CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
ricardmag Escreveu:sacramento, quando dizes ajustar os ciclos referes-te a por exemplo, a baixar o RSI para 7 velas?
Se sim, como otimizar esse valor?
Cumprimentos
vou dar-te um exemplo: imagina que tens um gráfico com uma MM200
agora resolves passá-lo a semanal, para já não dizer a mensal: para mim, repito, não faz qualquer sentido usar uma MM que representa 200x5 ou até 200x20 sessões - é caricato, na minha maneira de ver
eu, para tomar o pulso ao longo prazo, ou condenso o gráfico, como faz por ex. o nosso druida, ou uso gráficos semanais
por outro lado, como não uso indicadores, não preciso de ajustar o que quer que seja
isto não quer dizer que não tenha indicadores proprietários, e vou dar-te um exemplo: se eu quiser ver o comportamento de um indicador no semanal, multiplico-o por 5!
deixo-te aqui um exemplo com o rvi (lilás a 55 e o laranja a 14)
rsacramento Escreveu:...
o facto é que os CTT vivem um bear market, ponto.
e sim, a AT funciona em acções com liquidez; claro que no benfica ou coisa assim já é outra coisa...
Dizes tudo

rsacramento Escreveu:Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
não será exactamente ao contrário?
dado que é apenas um oscilador, pode efectivamente, em valores muito extremos, antecipar um ressalto, o que é diametralmente diferente de uma entrada para o longo prazo
É uma ferramenta que se aplica para ciclos de 14 dias. Perdão pelo longo prazo. escapou-me. Mas rsacramento eu também escrevi médio.
E mantenho que para um investimento de médio prazo sim, faz todo o sentido.
Agora o que é que se entende por médio prazo ( realmente não longo) ?
Muitos teóricos dizem que começa do 5º ao 90ª dia. O que não concordo. O Médio prazo vai de 21 a 90 dias.
Também disse que sendo apenas um indicador, não se pode/deve usar sozinho: uso também MACD.
O prazo temporal é máximo de três semanas. Daí eu ainda não ter entrado pois espero um recuo aos 4,6 = valor que se aguentar nos 5€ menos o dividendo dará os 4,60 com entradas de compras grandes. E só assim quando tiver força compradora é que entro. Faço o cruzamento a partir de 30 de Janeiro com 2MMs : uma de 7 sessões com outra de 21 lá mais para diante. E ver no que dá.
Apesar de os dividendos serem daqui a 3 meses médio prazo é já muito esticado . Se me enganar , sem problema. Entro noutra altura.
Desculpem o CopyPaste mas é mais fiável. O primeiro para o MACD e o segundo para RSI.
• O MACD (Moving Average Convergence Divergence) é um indicador técnico criado e
desenvolvido por Gerald Appel e fornece indicações sobre a tendência de uma acção.
MACD - DefiniçãoDefinição
• O MACD é calculado pela diferença entre a Média Móvel Exponencial de 26 dias e a
Média Móvel Exponencial de 12 dias. Calculando as duas médias móveis e subtraindo
a de 12 dias à de 26 dias, teremos sempre um valor que oscilará acima e abaixo da
linha de zero, sem limite superior ou inferior.
• Ao valor do MACD, teremos ainda de aplicar uma MME de 9 dias, representando esta
nova linha o “trigger” para geração de sinais de compra/venda.
RSI:
Indicador que varia entre 0 e 100, sendo a
periodicidade recomendada de 14 dias. Também
é comum utilizar 9 ou 25 dias como alternativa;
– O RSI apresenta duas linhas-limite: uma linha
superior a 70 e uma inferior a 30 pontos;
RSI – Interpretação Interpretação
– Considera-se que um título está sobrecomprado
(overbought) quando o RSI se encontra acima
dos 70 e que este está sobrevendido (oversold)
quando o RSI se encontra abaixo de 30;
– Os sinais de compra ou venda são gerados no
cruzamento do RSI face às suas linhas-limite (30
e 70)
- Registado: 18/6/2014 22:31
sacramento, quando dizes ajustar os ciclos referes-te a por exemplo, a baixar o RSI para 7 velas?
Cumprimentos
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
ricardmag Escreveu:rsacramento Escreveu:Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
dado que é apenas um oscilador, pode efectivamente, em valores muito extremos, antecipar um ressalto, o que é diametralmente diferente de uma entrada para o longo prazo
Já se vires a coisa no mensal, já que é de médio/longo, a coisa pode ser diferente.
Cumprimentos
para mim não faz qualquer sentido analisar com uma vela que só tem definido um quarto da sua vida, e por outro lado, aplicar indicadores, nem em semanais, quanto mais em mensais, a menos que se ajustem os ciclos, de outro modo parece-me insensato
rsacramento Escreveu:Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
Já se vires a coisa no mensal, já que é de médio/longo, a coisa pode ser diferente.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Ulisses Pereira Escreveu:Amon_ra, a análise técnica no PSI20 tem estado super fiável. E o caso dos CTT é um excelente exemplo disso.
Abraço,
Ulisses
por outras palavras, o que o Ulisses desmonta é a cabala dos jornalistas mais os fundos "short" para darem cabo dos pobrezinhos dos longos
o facto é que os CTT vivem um bear market, ponto.
e sim, a AT funciona em acções com liquidez; claro que no benfica ou coisa assim já é outra coisa

Ulisses Pereira Escreveu:Amon_ra, a análise técnica no PSI20 tem estado super fiável. E o caso dos CTT é um excelente exemplo disso.
Abraço,
Ulisses
Ulisses tem estado sem sombra de duvida dai a minha ironia....foi mesmo essa, nao ha muito que ver. BEAR BEAR BEAR
- Registado: 26/1/2015 20:09
Exatamente....
Amon_ra, a análise técnica no PSI20 tem estado super fiável. E o caso dos CTT é um excelente exemplo disso.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
AT no PSI 20?
Vou ali e ja volto.....
Vou ali e ja volto.....
CTT hoje mínimo histórico de fecho €4,92, cenas dos próximos capítulos:
-€4,80?
-€4,64?
Veremos...se as praças americanas iniciarem correção natural, o que considero pouco provável, existe margem para esta cotada continuar a fazer novos mínimos.
-€4,80?
-€4,64?
Veremos...se as praças americanas iniciarem correção natural, o que considero pouco provável, existe margem para esta cotada continuar a fazer novos mínimos.

Nightrader escreveu
Não estarás a confundir RSI com outra coisa qualquer? Se te vais guiar pela análise técnica, neste momento todos os indicadores recomendam a venda. O RSI 14, o mais comum (normalmente o RSI refere-se ao RSI 14) está em 16.5. É um valor muito baixo o que indica que o título está sobrevendido. O mais provável é que no curto prazo haja uma correcção para cima, ou pelo menos que as quedas parem por agora.
Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Nightrader
Registado: 28/2/2013 18:52
Não, não estou a confundir caro Nightrader. O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis: nesse caso devido a estar sobrevendida é um dos indicadores para investimento. Ver post Perseu. A minha base é RSI 14 nos 70/30 como manda a cartilha.
Mas nunca se deve transacionar só com base nela. O que quis dizer é que se em movimentos altistas há ressaltos com RSI o mesmo se aplica para baixo. E exemplos não faltam. Agora neste caso em concreto aplicar o RSI que está a níveis aconselhavéis para longo prazo, não para curto prazo, pois ainda pode descer. Daí o MACD.
Para quem gosta de AT e quiser saber um pouco do RSI em Português do que estamos a falar existem alguns videos. Este apesar de basear muito em Forex é bom.
https://www.youtube.com/watch?v=jpbTcZJUakY
Analisar o conjunto dos gráficos é que me leva a comprar um activo não apenas o RSI. E já tive mais pachorra para estudar e posso ter a memória a atraiçoar: e com humildade estou sempre a aprender aqui com o pessoal.
Bons negócios.
Não estarás a confundir RSI com outra coisa qualquer? Se te vais guiar pela análise técnica, neste momento todos os indicadores recomendam a venda. O RSI 14, o mais comum (normalmente o RSI refere-se ao RSI 14) está em 16.5. É um valor muito baixo o que indica que o título está sobrevendido. O mais provável é que no curto prazo haja uma correcção para cima, ou pelo menos que as quedas parem por agora.
Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Nightrader
Registado: 28/2/2013 18:52
Não, não estou a confundir caro Nightrader. O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis: nesse caso devido a estar sobrevendida é um dos indicadores para investimento. Ver post Perseu. A minha base é RSI 14 nos 70/30 como manda a cartilha.
Mas nunca se deve transacionar só com base nela. O que quis dizer é que se em movimentos altistas há ressaltos com RSI o mesmo se aplica para baixo. E exemplos não faltam. Agora neste caso em concreto aplicar o RSI que está a níveis aconselhavéis para longo prazo, não para curto prazo, pois ainda pode descer. Daí o MACD.
Para quem gosta de AT e quiser saber um pouco do RSI em Português do que estamos a falar existem alguns videos. Este apesar de basear muito em Forex é bom.
https://www.youtube.com/watch?v=jpbTcZJUakY
Analisar o conjunto dos gráficos é que me leva a comprar um activo não apenas o RSI. E já tive mais pachorra para estudar e posso ter a memória a atraiçoar: e com humildade estou sempre a aprender aqui com o pessoal.
Bons negócios.
Thoth Escreveu:Nightrader Escreveu:Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Caro TraderNoturno, que andas a fazer aqui a esta hora ?![]()
![]()
Piadas à parte, podias explicar melhor a parte da estatística estar a favor da compra para médio/longo prazo?
Cumprimentos e bons negócios
aquela ordem ontem de venda no pré-fecho a 4,85 350 mil acções deixa pulga na orelha. não é normal mais uma vez a s bolsas lá fora a subirem e os CTT é a acção da nossa bolsa a cair mais, portanto acho que ainda tem mais por onde cair;
lita
- Registado: 29/11/2007 9:45
Nightrader Escreveu:Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Caro TraderNoturno, que andas a fazer aqui a esta hora ?

Piadas à parte, podias explicar melhor a parte da estatística estar a favor da compra para médio/longo prazo?
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Tourso Escreveu:
Caro Nightrader,
Corrija-me se estiver errado, pois estou para entrar na cotação . Mas RSI (junto com macd no meu caso) é um sinal positivo, mas só quando existe um movimento ascendente, caso contrário são " despejos".
Tenho lido e subscrevo tudo o que o Perseu disse, o facto de estar nos 5 não me está a convencer. Os dividendos para mim não são um factor positivo, desconto-os sempre é só são daqui a três meses .
Os mesmos são um colete de forças para a empresa. Mas isto é a diferença entre investimento de longo /médio prazos.
Bons negócios.
Nightrader Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Começa a fazer volumes elevados nas vendas situadas já abaixo dos 5 euros , o que me parece claramente um mau sinal. DAX está positivo, é possível que se mantenha por aqui. É possível que só num dia em que DAX e o sentimento estejam mais negativos , se possa ver um mínimo mais acentuado , porque estes de patamar em patamar não me convencem para se fazer a inversão.
Não pretendo entrar em discussão contigo, até porque sei que és uma das pessoas com mais conhecimentos neste fórum, mas segundo o Fernando Braga de Matos, os volumes elevados são um sinal positivo e não negativo. Normalmente ocorrem volumes elevados antes da inversão de tendência.
Caro Nightrader,
Corrija-me se estiver errado, pois estou para entrar na cotação . Mas RSI (junto com macd no meu caso) é um sinal positivo, mas só quando existe um movimento ascendente, caso contrário são " despejos".
Tenho lido e subscrevo tudo o que o Perseu disse, o facto de estar nos 5 não me está a convencer. Os dividendos para mim não são um factor positivo, desconto-os sempre é só são daqui a três meses .
Os mesmos são um colete de forças para a empresa. Mas isto é a diferença entre investimento de longo /médio prazos.
Bons negócios.
Será que está a começar a mostrar o caminho não surpreenderia a tendência é descendente
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
EAGLETRADER20 Escreveu:Começa a fazer volumes elevados nas vendas situadas já abaixo dos 5 euros , o que me parece claramente um mau sinal. DAX está positivo, é possível que se mantenha por aqui. É possível que só num dia em que DAX e o sentimento estejam mais negativos , se possa ver um mínimo mais acentuado , porque estes de patamar em patamar não me convencem para se fazer a inversão.
Não pretendo entrar em discussão contigo, até porque sei que és uma das pessoas com mais conhecimentos neste fórum, mas segundo o Fernando Braga de Matos, os volumes elevados são um sinal positivo e não negativo. Normalmente ocorrem volumes elevados antes da inversão de tendência.
Está "parada" há 4 sessões. Fraco volume/pequenas variações (4.91/5.25). Uma constante desta ação que encontra força centrífuga nos 5 euros. Sem confirmação da tendência, qualquer movimento é exercício de pura adivinhação.
Sem teste aos 4.8 ou 5.66, com um volume a superar o milhão de ações, que fique em stand-by!
Sem teste aos 4.8 ou 5.66, com um volume a superar o milhão de ações, que fique em stand-by!
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
DIXIE17 Escreveu:Aí está novo mínimo histórico €4,915![]()
€4,80?
€4,64?
Isto de adivinhar fundos é sempre complicado?
Começa a fazer volumes elevados nas vendas situadas já abaixo dos 5 euros , o que me parece claramente um mau sinal. DAX está positivo, é possível que se mantenha por aqui. É possível que só num dia em que DAX e o sentimento estejam mais negativos , se possa ver um mínimo mais acentuado , porque estes de patamar em patamar não me convencem para se fazer a inversão.
- Registado: 4/3/2008 9:17
Aí está novo mínimo histórico €4,915
€4,80?
€4,64?

€4,80?
€4,64?

DIXIE17 Escreveu:Blackrock diminui posição nos CTT.
Será que é esta semana que os CTT vão ter o caminho aberto para voltar fazer novos mínimos históricos?
4,80?
4,64?
- Registado: 4/3/2008 9:17
Blackrock diminui posição nos CTT.
Será que é esta semana que os CTT vão ter o caminho aberto para voltar fazer novos mínimos históricos?
4,80?
4,64?

4,80?
4,64?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google [Bot], Jonas74, Karra, Manchini888, OCTAMA, Pmart 1, trilhos2006 e 259 visitantes