BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
A Fitch referiu que os dinheiros públicos utilizados para assegurar a sobrevivência do BES não deverão ter impacto no ‘rating'. Mas alerta que a rede de segurança do Estado, composta essencialmente pela almofada de liquidez que o Tesouro foi acumulando, diminuiu.
"A separação do BES num ‘bom' e num ‘mau' banco tem um impacto orçamental directo limitado no soberano Português, mas corroeu a almofada de liquidez criada para lidar com choques futuros", consideram os analistas da Fitch.
Além disto, realçam que a capacidade do Estado em intervir noutros bancos, em caso de necessidade, ficou mais limitada. "A criação do Novo Banco diminuirá significativamente a almofada de liquidez para os bancos portugueses para cerca de dois mil milhões de euros, o que pode limitar a sua efectividade".
Assim, a Fitch conclui que apesar dos efeitos da intervenção no BES para a dívida e para o défice serem limitados, caso mais bancos venham a necessitar de fundos públicos o cenário será diferente. "Haveria provavelmente um impacto orçamental significativo se outros bancos necessitassem de apoio", referem. Mas realçam que esse não é o seu cenário base.
Já em relação a uma eventual maior percepção de risco sobre a dívida soberana portuguesa, devido ao resgate ao BES, a Fitch considera que isso "dependerá das perspectivas dos investidores sobre a saúde do sector bancário e se, como nós, encaram os problemas no BES como algo idiossincrático". E concluem que o risco de contágio aparenta estar, por agora, contido.
"A separação do BES num ‘bom' e num ‘mau' banco tem um impacto orçamental directo limitado no soberano Português, mas corroeu a almofada de liquidez criada para lidar com choques futuros", consideram os analistas da Fitch.
Além disto, realçam que a capacidade do Estado em intervir noutros bancos, em caso de necessidade, ficou mais limitada. "A criação do Novo Banco diminuirá significativamente a almofada de liquidez para os bancos portugueses para cerca de dois mil milhões de euros, o que pode limitar a sua efectividade".
Assim, a Fitch conclui que apesar dos efeitos da intervenção no BES para a dívida e para o défice serem limitados, caso mais bancos venham a necessitar de fundos públicos o cenário será diferente. "Haveria provavelmente um impacto orçamental significativo se outros bancos necessitassem de apoio", referem. Mas realçam que esse não é o seu cenário base.
Já em relação a uma eventual maior percepção de risco sobre a dívida soberana portuguesa, devido ao resgate ao BES, a Fitch considera que isso "dependerá das perspectivas dos investidores sobre a saúde do sector bancário e se, como nós, encaram os problemas no BES como algo idiossincrático". E concluem que o risco de contágio aparenta estar, por agora, contido.
- Registado: 1/8/2014 14:27
Enfim... O BP e a CMVM deveriam fazer o que lhes pagam para fazer, que é supervisão e auditoria
Ora eu trabalho na orçamental e financeira, sendo responsável, em último caso, pela movimentação de alguns, poucos, milhões de euros por ano, e de vez em quando Vêm fazer-me auditorias e supervisionar os meus procedimentos, e não basta eu dizer que está tudo bem, eles querem ver os processos, movimentos, estratos autenticados, não basta fazer um print no homebanking, ect ect ect.
Há mínimos, eu só que gostava que no BP e CMVM eles fizessem o que lhes é pedido para justificarem o valor que recebem
Ora eu trabalho na orçamental e financeira, sendo responsável, em último caso, pela movimentação de alguns, poucos, milhões de euros por ano, e de vez em quando Vêm fazer-me auditorias e supervisionar os meus procedimentos, e não basta eu dizer que está tudo bem, eles querem ver os processos, movimentos, estratos autenticados, não basta fazer um print no homebanking, ect ect ect.
Há mínimos, eu só que gostava que no BP e CMVM eles fizessem o que lhes é pedido para justificarem o valor que recebem
Lose your opinion, not your money
andre.vez Escreveu:Boas
Vejo muito forista revoltado contra o gov do BdP, mas eu sinceramente não acho que ele tenha actuado assim tão mal. Não poderiam querer que ele viesse a público dizer que estava tudo muito mal e queo dinheiro dos depositantes corriam riscos.......
Quem comprou acções a 40/30/20/10 cent foi atarás de fazer um grande negócio e agora quer deitar as culpas para declarações de alguém. Temos de assumir as nossas responsabilidades.

- Registado: 18/2/2010 15:30
"Pequenos acionistas admitem pedir anulação do aumento de capital do BES" -http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Banca/interior.aspx?content_id=4063061
( a parte referente ao titulo da noticias está na segunda pagina).
Vou ficar com atenção a isto, mas a esperança que dê em alguma coisa não é muita tendo em conta tudo o que assistimos nestes ultimos tempos.
( a parte referente ao titulo da noticias está na segunda pagina).
Vou ficar com atenção a isto, mas a esperança que dê em alguma coisa não é muita tendo em conta tudo o que assistimos nestes ultimos tempos.
- Registado: 3/8/2014 23:50
O Alquimista Escreveu:
E quantos daqui é que se preocupam com avisos, sejam eles quais forem? Que cambada de arrogantes, esses tipos dos avisos e sugestões... o que é que eles sabem? Bem, pelo menos sabem tentar não perder muito.

Apoiado!
Houve quem, aqui no fórum, na semana passada insultasse com termos muito pouco educados quem, com vontade de limitar perdas a quem estava dentro, foi avisando que as coisas cheiravam a "esturro", que havia perigo, que a acção corria o risco de descer...
andre.vez Escreveu:Boas
Vejo muito forista revoltado contra o gov do BdP, mas eu sinceramente não acho que ele tenha actuado assim tão mal. Não poderiam querer que ele viesse a público dizer que estava tudo muito mal e queo dinheiro dos depositantes corriam riscos.......
Quem comprou acções a 40/30/20/10 cent foi atarás de fazer um grande negócio e agora quer deitar as culpas para declarações de alguém. Temos de assumir as nossas responsabilidades.
Quem comprou accoes nessa altura tem culpa sim! Mas o gov do banco de portugal deveria fazer mais e melhor a partir do momento em q nao considerou o Ricardo Salgado uma pessoa idonea para assumir algum cargo no BES e ai deveria afasta-lo do cargo e não prolongar a estadia dele no bes mais duas semanas para ele fazer um favor a amigos e companheiros
- Registado: 30/7/2014 11:59
Pedro447 Escreveu:pata-hari Escreveu:Obrigações júnior não são uma classificação que eu conheça. O que é isso? tier I, lower tier II, tier II, perpétuas, subordinadas .... "Júnior", não sei o que seja.
Junior = subordinada, o oposto de sénior
Oposto de sénior não existe.
jccgold Escreveu:yaya Escreveu:3 - depois na prática a lei acaba por produzir efeitos nefastos. Se o estado entra num banco (de forma directa ou indirecta) ficando com a parte boa e os acionistas ficando com a parte má perdendo todo o dinheiro que investiram nele, então a partir de agora ninguém quererá investir num banco.
Mas nas outras empresas nao é igual? Empresa que vá à falencia seja por gestão dolosa ou não, os acionistas perdem tudo? Os bancos viviam num regime de excepção só pq se considerava q nunca podiam ir à falência.
Como se vê com a subida do BCP ninguém ficou com medo de investir em bancos. A partir de hoje são empresas como outras quaisquerAT2014 Escreveu:Caros
Angola acabou de informar que vai revogar a GB. Uma bandidagem completa em linha com o que já nos habituaram. Significa que o Bad Bank passou a ser um Buraco Negro. Quem ainda se iludia que ia receber alguma coisa esqueça mesmo pois isto acaba com qualquer esperança.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ogada.html
Abraço e bons negócios
Isso admira quem? Nada que nao tivesse sido avisado no forum. Angola nao ia assim dar dinheiro a troco de nada
Eu disse que acreditava.... que angola pagava... mas ha um fator determinante o brs e um band bank e eles pensaram ja nao precisamos de pagar tao alto.... pa limpar nomes..... o besa e uma parte de um banco falido deixa lo como tal...
Jcgold se no bes a tua intuicao foi certeira.... o bcp subiu.... brutal deixo la subir... para uma pessoa que diz que nao compra sem analisar fundamentalmente..... tou para ver como justificas aquele mcap... com aqules racios de capital e aquela cobertura de imparidades martelada.. em pt...polonia angola e mocambique nao valem por tudo.... ainda que importantes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
yaya Escreveu:
Acha correcto transferir a dívida de um grupo para um banco?
Claro que acho isso um esquema de tipo Ponzi que nunca deveria ter sido feito! A administração de Ricardo Salgado provocou uma valente perda a todos, principalmente aos clientes do BES, e a muitíssimos do BES Private! É inadmissível!
A supervisão do Banco de Portugal, tal como já acontecera antes, no caso BPN, andou muito tempo a dormir...
Boas
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
jccgold Escreveu:yaya Escreveu:AT2014 Escreveu:Caros
Angola acabou de informar que vai revogar a GB. Uma bandidagem completa em linha com o que já nos habituaram. Significa que o Bad Bank passou a ser um Buraco Negro. Quem ainda se iludia que ia receber alguma coisa esqueça mesmo pois isto acaba com qualquer esperança.
Abraço e bons negócios
Isso admira quem? Nada que nao tivesse sido avisado no forum. Angola nao ia assim dar dinheiro a troco de nada
E quantos daqui é que se preocupam com avisos, sejam eles quais forem? Que cambada de arrogantes, esses tipos dos avisos e sugestões... o que é que eles sabem? Bem, pelo menos sabem tentar não perder muito.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Tio_Moedas Escreveu:yaya Escreveu:Já aqui fui alertando para a nova lei de capitalização estatal dos bancos que iria impor perdas a acionistas e credores seniores (falou-se em depósitos acima de 100mil euros). Esta lei é diferente de quando foram subscritos os Cocos. Trata-se de uma lei da união bancária europeia. Isto que o Carlos Costa fez foi uma imposição de Bruxelas. Parece que muitos investidores de ações menosprezaram a lei que já vinha sendo falada nos media há um ano.
No fim quem fica mal no retrato é o BdP, CMVM, reguladores, auditores, fiscais, troika e a justiça portuguesa (sob chefia de uma ministra). Os investidores estrangeiros vão pensar duas vezes quando sabem que em Portugal a justiça é complacente com determinados actos (BPN, BPP, BCP) porque o caso BES é um caso de polícia.
Estimado,
Só é accionista quem deseja ser accionista. Se compra acções de um banco tem a obrigação de saber o que está a comprar. Tem acesso aos relatórios de conta. Não concordo com essa história dos "meros accionistas".
O BES teve problemas ao nível da antiga administração. São eles que têm que ser processados.
Quando diz que esta situação nunca foi experimentada antes, não é exactamente assim: no Chipre, o bail-in foi bem pior (até os depositantes com mais de 100.000 euros ficaram a arder!!!), sei que na Eslovénia já foram encerrados 2 bancos com um sistema semelhante...
O que me parece deveras preocupante é os obrigacionistas terem também de contribuir para ressarcir o banco dos seus prejuízos. Mas isto leva-nos a uma aprendizagem: antes de entrar numa posição, há que pensar bem se vale a pena ou não correr o risco... E informar-se adequadamente... Investir em acções não é fácil, pode ter custos (pode ter também um retorno elevado!), pelo que só deve entrar quem conhece exactamente aquilo que se está a meter. Se não conhece, não compra!
Porquê separar os activos bons dos maus? Simples: o BES, aquele que existia há uma semana, faliu. Se se mantivesse tudo na mesma teria que ser liquidado: 13.000 funcionários para o desemprego (!), Fundo de Garantia Bancária a colapsar, com a necessidade de entrada de capital estatal para ressarcir os depositantes até 100.000 euros, perdas dos depositantes acima dos 100.000 euros (!), perda dos detentores de obrigações sénior, idem para as obrigações subordinadas, idem para os accionistas!... Descalabro em Portugal e Europa, com risco sistémico declarado para todo o sistema bancário europeu....
Qual foi a melhor solução (embora seja, como bem sei, uma solução não simpática para muitos de nós)?
O que o levou a pensar que tenho acçõe bes? Nunca tive na vida

Aquilo que fizeram no Chipre foi um desenrascanço em cima do joelho com um barco carregado de notas para atestar!! E só depois disso produziram a lei da união bancária para não voltar a acontecer. Foi bruxelas que obrigou a isto. Portugal foi o primeiro a testá-la. É difícil prever os efeitos que isto vai ter no futuro. Agora está tudo ainda fresco e ainda há muita coisa por esclarecer. Acha correcto transferir a dívida de um grupo para um banco?
yaya Escreveu:3 - depois na prática a lei acaba por produzir efeitos nefastos. Se o estado entra num banco (de forma directa ou indirecta) ficando com a parte boa e os acionistas ficando com a parte má perdendo todo o dinheiro que investiram nele, então a partir de agora ninguém quererá investir num banco.
Mas nas outras empresas nao é igual? Empresa que vá à falencia seja por gestão dolosa ou não, os acionistas perdem tudo? Os bancos viviam num regime de excepção só pq se considerava q nunca podiam ir à falência.
Como se vê com a subida do BCP ninguém ficou com medo de investir em bancos. A partir de hoje são empresas como outras quaisquer
AT2014 Escreveu:Caros
Abraço e bons negócios
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
migluso Escreveu:kafka30 Escreveu:Boa tarde,
Sou novo no forum e agradeço a ajuda dos foristas num par de questoes:
Eu tenho divida no BES (antigo) em nome de empresa e tenho, ou tinha a garantia do colateral em particular obrigaçoes do grupo GES. O emprestimo deverá ir para o bom banco? sabem que criterios estamos aki a falar na atribuição do bom credito e mau credito? No fundo a minha empresa tem uma divida ao BES ou ao banco novo e tenho creditos de um grupo que esta na protecao de credores. Há algum caso semelhante para saber q percentagem de haircut terei na obrigaçoes do grupo GES? que percentagem receberei? E dq haverá novidades em relação a este assunto?
Obrigado
Há uma provisão para pagar aos investidores retalhistas que compraram dívida do GES.
Mas não sei como funciona, nomeadamente a venda de títulos GES antes da maturidade. Provavelmente terá que ficar com elas até ao fim.
O melhor nestes casos é um pedido de esclarecimento directamente ao banco de portugal.
Já o fiz esta manhã para a lkinha telefónica e quem atende do outro lado não sabe patavina.... enviei um e-mail e agora tenho aguardar
nota: o que tenho é papel comercial da Espart com maturidade de Outubro (muito curto-prazo)
estou em crer que não existirá grande stress mas gostava de saber mais....
não posso resgatar antes da maturidade... aguentar!!
abraço
abraço
- Registado: 7/4/2010 10:43
AT2014 Escreveu:Caros
Abraço e bons negócios
Eu não detenho acções do BES em carteira, no entanto já estava mentalizado de que nada iriam recuperar quem ainda tinha e tem acções do BES.
É frustrante ver a forma como foram "roubados" milhões de euros a vista de todos e sem nenhum culpado.

Em Portugal qualquer dia começa-se a fazer justiça pelas próprias mãos.
- Registado: 4/2/2010 15:57
yaya Escreveu:Já aqui fui alertando para a nova lei de capitalização estatal dos bancos que iria impor perdas a acionistas e credores seniores (falou-se em depósitos acima de 100mil euros). Esta lei é diferente de quando foram subscritos os Cocos. Trata-se de uma lei da união bancária europeia. Isto que o Carlos Costa fez foi uma imposição de Bruxelas. Parece que muitos investidores de ações menosprezaram a lei que já vinha sendo falada nos media há um ano.
No fim quem fica mal no retrato é o BdP, CMVM, reguladores, auditores, fiscais, troika e a justiça portuguesa (sob chefia de uma ministra). Os investidores estrangeiros vão pensar duas vezes quando sabem que em Portugal a justiça é complacente com determinados actos (BPN, BPP, BCP) porque o caso BES é um caso de polícia.
Estimado,
Só é accionista quem deseja ser accionista. Se compra acções de um banco tem a obrigação de saber o que está a comprar. Tem acesso aos relatórios de conta. Não concordo com essa história dos "meros accionistas".
O BES teve problemas ao nível da antiga administração. São eles que têm que ser processados.
Quando diz que esta situação nunca foi experimentada antes, não é exactamente assim: no Chipre, o bail-in foi bem pior (até os depositantes com mais de 100.000 euros ficaram a arder!!!), sei que na Eslovénia já foram encerrados 2 bancos com um sistema semelhante...
O que me parece deveras preocupante é os obrigacionistas terem também de contribuir para ressarcir o banco dos seus prejuízos. Mas isto leva-nos a uma aprendizagem: antes de entrar numa posição, há que pensar bem se vale a pena ou não correr o risco... E informar-se adequadamente... Investir em acções não é fácil, pode ter custos (pode ter também um retorno elevado!), pelo que só deve entrar quem conhece exactamente aquilo que se está a meter. Se não conhece, não compra!
Porquê separar os activos bons dos maus? Simples: o BES, aquele que existia há uma semana, faliu. Se se mantivesse tudo na mesma teria que ser liquidado: 13.000 funcionários para o desemprego (!), Fundo de Garantia Bancária a colapsar, com a necessidade de entrada de capital estatal para ressarcir os depositantes até 100.000 euros, perdas dos depositantes acima dos 100.000 euros (!), perda dos detentores de obrigações sénior, idem para as obrigações subordinadas, idem para os accionistas!... Descalabro em Portugal e Europa, com risco sistémico declarado para todo o sistema bancário europeu....
Qual foi a melhor solução (embora seja, como bem sei, uma solução não simpática para muitos de nós)?
Caros
Abraço e bons negócios
Abraço e bons negócios
- Registado: 4/2/2014 2:39
yaya Escreveu: Os investidores estrangeiros vão pensar duas vezes ...
Se pensarem como pensam certas personagens, ao fim da primeira tentativa já se sentem cansados e não chegam à segunda.
Contudo, "Os mercados estão a reagir de forma positiva à solução encontrada pelas autoridades portuguesas para recapitalizar o BES. As bolsas europeias estão a recuperar de mínimos de três meses, os bancos portugueses levam o PSI-20 a subir mais de 1% e os juros da dívida pública portuguesa estão a recuar." in JN online
E também http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... tugal.html
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
- Registado: 12/3/2014 0:58
AS1310 Escreveu:Não deixo de sentir que algo, alias, muita coisa, foi feita de forma incorreta/questionável e até possivelmente ilegal. Não estou tão informado quanto gostaria na legalidade de tudo o que foi feito, mas continua a indignar-me, e não só pelo facto de ter investido e perdido tudo no aumento de capital, como é que este foi possível ser aprovado e realizado pelas entidades e nem ser feita referência a isso nestas ultimas declarações a não ser que os acionistas são os prejudicados. Eu até percebo esta parte, não gosto, mas percebo parte da responsabilização recaída sobre os acionistas, mas nem todos os acionistas são iguais, pois os pequenos acionistas não têm dizer sobre a administração e outros assuntos, no entanto são igualmente e totalmente penalizados, e ainda há o argumento que os acionistas estão para receber os dividendos, mas também para acartar com os problemas. Ora quem foi ao ultimo aumento de capital, como eu e muitos outros, não recebeu nada a não ser assistir ao seu investimento cair de dia para dia e recebendo noticias que "o banco está solido, não há motivo para preocupação" e " existem fundos, interesse de outros investidores e acionistas".
O facto de lançarem afirmações de que estava "tudo bem" ajudou a aumentar as perdas dos acionistas que mantinham as posições com esperança que esta subisse.
No entanto, ninguém assume nenhum tipo de culpa por isto ou falam nisto(claro, não convém!). Apenas sabem dizer que "os acionistas são penalizados e não têm direito a indemnizações".
Para alem disso, que imagem é que isto dá a futuro acionistas deste Novo Banco?! Eu mesmo que não tivesse perdido agora, ao ver a forma como lidaram com esta situação e acionistas, pensava muito bem e provavelmente nem investiria. Sei que foi uma solução que tenta proteger os depositantes, mas não consigo engolir o roubo que foi este ultimo AC.
Sinto que há algo que se pode fazer, ou pelo menos tentar fazer, contra isto. Já nem digo recuperar o investimento, mas fazer ver publicamente e chamar a atenção a esta situação - e claro, se parte do investimento pudesse ser recuperado melhor, mas já não acredito nisso.
Enfim, mais um desabafo para este tópico que infelizmente conta com mais situações destas.
Não deixo de sentir que algo, alias, muita coisa, foi feita de forma incorreta/questionável e até possivelmente ilegal. Não estou tão informado quanto gostaria na legalidade de tudo o que foi feito, mas continua a indignar-me, e não só pelo facto de ter investido e perdido tudo no aumento de capital, como é que este foi possível ser aprovado e realizado pelas entidades e nem ser feita referência a isso nestas ultimas declarações a não ser que os acionistas são os prejudicados. Eu até percebo esta parte, não gosto, mas percebo parte da responsabilização recaída sobre os acionistas, mas nem todos os acionistas são iguais, pois os pequenos acionistas não têm dizer sobre a administração e outros assuntos, no entanto são igualmente e totalmente penalizados, e ainda há o argumento que os acionistas estão para receber os dividendos, mas também para acartar com os problemas. Ora quem foi ao ultimo aumento de capital, como eu e muitos outros, não recebeu nada a não ser assistir ao seu investimento cair de dia para dia e recebendo noticias que "o banco está solido, não há motivo para preocupação" e " existem fundos, interesse de outros investidores e acionistas".
O facto de lançarem afirmações de que estava "tudo bem" ajudou a aumentar as perdas dos acionistas que mantinham as posições com esperança que esta subisse.
No entanto, ninguém assume nenhum tipo de culpa por isto ou falam nisto. Apenas sabem dizer que "os acionistas são penalizados e não têm direito a indemnizações".
Para alem disso, que imagem é que isto dá a futuro acionistas deste Novo Banco?! Eu mesmo que não tivesse perdido agora, ao ver a forma como lidaram com esta situação e acionistas, pensava muito bem e provavelmente nem investiria. Sei que foi uma solução que tenta proteger os depositantes, mas não consigo engolir o roubo que foi este ultimo AC.
Sinto que há algo que se pode fazer, ou pelo menos tentar fazer, contra isto. Já nem digo recuperar o investimento, mas fazer ver publicamente e chamar a atenção a esta situação - e claro, se parte do investimento pudesse ser recuperado melhor, mas já não acredito nisso.
Enfim, mais um desabafo para este tópico que infelizmente conta com mais situações destas.
No entanto, ninguém assume nenhum tipo de culpa por isto ou falam nisto. Apenas sabem dizer que "os acionistas são penalizados e não têm direito a indemnizações".
yaya Escreveu:
Os investidores estrangeiros vão pensar duas vezes quando sabem que em Portugal a justiça é complacente com determinados actos (BPN, BPP, BCP) porque o caso BES é um caso de polícia.
Uma verdade incontestável. O assunto BES é um caso de policia, do Ministério Público.
Os investidores estrangeiros vão pensar duas vezes quando sabem que em Portugal a justiça é complacente com determinados actos (BPN, BPP, BCP) porque o caso BES é um caso de polícia.
Uma verdade incontestável. O assunto BES é um caso de policia, do Ministério Público.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
VirtuaGod Escreveu:Artista Romeno Escreveu:3mm certo?
Sim, já são tantos milhões que um tipo já se perde (e a cabeça está lenta pk já entrou nas férias)
P.S. 3 MM é para ser optimista, já que o banco está limpinho limpinho. 2MM talvez seja um preço mais realista.
Sem duvida o racio de capital falado de8,5 nao e nada wow... e nem percebi se ja era basel 3... 2 a carteira de imoveis se ficar la com os 2mm a mesma vai dar bronca aquilo nao deve valer isso fora as imparidades naturais....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Não acham estranho o tier 1 do banco ser de apenas 8,5% com um entrada de 4.9MM no banco... isto não quer dizer que existem "coisas más" no lado do banco bom? Eu nao sei qual era o valor do capital social antes da intervenção mas parece-me que mesmo com a entrada do €€€€ fresco o racio tier ser tão pouco.
- Registado: 30/7/2014 11:59
Pedro447 Escreveu:yaya Escreveu:Já aqui fui alertando para a nova lei de capitalização estatal dos bancos que iria impor perdas a acionistas e credores seniores
O que querias dizer era "credores subordinados/juniores"
Exacto sorry.
Boa tarde,
Alguém tem cfds do bes na gobulling? Liguei agora para lá e dizem que não sabem como o investidor vai assumir as perdas...se sobre o valor de fecho ou se sobre a totalidade da exposição liquida...
Alguém tem cfds do bes na gobulling? Liguei agora para lá e dizem que não sabem como o investidor vai assumir as perdas...se sobre o valor de fecho ou se sobre a totalidade da exposição liquida...
- Registado: 4/8/2014 2:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Ferreiratrade, Google [Bot], Jonas74, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 149 visitantes