividendo, fiz uma entrada pequena , a apostar na subida após ultrapassada LTD .
Se for subindo vou reforçando.

Estes vários fatores parecem-me positivos , pelo menos no curto prazo até dividendo

Estou sem :-#
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"

Registado: 20/11/2013 17:48

por EAGLETRADER20 » 6/3/2018 12:33

Flavc Escreveu:Tás a ver Eagle também podias "roubar" uma parcela dos dividendos aos chineses. Eu preferia que ficassem com um tuga e que desse para se alegrar um pouco, investindo numa boa lagosta, lol.

Após ultrapassada e reteste á LTD , com estes fatores positivos pelo menos até dividendo, fiz uma entrada pequena , a apostar na subida após ultrapassada LTD .
Se for subindo vou reforçando.

Estes vários fatores parecem-me positivos , pelo menos no curto prazo até dividendo

Registado: 4/3/2008 9:17

por umXdois » 6/3/2018 12:31

EAGLETRADER20 Escreveu:Accionista chines pelo menos reforça com vontade , já tem quase 30% da empresa , leva 30% dos 700 milhões de dividendos

"Estado chinês reforça participação na EDP para 28,25%

A empresa estatal chinesa CNIC comprou mais 2% da EDP, numa operação estimada em 200 milhões, avança o Expresso."

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -para-2825

Vai uma salva de palmas para o nosso amigo que dá conta de uma notícia positiva para uma cotada :clap:
O problema é que essa notícia que é de ontem reporta a um evento que já aconteceu no final do ano passado ...
Qualquer das formas notamos o esforço para te "enturmares" com os Touros deste tópico.
Todavia, as tuas análises depreciativas às cotadas, na minha modesta opinião, são fundamentadas. Logo superiores à generalidade dos comentários. E uma visão negativa sempre ajudar a refrear os ânimos desenfreados dos optimistas.
Enquanto isso a resistência de cp nos 2,80€ está a dar luta.
Veremos ao longo da sessão de hoje e próximas sessões se será verdadeiramente ultrapassada. Quiça pode ser que se transforme em suporte.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"

por Flavc » 6/3/2018 12:26

Tás a ver Eagle também podias "roubar" uma parcela dos dividendos aos chineses. Eu preferia que ficassem com um tuga e que desse para se alegrar um pouco, investindo numa boa lagosta, lol.

Registado: 9/3/2017 16:10

por EAGLETRADER20 » 6/3/2018 12:25

Após spike de abertura veio novamente testar os 2.80 da LTD descendente com 6 meses .

Ultrapassada a LTD , se não voltasse abaixo dos 2.80 , e iniciasse a subida seria muito positivo no curto prazo , com reunião BCE quinta , previsível aumento peso no índice de 10% para 12% com repartição de pesos no índice e a aproximar período de dividendos com 7% de dividendo

Vejamos como se comporta
Anexos
edp 0603.PNG

por EAGLETRADER20 » 6/3/2018 12:20

Accionista chines pelo menos reforça com vontade , já tem quase 30% da empresa , leva 30% dos 700 milhões de dividendos

"Estado chinês reforça participação na EDP para 28,25%

A empresa estatal chinesa CNIC comprou mais 2% da EDP, numa operação estimada em 200 milhões, avança o Expresso."

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -para-2825

por Punitor » 6/3/2018 0:16

Tenho reforçado bastante nesta e na REN
No meu entendimento estão baratas :-)
A EDP está em expansão, não me venham cá com tretas. Está em expansão como nunca esteve!!!
Quanto à REN, a coisa por um método diferente também tem expandido e os resultados têm refletido isso mesmo.
Neste momento, uma boa parte da minha carteira estão na REN e na EDP...
O que mais me preocupa não são as empresas, é este maldito governo e os reguladores que as perseguem...

Registado: 1/11/2015 12:47

por NirSup » 5/3/2018 22:26

Ramsousa Escreveu:
JorgeM2014 Escreveu:O próximo boletim de armazenamento vai indicar significativas melhorias com várias barragens fundamentais da EDP a níveis superiores a 85% ou 90% da sua capacidade máxima

Jorge,

Onde podemos consultar esses boletins?

No fim de Fevereiro. É suposto, actualmente, os valores serem mais elevados.
VER AQUI: http://snirh.apambiente.pt/index.php?id ... idItem=1.3
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Ramsousa » 5/3/2018 21:28

JorgeM2014 Escreveu:O próximo boletim de armazenamento vai indicar significativas melhorias com várias barragens fundamentais da EDP a níveis superiores a 85% ou 90% da sua capacidade máxima

Jorge,

Onde podemos consultar esses boletins?

Registado: 11/4/2016 14:23

por trend=friend » 5/3/2018 18:35

_x_ Escreveu:Parece o gráfico da Ibersosl. Só que ao contrario esta está a subir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
o volume diário da EDP é quanto?

Faltou apontares o valor que tem de subir.
eu cá já falei em 3,00€ é redondinho. :wink:

Desculpem a pergunta, mas o que é que interessa a Ibersol aqui ao caso? Isso movimenta 100 ações por dia ou algo do género, certo...?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por umXdois » 5/3/2018 17:55

Ali a EDP a fechar na resistência de cp nos 2,8€ ... mas convenhamos que não foi quebrada (a meu ver) ou pelo menos convincentemente

por _x_ » 5/3/2018 12:37

Parece o gráfico da Ibersosl. Só que ao contrario esta está a subir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
o volume diário da EDP é quanto?

Faltou apontares o valor que tem de subir.
eu cá já falei em 3,00€ é redondinho. :wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por EAGLETRADER20 » 5/3/2018 12:17

Para já a subida de sexta feira em reacção á declaração de dividendos tratou-se apenas de uma recuperação com novo teste á LTD já com 6 meses .

Para inverter a tendência terá de subir em fechos bem acima deste nível e com volume .
Anexos
edp 05032018.PNG

por JorgeM2014 » 5/3/2018 11:47

Um dos motivos para que os lucros não tenham atingido valores record foi a fraca pluviosidade, facto que, pelo que estamos presentemente a verificar está a ser fortemente revertido.
A informação que tenho reporta um aumento exponencial da capacidade das barragens nos últimos dias. O próximo boletim de armazenamento vai indicar significativas melhorias com várias barragens fundamentais da EDP a níveis superiores a 85% ou 90% da sua capacidade máxima.
O forte impacto dos nevões colocaram os recursos hídricos a aumentar de forma progressiva.
Todos estes fatores, mais o aumento de procura motivado pela entrada em força dos veículos elétricos vão nos próximos meses impulsionar os resultados da EDP motivando, no meu entender o aumento de dividendos já comentado pela administração.

Registado: 25/5/2014 19:16

por umXdois » 5/3/2018 11:28

NirSup Escreveu:
Àlvaro Escreveu:A bolsa tem destas estupidezes: a edp apresenta resultados miseráveis e sobe.

Caro Álvaro,
Estupidezes à parte, não fora o ano de seca severa e a EDP tinha tido resultados históricos.
1-º Os resultados da EDP dependem cada vez menos da actividade da EDP em Portugal.
2.º Fala-se muito nos resultados maus da EDP em Portugal, por causa dum fenómeno não recorrente, e esquece-se os resultados históricos da EDPR.
3.º Dizem por aí que a Entidade Reguladora vai retirar centenas de milhões de Euros à EDP. Mas, até à data, a montanha pariu um rato. A ERSE, num caso recente vindo a público, usou e abusou de argumentação juridicamente pouco consistente e a coima aplicada revelou-se desproporcional aos factos e à realidade. Ponto. E isto não abona nada a favor da ERSE.

Ilustres,

Vamos ver como reage hoje a EDP na resistência dos 2,80€.
Seria positivo que fechasse acima da resistência de CP
Para já está a negociar acima, mas prevê-se luta neste patamar ...

Nota:
A "estupidezes" são como certos comentários ...
dito isto não vou bater + no ceguinho

por Flavc » 5/3/2018 11:00

Ás vezes fico com a ideia que a nata, o topo de excelência dos futuros administradores da EDP circula aqui pelas páginas do Caldeirão e serão eles que irão possibilitar resultados inatingíveis nos futuros resultados da EDP. Pelo contrário na minha opinião a Administração da EDP está a fazer um excelente trabalho, enfrentando situações bastantes adversas( que nem têm nada a ver com a gestão da atividade económica mas são sobretudo de cariz estúpidamente populista) e infelizmente com alguma frequência ( e custos para os contribuintes) que seriam desnecessários.
Só um pequeno reparo para o Eagle ( que acaba por ser caricato), que diz que não ganha nada em evidenciar (exageradamente a meu ver) as notícias negativas de algumas cotadas, pois nunca entra "curto". Mas ao menos agum curto te dá uma comissãozinha de vez em quando, pelo teu incansável trabalho!!??lol.

Registado: 9/3/2017 16:10

por NirSup » 5/3/2018 1:17

Àlvaro Escreveu:A bolsa tem destas estupidezes: a edp apresenta resultados miseráveis e sobe.

Caro Álvaro,
Estupidezes à parte, não fora o ano de seca severa e a EDP tinha tido resultados históricos.
1-º Os resultados da EDP dependem cada vez menos da actividade da EDP em Portugal.
2.º Fala-se muito nos resultados maus da EDP em Portugal, por causa dum fenómeno não recorrente, e esquece-se os resultados históricos da EDPR.
3.º Dizem por aí que a Entidade Reguladora vai retirar centenas de milhões de Euros à EDP. Mas, até à data, a montanha pariu um rato. A ERSE, num caso recente vindo a público, usou e abusou de argumentação juridicamente pouco consistente e a coima aplicada revelou-se desproporcional aos factos e à realidade. Ponto. E isto não abona nada a favor da ERSE.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

por NirSup » 5/3/2018 0:29

EDP 2 - 0 ERSE

O regulador da energia (ERSE) decidiu, em 2015, aplicar uma coima de 7,5 milhões à EDP Comercial por infracções na tarifa social. A EDP recorreu da decisão e ganhou o caso em tribunal. Dois tribunais deram razão à EDP.
Dois tiros no pé da ERSE. Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos. A ERSE irá pagar as CUSTAS DO PROCESSO com o dinheirinho de todos nós.

por Ramsousa » 4/3/2018 16:00

EAGLETRADER20 Escreveu:

É muito simples .

Os resultados recorrentes sem gas foram efetivamente piores que ano anterior e inferiores ao esperado por vários analistas .
Os resultados esperados para 2018 são inferiores aos de 2017, logo estão no sentido descendente tal como gráfico desde há seis meses e nisso nada mudou.
A expectativa do mercado e vários analistas é que perante fracos resultados esperados para 2018 , dividendos fossem cortados para valor inferior.

Quando mexia afirmou que pretende manter 0.19 para próximo ano , mercado faz pequena recuperação até 2.80 com o otimismo da afirmação de manter dividendos .

Mas não percamos o foco, pode manter o dividendo até que não seja através de distribuir 100% payout , o que altera matriz anterior dos 70% , ou através mais endividamento, mas os resultados recorrentes em 2017 foram piores e são esperados ainda inferiores para 2018 .

Enquanto o gráfico não inverter a tendência dos últimos 6 meses nada muda na tendência , foi só uma pequena recuperação diária .

É natural que final abril até meados Maio suba um pouco na expectativa do recebimento do dividendo .

Não se esqueçam que 2017 foi um ano de seca. Choveu muito pouco, o que penalizou mto a produção de energia. O impacto estimado da seca foi de 300 milhões se mão estou em erro..

Registado: 11/4/2016 14:23

por EAGLETRADER20 » 4/3/2018 11:02

É muito simples .

Os resultados recorrentes sem gas foram efetivamente piores que ano anterior e inferiores ao esperado por vários analistas .
Os resultados esperados para 2018 são inferiores aos de 2017, logo estão no sentido descendente tal como gráfico desde há seis meses e nisso nada mudou.
A expectativa do mercado e vários analistas é que perante fracos resultados esperados para 2018 , dividendos fossem cortados para valor inferior.

Quando mexia afirmou que pretende manter 0.19 para próximo ano , mercado faz pequena recuperação até 2.80 com o otimismo da afirmação de manter dividendos .

Mas não percamos o foco, pode manter o dividendo até que não seja através de distribuir 100% payout , o que altera matriz anterior dos 70% , ou através mais endividamento, mas os resultados recorrentes em 2017 foram piores e são esperados ainda inferiores para 2018 .

Enquanto o gráfico não inverter a tendência dos últimos 6 meses nada muda na tendência , foi só uma pequena recuperação diária .

É natural que final abril até meados Maio suba um pouco na expectativa do recebimento do dividendo .

por umXdois » 3/3/2018 21:15

Podia responder que admiro a coerência do raciocínio nas t/análises. Mas sejamos claros seria pura ironia da minha parte
Porque se achas os resultados da EDP miseráveis então o que dirás dos teus CTT (logo veremos a 7/3) ... :shock: :shock:

EDIT: (e para não ser interpretado como faccioso) eu não tenho problemas nenhuns em admitir, relativamente aos resultados da Edp, que foram maus, no sentido de piores do que o ano passado (isto sem as vendas das participações no gás)
EDIT 2: para ser honesto intelectualmente e por já ter defendido os CTT no passado cumpre esclarecer que saltei fora porque os resultados terem piorado a cada reporte.
EDIT 3: Podíamos discutir as estratégias das duas empresas, do modelo de negócio, da quebra do lucro. Quais as perspectivas futuras. Mas essa partilha de ideias não é do t/interesse, nem eu sou versado em AF para me arrogar ter competências que vão além do cidadão médio na análise.
EDIT 4: Naquilo que verdadeiramente importa a este tema. A resistência de cp nos 2,8€ enquanto não for ultrapassada impedirá subidas maiores (la palice não diria melhor). Para ver esta resistência em acção basta ver o fecho das 3 últimas 6feiras. Em que a cotação fecha acima ou pouco abaixo daquele valor e depois durante a semana desce até aos intervalos 2,65€-2,70€. Enquanto este epifenomeno não mudar o "range" / intervalo da cotação não mudará muito.
EDIT 5: Veremos como se comportam os mercados na próxima semana o que de resto pode fazer mudar o rumo lateral :arrow: para outros intervalos. Mas nunca confiando porque incendiários há por esse mundo fora, se tivessem todos concentrados no fórum era uma benção para a humanidade. Infelizmente eles existem fora daqui, pelo país e no mundo fora onde se inclui um pato Donald chamado Trump.. que entretanto fez uma declaração de guerra às importações do alumínio ... mas isso são outros "quinhentos" ... :wink:

por Àlvaro » 3/3/2018 18:44

A bolsa tem destas estupidezes: a edp apresenta resultados miseráveis e sobe.

Registado: 31/5/2014 23:07

por P-Mendes » 3/3/2018 17:09

Tenho um sentimento misto com esta cotada. Embora no ano passado tenha-me dado algumas alegrias, este ano isso não tem acontecido, tendo diminuído a sua posição já por diversas vezes, tendo sido a última ontem, onde aproveitei para me desfazer de grande parte. A decisão foi baseada no seguinte gráfico:

Imagem

-LTD de médio prazo criada com o último toque perto da resistência mais próxima que considero muito relevante: 2,80x
-MM200 a tocar nos 3€, a maior resistência após os 2,80x, dando noção que cada dia que passa, será cada vez mais dificil esta cotada ultrapassar esta barreira, excepto se quebrasse a primeira resistência com grande volume (o que não tem acontecido)
-TRIX, DMI e MACD ainda com tendência descendente, embora este último esteja a mostrar sinais de alguma recuperação
-OBV perto de mínimos do último ano

Como AF não é o meu forte, apenas espero que as notícias positivas com base nos resultados apresentados vão aparecendo e as comunicações sobre CMEC e afins desapareça, podendo impulsionar positivamente esta cotada. :pray:
Estarei disposto a reforçar, diminuindo preço médio, perto dos 2,65€ mais perto do período de dividendos ou, pelo melhor cenário, caso passe com volume os 2,80x.

Registado: 25/1/2017 0:43

por _x_ » 3/3/2018 12:01

Artista Romeno Escreveu:....a edp nao vai ficar sempre a pagar aquela taxa de imposto ridiculamente reduzida

Onde é que isso está escrito? no programa do PCP e do BE?
Mesmo que venha a fazer, será de forma faseada no tempo.

A EDP vai depender cada vez menos do mercado português, por manifesta impossibilidade de crescimento, físico e de escala.

Não desfazendo nos analistas das contas, a gestão de uma empresa vai muito além das contas da empresa, por isso as empresas tem gestores a governar e não contabilistas a quem pedem pareceres para decidir e fazer escolhas.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por RFPB » 3/3/2018 11:32

Pelo volume (principalmente no final da sessão) e pelo aumento da cotação, diria que o mercado assume 1100M de lucro.

No entanto, os 845M também podem ser assumidos pelo mercado.

Só a quebra da resistência dos 2,80€ com volume, a faz chegar aos 3,00€.

Os próximos resultados acho que são a 10 de Maio :-k ...próximo da data de entrega dos dividendos?
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], HFCA, jprgodinho, karaya75, latbal, lito, m-m, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, Sinedrio e 280 visitantes