BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
setas1 Escreveu:Só poderemos tirar esta ilação
Nos bancos ? criar depósitos a prazo altamente rentáveis .Nunca ser accionista de um banco .
Se tivermos lá o deposito ganhamos juros e os accionistas , os que podem perder a totalidade assumem quando der para o torto .
Os accionistas não ganham dividendos há muito tempo mas tem o risco .
Quando tem lucros nos títulos pagam o mesmo que os detentores dos depósitos.
Portanto para recuperar o seu dinheiro faça um deposito avultado no Novo banco
Ironia
Percebo a ironia e o conselho. Mas vou contra-argumentar: sou accionista de um banco europeu e tenho ganho dividendos na ordem dos 10% anuais, mais a valorização dos títulos.
O problema é comprar títulos de bancos insolventes ou bancos com prejuízos. As acções, por alguma razão, estão muito baratas...
Mas olhe que essa de depositar imenso dinheiro em DP em bancos insolventes ou com prejuízo também não é muito boa ideia.... O regime europeu de resolução bancária, que estará totalmente operacional em Portugal em 2015 (salvo erro), impõe perdas aos depositantes com mais de 100.000 euros caso o banco entre em insolvência e não seja possível resgatá-lo através da imposição de perdas aos accionistas e detentores de dívida subordinada! Muito cuidado, portanto, em tudo!
A informação foi amplamente debatida na Europa em novembro de 2013, depois da intervenção da Troika em Chipre...
- Registado: 18/2/2010 15:30
claro que é sempre bom ir acompanhando a empresa e tal e saber qual é o risco
Então se o fiscalizador não sabia porque as empresas eram estrangeiras iramos pedir , saber se a empresa estava bem a quem?Aos auditores ? Ao salgado ?
Para alem disso o Presidente , o SR Carlos costa e a CMVM vieram dizer que o banco estava sólido e o problema não era lá , mas nas outras empresas do grupo
Então se o fiscalizador não sabia porque as empresas eram estrangeiras iramos pedir , saber se a empresa estava bem a quem?Aos auditores ? Ao salgado ?
Para alem disso o Presidente , o SR Carlos costa e a CMVM vieram dizer que o banco estava sólido e o problema não era lá , mas nas outras empresas do grupo
- Registado: 1/8/2014 14:27
ovelhaxone Escreveu:o que acho mais desconcertante é terem suspendido a ESFG e o BES não, quando sabiam que a manutenção de uma cotação a valores mínimos "aceitáveis" seria essencial para conseguir fazer um novo aumento de capital no mercado e evitar esta solução.
Não havia hipótese de fazer nenhum AC. O rácio do BES indicava 5%!!! Estava impedido de ter o estabelecimento aberto e a funcionar em Portugal!!! Por outras palavras: bastava olhar para as contas do banco para perceber que o BES estava falido, isto na 4ª feira, à noite.
Mas quem é que, no seu juízo perfeito, iria investir dinheiro numa empresa falida?!???
Eu sei que a situação é, provavelmente, dramática para muitos accionistas. Mas ser proprietário de uma empresa tem consequências: quando dá lucro, ganha-se dinheiro; quando dá prejuízo: perde-se dinheiro!
É deveras importante ir acompanhando a saúde financeira da empresa, o que se diz sobre ela em Portugal e, principalmente, no estrangeiro. E agir sempre com ponderação e muita cautela! Havendo dúvidas ou suspeitas, o melhor é vender o título!
Abraço
Lpresident Escreveu:Meu Deus! Estive a ler as páginas anteriores deste forum e as notícias que saíram nos últimos dias sobre o BES e estou estarrecido! Tinha um produto qualquer com o nome "bla bla bla perpetuas" e no final de 2012 o gestor ligou-me a dizer que aquilo se ia converter em acções do banco e não podia mexer durante 3/4 anos. Na altura deram 100 mil acções (mais coisa menos coisa) e agora fico a saber que perdi tudo? É impossível! Não acredito! Tem de haver uma maneira de vender as acções, tem de haver.... Ajudem-me sff!
estas na mesma situação que eu.
Na altura para calar a minha gestora pus la algum! maior erro da vida!
- Registado: 7/4/2011 15:21
bike1 Escreveu:Pedro447 Escreveu:bike1 Escreveu:desculpem a ignorância...
mas após provisão para liquidação papel comercial Rioforte nas contas ESFG que entretanto faliu fico sem perceber se este é uma activo bom ou não.
Papel comercial ESPART 31/10/2014 12ª emissão
As contas eram muito boas no momento da subscrição (só que alguém martelou as contas....)
alguem me consegue ajudar? estou confuso e preocupado e embora existam comunicados a garantir que os pequenos subscritores de papel comercial serão pagos... começo a não acreditar em nada ou no minimo a ficar com dúvidas de tudo!
O que tenho é informação em demasia e nada concreta.
e acabo por não perceber que tipo de obrigação ou titulo é este? sénior?
Até porque existem situações em que não foram pagos na maturidade e originaram reclamações de clientes particulares.
isto era um investimento altamente conservador e deu nisto!
Isto fica no Banco Bom ou não?
Ps: fico solidário com todos os que como eu estão preocupados e sobretudo com aqueles que poderão perder grande maioria dos investimentos. País de gatunos este... Quem diria que isto aconteceria? Incompetência reguladores, compadrios e afins....
um abraço a todos
É melhor ligares para a linha de apoio, assim ficas com mais garantias que uma resposta "oficial" dá
quem te atende não percebe nada disto. diz que é melhor enviar um e-mail etc etc e que não tem conhecimento para ....
isto após 1,20€ ao telefone....logo a partir das 10h da manhã.
é isto o que temos....
abraço
enfim, lamentável... cobram pela chamada e fornecem um serviço de trampa
- Registado: 2/11/2008 16:17
setas1 Escreveu:Só poderemos tirar esta ilação
Nos bancos ? criar depósitos a prazo altamente rentáveis .Nunca ser accionista de um banco .
Se tivermos lá o deposito ganhamos juros e os accionistas , os que podem perder a totalidade assumem quando der para o torto .
Discordo totalmente, ser-se accionista de um banco pode fazer todo o sentido do ponto de vista rentabilidade/risco, especialmente numa perspectiva de longo prazo. Agora há é que escolher as alturas em que se quer ser accionista, que acções comprar e acima de tudo em que condições mantemos o investimento ou saltamos fora. Os stop-losses existem e devem ser usados sempre, é de longe a melhor ferramenta ao serviço do investidor. As pessoas não podem é comprar acções e depois deixar aquilo ao sabor do destino, sem nunca lhes mexer até vir a falência final. Aí o rácio rentabilidade/risco torna-se desfavorável...
Meu Deus! Estive a ler as páginas anteriores deste forum e as notícias que saíram nos últimos dias sobre o BES e estou estarrecido! Tinha um produto qualquer com o nome "bla bla bla perpetuas" e no final de 2012 o gestor ligou-me a dizer que aquilo se ia converter em acções do banco e não podia mexer durante 3/4 anos. Na altura deram 100 mil acções (mais coisa menos coisa) e agora fico a saber que perdi tudo? É impossível! Não acredito! Tem de haver uma maneira de vender as acções, tem de haver.... Ajudem-me sff!
- Registado: 4/8/2014 13:59
Pedro447 Escreveu:bike1 Escreveu:desculpem a ignorância...
mas após provisão para liquidação papel comercial Rioforte nas contas ESFG que entretanto faliu fico sem perceber se este é uma activo bom ou não.
Papel comercial ESPART 31/10/2014 12ª emissão
As contas eram muito boas no momento da subscrição (só que alguém martelou as contas....)
alguem me consegue ajudar? estou confuso e preocupado e embora existam comunicados a garantir que os pequenos subscritores de papel comercial serão pagos... começo a não acreditar em nada ou no minimo a ficar com dúvidas de tudo!
O que tenho é informação em demasia e nada concreta.
e acabo por não perceber que tipo de obrigação ou titulo é este? sénior?
Até porque existem situações em que não foram pagos na maturidade e originaram reclamações de clientes particulares.
isto era um investimento altamente conservador e deu nisto!
Isto fica no Banco Bom ou não?
Ps: fico solidário com todos os que como eu estão preocupados e sobretudo com aqueles que poderão perder grande maioria dos investimentos. País de gatunos este... Quem diria que isto aconteceria? Incompetência reguladores, compadrios e afins....
um abraço a todos
É melhor ligares para a linha de apoio, assim ficas com mais garantias que uma resposta "oficial" dá
quem te atende não percebe nada disto. diz que é melhor enviar um e-mail etc etc e que não tem conhecimento para ....
isto após 1,20€ ao telefone....logo a partir das 10h da manhã.
é isto o que temos....
abraço
- Registado: 7/4/2010 10:43
moppie85 Escreveu:zorro2009 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Camarada, eu sei que custa, mas temos que cair na realidade, não adianta andar na fantasia.
Eu já estou a ver se consigo é fazer uma OTC com a venda a 1 centimo para uma conta de um amigo para se pelo nenos consigo declarar isto como menos valia.
É seguir para a frente baralho, não adianta chorar.
OTC é o que sff e dá para fazer isso com acoes >?
Obrigado
over the counter . fora do mercado
Qual o mecanismo para proceder a uma venda OTC das acções?
Ou é preferivel esperar pelo desfecho das contas?
- Registado: 29/11/2007 2:04
Lpresident Escreveu:pikota Escreveu:Lpresident Escreveu:Então mas eu tenho lá bastante dinheiro em acções. Posso vende-las já?
Se escrevesses em cor de alranja flurescente viasse melhor, lol
Não tem problema então
Já tentei vender e não dá.
Tu não leste as respostas que te demos?
NÃO CONSEGUES VENDER.
PROVAVELMENTE NÃO VAIS RECUPERAR O VALOR INVESTIDO NAS ACÇÕES..[/quote]
Porquê?[/quote]
O BES faliu, tão simples quanto isso! Desde o momento em que passou a ter um rácio de 5%, inferior ao mínimo para poder operar em Portugal (resultados na 4ª feira, à noite), o BCE cortou-lhe a liquidez. Das 2 uma: ou era liquidado, com perdas para os depositantes ou era reestruturado (com perdas para os accionistas e para os detentores de obrigações subordinadas ou obrigações júnior). A operação teve lugar durante este fim de semana, após a suspensão da negociação das acções na bolsa.
Tio_Moedas Escreveu:zecatreca_1 Escreveu:Tenho aqui um colega que está aflito...
O homem tem uma empresa. Nessa empresa contraiu um empréstimo no Bes, para se meter num determinado negócio. Vamos supor que eram 100k. Spread 3%. Com o tempo, o negócio correu bem e conseguiu o dinheiro todo, os 100k. Nessa altura optou por não amortizar por questões fiscais e aplicou em obrigações do Bes a 8%(subordinadas).
Então o homem agora perde o dinheiro e fica com dívida, correto?
Crédito no banco bom e obrigações no banco mau?
Mesmo sendo empresa? Ui Ui....eu nem opinei sobre o assunto...
Conselho para todos: quando houver capital, não sejam gananciosos! Amortizem, de imediato, as dívidas!
O teu colega ficou a arder. E ficou com uma dívida!![]()
Divida já ele tinha e mantém... perdeu foi o capital investido nas obrigações.
Isso da ganância tem muito que se lhe diga... porque se ele tem um empréstimo com uma taxa de juro muito mais baixa do que a do empréstimo é legitimo que não amortize e se invista em algo que lhe possa dar mais retorno. O importante é saber o risco que corre.
Por outro lado, se o investimento dá para o torto, tem de assumir as responsabilidades... daí que eu só invista em produtos de alto risco o dinheiro que conto não precisar usar no curto/médio prazo.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
moppie85 Escreveu:Pedro447 Escreveu:TAVPT Escreveu:Boa tarde,
Relativamente às obrigações que constituíam a carteira comercializada em 2010 com a designação "VALORES MOBILIÁRIOS PERPÉTUOS SUBORDINADOS JUROS CONDICIONADOS BES 2010" alguém consegue esclarecer se o capital está seguro e passou para o novo banco?
Obrigado.
Obrigações subordinadas é para o BES (a parte má)...
Mas confirma com a linha de apoio, pois pode existir alguma provisão que foi feita sobre os investimentos dos clientes de retalho feitos nos balcões do BES, e se essa provisão passou para o Novo Banco então o capital estaria seguro...
nao creio... o documento refere claramente que as subordinadas passaram para o banco mau
Sim, também não me parece que as subordinadas tenham hipótese de se safar, mas como só tenho 99% de certeza prefiro encaminhar para a linha de apoio. Já bastam as informações da treta vindas de reguladores, etc, ao longo deste processo todo e que enganaram tanta gente :/
Só poderemos tirar esta ilação
Ironia
Ironia
- Registado: 1/8/2014 14:27
Pedro447 Escreveu:TAVPT Escreveu:Boa tarde,
Relativamente às obrigações que constituíam a carteira comercializada em 2010 com a designação "VALORES MOBILIÁRIOS PERPÉTUOS SUBORDINADOS JUROS CONDICIONADOS BES 2010" alguém consegue esclarecer se o capital está seguro e passou para o novo banco?
Obrigado.
Mas confirma com a linha de apoio, pois pode existir alguma provisão que foi feita sobre os investimentos dos clientes de retalho feitos nos balcões do BES, e se essa provisão passou para o Novo Banco então o capital estaria seguro...
nao creio... o documento refere claramente que as subordinadas passaram para o banco mau
- Registado: 15/4/2008 14:12
o que acho mais desconcertante é terem suspendido a ESFG e o BES não, quando sabiam que a manutenção de uma cotação a valores mínimos "aceitáveis" seria essencial para conseguir fazer um novo aumento de capital no mercado e evitar esta solução.
- Registado: 18/7/2013 15:16
TAVPT Escreveu:Boa tarde,
Obrigado.
zorro2009 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Camarada, eu sei que custa, mas temos que cair na realidade, não adianta andar na fantasia.
Eu já estou a ver se consigo é fazer uma OTC com a venda a 1 centimo para uma conta de um amigo para se pelo nenos consigo declarar isto como menos valia.
Obrigado
over the counter . fora do mercado
- Registado: 15/4/2008 14:12
Agora que a primeira parte do tsunami já é conhecida, vamos lá aprender todos com isto, para evitarmos estar sujeitos a nova situação:
1) As palavras dos supervisores são informação relevante para conhecer a saúde financeira de um banco, mas não são verdades de fé ou verdades de natureza metafísica. São informação importante para cruzar com outra informação e ler nas "entrelinhas". Sentido crítico acerca de tudo é essencial!
2) Nunca aplicar montantes que, se perdidos ou sofrendo uma desvalorização profunda, nos tirarão o sono ou nos levarão a cometer uma loucura.
3) Pedir sempre o rating da obrigação que estamos a comprar. Comprar apenas aquilo que se conhece e sabendo, sempre, o risco associado. Na dúvida, não comprar! Caso haja vontade, pode-se sempre optar por um fundo de investimentos, existindo neste fórum preciosos conselhos para escolhas muito interessantes e capazes de gerar rendimentos elevados.
4) Nunca colocar todos os ovos na mesma cesta!
5) Ler muito, manter-se informado e acompanhar, com regularidade, os investimentos.
Bons negócios!
Abraço
1) As palavras dos supervisores são informação relevante para conhecer a saúde financeira de um banco, mas não são verdades de fé ou verdades de natureza metafísica. São informação importante para cruzar com outra informação e ler nas "entrelinhas". Sentido crítico acerca de tudo é essencial!
2) Nunca aplicar montantes que, se perdidos ou sofrendo uma desvalorização profunda, nos tirarão o sono ou nos levarão a cometer uma loucura.
3) Pedir sempre o rating da obrigação que estamos a comprar. Comprar apenas aquilo que se conhece e sabendo, sempre, o risco associado. Na dúvida, não comprar! Caso haja vontade, pode-se sempre optar por um fundo de investimentos, existindo neste fórum preciosos conselhos para escolhas muito interessantes e capazes de gerar rendimentos elevados.
4) Nunca colocar todos os ovos na mesma cesta!
5) Ler muito, manter-se informado e acompanhar, com regularidade, os investimentos.
Bons negócios!
Abraço
Sr_SNiper Escreveu:Camarada, eu sei que custa, mas temos que cair na realidade, não adianta andar na fantasia.
Obrigado
- Registado: 8/1/2008 11:47
Deixei-me colocar aqui o meu desabafo e indignação...
Eu nunca vivi em tempos de ditadura e as conturbações iniciais da democracia só sei o que li e ouvi falar, mas acho que estou a viver na pele tempos semelhantes e apanhar dos dois lados...
Primeiro - Como funcionário público sou culpado de toda a incompetência dos nossos governantes, eu que tive de fazer concursos, prestar provas para chegar ao posto que tenho, é me dito a toda hora que não tenho direito, que me vão reduzir o salário, férias, comparticipações, aumentar impostos, deduções, etc...
Isto porque, como ouvi o 1.º M deste país dizer, "O Estado é uma pessoa de bem e não passa pela cabeça de ninguém que não honre os compromissos que assumiu..."
Agora - Como investidor do BES, sinto-me espoliado! A situação para mim é idêntica a chegar às contas dos cidadãos e retirar dinheiro para pagar à troika (ou pagar os ordenados deles).
Se o BES estava mal, das duas uma, ou deixavam afundar ou entravam no barco e ajudavam a reparar e tirar água borda fora, agora atirar a tripulação à água para salvar passageiros e barco para mim é pirataria.
Depois só consigo perceber esta calmia de uma maneira, todos aqueles que tinham de sair fora, fizeram-no... Senão qual o motivo de suspender as acções na tarde sexta??? Estavam com medo que chegassem a 0€, ou com medo que algum "distraído" pudesse entrar???
Acho muito bem que tentassem penalizar os causadores da situação (administradores, devedores, etc), mas porque é que não tomaram decisões semelhantes, nas SCUT's, nas rendas da energia, nos SWAP's???? Era tão fácil atirar com o correu mal para o lado e dizer que ficavam com o bom...
Um coisa é perder o dinheiro por que vai à falência, outra coisa é perder o dinheiro, porque o Estado veio buscar o que lhe interessou e deixou o lixo para a massa falida...
Porque não deixam aos contribuintes fazer o mesmo nas empresas deles? Aí sim iríamos ficar com um sector empresarial forte e pujante. Eu quando comprei BES, comprei o bom e o mau, não foi só as dívidas do GES e BESA...
Isto para mim é um claro furto de valores!!!
(Desculpem o desabafo)
Eu nunca vivi em tempos de ditadura e as conturbações iniciais da democracia só sei o que li e ouvi falar, mas acho que estou a viver na pele tempos semelhantes e apanhar dos dois lados...
Primeiro - Como funcionário público sou culpado de toda a incompetência dos nossos governantes, eu que tive de fazer concursos, prestar provas para chegar ao posto que tenho, é me dito a toda hora que não tenho direito, que me vão reduzir o salário, férias, comparticipações, aumentar impostos, deduções, etc...
Isto porque, como ouvi o 1.º M deste país dizer, "O Estado é uma pessoa de bem e não passa pela cabeça de ninguém que não honre os compromissos que assumiu..."
Agora - Como investidor do BES, sinto-me espoliado! A situação para mim é idêntica a chegar às contas dos cidadãos e retirar dinheiro para pagar à troika (ou pagar os ordenados deles).
Se o BES estava mal, das duas uma, ou deixavam afundar ou entravam no barco e ajudavam a reparar e tirar água borda fora, agora atirar a tripulação à água para salvar passageiros e barco para mim é pirataria.
Depois só consigo perceber esta calmia de uma maneira, todos aqueles que tinham de sair fora, fizeram-no... Senão qual o motivo de suspender as acções na tarde sexta??? Estavam com medo que chegassem a 0€, ou com medo que algum "distraído" pudesse entrar???
Acho muito bem que tentassem penalizar os causadores da situação (administradores, devedores, etc), mas porque é que não tomaram decisões semelhantes, nas SCUT's, nas rendas da energia, nos SWAP's???? Era tão fácil atirar com o correu mal para o lado e dizer que ficavam com o bom...
Um coisa é perder o dinheiro por que vai à falência, outra coisa é perder o dinheiro, porque o Estado veio buscar o que lhe interessou e deixou o lixo para a massa falida...
Porque não deixam aos contribuintes fazer o mesmo nas empresas deles? Aí sim iríamos ficar com um sector empresarial forte e pujante. Eu quando comprei BES, comprei o bom e o mau, não foi só as dívidas do GES e BESA...
Isto para mim é um claro furto de valores!!!
(Desculpem o desabafo)
- Registado: 1/8/2014 0:21
Lpresident Escreveu:Então mas eu tenho lá bastante dinheiro em acções. Posso vende-las já?
Se escrevesses em cor de alranja flurescente viasse melhor, lol
Não tem problema então
Já tentei vender e não dá.[/quote]
Em teoria a única maneira de as venderes é através de uma venda privada. Encontra alguém que as queira comprar e transferes os títulos para essa pessoa... e mesmo assim não há garantias que isto funcione, tendo em conta o contexto muito particular destas acções.
No mercado normal esquece, não há forma de as venderes pois elas já foram retiradas da bolsa. (eventualmente poderão vir a estão cotadas no futuro caso o novo administrador consiga extrair valor dos activos do BES, mas não contes com isso...)
O melhor mesmo é aceitares as perdas a 100%, e se eventualmente recuperares algum será uma boa surpresa.
zecatreca_1 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:zecatreca_1 Escreveu:Tenho aqui um colega que está aflito...
O homem tem uma empresa. Nessa empresa contraiu um empréstimo no Bes, para se meter num determinado negócio. Vamos supor que eram 100k. Spread 3%. Com o tempo, o negócio correu bem e conseguiu o dinheiro todo, os 100k. Nessa altura optou por não amortizar por questões fiscais e aplicou em obrigações do Bes a 8%(subordinadas).
Então o homem agora perde o dinheiro e fica com dívida, correto?
Crédito no banco bom e obrigações no banco mau?
Mesmo sendo empresa? Ui Ui....eu nem opinei sobre o assunto...
Supostamente é isso mesmo.
transformou o guito todo em zero...
Ui Ui...Errado. perde e ainda Fica com um empréstimo para pagar.
No fundo perdeu o que tinha nas obrigações, podia era ter liquidado o empréstimo e agora continua com ele...
moppie, lol
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Camarada, eu sei que custa, mas temos que cair na realidade, não adianta andar na fantasia.
Lose your opinion, not your money
Pedro447 Escreveu:sergiomvp1 Escreveu:Boas realmente o que aconteceu no Bes era impensável,para todos nós á uns tempo,mas o impossível aconteceu.
Tenho 2 questões a fazer a quem esteja dentro do assunto.
Obrigações Bes London 5% estão seguras??
Aplicações Bes Vida,também está seguro??
Isso do Bes Vida é um seguro de capitalização? Se sim, ambos seguros.
Boas Pedro,sim é de capitalização.
Foi o que analisei,mas queria ter a certeza de ambas,para já ambas as aplicações seguras,agora vamos ver o que se vai passar daqui para a frente.
- Registado: 4/8/2014 13:54
don't feed the troll! 
- Registado: 18/7/2013 15:16
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Akinfiev, Ano nimus, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, m-m, malakas, mjcsreis, MR32, niceboy, nunorpsilva, Olhar Leonino, Opcard33, OSTC, PAULOJOAO, peterteam2, piseg, PXYC, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, xeidafome e 90 visitantes