Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por ricardmag » 9/8/2016 20:04

:-k
SONAE.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por acintra » 9/8/2016 18:43

Ontem vendi porque achei que estava com pouca força e hoje fiz um trade jeitoso entre a manhã e meio da tarde.

Também espero que quebre os 0,70€ com firmeza e volume caso contrario estarei de novo à espera nos 0.65€. Neste momento a Sonae é a empresa que me deu mais retorno em 2016 sempre dentro do range 0,65€ e 0,70€.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por BullDuck » 9/8/2016 18:40

De acordo,

Irá ser testada até final da semana, temos na próxima semana a apresentação de resultados irão ditar o desfecho deste patamar da cotada.

Abraço

EAGLETRADER20 Escreveu:
BullDuck Escreveu:Boa tarde a todos,

Cotada reentrou hoje no canal descendente anterior, 1ª projecção, fecho de gap 0.80 , 2 ª projecção 0.88 para teste à zona de B&B.

Vamos a isso,
Mc

Enquanto não ultrapassar com consistencia a zona dos 0.705 a unica projecção que vejo é " olho atento e pé ligeiro ".

Já foi a esta zona várias vezes e recua sempre .

Só entro após ultrapassar esta zona com consistencia ou no suporte nos 0.645

Registado: 28/7/2013 12:28

por EAGLETRADER20 » 9/8/2016 18:37

BullDuck Escreveu:Boa tarde a todos,

Cotada reentrou hoje no canal descendente anterior, 1ª projecção, fecho de gap 0.80 , 2 ª projecção 0.88 para teste à zona de B&B.

Vamos a isso,
Mc

Enquanto não ultrapassar com consistencia a zona dos 0.705 a unica projecção que vejo é " olho atento e pé ligeiro ".

Já foi a esta zona várias vezes e recua sempre .

Só entro após ultrapassar esta zona com consistencia ou no suporte nos 0.645

Registado: 4/3/2008 9:17

por BullDuck » 9/8/2016 18:33

Boa tarde a todos,

Vamos a isso,
Mc
Anexos
SONAE 09-08-2016.png

Registado: 28/7/2013 12:28

por acintra » 8/8/2016 15:41

acintra Escreveu:
Greed&Fear Escreveu:ACintra, já dizia o outro: "mais vale uma teta na mão que duas no soutien" :) Congrats!
Um ganho é sempre um ganho, mas eu cá acho que o rebound ainda mal começou...

De acordo com tudo o que dizes e por isso deixei 50% da posição para a próxima semana.

Venda dos restantes 50% da posição. Esta a perder o gás da manhã em valor e em volume.

Artur Cintra

por Greed & Fear » 8/8/2016 12:37

A meio da sessão temos um ganho de 4% com + de 2.5M de acções negociadas (a média diária são 3.2M) e estamos na silly season (em que os volumes deveriam ser mais baixos).
Novo teste dos €0,70 parece estar no radar desta semana.

Registado: 1/8/2016 16:51

por AntónioManuel » 8/8/2016 12:19

:arrow:
Anexos
sonae.png
Gráfico Diário
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por Greed & Fear » 6/8/2016 11:59

Isto da AT tem muito que se lhe diga... É um misto de cartomancia e de arte... Se procurarmos bem, encontramos indicadores para justificar tanto posições bull como bear.

Ainda assim, deixo-vos a minha leitura da Sonae para os próximos meses: Bull. Eis porquê:
Penso que terminamos a quinta e última onda de Elliot (para quem acredita nestas coisas).
Temos um buy signal convergente no RSI e no MACD.
O cross das médias movéis são a confirmação que falta (mas as mais curtas não andam longe).
Temos também tido um apreciavel aumento de volume no título (apesar de ser Verão).
Fica o gráfico.

Na leitura a curto prazo, depois de vendas fortes na segunda e na terça após uma tentativa falhada de quebrar os €0,70, tivemos uma consolidação na quarta, quinta e sexta nos €0,65.
Neste particular o doji de sexta-feira abre boas perspectivas para a próxima semana. O doji visto isoladamente normalmente significa indefinição ou equilíbrio entre compradores e vendedores. Mas visto na sequência dum forte movimento ascendente ou descendente normalmente significa uma inversão de tendência nos dias seguintes. No gráfico YTD da Sonae que postei ontem, podem ver melhor alguns exemplos de dojis que se seguiram a dias de vendas ou compras fortes e que marcaram uma inversão de tendência nos dias seguintes.
Sem me querer antecipar, caso o doji marque a inversão de tendência, teremos um "higher low" desde meados de Julho e apanharemos várias médias movéis de rajada o que atrairá ainda mais compradores para o título.
Anexos
1.png

por acintra » 5/8/2016 16:38

Greed&Fear Escreveu:ACintra, já dizia o outro: "mais vale uma teta na mão que duas no soutien" :) Congrats!

De acordo com tudo o que dizes e por isso deixei 50% da posição para a próxima semana.

Artur Cintra

por Greed & Fear » 5/8/2016 16:24

ACintra, já dizia o outro: "mais vale uma teta na mão que duas no soutien" :) Congrats!

por acintra » 5/8/2016 16:17

Venda de matade da posição a 0,6620€. Apesar do ressalto não estou a achar com a mesma força das outras vezes. vamos ver na próxima semana.

Artur Cintra

por Greed & Fear » 5/8/2016 15:59

Pobre BCP... Aquela cotação qualquer dia desaparece... :)

A 30 minutos do fecho estão 9 lotes perfazendo mais de 600.000 ações Sonae para venda nos €0,666. Será para valer ou é só para assustar (e assim que o preço se aproximar desaparece tudo)?

por Calius » 5/8/2016 15:35

Greed&Fear Escreveu:Longe de mim querer encher-vos de posts sobre a Sonae

Força nisso, a ver se isto volta a ser o Caldeirão de Bolsa em vez do Caldeirão de BCP 8-)

Registado: 23/5/2014 12:26

por Greed & Fear » 5/8/2016 14:13

Longe de mim querer encher-vos de posts sobre a Sonae, mas estava aqui a ler os resultados da Sonae Sierra e comecei a fazer umas contas de mercearia que vão +/- assim:

A Sonae SGPS tem uma market cap de €1.300M.

1. A participação de 23,4% na NOS que tem uma market cap de €3.000 M, vale cerca de €700M. Esta é a parte mais fácil e objectiva de calcular.

2. De acordo com os resultados divulgados ontem, a Sonae Sierra tem um book value de €1.000M e um NAV de €1.250M. Usando o resultado de 2015 como referência (€142 milhões), este book value e NAV correspondem a um PE entre 7 e 9 (que é um múltiplo bastante atractivo). Assumindo estes valores como bons, a participação de 50% deverá valer entre €500M e €600M (vou considerar a média dos dois ou €550M).

3. Os restantes negócios (MC, SR, RP, IM) geraram o ano passado um resultado liquido de €130 milhões. Se usarmos um múltiplo de 10 (muito abaixo da média do sector do retalho europeu), temos qualquer coisa como €1.300 milhões de valor. Notem que este número está bem abaixo do valor que a Sonae SGPS atribuiu a estes negócios: uma apresentação de Junho atribuía €2.500M de valor a estes negócios, a que corresponde um PE de 20 (mais em linha com a média do setor). Ainda assim, vou ser conservador e usar os €1.300M.

As 3 partes somadas valem €2550M. Se retirarmos a divida da holding de €600M dá qualquer coisa como €1.950M, ou 50% de upside face à atual cotação em bolsa (ou cerca de €1.00). Pelo menos esta é a minha maneira de ver a coisa e penso que até estou a ser conservador nos múltiplos.

Claro que valor e preço são coisas diferentes. Daí a AF ter que ser vista em conjunto com a AT. Mas se virem o gráfico que postei há instantes, há pequenos sinais de inversão no RSI e no MACD. A confirmação virá quando (e se) começarem os crosses das médias moveis.

por Greed & Fear » 5/8/2016 12:23

Gráfico YTD
Anexos
1.png

por trend=friend » 5/8/2016 8:43

Greed&Fear Escreveu: Eu continuo a achar esta queda da Sonae estranha e sem razao aparente, ao estilo da JMT em 2014.

Já tinha pensado nesse paralelismo... Veio de 13 e tal para abaixo de 7 em coisa de seis meses, um dos movimentos mais estranhos de que há memória (nela própria e no PSI)

A Sonae é mais que retail, daí o maior risco, mas por exemplo nunca terão tido a dívida tão sob controlo como agora
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Greed & Fear » 4/8/2016 23:49

Se consultares o R&C veras que no primeiro trimestre as vendas aumentaram 6% face ao primeiro trimestre de 2015, o EBITDA aumentou 68% para 120 milhoes (sem nao recorrentes teria diminuido 18%) e o resultado liquido aumentou 35%. O endividamento diminuiu 14% face a 2015.
Ha cotadas no Psi com resultados esses sim maus com a cotacao a subir YTD... Eu continuo a achar esta queda da Sonae estranha e sem razao aparente, ao estilo da JMT em 2014. Por isso e que perguntei se alguem sabia quem sao os liquidity providers da Sonae?

por F.Ferreira1 » 4/8/2016 23:32

Os resultados do primeiro trimestre não foram bons, pelo menos no meu ver... o EBITDA caiu 22% face ao mesmo trimestre de 2015.
Os resultados apenas aumentaram face ao mesmo trimestre de 2015 por causa de items não recorrentes.
Agora não me lembro de mais detalhes, mas quando li os resultados trimestrais fiquei desapontado.
Os próprios CEOs reconheceram que um dos grande problemas é a concorrencia. Apesar das vendas terem aumentado, os preços provavelmente cairam, o que levou a lucros mais baixos.

Registado: 29/11/2007 3:11

por Greed & Fear » 4/8/2016 23:13

Os resultados não foram nada bons?
A empresa gerou 393 milhões de EBITDA no ano passado, aumentou o resultado liquido para 177 milhões e as vendas subiram para 5.014 milhões... Temos os 2 acesso à mesma informação?

por Greed & Fear » 4/8/2016 23:09

A questão não é o beta da ação ser >1, mas a queda do titulo em si.
O trend normalmente tem um racional por trás e eu não vejo nenhuma razão para este bear market e isso intriga-me.
E mesmo o facto do beta ser mais alto que o do indice é algo que faz cada vez menos sentido na minha opinião, pois a alavancagem da holding tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos e o setor de atividade (retail) é defensivo... Mas esse não é o meu ponto.

por F.Ferreira1 » 4/8/2016 23:06

Aproveito para acrescentar que os últimos resultados da Sonae não foram nada bons. E esse será um dos motivos para a queda das ações da Sonae, além do Bear Marquet do PSI.
Se não fossem os proveitos extra que a Sonae teve, o resultado líquido estaria muito perto de 0. A ver vamos, o que a Sonae irá apresentar nos próximos resultados...

Registado: 29/11/2007 3:11

por rsacramento » 4/8/2016 22:56

Greed&Fear Escreveu:Este bear market na Sonae intriga-me.
Se em 2008 tivemos a crise financeira global e em 2012 o resgate a Portugal, esta ainda por saber a que se deve a atual queda do titulo (se e que ha alguma razao...). Nao ha nada que tenha mudado intrinseco a empresa ou ao contexto economico (bem pelo contrario).
Nao vejo nada que justifique o trend negativo da AT a nao ser o facto do trend ser negativo...
Esta queda da Sonae faz-me lembrar a da Jeronimo Martins no final de 2014 (um completo nonsense!).
PS: Alguem sabe quem sao os LP (liquidity providers) / market makers da accao?

a maioria já se habituou ao elevado beta da sonae: cai à brava nos bear markets e sobe que nem um foguete nos bull markets

Registado: 29/11/2007 12:50

por Greed & Fear » 4/8/2016 22:42

Este bear market na Sonae intriga-me.
Se em 2008 tivemos a crise financeira global e em 2012 o resgate a Portugal, esta ainda por saber a que se deve a atual queda do titulo (se e que ha alguma razao...). Nao ha nada que tenha mudado intrinseco a empresa ou ao contexto economico (bem pelo contrario).
Nao vejo nada que justifique o trend negativo da AT a nao ser o facto do trend ser negativo...
Esta queda da Sonae faz-me lembrar a da Jeronimo Martins no final de 2014 (um completo nonsense!).
PS: Alguem sabe quem sao os LP (liquidity providers) / market makers da accao?

por jromio » 4/8/2016 18:40

Calius Escreveu:Quem diria que a cotada que servia de referência ao Índice e vice-versa viesse a ser este marasmo.
O meu "boneco" publicado acima continua válido, na minha perspectiva.
Voltou a entrar no canal descendente inferior e não me parece ter força para de lá sair. Talvez com a apresentação dos resultados ela tenha um espasmo e nos mostre que está viva.
Para que lado tenderá o espasmo é que é uma incógnita. Agora é esperar que o comboio comece a andar, ganhe velocidade e nos mostre se segue para Norte ou Sul e aí sim, saltar lá para dentro e aproveitar a viagem.

Em 2012, tb andou num marasmo de 2 meses e tal, só q em volta das 4 décimas, para dar início ao Bull Market. Agora pode ir até ao fundo do canal descendente, para depois romper com força. A ver, vamos como diria o cego.
Eu continuo de pedra e cal à espera do .4
Editado pela última vez por jromio em 5/8/2016 10:27, num total de 1 vez.

Registado: 28/6/2005 19:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], drcentimo, Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, novato, trilhos2006 e 256 visitantes