Obrigações II
Re: Obrigações II
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Já pescas umas cenas.
Obrigado. Este forum tem sido muito educativo

Ainda sobre as obrigações seniores ainda não percebi se a emissão pode ser logo abaixo dos 100% ou se existe alguma operação técnica para as fazer baixar imediatamente para valores mais baixo, mas either way, para além de estar a "jogar no euro milhões", não percebo muito bem como é que alguém anda a comprar obrigações a valores muito baixos (ou como é que alguém as possa estar a vender "tão baixo").
- Registado: 13/8/2014 17:30
cliente1 Escreveu:nursonpsy Escreveu:Ou seja metade do capital investido perdeu-se????
Não. É exactamente ao contrário. Se calhar não me expliquei muito bem pelo vou tentar descrever melhor dentro daquilo que sei e outras coisas que fui aprendendo por aqui. E se meter alguma calinada, alguém que corrija sff.
Uma obrigação é emitida por um dado valor nominal (tenho visto serem sempre 1,000€ - mil euros, e é meu caso no BES). Se eu "comprar" 10 obrigações vai-me custar 10,000€, valor esse que o emitente (BES) promete pagar passados 4 anos, pagando anualmente um cupão (tipo juros) de 5%. Correndo tudo bem e fora impostos, falências e afins, todos os anos recebo 500€ e no final recebo os 500€ do "juro" desse anos mais os 10,000€ (10 obrigações x 1,000€ cada uma).
Ora, quando se compra a obrigação pelo valor nominal (mil euros), diz-se que se está a comprar ao par (100%), mas a meio do percurso pode-se vender pelo preço que se quiser a quem as quiser comprar. Por exemplo, se eu precisar de dinheiro e alguém me oferecer 900€ por cada obrigação (90% do valor nominal), recebo "apenas" 9,000€ e quem esperar até ao final dos 4 anos é que vai ficar a ganhar 1,000€ da diferença. Por outro lado se chegar ao final e o emitente falir, na verdade não recebe nada e acabou foi por perder 9,000€.
Essa percentagem varia ao longo do tempo conforme o risco que o mercado acha que o emitente tem de final não pagar nada, conforme esteja em altura de receber o pagamentos dos cupões, etc. Pelo que percebi existem obrigações que são vendidas logo de base pelo emitente a valores muito abaixo dos 100% pois estão desesperados para arranjar quem lhas compre (e assuma o risco de nunca vir a receber o pagamento), e aparentemente algumas do BES foram vendidas nessas condições.
No caso das minhas do BES, e assumindo que todas foram compradas ao par (100%), umas estão a 100,6% e outras a 98,9%, logo em teoria valem mais ou menos o mesmo capital que me custaram.
Espero ter-me feito entender e peço desculpa por qualquer termo técnico menos correcto... mas estou aqui é para aprender
Já pescas umas cenas.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
nursonpsy Escreveu:Ou seja metade do capital investido perdeu-se????
Não. É exactamente ao contrário. Se calhar não me expliquei muito bem pelo vou tentar descrever melhor dentro daquilo que sei e outras coisas que fui aprendendo por aqui. E se meter alguma calinada, alguém que corrija sff.
Uma obrigação é emitida por um dado valor nominal (tenho visto serem sempre 1,000€ - mil euros, e é meu caso no BES). Se eu "comprar" 10 obrigações vai-me custar 10,000€, valor esse que o emitente (BES) promete pagar passados 4 anos, pagando anualmente um cupão (tipo juros) de 5%. Correndo tudo bem e fora impostos, falências e afins, todos os anos recebo 500€ e no final recebo os 500€ do "juro" desse anos mais os 10,000€ (10 obrigações x 1,000€ cada uma).
Ora, quando se compra a obrigação pelo valor nominal (mil euros), diz-se que se está a comprar ao par (100%), mas a meio do percurso pode-se vender pelo preço que se quiser a quem as quiser comprar. Por exemplo, se eu precisar de dinheiro e alguém me oferecer 900€ por cada obrigação (90% do valor nominal), recebo "apenas" 9,000€ e quem esperar até ao final dos 4 anos é que vai ficar a ganhar 1,000€ da diferença. Por outro lado se chegar ao final e o emitente falir, na verdade não recebe nada e acabou foi por perder 9,000€.
Essa percentagem varia ao longo do tempo conforme o risco que o mercado acha que o emitente tem de final não pagar nada, conforme esteja em altura de receber o pagamentos dos cupões, etc. Pelo que percebi existem obrigações que são vendidas logo de base pelo emitente a valores muito abaixo dos 100% pois estão desesperados para arranjar quem lhas compre (e assuma o risco de nunca vir a receber o pagamento), e aparentemente algumas do BES foram vendidas nessas condições.
No caso das minhas do BES, e assumindo que todas foram compradas ao par (100%), umas estão a 100,6% e outras a 98,9%, logo em teoria valem mais ou menos o mesmo capital que me custaram.
Espero ter-me feito entender e peço desculpa por qualquer termo técnico menos correcto... mas estou aqui é para aprender

Fundof, porque não pagaram nesse caso? e porque razão as perpétuas estão a cotar a 8%, nesse caso?
Nas que tenho ouvido falar do BES LUX, a maioria eram perpétuas que funcionavam por recompras de uns clientes a outros, sendo a venda e compra organizada pelo próprio BES. Nessas, que teoricamente podem ser transaccionadas em mercado, encontras valores na ordem dos 8, 10, 13%. Curtas, não estou a ver nenhumas sequer. Nas vencidas que não pagaram, confesso que não sei o que se passa mas, se tivesse que adivinhar, adivinharia que terás que aguardar que seja determinada a massa falida e que seja feita a sua distribuição por quem tem direito a isso.
boas
acho que a informação da administradora Pata Hari é incorrecta
Bes lux- o emissor é Bes Sa E Passou para Novo Banco caso sejam sénior
e a unidade dos bes Luxemburgo também passou para o Novo Banco
Espero que não me leve a mal esta correção
Cumprimentos
acho que a informação da administradora Pata Hari é incorrecta
Bes lux- o emissor é Bes Sa E Passou para Novo Banco caso sejam sénior
e a unidade dos bes Luxemburgo também passou para o Novo Banco
Espero que não me leve a mal esta correção
Cumprimentos
- Registado: 6/8/2009 12:13
As bes lux são outra coisa... Tanto quanto sei, o BES Luxemburgo pediu protecção de credores, logo as suas obrigações estão numa situação diferente...
Ou seja metade do capital investido perdeu-se????
- Registado: 13/9/2014 22:09
nursonpsy Escreveu:Entao e relativo a esses produtos que percentagem perdeu em relação ao valor inicialmente investido?
Só indo ver exactamente o preço de compra. Mas devem ter sido a 100% por isso, caso vendesse a esse preço de hoje, numa ia ganhar e na outra ia perder.
Tendo em conta que as subordinadas devem andar a valer perto de zero... assim que puder despacho estas... Just in case...
Entao e relativo a esses produtos que percentagem perdeu em relação ao valor inicialmente investido?
nursonpsy Escreveu:Entao e as Bes Lux tb podem ser vendidas noutro banco?? Nao estao suspensas?? Como se processa isso e como se ve qto desvalorizaram??
A pata-hari poderá explicar melhor, mas eu penso que o que se passa é que as obrigações não estão suspensas. Pode é não haver quem as compre (coisa que o BES antigamente fazia, e agora parece que não está com muita vontade), e o que ela deve ter feito é uma venda fora de bolsa a alguém que as quis comprar.
Quanto à cotação, eu no BESNET vejo, por exemplo, estes valores para as minhas:
BES 6,75% 27ABR2015 1,006 €
BES LDN 5% 0,989 €
A data da cotação aparece como sendo hoje (17-9-2014). Tenho ideia que aquilo antigamente só volta é que mudava de data (durante várias semanas aparecia sempre uma data antiga), mas curiosamente hoje tem a data de hoje.
Entao e as Bes Lux tb podem ser vendidas noutro banco?? Nao estao suspensas?? Como se processa isso e como se ve qto desvalorizaram??
Muito obrigado pela informação 

- Registado: 16/9/2014 12:51
Na semana passada vendi algumas. Noutros bancos, sempre foram vendáveis, apenas tinham pouca liquidez.
Boa tarde
Tive informação não confirmada que as obrigações BES London (a vencer em 2019) já foram desbloqueadas na semana passada e que os clientes podem resgatá-las mas perdem capital pois desvalorizaram e ainda não vencem já.
Alguem tem informação acerca disso??
As minhas são BES Lux...ainda se encontram bloqueadas apesar de já terem vencido em Agosto!
Alguém consegue saber a cotação das BES LUX?? Será que uma vez que já venceram se forem desbloqueadas pagam a totalidade do capital ou também vai haver perda de %??
Agradeço que respondam se tiverem alguma info.
Cumps
Tive informação não confirmada que as obrigações BES London (a vencer em 2019) já foram desbloqueadas na semana passada e que os clientes podem resgatá-las mas perdem capital pois desvalorizaram e ainda não vencem já.
Alguem tem informação acerca disso??
As minhas são BES Lux...ainda se encontram bloqueadas apesar de já terem vencido em Agosto!
Alguém consegue saber a cotação das BES LUX?? Será que uma vez que já venceram se forem desbloqueadas pagam a totalidade do capital ou também vai haver perda de %??
Agradeço que respondam se tiverem alguma info.
Cumps
Boas
Essas passaram para o Novo Banco (bes finance)
Acho que o cupão e de 6,2%
Essas passaram para o Novo Banco (bes finance)
Acho que o cupão e de 6,2%
- Registado: 6/8/2009 12:13
Bom dia,
Por favor, alguém sabe se esta obrigação XS0210172721 esta no Novo Banco?
Muito obrigado
Por favor, alguém sabe se esta obrigação XS0210172721 esta no Novo Banco?
Muito obrigado
- Registado: 16/9/2014 12:51
Bom dia
em 2010, infelizmente subscrevi obrig. perpetuas subordinadas.
no boletim de subscrição aparece o ISIN PTBENDOM0029 e no meu extracto à muito que aparece outras obrigações não subscritas – PTBENBOM0021
Ou seja, o produto que aparece não é o produto subscrito.
eu subscrevi da 3ª série e foram transformadas nas da 1ª série.
mais alguém lhe aconteceu?
alguém sabe pq isto aconteceu?
o NOVO BANCO não me dá explicações.
em 2010, infelizmente subscrevi obrig. perpetuas subordinadas.
no boletim de subscrição aparece o ISIN PTBENDOM0029 e no meu extracto à muito que aparece outras obrigações não subscritas – PTBENBOM0021
Ou seja, o produto que aparece não é o produto subscrito.
eu subscrevi da 3ª série e foram transformadas nas da 1ª série.
mais alguém lhe aconteceu?
alguém sabe pq isto aconteceu?
o NOVO BANCO não me dá explicações.
- Registado: 5/6/2014 23:18
Esta carteira está muito bem diversificada, estive agora a analisar a sua composição , ao investir numa carteira bem diversificada diminui-se o risco....
Reparei que teem ainda divida publica Portuguesa mas esta em Usd : xs1085735899 que face a mesma maturidade em EUR está a desconto...(boa visão...) no meu entender , e em Portugal os juros ainda vão ter que cair mais até passar-mos a investiment Grade
Analisem e dêem vossa opinião.
(sniper gostas da composição da carteira...) não sei se consegue bater a tua
Cumprimentos!!
Reparei que teem ainda divida publica Portuguesa mas esta em Usd : xs1085735899 que face a mesma maturidade em EUR está a desconto...(boa visão...) no meu entender , e em Portugal os juros ainda vão ter que cair mais até passar-mos a investiment Grade
Analisem e dêem vossa opinião.
(sniper gostas da composição da carteira...) não sei se consegue bater a tua

Cumprimentos!!
- Anexos
-
PPRBigTaxaPlus-agosto-2014.pdf
- (71.72 KiB) Transferido 364 Vezes
F-Type Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/a_bolha_mudou_se_para_a_divida_publica.html
.....
opinião?
A mim parece me óbvios, a divida nestes níveis nao compensa o risco de inflação nem de perto nem de longe
Lose your opinion, not your money
Winddays Escreveu:Vejam se vos interessa:
NYRSTAR NL HLDS 14/19REGS (Reg.S) - ISIN XS1107268135, 8,5% 2019 - são fresquinhas. Estão abaixo do par.
A Nyrstar vai fazer um aumento de capital para investimentos e redução de divida. Os dados económicos não são risonhos, mas já foram piores.
UNIVEG HLDG 13/20 REGS (Reg.S) - ISIN XS0992644038 - 7,875%. Estão a aprox. 94%. Ainda não tive acesso as contas, mas já as solicitei. Todavia, pelo pouco a que tive acesso, são francamente melhores que as da Nyrstar.
Qualquer delas está em fase de investimento, quer por aquisição de novos negócios, quer investimento em novos projectos.
Cps
Ambas o mínimo para compra são 100K.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
ricardmag Escreveu:série 981 -> ISIN: PTBBB1OM0010 1,2% Min: 1000€
série 982 -> ISIN: PTBBB2OM0019 1,7% Min: 50000€
Obrigado, ricardmag, esse pormenor tinha-me passado despercebido. Provavelmente por si só explica os 500pts de diferença.
PairOfJacks
Artista Romeno Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:PairOfJacks Escreveu:Ambas têm valor nominal de 1000€. O cupão é pago semestralmente para ambas à taxa anual de respectivamente 1,2% e 1,7% (está no post original).
Não consegues seguir os links? Estranho.. aqui funciona.
PS: Sniper, mandei-te um mail para o mail do trabalho.
Eu vi no post original, mas com um cupão ridículo desses pensei que tinha sido engano teu a escrever o primeiro dígito do número, lol
bom, nao sejas mais papista que o papa o santander emitiu cocos a 6,xxx.... 1,xx é fraco, mas a rede comercial trata do dossier....
Com as taxas de juro na zona euro nestes níveis, um cupão fixo de 1, 2% é ridículo, parece me, ainda por cima não é uma Alemanha, é um bpi, lol.
Lose your opinion, not your money
Vejam se vos interessa:
NYRSTAR NL HLDS 14/19REGS (Reg.S) - ISIN XS1107268135, 8,5% 2019 - são fresquinhas. Estão abaixo do par.
A Nyrstar vai fazer um aumento de capital para investimentos e redução de divida. Os dados económicos não são risonhos, mas já foram piores.
UNIVEG HLDG 13/20 REGS (Reg.S) - ISIN XS0992644038 - 7,875%. Estão a aprox. 94%. Ainda não tive acesso as contas, mas já as solicitei. Todavia, pelo pouco a que tive acesso, são francamente melhores que as da Nyrstar.
Qualquer delas está em fase de investimento, quer por aquisição de novos negócios, quer investimento em novos projectos.
Cps
Cps
- Registado: 4/1/2014 11:55
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], carvman, darkreflection, farami, Google [Bot], Goya777, iniciado1, itisi1000, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, Sulumbra, TheKuby, trilhos2006, yggy e 111 visitantes