Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Pedro1974 » 4/8/2014 17:55

pikota Escreveu:
AT2014 Escreveu:Caros

Angola acabou de informar que vai revogar a GB. Uma bandidagem completa em linha com o que já nos habituaram. Significa que o Bad Bank passou a ser um Buraco Negro. Quem ainda se iludia que ia receber alguma coisa esqueça mesmo pois isto acaba com qualquer esperança.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ogada.html

Abraço e bons negócios


Eu não detenho acções do BES em carteira, no entanto já estava mentalizado de que nada iriam recuperar quem ainda tinha e tem acções do BES.

É frustrante ver a forma como foram "roubados" milhões de euros a vista de todos e sem nenhum culpado. :wall:

Em Portugal qualquer dia começa-se a fazer justiça pelas próprias mãos.




Eu perdi 20K......Já que a justiça via judicial dificilmente será feita, talves alguem trate disso com as proprias mãos, pelo menos umas boas nodoas negras....
 
Mensagens: 31
Registado: 25/10/2013 16:12

Re: BES - Tópico Geral

por jccgold » 4/8/2014 17:55

Artista Romeno Escreveu:Jcgold se no bes a tua intuicao foi certeira.... o bcp subiu.... brutal deixo la subir... para uma pessoa que diz que nao compra sem analisar fundamentalmente..... tou para ver como justificas aquele mcap... com aqules racios de capital e aquela cobertura de imparidades martelada.. em pt...polonia angola e mocambique nao valem por tudo.... ainda que importantes


Pq eu valorizo mais ou menos uma empresa consoante a administração que lá está. Para mim o BES por ter o Ricardo Salgado valia muito menos, e o BCP por ter o Nuno Amado vale bastante mais. Assim como acredito no Soares dos Santos na JM. Um negócio só vale a pena quando tem pelo menos 1 dos 2 factores. É um negócio muito bom, ou tem um gestor acima da média. Para mim AF nao existe sem se avaliar a qualidade da administração à frente da empresa.
Nao sei se gostas de futebol, vê a diferença que é no Sporting a gestão com Godinho Lopes ou Bruno de Carvalho. Mesmo negócio, resultados completamente diferentes
Editado pela última vez por jccgold em 4/8/2014 18:02, num total de 5 vezes.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: BES - Tópico Geral

por Tio_Moedas » 4/8/2014 17:50

Sr_SNiper Escreveu:Enfim... O BP e a CMVM deveriam fazer o que lhes pagam para fazer, que é supervisão e auditoria
Ora eu trabalho na orçamental e financeira, sendo responsável, em último caso, pela movimentação de alguns, poucos, milhões de euros por ano, e de vez em quando Vêm fazer-me auditorias e supervisionar os meus procedimentos, e não basta eu dizer que está tudo bem, eles querem ver os processos, movimentos, estratos autenticados, não basta fazer um print no homebanking, ect ect ect.
Há mínimos, eu só que gostava que no BP e CMVM eles fizessem o que lhes é pedido para justificarem o valor que recebem


Estás coberto de razão!
É fundamental que as autoridades de supervisão tenham um papel proactivo e não apenas reactivo, como aconteceu aqui.
O Ricardo Salgado devia ter sido imediatamente afastado da direcção do BES, mal se soube que falsificou as contas de uma empresa do grupo no Luxemburgo. Salvo erro, essa notícia chegou cá em setembro de 2013.
E relembremo-nos que, de acordo com o plano do governador do BP, a nova direcção só tomaria posse a 1 de Agosto... Imaginem o que teria sucedido....
:shock: :shock: :shock:
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: BES - Tópico Geral

por yaya » 4/8/2014 17:49

Sr_SNiper Escreveu:Enfim... O BP e a CMVM deveriam fazer o que lhes pagam para fazer, que é supervisão e auditoria
Ora eu trabalho na orçamental e financeira, sendo responsável, em último caso, pela movimentação de alguns, poucos, milhões de euros por ano, e de vez em quando Vêm fazer-me auditorias e supervisionar os meus procedimentos, e não basta eu dizer que está tudo bem, eles querem ver os processos, movimentos, estratos autenticados, não basta fazer um print no homebanking, ect ect ect.
Há mínimos, eu só que gostava que no BP e CMVM eles fizessem o que lhes é pedido para justificarem o valor que recebem


Segundo ouvi o :shock: regulador da CMVM ganha mais do que o regulador da bolsa americana.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2448
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: BES - Tópico Geral

por Twikhor » 4/8/2014 17:46

andre.vez Escreveu:Boas

Vejo muito forista revoltado contra o gov do BdP, mas eu sinceramente não acho que ele tenha actuado assim tão mal. Não poderiam querer que ele viesse a público dizer que estava tudo muito mal e queo dinheiro dos depositantes corriam riscos.......

Quem comprou acções a 40/30/20/10 cent foi atarás de fazer um grande negócio e agora quer deitar as culpas para declarações de alguém. Temos de assumir as nossas responsabilidades.


Bastava ficarem calados e fazerem o que lhes compete, ou seja, fiscalizar.
Dizer: "está tudo bem" quando não é verdade é estar a enganar os investidores.
 
Mensagens: 20
Registado: 25/9/2011 18:35
Localização: 13

Re: BES - Tópico Geral

por bike1 » 4/8/2014 17:44

nota final do dia no BPI online:

Novo Banco fica livre de "responsabilidades ou contingências" sobre fraudes e emissões de acções no BES

04/08/2014

O Banco de Portugal revelou esta segunda-feira, 4 de Agosto, como foi feita a divisão do Banco Espírito Santo no banco bom e no banco mau, divulgando a lista de activos que integra cada uma das instituições.

Como o Negócios já tinha noticiado, no banco mau, que assume a designação de BES SA, fica a participação no BES Angola e toda a exposição às empresas do Grupo Espírito Santo. Também as participações nos bancos da Líbia (Aman Bank) e Miami (Espirito Santo Bank) ficam no banco mau.

Do lado dos activos, destaque ainda para disponibilidades no montante de dez milhões de euros, que vão "permitir à Administração do Banco Espírito Santo, SA [banco mau], proceder às diligências necessárias à recuperação do valor dos seus activos".

O banco mau vai ter uma comissão liquidatária, que tratará de recuperar o valor dos activos que foram considerados tóxicos, sendo que foi desta forma decidido dotar este banco mau com 10 milhões de euros para suportar os custos com essas diligências.

A lista do Banco de Portugal elenca os activos e também as responsabilidades que são transferidas para o Novo Banco e as que ficam no banco mau.

Eventuais processos sobre o banco mau

Destaca-se o facto de o Novo Banco ficar livre de "quaisquer responsabilidades ou contingências decorrentes de dolo, fraude, violações de disposições regulatórias, penais ou contra-ordenacionais", bem como de "quaisquer responsabilidades ou contingências do BES relativas a emissões de acções ou dívida subordinada".

O Governador do Banco de Portugal revelou ontem que a anterior gestão do BES terá cometido fraudes e adivinham-se eventuais processos contra o banco devido a estes actos e ao facto de vários investidores arriscarem perder dinheiro com o colapso do Grupo Espírito Santo e as implicações do resgate do BES.

Com este procedimento de transferir estas responsabilidades para o banco mau, o Banco de Portugal livra o Novo Banco destes eventuais processos. O Novo Banco fica também livre de eventuais processos que venham a ser interpostos pelos investidores que acorreram ao aumento de capital que o BES realizou em Maio e que arriscam perder tudo depois do resgate. Tal como os detentores de dívida subordinada, que também arriscam fortes perdas, pois foram transferidos para o banco mau.

Activos de qualidade e trabalhadores para o banco bom

Na prática, como revelou ontem o Governador do Banco de Portugal, o Novo Banco fica com todos os depósitos e os créditos considerados de qualidade.

Ficam também com todos os ativos sob gestão do BES, como é o caso de fundos de investimento e outros produtos financeiros semelhantes. Além disso, "todos os trabalhadores e prestadores de serviços do BES são transferidos para o Novo Banco".
O comunicado do Banco de Portugal sobre a separação de activos:

Ativos, passivos, elementos extrapatrimoniais e ativos sob gestão do Banco Espírito Santo, S.A. (BES), registados na contabilidade, que serão objeto da transferência para o Novo Banco, SA, de acordo com os seguintes critérios: (a) Todos os ativos, licenças e direitos, incluindo direitos de propriedade do BES serão transferidos na sua totalidade para o Novo Banco, SA com exceção dos seguintes:
i. Ações representativas do capital social do Banco Espírito Santo Angola, S.A.;ii. Ações representativas do capital social do Espirito Santo Bank e direitos de crédito sobre o mesmo;iii. Ações representativas do capital social do Aman Bank e direitos de crédito sobre o mesmo;iv. Ações próprias do Banco Espírito Santo, S.A.;v. Direitos de crédito sobre a Espírito Santo International e seus acionistas, os acionistas da Espírito Santo Control, as entidades que estejam em relação de domínio ou de grupo, nos termos do disposto do artigo 21.º do Código dos Valores Mobiliários, com a Espírito Santo International e créditos detidos sobre a Espírito Santo Financial Group (doravante designado Grupo Espírito Santo), com exceção dos créditos sobre entidades incluídas no perímetro de supervisão consolidada do BES (doravante designado Grupo BES, e dos créditos sobre as seguradoras supervisionadas pelo Instituto de Seguros de Portugal, a saber: Companhia de Seguros Tranquilidade, Tranquilidade-Vida Companhia Seguros, Esumédica, Europ Assistance e Seguros Logo;vi. Disponibilidades no montante de dez milhões de euros, para permitir à Administração do Banco Espírito Santo, SA, proceder às diligências necessárias à recuperação do valor dos seus ativos.

(b) As responsabilidades do BES perante terceiros que constituam passivos ou elementos extrapatrimoniais deste serão transferidos na sua totalidade para o Novo Banco, SA, com exceção dos seguintes ("Passivos Excluídos"):
i. Passivos para com (a) os respetivos acionistas, cuja participação seja igual ou superior a 2% do capital social ou por pessoas ou entidades que nos dois anos anteriores à transferência tenham tido participação igual ou superior a 2% do capital social do BES; membros dos órgãos de administração ou de fiscalização, revisores oficiais de contas ou sociedades de revisores oficiais de contas ou pessoas com estatuto semelhante noutras empresas que se encontrem em relação de domínio ou de grupo com a instituição, (b) as pessoas ou entidades que tenham sido acionistas, exercido as funções ou prestado os serviços referidos na alínea anterior nos quatro anos anteriores à criação do Novo Banco, SA, e cuja ação ou omissão tenha estado na origem das dificuldades financeiras da instituição de crédito ou tenha contribuído para o agravamento de tal situação, (c) os cônjuges, parentes ou afins em 1.º grau ou terceiros que atuem por conta das pessoas ou entidades referidos nas alíneas anteriores, (d) os responsáveis por factos relacionados com a instituição de crédito, ou que deles tenham tirado benefício, diretamente ou por interposta pessoa, e que estejam na origem das dificuldades financeiras ou tenham contribuído, por ação ou omissão no âmbito das suas responsabilidades, para o agravamento de tal situação, no entender do Banco de Portugal;
ii. Obrigações contraídas perante entidades que integram o Grupo Espírito Santo, com exceção das entidades integradas no Grupo BES, excluindo o Banco Espírito Santo Angola, S.A., Espírito Santo Bank e Aman Bank, tendo em vista a preservação de valor dos ativos a transferir para o Novo Banco, SA;
iii. Obrigações contraídas ou garantias prestadas perante terceiros relativamente a qualquer tipo de responsabilidades de entidades que integram o Grupo Espírito Santo, com exceção das entidades integradas no Grupo BES;
iv. Todas as responsabilidades por créditos subordinados resultantes da emissão de instrumentos utilizados no cômputo dos fundos próprios do BES, cujas condições tenham sido aprovadas pelo Banco de Portugal;
v. Quaisquer responsabilidades ou contingências decorrentes de dolo, fraude, violações de disposições regulatórias, penais ou contraordenacionais;
vi. Quaisquer responsabilidades ou contingências do BES relativas a emissões de ações ou dívida subordinada;vii. Quaisquer responsabilidades ou contingências relativas a comercialização, intermediação financeira e distribuição de instrumentos de dívida emitidos por entidades que integram o universo do Grupo Espírito Santo.
No que concerne às responsabilidades do BES que não serão objeto de transferência, estes permanecerão na esfera jurídica do BES.
(c) Todos os restantes elementos extrapatrimoniais do BES serão transferidos na sua totalidade para o Novo Banco, SA com exceção dos relativos ao Banco Espírito Santo Angola, S.A., ao Espírito Santo Bank e ao Aman Bank;(d) Os ativos sob gestão do BES ficam sob gestão do Novo Banco, SA;(e) Todos os trabalhadores e prestadores de serviços do BES são transferidos para o Novo Banco, SA.



Banco BPI © 2014
Contacto | Ajuda | Preçário | Segurança | Política de Cookies
 
Mensagens: 26
Registado: 7/4/2010 10:43
Localização: 15

Re: BES - Tópico Geral

por F-Type » 4/8/2014 17:43

Uiiiii

Será que vão abrir a 0,01 cêntimo tal como o banif
Mas em que mercados???

http://economico.sapo.pt/noticias/citig ... 99062.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 27/8/2008 12:47

Re: BES - Tópico Geral

por setas1 » 4/8/2014 17:42

A Fitch referiu que os dinheiros públicos utilizados para assegurar a sobrevivência do BES não deverão ter impacto no ‘rating'. Mas alerta que a rede de segurança do Estado, composta essencialmente pela almofada de liquidez que o Tesouro foi acumulando, diminuiu.

"A separação do BES num ‘bom' e num ‘mau' banco tem um impacto orçamental directo limitado no soberano Português, mas corroeu a almofada de liquidez criada para lidar com choques futuros", consideram os analistas da Fitch.

Além disto, realçam que a capacidade do Estado em intervir noutros bancos, em caso de necessidade, ficou mais limitada. "A criação do Novo Banco diminuirá significativamente a almofada de liquidez para os bancos portugueses para cerca de dois mil milhões de euros, o que pode limitar a sua efectividade".

Assim, a Fitch conclui que apesar dos efeitos da intervenção no BES para a dívida e para o défice serem limitados, caso mais bancos venham a necessitar de fundos públicos o cenário será diferente. "Haveria provavelmente um impacto orçamental significativo se outros bancos necessitassem de apoio", referem. Mas realçam que esse não é o seu cenário base.

Já em relação a uma eventual maior percepção de risco sobre a dívida soberana portuguesa, devido ao resgate ao BES, a Fitch considera que isso "dependerá das perspectivas dos investidores sobre a saúde do sector bancário e se, como nós, encaram os problemas no BES como algo idiossincrático". E concluem que o risco de contágio aparenta estar, por agora, contido.
 
Mensagens: 57
Registado: 1/8/2014 14:27

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 4/8/2014 17:39

Enfim... O BP e a CMVM deveriam fazer o que lhes pagam para fazer, que é supervisão e auditoria
Ora eu trabalho na orçamental e financeira, sendo responsável, em último caso, pela movimentação de alguns, poucos, milhões de euros por ano, e de vez em quando Vêm fazer-me auditorias e supervisionar os meus procedimentos, e não basta eu dizer que está tudo bem, eles querem ver os processos, movimentos, estratos autenticados, não basta fazer um print no homebanking, ect ect ect.
Há mínimos, eu só que gostava que no BP e CMVM eles fizessem o que lhes é pedido para justificarem o valor que recebem
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8980
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por Tio_Moedas » 4/8/2014 17:39

andre.vez Escreveu:Boas

Vejo muito forista revoltado contra o gov do BdP, mas eu sinceramente não acho que ele tenha actuado assim tão mal. Não poderiam querer que ele viesse a público dizer que estava tudo muito mal e queo dinheiro dos depositantes corriam riscos.......

Quem comprou acções a 40/30/20/10 cent foi atarás de fazer um grande negócio e agora quer deitar as culpas para declarações de alguém. Temos de assumir as nossas responsabilidades.


:clap: :clap: :clap: :clap:
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: BES - Tópico Geral

por AS1310 » 4/8/2014 17:38

"Pequenos acionistas admitem pedir anulação do aumento de capital do BES" -http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Banca/interior.aspx?content_id=4063061
( a parte referente ao titulo da noticias está na segunda pagina).

Vou ficar com atenção a isto, mas a esperança que dê em alguma coisa não é muita tendo em conta tudo o que assistimos nestes ultimos tempos.
 
Mensagens: 26
Registado: 3/8/2014 23:50

Re: BES - Tópico Geral

por Tio_Moedas » 4/8/2014 17:37

O Alquimista Escreveu:
E quantos daqui é que se preocupam com avisos, sejam eles quais forem? Que cambada de arrogantes, esses tipos dos avisos e sugestões... o que é que eles sabem? Bem, pelo menos sabem tentar não perder muito.


:clap: :clap: :clap: :clap:

Apoiado!
Houve quem, aqui no fórum, na semana passada insultasse com termos muito pouco educados quem, com vontade de limitar perdas a quem estava dentro, foi avisando que as coisas cheiravam a "esturro", que havia perigo, que a acção corria o risco de descer...
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: BES - Tópico Geral

por kafka30 » 4/8/2014 17:35

andre.vez Escreveu:Boas

Vejo muito forista revoltado contra o gov do BdP, mas eu sinceramente não acho que ele tenha actuado assim tão mal. Não poderiam querer que ele viesse a público dizer que estava tudo muito mal e queo dinheiro dos depositantes corriam riscos.......

Quem comprou acções a 40/30/20/10 cent foi atarás de fazer um grande negócio e agora quer deitar as culpas para declarações de alguém. Temos de assumir as nossas responsabilidades.



Quem comprou accoes nessa altura tem culpa sim! Mas o gov do banco de portugal deveria fazer mais e melhor a partir do momento em q nao considerou o Ricardo Salgado uma pessoa idonea para assumir algum cargo no BES e ai deveria afasta-lo do cargo e não prolongar a estadia dele no bes mais duas semanas para ele fazer um favor a amigos e companheiros
 
Mensagens: 18
Registado: 30/7/2014 11:59

Re: BES - Tópico Geral

por Pata-Hari » 4/8/2014 17:33

Pedro447 Escreveu:
pata-hari Escreveu:Obrigações júnior não são uma classificação que eu conheça. O que é isso? tier I, lower tier II, tier II, perpétuas, subordinadas .... "Júnior", não sei o que seja.


Junior = subordinada, o oposto de sénior :)


Oposto de sénior não existe.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: BES - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/8/2014 17:32

jccgold Escreveu:
yaya Escreveu:3 - depois na prática a lei acaba por produzir efeitos nefastos. Se o estado entra num banco (de forma directa ou indirecta) ficando com a parte boa e os acionistas ficando com a parte má perdendo todo o dinheiro que investiram nele, então a partir de agora ninguém quererá investir num banco.


Mas nas outras empresas nao é igual? Empresa que vá à falencia seja por gestão dolosa ou não, os acionistas perdem tudo? Os bancos viviam num regime de excepção só pq se considerava q nunca podiam ir à falência.
Como se vê com a subida do BCP ninguém ficou com medo de investir em bancos. A partir de hoje são empresas como outras quaisquer

AT2014 Escreveu:Caros
Angola acabou de informar que vai revogar a GB. Uma bandidagem completa em linha com o que já nos habituaram. Significa que o Bad Bank passou a ser um Buraco Negro. Quem ainda se iludia que ia receber alguma coisa esqueça mesmo pois isto acaba com qualquer esperança.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ogada.html
Abraço e bons negócios


Isso admira quem? Nada que nao tivesse sido avisado no forum. Angola nao ia assim dar dinheiro a troco de nada

Eu disse que acreditava.... que angola pagava... mas ha um fator determinante o brs e um band bank e eles pensaram ja nao precisamos de pagar tao alto.... pa limpar nomes..... o besa e uma parte de um banco falido deixa lo como tal...
Jcgold se no bes a tua intuicao foi certeira.... o bcp subiu.... brutal deixo la subir... para uma pessoa que diz que nao compra sem analisar fundamentalmente..... tou para ver como justificas aquele mcap... com aqules racios de capital e aquela cobertura de imparidades martelada.. em pt...polonia angola e mocambique nao valem por tudo.... ainda que importantes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5390
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BES - Tópico Geral

por Tio_Moedas » 4/8/2014 17:32

yaya Escreveu:
Acha correcto transferir a dívida de um grupo para um banco?


Claro que acho isso um esquema de tipo Ponzi que nunca deveria ter sido feito! A administração de Ricardo Salgado provocou uma valente perda a todos, principalmente aos clientes do BES, e a muitíssimos do BES Private! É inadmissível!
A supervisão do Banco de Portugal, tal como já acontecera antes, no caso BPN, andou muito tempo a dormir...
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: BES - Tópico Geral

por Andre.pt » 4/8/2014 17:29

Boas

Vejo muito forista revoltado contra o gov do BdP, mas eu sinceramente não acho que ele tenha actuado assim tão mal. Não poderiam querer que ele viesse a público dizer que estava tudo muito mal e queo dinheiro dos depositantes corriam riscos.......

Quem comprou acções a 40/30/20/10 cent foi atarás de fazer um grande negócio e agora quer deitar as culpas para declarações de alguém. Temos de assumir as nossas responsabilidades.
Abraço
André
 
Mensagens: 354
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: BES - Tópico Geral

por O Alquimista » 4/8/2014 17:26

jccgold Escreveu:
yaya Escreveu:
AT2014 Escreveu:Caros
Angola acabou de informar que vai revogar a GB. Uma bandidagem completa em linha com o que já nos habituaram. Significa que o Bad Bank passou a ser um Buraco Negro. Quem ainda se iludia que ia receber alguma coisa esqueça mesmo pois isto acaba com qualquer esperança.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ogada.html
Abraço e bons negócios


Isso admira quem? Nada que nao tivesse sido avisado no forum. Angola nao ia assim dar dinheiro a troco de nada


E quantos daqui é que se preocupam com avisos, sejam eles quais forem? Que cambada de arrogantes, esses tipos dos avisos e sugestões... o que é que eles sabem? Bem, pelo menos sabem tentar não perder muito.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: BES - Tópico Geral

por yaya » 4/8/2014 17:21

Tio_Moedas Escreveu:
yaya Escreveu:Já aqui fui alertando para a nova lei de capitalização estatal dos bancos que iria impor perdas a acionistas e credores seniores (falou-se em depósitos acima de 100mil euros). Esta lei é diferente de quando foram subscritos os Cocos. Trata-se de uma lei da união bancária europeia. Isto que o Carlos Costa fez foi uma imposição de Bruxelas. Parece que muitos investidores de ações menosprezaram a lei que já vinha sendo falada nos media há um ano.

No fim quem fica mal no retrato é o BdP, CMVM, reguladores, auditores, fiscais, troika e a justiça portuguesa (sob chefia de uma ministra). Os investidores estrangeiros vão pensar duas vezes quando sabem que em Portugal a justiça é complacente com determinados actos (BPN, BPP, BCP) porque o caso BES é um caso de polícia.


Estimado,
Só é accionista quem deseja ser accionista. Se compra acções de um banco tem a obrigação de saber o que está a comprar. Tem acesso aos relatórios de conta. Não concordo com essa história dos "meros accionistas".
O BES teve problemas ao nível da antiga administração. São eles que têm que ser processados.
Quando diz que esta situação nunca foi experimentada antes, não é exactamente assim: no Chipre, o bail-in foi bem pior (até os depositantes com mais de 100.000 euros ficaram a arder!!!), sei que na Eslovénia já foram encerrados 2 bancos com um sistema semelhante...

O que me parece deveras preocupante é os obrigacionistas terem também de contribuir para ressarcir o banco dos seus prejuízos. Mas isto leva-nos a uma aprendizagem: antes de entrar numa posição, há que pensar bem se vale a pena ou não correr o risco... E informar-se adequadamente... Investir em acções não é fácil, pode ter custos (pode ter também um retorno elevado!), pelo que só deve entrar quem conhece exactamente aquilo que se está a meter. Se não conhece, não compra!

Porquê separar os activos bons dos maus? Simples: o BES, aquele que existia há uma semana, faliu. Se se mantivesse tudo na mesma teria que ser liquidado: 13.000 funcionários para o desemprego (!), Fundo de Garantia Bancária a colapsar, com a necessidade de entrada de capital estatal para ressarcir os depositantes até 100.000 euros, perdas dos depositantes acima dos 100.000 euros (!), perda dos detentores de obrigações sénior, idem para as obrigações subordinadas, idem para os accionistas!... Descalabro em Portugal e Europa, com risco sistémico declarado para todo o sistema bancário europeu....
Qual foi a melhor solução (embora seja, como bem sei, uma solução não simpática para muitos de nós)?


O que o levou a pensar que tenho acçõe bes? Nunca tive na vida 8-) .
Aquilo que fizeram no Chipre foi um desenrascanço em cima do joelho com um barco carregado de notas para atestar!! E só depois disso produziram a lei da união bancária para não voltar a acontecer. Foi bruxelas que obrigou a isto. Portugal foi o primeiro a testá-la. É difícil prever os efeitos que isto vai ter no futuro. Agora está tudo ainda fresco e ainda há muita coisa por esclarecer. Acha correcto transferir a dívida de um grupo para um banco?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2448
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: BES - Tópico Geral

por jccgold » 4/8/2014 17:14

yaya Escreveu:3 - depois na prática a lei acaba por produzir efeitos nefastos. Se o estado entra num banco (de forma directa ou indirecta) ficando com a parte boa e os acionistas ficando com a parte má perdendo todo o dinheiro que investiram nele, então a partir de agora ninguém quererá investir num banco.


Mas nas outras empresas nao é igual? Empresa que vá à falencia seja por gestão dolosa ou não, os acionistas perdem tudo? Os bancos viviam num regime de excepção só pq se considerava q nunca podiam ir à falência.
Como se vê com a subida do BCP ninguém ficou com medo de investir em bancos. A partir de hoje são empresas como outras quaisquer

AT2014 Escreveu:Caros
Angola acabou de informar que vai revogar a GB. Uma bandidagem completa em linha com o que já nos habituaram. Significa que o Bad Bank passou a ser um Buraco Negro. Quem ainda se iludia que ia receber alguma coisa esqueça mesmo pois isto acaba com qualquer esperança.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ogada.html
Abraço e bons negócios


Isso admira quem? Nada que nao tivesse sido avisado no forum. Angola nao ia assim dar dinheiro a troco de nada
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: BES - Tópico Geral

por bike1 » 4/8/2014 17:12

migluso Escreveu:
kafka30 Escreveu:Boa tarde,

Sou novo no forum e agradeço a ajuda dos foristas num par de questoes:
Eu tenho divida no BES (antigo) em nome de empresa e tenho, ou tinha a garantia do colateral em particular obrigaçoes do grupo GES. O emprestimo deverá ir para o bom banco? sabem que criterios estamos aki a falar na atribuição do bom credito e mau credito? No fundo a minha empresa tem uma divida ao BES ou ao banco novo e tenho creditos de um grupo que esta na protecao de credores. Há algum caso semelhante para saber q percentagem de haircut terei na obrigaçoes do grupo GES? que percentagem receberei? E dq haverá novidades em relação a este assunto?
Obrigado


Há uma provisão para pagar aos investidores retalhistas que compraram dívida do GES.
Mas não sei como funciona, nomeadamente a venda de títulos GES antes da maturidade. Provavelmente terá que ficar com elas até ao fim.

O melhor nestes casos é um pedido de esclarecimento directamente ao banco de portugal.


Já o fiz esta manhã para a lkinha telefónica e quem atende do outro lado não sabe patavina.... enviei um e-mail e agora tenho aguardar
nota: o que tenho é papel comercial da Espart com maturidade de Outubro (muito curto-prazo)
estou em crer que não existirá grande stress mas gostava de saber mais....

não posso resgatar antes da maturidade... aguentar!!
abraço


abraço
 
Mensagens: 26
Registado: 7/4/2010 10:43
Localização: 15

Re: BES - Tópico Geral

por pikota » 4/8/2014 17:10

AT2014 Escreveu:Caros

Angola acabou de informar que vai revogar a GB. Uma bandidagem completa em linha com o que já nos habituaram. Significa que o Bad Bank passou a ser um Buraco Negro. Quem ainda se iludia que ia receber alguma coisa esqueça mesmo pois isto acaba com qualquer esperança.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ogada.html

Abraço e bons negócios


Eu não detenho acções do BES em carteira, no entanto já estava mentalizado de que nada iriam recuperar quem ainda tinha e tem acções do BES.

É frustrante ver a forma como foram "roubados" milhões de euros a vista de todos e sem nenhum culpado. :wall:

Em Portugal qualquer dia começa-se a fazer justiça pelas próprias mãos.
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: BES - Tópico Geral

por Tio_Moedas » 4/8/2014 17:07

yaya Escreveu:Já aqui fui alertando para a nova lei de capitalização estatal dos bancos que iria impor perdas a acionistas e credores seniores (falou-se em depósitos acima de 100mil euros). Esta lei é diferente de quando foram subscritos os Cocos. Trata-se de uma lei da união bancária europeia. Isto que o Carlos Costa fez foi uma imposição de Bruxelas. Parece que muitos investidores de ações menosprezaram a lei que já vinha sendo falada nos media há um ano.

No fim quem fica mal no retrato é o BdP, CMVM, reguladores, auditores, fiscais, troika e a justiça portuguesa (sob chefia de uma ministra). Os investidores estrangeiros vão pensar duas vezes quando sabem que em Portugal a justiça é complacente com determinados actos (BPN, BPP, BCP) porque o caso BES é um caso de polícia.


Estimado,
Só é accionista quem deseja ser accionista. Se compra acções de um banco tem a obrigação de saber o que está a comprar. Tem acesso aos relatórios de conta. Não concordo com essa história dos "meros accionistas".
O BES teve problemas ao nível da antiga administração. São eles que têm que ser processados.
Quando diz que esta situação nunca foi experimentada antes, não é exactamente assim: no Chipre, o bail-in foi bem pior (até os depositantes com mais de 100.000 euros ficaram a arder!!!), sei que na Eslovénia já foram encerrados 2 bancos com um sistema semelhante...
O que me parece deveras preocupante é os obrigacionistas terem também de contribuir para ressarcir o banco dos seus prejuízos. Mas isto leva-nos a uma aprendizagem: antes de entrar numa posição, há que pensar bem se vale a pena ou não correr o risco... E informar-se adequadamente... Investir em acções não é fácil, pode ter custos (pode ter também um retorno elevado!), pelo que só deve entrar quem conhece exactamente aquilo que se está a meter. Se não conhece, não compra!
Porquê separar os activos bons dos maus? Simples: o BES, aquele que existia há uma semana, faliu. Se se mantivesse tudo na mesma teria que ser liquidado: 13.000 funcionários para o desemprego (!), Fundo de Garantia Bancária a colapsar, com a necessidade de entrada de capital estatal para ressarcir os depositantes até 100.000 euros, perdas dos depositantes acima dos 100.000 euros (!), perda dos detentores de obrigações sénior, idem para as obrigações subordinadas, idem para os accionistas!... Descalabro em Portugal e Europa, com risco sistémico declarado para todo o sistema bancário europeu....
Qual foi a melhor solução (embora seja, como bem sei, uma solução não simpática para muitos de nós)?
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: BES - Tópico Geral

por AT2014 » 4/8/2014 17:05

Caros

Angola acabou de informar que vai revogar a GB. Uma bandidagem completa em linha com o que já nos habituaram. Significa que o Bad Bank passou a ser um Buraco Negro. Quem ainda se iludia que ia receber alguma coisa esqueça mesmo pois isto acaba com qualquer esperança.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ogada.html

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BES - Tópico Geral

por O Alquimista » 4/8/2014 17:01

yaya Escreveu: Os investidores estrangeiros vão pensar duas vezes ...


Se pensarem como pensam certas personagens, ao fim da primeira tentativa já se sentem cansados e não chegam à segunda.

Contudo, "Os mercados estão a reagir de forma positiva à solução encontrada pelas autoridades portuguesas para recapitalizar o BES. As bolsas europeias estão a recuperar de mínimos de três meses, os bancos portugueses levam o PSI-20 a subir mais de 1% e os juros da dívida pública portuguesa estão a recuar." in JN online

E também http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... tugal.html
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: eurowire.financeiro, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, Olhar Leonino, OSTC, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, tami, xeidafome e 84 visitantes