PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Apramg, eu acho que a malta vê H&S em todo o lado...
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Apramg,
Falta quebrar em alta a linha do cachaço. Testar essa mesma linha e seguir viagem. Pessoalmente só entraria longo no Psi, após teste bem sucedido, e mesmo assim, estaria sempre com um olho no burro e outro no cigano...
É preciso estudar os volumes para ver se estão em consonância com o que se espera do padrão.
Abraço,
Limonov
Falta quebrar em alta a linha do cachaço. Testar essa mesma linha e seguir viagem. Pessoalmente só entraria longo no Psi, após teste bem sucedido, e mesmo assim, estaria sempre com um olho no burro e outro no cigano...
É preciso estudar os volumes para ver se estão em consonância com o que se espera do padrão.
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Apramg Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:pacheco, só acima da fronteira entre o "Bear e Bull Market". No entanto, o cepticismo está tão elevado que este ressalto pode ter uma dimensão interessante.
Abraço,
Ulisses
Boa tarde a todos. O que falta para confirmar o padrão de cabeça e ombros invertido?
Peço desculpa mas a minha AT é muito fraquinha...
Não sendo muito conhecedor, julgo que ainda deve faltar ir aos 5600, voltar aos 5200 e depois voltar a quebrar os 5600, ou algo do similar...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
- Registado: 29/11/2007 12:46
Ulisses Pereira Escreveu:pacheco, só acima da fronteira entre o "Bear e Bull Market". No entanto, o cepticismo está tão elevado que este ressalto pode ter uma dimensão interessante.
Abraço,
Ulisses
Boa tarde a todos. O que falta para confirmar o padrão de cabeça e ombros invertido?
Peço desculpa mas a minha AT é muito fraquinha...
- Registado: 5/9/2013 12:26
jonas007 Escreveu:romeucosta Escreveu:jonas007 Escreveu:Vamos ver se amanhã não é um estalo de luva branca...
Podes dar motivos não técnicos para se continuar BEAR?
E mesmo técnicos... É bem possível que o PSI20 amanhã vá até aos 5360...
romeucosta, só porque temos 2 sessões verdes não quer dizer nada.
Eu estou desconfiado das subidas do outro la do do atlântico.
romeu, ninguém sabe para onde vai amanhã. tanto pode descer como subir.
Antes de mais, para se ficar melhor, temos de ver se mantemos os 5200. Depois logo se vê...
Não te peço motivos para a inversão de médio prazo, mas no curto prazo parece-me que isto está a ficar sob domínio BULL
romeucosta Escreveu:jonas007 Escreveu:Vamos ver se amanhã não é um estalo de luva branca...
romeucosta, só porque temos 2 sessões verdes não quer dizer nada.
Eu estou desconfiado das subidas do outro la do do atlântico.
romeu, ninguém sabe para onde vai amanhã. tanto pode descer como subir.
Antes de mais, para se ficar melhor, temos de ver se mantemos os 5200. Depois logo se vê...
- Registado: 21/5/2014 22:06
jonas007 Escreveu:Vamos ver se amanhã não é um estalo de luva branca...
Vamos ver se amanhã não é um estalo de luva branca... 

- Registado: 21/5/2014 22:06
Obrigado a ambos.
Acompanhemos com atenção então.
Acompanhemos com atenção então.
- Registado: 17/8/2013 23:25
Ulisses Pereira Escreveu:pacheco, só acima da fronteira entre o "Bear e Bull Market". No entanto, o cepticismo está tão elevado que este ressalto pode ter uma dimensão interessante.
Abraço,
Ulisses
Os sábios deste forum gostam muito da palavra interessante. Só que... diz tão pouco e dá para tudo.
- Registado: 29/11/2007 1:36
pacheco1979 Escreveu:Ulisses,
e a partir de que valor deixarias de considerar 'apenas' um ressalto?
obg
Para o Ulisses, não sei. Mas para mim acima do valor assinalado.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
pacheco, só acima da fronteira entre o "Bear e Bull Market". No entanto, o cepticismo está tão elevado que este ressalto pode ter uma dimensão interessante.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses,
obg
obg
- Registado: 17/8/2013 23:25
O PSI continua o seu ressalto. Aqui ficam os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
jotas007 Escreveu:Dasss!!![]()
![]()
![]()
Tas a falar de time frames diferentes, pa! Põe essa cabeça funcionar!![]()
Quando uma pessoa não sabe e não percebe também não ateima.
Repito outra vez... estas a olhar para o RSI de 14 periodos, repito 14 periodos!!!Será que nem a negrito?!!
Mais não posso fazer!!![]()
![]()
Nem eu... Poderia-te explicar o surgimento de divergências, de acordo com as EW, ou explicar-te porque surgem divergências em relação ao preço e o RSI mas... tens razão, não vou mesmo ateimar porque quando não se percebe mais vale estar

Oxalá tenhas razão mas continuo com a opinião que será ao contrário.

The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Re: Peso das cotadas no PSI20 - 27/10/2014
ricardmag Escreveu::arrow: Hoje o BCP subiu um lugar![]()
07,63% - BCP
07,08% - NOS SGPS
06,91% - EDP RENOV.
04,97% - SONAE
04,57% - CTT
04,02% - P. TELECOM
03,26% - BPI
02,85% - PORTUCEL
02,80% - SEMAPA
02,27% - MOTA ENGIL
01,55% - REN
01,23% - ALTRI
00,92% - BANIF
00,51% - IMPRESA SGPS
00,46% - TEIXEIRA DUARTE
Praticamente EDP, Galp e JMT representam metade do índice.
- Anexos
-
- Peso das cotadas no PSI - 27-10-2014.PNG (30.59 KiB) Visualizado 7882 vezes
-
- Peso das cotadas no PSI - 27-10-2014 (2).PNG (86.32 KiB) Visualizado 7846 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
jgut Escreveu:Bem, ao que parece estava demasiado otimista, pois esperava uma pequena retração antes da continuação do movimento "principal", assim, uma vez verificada a quebra em baixa dos 61,8% da fibo na reatração do movimento principal, só posso concluir que as quedas serão para continuar e dessa forma projetar esse mesmo movimento principal. Julgo que a zona que eu denomino de "zona critica" será uma zona realmente importante, pois coincide com uma LTDA, com um suporte e com os 61,8% da fibo, mas como a cotação fez uma pequena paragem nos 38,2% é bem provável que a próxima paragem seja mesmo a zona dos 4850....![]()
Ficam os gráficos.
Gostaria de ler alguns comentários de quem utilize esta estratégia nas suas negociações para confrontar ideias e eficácia da mesma.
Obrigado a todos.
Jgut
Não sei como colocar aqui o gráfico que deixei neste dia, só por mera curiosidade e possível comparação com a situação atual. Apenas reparei agora, porque tenho usado outra plataforma e apenas passei por esta para rever algumas análises que tinha já efetuado.
Fica a coincidência, ou não ....

Editado pela última vez por jgut em 27/10/2014 20:56, num total de 1 vez.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
HJOR Escreveu:jotas007 Escreveu:HJOR Escreveu:
Então identifica uma, no diário, desde o dia 8 de setembro.
Para um espaço temporal tão curto, não podes usar o diário, tens que usar um gráfico de 1h, 4h ou se quiseres 6h.
Então não te entendo!
Disseste que 48 velas era muito e apresentas apenas 11 velas.
Depois pedi-te que num movimento de 36 velas, à tua escolha, apresentasses uma divergência e agora dizes que o espaço temporal é curto.
Vê lá isso melhor.
Cuidado com as divergências de ordem inferior. É preciso entender o seu significado.
Dasss!!

Tas a falar de time frames diferentes, pa! Põe essa cabeça funcionar!

Quando uma pessoa não sabe e não percebe também não ateima.
Repito outra vez... estas a olhar para o RSI de 14 periodos, repito 14 periodos!!!

Mais não posso fazer!!

“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Re: Peso das cotadas no PSI20 - 27/10/2014

07,63% - BCP
07,08% - NOS SGPS
06,91% - EDP RENOV.
04,97% - SONAE
04,57% - CTT
04,02% - P. TELECOM
03,26% - BPI
02,85% - PORTUCEL
02,80% - SEMAPA
02,27% - MOTA ENGIL
01,55% - REN
01,23% - ALTRI
00,92% - BANIF
00,51% - IMPRESA SGPS
00,46% - TEIXEIRA DUARTE
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
jotas007 Escreveu:HJOR Escreveu:jotas007 Escreveu:Calma HJOR, eu não posso comparar o incomparável!![]()
Repara que eu utilizei o RSI de 14 periodos e o que tu estas a falar é de um periodo de tempo com 48 velas diárias, o que é praticamente impossivel haver alguma div.
Então o que é que eu fiz? Aumentei o time frame!
No gráfico semanal já tens um periodo de tempo de 11 velas semanais para um RSI de 14 periodos e o que acontece? Temos uma div positiva!!![]()
Na resposta que deste ao alquimista até repondeste bem, "características matemáticas do próprio indicador"... é isso mesmo,é tudo uma questão de matemática!!
Espero que tenha sido bem explícito HJOR.![]()
Bons negócios
Para um espaço temporal tão curto, não podes usar o diário, tens que usar um gráfico de 1h, 4h ou se quiseres 6h.
Então não te entendo!
Disseste que 48 velas era muito e apresentas apenas 11 velas.
Depois pedi-te que num movimento de 36 velas, à tua escolha, apresentasses uma divergência e agora dizes que o espaço temporal é curto.
Vê lá isso melhor.

Cuidado com as divergências de ordem inferior. É preciso entender o seu significado.
Re: Peso das cotadas no PSI20
.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 1/3/2015 16:38, num total de 3 vezes.
- Registado: 27/7/2014 0:32
Acho que a correção ainda não acabou. Aqui fica a minha explicação F e T
O psi já é o indice mundial com pior registo em 2014 -21%. No inverso está argentina com +100%. Isso em parte pode-se explicar pelo bes, esfg e pt que afastou investidores estrangeiros. Construir credibilidade é difícil, destruir é fácil. Neste mês os fundos americanos retiraram do psi qualquer coisa como mil milhões (fonte expresso). Parece-me que os mercados não gostaram dos testes stress nem da eleição de Dilma.
Quanto a at convém referir que enquanto o rsi estiver "afogado" no mensal (rsi abaixo da ma9 - bear), no semanal o rsi nunca passa dos 50 e as velas nunca passam a bbmédia (ma20) que é a resistência. Isto constatado depois de muitas horas a olhar para gráficos de várias cotadas nos vários timeframes (JM é um exemplo flagrante).
Por isso a questão é saber quando é que o rsi vai ao encontro da ma9 no mensal para ficar por cima (bull). Por tradição só o faz depois do rsi ficar horizontal após fadiga e a ma prossegue descendente intersectando-se as duas. Eu chamo-lhe uma slow golden-cross que pode demorar meses com alguns ressaltos no meio. Uma fast golden-cross não é frequente e implica o rsi ir ao encontro da ma9 sem ser por exaustão, mas antes por iniciativa sendo mais reactivo o pullback.
P.S. Este princípio entre mensal vs semanal também funciona entre o diário vs semanal
Posto isto é possível novos mínimos até porque a bbminima começa a abrir espaço no mensal. Vamos ver por quanto mais tempo as ondas descendentes superam as ascendentes. Até lá só posições curtas. Entretanto o índice volatilidade voltou a subir.
Fica boneco
O psi já é o indice mundial com pior registo em 2014 -21%. No inverso está argentina com +100%. Isso em parte pode-se explicar pelo bes, esfg e pt que afastou investidores estrangeiros. Construir credibilidade é difícil, destruir é fácil. Neste mês os fundos americanos retiraram do psi qualquer coisa como mil milhões (fonte expresso). Parece-me que os mercados não gostaram dos testes stress nem da eleição de Dilma.

Quanto a at convém referir que enquanto o rsi estiver "afogado" no mensal (rsi abaixo da ma9 - bear), no semanal o rsi nunca passa dos 50 e as velas nunca passam a bbmédia (ma20) que é a resistência. Isto constatado depois de muitas horas a olhar para gráficos de várias cotadas nos vários timeframes (JM é um exemplo flagrante).
Por isso a questão é saber quando é que o rsi vai ao encontro da ma9 no mensal para ficar por cima (bull). Por tradição só o faz depois do rsi ficar horizontal após fadiga e a ma prossegue descendente intersectando-se as duas. Eu chamo-lhe uma slow golden-cross que pode demorar meses com alguns ressaltos no meio. Uma fast golden-cross não é frequente e implica o rsi ir ao encontro da ma9 sem ser por exaustão, mas antes por iniciativa sendo mais reactivo o pullback.
P.S. Este princípio entre mensal vs semanal também funciona entre o diário vs semanal
Posto isto é possível novos mínimos até porque a bbminima começa a abrir espaço no mensal. Vamos ver por quanto mais tempo as ondas descendentes superam as ascendentes. Até lá só posições curtas. Entretanto o índice volatilidade voltou a subir.
Fica boneco
Editado pela última vez por yaya em 28/10/2014 12:25, num total de 1 vez.
Não me metendo nas análises técnicas, deixo o meu comentário de um curioso do que se passa no mundo das negociações.
Sou "touro only mode" portanto a opinião também seguir esse sentido.
Parece-me que hoje foi um dia em que terminaram algumas narrativas bear.
- Testes de stress - ah e tal o BCP chumbou... Sim, e agora? Como se vai continuar a alimentar a ideia que isso é muito mau e ainda vai ser pior? Com o AC? É que ao contrário do último AC ("ainda não se tomou a decisão de novo AC"), o Amado foi bem claro que não ia haver AC. Acresce que os Bears não conseguiram fechar o dia abaixo do suporte dos 9cts, está assim na fase nem carne nem peixe, mas mais bife do que casaco de peles de urso.
- Russia vs Ucrânia - acabou? Pelo menos poderá estar muito mais próximo, agora que o povo deu claras instruções do que pretendia - quer a Europa
As narrativas ainda em vigor: Petróleo... Brasil, é narrativa para algum lado?
Estas narrativas, aliadas com questões técnicas, serão suficientes para vencer o "Natal" e, no caso do BCP, "vamos voltar aos lucros" ?
Sou "touro only mode" portanto a opinião também seguir esse sentido.
Parece-me que hoje foi um dia em que terminaram algumas narrativas bear.
- Testes de stress - ah e tal o BCP chumbou... Sim, e agora? Como se vai continuar a alimentar a ideia que isso é muito mau e ainda vai ser pior? Com o AC? É que ao contrário do último AC ("ainda não se tomou a decisão de novo AC"), o Amado foi bem claro que não ia haver AC. Acresce que os Bears não conseguiram fechar o dia abaixo do suporte dos 9cts, está assim na fase nem carne nem peixe, mas mais bife do que casaco de peles de urso.
- Russia vs Ucrânia - acabou? Pelo menos poderá estar muito mais próximo, agora que o povo deu claras instruções do que pretendia - quer a Europa
As narrativas ainda em vigor: Petróleo... Brasil, é narrativa para algum lado?
Estas narrativas, aliadas com questões técnicas, serão suficientes para vencer o "Natal" e, no caso do BCP, "vamos voltar aos lucros" ?
HJOR Escreveu:jotas007 Escreveu:Calma HJOR, eu não posso comparar o incomparável!![]()
Repara que eu utilizei o RSI de 14 periodos e o que tu estas a falar é de um periodo de tempo com 48 velas diárias, o que é praticamente impossivel haver alguma div.
Então o que é que eu fiz? Aumentei o time frame!
No gráfico semanal já tens um periodo de tempo de 11 velas semanais para um RSI de 14 periodos e o que acontece? Temos uma div positiva!!![]()
Na resposta que deste ao alquimista até repondeste bem, "características matemáticas do próprio indicador"... é isso mesmo,é tudo uma questão de matemática!!
Espero que tenha sido bem explícito HJOR.![]()
Bons negócios
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Sobre divergências, positivas e/ou negativas para quem, como eu, utiliza as EW, sabe que caracterizam determinados momentos.
Apenas comentei o fenómeno, tendo em conta o que já disse anteriormente, sobre a possibilidade de novos mínimos.
Apenas comentei o fenómeno, tendo em conta o que já disse anteriormente, sobre a possibilidade de novos mínimos.