Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 19/5/2015 16:25

Acho que não, ao contrário do que por aí se apregoa. Além da almofada financeira que Portugal possui, a Europa está muito decidida a defender Portugal. Porque depois de Portugal, viria outro e outro e outro :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Joana19 » 19/5/2015 16:08

Ulisses Pereira Escreveu:Joana, a minha opinião pode chocar alguns, mas creio que seria o melhor que poderia acontecer à Bolsa portuguesa. Provavelmente, teria uns dias de queda mais acentuada, mas acredito que o receio desse acontecimento está a limitar o "upside" do PSI.

A grécia tem dívida de 175%, portugal 130%, não achas que Portugal pode ser o cliente seguinte da especulação e da correcção das taxas de juro que atingiram valores negativos?

Um país com défices constantes e divida elevada poderá ser uma presa fácil da especulação (investidores) dos mercados

Registado: 24/2/2015 19:00

por Ativo » 19/5/2015 16:00

EuroSexy Escreveu:Um país nunca vai à falência.

:shame:

Ao longo do tempo vários Estados deixaram de poder cumprir com as suas obrigações financeiras por estarem insolventes, ou seja, falidos.
Apesar dos Estados terem falido os países sobreviveram e continuaram a sua História ...

Registado: 24/1/2014 17:24

por Diacono » 19/5/2015 15:51

a incerteza nunca foi amiga do mercado.
Há que tomar decisões. Se fica, em que moldes fica. Se sai, em que moldes sai.
A falta de volume é representativa da incerteza dos investidores.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por Ulisses Pereira » 19/5/2015 15:45

Joana, a minha opinião pode chocar alguns, mas creio que seria o melhor que poderia acontecer à Bolsa portuguesa. Provavelmente, teria uns dias de queda mais acentuada, mas acredito que o receio desse acontecimento está a limitar o "upside" do PSI.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Joana19 » 19/5/2015 15:33

EuroSexy Escreveu:
Joana19 Escreveu:Olá,

Uma questão, se a Grécia for ao charco o que acham que acontecerá ao PSI20 ??

(Tou a ver como posso ganhar dinheiro com uma hipotética falência/reestruturação da Grécia) :D

Um país nunca vai à falência.

Mas tem que se reestruturar! Isso passa por implementar medidas difíceis e não há governo com politicas próprias que vá a favor do povo nisso.
Seria mais fácil fora do euro. Mas hoje, uma vez dentro do euro, será um absurdo sair.
Se sair, o euro aprecia-se brutal e temporariamente, mas não o suficiente para acabar com os problemas do próprio euro (porque há países a seguir).
Se não sair, o euro continuará a depreciar-se a favor dos países endividados (contra os países credores se estes não cederem num perdão parcial).

O problema acabaria se a Alemanha deixasse alguns países de leste que têm euro tomar o lugar de alguns países endividados da periferia.
A Roménia é dos países na UE que tem menor divida e isso podia ser contrabalançado no seu desenvolvimento. Ou seja, assumiria uma maior divida em beneficio do seu desenvolvimento em contra mão à desalavancagem da Grécia.
A Alemanha é o único país que está capaz de despoletar essa via. Os países a leste iriam ter um maior crescimento economico, e os países endividados iriam crescer mais lentamente à medida que a divida seria transferida para leste.

Isso trás imperfeições e não é solução óptima para a Alemanha, porque esta tem o poder de deixar que isso aconteça, mas não tem o poder de controlar o processo uma vez desencadeado.

Mas achas que o PSI20 fica imune a um eventual Haircut?

por EuroSexy » 19/5/2015 15:24

Joana19 Escreveu:Olá,

(Tou a ver como posso ganhar dinheiro com uma hipotética falência/reestruturação da Grécia) :D

Um país nunca vai à falência.

Mas tem que se reestruturar! Isso passa por implementar medidas difíceis e não há governo com politicas próprias que vá a favor do povo nisso.
Seria mais fácil fora do euro. Mas hoje, uma vez dentro do euro, será um absurdo sair.
Se sair, o euro aprecia-se brutal e temporariamente, mas não o suficiente para acabar com os problemas do próprio euro (porque há países a seguir).
Se não sair, o euro continuará a depreciar-se a favor dos países endividados (contra os países credores se estes não cederem num perdão parcial).

O problema acabaria se a Alemanha deixasse alguns países de leste que têm euro tomar o lugar de alguns países endividados da periferia.
A Roménia é dos países na UE que tem menor divida e isso podia ser contrabalançado no seu desenvolvimento. Ou seja, assumiria uma maior divida em beneficio do seu desenvolvimento em contra mão à desalavancagem da Grécia.
A Alemanha é o único país que está capaz de despoletar essa via. Os países a leste iriam ter um maior crescimento economico, e os países endividados iriam crescer mais lentamente à medida que a divida seria transferida para leste.

Isso trás imperfeições e não é solução óptima para a Alemanha, porque esta tem o poder de deixar que isso aconteça, mas não tem o poder de controlar o processo uma vez desencadeado.

Registado: 16/6/2014 0:01

por Joana19 » 19/5/2015 15:05

Olá,

por Diacono » 19/5/2015 14:56

de facto isto hoje está muito anémico.
Volume fraco, subida fraquinha...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por katolo » 19/5/2015 13:49

Eheheh

Ja nao é q primeira vez que vejo esse indicador de short e depois é sempre a subir. Essas recomendaçoes valem o que valem...

No entanto, fortes subidas por toda a Europa a caminho de novos maximos e o PSI... nojo de índice!

Registado: 20/2/2014 22:01

por Blue Epsilon » 19/5/2015 11:59

HJOR Escreveu:Partilho, apenas, o que recebi quando abri a plataforma...

Difusão de Informação
18 May 2015 at 15:47:28 (GMT)
[ESTRATÉGIA (...)-CFD'S-ÍNDICES - curto prazo]: SHORT - CURTO »» PORTUGAL - PSI20 (PSI20.I) com objectivo @ 5894 e stop-loss @ 6197,50. (...)

Hmmm, isso funciona bem como indicador contrário.

Provavelmente quer dizer que o PSI20 vai subir 8-)
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por HJOR » 19/5/2015 0:28

Partilho, apenas, o que recebi quando abri a plataforma...

Difusão de Informação
18 May 2015 at 15:47:28 (GMT)
[ESTRATÉGIA (...)-CFD'S-ÍNDICES - curto prazo]: SHORT - CURTO »» PORTUGAL - PSI20 (PSI20.I) com objectivo @ 5894 e stop-loss @ 6197,50. (...)
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por yaya » 18/5/2015 16:09

A notícias do fds é: SLB bicampeão isto quer dizer que o PIB vai subir, ou não? Vai disparar o consumo interno e a produtividade vai aumentar. :mrgreen:

Registado: 28/8/2013 22:19

por Ulisses Pereira » 18/5/2015 13:54

bogos, entendo o que dizes. Quando digo que é claro como a água, não é garantia nenhuma do que vai acontecer. O que digo é que, há muito tempo, que nos meus gráficos não há um "setup" tão claro como este, independentemente de depois se vir a revelar acertado ou não.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bogos » 18/5/2015 13:46

Ulisses Pereira Escreveu:Para mim, como tenho escrito, a situação do PSI é bem simples. Conforme o esperado, a subida parou na fortíssima zona de resistência entre os 6100 e os 6300 pontos. Quem está de fora, deve esperar por essa ruptura que desbravará caminho (caso aconteça) para voos mais altos.

Eu sei que o gráfico tem poucas linhas, poucas conjecturas, pouco espectáculo. Mas é claro como a água.

Abraço,
Ulisses

Boa tarde
Caro Ulisses....

Não resisti a um pensamento que me surgiu com a tua frase...

Para mim claro como água é tudo o que é passado, é facto verificável passivel de ser estudado...

Quanto ao futuro, por muito que já tenha investido na cigana, e na bola de cristal....continuo como sempre com tudo enublado.

Nos entre-meios "e à conta do passado" lá tenho acertado com alguns negócios........mas leva-se bem umas pancadas boas pelo meio....

No entanto, penso que a afirmação é muito "determinante e até de grande certeza", coisa que me provocou este simples comentário...

Não leves a mal, pois é só a MHO.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por HJOR » 18/5/2015 12:53

Ulisses Pereira Escreveu:Eu sei que o gráfico tem poucas linhas, poucas conjecturas, pouco espectáculo. Mas é claro como a água.

Mas tem uns bois, uns ursos e uns emoticons...
:mrgreen:

PS: Não resisti...

por Ulisses Pereira » 18/5/2015 12:38

Para mim, como tenho escrito, a situação do PSI é bem simples. Conforme o esperado, a subida parou na fortíssima zona de resistência entre os 6100 e os 6300 pontos. Quem está de fora, deve esperar por essa ruptura que desbravará caminho (caso aconteça) para voos mais altos.

Eu sei que o gráfico tem poucas linhas, poucas conjecturas, pouco espectáculo. Mas é claro como a água.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ovelhaxone » 17/5/2015 22:41

num mercado bem direccional até basta uma MM50 dias. a questão é saber quando o mercado comuta de lateralização para caótico(whipsaws) ou para trend...

Registado: 18/7/2013 15:16

por HPS » 17/5/2015 21:20

HJOR Escreveu:
HPS Escreveu:HJOR,

No teu video falas que o Gann Swing Chart e um metodo automatico. Julgo que te referes ao facto de ser automatico na tua plataforma, ou ?

Como funciona em backtest?

Confesso que nunca me dei a esse trabalho, não tenho o sistema automático criado e por isso não tenho backtests.
No entanto, recomendo a leitura do livro "W. D. Gann Treasure Discovered: Simple Trading Plans for Stocks & Commodities", escrito por Robert Krausz, onde são apresentados backtests, utilizando o hi-lo activator.

Se este metodo fosse um sistema, diria que parece ter semelhancas com o indicador zigzag. Tenho ideia que os sistemas baseados nesses indicadores sao interessantes para ver o que aconteceu (look back), mas de nenhuma ajuda do que vem para a frente. Mais, tem a particularidade de que so actualiza o estado currente no final de cada periodo (dia, hora, etc) em funcao do TF usado, e portanto e de pequena importancia para o periodo seguinte.
O que pretendo evidenciar com o anterior, e que um eventual sinal de abertura, fecho ou inversao de posicao vem sermpre atrasado pelo menos um periodo ou mais (dia, hora, etc.) e isto numa situacao de mercado em lateralizacao/volatil e capaz de queimar muito capital usando este 'sinal' por si so devido aos movimento aleatorios e portanto ha que ter cuidado!

Por outro lado, nos periodos em que o mercado esta direcional (sobe ou desce vincadamente) julgo que nao e necessario nenhum indicador a nao ser observar o preco!

PS: Gosto particularmente dos Gann Fan, linhas de tendencia e seus breakouts. Boa iniciativa dos videos.
If you watch every tick, you trade like a di..
PS.: O meu teclado nao tem assentos, portanto a escrita sai sem eles!

Registado: 6/5/2009 19:20

por O Alquimista » 17/5/2015 21:09

HJOR Escreveu:Análise ao PSI20 (15-05-2015)

Hjor,

Os meus parabéns por um video fabuloso onde hoje, Maio, explicas uma técnica que deu um sinal em Janeiro, Tal e qual como nos livros. Já para não falar do topo pois se, como dizes no video, quem esteve curto ganhou muito dinheiro, é porque deve ter shortado bem lá em cima. Só falta saber como articulaste esse suposto sinal de mudança da tendência dado pelo gann swing com a contagem das ondas de elliott e a opinião que delas retiravas e davas a conhecer por aqui, já que em anterior momento afirmaste que usas as lições de ambos (deixo de lado dow porque não o mencionaste).

Pelo que me apercebo, essa técnica é mesmo boa pois apanhou o topo e o fundo. :clap: Quem é que disse que isso não era possível? Simples, automático e eficaz: o que se pode querer mais?

Quanto à técnica propriamente dita, se apagares essas linhas todas que o software desenha e colocares uma simples linha de tendência, chegarás às mesmas conclusões. Linha essa que só apanha o preço e que é essa e não uma outra qualquer antecedente porque foi com a quebra dessa linha que se quebrou um anterior high (lower high) e isto faz toda a diferença. Estava tudo sincronizado: quebra de um anterior high e quebra da linha descendente. Fica o gráfico para o demonstrar.

Isto é análise, falta saber como se poderia ter negociado. A resposta é fácil: compra-se o break da linha com stop abaixo do low. Quem o tivesse feito teria arriscado cerca de pouco mais de 10% e hoje teria um ganho potencial acima do dobro. Fica pois uma sugestão de negociação da técnica gann swing charts, que aliás pode ser usada nos tempos que correm.

Invejo essa tua capacidade de cozinhar análises misturando gurus: quando Elliott não satisfaz, recorro a Gann; quando Gann não satisfaz, recorro a Elliott; pelo meio um pouco de Dow; polvilho tudo com umas pitadas de Krausz. Em stand by fica Boroden para o que der e vir com a sua simetria de preço e tempo.

Agora, puxando a brasa para a minha sardinha: é possível constatar que antes dessa técnica ter dado o tal sinal, já O Alquimista falava no nascimento do bull nacional. Ora vejamos:

- viewtopic.php?f=3&t=71105&start=9400 - daqui retiro uma passagem sobre a então nossa troca de ideias:
- sim, eu sei que disseste que o mínimo ia ser quebrado e eu retorqui dizendo:
- que já estava comprado no psi20 e quais a razões e onde estaria a stoploss;
- que, se o mínimo fosse quebrado, tanto melhor porque seria uma forma de "levantar os patos" e o movimento que se seguiria seria mais violento; aliás há pouco tempo no meu tópico falei no "João Moura" num gráfico de 1 h do psi20.
Em suma:
- tu estás bear, eu estou bull, tu achas que vai continuar a cair, eu acho que o break do mínimo é falso, tal como falso foi o break para o upside, e que o mercado formou uma base bem boa (acumulando energia que mais tarde ou mais cedo libertará);
- tu olhas para o psi2o e daí procuras retirar informação para as cotadas; eu, se por exemplo quero negociar o bpi, quero lá saber como está o psi20.
Os dados estão lançados, é so esperar. Parece-me que não faltará muito para saber qual o sentido (o verdadeiro): se for para continuar a cair, não pode hesitar; se hesitar e saltar para dentro do range...danger will robinson! Aproximam-se pois dias muito interessantes.

- viewtopic.php?t=83645&p=1130887#p1130887 -
Ulisses a regressar e o bull a recomeçar?

- viewtopic.php?f=3&t=71105&p=1153830#p1153830

- viewtopic.php?f=3&t=83288&start=575 e disse:
A minha visão sobre o psi20 usando um gráfico de 1 h (quanto ao gráfico diário já me pronunciei e nada há a acrescentar): enquanto a área de consolidação não for violentada de modo consistente - repito, de modo consistente, the only way is up.

- viewtopic.php?f=3&t=83288&start=525 - disse que no prelo estava algo de dramático

- viewtopic.php?t=71105&p=1141124#p1141124: aqui coloquei uma contagem de ondas (as minhas)

- viewtopic.php?t=83288&p=1161002#p1161002

- viewtopic.php?t=71105&p=1156083#p1156083

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por HJOR » 17/5/2015 20:32

HPS Escreveu:HJOR,

No teu video falas que o Gann Swing Chart e um metodo automatico. Julgo que te referes ao facto de ser automatico na tua plataforma, ou ?

Confesso que nunca me dei a esse trabalho, não tenho o sistema automático criado e por isso não tenho backtests.
No entanto, recomendo a leitura do livro "W. D. Gann Treasure Discovered: Simple Trading Plans for Stocks & Commodities", escrito por Robert Krausz, onde são apresentados backtests, utilizando o hi-lo activator.

por HPS » 17/5/2015 20:15

HJOR,

If you watch every tick, you trade like a di..
PS.: O meu teclado nao tem assentos, portanto a escrita sai sem eles!

Registado: 6/5/2009 19:20

por HJOR » 17/5/2015 16:51

Análise ao PSI20 (15-05-2015)

por HJOR » 17/5/2015 12:31

Como prelúdio ao vídeo desta semana, que irei disponibilizar mais logo, informo que irei analisar o índice desde o mínimo do ano, usando o método denominado Gann Swing Charts, desenvolvido por W. D. Gann.
Anexo uma imagem com que iniciarei o vídeo desta semana.
Passem uma excelente tarde de domingo e até logo.
:-"
Anexos
PSI20_D_2015-05-15a.jpg

por rsacramento » 16/5/2015 15:23

pouco depois de ter lido as primeiras coisas acerca de padrões, apareceu o marco a igualizar, o que retive até ao presente: seja cabeça e ombros, rectângulo ou lá o que for, a proj é o que vai do mínimo ao máximo, mais coisa menos coisa

Registado: 29/11/2007 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, bpcolaco, cali010201, Google [Bot], Goya777, niceboy, Shimazaki_2, silva_39, Sr.Marques, trilhos2006, zorro2009 e 136 visitantes