Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 26/5/2015 13:12

Mas dentro da AF, não se pode inventar nada. Eu não escolho as taxas. Eu limito-me a pegar naquilo que a empresa é. Só se for boa e acima da média é que faz sentido poder avaliá-la desta forma.

Os 11% do crescimento do CP da JM nos últimos 5 anos não é invenção minha, essa info está à disposição de qualquer um. As pessoas é que acrescentam sempre um ponto. "quem conta um conto, acrescenta um ponto", mas eu não.

O ROE também não invento! Está lá numa base estatistica.
O PER minimo, medio e max. esse é dado pelo mercado e é uma ferramenta que nos auxilia e nos diz dá uma margem de manobra para fazer a tal projecção de longo prazo.

O que eu acho é que mesmo que os lucros da JM venham a crescer ao mesmo ritmo até aqui, um PER actual de 25 é demais!!!

Registado: 16/6/2014 0:01

por Ulisses Pereira » 26/5/2015 12:47

Eurosexy, estás a misturar conceitos.

Um analista técnico, de facto, não precisa de se preocupar com o valor. É o preço e o volume que lhe interessa. Aqui não há muita discussão entre nós. Tu discordas desse método, eu sou adepto, não há muito a discutir, a não ser o sexo dos anjos.

A questão aqui é na análise fundamental. O valor que um analista atribui a uma empresa é diferente de outro e de outro e de outro. Basta um achar que os resultados vão crescer a uma taxa de 3% e outro a 5%, para o valor que estimas para daqui a uns anos ser COMPLETAMENTE diferente.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroSexy » 26/5/2015 12:43

Ulisses Pereira Escreveu:Eurosexy, eu digo que não há um valor para uma acção, mas sim milhares de valores que os investidores atribuem às acções, está bem expresso no teu post o porquê. Tu pegas nos valores passados e assumes que nos próximos 6 anos (!) as coisas se vão manter ao mesmo ritmo. Outros investidores analisam a concorrência, os cenários macroeconómico e fazem as suas projecções.

Cada um faz as contas à sua maneira, há é que reconhecer que o valor de uma empresa está muito longe de ser algo objectivo e consensual. Aliás, se o fosse, não havia mercado.

ABraço,
Ulisses

O que existe são milhares de preços! não valores.
Valor é algo concreto mas não fixo, que vai mudando à medida que os fundamentos da própria empresa se alteram. O Preço é que pode mudar em múltiplas formas e feitios de dia para dia, de mês para mês etc.

Na minha optica de ver nem faz sentido olhar para os dados macro económicos para ter uma análise rigorosa sobre uma empresa. Warren Buffett não liga às taxas de juro, nem está dependente do que o mercado faz, nem investe conforme os dados macro. O que nós devemos fazer é concentrarmo-nos na empresa.

Por fim, posso arriscar dizer que mercado haveria sempre, desde que houvesse por si só pessoas capazes e dispostas a trocar dinheiro por acções, ou dinheiro por dinheiro. O que acontece é que a maioria nem sequer liga ao valor do que está a comprar!!!!!!!!!!!!!!!!! Esse é que é o problema Ulisses! :shock:

por jccgold » 26/5/2015 12:28

EuroSexy já te tinha dito metade desses numeros sao incompreensiveis. Fonte para dizer q o capital proprio é 2.66? 19% do q? Lucro estimado do que o que é que capital proprio tem a ver com lucro estimado? Lucro agregado x5? :shock: Lucro agregado q saiba nem é um termo económico e usas para calcular o valor da JM?
Editado pela última vez por jccgold em 26/5/2015 12:58, num total de 1 vez.

Registado: 11/11/2011 3:58

por Ulisses Pereira » 26/5/2015 12:22

Eurosexy, eu digo que não há um valor para uma acção, mas sim milhares de valores que os investidores atribuem às acções, está bem expresso no teu post o porquê. Tu pegas nos valores passados e assumes que nos próximos 6 anos (!) as coisas se vão manter ao mesmo ritmo. Outros investidores analisam a concorrência, os cenários macroeconómico e fazem as suas projecções.

Cada um faz as contas à sua maneira, há é que reconhecer que o valor de uma empresa está muito longe de ser algo objectivo e consensual. Aliás, se o fosse, não havia mercado.

ABraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroSexy » 26/5/2015 12:09

jccgold Escreveu:EuroSexy ja perguntei mais que uma vez para explicares as contas que fizeste para nós percebermos porque dizes que está 50% acima do valor. Até agora aguardo

A JM tem capital proprio de 2,66 por acção e um lucro de 0,52 euros.
O capital próprio tem crescido de ano para ano à volta de 11% em média

(isto não sao valores inventados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

2,66(1+0,11)^5= 4,48 de capital próprio em 2020

4,48x19%= 0,851 lucro estimado em 2020

0,851x 5 anos= 4,25 lucro agregado

4,25 lucro agregado + 2,66 de CP actual dará = 6,9 ~7 euros de valor em 2015. Ora o preço é de 13 euros

Para cotar ao valor a JM teria que ter um PER de 14 aproximado.

A cotar a 13 euros tem per de 25 o que é demasiado. :shock:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em 2017 quando a JM tiver um capital proprio por acção de 3,27 euros e se cotar ao valor de hoje o PBV ainda continua a ser de 2.
Mas isso pode até nem fazer sentido nenhum.Mas acho dificil até 2017 a JM manter o actual PBV em 4,88.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por mais voltas que se dê, esta é a essência daquilo que é Warren Buffett. Pois na Berkshire só entram com um investimento a longo prazo quando é na prespectiva do negócio.
Tentam comprar empresas boas a preços sensatos. E deixam o resto para os outros que compram e vendem no dia a dia no perde ganha.

Sabemos também que o bom investidor nem sequer olha para os gráficos!!! o que convosco é bom bocado dificil porque parece que andam agarrados como analistas tecnicos que nem o são!

por jccgold » 25/5/2015 23:50

EuroSexy ja perguntei mais que uma vez para explicares as contas que fizeste para nós percebermos porque dizes que está 50% acima do valor. Até agora aguardo

por EuroSexy » 25/5/2015 23:37

Ulisses Pereira Escreveu:Eurosexy, ficou com o prémio em relação ao teu valor. A verdade é que, felizmente, cada acção tem um valor diferente para cada investidor.

Abraço,
Ulisses

Ulisses, vi agora este teu comentário e não podia deixar de falar:
O valor não varia muito, o que varia é o preço que pedem pela empresa!!! o que varia são as massas que entram e saem do mercado, as forças avassaladoras que entram e saem do título sem ter em conta o valor.
Existem forças de compra e venda que não olham o valor ao ponto de provocarem desvios padrões em relação ao valor bastante grandes (daí os descontos/ prémios).
Há quem compre no valor, mas quem for conservador só compra com desconto. Depois se o mercado lateraliza ou se assume logo uma tendência, isso já não tem a ver com o investidor.
O investidor não se importa com movimentos de curto prazo.
Para mim o valor não é 13,x porque considero esse preço com um prémio de 50%, logo a relação com o meu post anterior que seria prudente sair por esse patamar.

por Ulisses Pereira » 25/5/2015 19:45

Eurosexy, ficou com o prémio em relação ao teu valor. A verdade é que, felizmente, cada acção tem um valor diferente para cada investidor.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ocioso » 25/5/2015 19:30

:-k
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (29.76 KiB) Visualizado 9876 vezes

Registado: 14/4/2015 1:34

por EuroSexy » 13/5/2015 16:21

É uma corrida louca!!!!!

Os fundos mais do que duplicaram a exposição à JM e a cotação ficou com um prémio de mais de 50% em relação ao valor.
Então e agora se o mercado aniquilasse todo este movimento da entrada dos fundos e dos piquenos?

Bem, quanto a mim vale mais estar fora porque o valor não é tão grande como os profissionais querem fazer querer.
Mas vamos ver...

por Ulisses Pereira » 13/5/2015 15:56

Aqui ficam os gráficos actualizados da Jerónimo Martins numa altura em que a acção está a consolidar acima da resistência quebrada.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
jm3.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MarketGodzilla » 5/5/2015 16:56

Este dia foi uma pena, dia de ex-dividendo, "ficamos" sem 0,245€(os que estão dentro claro) e durante grande parte do dia "quase" os recuperávamos.
Melhores dias virão e com uma queda como acabou por dar o PSI, então nem foi assim tão mau. Continuo dentro, por razões fundamentais e técnicas, o gráfico da JMT está muito limpo e por agora tudo indica que o caminho seja para cima, claro com algumas paragens pelo caminho, pelo menos é esta a minha visão.

Registado: 11/1/2012 17:40

por jccgold » 4/5/2015 20:36

Acho piada como escrevem recorrentemente que nao se deve ir contra a tendencia, excepto aqui na JM. Nunca vi tanta gente a clamar pela descida de uma cotação, e ela só sobe a sacana :roll:

por Bernie Madoff » 4/5/2015 17:32

Amanhã será ex-dividendo então.
Obrigado.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por MarketGodzilla » 4/5/2015 17:00

por MarketGodzilla » 4/5/2015 16:59

Bernie Madoff Escreveu:Vai lançada para uma valorização de 100% em 6 meses....
Até quando é negociada com dividendo, ou qual é o dia de ex-dividendo?
Obrigado.

O dia de ex-dividendo é já amanhã.

por Bernie Madoff » 4/5/2015 16:57

Vai lançada para uma valorização de 100% em 6 meses....
Até quando é negociada com dividendo, ou qual é o dia de ex-dividendo?
Obrigado.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por Ulisses Pereira » 4/5/2015 15:19

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
jm3.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por SERRA LAPA » 4/5/2015 13:05

Ulisses:
Os teu gráficos actualizados se for possível.
Obrigado

Registado: 17/3/2008 4:57

por Ulisses Pereira » 4/5/2015 12:04

Eurosexy, faz-me um favor para não estar constantemente a apagar-te: Deixa de falar da Cofina em todos os tópicos. Fala sobre ela no tópico respectivo.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroSexy » 4/5/2015 11:20

jccgold Escreveu:A empresa nao caiu nada em valor há 1 ano, a empresa subiu de valor há 1 ano só que optou por investir lucros em expansão. O que fez a cotação cair há 1 ano, foi o facto dos lucros na Polónia não terem aumentado ao ritmo que alguns esperavam. O mercado nao refletiu coisissima nenhuma bem, o mercado foi atrás do lucro imediato que é o que normalmente faz.
A COFINA uma empresa da comunicação social num país falido como Portugal ora aí está algo em que de certeza nao vou meter o meu dinheiro. A JM tem sido a estrela do PSI20 nos ultimos 15 anos devido à excelente gestão, excelente gestão essa que continua

O mercado nunca anda correcto. Isso é um facto. O preço de hoje em nada corresponde ao preço de amanhã e há sempre uma visão distorcida da realidade. Quem não admite isso está condenado.
A JM tem um valor inferior ao preço que o Sr.Mercado exige e quando assim é, o melhor é ficar quieto. A não ser que tenham a tentação de obedecer ao Sr.Mercado.
A Cofina é uma empresa a meu ver com muito mais valor actual do que a JM porque está a desconto e com capacidade de crescer muito mais rapidamente que a JM.
Cada um sabe de si. Cada um por si.

por Ocioso » 4/5/2015 1:02

Estimar o valor de uma cotada utilizando lucro e ROE, fez-me recordar os ensinamentos daquela grande investidora e educadora americana: Mary Buffett! :mrgreen:
Anexos
1.jpg

Registado: 14/4/2015 1:34

por jccgold » 4/5/2015 0:39

A empresa nao caiu nada em valor há 1 ano, a empresa subiu de valor há 1 ano só que optou por investir lucros em expansão. O que fez a cotação cair há 1 ano, foi o facto dos lucros na Polónia não terem aumentado ao ritmo que alguns esperavam. O mercado nao refletiu coisissima nenhuma bem, o mercado foi atrás do lucro imediato que é o que normalmente faz.
A COFINA uma empresa da comunicação social num país falido como Portugal ora aí está algo em que de certeza nao vou meter o meu dinheiro. A JM tem sido a estrela do PSI20 nos ultimos 15 anos devido à excelente gestão, excelente gestão essa que continua

por EuroSexy » 4/5/2015 0:23

jccgold Escreveu:EuroSexy eu nao critico pq nao percebo metade do que está ali escrito. Para criticar teria de perceber o encadeamento do que lá está escrito. Vejo uma série de numeros uns com unidades dum lado outros sem unidades do outro, outros aparecem por mágica, outros confundem o que é ROE.
Depois do relatório e contas de há precisamente 1 ano eu achei que o que lá estava escrito era motivo para a cotação ter subido apesar da descida dos lucros. Há 1 ano o volume vendas tinha aumentado 10% mas a cotação desceu pq quem tinha expectativa que os lucros na Polónia crescessem sem parar de repente isso assim não aconteceu o que gorou as expectativas de muitos investidores.
Uma cotação incorpora nao só o rendimento actual como as expectativas futuras. E principalmente o que mexe com a cotação da JM são as expectativas futuras

Precisamente é o futuro que interessa!!!!
E eu não consigo ver grande crescimento em valor na JM. Não consigo...

A cotação caiu desde há um ano porque a empresa caiu em valor e o mercado reflectiu isso, mas não o suficiente. O futuro é um crescimento anémico em valor. E o crescimento das vendas nada diz sobre o valor. O que me interessa são as margens dessas vendas e o dinheiro em caixa para aumentar o capital próprio por acção e com franqueza estou péssimista na JM, ao contrário do mercado que ja cota a 13 lol

Tem PER de 25

Nem que a empresa tivesse a cotar ao valor de 6,7 euros eu me interessaria por isto.

Dentro da nossa bolsa há oportunidades muitíssimo melhores em termos fundamentais, de valor e preço. (caso da Cofina)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, acintra, Bar38, drcentimo, Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, zorro2009 e 153 visitantes