Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Put Warrants PTC e EDP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re:

por Pavel » 29/4/2004 14:38

Obrigado, Ovos Moles.
Procuro manter-me informado sobre eventos extraordinários, factos relevantes, etc, mas de facto se os receber no email é mais seguro.

Quanto ao "toureio" dos emitentes, eu tenho transaccionado quase sempre CBK e não tenho problemas de maior a registar.

DerivativesMan, a minha perda é sinceramente bastante pequena pq o capital investido era relativamente reduzido. De qq modo, é compensada por um anterior ganho qdo comprei um call com a EDP a 2,18.

Pavel

Registado: 11/8/2003 19:04

por Ovos Moles » 29/4/2004 13:35

Pavel, uma das vantagens quando transacciono Warrants (e so faço os emitidos pelo millennium - chamem-me tolo por pagar uma vol mais cara, mas eu gosto pouco de ser toureado pelos emitentes de warrants)é de receber informação constante sobre estes instrumentos financeiros. O Millenniumbcp tem uma newsletter publicada semanalmente onde fazem diversos alertas sobre os warrants deles e este foi o que fizeram no dia 21-04-2004:
"(...)Por cá, convém alertar os nossos investidores em warrants da EDP, para o facto desta acção entrar em ex-dividendo já no proximo dia 27 de Abril. Este evento, poderá ter um impacto negativo nos warrants mais in-the-money(...)" e também fazem comunicados para eventos extraordinários.
Aconselho-te a ir ao site www.millenniumbcp.pt / bolsa / warrants / newsletter e fazeres a subscrição da newsletter, ou então escreve a pedir para warrants@millenniumbcp.pt.
Um abraço
Ovos Moles
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

dúvida

por saxo » 29/4/2004 13:31

Neste caso seria só comprar o warrant a 1,65 e depois, como se trata de um warrant estilo americano com direito de exercicio antes da maturidade, podia-se exercer o warrant a 2 Euros!!! Lucro de 0,35 sem risco. Isto, lógicamente, não é possível.

Porque é que não é possivel?
saxo

por DerivativesMan » 29/4/2004 13:24

Pavel,

Espero que a sua perda não foi muito elevada...assim pode classificar-la como "custos de aprendizagem". Tenho a certeza que a partir de agora vai ficar atento a este pequeno mas importante pormenor.

Boa sorte nos futuros trades.

DM

Registado: 9/1/2004 10:01

Re:

por Pavel » 29/4/2004 13:16

Eu fui um dos que se queimaram, precisamente com esse warrant 7103Z, comprei-o há umas semanas a 1.81, de um ganho de quase 20% passei para uma perda de quase 10% por pura ignorância deste mecanismo. Tinha aquela ideia fixa de q os dividendos não mexiam com o warrant e nem cuidei de me informar como devia ser.

A posição é relativamente pequena, e penso q acabarei por sair sem prejuízo ou com uma perda muito pequena, mas em todo o caso tive o pássaro na mão e deixei-o fugir.

Obrigado Derivatives Man, homem que claramente sabe do seu ofício... derivados :)

Registado: 11/8/2003 19:04

Ovos Moles

por DerivativesMan » 29/4/2004 13:16

Olá Ovos Moles,

muito obrigado pelas suas palavras. Fico contente pelas suas palavras ;)

Eu utilizei os preços da EDP na altura que abriram e fecharam os warrants (para se poderem comparar um ao outro). Mesmo assim obrigado pelo esclarecimento.

Abraços,
Helio

por Ovos Moles » 29/4/2004 13:03

Derivatives men,
Sempre atento e com comentários fantásticos, só uma pequena correcção, o fecho da EDP no dia 26 foi de 2.36 e a abertura a 27 foi de 2.3, mas o que interessa é o miolo e de uma forma simples explicaste o que nem sempre é claro.
Um abraço
Ovos Moles

Warrants EDP e Dividendos

por DerivativesMan » 29/4/2004 12:57

Boa tarde a todos,

Finalmente confirmou-se aquilo que já tinha dito em outro post, que em alguns casos é melhor exercer warrants do estilo americano antes do ex dividend.

Vejam o warrant 7103Z do Commerz. É um EDP Call 2.00.
É um warrant deep-in-the-money. A EDP fechou no dia 26 de Abril a EUR 2.40, o valor intrinseco do warrant foi entao de EUR 2.00 (atenção, a paridade é de 5 acções por warrant!). Imaginem o que acontecia se os dividendos fossem discontados no warrant:
Preço EDP = 2,40
Dividendo = 0,09
Preço de referencia para o warrant = 2,31 (=2 - 0.09)
Valor do warrant = 1,65 (=[2.31-2.00]*5)+ valor temporal de 0,10

Neste caso seria só comprar o warrant a 1,65 e depois, como se trata de um warrant estilo americano com direito de exercicio antes da maturidade, podia-se exercer o warrant a 2 Euros!!! Lucro de 0,35 sem risco. Isto, lógicamente, não é possível.

No dia 27 a EDP ficou sem dividendo e abriu a 2,31 e o valor do warrant foi 1,65.

Resumo: Warrants deep in the money com pouco valor temporal residual sobre uma acção que paga um dividendo elevado deve ser sempre exercido antes do ex dividend day!

Um abraço

caro xaulara

por homemdoswarrants » 27/4/2004 22:07

a sua conclusao deve-se tao somente a curvatura do exponencial que se torna mais acentuada entre o out money e o at money, ou seja 5% antes de atinjir o in money.
É a altura em cuja elasticidade nos warrants se torna maior
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por heterocedastico25 » 27/4/2004 18:49

Da minha análise dos preços dos warrants de hoje retirei conclusões que, possivelmente, poderão ser generalizadas demais. De qualquer forma aqui vão:

Com a Passagem a Ex-Dividendos:

CALLS:
*Quanto mais in-the-money -> + perdem
*Quanto mais out-of-the-money -> - perdem

PUTS:
*Quanto mais in-the-money -> - ganham
*Quanto mais out-of-the-money -> + ganham

Ovos Moles confirmas?

Um abraço
xaulaura

Registado: 10/4/2004 12:17

por Ovos Moles » 27/4/2004 16:43

O porque da queda já foi comentado, os warrants mais in-the-money são afectados pela distribuição do dividendo o caso mais notorio nos que eu acompanhei foi no 7049P (x=2.20) e 7048P (x=1.80). Apos esta situação o VT aumentou significativamente no primeiro pelo que se torna mais atractivo a call 7048P que cota perto do VI. Estes warrants tiveram interesse em ser exercidos previamente com a edp ate 2.39, abaixo disso entra num ponto de indiferença que não compensou o exercicio.
Um abraço
Ovos Moles

por Visitante » 27/4/2004 16:29

Penso que afinal há warrants EDP a cotar significativamente abaixo do fecho de ontem. O call 2,00 do CBK e o call 2,20 do BCP, por exemplo. Não percebo mto bem o q se passa...
Visitante

Nem sempre é assim.

por homemdoswarrants » 26/4/2004 18:32

Já tem acontecido de a acçao nao descontar o dividendo em ex dividendo.
Atençao a pt, que se começa a corrigir alguem pode entrar a brir posiçoes longas , independentemente do dividendo.
As passagens de lavagem de dividendo podem dar origem a surpresas inesperadas e inexplicaveis.
Na passada sexta feira brinquei , mas hoje falo a serio e deixo um aviso.
embora nao procure adeptos, reconheço que os meus pots tem dado origem a muita controversia, mas acertado em cheio na maioria dos casos.
Penso que a PT na hora que nimguem espera poderá aparecer forte quantidade há venda , por uma ordem que de tao grande o cofre feche para leilao.
A admnistraçao para que nao se de uma trancada valente ao papel e já avisada do sucedido entra na compra , por modo a ficarem perfeitos os 10% dos titulos que prometeu recomprar.
è na mesma uma forma de premiar os acionistas.
1º porque as vai comprar a um acionista.
2º Porque senao for ela a segurar todos os acionistas vao sofrer
3º Escusa de ficar preocupada com a recompra e claro que alguem ira agradecer.( nao digo quem , mas imagino)
Nao estou a fazer nenhuma afirmaçao, so exponho algo que penso ser tecnicamente possivel.
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por Ulisses Pereira » 26/4/2004 15:58

Exactamente xaulaura.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por heterocedastico25 » 26/4/2004 15:50

Podemos então concluir que os preços dos warrants ajustam-se pelo montante não esperado de dividendos na altura da sua divulgação e não na altura da passagem do subjacente a ex-dividendos?

por Ovos Moles » 26/4/2004 14:14

Ulisses, isso não é bem assim, se for uma call americana deep-in-the-money pode fazer sentido exercer, isto porque o preço da call cai apos o dividendo com a queda do subjacente. Tenho andado a acompanhar o 7049P e acho que vai ser possivel observar esse efeito amanhã.

por Ovos Moles » 26/4/2004 14:09

Eu não encontrei nenhum interessante, é pena, no ano passado foi uma festa com os emitidos pela Soc.Gen. este ano não há nada. É melhor esperar por amanhã para entrar nos call warrants mais in-the-money principalmente o 7049P.

Um abraço

Ovos Moles

por Ulisses Pereira » 26/4/2004 14:08

Xaulaura,

Já aqui foi debatida essa questão algumas vezes e a resposta é "Não". Os "warrants" têm já incorporada a expectativa desses dividendos pelo que não sofrem variações com o ajuste automático da cotação ao dividendo, a menos que algum, por lapso, esteja mal cotado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Put Warrants PTC e EDP

por heterocedastico25 » 26/4/2004 13:43

Hoje será um bom dia para a aquisação de put warrants das empresas que vão entrar amanhã em ex-dividendos (PTC, EDP)? Será que a queda de amanhã se vai reflectir nos preços dos warrants?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, latbal, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PiFer, Pmart 1, PXYC, Santanderes, Shimazaki_2 e 158 visitantes