Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gato escaldado...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 1/4/2004 13:20

O titulo deste tópico é 5 *****, é só gatos escaldados na média capital.
EU sou um deles.
Visitante

por Touro » 31/3/2004 23:44

Artista, ainda é cedo para falar. Como se pode ver aqui, o BCP, CGD, BES, fundo de pensões da PT, Fidelity compraram, e não me parece que gostem de perder dinheiro.

Já disse aqui que não acredito nesta empresa, isto é, na empresa tal como é actualmente e como é gerida, no entanto, surgiu-me a ideia de que com esta grande dispersão de capital as coisas poderão mudar a nível de gestão, e aí a conversa é outra.

Será que os institucionais que compraram agora têm algum trunfo na manga?
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Zen » 31/3/2004 15:54

Existe efectivamente um contrato de estabilização que foi celebrado com os Bancos colocadores. Se forem ao site da CMVM e virem as últimas páginas do prospecto vão encontrar todo o clausulado do contrato.
A vida são dois dias e o Carnaval são três.

Registado: 25/7/2003 12:50

por artista_ » 31/3/2004 14:31

Para já enganaste-te, e eu também... :x :x :x :x

Registado: 17/3/2003 22:51

por Touro » 31/3/2004 14:14

Artista,

O JAS já fez o favor de lhe responder. De facto, o que acontece é que os institucionais não vão começar a vender já, pelo contrário, vão segurá-la e até mesmo fazer algumas compras para abrir o apetite, atraindo compradores a quem depois vão vender.

Nos próximos tempos a cotação vai ser manipulada pelos que tomaram firme a operação. E julgo que o pequeno investidor deve estar atento porque pode surgir alguma oprtunidade de negócio de curto-prazo.

Tenho a ideia, como disse, que o cuidar da "criança" nos primeiros tempos faz parte do contrato assinado com as entidades colocadoras. Se alguém pudesse confirmar isto era interessante.
Cumprimentos,
Touro

por Thomas Hobbes » 31/3/2004 13:07

So gostaria de saber, é como a TVI se aguenta com prejuizos constantes ao longo dos anos?

Será que está tudo à espera da retoma do mercado publicitário? ou pelo aumento da fatia do mesmo com a eliminação da 2?

A MC faz-me lembrar o FCP, que mesmo ganhando o taça UEFA e estando onde está na Champions leage, continua a registar prejuizos.

Isto só prova que em Portugal, certos mercados não têm dimensão suficiente para tantas empresas.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por artista_ » 31/3/2004 12:53

Isso em teoria até parece fácil, mas na prática...

Media Capital

por JAS » 31/3/2004 12:49

artista Escreveu:Caro Touro, pergunto-me como é que se pode fazer subir a cotação e ao mesmo tempo "sair"???

Simples. Fazem umas compras e ela sobe. A AT dá sinal de compra e eles saiem. Devagarinho para não espantar a caça.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por D1as » 31/3/2004 12:47

eu gostei do artigo :)

Registado: 7/11/2002 19:47

por artista_ » 31/3/2004 12:42

Caro Touro, pergunto-me como é que se pode fazer subir a cotação e ao mesmo tempo "sair"???

por Touro » 31/3/2004 0:38

Quanto ao autor do atigo, penso que é o mesmo já criticado por mim aqui há uns tempos atrás, quando se aventurou a avançar razões para a subida dos mercados, demonstrando não perceber nada de bolsa. Seja o mesmo ou não que escreveu este texto, o melhor era estar calado para não dizer asneiras

Quanto à OPV tenho algumas dúvidas relativamente ao comportamento próximo em bolsa das acções colocadas. Por um lado os funcionários e os pequenos não as quiseram, mas por outro os intitucionais compraram, o que poderá fazer com que o preço mexa para cima nos próximos dias, quanto mais não seja para eles sairem. A colocação a preços encostados ao mínimo pode ajudar.

Como já disse aqui, acredito que quem tomou firme a operação vai garantir a liquidez e até algumas subidas nos tempos mais próximos, no mínímo não a vai deixar cair (deve fazer parte do contrato). Quanto ao médio- e longo-prazo não acredito no papel.
Cumprimentos,
Touro

por Ming » 30/3/2004 22:38

No curto prazo não tenho grande opinião.

No entanto uma coisa é certa: Quem acabou de pagar X pelas acções no IPO não deve estar decidido a vende-las, imediatamente, a perder dinheiro.
Talvez por isso, as acções constumam subir um bocadinho no curto prazo depois dos IPO.

Assim, a grande pergunta não é tanto o comportamento no muito curto prazo, mas antes o comportamento quando saírem (já em Abril) os resultados do 1º trimestre e, depois, quando continuarem a sair os seguintes... :wink:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por vvv » 30/3/2004 22:01

Ming,

Compreendi(numa perspectiva de longo-prazo).

E no curto,curtíssimo-prazo, qual sua opinião?

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por Ming » 30/3/2004 21:53

Por causa dos fundamentais. :!:

Mesmo nos tempos da bolha as empresas que realizavam IPOs apresentavam lucros (caso da PAD e da Impresa, para referir só duas) ou pelo menos perspectiva de crescimento muito forte dos negócios (PTM, etc.).

No caso da MC trata-se de um negócio tradicional, maduro, sem grandes (quase que diria que nem pequenas :roll: ) perspectivas de crescimento, e com prejuizos permanentes nos últimos 10 anos.
Isto augura alguma coisa de bom para o futuro?
Earthlings? Bah!

por vvv » 30/3/2004 21:21

Caro MING

Boas,

Parece-me que está um pouco pessimista em relação á MCapital.
Pode explicar o pq?
abraço forense
vvv
(obs: ADERI á MC)
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por Ming » 30/3/2004 20:34

O artigo parece-me extraordináriamente fraco.
(Daqueles que um mau jornalista económico escreve para despachar as suas obrigações de mais um dia...)

O pontos em que poderia "pegar" para ilustrar esta fraqueza geral são "mais que muitos" mas vou pegar apenas num:
É quase impossível que a Media Capital provoque um “escaldão” daquela amplitude aos novos accionistas.

Porquê? Do "discurso" do artigo percebe-se que a única razão na cabeça do jornalista é que agora o preço de colocação é 4.xx, ao invés de 10.xx...
Pobre diabo... :(

Bom, em termos de opinião pessoal eu acho que é quase inevitável que dê um escaldão (percentual) bem maior!
E seria já o 4º dado pela TVI... (Quem se lembra ainda das velhinhas católicas que meteram as suas reformas na "1ª TVI"? Alguém? :mrgreen: )
Earthlings? Bah!

Re: Gato escaldado...

por artista_ » 30/3/2004 19:55

TRSM Escreveu:E a isto os investidores mais pequenos disseram um “sim, mas...”.

Sim, querem estar presentes, porque os lugares mais confortáveis tomam-se quando o comboio arranca. Mas não com a exposição máxima. Nem a qualquer preço.

negocios-pt

Os investidores mais pequenos não disseram "sim" porque nem a totalidade das poucas acções subscreveram... muito menos tiveram alguma coisa a ver com o preço pois esse foi fixado pela procura institucional... embora nos últimos dias já se falasse que o preço poderia ficar perto do mínimo do intervalo definido os pequenos davam apenas ordem de subscrição sem preço, logo não sabiam a que preço iriam comprar, apenas sabiam que comprariam ao mesmo preço que os institucionais....

Gato escaldado...

por TRSM » 30/3/2004 19:20

Gato escaldado...
pferreira@mediafin.pt
--------------------------------------------------------------------------------

Por pouco que a Media Capital não era fintada pelos ataques terroristas de Madrid e pela alteração do “mood” dos investidores que se deu nessa altura. Mas acabou por correr tudo bem. E aí temos a primeira debutante em bolsa (tirando o caso especial da Gescartão), após um longuíssimo jejum de quatro anos. É verdade que esta colocação da Media Capital podia ter corrido melhor.
Por pouco que a Media Capital não era fintada pelos ataques terroristas de Madrid e pela alteração do “mood” dos investidores que se deu nessa altura. Mas acabou por correr tudo bem.

E aí temos a primeira debutante em bolsa (tirando o caso especial da Gescartão), após um longuíssimo jejum de quatro anos. É verdade que esta colocação da Media Capital podia ter corrido melhor. A tranche reservada aos pequenos investidores, já de si reduzida, acabou por ser colocada apenas em 40%.

E o preço da operação encostou ao limite inferior do intervalo proposto pelo emitente. Mas na hora decisiva lá estavam os investidores institucionais, mais batidos e com sangue mais frio, para “limpar” toda a oferta de acções.

O filme desta operação é, afinal, um digno retrato do sentimento que o mercado experimenta por estes dias. Houve o frenesi dos dois primeiros meses do ano. Os índices treparam 17% e começaram a aparecer sintomas típicos da entrada pouco selectiva no mercado: o importante é estar lá dentro.

Com o 11 deMarço os investidores foram chamados à terra e iniciou-se um saudável movimento de correcção que pode ainda não ter acabado. E agora volta a fazer-se contas, a olhar para os dados fundamentais das empresas, a não entrar a qualquer preço.

A operação do grupo de Paes do Amaral foi apanhada no contrapé destes movimentos. Foi aprovada e anunciada no fervilhar da subida e acabou por realizar-se já no fresco do refluxo. E a isto os investidores mais pequenos disseram um “sim, mas...”.

Sim, querem estar presentes, porque os lugares mais confortáveis tomam-se quando o comboio arranca. Mas não com a exposição máxima. Nem a qualquer preço.

Este comportamento avisado pode até nem ser o que melhor serve os interesses próprios de cada emitente, que quer para si a maior procura possível para os títulos que coloca no mercado.

Mas é, seguramente, o que melhor defende o interesse geral do mercado, que se quer mais sustentado e de longo prazo do que especulativo e para entrar de manhã e sair à tarde.

Não é preciso sair do sector dos media para ilustrar as diferenças. Há quase quatro anos, já no estertor da “bolha dotcom” a Impresa dispersou capital a 10,25 euros por acção e a procura dos particulares foi 50 vezes a oferta. Cinquenta vezes!

Hoje a empresa de Balsemão vale um terço daquele preço, mas chegou a cotar a 1,5 euros. Experiências destas servem para pouco mais do que para afastar investidores do mercado. Agora os tempos são outros. E não são necessariamente piores.

É quase impossível que a Media Capital provoque um“escaldão” daquela amplitude aos novos accionistas. Mesmo que a avaliação tenha sido “esticada”, os danos colaterais serão mais limitados. E isso é positivo para a consolidação do mercado, que não se faz com investidores mal dispostos e divorciados das acções.

Ao recém chegado à bolsa cabe agora provar que merece a confiança dos que investiram. Chegar aos lucros em 2005, como prometido, é um passo decisivo para isso.

negocios-pt

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Crissssx, macau5m, rg7803, smog63 e 144 visitantes