PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Vejo que não consegues responder e por isso procuras virar o bico ao prego: então não foste tu quem disse que era muito difícil perder dinheiro com o teu esquema da MM20? Limitei-me a mostrar que afinal dá prejuízo, apenas isso
Mas já percebi que não procuras uma discussão séria, por isso fico por aqui
Fica bem
Mas já percebi que não procuras uma discussão séria, por isso fico por aqui
Fica bem
menos é mais
"Forget the Butterflies and feel the whole zoo"
Abro o mail e vejo que não respondes ao tema central do bar38 e consequentemente meu, tornando esta conversa estéril, ao único tema em que se tinha o foco, o da importância das médias móveis, s/r móveis de igual relevo aos fixos/dos efeitos práticos ou antecipações que podem daí advir, infiro que então nada passa para lá de uma estratégia monofásica baseada apenas em s/r fixos e LT's "não processadas" (certamente com resultados magníficos), que como qualquer outra, respeito mas que me diz pouco. Este diálogo vale a circunstância e só respondo por respeito a alguém quem possa vir a ler isto, alertando que uma estratégia Mono pode ser one sided e por isso limitada.
Sobre o exemplo secundário sobre exemplo secundário, que não passava disso mesmo, para o qual fizeste backtesting (e não teste), vale o que vale para as premissas que possa ter, é sempre bom ter mais, valorizo o meu como o de todos os outros. Voltarei, espaçadamente, com gosto a dialogar contigo quando vir essas ideias certamente interessantes a materializarem-se em oportunidades, a explicar tendências reais/potenciais, projeções práticas para um ìndice, a expectativa técnica para ações, um plano de trade para qualquer activo, até lá, é perda de tempo.
Abro o mail e vejo que não respondes ao tema central do bar38 e consequentemente meu, tornando esta conversa estéril, ao único tema em que se tinha o foco, o da importância das médias móveis, s/r móveis de igual relevo aos fixos/dos efeitos práticos ou antecipações que podem daí advir, infiro que então nada passa para lá de uma estratégia monofásica baseada apenas em s/r fixos e LT's "não processadas" (certamente com resultados magníficos), que como qualquer outra, respeito mas que me diz pouco. Este diálogo vale a circunstância e só respondo por respeito a alguém quem possa vir a ler isto, alertando que uma estratégia Mono pode ser one sided e por isso limitada.
Sobre o exemplo secundário sobre exemplo secundário, que não passava disso mesmo, para o qual fizeste backtesting (e não teste), vale o que vale para as premissas que possa ter, é sempre bom ter mais, valorizo o meu como o de todos os outros. Voltarei, espaçadamente, com gosto a dialogar contigo quando vir essas ideias certamente interessantes a materializarem-se em oportunidades, a explicar tendências reais/potenciais, projeções práticas para um ìndice, a expectativa técnica para ações, um plano de trade para qualquer activo, até lá, é perda de tempo.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Bar38 Escreveu:É o mesmo sistema vazio a que fizeste os backtest.
Bar: estás a confundir as coisas
No caso das MMs bastou seguir as regras do perseu, mas aqui eu nunca falei de um sistema de suportes e resistências, apenas defendi que são coisas distintas das médias
É o mesmo sistema vazio a que fizeste os backtest.
- Registado: 20/6/2011 21:37
Bar38 Escreveu:rsacramento Escreveu:Perseu Escreveu: backtesting, de compra/venda na MMS20 para um mero exemplo secundário ao tema (Testes só revelam se há bébé ou não, e isso deixo para o Predictor:D ), mas que referi no mail anterior , existem para todos os gostos, do critério, do tempo da observação, do activo, e o resultado é por isso para o âmbito que se quiser e qualquer um tem o seu critério e o seu valor.]
não foste tu que disseste que era muito dificl não ganhar dinheiro no psi ou na edp? limitei-me a ir confirmar o que tinhas afirmado
agora se mudaste de opinião, ou, pior, se só aceitas os resultados que te convêm, isso é outra coisa
já agora, mais um teste este com o S&P, a 3 anos, também perde dinheiro
reparara que se me dou ao trabalho de te responder não é por ti mas sim por aqueles menos experimentados que podem ser levados ao engano pelas tuas (no mínimo ligeiras) afirmações
Já agora importavas te de colocar o resultado dos backtesting utilizando o price action, com entradas e saídas automáticas S/R.
Que sistema é esse?
rsacramento Escreveu:Perseu Escreveu: backtesting, de compra/venda na MMS20 para um mero exemplo secundário ao tema (Testes só revelam se há bébé ou não, e isso deixo para o Predictor:D ), mas que referi no mail anterior , existem para todos os gostos, do critério, do tempo da observação, do activo, e o resultado é por isso para o âmbito que se quiser e qualquer um tem o seu critério e o seu valor.]
não foste tu que disseste que era muito dificl não ganhar dinheiro no psi ou na edp? limitei-me a ir confirmar o que tinhas afirmado
agora se mudaste de opinião, ou, pior, se só aceitas os resultados que te convêm, isso é outra coisa
reparara que se me dou ao trabalho de te responder não é por ti mas sim por aqueles menos experimentados que podem ser levados ao engano pelas tuas (no mínimo ligeiras) afirmações
Já agora importavas te de colocar o resultado dos backtesting utilizando o price action, com entradas e saídas automáticas S/R.
Perseu Escreveu: backtesting, de compra/venda na MMS20 para um mero exemplo secundário ao tema (Testes só revelam se há bébé ou não, e isso deixo para o Predictor:D ), mas que referi no mail anterior , existem para todos os gostos, do critério, do tempo da observação, do activo, e o resultado é por isso para o âmbito que se quiser e qualquer um tem o seu critério e o seu valor.]
O tema central são a importância ou não das médias móveis (que eu incorporo na análise e outros não), Julgo que elenquei os factores pelos quais o efeito das médias móveis como suportes/referências/leading indicators, são tão importantes e necessárias como os suportes/resistências fixas. É incompleto o efeito isolado de umas sem as outras.
Difícil é olhar para o Gráfico em anexo e não valorizar também as médias móveis como suporte/resistência e o seu efeito antecipador de mudança de tendência de médio, de curto de longo prazo no cruzamento entre MMS, por exemplo, a acontecer numa mais que provável golden cross no PSI20, na ultrapassagem da MMS200 pela MMS50 (na confirmação da tendência ascendente de médio prazo), ou até no facto de a MMS200 ter passado a ser o suporte móvel do preço (Linha móvel de tendência de longo prazo, embora sujeita a confirmação).
backtesting, de compra/venda na MMS20 para um mero exemplo secundário ao tema (Testes só revelam se há bébé ou não, e isso deixo para o Predictor:D ), mas que referi no mail anterior , existem para todos os gostos, do critério, do tempo da observação, do activo, e o resultado é por isso para o âmbito que se quiser e qualquer um tem o seu critério e o seu valor.
SPY 3 years buy/sell SMA20
All Trades
Total Net Profit $5,035.00
Gross Profit $69,509.00
Gross Loss ($64,474.00)
Profit Factor 1.08
Total Number of Trades 1,270
Winning Trades 495
Losing Trades 773
Even Trades 2
Avg. Winning Trade $148.42
Avg. Losing Trade ($50.65)
Ratio Avg. Win:Avg. Loss 2.93
Largest Winning Trade 1,270
Largest Losing Trade (402)
Largest Winner as % of Gross Profit 1.91%
Largest Loser as % of Gross Loss 0.62%
Max. Consecutive Winning Trades 7
Max. Consecutive Losing Trades 19
Avg. Bars in Total Trades 10.21
Avg. Bars in Winning Trades 22.70
Avg. Bars in Losing Trades 5.36
Avg. Bars in Even Trades 5.50
Ratio Avg. Bars in Winning Trades/Avg. Bars in Losing Trades 4.24
Difícil é olhar para o Gráfico em anexo e não valorizar também as médias móveis como suporte/resistência e o seu efeito antecipador de mudança de tendência de médio, de curto de longo prazo no cruzamento entre MMS, por exemplo, a acontecer numa mais que provável golden cross no PSI20, na ultrapassagem da MMS200 pela MMS50 (na confirmação da tendência ascendente de médio prazo), ou até no facto de a MMS200 ter passado a ser o suporte móvel do preço (Linha móvel de tendência de longo prazo, embora sujeita a confirmação).
backtesting, de compra/venda na MMS20 para um mero exemplo secundário ao tema (Testes só revelam se há bébé ou não, e isso deixo para o Predictor:D ), mas que referi no mail anterior , existem para todos os gostos, do critério, do tempo da observação, do activo, e o resultado é por isso para o âmbito que se quiser e qualquer um tem o seu critério e o seu valor.
SPY 3 years buy/sell SMA20
All Trades
Total Net Profit $5,035.00
Gross Profit $69,509.00
Gross Loss ($64,474.00)
Profit Factor 1.08
Total Number of Trades 1,270
Winning Trades 495
Losing Trades 773
Even Trades 2
Avg. Winning Trade $148.42
Avg. Losing Trade ($50.65)
Ratio Avg. Win:Avg. Loss 2.93
Largest Winning Trade 1,270
Largest Losing Trade (402)
Largest Winner as % of Gross Profit 1.91%
Largest Loser as % of Gross Loss 0.62%
Max. Consecutive Winning Trades 7
Max. Consecutive Losing Trades 19
Avg. Bars in Total Trades 10.21
Avg. Bars in Winning Trades 22.70
Avg. Bars in Losing Trades 5.36
Avg. Bars in Even Trades 5.50
Ratio Avg. Bars in Winning Trades/Avg. Bars in Losing Trades 4.24
Perseu Escreveu:Em activos com volatilidade baixa é muito muito muito difícil não ganhar cash, a médio prazo, com esta estratégia na MMS20 (ex: tão tão difícil perder dinheiro no PSI20/Dow/EDP/Apple/Google, se se cumprir com este "imperativo automático" ao longo de um ano para a mesma posição a "entrar e a sair" na MMS20).
não é isso que os testes revelam:
Perseu Escreveu:rsacramento Escreveu:Bar38 Escreveu:Rsacramento, constatar que também as mm se comportam como suportes e resistências parece me a mim que é constatar uma realidade
![]()
aí é que te enganas redondamente: uma coisa é uma zona de S/R, que é criada a partir do comportamento dos intervenientes, outra bem diferente é uma média ponderada calculada a partir do preço
Debate interessante, com 2 análises diferentes sobre suportes e resistências, mas em que obviamente ambos têm razão. Na memória e na interpretação dos preços coexistem suportes/resistências móveis (MMS, Bb's, chand, etc), bem como suportes/resistências fixas (essencialmente pontos horizontais de acumulação/distribuição com repercussão histórica, e residualmente s/r puramente teóricas por corporizarem números impactantes - 4500, 5000, 5, 1, 0.1).
Porque é que as Mms ( que servem a parafernália de instrumentos correlacionados que se quiser), são tão importantes? a) Porque refletem sobre a realidade em cada momento (sempre móvel), b) porque antecipam/clarificam tendências, c) porque confirmam tendências veiculadas pelos s/r fixos, d) poder visual facilita a vida ao interprete, e) Factor Crença - se muita gente valoriza uma death cross, uma golden cross, uma Lta/Ltd pela mms200 ou que acredita que a Mms20/Mms5 são os únicos instrumentos que necessita para o day trade, tem de pelo menos se ponderar sobre que impacto as Mms podem ter sobre a evolução de um activo ou de uma ação/índice. As Mms "retratam e temporizam a vida do preço", na interactuação de pelo menos duas - Mms5, 10, 20, 21, 50, 100, 200, 500. As três omnipresentes para mim são as mms20 (cp), 50 (mp), 200 (lp), e utilizo secundariamente a mms 5 e a 100.
Cada um tem as suas "técnicas culinárias", que até mudam ao longo do tempo/modo/ objectivos e resultados.
Concordo com o Perseu. Suportes/resistências horizontais são tão importantes como suportes/resistências dinâmicas (MM). Na minha opinião as MM definem bem o rumo de uma acção e quanto maior o tempo da MM maior a consistência da tendência de longo prazo. O movimento do preço pode enganar um trader se contrariar o movimento de uma MM. Agora como é que são calculadas as MM, para mim é irrelevante essa discussão. Por exemplo o preço pode andar a oscilar para cima ou para baixo, mas se a MM se mantiver intacta num determinado sentido é esse o rumo que, provavelmente, vai manter-se. Há sempre ratoeiras claro. Mas quem se guia pelas MM pode evitar sair antes do tempo ou entrar na altura errada. Claro que o santo graal da bolsa é apanhar fundos e sair nos topos mas isso é coisa complicada e exige muitos aninhos. Já me dou por contente por conseguir apanhar a tendência na altura certa.
Numa óptica de longo prazo dou importância aos golden-cross no timeframe diário, à superação da MM50 no semanal (e o PSI anda ali a farejar) e no mensal a superação da MM10 e MM20. Superar a MM200 no mensal significaria um bull de longo prazo.
Exemplo do psi no semanal: anda aqui aos ziguezagues. Apesar de serem importantes, quem se guia (somente) por linhas horizontais ou LTD/LTA pode entrar na altura errada mas se olharmos para a MM20 vemos que desde meados 2015 aponta para baixo. E isso é que interessa. Mas já há 4 semanas parece querer navegar acima da MM20 que lentamente parece querer mudar de direcção para norte. Algo que já não acontecia desde 2015.
- Anexos
-
- psisemanal.PNG (51.29 KiB) Visualizado 7583 vezes
"Quem desdenha quer comprar"
Perseu Escreveu:Marco Martins Escreveu:Houve algum título que susbtituiu o BPI no psi principal (por respeito aos investidores, vou excluir o 20)?
Só no dia 20 de Março é que a Euronext vai indicar a ação (ações) que entram para o índice (Sonae Indústria, Ibersol são as 2 mais prováveis)
Não faz sentido este vazio temporal!!!!
Ou mantinham o BPI mais uns dias até despromoção, ou promoviam imediatamente as outras!!
Que CMVM tão inerte nós temos!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco Martins Escreveu:Houve algum título que susbtituiu o BPI no psi principal (por respeito aos investidores, vou excluir o 20)?
Só no dia 20 de Março é que a Euronext vai indicar a ação (ações) que entram para o índice (Sonae Indústria, Ibersol são as 2 mais prováveis)
Houve algum título que susbtituiu o BPI no psi principal (por respeito aos investidores, vou excluir o 20)?
- Registado: 7/4/2007 17:13
rsacramento Escreveu:Bar38 Escreveu:E então quando o preço toca na mm e retrai ou ressalta também não é a partir do comportamento dos intervenientes?
não; é coincidência, a reacção não foi deliberada, mas casual
mas agora, quando o preço oscila do suporte à resistência e recua novamente, aí sim, os intervenientes têm um papel activo na criação das zonas (de S/R), consegues perceber o que quero dizer?Perseu Escreveu:Porque é que as Mms (...r), são tão importantes? (...) b) porque antecipam/clarificam tendências
tens de me explicar como é que as MMs antecipam tendências
A interação entre suportes/resistências fixas e móveis é um Must. Desconsiderar umas ou outras fragiliza a capacidade e sobretudo a flexibilidade da análise. Qualquer informação é processada, mesmo as factuais. Um volume de 1 milhão, um preço objectivo de 5€ ou um índice ter ultrapassado os 20.000 pontos só tem significado se fôr processado pelo intérprete homem/máquina.
Como instrumentos de análise, uma das múltiplas potencialidades das MMS é exactamente antecipar tendências. Dada a sua mobilidade (passo a redundância), antecipo por exemplo uma tendência sempre que da dialética entre MMS resultar um SINAL claro / para mim a MMS20 representa o curto prazo, a MMS50 o Médio prazo, a MMS200 o longo prazo, a MMS500 o total de life span e a MMS5 o semanal (curtíssimo prazo).
Dou-te 2 exemplos pessoais mais simples:
1 - Antecipação/Curto prazo na MMS20: Comprar e vender apenas pela MMS20. Antecipar quedas na ação sempre que o preço quebra a MMS20 (vender automaticamente posição na quebra); antecipar subidas na ação sempre que o preço rompe a MMS20 (comprar automaticamente posição no rompimento). O Fine tunning desta estratégia, para curtíssimo prazo, passa por comprar sempre que a MMS5 rompa a MMS20 e vice versa.
Em activos com volatilidade baixa é muito muito muito difícil não ganhar cash, a médio prazo, com esta estratégia na MMS20 (ex: tão tão difícil perder dinheiro no PSI20/Dow/EDP/Apple/Google, se se cumprir com este "imperativo automático" ao longo de um ano para a mesma posição a "entrar e a sair" na MMS20).
detalhe - No PRICE Channel (1º gráfico Psi), centrado na MMS20, percepciona-se a antecipação potencial do topo/base da banda como target do preço. O definidor de tendência de curto prazo está na linha pontilhada/MMS20.
2 - Antecipação Médio prazo na dialética MMS50/MMS200 (Golden Cross/Death Cross). A clareza deste sinal (elimina ruído), desta antecipação tem sido para mim uma certeza ao longo do tempo (mesmo que depois venha a durar pouco tempo ou necessite de confirmação). Antecipar a fraqueza/força relativa do Médio Prazo (MMS50) sobre a Linha de tendência primária (para mim a MMS200). Sempre que o Médio prazo rompe com o Longo prazo, consolidar posições longas na antecipação/sinal BULL. Quando o Longo prazo quebra o Médio prazo, reduzir posições na antecipação/sinal BEAR.
O que acho que o sacramento quer dizer é que o preço e volume é o resultado direto da intenção dos intervenientes.
Enquanto que as médias são processadas com base no preço, ou seja, são indicadores calculados e atrasados, coisa que o preço não é.
Cumprimentos e bons negócios
Enquanto que as médias são processadas com base no preço, ou seja, são indicadores calculados e atrasados, coisa que o preço não é.
Cumprimentos e bons negócios
Editado pela última vez por Thoth em 17/2/2017 13:15, num total de 1 vez.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
rsacramento Escreveu:ovelhaxone Escreveu:e uma MM nao resulta do comportamento dos intervenientes? 'tá boa
![]()
o comportamento é processado!
o que é um "comportamento processado"?
pergunto de outra forma, o que é um SeR?
pergunto ainda de outra forma, como desenhas/interpretas o preço de forma a obter esses SeR? com valores OHLC do dia? com point and figure? Kagi? Renko?...
tudo para além da quantidade e do valor uma transacção é informação processada...
um suporte e resistência são informações processadas, tal como uma média móvel. são apenas formas diferentes de analisar o preço, com diferentes niveis de aproximação aos dados fundamentais (preço e volume de uma dada transacção), cada uma com as suas vantagens e inconvenientes.
- Registado: 18/7/2013 15:16
rsacramento as MMS moveis ajudam e muito a balizar entradas e saídas de tendência , obviamente não antecipam movimentos. Têm de ser utilizadas de maneira correcta e contexto, assim como qualquer outro indicador.
Se pensas que utilizares apenas price action (o que não acho mal), te fará melhor trader ou investidor, nao vai.
Os adeptos do price action que me desculpem mas ter ferramentas que auxiliam a tomada de decisões é sempre importante. Nao são perfeitas como derivadas do preço mas dá sempre para dar um jeito
Cumprimentos!
Se pensas que utilizares apenas price action (o que não acho mal), te fará melhor trader ou investidor, nao vai.
Os adeptos do price action que me desculpem mas ter ferramentas que auxiliam a tomada de decisões é sempre importante. Nao são perfeitas como derivadas do preço mas dá sempre para dar um jeito

Cumprimentos!
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Bar38 Escreveu:rsacramento Escreveu:Bar38 Escreveu:E então quando o preço toca na mm e retrai ou ressalta também não é a partir do comportamento dos intervenientes?
Vá lá....rsacramento.....Obviamente estas ser faccioso...
essa é a típica réplica de quem já não tem argumentos
ok, ficamos então por aqui
desejo sinceramente que chegues a compreender a diferença, o que melhoraria certamente em muito o teu trading
fica bem
rsacramento Escreveu:Bar38 Escreveu:E então quando o preço toca na mm e retrai ou ressalta também não é a partir do comportamento dos intervenientes?
Vá lá....rsacramento.....Obviamente estas ser faccioso...

Bar38 Escreveu:E então quando o preço toca na mm e retrai ou ressalta também não é a partir do comportamento dos intervenientes?
mas agora, quando o preço oscila do suporte à resistência e recua novamente, aí sim, os intervenientes têm um papel activo na criação das zonas (de S/R), consegues perceber o que quero dizer?
Perseu Escreveu:Porque é que as Mms (...r), são tão importantes? (...) b) porque antecipam/clarificam tendências
tens de me explicar como é que as MMs antecipam tendências
rsacramento Escreveu:Bar38 Escreveu:Rsacramento, constatar que também as mm se comportam como suportes e resistências parece me a mim que é constatar uma realidade
![]()
aí é que te enganas redondamente: uma coisa é uma zona de S/R, que é criada a partir do comportamento dos intervenientes, outra bem diferente é uma média ponderada calculada a partir do preço
E então quando o preço toca na mm e retrai ou ressalta também não é a partir do comportamento dos intervenientes?
rsacramento Escreveu:Bar38 Escreveu:Rsacramento, constatar que também as mm se comportam como suportes e resistências parece me a mim que é constatar uma realidade
![]()
Debate interessante, com 2 análises diferentes sobre suportes e resistências, mas em que obviamente ambos têm razão. Na memória e na interpretação dos preços coexistem suportes/resistências móveis (MMS, Bb's, chand, etc), bem como suportes/resistências fixas (essencialmente pontos horizontais de acumulação/distribuição com repercussão histórica, e residualmente s/r puramente teóricas por corporizarem números impactantes - 4500, 5000, 5, 1, 0.1).
Porque é que as Mms ( que servem a parafernália de instrumentos correlacionados que se quiser), são tão importantes? a) Porque refletem sobre a realidade em cada momento (sempre móvel), b) porque antecipam/clarificam tendências, c) porque confirmam tendências veiculadas pelos s/r fixos, d) poder visual facilita a vida ao interprete, e) Factor Crença - se muita gente valoriza uma death cross, uma golden cross, uma Lta/Ltd pela mms200 ou que acredita que a Mms20/Mms5 são os únicos instrumentos que necessita para o day trade, tem de pelo menos se ponderar sobre que impacto as Mms podem ter sobre a evolução de um activo ou de uma ação/índice. As Mms "retratam e temporizam a vida do preço", na interactuação de pelo menos duas - Mms5, 10, 20, 21, 50, 100, 200, 500. As três omnipresentes para mim são as mms20 (cp), 50 (mp), 200 (lp), e utilizo secundariamente a mms 5 e a 100.
Cada um tem as suas "técnicas culinárias", que até mudam ao longo do tempo/modo/ objectivos e resultados.
ovelhaxone Escreveu:e uma MM nao resulta do comportamento dos intervenientes? 'tá boa

o comportamento é processado!
Serra Lapa Escreveu:Só a Pharol, Jm e a Altri é que de uma forma consistente estão em bull e a ajudar o indice.
Quando o PSI fez aquele ressalto prolongado (bull) de 2012 a 2014 a JM não estava bear?

Passar com consistência a MM200 no diário com golden cross pode ser um bom sinal. E importante a MA20 passar a servir de suporte no semanal. Está a fazer bonita vela no mensal.
Editado pela última vez por peaners em 16/2/2017 19:22, num total de 2 vezes.
"Quem desdenha quer comprar"
e uma MM nao resulta do comportamento dos intervenientes? 'tá boa 

- Registado: 18/7/2013 15:16