IRS - Englobamento rendimentos sujeitos a taxas liberatórias
Re: IRS - Englobamento rendimentos sujeitos a taxas liberató
Mas achas que sem dados alguém sabe isso?
LOL
Ninguem tem bolas de cristal, sem saber os rendimentos anuais , ninguém sabe, mas diria que muito dificilmente compensará
LOL
Ninguem tem bolas de cristal, sem saber os rendimentos anuais , ninguém sabe, mas diria que muito dificilmente compensará
Lose your opinion, not your money
Dr Tretas Escreveu:NMiguel16 Escreveu:Boa noite a todos!
Em 2013 iniciei a minha actividade bolsista!
Fiz os primeiros trades sem grandes volumes e com pouco dinheiro.
Casei a meio do ano.
Agora estou com duvidas de principiante no IRS e como devo proceder.
Alguém me pode ajudar?
Estou habituado a chegar a hora de colocar IRS já estar pré preenchido e seguir!
Agradeço a atenção.
Um abraço
Bom, a diferença é que preenches a declaração mais tarde porque tens rendimentos que não do trabalho, e preenches o anexo G com as mais valias. E como casaste, suponho que o IRS será conjunto.
Opcionalmente, tens até ao fim de Janeiro para pedir declarações de rendimento de capitais se tiveste algum rendimento de juros ou dividendos durante o ano. Em certos casos é fiscalmente vantajoso declarar estes rendimentos no anexo E.
Já não falo a mínima ideia dos trades que fiz o ano passado. Foi através do bes, e no homebank não encontro nada.
Compensa-me pedir para englobamento? Uma vez que a esposa esta desempregada não devo atingir nada de especial no IRS.
Muito obrigado
- Registado: 13/3/2014 10:26
NMiguel16 Escreveu:Boa noite a todos!
Casei a meio do ano.
Alguém me pode ajudar?
Estou habituado a chegar a hora de colocar IRS já estar pré preenchido e seguir!
Agradeço a atenção.
Um abraço
Bom, a diferença é que preenches a declaração mais tarde porque tens rendimentos que não do trabalho, e preenches o anexo G com as mais valias. E como casaste, suponho que o IRS será conjunto.
Opcionalmente, tens até ao fim de Janeiro para pedir declarações de rendimento de capitais se tiveste algum rendimento de juros ou dividendos durante o ano. Em certos casos é fiscalmente vantajoso declarar estes rendimentos no anexo E.
Boa noite a todos!
Casei a meio do ano.
Alguém me pode ajudar?
Agradeço a atenção.
Um abraço
Casei a meio do ano.
Alguém me pode ajudar?
Agradeço a atenção.
Um abraço
- Registado: 13/3/2014 10:26
Boa noite a todos
Quero partilhar com os interessados, em especial com o Ruicarlov que teve a amabilidade de responder ao que sabia...
Como declarar ( digitar ) menos-valias em Warrants e Certificados nos Anexos G ou J:
Primeiro, digitar o valor a declarar -neste caso a menos-valia resultante de todos os negócios efectuados. Imediatamente a seguir ( e não antes como eu insistia ) digitar o sinal - . Não só se torna imediatamente visível como é de facto funcional.
A informação vale o que vale. Para mim valeu muito.
Bom ano e Bons Negócios
Quero partilhar com os interessados, em especial com o Ruicarlov que teve a amabilidade de responder ao que sabia...
Como declarar ( digitar ) menos-valias em Warrants e Certificados nos Anexos G ou J:
Primeiro, digitar o valor a declarar -neste caso a menos-valia resultante de todos os negócios efectuados. Imediatamente a seguir ( e não antes como eu insistia ) digitar o sinal - . Não só se torna imediatamente visível como é de facto funcional.
A informação vale o que vale. Para mim valeu muito.
Bom ano e Bons Negócios
- Registado: 15/12/2004 16:02
Obrigado Ruicarlov
Digo que me parece mais correcto declarar os Warrants, e certificados no anexo G porque as operações foram realizadas em Portugal, através de um intermediário financeiro, o Big, que tem sede em Portugal. Para todos os efeitos, o resultado dessas operações terá sido gerado localmente. Vamos ver na próxima visita às Finanças , logo à tarde, como será...
Digo que me parece mais correcto declarar os Warrants, e certificados no anexo G porque as operações foram realizadas em Portugal, através de um intermediário financeiro, o Big, que tem sede em Portugal. Para todos os efeitos, o resultado dessas operações terá sido gerado localmente. Vamos ver na próxima visita às Finanças , logo à tarde, como será...
xzx Escreveu:Bom dia a todos
Fui "chamado" às Finanças para esclarecer o anexo G e estou com dificuldades em alguns pontos. Qualquer ajuda é bemvinda e agradecida...
1- Negócios com Warrants, Certificados e ETN,s, através do Big, com subjacente Dax são colocados no anexo G ou J ?
2- Assumindo que é no G ( embora o funcionário que está com o caso insista no J ), não consigo colocar valores negativos. O que fazer ?
Desde já, obrigado.
1 - Neste ponto não tenho a certeza. Sei de algumas pessoas que colocam no G, usando como NIF o intermediário (BiG). No entanto também me parece correto colocar no J.
2 - No anexo G, warrants autónomos e certificados são no quadro 9, onde realmente só há um campo para preencher, logo não sei como declarar menos-valias. No caso de ETNs, penso que esses já se incluiriam no quadro 8, onde se pode colocar preço de aquisição e realização, pelo que seria possível considerar menos-valias.
Bom dia a todos
Fui "chamado" às Finanças para esclarecer o anexo G e estou com dificuldades em alguns pontos. Qualquer ajuda é bemvinda e agradecida...
1- Negócios com Warrants, Certificados e ETN,s, através do Big, com subjacente Dax são colocados no anexo G ou J ?
2- Assumindo que é no G ( embora o funcionário que está com o caso insista no J ), não consigo colocar valores negativos. O que fazer ?
Desde já, obrigado.
Desde já, obrigado.
Penso que já serão consideradas apenas no próximo ano, pois há sempre uma demora de uns dias (2-3, dependendo dos mercados) desde a data valor até a data da liquidação.
Boa tarde,
Gostava de saber se vender ações hoje com + valias, entra para o IRS deste ano ou do próximo?
Até que dia posso realizar +/- valias e entrar no irs deste ano?(ou já vou tarde)
A minha corretora é a gobulling
Obrigado pela ajuda
Gostava de saber se vender ações hoje com + valias, entra para o IRS deste ano ou do próximo?
Até que dia posso realizar +/- valias e entrar no irs deste ano?(ou já vou tarde)
A minha corretora é a gobulling
Obrigado pela ajuda
- Registado: 28/8/2013 16:09
ruicarlov Escreveu:investor2 Escreveu:Alguém que saiba a resposta certa pode-me ajudar?
Obrigado!
Respostas certas e fiscalidade não condizem.O melhor que se consegue é estabelecer uma espécia de consenso em relação à interpretação do código do IRS e pareceres que tentam preencher lacunas.
No caso do parecer que as finanças deram em relação à questão da maturidade das obrigações, tudo indica que reembolsos pertencem ao anexo E, estando sujeitos à taxa do escalão a que a pessoa pertence, e vendas antes da maturidade são mais-valias, com tributação autónoma.
Logo concordo que a venda no seu caso é a hipótese mais vantajosa, por mais retorcida que a lógica fiscal seja.
Concordo consigo quando diz que certezas e fiscalidade muitas vezes não andam de mãos dadas.
Mas obrigado pela resposta. Fico a aguardar por mais esclarecimentos

- Registado: 29/11/2007 12:27
investor2 Escreveu:Alguém que saiba a resposta certa pode-me ajudar?
Obrigado!
Respostas certas e fiscalidade não condizem.

No caso do parecer que as finanças deram em relação à questão da maturidade das obrigações, tudo indica que reembolsos pertencem ao anexo E, estando sujeitos à taxa do escalão a que a pessoa pertence, e vendas antes da maturidade são mais-valias, com tributação autónoma.
Logo concordo que a venda no seu caso é a hipótese mais vantajosa, por mais retorcida que a lógica fiscal seja.
Olá a todos!
Deixo aqui um exemplo com uma dúvida que tenho para, quem souber, me ajudar a esclarecer.
A pessoa X comprou uma obrigação a 95 sendo o VN 100.000. Gastou por isso 95.000 euros.
Hoje, essa pessoa X tem duas hipóteses para vender a obrigação:
a) Vende ao preço de 100.
b) Uma vez que a obrigação atinge a maturidade daqui a 2 dias, vai também receber 100 pela obrigação.
A questão aqui é a seguinte: qual das opções é a mais vantajosa para a pessoa X tendo em conta que a taxa de IRS dela é 35%?
Vou dar a resposta que penso ser a correcta mas gostava que me confirmassem:
A opção mais vantajosa, neste caso, parece-me ser a primeira, isto é, vender a 100 antes da maturidade. Assim, a pessoa X vai ter que declarar a mais valia num impresso à parte em que a taxa será apenas 28%.
Na opção b) ele teria que englobar e pagar 35% de imposto.
Alguém que saiba a resposta certa pode-me ajudar?
Obrigado!
Deixo aqui um exemplo com uma dúvida que tenho para, quem souber, me ajudar a esclarecer.
A pessoa X comprou uma obrigação a 95 sendo o VN 100.000. Gastou por isso 95.000 euros.
Hoje, essa pessoa X tem duas hipóteses para vender a obrigação:
a) Vende ao preço de 100.
b) Uma vez que a obrigação atinge a maturidade daqui a 2 dias, vai também receber 100 pela obrigação.
A questão aqui é a seguinte: qual das opções é a mais vantajosa para a pessoa X tendo em conta que a taxa de IRS dela é 35%?
Vou dar a resposta que penso ser a correcta mas gostava que me confirmassem:
A opção mais vantajosa, neste caso, parece-me ser a primeira, isto é, vender a 100 antes da maturidade. Assim, a pessoa X vai ter que declarar a mais valia num impresso à parte em que a taxa será apenas 28%.
Na opção b) ele teria que englobar e pagar 35% de imposto.
Alguém que saiba a resposta certa pode-me ajudar?
Obrigado!
- Registado: 29/11/2007 12:27
TEXANO
Muito obrigado, mas mesmo muito obrigado pelas tuas claras respostas.
A ideia que eu tinha é que no impresso não conseguíamos reportar menos valias, por exemplo, o ano passo tive perdas no BANIF e sempre que tentava registar no Anexo G, por e simplesmente o sistema dáva-me erro
, mas assim sendo...
Abraço
Filipe
Muito obrigado, mas mesmo muito obrigado pelas tuas claras respostas.
A ideia que eu tinha é que no impresso não conseguíamos reportar menos valias, por exemplo, o ano passo tive perdas no BANIF e sempre que tentava registar no Anexo G, por e simplesmente o sistema dáva-me erro

Abraço
Filipe
Obviamente que eles necessitam de autorização para ver se obtivemos mais rendimentos do que os declarámos.
Senão havia muito abusador que declarava apenas aquilo que lhe interessava, de modo a sacar o mais dinheiro possível.
Tal como as finanças estão autorizadas a exigir que confirmemos alguns aspectos da declaração que possam suscitar dúvidas (tais como grandes despesas de saúde, etc) faz sentido que possam fazer o mesmo com rendimentos.
Eu por mim não ligo muito a isso do sigilo. Não é que eles andem a ver os movimentos diários da nossa conta, apenas os rendimentos comunicados por todos os bancos onde temos conta. Desde que receba mais dinheiro optando pelo englobamento (o que tem acontecido sempre), não me importo.
Senão havia muito abusador que declarava apenas aquilo que lhe interessava, de modo a sacar o mais dinheiro possível.
Tal como as finanças estão autorizadas a exigir que confirmemos alguns aspectos da declaração que possam suscitar dúvidas (tais como grandes despesas de saúde, etc) faz sentido que possam fazer o mesmo com rendimentos.
Eu por mim não ligo muito a isso do sigilo. Não é que eles andem a ver os movimentos diários da nossa conta, apenas os rendimentos comunicados por todos os bancos onde temos conta. Desde que receba mais dinheiro optando pelo englobamento (o que tem acontecido sempre), não me importo.
Obviamente que eles necessitam de autorização para ver se obtivemos mais rendimentos do que os declarámos.
Texano Bill Escreveu:ad Escreveu:viva
preciso de esclarecimento dos mais entendidos.
para quem opta pelo englobamento de rendimentos prediais é obrigado a englobar também os capitais, ou seja ações, dividendos, juros etc.
Como consequência é levantado o sigilo bancário. É válido para o ano em questão ou também nos anos seguintes!? Alguém sabe explicar exatamente o que é verificado?
grato
Boas. Sim, se englobares tens de incluir tudo e fazer os pedidos aos bancos em Janeiro. O levantamento do sigilo bancário consiste no envio às finanças, pelos intermediários financeiros, da listagem de operações que fizeste naquele ano (ex. compra/venda/subscrições/resgates/juros/dividendos de: fundos, depósitos a prazo, acções, obrigações, warrants, etc). Esta lista tem que bater certo com a tua declaração, ou sujeitas-te a ser chamado para fazer uma declaração de substituição e pagar uma bela coima.
Obrigado pela resposta
o envio referido a bold já é feito por natureza pelas entidades mesmo sem optarmos pelo englobamento! declaraçao de subst ja vou ter que fazer visto que nao declarei as menos valias!!! (so espero que a coima nao exagere) se optar pelo englobam. acaba por me compensar.
O que me faz confusao é esse levantamento de sigilo, o "abuso" a que estamos sujeitos, e ter conhecimento exato do que vasculham!?
Gostaria de saber, o que escolhem os camaradas foristas quando a simu compensa.
cumps
- Registado: 5/7/2007 20:48
ad Escreveu:viva
para quem opta pelo englobamento de rendimentos prediais é obrigado a englobar também os capitais, ou seja ações, dividendos, juros etc.
Como consequência é levantado o sigilo bancário. É válido para o ano em questão ou também nos anos seguintes!? Alguém sabe explicar exatamente o que é verificado?
grato
Boas. Sim, se englobares tens de incluir tudo e fazer os pedidos aos bancos em Janeiro. O levantamento do sigilo bancário consiste no envio às finanças, pelos intermediários financeiros, da listagem de operações que fizeste naquele ano (ex. compra/venda/subscrições/resgates/juros/dividendos de: fundos, depósitos a prazo, acções, obrigações, warrants, etc). Esta lista tem que bater certo com a tua declaração, ou sujeitas-te a ser chamado para fazer uma declaração de substituição e pagar uma bela coima.
pozzaaaa so a mim ninguem respode!!!

@F@S@ntos Escreveu:- Deverei até 31 de Janeiro do ano seguinte ao rendimentos informar o meu Banco se opto ou não por esta modalidade? O banco também me informará qual o montante a ser declarado?
Deves informar os intermediários financeiros sim, para eles preparem a papelada a enviar às finanças. Contudo, quando chegar a altura de entregar o IRS, nada te obriga a englobar, se mudares de ideias, simplesmente não assinalas essa opção no impresso.
Depois do pedido, o(s) banco(s) envia-te as declarações com as informações.
@F@S@ntos Escreveu:- Os rendimentos obtidos via mais valias bolsistas irão incrementar (o que me faria subir de escalão) os rendimentos obtidos na categoria A ou tão somente serão utilizados para serem taxados à respectiva taxa de IRS?
Se não englobares, os rendimentos de capital e mais valias são tributados autonomamente a 28% (independentemente do rendimento global). Se englobares, tal como o nome sugere, os rendimentos são todos somados e és tributado consoante o escalão. Atenção que os rendimentos do trabalho até ao valor de ~4000 euros não contam para este cálculo (é a chamada dedução específica).
@F@S@ntos Escreveu:- Se não optar pelo englobamente não poderei declarar menos valias, ou poderei por exemplo agrupar todos os negocios efectuados, mesmo aqueles que não geraram mais valias?
Tens sempre que os colocar todos, quer englobes quer não. O imposto que pagas é sobre o total das operações. Ora, se naquele ano perdeste mais que o que ganhaste, obviamente que não vais pagar nada. O englobamento, nestes casos, permite-te nos 2 anos consecutivos descontar às mais-valias que obtiveres, as menos-valias que tiveste agora, e assim pagar menos imposto (caso depois também optes por englobar).
Olá a todos, sei que o momento nem é muito oportuno, dado que a entrega de IRS 2014 ainda vem longe (salvé aléluia). Esta história do englobamento deixa-me os nervos em franja dado que ainda não consegui perceber os seus contornos, por isso vou tentar fazer questões claras:
- Deverei até 31 de Janeiro do ano seguinte ao rendimentos informar o meu Banco se opto ou não por esta modalidade? O banco também me informará qual o montante a ser declarado?
- Os rendimentos obtidos via mais valias bolsistas irão incrementar (o que me faria subir de escalão) os rendimentos obtidos na categoria A ou tão somente serão utilizados para serem taxados à respectiva taxa de IRS?
- Se não optar pelo englobamente não poderei declarar menos valias, ou poderei por exemplo agrupar todos os negocios efectuados, mesmo aqueles que não geraram mais valias?
Um abraço,
Filipe
- Deverei até 31 de Janeiro do ano seguinte ao rendimentos informar o meu Banco se opto ou não por esta modalidade? O banco também me informará qual o montante a ser declarado?
- Os rendimentos obtidos via mais valias bolsistas irão incrementar (o que me faria subir de escalão) os rendimentos obtidos na categoria A ou tão somente serão utilizados para serem taxados à respectiva taxa de IRS?
- Se não optar pelo englobamente não poderei declarar menos valias, ou poderei por exemplo agrupar todos os negocios efectuados, mesmo aqueles que não geraram mais valias?
Um abraço,
Filipe
viva
grato
grato
telmomor Escreveu:Por vias das duvidas telefonei para as finanças online e o que a rapariga disse foi que como se tratou de um resgate não necessitava de ser declarado... Enfim, vou fazer uma de substituição e logo se vê.

Com funcionários destes, como é que as finanças esperam que nós acertemos com as declarações.
Aine Escreveu:Olá
Como ainda não sei o desfecho do meu caso, não poderei ajudar muito. No serviço de finanças, pode calhar-te qualquer funcionario, mas será provavelmente um que não percebe nada do assunto. Deves levar todos os papéis de englobamento do banco, o artigo n°22 do ebf bem presente na mente ou até impresso, e a cartinha das divergências. Depois é justificares que o banco mandou assim os valores e que como sabes que de acordo com o artigo 22 do ebf podes englobar o imposto pago pelos fundos nacionais, preencheste de acordo com o que o banco mandou. A haver erro, é culpa do banco.
Ah, as funcionárias têm a ligeira tendência de olhar para o computador e ao ver valores diferentes tratar-te com uma certa desconfiança. Mas não caias nessa, depois passa-lhes
Boa tarde, fui às finanças e como o BES não declarou nada, o que tenho a fazer é retirar os rendimentos deste fundo para resolver a divergência. A mim até me beneficia pois vou ter menos rendimentos e vou receber mais de IRS. Por vias das duvidas telefonei para as finanças online e o que a rapariga disse foi que como se tratou de um resgate não necessitava de ser declarado... Enfim, vou fazer uma de substituição e logo se vê.
- Registado: 3/7/2014 18:53
Olá
Como ainda não sei o desfecho do meu caso, não poderei ajudar muito. No serviço de finanças, pode calhar-te qualquer funcionario, mas será provavelmente um que não percebe nada do assunto. Deves levar todos os papéis de englobamento do banco, o artigo n°22 do ebf bem presente na mente ou até impresso, e a cartinha das divergências. Depois é justificares que o banco mandou assim os valores e que como sabes que de acordo com o artigo 22 do ebf podes englobar o imposto pago pelos fundos nacionais, preencheste de acordo com o que o banco mandou. A haver erro, é culpa do banco.
Ah, as funcionárias têm a ligeira tendência de olhar para o computador e ao ver valores diferentes tratar-te com uma certa desconfiança. Mas não caias nessa, depois passa-lhes

- Registado: 23/3/2014 20:46
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, fincas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, luislobs, m-m, Massao1, nunorpsilva, peterteam2, Phil2014, PMP69, trilhos2006, Àlvaro e 141 visitantes