Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 10/12/2016 13:09

Versão Rpubs deste post com gráficos interactivos e o output completo do R: Um Mundo pós-Trump - RPubs

Caso tenham um ecrã pequeno e para uma leitura mais agradável no RPubs aconselho clicarem em "Hide Tollbars" no canto inferior direito e clicarem em F11 para o browser ir para Full Screen (depois é só voltar a clicar em F11 para voltar ao 'normal')

Um Mundo pós-Trump

O Mundo pós-Trump é muito semelhante ao mundo pré-Trump (pelo menos por enquanto). Ou seja, tivemos mais uma não notícia que apenas gerou pânico. As obrigações tiveram péssimo período mas isso mais que foi compensado por uma boa subida dos mercados accionistas, tendo o S&P feito máximos fresquinhos. Deixo aqui a análise gráfica e os dados relevantes uma vez que acho que toda a gente já está farta de ouvir falar do Trump e como já disse não teve implicação relevante na carteira, ou se teve foi ligeiramente positiva. Em carteiras mais arriscadas teve até um impacto bastante positivo. Desde sua apresentação há um mês a carteira já subiu 1.4% e está em linha com a subida do benchmark (inclusão do benchmark está para breve mas já tenho os gráficos para minha análise).

Próximas actualizações:

1. Benchmark

Para já estou a ver a melhor forma de inclusão do benchmark uma vez que o benchmark é denominado em USD e muita under/overperformance é devido à variação câmbial, o que não é propriamente bom para analisar se os fundos se estão a portar como esperado. Assim que ultrapasse esta questão (ou decida não alterar) provavelmente irei inclui-lo nos gráficos e tabelas.

Para já ficam com a actualização de ter os gráficos interactivos no RPubs :-) Quem quiser ver o post anterior para comparação pode seguir o link na assinatura (RPubs) onde podem encontrar estes e futuros posts deste tipo.

Imagem

Imagem

Imagem
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 10/12/2016 5:51

Caros,

Fui ler as ultimas 4 paginas de posts. Muito sumo. Em relacao ao rebalancear, nas minhas carteiras tenho triggers, verifico mensalmente se ha alguma coisa a fazer ou nao. Um pouco como o VG escreveu ha umas pagina atras, faco o rebalance nos momentos criticos.

Como a minha estrategia passa por ter mais risco cambial em cash e menos risco equities, desde que comecei no fim de 2012 as luzes vermelhas apareceram 3 vezes, Marco de 2015 quando o EUR/USD esteve nos valores em que anda agora outra vez, em Janeiro/Fevereiro deste ano quando tivemos a correccao das bolsas e agora porque o EUR/USD esta outra vez a testar minimos.

Quando o rebalance e so devido a moeda e facil, muda-se cash de um lado para o outro e se necessario faco pequenos acertos em alguns assets. Quando e em correccoes dos activos como no inicio deste ano e mais chato porque tenho de dar ordens de compra e venda em cada asset dess a carteira, mas como as carteiras nao tem mais de 16 assets e ate agora nunca tive mais de duas a 'gritar' ao mesmo tempo, nao e o fim do mundo.
Mas esta e a minha versao soft, se estamos a falar de ferramentas mais potentes, aconselho aqui dois documentos. Como o que faco tem base cientifica (mesmo que me faltem tempo e ferramentas para implementar tudo), aqui vai:

Para quem nao conhece, por favor leia o paper do Faber, ja aparece aqui no forum em posts de 2011 e 2013. Tal como eles, o meu portfolio cumpre com o 'On average the tactical portfolio is invested in 30% cash'. O que faco tem por base este principio, nao uso a SMA de forma automatica mas tenho triggers que fazem sentido nas minhas carteiras.
O link para a versao actualizada a 2013 esta abaixo.
A Quantitative Approach to Tactical Asset Allocation
Vale a pena ver o site deste jovem. http://mebfaber.com/

Para confundir mais as hostes agora que o tema e programacao, outra coisa que li e que gostava de testar esta neste paper.
Portfolio Optimisation Using Value at Risk
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 9/12/2016 20:00

Varendia Escreveu:Ha pouco tempo comecei a testar com um colega umas coisas em mathlab. Posso dizer-vos que automatizacoes e testes com aquelas ferramentas e impressionante, modela tudo, era preciso era nao ter de trabalhar e ter a vossa competencia a descarregar dados!

Mudar de excel para programação (seja em R, Python ou Matlab) é como ir de cavalo para carro. Se queres o script de descarregar dados deixei uma páginas mais atrás. Alguém que usa Matlab percebe em 2 minutos (e provavelmente vê logo que a programação não está optimizada e chama-me logo amador :-$).

Não sei qual a facilidade de fazer a limpeza dos dados financeiros em matlab mas se ele sabe o que faz e lhe mostrares o meu código provavelmente ele consegue transferir a lógica para o matlab sem grandes dificuldades :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 9/12/2016 19:48

A ideia é a carteira ser todo o terreno. Sobre o futuro ninguém sabe. O 'ideal' é entrar numa queda de 5% mas isso acontece 3 vezes por década, e ng nos garante que depois de cair 5% não volta a cair outros 5%.

Se fizer uma linha de crescimento (regressão linear) desde o início da carteira diria que depois desta enorme lateralização (desde Maio do ano passado), a carteira está, pelo menos matemáticamente, dentro de um valor que poderá ser considerado "justo" ou normal. Mas ninguém sabe o futuro. Diria que a probabilidade de 2017 ser positivo é maior do que ser negativo. A história assim o prova e é mais que verdade para obrigações e acções.

Penso que o mais importante é ajustarmos o risco da carteira ao nosso, para que nas quedas, que eventualmente surgirão, não nos assustemos e vendamos tudo na pior altura. Claro que sabemos que quanto mais risco mais retorno potêncial.

Pessoalmente diria que vejo o periodo futuro com bons olhos, depois desta grande lateralização. Por outro lado a rentabilidade pós crise (7.94%) é ainda significativamente superior à rentabilidade histórica (6.7%). Penso que os próximos anos embora positivos serão 'pobres', com rentabilidades em linha com os últimos 2 anos de cerca de 3 a 4% e assim alinhar ambas as rentabilidades (a histórica e a pós crise). Será também expectável um ano negativo nos próximos 5/6 anos :oh:

A melhor forma é investir durante 3, 5 ou mais anos e ir vendo semestralmente se a carteira se está a portar dentro das expectativas.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 9/12/2016 19:29

Estou a ver que no ultimo mes anda tudo animado outra vez.
50000 fundos?? bolas.

Se precisarem de ajuda com o excel ca estou. Consegui 'automatizar' um pouco a limpeza dos dados dos fundos, mas como a carteira esta a funcionar como previsto nem tenho procurado optimizar nada. Ha pouco tempo comecei a testar com um colega umas coisas em mathlab. Posso dizer-vos que automatizacoes e testes com aquelas ferramentas e impressionante, modela tudo, era preciso era nao ter de trabalhar e ter a vossa competencia a descarregar dados!

La chegamos a mais um patamar mais ou menos historico do USD/EUR e isso na minha carteira acende luzes por todo o lado.
Comecei o rebalance ha 2 semanas e acho que ate ao fim do ano fica feito, ando a fazer uns testes com fundos em GBP, ainda nao me decidi.

C2016C Escreveu:Será um bom momento de entrada para a tua carteira de '4 fundos'?


Caro C2016C, so depende do prazo para o qual estaras a pensar manter os activos. Nos proximos meses devem continuar a haver grandes saltos. Se fores como eu que estou completamente descensibilizado e ja nem me preocupo quando a carteira varia mais de 1%/dia podes entrar em qualquer altura. Se vais ficar nervoso, entao diria para ires acumulando devagar, para evitares apanhar um susto valente que pode vir nos proximos meses.

djovarius Escreveu:Atenção: o Dividend Yield do SPX é hoje de 2%, bem abaixo do título do Tesouro a 10 anos. É preciso ter cuidado.

Esta tudo dito.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por C2016C » 9/12/2016 18:51

Muito obrigado pelo teu estudo e conhecimento que nos tens prestado VG

Será um bom momento de entrada para a tua carteira de '4 fundos'?
 
Mensagens: 1
Registado: 9/12/2016 18:46

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 9/12/2016 12:05

Muito bom VG :clap: :clap:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por x0106559 » 8/12/2016 17:20

VirtuaGod Escreveu:Versão Interactiva do Post de apresentação da carteira '4 fundos'. Este final de semana devo actualizar mas posso desde já informar que subiu à volta de 1%, nada mau para o primeiro mês, e com susto Trump :-)

Sem mais demoras sigam aqui o Link e digam se gostam :-)

Uma carteira nova: A carteira ‘4 fundos’ e a minha constante procura por um Portfolio pequeno, simples e eficiente


Excelente trabalho @VirtuaGod. Um grande obrigado :clap: :clap:
 
Mensagens: 99
Registado: 14/10/2006 21:40
Localização: Leiria

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 8/12/2016 16:39

Versão Interactiva do Post de apresentação da carteira '4 fundos'. Este final de semana devo actualizar mas posso desde já informar que subiu à volta de 1%, nada mau para o primeiro mês, e com susto Trump :-)

Sem mais demoras sigam aqui o Link e digam se gostam :-)

Uma carteira nova: A carteira ‘4 fundos’ e a minha constante procura por um Portfolio pequeno, simples e eficiente
Editado pela última vez por VirtuaGod em 9/12/2016 0:30, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 26/11/2016 16:10

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 25/11/2016 1:37

VirtuaGod Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Usas o Sharpe e porque não também o Sortino? :-k

A indústria nunca saiu do Sharpe porque não tem impacto. Uses um ou outro os resultados vão ser idênticos. Downside Deviation não trás grandes vantagens face a Standard Deviation em termos de análises/conclusões. Para além disso está tão disseminado que é complicado fugir dele. Assim podes por exemplo comparar estas carteiras a um fundo misto que esteja na morningstar.pt, se eu usasse o sortino ficavas a ver navios (tu, eu ou qualquer outra pessoa).

Por mim usavam CAGR/DP (esta barra é de dividir). Estão sempre a meter mais matemática sem necessidade nenhuma!!

P.S. Qual a tua opinião sobre a questão de usar um sistema de trigger para rebalanceamentos?


Não estou a citar para mostrar que já respondi. Já respondi a tanta coisa e ng lê tudo :D Mas por acaso essa questão o Rick fez há pouco :wink:


Epa desculpa a minha preguiça, eu por acaso por vezes vou espreitando o tópico, até foi mais na altura em que andei a estudar a parte da "gestão de banca", e até me lembrava de ver uns comentários sobre estes rácios, mas mais de 250 páginas é muita página, não sabia que tinham perguntado isso há pouco tempo. :mrgreen:

Obrigado pela resposta, por acaso estava a pensar adoptar o Sortino por teoricamente me parecer mais optimizado, mas o teu comentário parece-me realista. Tenho que testar os dois ou assim e decidir.

Cumpts!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 25/11/2016 1:24

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Usas o Sharpe e porque não também o Sortino? :-k

A indústria nunca saiu do Sharpe porque não tem impacto. Uses um ou outro os resultados vão ser idênticos. Downside Deviation não trás grandes vantagens face a Standard Deviation em termos de análises/conclusões. Para além disso está tão disseminado que é complicado fugir dele. Assim podes por exemplo comparar estas carteiras a um fundo misto que esteja na morningstar.pt, se eu usasse o sortino ficavas a ver navios (tu, eu ou qualquer outra pessoa).

Por mim usavam CAGR/DP (esta barra é de dividir). Estão sempre a meter mais matemática sem necessidade nenhuma!!

P.S. Qual a tua opinião sobre a questão de usar um sistema de trigger para rebalanceamentos?


Não estou a citar para mostrar que já respondi. Já respondi a tanta coisa e ng lê tudo :D Mas por acaso essa questão o Rick fez há pouco :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 25/11/2016 0:53

Caro Virtua God, gostaria de te deixar uma questão: de entre os rácios Sharpe e Sortino, qual utilizas mais e porquê? Consideras que o Sortino é uma optimização do Sharpe ou nem por isso?

Cumpts!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 25/11/2016 0:44

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 15/11/2016 23:32

Rick Lusitano (New) Escreveu:@VG

Posso ser mauzinho?! Os teus fundos de obrigações levaram muita porrada esta semana? :twisted: :mrgreen:

Fiquei curioso quanto eles terão perdido desde que colocaste as YTD deles...

(Vou checkar uma possível entrada em US TIPS :-k )


O chato não foi ter liquidez para reforçar nas obrigações a LP (que tiveram perdas de cerca de 10% na última semana) :wall: :-k :oops:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 14/11/2016 22:24

Mouro_Emprestado Escreveu::clap: :clap: :clap:

Quando tiver tempo, vou tentar replicar essa carteira, mas com outros fundos e, quiçá, ETFs. :pray:

Se descobrires algo de jeito avisa. Às vezes tenho medo de me ter tornado demasiado complacente a usar sempre +/- os mesmo fundos. ETFs tb não são mal vindos. Se encontrares algo 'em grande' diz que eu meto no R a carburar :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 14/11/2016 21:50

:clap: :clap: :clap:

Quando tiver tempo, vou tentar replicar essa carteira, mas com outros fundos e, quiçá, ETFs. :pray:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 14/11/2016 20:35

NABO Escreveu:Boa tarde,


Gostaria de colocar questões de novato.

Qual é a rentabilidade média desta estratégia de baixo risco? Que tipo de fundos usam?

Obrigações e acções? Proporção que deve ser usada de cada? 25 a 30% de acções e o restante obrigações?

Para uma carteira pequena entre 30 a 40k compensa esta estratégia? Ou mais vale por tudo em CTPM e ter os 2.25% anualizados no final dos 5 anos? No caso de compensar esta estratégia podiam dar um exemplo de carteira com apenas 2 ou 3 fundos?

Desculpem a quantidade de questões mas como o tópico já tem quase 300 páginas é difícil localizar esta informação mais especifica para pequeno investidor.

Desde já o meu muito obrigado.


Penso que dois dos meus mais recentes posts respondem a alguma dessas questões:

:arrow: Uma mais aprofundada análise de uma carteira de 2 fundos
:arrow: Uma carteira nova? A carteira '4 fundos' e a minha constante procura por um Portfolio pequeno, simples e eficiente

Qualquer questão estaremos aqui todos no tópico para tentar ajudar :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 14/11/2016 20:27

Uma carteira nova: A carteira '4 fundos' e a minha constante procura por um Portfolio pequeno, simples e eficiente

Quem segue o tópico sabe que a minha carteira 'favorita' é a que tenho no excel da assinatura. Uma carteira que tem quase tudo e mais alguma coisa (assim de cabeça dos sectores principais só não deve ter acções emergentes). Esta carteira foi feita no final de 2013, onde alterei a minha visão sobre o peso a ter em acções numa carteira conservadora de 10% para 30%. Fiquei contente com esta carteira quer em termos de performance e em risco/retorno. Desde então tem-se comportado mais ou menos dentro dos padrões esperados.

Contudo, desde essa altura sempre me debati em fazer uma carteira pequena que se assemelhasse a esta carteira grande, quer porque seria bastante mais simples de gerir quer para que montantes 'pequenos' de 5 ou 6 mil euros também pudessem ter a performance que a carteira grande tinha (que precisava de cerca de 40 mil euros para comprar os fundos todos com os pesos desejados). Durante uns tempos enveredei por análise a fundos mistos mas sem muito sucesso.

Com a ajuda do meu novo melhor amigo R fui à pesquisa de quais os fundos desnecessários e redundantes. À medida que eu ia tirando fundos da carteira ia chegando a carteiras mais pequenas com a performance dentro do que eu desejava (e esperava de uma carteira não optimizada). Claro que um programa destes deu para fazer carteiras verdadeiramente impressionantes mas que optimizavam o passado. Algo semelhante aos sistemas de trading milagrosos que dão 100% ao ano que se vendem pela internet mas em versão investimento, sem trading.

Lutando contra essa optimização (fazendo carteiras que acabassem em 2013 e ver qual a performance nos anos seguintes é uma forma simples e comum), cheguei a uma carteira que em tudo simula a performance da carteira grande com apenas 4 fundos. Quando eu digo simula, quero dizer em termos de performance, drawdowns, rentabilidades anuais etc Não foi de espantar que a carteira tivesse pesos dos diferentes activos semelhantes à carteira grande.

Claro que esta carteira vai agora ser acompanhada por mim para ver se o comportamento continua em linha com a grande e se ambas continuam com uma performance dentro das expectativas.

Sem mais demoras a carteira que o R recomendou como alternativa à grande e que tem apenas 4 fundos 'chave.

55% Pimco GB - IE00B11XZ103
15% GS Small Caps - LU0245181838
15% Fidelity Consumer Industries - LU0114721508
15% M&G Optimal Income - GB00B1VMCY93

Claro que podem sempre fazer as vossas variações, trocando (ou usando 5050) Fidelity Consumer Industries - LU0114721508 por MFS Global Equity -LU0094560744 (este ano teria funcionado bem essa troca). Podem separar os 55% Pimco GB - IE00B11XZ103 em 27,5% Pimco GB e 27,5% em GS Global Fixed Income+ - LU0322549691 por exemplo. Estes aumentos de diversificação são positivos, mas têm um custo na performance, pelo menos passada.

O facto de Fidelity Consumer Industries se estar a portar mal este ano também pode ser sinal que tem uma maior importância em termos de diversificação que o MFS Global Equity, e uma possível razão pelo qual o R o poderá ter escolhido, uma vez que devido a este ano a performance anda ela por ela a 3 e 5 anos, mas fica, obviamente, à deliberação de cada um a decisão de qual o fundo que pretende seleccionar para representar global equity. Testei a versão com MFS e posso dizer que é muito semelhante ao longo destes 8.8 anos (desde 3112207).

Seguem-se os gráficos e tabelas da praxe

Equity e Drawdown
Imagem
Imagem

Performance
Imagem

Tabela de Drawdowns

Imagem

Variação de pesos (a carteira tem rebalanceamentos anuais)
Imagem

Calendário de retornos
Imagem

Bónus Performance desde 31/12/2009 (para excluir a crise)
Imagem

Podem e devem personalizar o vosso risco. Qualquer coisa que apresente um retorno anual médio superior ao semelhante ao desvio padrão anual é algo que eu vejo com bons olhos :wink:

Fontes e Notas: Tratamento em R das cotações da Morningstar com os pacotes Portfolio Analytics e quantmod. O meu muito obrigado a toda a comunidade R e em particular R/Finance!! Gráficos de Equity feitos com Hicharts cuja API foi adaptada para R pelos elementos do RStudio (Highcharter). Os quadros de "Retornos de Calendário" apenas foram "embelezados" com excel. Foram exportados para excel com o pacote xlxs para R. A IDE que uso no R é o RStudio que me simplifica imenso a vida.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 14/11/2016 22:41, num total de 9 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 12/11/2016 22:20

VirtuaGod Escreveu:Imagem

Imagem


Pelo que estive a comparar dos teus 2 top, num espaço de 1 semana, os fundos de EMD perderam entre 2 e 3%, os restantes de obrigações perderam +/- 2%, mais do que alguns fundos de acções.

E os mercados obrigacionistas dos EUA estiveram fechados na 6ª feira. :wink:

O PIMCO RR não se destacou do resto do rebanho. :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 12/11/2016 20:20

Claro que levaram na cabeça. Seria estranho se assim não fosse.

Over $1 Trillion In Bond Losses In Days: Second Worst Week Ever

Não sei quanto perderam nos últimos dias, e nem me interessa variações semana a semana lol. Na minha lista ainda só há um accionista no Top 10 YTD, e provavelmente está lá porque s últimos anos foram uma desgraça.
Anexos
Fundos_YTD.PNG
Fundos_YTD.PNG (75.71 KiB) Visualizado 14402 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 12/11/2016 19:41

@VG

Posso ser mauzinho?! Os teus fundos de obrigações levaram muita porrada esta semana? :twisted: :mrgreen:

Fiquei curioso quanto eles terão perdido desde que colocaste as YTD deles...

(Vou checkar uma possível entrada em US TIPS :-k )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 12/11/2016 16:44

A carteira EW tem os resultados completamente em linha com a carteira de activos

25% International stocks
25% US stocks
50% Global Bonds

no portfolio visualizer. Quem quiser "brincar" tem aqui o link:

https://tinyurl.com/h9tdd9y
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 12/11/2016 16:36

Mouro_Emprestado Escreveu::clap: :clap: :clap:

Edit: Consegues apresentar esses dados, mas a começar a 31-12-2006, para apanhar o ano de 2007? :-k


Claro. Aliás o teu pedido é mais que pertinente pois só assim me apercebi que a análise estava a 8.8 anos e não a 10 anos, como era o objectivo. Os gráficos/tabelas já foram todos actualizados para 10 anos. A maior diferença está na rentabilidade anualizada de ambas as carteiras pois aumentei 1.2 anos mas não houve aumento de rentabilidade (porque 2007 basicamente andou-se de lado).

Não te esqueças de ver a minha resposta (último post da página anterior) à tua dúvida dos 10/90 :D
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 12/11/2016 10:49

:clap: :clap: :clap:

Edit: Consegues apresentar esses dados, mas a começar a 31-12-2006, para apanhar o ano de 2007? :-k
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], caganixo7, Cem pt, edvieira, HFCA, hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 130 visitantes