Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI20 - A loucura não é só na PAD...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por R_Martins » 8/3/2004 23:28

Super este PSI20!!!

Que grande sorte...Estes contra ciclos só á la Portuguese.
São tão Bons que amanhã na subida dos E.U.A, nós paramos para respirar.
Crash?... Não acredito, como em Portugal as coisas não sucedem sem primeiro suceder aos outros, e os outros não estão para Crash, aqui com alguma correcção na PAD, não vai suceder que continuar a subir.
Antigamente, e não foi na idade média mas á bem pouco tempo, os outros subiam e nós anunciávamos a morte do PSI20, agora já estamos assustados porque isto subiu dois tostões.
Enfim...coisas da memória.

Recordo-me das «embirrantices» do Incognitus, relativamente á subida do Lixo. Hoje saiu-se com uma e muita boa,

«Ming, que ideia disparatada essa de pensares que as pessoas compram ou fazem empresas por causa dos lucros, caramba.»

Bons negócios!!!

R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Ming » 8/3/2004 23:07

Incognitus:
Sim, a ideia dos fundamentais só mesmo para velhinhos como eu...

PAD:
Tambem concordo que em termos operacionais está a recuperar. Faltam é coisas como limpar o passivo...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Perdão ?!

por Emanuel Santos » 8/3/2004 22:52

Até a Igreja tem sido uma empresa, e uma excelente empresa ao longo dos séculos, eu diria mesmo, hehehe :mrgreen:
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por Incognitus » 8/3/2004 22:51

Já agora, a PAD melhorou efectivamente, e isso vai-se tornar claro rapidamente. Foi por isso que eu deixei de estar negativo nela há muitos, muitos cêntimos atrás (como a Pata Hari pode confirmar).

Agora, ela tb não vale 0.50, mas isso de "não valer" para a nova geração de eufóricos que avança bravamente tem muito pouco significado.

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 8/3/2004 22:45

Ming, que ideia disparatada essa de pensares que as pessoas compram ou fazem empresas por causa dos lucros, caramba.

Registado: 6/11/2002 19:27

por Ming » 8/3/2004 22:20

Relendo o post, noto que não deixei claro que o que aparece nesse tipo de sites, quando muito, pode servir para um "screening" inicial, muito básico.

Por vezes os erros na informação apresentada são pequenos, mas outras vezes são muito grandes e quem se guiar por essa informação enterra-se completamente...

E em qualquer caso, mesmo quando não há erros, (mas para saberes que nos dados de uma empresa não há erros tens de ter números teus para comparar :wink: ) o que aparece é sempre muito limitado em termos informativos para servir de base à análise fundamental a uma empresa...
Earthlings? Bah!

por Ming » 8/3/2004 22:03

Jarc:

Conheço o Finbolsa, e até acho que é um bom site.

Mas claramente não sabes o que é analisar uma empresa em termos fundamentais, e tambem me parece claro que não queres saber.

Ok. É uma opção.
Resta-te ser bom em termos de negociação técnica... :wink:

(Mas assim, não podes discutir fundamentais de forma útil... :( )
Earthlings? Bah!

Per

por jarc » 8/3/2004 21:51

Ming, então nesta altura do campeonato queres calcular per's? Por favor... Repara, não estamos em 1990. Há variadíssimos sites que te oferecem todos os dados que procuras sobre empresas. Recomendo um em especial: www.finbolsa.com
Calcular per's fazia-se quando a única leitura disponível era o Finantial Times. Já agora: o que é um per elevado?

Registado: 23/7/2003 16:05

por Ming » 8/3/2004 21:49

Sim, vamos ver:
1.
Se a Europa reage mal... :|
2.
Se nós acabamos por estar tão "eufóricos" que já nem olhamos para o exterior... :roll:
Earthlings? Bah!

por Visitante » 8/3/2004 21:36

Agora estou curioso para ver o comportamento das tecnologias no nosso PSI no caso e só no caso do NDX fechar abaixo dos 1450 pontos.
Estou dentro de algumas.. vamos lá ver amanha
Visitante

sousa dias disse...

por £izard » 8/3/2004 21:04

e depois e depois segundo parece, ninguém perde neste jogo, é um jogo de soma nula loucura ?

olhe que não, olhe que não...isso é nos futuros.
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

A loucura não é só PAD

por Ignorante » 8/3/2004 20:40

Sim...tudo bem, mas vamos seguir o mercado e vamos ganhando. Se houver crash a médio prazo ainda falta muito tempo.Entretanto ele mexe-se mais perante expectativas futuras e não pelo presente.É a psicologia das multidões actuar. Nada a fazer. Ganhando e andando...
Ignorante

por Ming » 8/3/2004 20:00

Jarc:

Não quero criar uma discussão (pelo menos não uma desagradável).

Mas a verdade é que para aprofundar o assunto terias de ter em conta dois aspectos:

1.
Os fundamentais "importam" quase tudo no longo prazo, mas quase nada no curto.

2.
Soares da Costa e Finibanco não são bons exemplos de empresas fundamentalmente apelativas. (Embora tambem não estejam entre as piores.)

Devias aprofundar os teus conhecimentos sobre quais são os parametros usualmente utilizados para dizer que uma empresa está barata em termos fundamentais.

Sugiro-te que comeces por estudar e interiorizar o significado do PER e depois o calcules (o de 2003, por exemplo) para as várias empresas do PSI...
Depois, se quiseres ir mais além, terei todo o prazer em discutir a importância relativa e o valor concreto do PER de 2003 para as empresas que quiseres...
Earthlings? Bah!

O Fundamental

por jarc » 8/3/2004 19:42

Deixemos a Pad e passemos ao essencial. O essencial é que consideras o fundamental de uma empresa como factor determinante para as tuas opções de investimento. É aqui que eu discordo, mais bem dito: não acredito que seja a melhor opção. Ou então temos de discutir o que é isso do fundamental. Há pouco dei o exemplo do Finibanco, mas há outros casos ao contrário no psi 30. Sabes qual o lucro da Sores da Costa nos últimos anos? Pois é, tem subido bem... Se falamos em grandes empresas aí é diferente, mas ainda assim a tendência do mercado e os gráficos devem ser tidos em conta. Portanto...fundamental sim, mas qb. Bons negócios!

por Ming » 8/3/2004 19:38

Jarc:

Acabei de reler o teu post com mais atenção e noto que além das confusões a que já respondí parece haver uma outra, estranhíssima.

Confundes os preços das OPV com os fundamentais das empresas. :lol:
Se fores estudar as empresas verás que há no psi 20 empresas que cotam 50% abaixo da opv em 98. O Finibanco é o caso e no entanto não sobe por aí além. Agora podes vir aqui com todos os argumentos que não é por isso que vai subir.

Não vou agora começar a agumentar a favor da subida do Finibanco (raio de ideia!). Mas aconselho-te a rever (calmamente) as tuas ideias sobre estas coisas... :wink:
Earthlings? Bah!

Onde está o Zé dos Caracois?

por Morsa » 8/3/2004 19:35

Há uns dias atrás apareceu com comentários interessantes.
Morsa

por Ming » 8/3/2004 19:32

Jarc:

A PAD é noutro tread.
Mas o que é que queres dizer?
Contra-argumentaste? Contra o quê?
Eu alguma vez defendí que a PAD iria descer no curto prazo, com base no seu aspecto técnico?
Lamento mas estás completamente fora da razão.

Uma coisa são os fundamentais, que até ver não mudaram, e em relação aos quais suponho que não há contra-argumentação possível e outra é o comportamento técnico de curto prazo (o famoso Mr. Market). Em relação ao segundo eu raramente opino, e quando o faço é de uma forma muito prudente, porque nunca tenho certezas e, por vezes, nem opinião tenho.
(Em especial, na PAD nunca discutí o aspecto técnico de subida, e até já apostei nele...)

Já agora:
Se vez tão bem o futuro espero que estejas a aproveitar em pleno estes movimentos... E que saias a tempo do comboio.
Earthlings? Bah!

por Visitante » 8/3/2004 17:49

Caro amigo,

Essa do dedo no gatilho foi boa. :clap: :clap:

Em relação ao ganhar até parece que é fácil, basta comprar nos dias de hoje :wink: 8-) ... mas isto como não desceu até lá abaixo também não pode subir até la acima principalmente sem parar para abastecer. :-k

É a opinião de uma pessoa que vendeu EDP hoje, será que perdi o comboio ? :-k :oh: ou vendi na altura correcta ? :pray: \:D/ .

Fico a espera que outras meninas valorizem até aos valores que considero aceitaveis neste curto prazo.

Abraço,
Visitante
Visitante

Psi

por jarc » 8/3/2004 17:43

Ming? Calma... um dia vai descer. O problema é estar fora e estar à espera que desça. O bull é assim: Se entras receias que caia, se estás fora vês o comboio a subir. Lembras-te o que suponhas que ia acontecer à Pad? Bastantes vezes contra-argumentei aqui. Querer ir contra o mercado, com argumentos e mais argumentos... Se fores estudar as empresas verás que há no psi 20 empresas que cotam 50% abaixo da opv em 98. O Finibanco é o caso e no entanto não sobe por aí além. Agora podes vir aqui com todos os argumentos que não é por isso que vai subir.

Estou a assistir pela primeira vez.

por sousadias » 8/3/2004 17:30

E a participar activamente, não tem nada que saber é garantido que amanhã sobe mais... loucura ? CLARO, mas sigo simplesmente o mercado e os ganhos acumulam-se, o dedo no gatilho, a arma engatilhada e para quê filosofar se o mercado aponta para a frente... e depois e depois segundo parece, ninguém perde neste jogo, é um jogo de soma nula :) loucura ? CLARO, nada indica que a conjectura económica se modificou, mas a psicologia de massas está a indicar o caminho para ganhar dinheiro e eu vou com as massas e o dedo no gatilho.
só a mudança é eterna - Heráclito

Registado: 4/11/2002 23:04

por Visitante » 8/3/2004 17:24

Só para finalizar não creio que feche acima dos 2,50.. acredito na correcção a começar já amanha.

Posso estar errado

Abraço,
Visitante
Visitante

por Visitante » 8/3/2004 17:22

Então não será que esta boa nova já era conhecida pelos tubarões e que agora que saiu os pequenos estão a comprar e os grandes a vender ? :roll: :roll: :roll:
Visitante

PSI20 - A loucura não é só na PAD...

por Ming » 8/3/2004 17:17

Já se apreceberam certamente que o PSI20 está a subir 2%, contra (à volta de ) 0.5% no resto da Europa.

Para falar só nas maiores acções:
PT: +2%
EDP: +4%
BCP: +3%

Alguém duvida que a loucura se generalizou?
Alguem repara que a PT apresentou prejuizos no 4 trimestre de 2003?
Basta uma sugestão de que o governo quer privatizar mais EDP se esta chegar aos 3 euros para que o zé povinho comece a comprar feito doido, 100% convencido que se é assim, amanhã a EDP estará mesmo nos 3 euros.

Isto é interessante, mas se as coisas continuarem por este caminho, tenho receio que a médio prazo se tenha um verdadeiro crash, e não apenas a esperada (à uns tempos, porque agora já está esquecida :lol: ) correcção. Isso iria "queimar" e afastar mais uma mini-geração de investidores...
Earthlings? Bah!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: FalcãoBeira, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, Ipr2, malakas, maturidade, MR32, nicoo, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, silva_39, trilhos2006 e 484 visitantes