PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
fjcbolsa Escreveu:PSI -0,28€ enquanto a Europa cai perto de 2%.![]()
Passaram-se vários anos, sem se ver nada assim.![]()
![]()
era cada tombo. Ainda à pouco tempo era normal, num dia como hoje estar a cair 3%.
Se na 2ª feira os mercados europeus continuarem a cair o PSI recupera o atraso.
Portugal não é nenhum oasis.
- Registado: 5/2/2014 21:40
PSI -0,28€ enquanto a Europa cai perto de 2%.
Passaram-se vários anos, sem se ver nada assim.
era cada tombo. Ainda à pouco tempo era normal, num dia como hoje estar a cair 3%. 

Passaram-se vários anos, sem se ver nada assim.

- Registado: 24/11/2010 10:03
Boa tarde a todos,
Hoje o dia será muito volátil devido ao fecho de contratos, vamos ver como fecham os mercados ainda.
Penso que muita da evolução do PSI, no curto prazo (até final de Julho), dependerá dos resultados que forem apresentados para a semana, especialmente os do BCP. Contundo um panorama de descidas nas restantes bolsas, não ajudará ao rompimento dos 5350.
Contundo continuo a acreditar no rompimento dos 5350 e ida aos 5550-5600 para aí depois corrigir então nos meses de Agosto e Setembro.
Hoje o dia será muito volátil devido ao fecho de contratos, vamos ver como fecham os mercados ainda.
Penso que muita da evolução do PSI, no curto prazo (até final de Julho), dependerá dos resultados que forem apresentados para a semana, especialmente os do BCP. Contundo um panorama de descidas nas restantes bolsas, não ajudará ao rompimento dos 5350.
Contundo continuo a acreditar no rompimento dos 5350 e ida aos 5550-5600 para aí depois corrigir então nos meses de Agosto e Setembro.
- Registado: 20/1/2017 15:52
EAGLETRADER20 Escreveu:Eu percebo as figuras técnicas e do ponto de vista da analise técnica fazem sentido que os 5350 fossem quebrados em alta e continuasse a subida .
Mas alguém tem que dizer ao dólar e ao DAX que têm de parar de cair senão , não vai acabar bem.
O PSI sozinho não faz milagres .
pois...
daí o movimento do psi só ser valido com o rompimento, até lá... é esperar.
Realmente o dax não está a ficar nada bonito...
deixo o gráfico para mostrar o porquê..
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
peaners Escreveu:conforme tinha publicado aqui há uns tempos um artigo de Louçã, o mais provável é o QE durar até final de 2018. Confirma-se:
BCE mantém estímulos pelo menos até dezembro
Governadores decidiram manter taxas de juro em níveis historicamente baixos e o nível de compras de dívida, pelo menos, até dezembro. Enquanto as condições não forem as desejadas, estímulos continuam.
O Banco Central Europeu decidiu manter as taxas de juro inalteradas e deu um sinal que o programa de compra de dívida pode continuar além de dezembro deste ano, data marcada para o seu término. Até a trajetória de inflação estar em linha com o objetivo do BCE, os estímulos vão continuar.
portanto aqueles analistas que andavam a dizer que ia ser anunciado em breve a estratégia do início do fim dos estímulos
Investidores estão a reforçar aposta nas acções europeias
21 de julho de 2017 às 11:27
Dados mostram que o dinheiro colocado nas acções europeias atingiu, nos sete dias terminados a 19 de Julho, o valor mais elevado desde a vitória de Emmanuel Macron.
Os investidores estão mais confiantes nos sinais vindos da Europa e, por isso mesmo, a aumentar a sua aposta nas acções do Velho Continente.
De acordo com dados da EPFR, citados pelo Financial Times, o dinheiro colocado nas acções europeias atingiu, nos sete dias terminados a 19 de Julho, o valor mais elevado desde a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais francesas de Maio. Já o interesse nas cotadas norte-americanas tem diminuído.
Naquele período, os investidores acrescentaram mais de 3 mil milhões de dólares a fundos de acções europeias, elevando o total do ano para 26 mil milhões de dólares. Tendo em conta a aceleração da recuperação económica da região, os sectores tipicamente ligados a um crescimento mais rápido ganharam maior vantagem.
O Financial Times recorda que estava evolução acontece depois de um 2016 "tórrido", em que os investidores retiraram 100 mil milhões de dólares dos fundos de acções europeias, devido aos receios em torno dos riscos deflacionários e do futuro depois do Brexit.
O aumento das apostas nos mercados do Velho Continente, precedeu, por outro lado, uma reunião amplamente esperada do Banco Central Europeu (BCE), em que a autoridade monetária decidiu manter inalterados os estímulos à economia.
"Tomámos nota da contínua melhoria do momento económico [mas] não há qualquer sinal convincente de uma recuperação da inflação subjacente [a que não considera energia e bens alimentares e é mais estável], quando se espera que a inflação global se mantenha volátil", afirmou Mario Draghi, na conferência realizada no final da reunião.
Contrastando com o aumento dos investimentos nas acções europeias, o interesse nos títulos norte-americanos caiu pela quinta semana consecutiva, com os investidores a retirarem 840 milhões de dólares destes fundos no mesmo período.
O Financial Times sublinha que os índices alemão, francês e espanhol tiveram uma desempenho inferior ao S&P500 no último mês, sendo que algumas divergências se devem à subida do euro.
Nos Estados Unidos há, porém, um sector que continua a ser muito atractivo para os investidores – o da tecnologia – que assistiu a duas semanas consecutivas de subidas pela primeira vez em um mês.
"Quem desdenha quer comprar"
Eu percebo as figuras técnicas e do ponto de vista da analise técnica fazem sentido que os 5350 fossem quebrados em alta e continuasse a subida .
Mas alguém tem que dizer ao dólar e ao DAX que têm de parar de cair senão , não vai acabar bem.
- Registado: 4/3/2008 9:17
Bom dia a todos,
Dicinho, concordo com a ideia
Por enquanto com bons indicadores, pois, uma consolidação num topo é um bom sinal para a probabilidade de rompimento de topo.
a minha ideia é quase igual à do docinho mas com outras linhas
Dicinho, concordo com a ideia

Por enquanto com bons indicadores, pois, uma consolidação num topo é um bom sinal para a probabilidade de rompimento de topo.
a minha ideia é quase igual à do docinho mas com outras linhas

"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
Por enquanto o que penso é isto
Volume e indicadores a condizer de acordo com a figura, e que, poderá mais tarde extender ainda mais o movimento:wink:

Volume e indicadores a condizer de acordo com a figura, e que, poderá mais tarde extender ainda mais o movimento:wink:
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
5350
esteve perto então!!!
Pois agora vamos chegar a um ponto em que o volume vai quebrar ainda mais...
Se eventualmente em setembro o rating sair do lixo! estou convencido que começam a olhar para nós com outros olhos, e ai sim quebrar essas resistências e outras mais acima, isto claro é o que penso!!

esteve perto então!!!
Pois agora vamos chegar a um ponto em que o volume vai quebrar ainda mais...
Se eventualmente em setembro o rating sair do lixo! estou convencido que começam a olhar para nós com outros olhos, e ai sim quebrar essas resistências e outras mais acima, isto claro é o que penso!!
- Registado: 30/3/2003 22:07
novato Escreveu:Começamos tão bem o dia... Não sei o que se passou!!
Está dificil chegar aos 5500
Antes dos 5500 estão os 5350. Enquanto os 5350 não forem ultrapassados nem existe na minha opinião a possibilidade de ir mais acima .
Assim que forem ultrapassados podem-se abrir outras portas .
Mercado fez a recuperação desde os 5150 e a maioria das cotadas está já cansada da subida ou perto de fortes resistências.
Dax desde ontem com forte valorização euro e queda dólar , que deverá ser para continuar, que está sucessivamente a recuar para níveis inferiores e abaixo 12400 irá testar 12300 e quiçá níveis inferiores .
O Fecho de contratos aparentemente quer fechar nesta zona 5300 e no exterior estavam também apontados a máximos.
Posso estar enganado, mas na minha opinião após fecho de contratos , com queda continua do dólar, investidores a ir para férias , americanos em máximos históricos , a minha perspetiva é que mercados recuem a partir da próxima semana até meio de agosto.
Na quarta ainda temos a Yellen , e depois disso não vejo catalisadores para que mercado USA possa para já subir mais ainda e PSI possa ultrapassar nesta fase os 5350.
Eu no final Junho também já tinha dito que 5350 estavam marcados e enquanto não fossem ultrapassados mercado não iria muito alem.
Desceu até aos 5150, recuperou para 5300. Mas não vejo força para ir mais acima especialmente se dólar continuar a cair e mercados recuarem
Começamos tão bem o dia... Não sei o que se passou!!

conforme tinha publicado aqui há uns tempos um artigo de Louçã, o mais provável é o QE durar até final de 2018. Confirma-se:
Governadores decidiram manter taxas de juro em níveis historicamente baixos e o nível de compras de dívida, pelo menos, até dezembro. Enquanto as condições não forem as desejadas, estímulos continuam.
O Banco Central Europeu decidiu manter as taxas de juro inalteradas e deu um sinal que o programa de compra de dívida pode continuar além de dezembro deste ano, data marcada para o seu término. Até a trajetória de inflação estar em linha com o objetivo do BCE, os estímulos vão continuar.
portanto aqueles analistas que andavam a dizer que ia ser anunciado em breve a estratégia do início do fim dos estímulos

"Quem desdenha quer comprar"
Penaforte Escreveu:A base da estratégia faz-me lembrar aquelas que se viam no passado recente do BCP.
Em pleno Bear market, quanto mais o preço se afastava das resistências, maior era o potencial de ganho caso as revisitasse e menor a amplitude da potencial perda. próximo suporte. O problema é que -e como o Ulisses reafirma vezes sem conta - num bear market pouco importam os suportes, estão lá mesmo para serem "comidos".
O mesmo acontece num Bull market e as suas resistências. Isto não é só paleio, está bem explanado em inúmeros gráficos com tendências dominantes para quem os analisa.
Logo, enquanto não houver um claro sinal de inversão numa cotada Bullish - uma quebra de suporte por exemplo - estarão todos a adivinhar o momento, a "jogar. Como eu considero a entrada um ponto fundamental para se ter sucesso no trading, acho que quem faz isso começa logo a perder.
Totalmente de acordo.
Penso que breve rompemos os 5350pts pois tem sinais de acumulação e os 56xxpts estão a caminho.
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
A base da estratégia faz-me lembrar aquelas que se viam no passado recente do BCP.
Em pleno Bear market, quanto mais o preço se afastava das resistências, maior era o potencial de ganho caso as revisitasse e menor a amplitude da potencial perda. próximo suporte. O problema é que -e como o Ulisses reafirma vezes sem conta - num bear market pouco importam os suportes, estão lá mesmo para serem "comidos".
O mesmo acontece num Bull market e as suas resistências. Isto não é só paleio, está bem explanado em inúmeros gráficos com tendências dominantes para quem os analisa.
Logo, enquanto não houver um claro sinal de inversão numa cotada Bullish - uma quebra de suporte por exemplo - estarão todos a adivinhar o momento, a "jogar. Como eu considero a entrada um ponto fundamental para se ter sucesso no trading, acho que quem faz isso começa logo a perder.
EAGLETRADER20 Escreveu:Penaforte Escreveu:Na minha opinião, a maior probabilidade é a continuação do movimento ascendente. Sem sinais claros de inversão (quebra de suportes), uma entrada no sentido oposto é puro gambling.
Tecnicamente, agrada-me o volume decrescente nos últimos dias pois pode estar uma bull flag em formação junto à resistência (para quem lhes atribui relevância).
Eu não considero os objetivos desta analise técnica como gambling , mas fazendo algum sentido para quem optar por essa estratégia de queda , tendo obviamente um nível de risco elevado.
Factor Negativo - Posiciona-se contra o sentido corrente do mercado .
Factor positivo - Os 5350 são para já uma barreira fortíssima que ainda não foi ultrapassada e mercado neste ponto está obviamente hesitante que a barreira não seja ultrapassada e recue potenciando mais-valias .
Do Ponto de vista RISK / REWARD os targets são interessantes pois é arriscada uma perda de 1% ( 5300 -> 5350 ) para um potencial ganho máximo de 7% ( 5300 -> 4900 ).
Pode não resultar e tem um risco elevado , mas a perda potencial é 1%, e se mercado ceder e começar a descer o potencial ganho é elevado.
A análise não é minha , é um potencial cenário analisado e colocado como mais provável em termos de AT neste ponto.
Essa operação definida como está, independentemente do risco/beneficio 1:7, esta mal construída.
Em termos de analise técnica esse stop loss nem deveria estar ai, e muito menos iniciar um short quando nos gráficos menor duração não houve mudança de tendência .
Já agora partilha a origem dessa analise.
Penaforte Escreveu:Na minha opinião, a maior probabilidade é a continuação do movimento ascendente. Sem sinais claros de inversão (quebra de suportes), uma entrada no sentido oposto é puro gambling.
Tecnicamente, agrada-me o volume decrescente nos últimos dias pois pode estar uma bull flag em formação junto à resistência (para quem lhes atribui relevância).
Eu não considero os objetivos desta analise técnica como gambling , mas fazendo algum sentido para quem optar por essa estratégia de queda , tendo obviamente um nível de risco elevado.
Factor Negativo - Posiciona-se contra o sentido corrente do mercado .
Factor positivo - Os 5350 são para já uma barreira fortíssima que ainda não foi ultrapassada e mercado neste ponto está obviamente hesitante que a barreira não seja ultrapassada e recue potenciando mais-valias .
Do Ponto de vista RISK / REWARD os targets são interessantes pois é arriscada uma perda de 1% ( 5300 -> 5350 ) para um potencial ganho máximo de 7% ( 5300 -> 4900 ).
Pode não resultar e tem um risco elevado , mas a perda potencial é 1%, e se mercado ceder e começar a descer o potencial ganho é elevado.
A análise não é minha , é um potencial cenário analisado e colocado como mais provável em termos de AT neste ponto.
Na minha opinião, a maior probabilidade é a continuação do movimento ascendente. Sem sinais claros de inversão (quebra de suportes), uma entrada no sentido oposto é puro gambling.
Dinamicadomercado Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:[b]
Algumas analises técnicas indicam neste momento , que a probabilidade maior de ser bem sucedida, será uma posição short com target nos 4900 e stop loss nos 5350 .
Que instrumento utilizarias para realizar esse short?
Neste momento a minha estratégia não contempla shorts , pelo que nem me debruço sobre o mais indicado nesta altura.
Nesta fase e neste ano , os shorts para já têm sido dizimados, especialmente USA e até uma inversão definitiva do mercado é sempre de alto risco e é uma estratégia de alto risco para os meus objetivos .
Prefiro aguardar por uma correção forte que espero que ocorra até Outubro, para depois abrir longos em força em suportes de maior segurança e provavelmente numa recuperação / Subida , Novembro - Junho.
Mas eu neste momento estou fora do mercado e não faço pequenos trades , a estratégia de outros será diferente e provavelmente estarão a assumir novas posições regularmente .
EAGLETRADER20 Escreveu:[b] que a probabilidade maior de ser bem sucedida, será uma posição short com target nos 4900 e stop loss nos 5350 .

EAGLETRADER20 Escreveu:[b]
Algumas analises técnicas indicam neste momento , que a probabilidade maior de ser bem sucedida, será uma posição short com target nos 4900 e stop loss nos 5350 .
Que instrumento utilizarias para realizar esse short?
EAGLETRADER20 Escreveu:O mercado está atualmente numa zona crucial de decisão 5300 - 5350.
Percebe-se pela indecisão, baixos volumes e pelo nível em que títulos estão a cotar.
Também com reunião do Mario amanhã e fecho de contratos na sexta , é difícil alguém conseguir ter uma noção exata do que irá fazer o mercado nesta zona.
Se vai ultrapassar e prosseguir o Bull , confirmando as expectativas de todos os que estão BULL ( Maioria ) ou não passa a resistência e volta para baixo para 4900, não sei.
O Mercado é soberano.
Mas como tudo é falível e poderá estar errada esta previsão, o mercado irá mostrar o caminho.
Das resistências vincadas que identifiquei em Junho que teriam de ser ultrapassadas , para bull continuar acima dos 5350, só duas foram superadas BCP e SON.
Penso que para BULL continuar em força acima dos 5350, várias destas resistências terão de ser superadas .
"Zona atual de resistências até onde títulos vão e dai para já não passam :
BCP 0.24
SON 0.95-0.96
NVG 4.00
COR 13
CTT 5.60
ALTR 4.40
JMT 18
EDP 3.06-3.10
NOS 5.40-5.50"
Bom dia Eagle,
Bem vindo de volta aos comentários regulares.
Na minha opinião, caso o PSI ultrapasse os 5350 tem tudo para ir até aos 5550 e aí assim corrigir. Penso que esse será o cenário mais provavél para o PSI no curto prazo, especialmente à boleia do BCP, que vale quase um quinto do indice, SONAE, NOS e EDP. Este cenário necessita de confirmação com a intensa semana de apresentação de resultados que aí vem, com especial atenção no dia 27. Se resultados forem positivos o caminho fica aberto até aos 5550 pontos. Outro fator que vai pesar definitivamente no caminho que o PSI irá levar no curto prazo serão as palavras de Draghi amanhã.
- Registado: 20/1/2017 15:52
O mercado está atualmente numa zona crucial de decisão 5300 - 5350.
Percebe-se pela indecisão, baixos volumes e pelo nível em que títulos estão a cotar.
Também com reunião do Mario amanhã e fecho de contratos na sexta , é difícil alguém conseguir ter uma noção exata do que irá fazer o mercado nesta zona.
Se vai ultrapassar e prosseguir o Bull , confirmando as expectativas de todos os que estão BULL ( Maioria ) ou não passa a resistência e volta para baixo para 4900, não sei.
O Mercado é soberano.
Mas como tudo é falível e poderá estar errada esta previsão, o mercado irá mostrar o caminho.
Das resistências vincadas que identifiquei em Junho que teriam de ser ultrapassadas , para bull continuar acima dos 5350, só duas foram superadas BCP e SON.
Penso que para BULL continuar em força acima dos 5350, várias destas resistências terão de ser superadas .
BCP 0.24
SON 0.95-0.96
NVG 4.00
COR 13
CTT 5.60
ALTR 4.40
JMT 18
EDP 3.06-3.10
NOS 5.40-5.50"
O Mercado é soberano.
BCP 0.24
SON 0.95-0.96
NVG 4.00
COR 13
CTT 5.60
ALTR 4.40
JMT 18
EDP 3.06-3.10
NOS 5.40-5.50"
Boas tarde meus caros,
Não querendo parecer demasiado "bruxo" (como diria o nosso camarada _NOAH) para a semana teremos o psi em máximos de 52 semanas.
Já há dias disse, e continuo com a mesma opinião, que os resultados do primeiro semestre serão na sua generalidade excelentes.
Para quem olha apenas para a AT, essa então deixa-me muito poucas duvidas acerca do caminho do PSI.
Hoje foi apenas mais um exemplo, com o PSI a subir mesmo com a Europa praticamente toda a descer 1%.
Bons negócios!
Não querendo parecer demasiado "bruxo" (como diria o nosso camarada _NOAH) para a semana teremos o psi em máximos de 52 semanas.
Já há dias disse, e continuo com a mesma opinião, que os resultados do primeiro semestre serão na sua generalidade excelentes.
Para quem olha apenas para a AT, essa então deixa-me muito poucas duvidas acerca do caminho do PSI.
Hoje foi apenas mais um exemplo, com o PSI a subir mesmo com a Europa praticamente toda a descer 1%.
Bons negócios!
- Registado: 31/3/2017 13:26
DIXIE17 Escreveu:Vêr o nosso PSI positivo hoje, enquanto o CAC e DAX estão com uma queda superior a 1%, dá-me um especial prazer de vêr... a questão que se coloca é:
- Quanto durará este contra-ciclo no PSI?
_-Talvez qd o SP500 do outro lado do atlântico baixar da fasquia dos 2400pts
Por vezes o nosso mercado provavelmente pela dimensão , com pouca liquidez , muitas vezes tem lag de 1 dia nas subidas e descidas , ainda na ultima subida aconteceu isso , DAX disparou e PSI subiu só no dia seguinte .
Enquanto SP500 não quebrar 2400 em baixa , dificilmente se assistirá a grandes quedas .
Neste momento os únicos fatores de possível aumento de volatilidade seriam a quebra do dólar para níveis ainda inferiores e aumento muito elevado do VIX, rapidamente .
Sem estes dois fatores dificilmente assistiremos a grandes quedas até final do próximo mês .
Neste momento são os únicos 2 fatores que acompanho diariamente em ferias .
O SP500 neste momento está completamente distorcido pelas FAANG e pelo peso destas nos fundos .Devia chamar-se SP10
Artigo interessante sobre investimento em valor e que também menciona situação atual da TESLA e FAANG.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... nas-185547
Eu acredito numa subida ainda maior!!!
Repara, quantas dias/semanas /meses viste os outros indices a subir e o nosso a descer?!!!
Com a subida de rating prevista para o final deste ano, inicio do outro, com o crescimento do PIB
Estou com um otimismo moderado!
http://www.jornaldenegocios.pt//economi ... _Destaques
Repara, quantas dias/semanas /meses viste os outros indices a subir e o nosso a descer?!!!
Com a subida de rating prevista para o final deste ano, inicio do outro, com o crescimento do PIB

Estou com um otimismo moderado!
http://www.jornaldenegocios.pt//economi ... _Destaques
Editado pela última vez por novato em 18/7/2017 15:23, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, cali010201, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, nbms2012, PIKAS, Shimazaki_2, trilhos2006, zorro2009 e 133 visitantes