Exponor está à venda
14:43h
Rui Neves
por R2 » 11/3/2015 20:10
O Alquimista Escreveu:R2 Escreveu:Amigo Alquimista,
A técnica dos fundamentais consiste em preparar a massa do pão, deixar levedar, aquecer o forno, pegar na pá e meter o pão no forno, deixar desenvolver o processo de cozedura do pão com uma temperatura e um timing adequados de modo a que a reação de Maillard torne a côdea do pão com o bom aspeto tostado, e depois degustar o saboroso pão que preparou, sem pressas, para no final explodir de alegria a energia acumulada no processo.![]()
A AT analisa a temperatura do forno - se está normal, sobreaquecido ou subaquecido - mas por vezes deixa para os fundamentalistas a degustação da côdea mais saborosa do pão, porque não são entendidos sobre a teoria da reação de Maillard (se não percebermos a teoria de um processo nunca o podemos otimizar).
Eu não diria que habitualmente aconteça, mas há casos em que os analistas técnicos aquecem o forno, verificam a temperatura, e depois a energia só lhes dá para o processo de aquecimento do forno, deixando assim para os fundamentalistas a degustação final do saboroso pão, isto porque, por definição, os fundamentalistas não são pessoas apressadas e de fracos recursos energéticos, uma vez que o seu objetivo de colheita de frutos é para o médio-longo prazo, pois é preciso dar tempo à fruta para ela amadurecer bem para ser depois mais saborosa. É claro que se deixarmos amadurecer demasiado a fruta, ela pode entrar num processo acelerado de degradação enzimática e entrar em putrefação com as visíveis colónias de fungos de bolores.
Tal como acontece na natureza com o processo simbiótico entre dois seres vivos, dos quais ambos lucram com essa parceria, eu também acho que quem souber aproveitar as melhores virtudes da AF e da AT estará mais apto a ser um vencedor no difícil processo de investimento, tanto mais que as duas técnicas são complementares e não contraditórias, pelo que ambas podem ser utilizadas no processo de otimização dos lucros do investimento.
Abraço.
Amigo BedRock,
Se pensas que a AT que faço é para o curto prazo, estás redondamente enganado. Se tiveres o cuidado e a paciência de consultares o meu tópico oportunidades especulativas II, verás que estão em curso negócios de médio e longo prazo.
Um dos negócios que aí realizei, e que ainda está pendente com apreciável valorização, foi a compra de uma acção transaccionada na bolsa americana. Fi-lo muito antes de terem aparecido notícias positivas sobre a mesma (os tais fundamentais). Quando elas foram tornadas públicas, o activo já estava na carteira (primitiva) d´O Alquimista. Nesse tópico tive o cuidado mostrar precisamente isso: que a aquisição precedeu as notícias (inclusive cheguei a colocar os links dessas mesmas notícias).Esse negócio serviu ainda para demonstrar que a compra foi realizada com o mercado em queda, encontrando-se o preço a violar tradicionais médias móveis (o gráfico 1 mostra o lugar da compra).
Um exemplo não chega? Então aqui fica outro: comprei has muito antes de terem sido apresentados resultados, que saíram acima do esperado pelos analistas (vide gráfico 2, onde está assinalada a entrada). Precisei de saber os fundamentais? Não. Temi que o mercado reagisse mal aos resultados? Não. Precisei de saber quais os resultados para então negociar? Não. Porquê? Porque estava, como sempre esteve e sempre estará, no preço: não mente, não é forjado, não tem qualquer interesse em si mesmo e todos os dias é reportado ao público (não há uma "cadeia de interessados" que tenha de percorrer até chegar a nós).
Dois exemplos não chegam? Fica com mais este: jcp. Quanto a este activo até há uma pequena história com o virtuagod: quando mencionou tal acção a propósito de um investidor cujo nome agora não me lembro, intervim para dizer que ela também constava da minha carteira. Portanto, uma aquisição anterior à notícia sobre tal investidor.
Já tive oportunidade de te dizer que os fundamentais podem contar uma história muito bonita, mas se eu conseguir constatar que não há procura suficientemente forte para impulsionar o preço para um patamar que me faça arriscar, eu simplesmente não compro nesse momento. O gráfico que aqui coloquei sobre um etf indiano serviu precisamente para demonstrar isso.
Perante tudo isto, não só cada um poderá retirar as ilações que melhor lhe aprouver, como deve adoptar o método de investimento com que se identifique. Eu escolhi o meu caminho e não volto atrás. E se algum dia tiver a pachorra para fazer formação "na área dos fundamentais" será para ocupar o tempo livre que a AT me proporciona.
Abraço
por GC14 » 11/3/2015 19:43
por O Alquimista » 11/3/2015 18:58
R2 Escreveu:Amigo Alquimista,
A técnica dos fundamentais consiste em preparar a massa do pão, deixar levedar, aquecer o forno, pegar na pá e meter o pão no forno, deixar desenvolver o processo de cozedura do pão com uma temperatura e um timing adequados de modo a que a reação de Maillard torne a côdea do pão com o bom aspeto tostado, e depois degustar o saboroso pão que preparou, sem pressas, para no final explodir de alegria a energia acumulada no processo.![]()
A AT analisa a temperatura do forno - se está normal, sobreaquecido ou subaquecido - mas por vezes deixa para os fundamentalistas a degustação da côdea mais saborosa do pão, porque não são entendidos sobre a teoria da reação de Maillard (se não percebermos a teoria de um processo nunca o podemos otimizar).
Eu não diria que habitualmente aconteça, mas há casos em que os analistas técnicos aquecem o forno, verificam a temperatura, e depois a energia só lhes dá para o processo de aquecimento do forno, deixando assim para os fundamentalistas a degustação final do saboroso pão, isto porque, por definição, os fundamentalistas não são pessoas apressadas e de fracos recursos energéticos, uma vez que o seu objetivo de colheita de frutos é para o médio-longo prazo, pois é preciso dar tempo à fruta para ela amadurecer bem para ser depois mais saborosa. É claro que se deixarmos amadurecer demasiado a fruta, ela pode entrar num processo acelerado de degradação enzimática e entrar em putrefação com as visíveis colónias de fungos de bolores.
Tal como acontece na natureza com o processo simbiótico entre dois seres vivos, dos quais ambos lucram com essa parceria, eu também acho que quem souber aproveitar as melhores virtudes da AF e da AT estará mais apto a ser um vencedor no difícil processo de investimento, tanto mais que as duas técnicas são complementares e não contraditórias, pelo que ambas podem ser utilizadas no processo de otimização dos lucros do investimento.
Abraço.
por R2 » 11/3/2015 18:12
por R2 » 11/3/2015 17:52
O Alquimista Escreveu:R2 Escreveu:
Amigo Alquimista,
Em relação ao link que colocaste, questiono: Não te importavas de fazeres uma AT à Gisele, mas nada de forquilhas senão a moça pode-se assustar?![]()
Eu prefiro fazer antes uma AF à Gisele com a adoção do processo de investimento do tipo bottom-uppara um médio-longo prazo, uma vez que a qualidade do ativo tem-se preservado muito bem, pelo que não me contentaria em surfar uma boa onda de momentum que a AT pode identificar no ultra-curto prazo. Percebes agora a importância da AF?
![]()
Abraço.
Amigo BedRock, tu tens a técnica dos fundamentais (teoria), eu tenho os fundamentais da técnica (prática). De que é que ela gostará mais?
Abraço
por Daemoon » 11/3/2015 15:53
por Bucks » 11/3/2015 15:49
por chico_laranja » 11/3/2015 12:47
w00zy Escreveu:Siga para máximos
por GC14 » 11/3/2015 11:48
R2 Escreveu:Boas,
O rácio EUR/USD a quebrar barreiras sucessivas.
A última barreira hoje quebrada foi a do nível de 1.07, sendo que esta recente valorização do USD face ao EUR tem a ver, entre outras coisas, com a divulgação dos resultados de redução do desemprego acima do esperado nos EUA, que é um sintoma da robustez da economia dos EUA em contraciclo com a debilidade da economia da Zona Euro com a Grécia como o seu maior calcanhar de Aquiles, pelo que esta valorização do USD face ao EUR é perfeitamente lógica e natural.
Só que aquela diminuição da taxa do desemprego nos EUA veio provocar uma especulação sobre a Fed poder antecipar, em relação ao anterior timing expectável, a subida da taxa de juros de referência, pelo que os mercados bolsistas mundiais responderam com grandes quedas a essa preocupação, esperemos é que uma grande parte dos investidores não entre em pré-pânico e comece a efetuar um sell-off massivo.
Ontem, por ex., o índice bolsista BSE Sensex 30 da Índia teve uma queda superior a -2.40%, o que já revela uma grande preocupação nos emergentes, em particular naqueles que em 2014 e 2015 tiveram grandes valorizações.
Hoje, o índice bolsista FTSE 100 de Inglaterra teve uma queda de -2.52%, que não é nada normal para um índice europeu. Portanto, há nuvens negras no horizonte.Capturar 1.JPG
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Abraço.
por O Alquimista » 11/3/2015 1:37
R2 Escreveu:
Amigo Alquimista,
Em relação ao link que colocaste, questiono: Não te importavas de fazeres uma AT à Gisele, mas nada de forquilhas senão a moça pode-se assustar?![]()
Eu prefiro fazer antes uma AF à Gisele com a adoção do processo de investimento do tipo bottom-uppara um médio-longo prazo, uma vez que a qualidade do ativo tem-se preservado muito bem, pelo que não me contentaria em surfar uma boa onda de momentum que a AT pode identificar no ultra-curto prazo. Percebes agora a importância da AF?
![]()
Abraço.
por R2 » 11/3/2015 1:23
O Alquimista Escreveu:R2 Escreveu:Boas,
A última barreira hoje quebrada foi a do nível de 1.07 (...)
Amigo BedRock,
A verdadeira razão para a queda está aqui:
http://www.marketwatch.com/story/think- ... beforebell
Abraço
por O Alquimista » 11/3/2015 1:14
O Alquimista Escreveu:(...)
The bull market has shown that a riskier stance has paid off. Not only have defensive sectors like telecoms and utilities lagged (...)
por O Alquimista » 11/3/2015 1:11
por R2 » 11/3/2015 1:08
por O Alquimista » 11/3/2015 0:52
R2 Escreveu:Boas,
A última barreira hoje quebrada foi a do nível de 1.07 (...)
por R2 » 11/3/2015 0:41
por Brans » 11/3/2015 0:14
por Bucks » 10/3/2015 19:47
por Rambaldi » 10/3/2015 19:38
bucks Escreveu:E… a Montepio Gestão de Ativos soma e segue!
No Top 20 dos produtos mais rentáveis nos últimos dois anos podem encontrar-se seis dos fundos comercializados pela Montepio Gestão de Ativos, e o Montepio Taxa Fixa, com rendibilidade de 3,49%, a marcar posição no 2.º lugar do ranking dos Fundos de Obrigações com melhores performances nos primeiros dois meses de 2015.
Consulte a tabela
Boas subscrições!
![]()
![]()
por Bucks » 10/3/2015 18:14
por VirtuaGod » 10/3/2015 15:58
chico_laranja Escreveu:mesmo uma carteira bem balanceada nesses anos leva uma dentada que facilmente chega aos 20% e aí é preciso uma subida de 25% apenas e só para recuperar das perdas![]()
por guernica » 10/3/2015 15:03
por R2 » 10/3/2015 13:55
avataris Escreveu:R2 Escreveu:guernica Escreveu:Excelente informação R2.
A million dolar question é: que fundos deverão constituir esse portfóliio entre 7-10 ?
A grande imagem que devemos ver por detrás do referido estudo da Morningstar (dados anteriores a 2003) de um portfolio com um nº reduzido de fundos, é de que, por exemplo, apesar do grande nº de mercados bolsistas a nível geográfico e setorial, eles têm entre si uma certa interdependência, não havendo assim tanta diversidade pela quantidade, mas sim pela qualidade através da diferenciação na volatilidade e dos ciclos e contraciclos entre os diferentes mercados, entendendo-se que entre um ciclo e contraciclo há uma coeficiente de correlação negativo, sendo este o verdadeiro factor de diversificação, daí eu falar atrás na quantidade e qualidade.
Assim, a quantidade de fundos que deve constituir um portfolio deve ser limitada a uma ordem de grandeza à volta de uma dezena de fundos, sendo que, para além do nº ideal de fundos que vai ter sempre alguma variação, mas pouca para investimentos de longo prazo, já os tipos de fundos constituídos de um portfolio para um investimento de curto-médio prazo, deverá dar grande relevância e ser em função das tendências de mercado (bull, bear e lateralização) e das condições macro de então e estimadas para o futuro próximo, mas com certeza não será com uma carteira composta por duas dúzias de fundos que vamos ganhar relevância de diversificação digna de registo quando comparada com uma carteira só com uma dúzia de fundos, desde que estes 12 fundos sejam bem escolhidos, através, essencialmente, pelo critério do coeficiente de correlação.
Abraço.
Concordo totalmente com o que foi dito, e foi devido a isto que eu tinha colocado a questão do numero de fundos umas páginas atrás.
Ainda dando mais uns dados, que do meu ponto de vista, contribuem para muitas pessoas terem um numero grande de fundos.
• Evita-se o desconforto da escolha. Incapacidade de escolher porque se gosta de tudo. Um pouco a semelhança das mulheres com os sapatos.
• Paga-se o mesmo para subscrever 10 ou 30. Logo como quase tudo na vida, a nossa programação mental é de que mais é sempre melhor. Excepto nas ciências exactas ou de design...em que se procura o inverso. O problema é que muitas pessoas não tem esse tipo de programação mental orientada ao "menos é mais".
• Ter mais oferece a sensação de rebustez, mesmo que essa seja aparente. Ter muito do mesmo não diversifica, mas causa a sensação que sim.
• Ter apenas fundos "top" oferece garantias de serem os melhores, logo não é preciso escolher se são todos bons. Isto é falso, porque um fundo mediano pode ser mais util a nossa carteira do que um top. Aliás, um conjunto de fundos mais ou menos, se escolhidos com critério, pode dar origem a uma carteira melhor do que fundos top escolhidos sem critério.
• Se a correlação é muito alta, tanto faz se um fundo é da categoria A e outro da B. A diversificação é inexistente.
• A questão da diversificação por gestora, tem fundamento, mas na maior parte das vezes é apenas pretexto para justificar a nosssa "necessidade natural" em termos mais fundos.
E do meu ponto de vista, estas são algumas das razões, que pouco tem a haver com objectividade e racionalidade, mas sim com a nossa programação mental.
por chico_laranja » 10/3/2015 12:41
guernica Escreveu:Excelente informação R2.
A million dolar question é: que fundos deverão constituir esse portfóliio entre 7-10 ?