Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por jumpinho » 8/8/2014 0:28

moppie85 Escreveu:
jopsilveira Escreveu:Simples. Porque foi feita uma provisão de 700 milhões de Euros especificamente para o papel comercial.

E dizer uma pessoa para outra: "mais valia perderes tudo" é perfeitamente normal? Que tristeza...
Fico-me por aqui.

Foi feita uma provisão na ESFG desses 700 milhões, que, na prática, não valiam nada porque a ESFG e cia não tinha dinheiro. O BP, inexplicavelmente passou essa obrigação para o BES e deste para o BES bom. Não vejo qualquer argumento que possa justificar a passagem desta "obrigação de pagamento" de uma divida de terceiros (Rio Forte / ESFG) para o BES.
Como alguém explicou noutro tópico, o que se passa e com o qual eu, o sniper e outros não concordam (pq não tem qualquer lógica) é isto:

"É mesma coisa que ir ao stand da Fiat, e comprar 1 Ferrari por 100k, mandar-lo para a sucata, num acidente de viação. E depois ir novamente ao stand da Fiat, pedir o dinheiro de volta, porque não foi informado que quem conduz pode perder o valor total do investimento no carro em caso de acidente e que não foi explicado as relações institucionais entre o stand, a marca Fiat e a Ferrari. Mas devolve-se o dinheiro do cliente que comprou o Ferrari e não se devolve ao que comprou 1 Fiat Punto."

Foi exactamente isto que se passou com o papel comercial da Rio Forte - e é por isso que o sniper disse que não devias ter recebido nada. E ele tem razão - se Portugal não fosse a república das Bananas e este caso se passasse num país sério (UK, USA, etc), tu não verias um chavo. Por este lado, podes agradecer viveres em Portugal.

O Sniper, por outro lado, comprou obrigações (é verdade que subordinadas) do próprio BES e, é natural que não ache piada que o BES honre pagamentos de obrigações das quais não está contratualmente obrigado a fazer e não pague as que são divida emitida pelo próprio BES (que no caso dele foram para o bad bank). Esse refund vai tirar valor ao "BES bom" e, portanto, de certa forma, é dinheiro que não irá para quem de direito (em caso de se verificar que o BES bom tinha mais valor do que zero, uma vez que de acordo com as normas europeias, os accionistas/obrigacionistas subordinados não podem receber menos do que receberiam pela liquidação do banco (valor que para os accionistas muito provavelmente será zero, mas cujo valor para os obrigacionistas subordinados poderá ser algum)).

Basicamente, no meu entender e simplificando as coisas, o BdP está a roubar ao Sniper para te dar a ti...

Exactamente, esse é o meu ponto de vista!

Acho q nenhum de nós está a desejar q o outro perca!

Mas ao q parece "caiu mal" a visão.

Registado: 11/10/2008 18:13

por Sr_SNiper » 8/8/2014 0:25

Foleira ?

Vocês estão doidos, ou ainda é do impacto da segunda feira?

Convém ser sério de vez em quando, para variar apenas...

Então a empresa A deve 100 unidades monetárias à empresa B, primeira a empresa A tem que cumprir com as suas obrigações para com a empresa B, se sobrar dinheiro paga aos seus obrigacionistas e depois acionistas.

Não faz sentido nenhum, a empresa A pagar aos seus obrigacionistas antes de cumprir todas as suas obrigações para com terceiros.

Simples, fácil e ético, nem sei qual é a dúvida, porque é muito fácil de perceber.

Agora se querem inventar uma história para acreditarem que merecem o dinheiro, força, se vos faz feliz, por mim é tranquilo, mas não mercem, assim como os acionistas do BES também não mercem quando comparados com os credores do BES e como os credores do BES não merecem quando comparado com o contribuinte.

Eu sei que a maioria da malta só vê guito à frente, mas temos que pautar a vida por honradez também, e seriedade em todas as situações e não apenas quanto tudo corre bem.

A vida é assim, eu também n-ao me queixo, mas também não quero ser papado desta maneira, só quero o que a lei dita, e que já todos sabemos, ou deveríamos saber.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por algumdiadenovocarranchoserei » 8/8/2014 0:23

artista_ Escreveu:Há um aspeto que acho que ainda não foi debatido... para aqueles que nos últimos anos aqui têm defendido o setor privado com unhas e dentes, que tudo o que e´privado é bom e tudo o que estado é uma treta, convenhamos que este caso é um duro golpe nesta forma de pensar! :roll:

Amigo artista,

Pessoalmente continuo com a mesma certeza, o problema não é de nenhum em particular, é da promiscuidade existente entre os dois.

Aos que foram vergonhosamente roubados este fim de semana a minha solidariedade.

Um abraço,

Carrancho

Registado: 25/6/2014 23:44

por moppie85 » 8/8/2014 0:14

jopsilveira Escreveu:Simples. Porque foi feita uma provisão de 700 milhões de Euros especificamente para o papel comercial.

E dizer uma pessoa para outra: "mais valia perderes tudo" é perfeitamente normal? Que tristeza...
Fico-me por aqui.

Foi feita uma provisão na ESFG desses 700 milhões, que, na prática, não valiam nada porque a ESFG e cia não tinha dinheiro. O BP, inexplicavelmente passou essa obrigação para o BES e deste para o BES bom. Não vejo qualquer argumento que possa justificar a passagem desta "obrigação de pagamento" de uma divida de terceiros (Rio Forte / ESFG) para o BES.
Como alguém explicou noutro tópico, o que se passa e com o qual eu, o sniper e outros não concordam (pq não tem qualquer lógica) é isto:

"É mesma coisa que ir ao stand da Fiat, e comprar 1 Ferrari por 100k, mandar-lo para a sucata, num acidente de viação. E depois ir novamente ao stand da Fiat, pedir o dinheiro de volta, porque não foi informado que quem conduz pode perder o valor total do investimento no carro em caso de acidente e que não foi explicado as relações institucionais entre o stand, a marca Fiat e a Ferrari. Mas devolve-se o dinheiro do cliente que comprou o Ferrari e não se devolve ao que comprou 1 Fiat Punto."

Foi exactamente isto que se passou com o papel comercial da Rio Forte - e é por isso que o sniper disse que não devias ter recebido nada. E ele tem razão - se Portugal não fosse a república das Bananas e este caso se passasse num país sério (UK, USA, etc), tu não verias um chavo. Por este lado, podes agradecer viveres em Portugal.

O Sniper, por outro lado, comprou obrigações (é verdade que subordinadas) do próprio BES e, é natural que não ache piada que o BES honre pagamentos de obrigações das quais não está contratualmente obrigado a fazer e não pague as que são divida emitida pelo próprio BES (que no caso dele foram para o bad bank). Esse refund vai tirar valor ao "BES bom" e, portanto, de certa forma, é dinheiro que não irá para quem de direito (em caso de se verificar que o BES bom tinha mais valor do que zero, uma vez que de acordo com as normas europeias, os accionistas/obrigacionistas subordinados não podem receber menos do que receberiam pela liquidação do banco (valor que para os accionistas muito provavelmente será zero, mas cujo valor para os obrigacionistas subordinados poderá ser algum)).

Basicamente, no meu entender e simplificando as coisas, o BdP está a roubar ao Sniper para te dar a ti...

Registado: 15/4/2008 14:12

por AS1310 » 7/8/2014 23:53

Carlos Costa sobre o ultimo aumento de capital, o qual gerou grande parte de perdas dos acionistas ( ou totais para aqueles que apenas entraram nesse momento )

Outro dos temas polémicos do dossier BES, por ter envolvido clientes de retalho, prende-se com o último aumento de capital de 1140 milhões, que decorreu entre Abril e Maio de 2014. Para Carlos Costa, o BdP apenas tem que se pronunciar sobre se a instituição que supervisionou precisa ou não de reforçar o capital e a dimensão das suas necessidades. E que cabe à CMVM pronunciar-se sobre as condições da operação e a quem se destina, e sobre "o conteúdo e elaboração do prospecto de emissão do aumento de capital".
"Recorde-se que os dois reguladores travam um braço-de-ferro sobre o tema com Carlos Tavares, presidente da CMVM, a referir que com base na lei em vigor cabe ao BdP autorizar "o aumento de capital" e que a CMVVM apenas tem de garantir que o prospecto está bem elaborado."
- http://www.publico.pt/economia/noticia/carlos-costa-na-sextafeira-estivemos-em-cima-do-risco-sistemico-1665777

Basicamente, é o passa "culpa" de um lado para o outro. Provavelmente nunca vai admitir ou comentar o facto de ter comentado que o BES não estava tão problemático. Esta num cargo em que as suas afirmações influenciam o mercado e investidores, afinal não era apenas um rumor ou noticias, o próprio governador do BdP dizia que o BES tinha solidez e por isso os acionistas deixaram estar as suas ações ou novos acionistas entraram, e provavelmente nunca vai sofrer as devidas responsabilidades pelas afirmações que fez. Podia não ter a certeza do tamanho de buraco negro em que o BES estava metido, mas sabia que havia problemas e limitava-se a não fazer este tipo de comentários que custaram milhares a vários pequenos acionistas, milhões aos grandes.

Registado: 3/8/2014 23:50

por Lion_Heart » 7/8/2014 23:30

artista_ Escreveu:Há um aspeto que acho que ainda não foi debatido... para aqueles que nos últimos anos aqui têm defendido o setor privado com unhas e dentes, que tudo o que e´privado é bom e tudo o que estado é uma treta, convenhamos que este caso é um duro golpe nesta forma de pensar! :roll:

O capitalismo que existe hoje é um capitalismo da treta , cada vez mais se aproxima de oligopolios e monopolios com raras excepções e pior apadrinhada pelos Estados.

Mas pior que o Capitalismo de hoje em dia é a Banca , a banca é um Mundo totalmente aparte onde a grande maioria senão mesmo totalidade dos Bancos age complemente a margem da Lei simplesmente porque nem a Lei sabe o que eles fazem , grande parte dos problemas existentes hoje em dia são criados ou inventados pela Banca. Basta ver que hoje em dia praticamente ninguém consegue comprar uma casa ou um carro sem recorrer a banca pois o $$ não chega , porque sera? Exitem milhares de produtos derivados, estruturados e etc. que não servem para nada a não ser especular , e especular retira dinheiro a economia real. E depois vem aquelas tretas do risco sistémico , demasiado grande para falir e etc. , ja aqui disse e repito se não podem concorrer em mercado livre e se estão numa área demasiado sensível não podem ser privados.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por ovelhaxone » 7/8/2014 22:18

essa era a GRANDE questão a debater artista_

tal como o comunismo falhou pois não havia homem novo, o capitalismo tal como está tem por base um homem novo que também não existe. todo este sistema como está montado actualmente só nos pode conduzir a um final triste.

Registado: 18/7/2013 15:16

por bike1 » 7/8/2014 22:07

Ao Sniper e a todos lamento qualquer perda. Tudo indica que os valores serão restituídos nas maturidades., sem qq prêmio .... Claro! Podem ficar com esses 3,5% .... Uma ganância de taxa para muito poucos aqui neste fórum!

------------
Simples. Porque foi feita uma provisão de 700 milhões de Euros especificamente para o papel comercial.
---------
Fico-me por aqui.[/quote]
-----------
Caros talvez ajude a percebermos melhor o que passa para o NB:
faqs site cmvm:

Qual é a implicação da criação do Novo Banco para os clientes com ações ou dívida subordinada BES?
Tanto o investimento em ações BES como em dívida subordinada BES não farão parte do Novo Banco. Estes investimentos continuarão a constar do património integrado dos clientes no extrato ou BESnet, tal como quaisquer outros títulos ou dívida de outras empresas no mercado valorizados aos respetivos valores de mercado.

Os títulos subordinados em carteira dos clientes e que não transitam para o Novo Banco são os seguintes:

ISIN Descrição
PTBEROOM0030 BES SERIE USD
PTBENBOM0021 BES SERIE 1
XS0147275829 EMTN 18
XS0207754754 EMTN 38
PTBELHXE0000 BEF SUB.2004
PTBELMOE0004 BEF PERP SUB 05
PTBERYOM0012 BES SUB.2008 1S
PTBEQFOM0016 BES SUB DEZ 201
PTBEQJOM0012 BES 7,125%
Qual é a implicação da criação do Novo Banco para clientes com investimento em Gestão de Carteiras?
A GDC transita para o Novo Banco, estando as condições de liquidação na maturidade condicionadas à exposição aos ativos que a constituem.
Qual é a implicação da criação do Novo Banco para clientes com investimento em Papel Comercial (ESI, Rio Forte)?
O Papel Comercial emitido pela ESI e Rio Forte transitam para o Novo Banco, e este mantém a intenção de assegurar o reembolso, na maturidade, do capital investido pelos seus clientes não institucionais junto das redes comerciais do Grupo BES de então.
Qual a implicação da criação do Novo Banco para clientes com investimento em Produtos Estruturados?
Os Produtos Estruturados são património do cliente no Novo Banco mantendo todas as características definidas no respetivo documento informativo.
Qual é a implicação da criação do Novo Banco para clientes com outras classes de ativos (Depósitos, Fundos da ESAF, PPRs, seguros de capitalização da BES Vida e T. Vida, etc)?
Todas as classes de ativos abaixo identificadas passam a ser património do cliente no Novo Banco.

Depósitos
Contas Poupança CR
Fundos de Investimento ESAF
PPR e Seguros de Capitalização BES Vida
PPR e Seguros de Capitalização T Vida

O capital investido nestes produtos mantém-se como até aqui. Os clientes podem continuar a dar instruções de subscrição ou resgate da mesma forma que o faziam até ao momento.
Qual é a implicação da criação do Novo Banco para clientes com Séries Comerciais, OST, Obrigações Sénior e BES Ordens?
Todas as classes de ativos abaixo identificadas passam a ser património do cliente no Novo Banco.

Séries Comerciais e Operações sobre Títulos
Obrigações Sénior (BES Ordens)

Os ativos mantêm as condições contratadas.
Qual é a implicação da criação do Novo Banco para Clientes com créditos concedidos?
Todo o crédito concedido a Clientes pelo BES é transferido para o Novo Banco, nas condições contratadas.

Registado: 7/4/2010 10:43

por artista_ » 7/8/2014 22:03

Há um aspeto que acho que ainda não foi debatido... para aqueles que nos últimos anos aqui têm defendido o setor privado com unhas e dentes, que tudo o que e´privado é bom e tudo o que estado é uma treta, convenhamos que este caso é um duro golpe nesta forma de pensar! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 7/8/2014 21:50

Sr_SNiper Escreveu:Quem não é investidor qualificado e comprou em balcões do BES vai ver o guito das obrigações do bes, rio forte e afins ???
Porquê esta questão?

O critério é dentário... poupam-se os dentes de muitos dos gerentes de conta do BES! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jopsilveira » 7/8/2014 21:45

jumpinho Escreveu:
jopsilveira Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Deixa me dizer que devias receber 0 chimico, zero, esta regulação e uma anedota pegada. Isto é que me custa a papare a mandar o bp e a cmvm para o baralho. O bes é credor dessas empresas, esse dinheiro deveria ir para o bad bamk

Com essa boca fuleira, bem valia seres moderado ou banido.

Não me parece assim tão foleira...

Explica lá, porque hão de estes ter o privilégio de ser reembolsados e os obrigacionistas Bes não!

São melhores especuladores? Tem anjo da guarda? Compraram produtos serios?

Ah, informo q n tenho nenhum dos dois produtos, mas partilho das aflições de muito boa gente q foi entalada.
Digo isto com a maior solidariedade por quem fica a arder e com satisfação por quem se vai safar.

Simples. Porque foi feita uma provisão de 700 milhões de Euros especificamente para o papel comercial.

Fico-me por aqui.

Registado: 5/8/2014 20:53

por jumpinho » 7/8/2014 21:43

jopsilveira Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Deixa me dizer que devias receber 0 chimico, zero, esta regulação e uma anedota pegada. Isto é que me custa a papare a mandar o bp e a cmvm para o baralho. O bes é credor dessas empresas, esse dinheiro deveria ir para o bad bamk

Não me parece assim tão foleira...

Explica lá, porque hão de estes ter o privilégio de ser reembolsados e os obrigacionistas Bes não!

São melhores especuladores? Tem anjo da guarda? Compraram produtos serios?

Ah, informo q n tenho nenhum dos dois produtos, mas partilho das aflições de muito boa gente q foi entalada.
Digo isto com a maior solidariedade por quem fica a arder e com satisfação por quem se vai safar.

por ovelhaxone » 7/8/2014 21:41

não sei se alguém postou mas enviaram-me isto que tem chamadas de atenção muito boas:
http://sicnoticias.sapo.pt/opiniao/2014 ... em-analise

por bike1 » 7/8/2014 21:33

jopsilveira Escreveu:

Lamentável para um forista tão interventivo sr Sniper. :oh: Esta mersa custa a todos de uma forma ou de outra....

Registado: 7/4/2010 10:43

por mikinho1970 » 7/8/2014 21:31

ovelhaxone Escreveu:
mikinho1970 Escreveu:Vitor Bento hoje na SIC com Jose Gomes Ferreira ( 21,00 ) alguem confirma ?

sim, mas não disse nada de jeito. basicamente, está tudo a arder mas não há problema nenhum. 15m sem interesse

De facto tens razão . Entrevista combinada previamente sem direito a perguntas polémicas :wall: :wall:

Registado: 29/11/2007 3:10

por 5element » 7/8/2014 21:30

ovelhaxone Escreveu:
mikinho1970 Escreveu:Vitor Bento hoje na SIC com Jose Gomes Ferreira ( 21,00 ) alguem confirma ?

sim, mas não disse nada de jeito. basicamente, está tudo a arder mas não há problema nenhum. 15m sem interesse

Mesmo nada. E só faltava dizer que foi obrigado ou encostado á parede para aceitar o cargo!

Registado: 10/6/2011 20:28

por ovelhaxone » 7/8/2014 21:23

por jopsilveira » 7/8/2014 20:54

Registado: 5/8/2014 20:53

por Sr_SNiper » 7/8/2014 20:10

Quem não é investidor qualificado e comprou em balcões do BES vai ver o guito das obrigações do bes, rio forte e afins ???
Porquê esta questão?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por jumpinho » 7/8/2014 19:45

ovelhaxone Escreveu:alô,
a directiva que regula o estatuto de investidor qualificado é a DMIF. ver aqui:
https://www.bancocarregosa.com/pt/banco ... ente/dmif/

"
Investidores Qualificados – Por defeito, são abrangidos por esta categoria:

Governos de âmbito regional;
As pessoas colectivas, cuja dimensão, de acordo com as suas últimas contas individuais, satisfaça dois dos seguintes critérios:

a)Situação líquida de 2 milhões de euros;

b)Activo total de 20 milhões de euros;

c)Volume de negócios líquido de 40 milhões de euros.

Para efeito da actividade de intermediação as pessoas que prestem serviços de investimento, ou exerçam actividades de investimento, que consistam, exclusivamente, na negociação por conta própria nos mercados a prazo ou a contado, neste caso com a única finalidade de cobrir posições nos mercados de derivados, ou na negociação ou participação na formação de preços por conta de outros membros dos referidos mercados, e que sejam garantidas por um membro compensador que nos mesmos actue, quando a responsabilidade pela execução dos contratos celebrados for assumida por um desses membros.

Investidores Não qualificados – Integra todos os investidores que não se enquadram nos critérios definidos para as restantes categorias.

Além disso, os investidores não qualificados podem requisitar o tratamento como investidores qualificados caso satisfaçam dois dos seguintes requisitos:

Ter efectuado operações com um volume significativo no mercado relevante, com uma frequência média de 10 operações por trimestre, durante os últimos quatro trimestres;
Dispor de uma carteira de instrumentos financeiros, incluindo também depósitos em numerário, que exceda (euro) 500 000;
Prestar ou ter prestado funções no sector financeiro, durante, pelo menos, um ano, em cargo que exija conhecimento dos serviços ou operações em causa.
"

eu penso que a ministra teve um lapso quando referiu 50 mil euros, porque num país de tesos como o nosso com 50 mil parece que um tipo é rico.
por outro lado ficou visivelmente atrapalhada com a questão de todos os accionistas pagarem a factura

Ah bem me parecia! :pray:

por 5element » 7/8/2014 19:33

Estou a ouvir o dono disto tudo (Carlos Costa) e o que ele diz é GRAVE, MUITO GRAVE.
Diz que por vezes os auditores como são clientes e pagos pelo auditado... “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”

Lamentável

Registado: 10/6/2011 20:28

por ovelhaxone » 7/8/2014 19:30

alô,
a directiva que regula o estatuto de investidor qualificado é a DMIF. ver aqui:
https://www.bancocarregosa.com/pt/banco ... ente/dmif/

"
Investidores Qualificados – Por defeito, são abrangidos por esta categoria:

Governos de âmbito regional;
As pessoas colectivas, cuja dimensão, de acordo com as suas últimas contas individuais, satisfaça dois dos seguintes critérios:

a)Situação líquida de 2 milhões de euros;

b)Activo total de 20 milhões de euros;

c)Volume de negócios líquido de 40 milhões de euros.

Para efeito da actividade de intermediação as pessoas que prestem serviços de investimento, ou exerçam actividades de investimento, que consistam, exclusivamente, na negociação por conta própria nos mercados a prazo ou a contado, neste caso com a única finalidade de cobrir posições nos mercados de derivados, ou na negociação ou participação na formação de preços por conta de outros membros dos referidos mercados, e que sejam garantidas por um membro compensador que nos mesmos actue, quando a responsabilidade pela execução dos contratos celebrados for assumida por um desses membros.

Investidores Não qualificados – Integra todos os investidores que não se enquadram nos critérios definidos para as restantes categorias.

Além disso, os investidores não qualificados podem requisitar o tratamento como investidores qualificados caso satisfaçam dois dos seguintes requisitos:

Ter efectuado operações com um volume significativo no mercado relevante, com uma frequência média de 10 operações por trimestre, durante os últimos quatro trimestres;
Dispor de uma carteira de instrumentos financeiros, incluindo também depósitos em numerário, que exceda (euro) 500 000;
Prestar ou ter prestado funções no sector financeiro, durante, pelo menos, um ano, em cargo que exija conhecimento dos serviços ou operações em causa.
"

eu penso que a ministra teve um lapso quando referiu 50 mil euros, porque num país de tesos como o nosso com 50 mil parece que um tipo é rico.
por outro lado ficou visivelmente atrapalhada com a questão de todos os accionistas pagarem a factura

por tmlbarbosa » 7/8/2014 19:16

Boa tarde.

Achei que devia postar isto...visto que até a D. Inércia está descontente com esta situação...

https://www.youtube.com/watch?v=Ludtex1CM_I

Registado: 10/7/2014 12:30

por Bart Simpson » 7/8/2014 19:11

ZéManuel Escreveu:Boa tarde a todos.

Como sou novo por aqui e ouvi dizer que neste site sabem muito de Bolsa de Valores queria perguntar se quem tinha/tem uma pequena carteira de acções compradas pelo antigo BES e à sua guarda, mas que na carteira não tinha acções do BES, se as perde, dada a falência do Banco.
Quanto a depósitos já li que estão salvaguardados e ainda bem.

Obrigado

Essa carteira é tua e está segregada das contas do banco.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por ZéManuel » 7/8/2014 19:05

Boa tarde a todos.

Como sou novo por aqui e ouvi dizer que neste site sabem muito de Bolsa de Valores queria perguntar se quem tinha/tem uma pequena carteira de acções compradas pelo antigo BES e à sua guarda, mas que na carteira não tinha acções do BES, se as perde, dada a falência do Banco.
Quanto a depósitos já li que estão salvaguardados e ainda bem.

Obrigado

Registado: 7/8/2014 18:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fincas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], luislobs, trilhos2006 e 110 visitantes