Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por rsacramento » 8/2/2018 18:32

peaners Escreveu:uns analistas dizem que isto deve-se ao receio da normalização dos bancos centrais
outros dizem que há bolsas sobreaquecidas em zonas de máximos, mas não creio que seja o caso do psi

pergunta: mas então se não é agora (dados económicos positivos) afinal quando é que o PSI vai subir? quando não houver crescimento económico? isto parece-me ir contra fundamentos...veremos os resultados 4T2017 e se também são para "ignorar"

tudo isso só acrescenta razão a quem opta por não procurar explicações para os movimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por peaners » 8/2/2018 18:27

uns analistas dizem que isto deve-se ao receio da normalização dos bancos centrais
outros dizem que há bolsas sobreaquecidas em zonas de máximos, mas não creio que seja o caso do psi

pergunta: mas então se não é agora (dados económicos positivos) afinal quando é que o PSI vai subir? quando não houver crescimento económico? isto parece-me ir contra fundamentos...veremos os resultados 4T2017 e se também são para "ignorar"
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 8/2/2018 17:31

DIXIE18 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
DIXIE18 Escreveu:Para mim o aspecto a sublinhar hoje no PSI
é a sua resiliência
nas quedas ,
essencialmente face às quedas das suas congêneres DAX (q já vai com uma queda de - 1,94%) , Ibex e cac, tudo na ordem superior a - -1%... :-k

BN



Mais uma vez digo , por isso gosto tanto do PSI.

Em grande parte de quedas mais fortes demora mais tempo a reagir e dá tempo para corrigir erros que eu cometa na entrada .
A malta ainda acha que quedas DAX e SPX já passaram e espera para vender mais alto.
Eu penso o contrario, enquanto tx juro subirem todos os dias , acho temos que nos preparar para mais quedas .

Entretanto DAX ja cai 2%


Eagle,
dax já cai 3% apreeee.....

Será que estará só relacionado com as taxas de juro? Duvido...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 8/2/2018 17:28

EAGLETRADER20 Escreveu:
DIXIE18 Escreveu:Para mim o aspecto a sublinhar hoje no PSI
é a sua resiliência
nas quedas ,
essencialmente face às quedas das suas congêneres DAX (q já vai com uma queda de - 1,94%) , Ibex e cac, tudo na ordem superior a - -1%... :-k

BN



Mais uma vez digo , por isso gosto tanto do PSI.

Em grande parte de quedas mais fortes demora mais tempo a reagir e dá tempo para corrigir erros que eu cometa na entrada .
A malta ainda acha que quedas DAX e SPX já passaram e espera para vender mais alto.
Eu penso o contrario, enquanto tx juro subirem todos os dias , acho temos que nos preparar para mais quedas .

Entretanto DAX ja cai 2%


Eagle,
dax já cai 3% apreeee.....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 16:43

DIXIE18 Escreveu:Para mim o aspecto a sublinhar hoje no PSI
é a sua resiliência
nas quedas ,
essencialmente face às quedas das suas congêneres DAX (q já vai com uma queda de - 1,94%) , Ibex e cac, tudo na ordem superior a - -1%... :-k

BN



Mais uma vez digo , por isso gosto tanto do PSI.

Em grande parte de quedas mais fortes demora mais tempo a reagir e dá tempo para corrigir erros que eu cometa na entrada .
A malta ainda acha que quedas DAX e SPX já passaram e espera para vender mais alto.
Eu penso o contrario, enquanto tx juro subirem todos os dias , acho temos que nos preparar para mais quedas .

Entretanto DAX ja cai 2%
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 8/2/2018 16:39

Para mim o aspecto a sublinhar hoje no PSI
é a sua resiliência
nas quedas ,
essencialmente face às quedas das suas congêneres DAX (q já vai com uma queda de - 1,94%) , Ibex e cac, tudo na ordem superior a - -1%... :-k

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por peaners » 8/2/2018 13:18

Royal_Flush Escreveu:para mim a divergência ocorre a partir de Março 2011 quando se começa a perceber a entrada do FMI nesta republica das bananas

As tranches mais pesadas ao fmi (juros altos) já estão amortizadas: http://observador.pt/2018/01/22/portugal-conclui-pagamento-da-tranche-mais-elevada-do-emprestimo-do-fmi/

eu sei disso e não falo da situação actual

falaram em divergência entre o SP500 e o PSI20 e eu dei a minha opinião de que a divergência ocorre essencialmente por volta de Março-Abril 2011 aquando da entrada do FMI


Moody's: Portugal vai entrar num ciclo de redução dívida pública
http://www.jornaldenegocios.pt//mercados/detalhe/moodys-portugal-esta-a-entrar-num-ciclo-de-reducao-da-divida-publica?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Face a este "post" da Moody's então no futuro esse argumento tende a perder peso (se é que é mesmo esse o argumento principal, a Argentina também foi intervencionada pelo FMI e o índice Merval subiu bastante, não me parece que esse seja o único argumento).
Então seria lógico a divergência USA vs PSI20 diminuir.

Há fundamentos na zona euro e em Portugal: crescimento economia, redução dívida, aumento exportações, desemprego a diminuir consideravelmente.
O que me parece é que tem se assistido a um efeito arrasto ao sabor do vento.

BCE: Forte momento cíclico pode provocar novas surpresas económicas positivas

O Banco Central Europeu (BCE) considera que o forte momento cíclico da economia da Zona Euro pode provocar novas surpresas positivas nos indicadores de crescimento a curto prazo, segundo indica no boletim económico da entidade publicado hoje

08 de fevereiro de 2018 às 12:45

O boletim sublinha que a última informação disponível confirma um "forte ritmo de expansão económica" na Zona Euro, "que acelerou mais do que o esperado na segunda metade de 2017". A entidade também indica que o robusto crescimento, a actual redução da inactividade económica e o incremento na utilização das capacidades "continuam a reforçar a confiança" do conselho de governadores do BCE no sentido de que a inflação vai convergir para o objectivo, ligeiramente abaixo de 2%. O boletim afirma que "o forte momento cíclico actual pode levar a mais surpresas positivas de crescimento a curto prazo" e sublinha que os riscos "estão amplamente equilibrados" e continuam a estar relacionados principalmente com factores globais, incluindo a evolução dos mercados de câmbios. Reitera que a apreciação do euro face ao dólar e a recente volatilidade na taxa de câmbio representa "uma fonte de incerteza" que precisa de ser monitorizada com as possíveis implicações sobre a estabilidade dos preços a médio prazo. O BCE sublinha que a análise económica baseada nos últimos dados e inquéritos reflecte uma continuação do "forte e generalizado 'momentum'" de crescimento na mudança do ano. O consumo privado está apoiado pelo crescimento do emprego, que por outro lado está a beneficiar das recentes reformas do mercado laboral, bem como de um aumento de bem-estar das famílias. O investimento continua a reforçar-se graças às condições financeiras muito favoráveis, aumentando os lucros das empresas e uma procura sólida, adianta.
A generalizada expansão económica está a impulsionar as exportações da Zona Euro, refere o BCE.

O boletim considera que a inflação homóloga - que em Dezembro foi de 1,4% e em Novembro de 1,5% - "deverá situar-se provavelmente naqueles níveis nos próximos meses" se os preços do petróleo se mantiverem nos atuais níveis.
A inflação subjacente - que exclui os preços dos alimentos frescos e da energia - "permanece moderada e deve ainda mostrar sinais convincentes de uma tendência para a alta sustentada". O BCE prevê que as duas inflações cresçam gradualmente a médio prazo apoiadas pelas medidas de política monetária adoptadas e pelo crescimento dos salários. A recuperação do crescimento do crédito ao sector privado continua, sustentada pelo acréscimo da procura e a suavização das regras da concessão de crédito, especialmente para as famílias. O BCE também defende que os custos do crédito para as empresas não financeiras da Zona Euro continuam a ser favoráveis com as taxas de juro dos seus empréstimos bancários perto do nível mínimo histórico.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 10:19

DIXIE18 Escreveu:Bom dia a todos aqui pelo caldeirão...

Hoje o psi acordou um pouco ressacado dp da festa de ontem e ter matado a fome de 7 dias sempre a cair,
Quais as vossas opiniões para o que se segue...cenas do próximos capítulos....



(PS: Para além do petróleo q segue a cair hoje já vai nos 65,15usd-,Ao que parece hoje fala-se na Alemanha, para a possiblidade do acordo firmado pela CDU/SPD e para o futuro governo da Alemanha, n ser assim tanto consensual no seio da SPD, em especial para a juventude do SPD, recorde-se que tal acordo vai a sufrágio interno do SPD e só dp é q poderá ser firmado pelas partes. :-k )


Mercado está bom para ir á pesca em alto mar .
Volumes fraquíssimos , poucos querem vender , quem compra tenta acumular grandes quantidades o mais baixo possível sem subir o preço enquanto DAX estiver negativo.
Se DAX ficar positivo , compram avidamente para aproveitarem a recuperação
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 8/2/2018 9:59

Bom dia a todos aqui pelo caldeirão...

Hoje o psi acordou um pouco ressacado dp da festa de ontem e ter matado a fome de 7 dias sempre a cair,
Quais as vossas opiniões para o que se segue...cenas do próximos capítulos....



(PS: Para além do petróleo q segue a cair hoje já vai nos 65,15usd-,Ao que parece hoje fala-se na Alemanha, para a possiblidade do acordo firmado pela CDU/SPD e para o futuro governo da Alemanha, n ser assim tanto consensual no seio da SPD, em especial para a juventude do SPD, recorde-se que tal acordo vai a sufrágio interno do SPD e só dp é q poderá ser firmado pelas partes. :-k )
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por Royal_Flush » 8/2/2018 0:48

peaners Escreveu:
Royal_Flush Escreveu:
peaners Escreveu:então porque é que desligou-se entre 2009/2010 ? há ou não há divergência?

gráfico mensal psi vs DJI

psi_vs_US.PNG



para mim a divergência ocorre a partir de Março 2011 quando se começa a perceber a entrada do FMI nesta republica das bananas


As tranches mais pesadas ao fmi (juros altos) já estão amortizadas: http://observador.pt/2018/01/22/portugal-conclui-pagamento-da-tranche-mais-elevada-do-emprestimo-do-fmi/



eu sei disso e não falo da situação actual

falaram em divergência entre o SP500 e o PSI20 e eu dei a minha opinião de que a divergência ocorre essencialmente por volta de Março-Abril 2011 aquando da entrada do FMI
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 514
Registado: 14/5/2014 18:43

Re: PSI 20

por urtiga » 7/2/2018 20:55

Meus amigos o tema não são só os USA e tal, vejamos o comboio pesado da Europa como está: Desde Maio fez um triplo topo. A Partir daqui, para mim, muita cautela e aguardo de fora que este carro pesado rompa num dos sentidos. Aqui vai o gráfico ETF do Euro stock 50. A economia portuguesa será o que a Europa puxar. Mais de 70% das exportações são para a Europa e os turistas daí vêm.
Anexos
euro 50.png
 
Mensagens: 29
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: Setúbal

Re: PSI 20

por salvador_guru » 7/2/2018 18:34

Boa tarde,


Ainda há quem queira remar contra a maré, mas esta maré está forte, e quando acalma ou inverte o sentido, tem sido sempre no intuito de assustar os marinheiros mais inseguros.


Os anos que levo de bolsa ensinaram-me que ter medo pode sair mais caro do que ser corajoso, ontem foi apenas mais um exemplo disso, enquanto uns assustados desfizeram-se das mãos, outros adquiriram ou reforçaram posições já vencedoras.

A incoerência na bolsa paga-se muito caro, e quando vejo investidores/utilizadores a afirmarem que num dia desce derivado a X, e no outro sobe derivado a Y, mesmo sendo dias consecutivos e sem qualquer noticia relevante, deixa-me com a pulga atrás da orelha, e questiono-me que estratégia coerente é utilizada nesses casos.

Não deixa de ser curioso, que a incoerência demonstrada por alguns é utilizada por eles mesmos para defenderem a sua "coerência".

A bolsa é para ganhar dinheiro, não é para ter razão!


Cumprimentos,

Salvador
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 7/2/2018 16:41

Se cada acção do PSI tivesse o mesmo peso, a subida nesta altura seria praticamente a mesma...

A mim não me incomoda nada que consideres a EDP e o BCP o motor do PSI. Faz sentido. O que me incomoda é que quando o PSI cai não fazes nenhuma referência a isso e quando sobe mais do que o resto da Europa a razão é porque a EDP e o BCP subiram muito. Aprecio a coerência.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 7/2/2018 16:32

Caro Ulisses,
obrigado pela dica da EDP ontem , já estou com umas boas mais valias.

-Pessoal não se percam em argumentos, vamos é nos centrar no essencial, que é ganhar umas massas! :mrgreen:

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 7/2/2018 16:13

Cada um tem a sua linha de pensamento .

O BCP vale 18,68 % do PSI e é para mim um peso impulsionador no PSI, e depois tem meia dúzia de empresas com algum peso, mas menores oscilações , EDP, EDPR , GALP , JMT, NOS, estas e BCP juntos representam 70% do índice .

O resto tem um peso diminuto, a Pharol, ALtri e outras até pode subir 20% , no peso do índice não valem quase nada .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 7/2/2018 16:07

O PSi sobe porque a EDP e o BCP não sei o quê. Ontem caia porque o BCP e a EDP não sei o quê. Poupa-nos, com argumentação demagógica. Há aqui pessoas com mais de 25 anos de mercados que não comem tudo o que nos dão.

O PSI tem 18 empresas. Está a ganhar cerca de 1,8%. Acima da variação do PSI temos Altri, BCP, EDP, EDPr, Galp, Ibersol, Mota, Pharol, Semapa, Sonae Capital e Sonae SGPS. Ou seja, das 18 empresas do PSI, 11 estão a ganhar mais do que o índice (sendo que tens 14 positivas e 4 negativas) e tu dizes que o PSI sobe mais que a Europa por causa do peso da EDP e do BCP.

Eagle, nós não comemos qualquer coisa que nos dão. Andamos nisto há muito tempo. Respeito pela nossa inteligência.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 7/2/2018 14:17

JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Ulisses ,

a Europa está agora mais positiva porque os futuros americanos recuperaram , quando DOW caia 250 pontos DAX subia somente 0.30% , e agora temos as compras antes de almoço estando o DOW a perder só 70 Pontos .

Vamos ver como se comportam USA durante o DIA , a mim parece-me que podemos ter novas quedas nos USA .

Quanto ao PSI , sobe 1.50% porque PSI é BCP com 18% e os outros para compor o ramalhete . O peso da subida está quase toda no BCP.
CLaro que participantes BULL compram BCP tambem provavelmente porque é um forte impulsionador do índice e sentimento .

Dai eu continuar a pensar que quando BCP passar de 18% para 12% , a importância das fortes subidas do mesmo é menor no sentimento bull do índice e mercado e penso que as fortes subidas BCP pós 12% , poderão ser diferenciadas .

Mas isso sou eu a pensar . Cada um pensa o que quiser .

E quanto a quedas USA não influenciarem PSI, é só olhar para as quedas dos últimos dias em que USA caíram forte .


Podes justificar?


Apos a forte subida de ontem, no sentimento habitual " BUY the DIP" habitual, após queda SP500 de 10%, no sentimento anterior , seria manter as subidas , afastando os receios de novas quedas .

NO entanto hoje de manhã os futuros do DOW caiam 300 pontos , o que mostra que existiu algum BUY the DIP, mas mercado não consegue segurar os ganhos e volta em força as vendas .

Parece-me que o sentimento vigente anteriormente foi abalado e agora fundos aproveitam recuperação e alivio dos indicadores para vendas com mais compradores e melhor volume .

Factores ainda negativos , Taxas juro 10Y e 30Y ainda acima pontos críticos e VIX na casa dos 30.

Se isto tivesse passado e fosse para retomar subidas DOW não devia estar pela manhã a perder 300 pontos nos futuros .

Mas vejamos como corre a sessão de hoje e amanhã nos USA
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 7/2/2018 14:12

EAGLETRADER20 Escreveu:Ulisses ,

a Europa está agora mais positiva porque os futuros americanos recuperaram , quando DOW caia 250 pontos DAX subia somente 0.30% , e agora temos as compras antes de almoço estando o DOW a perder só 70 Pontos .

Vamos ver como se comportam USA durante o DIA , a mim parece-me que podemos ter novas quedas nos USA .

Quanto ao PSI , sobe 1.50% porque PSI é BCP com 18% e os outros para compor o ramalhete . O peso da subida está quase toda no BCP.
CLaro que participantes BULL compram BCP tambem provavelmente porque é um forte impulsionador do índice e sentimento .

Dai eu continuar a pensar que quando BCP passar de 18% para 12% , a importância das fortes subidas do mesmo é menor no sentimento bull do índice e mercado e penso que as fortes subidas BCP pós 12% , poderão ser diferenciadas .

Mas isso sou eu a pensar . Cada um pensa o que quiser .

E quanto a quedas USA não influenciarem PSI, é só olhar para as quedas dos últimos dias em que USA caíram forte .


Podes justificar?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 7/2/2018 14:11

Ulisses ,

a Europa está agora mais positiva porque os futuros americanos recuperaram , quando DOW caia 250 pontos DAX subia somente 0.30% , e agora temos as compras antes de almoço estando o DOW a perder só 70 Pontos .

Vamos ver como se comportam USA durante o DIA , a mim parece-me que podemos ter novas quedas nos USA .

Quanto ao PSI , sobe 1.50% porque PSI é BCP com 18% e os outros para compor o ramalhete . O peso da subida está quase toda no BCP.
CLaro que participantes BULL compram BCP tambem provavelmente porque é um forte impulsionador do índice e sentimento .

Dai eu continuar a pensar que quando BCP passar de 18% para 12% , a importância das fortes subidas do mesmo é menor no sentimento bull do índice e mercado e penso que as fortes subidas BCP pós 12% , poderão ser diferenciadas .

Mas isso sou eu a pensar . Cada um pensa o que quiser .

E quanto a quedas USA não influenciarem PSI, é só olhar para as quedas dos últimos dias em que USA caíram forte .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por peaners » 7/2/2018 12:33

Royal_Flush Escreveu:
peaners Escreveu:então porque é que desligou-se entre 2009/2010 ? há ou não há divergência?

gráfico mensal psi vs DJI

psi_vs_US.PNG



para mim a divergência ocorre a partir de Março 2011 quando se começa a perceber a entrada do FMI nesta republica das bananas


As tranches mais pesadas ao fmi (juros altos) já estão amortizadas: http://observador.pt/2018/01/22/portugal-conclui-pagamento-da-tranche-mais-elevada-do-emprestimo-do-fmi/
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 7/2/2018 11:43

Com o fecho de NY ontem em forte alta , hoje o DAX e o PSI abriram como esperado em forte alta .
A condição para PSI subir nos próximos dias era a estabilidade dos USA .

Os futuros do DOW estarem neste momento a perder 250 pontos , com queda de 1% é muita fruta nos futuros pela manhã, vai contra as expectativas de estabilidade e parece-me que americanos após rebound ontem das quedas abruptas se preparam para o novo paradigma da volatilidade e diminuição da exposição ao risco e novas quedas .

O DAX já está a recuar á custa deste panorama.

Esta evolução dos USA vai para mim determinar o rumo próximo do PSI .

A abertura foi excelente em GAP, mas se USA vão outra vez para baixo , provavelmente poderemos voltar a testar os 5250 no PSI , suporte de ontem .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por Royal_Flush » 6/2/2018 22:50

Imagem
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 514
Registado: 14/5/2014 18:43

Re: PSI 20

por Royal_Flush » 6/2/2018 22:34

peaners Escreveu:então porque é que desligou-se entre 2009/2010 ? há ou não há divergência?

gráfico mensal psi vs DJI

psi_vs_US.PNG



para mim a divergência ocorre a partir de Março 2011 quando se começa a perceber a entrada do FMI nesta republica das bananas
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 514
Registado: 14/5/2014 18:43

Re: PSI 20

por freitax » 6/2/2018 21:27

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

Mais uma confirmação de opinião de que estas correções são "saudáveis" :wink:
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 6/2/2018 21:22

VIX a cair 30% e índices USA a subir mais de 1%.

Estão criadas as condições para uma recuperação do PSI nos próximos dias pelo menos até final da semana , graças aos indicadores técnicos e queda acentuada com suporte na MM200.

Eu também irei aproveitar para fazer algumas entradas , pois penso que serão proporcionados trades de curto prazo interessantes nesta recuperação
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Burbano, J.f.vieira, Jonas74, katolo, mpaquim e 83 visitantes