Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por NG777 » 8/2/2018 20:27

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, o problema é que quando sobe tens explicações como fecho de contratos e muito peso da EDP e BCP. Quando desce está tudo conforme tu previste. Obviamente que depois as reacções são violentas.

Abraço,
Ulisses

Ulisses concordo contigo nesse aspecto sobre o Eagle mas ao contrario de muitos outros acrescenta valor ao Forum!! acho que isso é inegável!!!

BN

Registado: 20/9/2011 21:29

por Ulisses Pereira » 8/2/2018 20:24

Eagle, o problema é que quando sobe tens explicações como fecho de contratos e muito peso da EDP e BCP. Quando desce está tudo conforme tu previste. Obviamente que depois as reacções são violentas.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 20:20

A época dos gráficos voadores provavelmente está a terminar e figuras tristes não me parece que seja eu que faça, mas o tipo de argumentos que só sabem dizer o gráfico vai subir .

Nem vou responder a posts sem conteúdo nenhum e de quem não percebe nada de analise económica e financeira nem coloca argumentos nesse sentido e a única coisa que interessa é que suba nos gráficos porque sim e queremos todos ficar ricos .

Registado: 4/3/2008 9:17

por Fred_Invest » 8/2/2018 20:15

Eagle, respeita as pessoas e não faças figuras tristes.
Onde ficaram os teus auto-quotes a todas as vezes que falhaste e "não se concretizou" ? És selectivo?!
Para mim já passou o limite do ridículo. Teorias, teorias, teorias, falhas constantemente, finalmente acertas uma e vens logo de quote atrás. Não tens vergonha?!
Se isto inverter lá viras com o "provavelmente são os fechos dos contratos" ou "é o bcp que tem de manter o psi acima de x" ou as FANG bla bla. Teorias para tudo e para todos os lados.
Na 3ª tinhas ordens colocadas bem mais abaixo que não se iriam concretizar, na 4a já ias entrar onde estava e aproveitar a onda. Só pode ser para gozar com a malta

Registado: 4/9/2015 12:25

por tami » 8/2/2018 19:55

Eagle, obrigado pelo teu apoio nestes últimos dias. Sabemos que as semanas anteriores tinham sido complicados para ti, com pouca disponibilidade para vir aqui ao burgo ajudar o pessoal. Uma vez que penso ninguém querer abusar da tua boa vontade, e que não sejas prejudicado a nível pessoal, espero que a tua agenda volte a ficar super ocupada, e consequentemente fiques novamente com acesso limitado ao Caldeirão, com tudo o que nisso está implicito.

Abraço, e uma vez mais, obrigado.

Registado: 28/12/2015 16:15

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 19:43

peaners Escreveu:
rsacramento Escreveu:
peaners Escreveu:uns analistas dizem que isto deve-se ao receio da normalização dos bancos centrais
outros dizem que há bolsas sobreaquecidas em zonas de máximos, mas não creio que seja o caso do psi

pergunta: mas então se não é agora (dados económicos positivos) afinal quando é que o PSI vai subir? quando não houver crescimento económico? isto parece-me ir contra fundamentos...veremos os resultados 4T2017 e se também são para "ignorar"

tudo isso só acrescenta razão a quem opta por não procurar explicações para os movimentos

procurar explicações para todos movimentos é óbvio que não faz sentido. mas no longo prazo o psi tem um certo paralelismo com a evolução do PIB, pelo menos até aqui costumava ter, o que dá alguma "lógica" à bolsa. se não isto era meramente AT e tentar perceber o sentimento dos investidores, como a bitcoin.

Muitos afirmam que o PSI está longe de máximos históricos .
É verdade , mas porque foram sendo retiradas empresas que eram colossos do PSI e que nunca serão repostas nem outras equivalentes .
E outras queimaram dezenas de milhares de milhões aos accionistas e isso nunca mais volta .

E as empresas mais poderosas na economia estão várias perto de máximos históricos .

JMT , GALP, ALTR, NVG e outras estão perto de máximos históricos , pelo que para mim o potencial de subida para alem deste ponto no PSI é reduzido, so especulativo mas que não reflete acima disto incremento das condições de riqueza das maiores empresas nacionais

Depois tem algumas empresas que duplicam de cotação na especulação, mas que nem têm fundamentais para justificar o preço mesmo que economia esteja melhor .

Por isso numa inversão do ciclo internacional faz sentido que os maiores colossos nacionais que estão perto de máximos históricos venham cotar a valores inferiores, pois incorporam na cotação o total potencial de uma recuperação economica

por peaners » 8/2/2018 19:18

rsacramento Escreveu:
peaners Escreveu:uns analistas dizem que isto deve-se ao receio da normalização dos bancos centrais
outros dizem que há bolsas sobreaquecidas em zonas de máximos, mas não creio que seja o caso do psi

pergunta: mas então se não é agora (dados económicos positivos) afinal quando é que o PSI vai subir? quando não houver crescimento económico? isto parece-me ir contra fundamentos...veremos os resultados 4T2017 e se também são para "ignorar"

tudo isso só acrescenta razão a quem opta por não procurar explicações para os movimentos

procurar explicações para todos movimentos é óbvio que não faz sentido. mas no longo prazo o psi tem um certo paralelismo com a evolução do PIB, pelo menos até aqui costumava ter, o que dá alguma "lógica" à bolsa. se não isto era meramente AT e tentar perceber o sentimento dos investidores, como a bitcoin.
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 19:09

EAGLETRADER20 Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Ulisses ,

a Europa está agora mais positiva porque os futuros americanos recuperaram , quando DOW caia 250 pontos DAX subia somente 0.30% , e agora temos as compras antes de almoço estando o DOW a perder só 70 Pontos .

Vamos ver como se comportam USA durante o DIA , a mim parece-me que podemos ter novas quedas nos USA .

Quanto ao PSI , sobe 1.50% porque PSI é BCP com 18% e os outros para compor o ramalhete . O peso da subida está quase toda no BCP.
CLaro que participantes BULL compram BCP tambem provavelmente porque é um forte impulsionador do índice e sentimento .

Dai eu continuar a pensar que quando BCP passar de 18% para 12% , a importância das fortes subidas do mesmo é menor no sentimento bull do índice e mercado e penso que as fortes subidas BCP pós 12% , poderão ser diferenciadas .

Mas isso sou eu a pensar . Cada um pensa o que quiser .

E quanto a quedas USA não influenciarem PSI, é só olhar para as quedas dos últimos dias em que USA caíram forte .

Podes justificar?

Apos a forte subida de ontem, no sentimento habitual " BUY the DIP" habitual, após queda SP500 de 10%, no sentimento anterior , seria manter as subidas , afastando os receios de novas quedas .

NO entanto hoje de manhã os futuros do DOW caiam 300 pontos , o que mostra que existiu algum BUY the DIP, mas mercado não consegue segurar os ganhos e volta em força as vendas .

Parece-me que o sentimento vigente anteriormente foi abalado e agora fundos aproveitam recuperação e alivio dos indicadores para vendas com mais compradores e melhor volume .

Factores ainda negativos , Taxas juro 10Y e 30Y ainda acima pontos críticos e VIX na casa dos 30.

Se isto tivesse passado e fosse para retomar subidas DOW não devia estar pela manhã a perder 300 pontos nos futuros .

Mas vejamos como corre a sessão de hoje e amanhã nos USA

E concretizou-se .
Depois da forte recuperação , no dia seguinte os futuros no DOW estarem a perderem 300 Pontos era demasiada volatilidade depois daquela subida e um indicio que algo se alterou no sentimento e nos modelos .
Dai a previsão que mais vendas poderiam ocorrer o que se está a concretizar .

Sinceramente não acredito que as quedas nos USA se fiquem por aqui com o sentimento e paradigmas alterados apos 10 anos de subidas

por rsacramento » 8/2/2018 18:32

Registado: 29/11/2007 12:50

por peaners » 8/2/2018 18:27

uns analistas dizem que isto deve-se ao receio da normalização dos bancos centrais

por DIXIE2020 » 8/2/2018 17:31

DIXIE18 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
DIXIE18 Escreveu:Para mim o aspecto a sublinhar hoje no PSI
é a sua resiliência
nas quedas ,
essencialmente face às quedas das suas congêneres DAX (q já vai com uma queda de - 1,94%) , Ibex e cac, tudo na ordem superior a - -1%... :-k

BN

Mais uma vez digo , por isso gosto tanto do PSI.

Em grande parte de quedas mais fortes demora mais tempo a reagir e dá tempo para corrigir erros que eu cometa na entrada .
A malta ainda acha que quedas DAX e SPX já passaram e espera para vender mais alto.
Eu penso o contrario, enquanto tx juro subirem todos os dias , acho temos que nos preparar para mais quedas .

Entretanto DAX ja cai 2%

Eagle,
dax já cai 3% apreeee.....

Será que estará só relacionado com as taxas de juro? Duvido...

Registado: 29/11/2007 10:53

por DIXIE2020 » 8/2/2018 17:28

EAGLETRADER20 Escreveu:
é a sua resiliência
nas quedas ,
essencialmente face às quedas das suas congêneres DAX (q já vai com uma queda de - 1,94%) , Ibex e cac, tudo na ordem superior a - -1%... :-k

BN

Em grande parte de quedas mais fortes demora mais tempo a reagir e dá tempo para corrigir erros que eu cometa na entrada .
A malta ainda acha que quedas DAX e SPX já passaram e espera para vender mais alto.
Eu penso o contrario, enquanto tx juro subirem todos os dias , acho temos que nos preparar para mais quedas .

Entretanto DAX ja cai 2%

Eagle,
dax já cai 3% apreeee.....

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 16:43

é a sua resiliência
nas quedas ,

BN

Entretanto DAX ja cai 2%

por DIXIE2020 » 8/2/2018 16:39

Para mim o aspecto a sublinhar hoje no PSI
é a sua resiliência
nas quedas ,

BN

por peaners » 8/2/2018 13:18

Royal_Flush Escreveu:para mim a divergência ocorre a partir de Março 2011 quando se começa a perceber a entrada do FMI nesta republica das bananas

As tranches mais pesadas ao fmi (juros altos) já estão amortizadas: http://observador.pt/2018/01/22/portugal-conclui-pagamento-da-tranche-mais-elevada-do-emprestimo-do-fmi/

eu sei disso e não falo da situação actual

falaram em divergência entre o SP500 e o PSI20 e eu dei a minha opinião de que a divergência ocorre essencialmente por volta de Março-Abril 2011 aquando da entrada do FMI

Moody's: Portugal vai entrar num ciclo de redução dívida pública
http://www.jornaldenegocios.pt//mercados/detalhe/moodys-portugal-esta-a-entrar-num-ciclo-de-reducao-da-divida-publica?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Face a este "post" da Moody's então no futuro esse argumento tende a perder peso (se é que é mesmo esse o argumento principal, a Argentina também foi intervencionada pelo FMI e o índice Merval subiu bastante, não me parece que esse seja o único argumento).
Então seria lógico a divergência USA vs PSI20 diminuir.

Há fundamentos na zona euro e em Portugal: crescimento economia, redução dívida, aumento exportações, desemprego a diminuir consideravelmente.
O que me parece é que tem se assistido a um efeito arrasto ao sabor do vento.

BCE: Forte momento cíclico pode provocar novas surpresas económicas positivas

O Banco Central Europeu (BCE) considera que o forte momento cíclico da economia da Zona Euro pode provocar novas surpresas positivas nos indicadores de crescimento a curto prazo, segundo indica no boletim económico da entidade publicado hoje

08 de fevereiro de 2018 às 12:45

O boletim sublinha que a última informação disponível confirma um "forte ritmo de expansão económica" na Zona Euro, "que acelerou mais do que o esperado na segunda metade de 2017". A entidade também indica que o robusto crescimento, a actual redução da inactividade económica e o incremento na utilização das capacidades "continuam a reforçar a confiança" do conselho de governadores do BCE no sentido de que a inflação vai convergir para o objectivo, ligeiramente abaixo de 2%. O boletim afirma que "o forte momento cíclico actual pode levar a mais surpresas positivas de crescimento a curto prazo" e sublinha que os riscos "estão amplamente equilibrados" e continuam a estar relacionados principalmente com factores globais, incluindo a evolução dos mercados de câmbios. Reitera que a apreciação do euro face ao dólar e a recente volatilidade na taxa de câmbio representa "uma fonte de incerteza" que precisa de ser monitorizada com as possíveis implicações sobre a estabilidade dos preços a médio prazo. O BCE sublinha que a análise económica baseada nos últimos dados e inquéritos reflecte uma continuação do "forte e generalizado 'momentum'" de crescimento na mudança do ano. O consumo privado está apoiado pelo crescimento do emprego, que por outro lado está a beneficiar das recentes reformas do mercado laboral, bem como de um aumento de bem-estar das famílias. O investimento continua a reforçar-se graças às condições financeiras muito favoráveis, aumentando os lucros das empresas e uma procura sólida, adianta.
A generalizada expansão económica está a impulsionar as exportações da Zona Euro, refere o BCE.

O boletim considera que a inflação homóloga - que em Dezembro foi de 1,4% e em Novembro de 1,5% - "deverá situar-se provavelmente naqueles níveis nos próximos meses" se os preços do petróleo se mantiverem nos atuais níveis.
A inflação subjacente - que exclui os preços dos alimentos frescos e da energia - "permanece moderada e deve ainda mostrar sinais convincentes de uma tendência para a alta sustentada". O BCE prevê que as duas inflações cresçam gradualmente a médio prazo apoiadas pelas medidas de política monetária adoptadas e pelo crescimento dos salários. A recuperação do crescimento do crédito ao sector privado continua, sustentada pelo acréscimo da procura e a suavização das regras da concessão de crédito, especialmente para as famílias. O BCE também defende que os custos do crédito para as empresas não financeiras da Zona Euro continuam a ser favoráveis com as taxas de juro dos seus empréstimos bancários perto do nível mínimo histórico.

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 10:19

DIXIE18 Escreveu:Bom dia a todos aqui pelo caldeirão...

Hoje o psi acordou um pouco ressacado dp da festa de ontem e ter matado a fome de 7 dias sempre a cair,
Quais as vossas opiniões para o que se segue...cenas do próximos capítulos....

(PS: Para além do petróleo q segue a cair hoje já vai nos 65,15usd-,Ao que parece hoje fala-se na Alemanha, para a possiblidade do acordo firmado pela CDU/SPD e para o futuro governo da Alemanha, n ser assim tanto consensual no seio da SPD, em especial para a juventude do SPD, recorde-se que tal acordo vai a sufrágio interno do SPD e só dp é q poderá ser firmado pelas partes. :-k )

Mercado está bom para ir á pesca em alto mar .
Volumes fraquíssimos , poucos querem vender , quem compra tenta acumular grandes quantidades o mais baixo possível sem subir o preço enquanto DAX estiver negativo.
Se DAX ficar positivo , compram avidamente para aproveitarem a recuperação

por DIXIE2020 » 8/2/2018 9:59

Bom dia a todos aqui pelo caldeirão...

Hoje o psi acordou um pouco ressacado dp da festa de ontem e ter matado a fome de 7 dias sempre a cair,
Quais as vossas opiniões para o que se segue...cenas do próximos capítulos....

(PS: Para além do petróleo q segue a cair hoje já vai nos 65,15usd-,Ao que parece hoje fala-se na Alemanha, para a possiblidade do acordo firmado pela CDU/SPD e para o futuro governo da Alemanha, n ser assim tanto consensual no seio da SPD, em especial para a juventude do SPD, recorde-se que tal acordo vai a sufrágio interno do SPD e só dp é q poderá ser firmado pelas partes. :-k )

por Royal_Flush » 8/2/2018 0:48

peaners Escreveu:
Royal_Flush Escreveu:
peaners Escreveu:então porque é que desligou-se entre 2009/2010 ? há ou não há divergência?

gráfico mensal psi vs DJI

psi_vs_US.PNG

para mim a divergência ocorre a partir de Março 2011 quando se começa a perceber a entrada do FMI nesta republica das bananas

As tranches mais pesadas ao fmi (juros altos) já estão amortizadas: http://observador.pt/2018/01/22/portugal-conclui-pagamento-da-tranche-mais-elevada-do-emprestimo-do-fmi/

eu sei disso e não falo da situação actual

falaram em divergência entre o SP500 e o PSI20 e eu dei a minha opinião de que a divergência ocorre essencialmente por volta de Março-Abril 2011 aquando da entrada do FMI
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por urtiga » 7/2/2018 20:55

Meus amigos o tema não são só os USA e tal, vejamos o comboio pesado da Europa como está: Desde Maio fez um triplo topo. A Partir daqui, para mim, muita cautela e aguardo de fora que este carro pesado rompa num dos sentidos. Aqui vai o gráfico ETF do Euro stock 50. A economia portuguesa será o que a Europa puxar. Mais de 70% das exportações são para a Europa e os turistas daí vêm.
Anexos
euro 50.png

Registado: 29/11/2007 14:05

por salvador_guru » 7/2/2018 18:34

Boa tarde,

Ainda há quem queira remar contra a maré, mas esta maré está forte, e quando acalma ou inverte o sentido, tem sido sempre no intuito de assustar os marinheiros mais inseguros.

Os anos que levo de bolsa ensinaram-me que ter medo pode sair mais caro do que ser corajoso, ontem foi apenas mais um exemplo disso, enquanto uns assustados desfizeram-se das mãos, outros adquiriram ou reforçaram posições já vencedoras.

A incoerência na bolsa paga-se muito caro, e quando vejo investidores/utilizadores a afirmarem que num dia desce derivado a X, e no outro sobe derivado a Y, mesmo sendo dias consecutivos e sem qualquer noticia relevante, deixa-me com a pulga atrás da orelha, e questiono-me que estratégia coerente é utilizada nesses casos.

Não deixa de ser curioso, que a incoerência demonstrada por alguns é utilizada por eles mesmos para defenderem a sua "coerência".

A bolsa é para ganhar dinheiro, não é para ter razão!

Cumprimentos,

Salvador

Registado: 31/3/2017 13:26

por Ulisses Pereira » 7/2/2018 16:41

Se cada acção do PSI tivesse o mesmo peso, a subida nesta altura seria praticamente a mesma...

A mim não me incomoda nada que consideres a EDP e o BCP o motor do PSI. Faz sentido. O que me incomoda é que quando o PSI cai não fazes nenhuma referência a isso e quando sobe mais do que o resto da Europa a razão é porque a EDP e o BCP subiram muito. Aprecio a coerência.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por DIXIE2020 » 7/2/2018 16:32

Caro Ulisses,
obrigado pela dica da EDP ontem , já estou com umas boas mais valias.

-Pessoal não se percam em argumentos, vamos é nos centrar no essencial, que é ganhar umas massas! :mrgreen:

BN

por EAGLETRADER20 » 7/2/2018 16:13

Cada um tem a sua linha de pensamento .

O BCP vale 18,68 % do PSI e é para mim um peso impulsionador no PSI, e depois tem meia dúzia de empresas com algum peso, mas menores oscilações , EDP, EDPR , GALP , JMT, NOS, estas e BCP juntos representam 70% do índice .

O resto tem um peso diminuto, a Pharol, ALtri e outras até pode subir 20% , no peso do índice não valem quase nada .

por Ulisses Pereira » 7/2/2018 16:07

O PSi sobe porque a EDP e o BCP não sei o quê. Ontem caia porque o BCP e a EDP não sei o quê. Poupa-nos, com argumentação demagógica. Há aqui pessoas com mais de 25 anos de mercados que não comem tudo o que nos dão.

O PSI tem 18 empresas. Está a ganhar cerca de 1,8%. Acima da variação do PSI temos Altri, BCP, EDP, EDPr, Galp, Ibersol, Mota, Pharol, Semapa, Sonae Capital e Sonae SGPS. Ou seja, das 18 empresas do PSI, 11 estão a ganhar mais do que o índice (sendo que tens 14 positivas e 4 negativas) e tu dizes que o PSI sobe mais que a Europa por causa do peso da EDP e do BCP.

Eagle, nós não comemos qualquer coisa que nos dão. Andamos nisto há muito tempo. Respeito pela nossa inteligência.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EAGLETRADER20 » 7/2/2018 14:17

JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Ulisses ,

a Europa está agora mais positiva porque os futuros americanos recuperaram , quando DOW caia 250 pontos DAX subia somente 0.30% , e agora temos as compras antes de almoço estando o DOW a perder só 70 Pontos .

Vamos ver como se comportam USA durante o DIA , a mim parece-me que podemos ter novas quedas nos USA .

Quanto ao PSI , sobe 1.50% porque PSI é BCP com 18% e os outros para compor o ramalhete . O peso da subida está quase toda no BCP.
CLaro que participantes BULL compram BCP tambem provavelmente porque é um forte impulsionador do índice e sentimento .

Dai eu continuar a pensar que quando BCP passar de 18% para 12% , a importância das fortes subidas do mesmo é menor no sentimento bull do índice e mercado e penso que as fortes subidas BCP pós 12% , poderão ser diferenciadas .

Mas isso sou eu a pensar . Cada um pensa o que quiser .

E quanto a quedas USA não influenciarem PSI, é só olhar para as quedas dos últimos dias em que USA caíram forte .

Podes justificar?

Apos a forte subida de ontem, no sentimento habitual " BUY the DIP" habitual, após queda SP500 de 10%, no sentimento anterior , seria manter as subidas , afastando os receios de novas quedas .

NO entanto hoje de manhã os futuros do DOW caiam 300 pontos , o que mostra que existiu algum BUY the DIP, mas mercado não consegue segurar os ganhos e volta em força as vendas .

Parece-me que o sentimento vigente anteriormente foi abalado e agora fundos aproveitam recuperação e alivio dos indicadores para vendas com mais compradores e melhor volume .

Factores ainda negativos , Taxas juro 10Y e 30Y ainda acima pontos críticos e VIX na casa dos 30.

Se isto tivesse passado e fosse para retomar subidas DOW não devia estar pela manhã a perder 300 pontos nos futuros .

Mas vejamos como corre a sessão de hoje e amanhã nos USA

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, PMP69, zulu404 e 110 visitantes