EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
EAGLETRADER20 Escreveu:Flavc Escreveu:Tás a ver Eagle também podias "roubar" uma parcela dos dividendos aos chineses. Eu preferia que ficassem com um tuga e que desse para se alegrar um pouco, investindo numa boa lagosta, lol.
Após ultrapassada e reteste á LTD , com estes fatores positivos pelo menos até dividendo, fiz uma entrada pequena , a apostar na subida após ultrapassada LTD .
Se for subindo vou reforçando.
Estes vários fatores parecem-me positivos , pelo menos no curto prazo até dividendo
Estou sem

A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Flavc Escreveu:Tás a ver Eagle também podias "roubar" uma parcela dos dividendos aos chineses. Eu preferia que ficassem com um tuga e que desse para se alegrar um pouco, investindo numa boa lagosta, lol.
Após ultrapassada e reteste á LTD , com estes fatores positivos pelo menos até dividendo, fiz uma entrada pequena , a apostar na subida após ultrapassada LTD .
Se for subindo vou reforçando.
Estes vários fatores parecem-me positivos , pelo menos no curto prazo até dividendo
- Registado: 4/3/2008 9:17
EAGLETRADER20 Escreveu:Accionista chines pelo menos reforça com vontade , já tem quase 30% da empresa , leva 30% dos 700 milhões de dividendos
"Estado chinês reforça participação na EDP para 28,25%
A empresa estatal chinesa CNIC comprou mais 2% da EDP, numa operação estimada em 200 milhões, avança o Expresso."
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -para-2825
Vai uma salva de palmas para o nosso amigo que dá conta de uma notícia positiva para uma cotada

O problema é que essa notícia que é de ontem reporta a um evento que já aconteceu no final do ano passado ...
Qualquer das formas notamos o esforço para te "enturmares" com os Touros deste tópico.
Todavia, as tuas análises depreciativas às cotadas, na minha modesta opinião, são fundamentadas. Logo superiores à generalidade dos comentários. E uma visão negativa sempre ajudar a refrear os ânimos desenfreados dos optimistas.
Enquanto isso a resistência de cp nos 2,80€ está a dar luta.
Veremos ao longo da sessão de hoje e próximas sessões se será verdadeiramente ultrapassada. Quiça pode ser que se transforme em suporte.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Tás a ver Eagle também podias "roubar" uma parcela dos dividendos aos chineses. Eu preferia que ficassem com um tuga e que desse para se alegrar um pouco, investindo numa boa lagosta, lol.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Após spike de abertura veio novamente testar os 2.80 da LTD descendente com 6 meses .
Ultrapassada a LTD , se não voltasse abaixo dos 2.80 , e iniciasse a subida seria muito positivo no curto prazo , com reunião BCE quinta , previsível aumento peso no índice de 10% para 12% com repartição de pesos no índice e a aproximar período de dividendos com 7% de dividendo
Vejamos como se comporta
Ultrapassada a LTD , se não voltasse abaixo dos 2.80 , e iniciasse a subida seria muito positivo no curto prazo , com reunião BCE quinta , previsível aumento peso no índice de 10% para 12% com repartição de pesos no índice e a aproximar período de dividendos com 7% de dividendo
Vejamos como se comporta
Accionista chines pelo menos reforça com vontade , já tem quase 30% da empresa , leva 30% dos 700 milhões de dividendos
A empresa estatal chinesa CNIC comprou mais 2% da EDP, numa operação estimada em 200 milhões, avança o Expresso."
Tenho reforçado bastante nesta e na REN
No meu entendimento estão baratas :-)
A EDP está em expansão, não me venham cá com tretas. Está em expansão como nunca esteve!!!
Quanto à REN, a coisa por um método diferente também tem expandido e os resultados têm refletido isso mesmo.
Neste momento, uma boa parte da minha carteira estão na REN e na EDP...
O que mais me preocupa não são as empresas, é este maldito governo e os reguladores que as perseguem...
No meu entendimento estão baratas :-)
A EDP está em expansão, não me venham cá com tretas. Está em expansão como nunca esteve!!!
Quanto à REN, a coisa por um método diferente também tem expandido e os resultados têm refletido isso mesmo.
Neste momento, uma boa parte da minha carteira estão na REN e na EDP...
O que mais me preocupa não são as empresas, é este maldito governo e os reguladores que as perseguem...
- Registado: 1/11/2015 12:47
Ramsousa Escreveu:JorgeM2014 Escreveu:O próximo boletim de armazenamento vai indicar significativas melhorias com várias barragens fundamentais da EDP a níveis superiores a 85% ou 90% da sua capacidade máxima
Jorge,
Onde podemos consultar esses boletins?
No fim de Fevereiro. É suposto, actualmente, os valores serem mais elevados.
VER AQUI: http://snirh.apambiente.pt/index.php?id ... idItem=1.3
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
JorgeM2014 Escreveu:O próximo boletim de armazenamento vai indicar significativas melhorias com várias barragens fundamentais da EDP a níveis superiores a 85% ou 90% da sua capacidade máxima
Jorge,
Onde podemos consultar esses boletins?
- Registado: 11/4/2016 14:23
_x_ Escreveu:Parece o gráfico da Ibersosl. Só que ao contrario esta está a subir![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
o volume diário da EDP é quanto?
Faltou apontares o valor que tem de subir.
eu cá já falei em 3,00€ é redondinho.
Desculpem a pergunta, mas o que é que interessa a Ibersol aqui ao caso? Isso movimenta 100 ações por dia ou algo do género, certo...?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Ali a EDP a fechar na resistência de cp nos 2,8€ ... mas convenhamos que não foi quebrada (a meu ver) ou pelo menos convincentemente
Parece o gráfico da Ibersosl. Só que ao contrario esta está a subir

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
Para já a subida de sexta feira em reacção á declaração de dividendos tratou-se apenas de uma recuperação com novo teste á LTD já com 6 meses .
Para inverter a tendência terá de subir em fechos bem acima deste nível e com volume .
Para inverter a tendência terá de subir em fechos bem acima deste nível e com volume .
Um dos motivos para que os lucros não tenham atingido valores record foi a fraca pluviosidade, facto que, pelo que estamos presentemente a verificar está a ser fortemente revertido.
A informação que tenho reporta um aumento exponencial da capacidade das barragens nos últimos dias. O próximo boletim de armazenamento vai indicar significativas melhorias com várias barragens fundamentais da EDP a níveis superiores a 85% ou 90% da sua capacidade máxima.
O forte impacto dos nevões colocaram os recursos hídricos a aumentar de forma progressiva.
Todos estes fatores, mais o aumento de procura motivado pela entrada em força dos veículos elétricos vão nos próximos meses impulsionar os resultados da EDP motivando, no meu entender o aumento de dividendos já comentado pela administração.
A informação que tenho reporta um aumento exponencial da capacidade das barragens nos últimos dias. O próximo boletim de armazenamento vai indicar significativas melhorias com várias barragens fundamentais da EDP a níveis superiores a 85% ou 90% da sua capacidade máxima.
O forte impacto dos nevões colocaram os recursos hídricos a aumentar de forma progressiva.
Todos estes fatores, mais o aumento de procura motivado pela entrada em força dos veículos elétricos vão nos próximos meses impulsionar os resultados da EDP motivando, no meu entender o aumento de dividendos já comentado pela administração.
- Registado: 25/5/2014 19:16
NirSup Escreveu:Àlvaro Escreveu:A bolsa tem destas estupidezes: a edp apresenta resultados miseráveis e sobe.
Caro Álvaro,
Estupidezes à parte, não fora o ano de seca severa e a EDP tinha tido resultados históricos.
1-º Os resultados da EDP dependem cada vez menos da actividade da EDP em Portugal.
2.º Fala-se muito nos resultados maus da EDP em Portugal, por causa dum fenómeno não recorrente, e esquece-se os resultados históricos da EDPR.
3.º Dizem por aí que a Entidade Reguladora vai retirar centenas de milhões de Euros à EDP. Mas, até à data, a montanha pariu um rato. A ERSE, num caso recente vindo a público, usou e abusou de argumentação juridicamente pouco consistente e a coima aplicada revelou-se desproporcional aos factos e à realidade. Ponto. E isto não abona nada a favor da ERSE.
Ilustres,
Vamos ver como reage hoje a EDP na resistência dos 2,80€.
Seria positivo que fechasse acima da resistência de CP
Para já está a negociar acima, mas prevê-se luta neste patamar ...
Nota:
A "estupidezes" são como certos comentários ...
dito isto não vou bater + no ceguinho
Ás vezes fico com a ideia que a nata, o topo de excelência dos futuros administradores da EDP circula aqui pelas páginas do Caldeirão e serão eles que irão possibilitar resultados inatingíveis nos futuros resultados da EDP. Pelo contrário na minha opinião a Administração da EDP está a fazer um excelente trabalho, enfrentando situações bastantes adversas( que nem têm nada a ver com a gestão da atividade económica mas são sobretudo de cariz estúpidamente populista) e infelizmente com alguma frequência ( e custos para os contribuintes) que seriam desnecessários.
Só um pequeno reparo para o Eagle ( que acaba por ser caricato), que diz que não ganha nada em evidenciar (exageradamente a meu ver) as notícias negativas de algumas cotadas, pois nunca entra "curto". Mas ao menos agum curto te dá uma comissãozinha de vez em quando, pelo teu incansável trabalho!!??lol.
Só um pequeno reparo para o Eagle ( que acaba por ser caricato), que diz que não ganha nada em evidenciar (exageradamente a meu ver) as notícias negativas de algumas cotadas, pois nunca entra "curto". Mas ao menos agum curto te dá uma comissãozinha de vez em quando, pelo teu incansável trabalho!!??lol.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Àlvaro Escreveu:A bolsa tem destas estupidezes: a edp apresenta resultados miseráveis e sobe.
Caro Álvaro,
Estupidezes à parte, não fora o ano de seca severa e a EDP tinha tido resultados históricos.
1-º Os resultados da EDP dependem cada vez menos da actividade da EDP em Portugal.
2.º Fala-se muito nos resultados maus da EDP em Portugal, por causa dum fenómeno não recorrente, e esquece-se os resultados históricos da EDPR.
3.º Dizem por aí que a Entidade Reguladora vai retirar centenas de milhões de Euros à EDP. Mas, até à data, a montanha pariu um rato. A ERSE, num caso recente vindo a público, usou e abusou de argumentação juridicamente pouco consistente e a coima aplicada revelou-se desproporcional aos factos e à realidade. Ponto. E isto não abona nada a favor da ERSE.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
EDP 2 - 0 ERSE
O regulador da energia (ERSE) decidiu, em 2015, aplicar uma coima de 7,5 milhões à EDP Comercial por infracções na tarifa social. A EDP recorreu da decisão e ganhou o caso em tribunal. Dois tribunais deram razão à EDP.
Dois tiros no pé da ERSE. Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos. A ERSE irá pagar as CUSTAS DO PROCESSO com o dinheirinho de todos nós.
O regulador da energia (ERSE) decidiu, em 2015, aplicar uma coima de 7,5 milhões à EDP Comercial por infracções na tarifa social. A EDP recorreu da decisão e ganhou o caso em tribunal. Dois tribunais deram razão à EDP.
Dois tiros no pé da ERSE. Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos. A ERSE irá pagar as CUSTAS DO PROCESSO com o dinheirinho de todos nós.
EAGLETRADER20 Escreveu:Àlvaro Escreveu:A bolsa tem destas estupidezes: a edp apresenta resultados miseráveis e sobe.
É muito simples .
Os resultados recorrentes sem gas foram efetivamente piores que ano anterior e inferiores ao esperado por vários analistas .
Os resultados esperados para 2018 são inferiores aos de 2017, logo estão no sentido descendente tal como gráfico desde há seis meses e nisso nada mudou.
A expectativa do mercado e vários analistas é que perante fracos resultados esperados para 2018 , dividendos fossem cortados para valor inferior.
Quando mexia afirmou que pretende manter 0.19 para próximo ano , mercado faz pequena recuperação até 2.80 com o otimismo da afirmação de manter dividendos .
Mas não percamos o foco, pode manter o dividendo até que não seja através de distribuir 100% payout , o que altera matriz anterior dos 70% , ou através mais endividamento, mas os resultados recorrentes em 2017 foram piores e são esperados ainda inferiores para 2018 .
Enquanto o gráfico não inverter a tendência dos últimos 6 meses nada muda na tendência , foi só uma pequena recuperação diária .
É natural que final abril até meados Maio suba um pouco na expectativa do recebimento do dividendo .
Não se esqueçam que 2017 foi um ano de seca. Choveu muito pouco, o que penalizou mto a produção de energia. O impacto estimado da seca foi de 300 milhões se mão estou em erro..
- Registado: 11/4/2016 14:23
Àlvaro Escreveu:A bolsa tem destas estupidezes: a edp apresenta resultados miseráveis e sobe.
É muito simples .
Os resultados recorrentes sem gas foram efetivamente piores que ano anterior e inferiores ao esperado por vários analistas .
Os resultados esperados para 2018 são inferiores aos de 2017, logo estão no sentido descendente tal como gráfico desde há seis meses e nisso nada mudou.
A expectativa do mercado e vários analistas é que perante fracos resultados esperados para 2018 , dividendos fossem cortados para valor inferior.
Quando mexia afirmou que pretende manter 0.19 para próximo ano , mercado faz pequena recuperação até 2.80 com o otimismo da afirmação de manter dividendos .
Mas não percamos o foco, pode manter o dividendo até que não seja através de distribuir 100% payout , o que altera matriz anterior dos 70% , ou através mais endividamento, mas os resultados recorrentes em 2017 foram piores e são esperados ainda inferiores para 2018 .
Enquanto o gráfico não inverter a tendência dos últimos 6 meses nada muda na tendência , foi só uma pequena recuperação diária .
É natural que final abril até meados Maio suba um pouco na expectativa do recebimento do dividendo .
Podia responder que admiro a coerência do raciocínio nas t/análises. Mas sejamos claros seria pura ironia da minha parte
Porque se achas os resultados da EDP miseráveis então o que dirás dos teus CTT (logo veremos a 7/3) ...

EDIT: (e para não ser interpretado como faccioso) eu não tenho problemas nenhuns em admitir, relativamente aos resultados da Edp, que foram maus, no sentido de piores do que o ano passado (isto sem as vendas das participações no gás)
EDIT 2: para ser honesto intelectualmente e por já ter defendido os CTT no passado cumpre esclarecer que saltei fora porque os resultados terem piorado a cada reporte.
EDIT 3: Podíamos discutir as estratégias das duas empresas, do modelo de negócio, da quebra do lucro. Quais as perspectivas futuras. Mas essa partilha de ideias não é do t/interesse, nem eu sou versado em AF para me arrogar ter competências que vão além do cidadão médio na análise.
EDIT 4: Naquilo que verdadeiramente importa a este tema. A resistência de cp nos 2,8€ enquanto não for ultrapassada impedirá subidas maiores (la palice não diria melhor). Para ver esta resistência em acção basta ver o fecho das 3 últimas 6feiras. Em que a cotação fecha acima ou pouco abaixo daquele valor e depois durante a semana desce até aos intervalos 2,65€-2,70€. Enquanto este epifenomeno não mudar o "range" / intervalo da cotação não mudará muito.
EDIT 5: Veremos como se comportam os mercados na próxima semana o que de resto pode fazer mudar o rumo lateral

A bolsa tem destas estupidezes: a edp apresenta resultados miseráveis e sobe.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Tenho um sentimento misto com esta cotada. Embora no ano passado tenha-me dado algumas alegrias, este ano isso não tem acontecido, tendo diminuído a sua posição já por diversas vezes, tendo sido a última ontem, onde aproveitei para me desfazer de grande parte. A decisão foi baseada no seguinte gráfico:

-LTD de médio prazo criada com o último toque perto da resistência mais próxima que considero muito relevante: 2,80x
-MM200 a tocar nos 3€, a maior resistência após os 2,80x, dando noção que cada dia que passa, será cada vez mais dificil esta cotada ultrapassar esta barreira, excepto se quebrasse a primeira resistência com grande volume (o que não tem acontecido)
-TRIX, DMI e MACD ainda com tendência descendente, embora este último esteja a mostrar sinais de alguma recuperação
-OBV perto de mínimos do último ano
Como AF não é o meu forte, apenas espero que as notícias positivas com base nos resultados apresentados vão aparecendo e as comunicações sobre CMEC e afins desapareça, podendo impulsionar positivamente esta cotada.
Estarei disposto a reforçar, diminuindo preço médio, perto dos 2,65€ mais perto do período de dividendos ou, pelo melhor cenário, caso passe com volume os 2,80x.
-LTD de médio prazo criada com o último toque perto da resistência mais próxima que considero muito relevante: 2,80x
-MM200 a tocar nos 3€, a maior resistência após os 2,80x, dando noção que cada dia que passa, será cada vez mais dificil esta cotada ultrapassar esta barreira, excepto se quebrasse a primeira resistência com grande volume (o que não tem acontecido)
-TRIX, DMI e MACD ainda com tendência descendente, embora este último esteja a mostrar sinais de alguma recuperação
-OBV perto de mínimos do último ano
Como AF não é o meu forte, apenas espero que as notícias positivas com base nos resultados apresentados vão aparecendo e as comunicações sobre CMEC e afins desapareça, podendo impulsionar positivamente esta cotada.

Estarei disposto a reforçar, diminuindo preço médio, perto dos 2,65€ mais perto do período de dividendos ou, pelo melhor cenário, caso passe com volume os 2,80x.
- Registado: 25/1/2017 0:43
Artista Romeno Escreveu:....a edp nao vai ficar sempre a pagar aquela taxa de imposto ridiculamente reduzida
Onde é que isso está escrito? no programa do PCP e do BE?
Mesmo que venha a fazer, será de forma faseada no tempo.
A EDP vai depender cada vez menos do mercado português, por manifesta impossibilidade de crescimento, físico e de escala.
Não desfazendo nos analistas das contas, a gestão de uma empresa vai muito além das contas da empresa, por isso as empresas tem gestores a governar e não contabilistas a quem pedem pareceres para decidir e fazer escolhas.
_X_
John Maynard Keynes
John Maynard Keynes
Pelo volume (principalmente no final da sessão) e pelo aumento da cotação, diria que o mercado assume 1100M de lucro.
No entanto, os 845M também podem ser assumidos pelo mercado.
Só a quebra da resistência dos 2,80€ com volume, a faz chegar aos 3,00€.
Os próximos resultados acho que são a 10 de Maio
...próximo da data de entrega dos dividendos?
No entanto, os 845M também podem ser assumidos pelo mercado.
Só a quebra da resistência dos 2,80€ com volume, a faz chegar aos 3,00€.
Os próximos resultados acho que são a 10 de Maio

"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28