Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

DAX - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: DAX

por rsacramento » 26/4/2015 15:29

não me lembro do nome da tradução portuguesa, mas vou repetir-me e recomendar vivamente a leitura do livro do M Douglas: Trading in the zone

quanto à discussão mecânico vs automático, podemos discutir, mas noutro tópico, para não desvirtuar este :wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

por ovelhaxone » 26/4/2015 15:15

malvoisin Escreveu:outra coisa que passei a ter como hábito para mim próprio é o de, em dias de negociação, pelo menos até fechar posição/ões, nunca ver as opiniões dos outros. fui-me apercebendo de que isso me influenciava de forma contraditória até pq há smp uma visão possível de subida e descida de preço.
digo isto também para que me vá ficando de vez na cabeça (uso o forum também para isso, para cimentar hábitos e não me esquecer deles, já que os escrevi - isso ajuda-me).

ora aí está uma ieia muito acertada. e deve desligar-se também das noticias do dia a dia.
por outro lado, quanto mais posta mais comprometido tenderá a ficar com a ideia que "cimentou".

uma coisa que vai aprender com o tempo é que é preciso ter um equilibrio nisto, como em tudo o resto.

a ideia de não ver nada não é para ser seguida á letra. é preciso ir sentindo o pulso ao mercado, vendo como estão as opiniões das pessoas, no que estão a bombear para os media como *AS* preocupações dos investidores, mas ter a capacidade de limpar isso da mente e usá-la apenas de forma assertiva. ou seja, é preciso criar um filtro de alto nível, sabendo retirar do ruido informação util. mas em qualquer caso deve-se perder pouco tempo nisso.

da mesma forma a escrita online não deve estar sujeita a escrita permanente. é muito fácil cair-se na necessidade de se estar certo, cimentando "opiniões". para cimentar uma ideia escreva só quando pensou muito "na coisa". nem tudo o que se pensa merece ser escrito. mas também aqui é preciso um equilibrio e não é para ser levado á letra. por vezes escrever uma ideia pode servir para "ouvir" opiniões e mudar de ideia quando "muita gente" concorda com ela.

são tudo ideias aparentemente contraditórias mas essencias para quem é descricionário na sua acção. não é à toa porque muitos tentam a via da automatização, para não estar sujeito a esta subjectividade e nuances que demoram tempo a intuir e controlar. e pelo caminho perdem toda a vantagem que o ser humano tem sobre as máquinas, e isso daria outra discussão.

Registado: 18/7/2013 15:16

por malvoisin » 26/4/2015 14:40

Primus,

já agora, uma ressalva: com o que acabei de dizer não quero de modo algum influenciar ninguém, é apenas a minha análise, com todas as falhas que possa ter, e obviamente terá, até pq ainda que goste de AT, estou nisto há relativamente pouco tempo. apenas posto gráficos pq gosto de o fazer e de confrontar ideias com os demais.

outra coisa que passei a ter como hábito para mim próprio é o de, em dias de negociação, pelo menos até fechar posição/ões, nunca ver as opiniões dos outros. fui-me apercebendo de que isso me influenciava de forma contraditória até pq há smp uma visão possível de subida e descida de preço.
digo isto também para que me vá ficando de vez na cabeça (uso o forum também para isso, para cimentar hábitos e não me esquecer deles, já que os escrevi - isso ajuda-me).

seja como for, arrisco dizer que caso estejas investido no SP500 não terás muita razão para ter medo.

já no caso do DAX, vejo-o como um verdadeiro bicho de 7 cabeças com forte tendência para personalidade bi-polar, que dá muito a ganhar mas tb muito a perder. já me aconteceu das duas suficientes vezes para ser cauteloso nas entradas, e embora esteja longo, novamente, desde 6ªf, a minha posição é pequena até pq é um risco grande manter posições no DAX da noite para o dia seguinte, aquilo na abertura faz verdadeiras montanhas russas que dão facilmente cabo dos nervos quando se têm posições abertas maiores. ainda assim, face ao eventual abismo que representará a quebra do suporte, resolvi manter, mas smp com muita atenção ao que este bicho se vai lembrando de fazer.

abraço

Registado: 6/3/2014 19:07

por malvoisin » 26/4/2015 13:19

Primvs Escreveu:
malvoisin Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:seguir o nasdaq que é o melhor indicador. depois de fazer novos máximos históricos todos os perigos estarão em aberto

sem dúvida! com o nasdaq a fazer novos máximos, o SP500 deverá ir pelo mesmo caminho.

Isso é que já nao sei...se deres uma vista de olhos para os subsectores...ha alguns que nao estao mto jeitosos...e a vela do Nasdaq de 6feira nao me cheira nada bem...

A unica coisa que me está a lixar o juizo é a Apple 2feira e o PIB USA na 4feira...

fui dar uma vista de olhos nos futuros do NDX e SP500. seguem as minhas ideias: até agora, neste último movimento, ambos fizeram tudo o que é suposto fazerem tendo em vista o fim desta última lateralização e continuação de bull - sucessivos testes bem sucedidos de anteriores resistências/ novos suportes (falta ao SP500 fazer novo máximo - diria que está a um fio de cabelo de o fazer).

qt à vela de 6ªf do nasdaq... subiu +de 1% e fechou a 7pts do máximo do dia, melhor seria difícil. ainda assim não me admirava que antes de continuar a subir, viesse testar as anteriores linhas (anterior resistência/linha de pivots) para as confirmar como suportes.

é claro que desgraças acontecem, e obviamente nada é certo, mas em ambos os casos apenas vejo céu azul.

nota: tal como disse há 1s poucos dias no forum do sp500 qd lá postei o último gráfico do sp500, não estou dentro nem vou estar (pelo menos nos próximos tempos).

p.s. em relação ao SP500 faltou-me indicar um nível de resistência na zona dos 2100, sendo assim este passa a ser o 3º nível de resistência, e os 2115-20 passam a ser o 4º nível.
Anexos
NDX - 24-04-2015.jpg
SP500 - 24-04-2015.jpg

por malvoisin » 26/4/2015 13:07

editado (apagar)
Editado pela última vez por malvoisin em 26/4/2015 13:51, num total de 3 vezes.

por Clinico » 26/4/2015 10:26

Mas isso não lixa o juízo :lol: Pirmvs

Então? depois de máximos vêm habitualmente novos máximos "tá bem"? (como dizia o tio Ricardo do BES)
Os resultados da Apple esperam-se muito bons e mesmo que já se saiba que não terão os valores dos últimos resultados, o optimismo é grande, sobretudo com a penetração dos teleles na China.
Portanto, vai corrigor? sell in May and go on vacations? talvez mas os meus cuidados e caldos de galinha vêm depois de ver os resultados da Apple :wink:
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Primvs » 26/4/2015 9:40

malvoisin Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:seguir o nasdaq que é o melhor indicador. depois de fazer novos máximos históricos todos os perigos estarão em aberto

sem dúvida! com o nasdaq a fazer novos máximos, o SP500 deverá ir pelo mesmo caminho.

Isso é que já nao sei...se deres uma vista de olhos para os subsectores...ha alguns que nao estao mto jeitosos...e a vela do Nasdaq de 6feira nao me cheira nada bem...

A unica coisa que me está a lixar o juizo é a Apple 2feira e o PIB USA na 4feira...
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por malvoisin » 25/4/2015 22:39

por ovelhaxone » 25/4/2015 20:52

seguir o nasdaq que é o melhor indicador. depois de fazer novos máximos históricos todos os perigos estarão em aberto

Registado: 18/7/2013 15:16

por bráscubas » 25/4/2015 13:22

...e espero que o S&P se lhe junte, cantando uma bela "alentejanada" por aí abaixo.

Registado: 15/12/2004 16:02

por Primvs » 25/4/2015 11:55

No DAX, estou mais certo do Sell in May and go away ou empresta aos Gregos e agarra-te ao Totta!

Se o diario já tem muita coisa para deixar a pensar...penso que o semanal tem todos os ingredientes para um bom malhanço!
Anexos
daxdiario.png
daxsemanal.png
É da vida...

por J Alves » 24/4/2015 19:31

:arrow:
Anexos
dax.png

Registado: 3/3/2006 11:17

por malvoisin » 24/4/2015 17:04

gráfico de 1 min com linha de pivots testada e gráfico de 4h com o desenvolvimento da fork de médio prazo (os círculos indicados nos gráficos não se relacionam minimamente, apenas chamam a atenção para reacções às linhas).
Anexos
DAX1.jpg
DAX2.jpg

por Primvs » 24/4/2015 10:46

Adam...

eu tava mesmo para te dizer para fechares o longo ai na casa dos 11850/860...porque isto nao me parece que esteja direccional...e nos ultimos 3 dias...isto está numa de apanhar uns 100 pontecos e fecha e vira ou espera por um ponto certo de entrada...quer para cima...quer para baixo...

Mas nao disse nada pois cada um tem o seu sistema...e um tipo nao tem que por a foice na ceara do outro...

mas parece que isto se confirmou...
É da vida...

por Adam hedge » 24/4/2015 10:16

Primvs Escreveu:
Adam hedge Escreveu:vamos ver se não me queimo,por vezes que mt quer....perde td

ontem fecheo curtos e um auto reverse longo a 11717 com stop em mínimos e objectivo nos... só a nossa srº dos mercados é que sabe,mas se desse certo... era um daqueles...no fim do dia já se sabe...

gráfico 4h

Bem feito...era o que devia ter feito tambem...e ja tive oportunidade de manha...e nao aproveitei...

a probabilidade de ressalto era grande, especialmente depois de ontem...

Mas a tola nao ta a funcionar bem...foi uma noite complicada...tenho de passar a ir para a banca em dias assim

bom dia caro Primvs.

ainda falta passar o cabo das tormentas,para depois se tornar o da boa esperança
só acima dos 11937 é que se pode sorrir ate lá olhos bem abertos,que tudo pode acontecer
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Primvs » 24/4/2015 10:06

Adam hedge Escreveu:vamos ver se não me queimo,por vezes que mt quer....perde td

ontem fecheo curtos e um auto reverse longo a 11717 com stop em mínimos e objectivo nos... só a nossa srº dos mercados é que sabe,mas se desse certo... era um daqueles...no fim do dia já se sabe...

gráfico 4h

Bem feito...era o que devia ter feito tambem...e ja tive oportunidade de manha...e nao aproveitei...

a probabilidade de ressalto era grande, especialmente depois de ontem...

Mas a tola nao ta a funcionar bem...foi uma noite complicada...tenho de passar a ir para a banca em dias assim
É da vida...

por Adam hedge » 24/4/2015 9:54

vamos ver se não me queimo,por vezes que mt quer....perde td

gráfico 4h
Anexos
dax7.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Primvs » 24/4/2015 9:47

LOL

O DAX, so para contrariar o amigo clinico, fez o oposto...caiu na abertura...e agora sobe :mrgreen:

Tecnicamente...reaccao positiva na zona dos 11700 e la vai ele com 150 pontos...nova zona de decisao nos 11860...daqui vemos o caminho!
É da vida...

por Clinico » 23/4/2015 20:58

Vendo a árvore sem ver a floresta, o DAX, no diário , tem feito um padrão engraçado: no fim do dia os futuros sobem quase 100 pontos até ao dia seguinte com uma abertura em muito alta e depois... escaqueira-se por aí abaixo num segundo...
Os futuros já estão de novo lá em cima nos píncaros. Será que é para se escaqueirarem de novo logo a seguir á abertura??
Volto a estar fora do DAX com as energias todas na Apple...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por malvoisin » 23/4/2015 19:58

lateralização das últimas semanas entre as linhas superior e inferior. terá acabado aqui o "descanso"? preparado para nova corrida? até agora respeitou as linhas, se continuar a respeitá-las será para cima....

gráfico 1 - fork de médio prazo

gráfico 2 - pormenor dos últimos ressaltos na linha inferior
Anexos
DAX.jpg
DAX2.jpg

por Primvs » 23/4/2015 10:58

_x_ Escreveu:Não gostei do teu gráfico, pois parece estar a desenhar uma bandeirola em baixa. :evil:
A tua zona crucial é parecida com a base da autoban, se for até a MM laranja, não é nada por ai além. :-k :roll:
Hoje isto vai ser interessante com a quantidade de dados que vão ainda sair.

Eu tou curto...eu gosto do meu grafico :P

Mas nao gostei do ressalto nos 11700...tou a acompnhar via 15min e 1h
É da vida...

por _x_ » 23/4/2015 10:46

Não gostei do teu gráfico, pois parece estar a desenhar uma bandeirola em baixa. :evil:
A tua zona crucial é parecida com a base da autoban, se for até a MM laranja, não é nada por ai além. :-k :roll:
Hoje isto vai ser interessante com a quantidade de dados que vão ainda sair.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Primvs » 23/4/2015 10:38

_x_ Escreveu:Onde está o teu gráfico? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mais ou menos nos valores das ultimas descidas a rondar os 11625, mas não vale a pena ser picuinhas. :wink:

Chato pah...toma la versao rapida! :mrgreen:
Anexos
dax.png
É da vida...

por _x_ » 23/4/2015 10:23

Onde está o teu gráfico? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mais ou menos nos valores das ultimas descidas a rondar os 11625, mas não vale a pena ser picuinhas. :wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Primvs » 23/4/2015 10:12

_x_ Escreveu:Atualização da batizada autoban :wink:

Se fosse com o preço dos CFD antigos, hoje "apostava" num longo.
E se hoje no diário fizer um prego, uiii uiii! :mrgreen:

Qual é o valor da base do teu canal?
É da vida...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, dragom, Google [Bot] e 440 visitantes