BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Esclareçam-me uma dúvida.
Um accionista do BES não é accionista da totalidade do BES, ou seja, da sua parte "boa" e "má"? Ao assumir uma participação nesta empresa, o accionista "comprou" parte do BES SA, como um todo.
Com que legitimidade é possível os reguladores afirmarem que "o BES está sólido e não tem nada a ver com o grupo espírito santo internacional e companhia limitada que está falida" e de um dia para o outro separam o trigo do joio e "voilá".
Se o banco está falido, devem ser assegurados os depósitos até os 100 000 euros e vender o património TODO para ressarcir os credores. Estarei enganado?
No final de contas, são sempre os mesmos a pagar a factura ou seja os pequenos accionistas e os obrigacionistas uma vez que quase de certeza que os grande accionistas acautelaram-se há muito tempo...
Um accionista do BES não é accionista da totalidade do BES, ou seja, da sua parte "boa" e "má"? Ao assumir uma participação nesta empresa, o accionista "comprou" parte do BES SA, como um todo.
Com que legitimidade é possível os reguladores afirmarem que "o BES está sólido e não tem nada a ver com o grupo espírito santo internacional e companhia limitada que está falida" e de um dia para o outro separam o trigo do joio e "voilá".
Se o banco está falido, devem ser assegurados os depósitos até os 100 000 euros e vender o património TODO para ressarcir os credores. Estarei enganado?
No final de contas, são sempre os mesmos a pagar a factura ou seja os pequenos accionistas e os obrigacionistas uma vez que quase de certeza que os grande accionistas acautelaram-se há muito tempo...
- Registado: 25/9/2011 18:35
setas1 Escreveu:Sabe, há histórias da carochinha que se vão contando, na tentativa de evitar males maiores...
A história dos investidores estrangeiros interessados no banco... a história do BES não ser o GES.... a história da solidez do banco (repetida à exaustão por gente mais séria e gente reconhecidamente com dificuldades em distinguir a verdade da ficção)... etc Há outras histórias, mas não vale a pena trazê-las à colação. O importante é saber cruzar a informação e ler os entreditos e não-ditos... Muita gente a afirmar a solidez de um banco, a mim, faz-me soar as campainhas de alarme! Depois, o Wall Street Journal brindou-nos, pelo menos desde dezembro de 2013, com uma série de artigos que referiam a pouca consistência das contas do GES/BES...
Conhece este site?
http://www.zerohedge.com
Leia e acompanhe o que vão dizendo: pelo menos desde há 3 semanas que eles apontavam para um possível colapso do BES, bem ao contrário dos nossos comentadores de serviço das TV's cujo papel é tranquilizar o povo e evitar males maiores...
Nesse site tambem fala lá dos 900 milhões que o Granadeiro emprestou ao amigo salgado ? isto claro para os accionistas da PT
Entre outros ... da cimpor ? etc etc
Muitas vezes escrevo isto num contexto de bull market, ou quanto tudo está a subir. Nessas alturas chamam-me profesta da desgraça, pessimista e outras coisas piores!
Não há nada que nos proteja desses perigos que enuncias que não seja a nossa própria estratégia. Aquela que em muitos períodos parece "limitada" aos olhos dos outros, e às vezes, por momentos, também aos nossos, é ela que nos defende quando as coisas correm menos bem, e este caso BES é o melhor exemplo disso tudo, o melhor que já vi, pelo menos em Portugal.
Sempre disse, vou repetir pela enésima vez, aquilo que define o nosso sucesso nos mercados não é a nossa rentabilidade quando os mercados sobem consistentemente. É sim, aquilo que consguimos fazer quando os mercados estão em queda, quando as coisas nos correm mal...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
bike1 Escreveu:LPresident,
Fico muito triste por ti e por todos aqueles (eu incluído) que vão ou já estão a perder quase tudo nisto.
Tive uma "luz" amiga e resgatei tudo o que tinha dia 1 de julho. ES tesopuraria activa e Bes London 5%.
Só a ***** do papel comercial não consegui pois não me autorizaram antes da maturidade. (out 2014)
penso, mediante o que leio, que estou seguro (será?) pela provisão de 700 milhoes que o BdP obrigou a provisionar nas contas da Esfg. mas estes estão falidos.... dasssssse!
Na sexta anterior 28junho já tinha despachado 2000 acções que tinha a 0,55€
A vida é um risco... só me dá vontade de voltar atrás e gastar tudo em @@@@@@@, viagens e todo o tipo de divertimento![]()
![]()
quem diria que esta ***** iria acontecer....
tinha eu de ficar com este papel na minha mão... arre!
Uma pergunta: essa obrigação Bes London 5% deve estar cotada em alguma praça financeira, certo? Não é possível vendê-la em bolsa? Deve estar cotada na bolsa da City....
- Registado: 18/2/2010 15:30
MMarcus Escreveu:Penso que o capital ficaria no fundo de resolução, disponível se necessário para os respetivos propósitos do fundo (auxiliar entidades financeiras em apuros).
Pelo menos foi referido na CS que não seria assim. E acho que tem toda a lógica não ser. Embora não acredite que sobre alguma coisa para accionistas/obrigacionistas do bad bank.
... melhor expectativa que os acionistas (mesmo os pequenos) têm, é que o Novo Banco seja vendido por mais do que o seu capital atual. Aí, há uma cláusula que permite passar o lucro remanescente para o BES, o velho.
http://observador.pt/2014/08/03/tudo-o- ... o-e-o-bes/
- Registado: 4/8/2014 15:21
kafka30 Escreveu:Boa tarde,
Sou novo no forum e agradeço a ajuda dos foristas num par de questoes:
Eu tenho divida no BES (antigo) em nome de empresa e tenho, ou tinha a garantia do colateral em particular obrigaçoes do grupo GES. O emprestimo deverá ir para o bom banco? sabem que criterios estamos aki a falar na atribuição do bom credito e mau credito? No fundo a minha empresa tem uma divida ao BES ou ao banco novo e tenho creditos de um grupo que esta na protecao de credores. Há algum caso semelhante para saber q percentagem de haircut terei na obrigaçoes do grupo GES? que percentagem receberei? E dq haverá novidades em relação a este assunto?
Obrigado
Há uma provisão para pagar aos investidores retalhistas que compraram dívida do GES.
Mas não sei como funciona, nomeadamente a venda de títulos GES antes da maturidade. Provavelmente terá que ficar com elas até ao fim.
O melhor nestes casos é um pedido de esclarecimento directamente ao banco de portugal.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Não sei se já colocaram aqui:
BES Garantia Soberana de Angola ao BESA "será revogada"
http://www.noticiasaominuto.com/economi ... a-revogada
BES Garantia Soberana de Angola ao BESA "será revogada"
http://www.noticiasaominuto.com/economi ... a-revogada
- Registado: 4/8/2014 15:21
Sabe, há histórias da carochinha que se vão contando, na tentativa de evitar males maiores...
A história dos investidores estrangeiros interessados no banco... a história do BES não ser o GES.... a história da solidez do banco (repetida à exaustão por gente mais séria e gente reconhecidamente com dificuldades em distinguir a verdade da ficção)... etc Há outras histórias, mas não vale a pena trazê-las à colação. O importante é saber cruzar a informação e ler os entreditos e não-ditos... Muita gente a afirmar a solidez de um banco, a mim, faz-me soar as campainhas de alarme! Depois, o Wall Street Journal brindou-nos, pelo menos desde dezembro de 2013, com uma série de artigos que referiam a pouca consistência das contas do GES/BES...
Conhece este site?
Leia e acompanhe o que vão dizendo: pelo menos desde há 3 semanas que eles apontavam para um possível colapso do BES, bem ao contrário dos nossos comentadores de serviço das TV's cujo papel é tranquilizar o povo e evitar males maiores...
Nesse site tambem fala lá dos 900 milhões que o Granadeiro emprestou ao amigo salgado ? isto claro para os accionistas da PT
Conhece este site?
- Registado: 1/8/2014 14:27
Penso que o capital ficaria no fundo de resolução, disponível se necessário para os respetivos propósitos do fundo (auxiliar entidades financeiras em apuros).
Qualquer post meu no fórum é uma mera opinião pessoal para possivel debate de ideias e nunca uma recomendação de compra ou venda de qualquer tipo.
- Registado: 6/7/2014 11:21
Pedro447 Escreveu:artista_ Escreveu:Tenho aqui outra dúvida, não sei se este assunto já foi abordado, isto é impossível acompanhar o ritmo disto!
O "Novo Banco" foi recapitalizado com 4,9 mil milhões de euros. Imagenemos que no futuro alguém paga 6 mil milhões de euros por ele. O que se faz com os 1,1 mil milhões que sobram? Será que não deveriam ser canalizados para o "bad bank" e eventualmente pagar alguma coisa, por exemplo, aos obrigacionistas? (gosto dos baralhos do sniper!)
Os 1.1 mil milhões iriam para os obrigacionistas subordinados e depois o que sobrasse para os accionistas do BES, isso é garantido
Ok, Sniper ainda há esperança!

Não sei quando vale o BES limpinho, mas se o mercado está a avaliar o BCP ainda com algumas gorduras por cerca de 6 mil milhões de euros... enfim, não é a minha praia mas penso que há esperança pelo menos!
Por falar em praia!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
ee03146 Escreveu:Lpresident Escreveu:Meu Deus! Estive a ler as páginas anteriores deste forum e as notícias que saíram nos últimos dias sobre o BES e estou estarrecido! Tinha um produto qualquer com o nome "bla bla bla perpetuas" e no final de 2012 o gestor ligou-me a dizer que aquilo se ia converter em acções do banco e não podia mexer durante 3/4 anos. Na altura deram 100 mil acções (mais coisa menos coisa) e agora fico a saber que perdi tudo? É impossível! Não acredito! Tem de haver uma maneira de vender as acções, tem de haver.... Ajudem-me sff!
estas na mesma situação que eu.
Na altura para calar a minha gestora pus la algum! maior erro da vida!
LPresident,
Fico muito triste por ti e por todos aqueles (eu incluído) que vão ou já estão a perder quase tudo nisto.
Tive uma "luz" amiga e resgatei tudo o que tinha dia 1 de julho. ES tesopuraria activa e Bes London 5%.
Só a ***** do papel comercial não consegui pois não me autorizaram antes da maturidade. (out 2014)
penso, mediante o que leio, que estou seguro (será?) pela provisão de 700 milhoes que o BdP obrigou a provisionar nas contas da Esfg. mas estes estão falidos.... dasssssse!
Na sexta anterior 28junho já tinha despachado 2000 acções que tinha a 0,55€
A vida é um risco... só me dá vontade de voltar atrás e gastar tudo em @@@@@@@, viagens e todo o tipo de divertimento

quem diria que esta ***** iria acontecer....
tinha eu de ficar com este papel na minha mão... arre!
- Registado: 7/4/2010 10:43
setas1 Escreveu:claro que é sempre bom ir acompanhando a empresa e tal e saber qual é o risco
Então se o fiscalizador não sabia porque as empresas eram estrangeiras iramos pedir , saber se a empresa estava bem a quem?Aos auditores ? Ao salgado ?
Para alem disso o Presidente , o SR Carlos costa e a CMVM vieram dizer que o banco estava sólido e o problema não era lá , mas nas outras empresas do grupo
Sabe, há histórias da carochinha que se vão contando, na tentativa de evitar males maiores...
Conhece este site?
Lpresident Escreveu:Meu Deus! Estive a ler as páginas anteriores deste forum e as notícias que saíram nos últimos dias sobre o BES e estou estarrecido! Tinha um produto qualquer com o nome "bla bla bla perpetuas" e no final de 2012 o gestor ligou-me a dizer que aquilo se ia converter em acções do banco e não podia mexer durante 3/4 anos. Na altura deram 100 mil acções (mais coisa menos coisa) e agora fico a saber que perdi tudo? É impossível! Não acredito! Tem de haver uma maneira de vender as acções, tem de haver.... Ajudem-me sff!
Lamento mas foi vítima, julgo eu, do desconhecimento do risco que se colocou ao subscrever esse tipo de produtos... infelizmente, julgo que ninguém ou quase ninguém, eu incluído, acreditaria que um dia este pudesse ser o desfecho para o BES.
Percebo o seu desespero, um abraço... espero que se consiga recuperar no futuro.
Dou o meu exemplo, onde já perdi bastante dinheiro em erros que cometi e, posteriormente, em outros negócios ganhei...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
ee03146 Escreveu:Lpresident Escreveu:Meu Deus! Estive a ler as páginas anteriores deste forum e as notícias que saíram nos últimos dias sobre o BES e estou estarrecido! Tinha um produto qualquer com o nome "bla bla bla perpetuas" e no final de 2012 o gestor ligou-me a dizer que aquilo se ia converter em acções do banco e não podia mexer durante 3/4 anos. Na altura deram 100 mil acções (mais coisa menos coisa) e agora fico a saber que perdi tudo? É impossível! Não acredito! Tem de haver uma maneira de vender as acções, tem de haver.... Ajudem-me sff!
Há já alguns anos , o meu gestor de conta na altura, tentou convencer-me a adquirir aplicações com uma superior rentabilidade.
Depois de lhe colocar algumas questões e de lhe demonstrar que o meu conhecimento de risco e mercados financeiros era muitooooooo superior ao dele e que não alinhava em determinadas aplicações , ele nunca mais me tentou aconselhar em nenhum produto financeiro.
O gestor de conta tenta vender-nos aplicações financeiras pois é a função dele. Não temos de aceitar. Eu nunca aceito um produto que não domino ou cujo risco não me interessa.
Penso que se as pessoas fossem firmes e não deixassem que lhe impingissem toda a treta, tinham menos razão de queixa.
Nunca ninguem me obrigou a adquirir nenhum produto que eu não queria.
- Registado: 29/11/2007 3:19
artista_ Escreveu:Tenho aqui outra dúvida, não sei se este assunto já foi abordado, isto é impossível acompanhar o ritmo disto!
O "Novo Banco" foi recapitalizado com 4,9 mil milhões de euros. Imagenemos que no futuro alguém paga 6 mil milhões de euros por ele. O que se faz com os 1,1 mil milhões que sobram? Será que não deveriam ser canalizados para o "bad bank" e eventualmente pagar alguma coisa, por exemplo, aos obrigacionistas? (gosto dos baralhos do sniper!)
Os 1.1 mil milhões iriam para os obrigacionistas subordinados e depois o que sobrasse para os accionistas do BES, isso é garantido

- Registado: 2/11/2008 16:17
Sr_SNiper Escreveu:ROAD, eu não me considero arrogante.
Posso ter uma postura mais dura, mas não me considero arrogante.
Eu fiz tudo em consciencia, assumo as perdas como responsabilidade minha, exclusivamente.
Já o disse que é justo depois dos acionistas, arderem as subordinadas, incluindo eu, Nem poderia ser de outra forma. Só nunca pensei que " o haircut não pode ser superior a uma eventual liquidação do banco " fosse 100%, este é um caso sem paralelo, julgo, no bankia nem foi comparável a isto.
Sim, são obrigações e no meu caso, no meio disto, apenas reduzi, embora muito substancialmente a YTD, julgo que muitos outros casos transformaram a YTD num número impossível de recuperar durante alguns anos, a minha YTD deverá estar entre os +5% e os mais 8% com as obrigações a 0%
Sniper,
Provavelmente exprimi-me mal

Forte Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Tenho aqui outra dúvida, não sei se este assunto já foi abordado, isto é impossível acompanhar o ritmo disto!
O "Novo Banco" foi recapitalizado com 4,9 mil milhões de euros. Imagenemos que no futuro alguém paga 6 mil milhões de euros por ele. O que se faz com os 1,1 mil milhões que sobram? Será que não deveriam ser canalizados para o "bad bank" e eventualmente pagar alguma coisa, por exemplo, aos obrigacionistas? (gosto dos baralhos do sniper!
)
O "Novo Banco" foi recapitalizado com 4,9 mil milhões de euros. Imagenemos que no futuro alguém paga 6 mil milhões de euros por ele. O que se faz com os 1,1 mil milhões que sobram? Será que não deveriam ser canalizados para o "bad bank" e eventualmente pagar alguma coisa, por exemplo, aos obrigacionistas? (gosto dos baralhos do sniper!

Boa tarde,
Eu tenho divida no BES (antigo) em nome de empresa e tenho, ou tinha a garantia do colateral em particular obrigaçoes do grupo GES. O emprestimo deverá ir para o bom banco? sabem que criterios estamos aki a falar na atribuição do bom credito e mau credito? No fundo a minha empresa tem uma divida ao BES ou ao banco novo e tenho creditos de um grupo que esta na protecao de credores. Há algum caso semelhante para saber q percentagem de haircut terei na obrigaçoes do grupo GES? que percentagem receberei? E dq haverá novidades em relação a este assunto?
Obrigado
Obrigado
- Registado: 30/7/2014 11:59
Sim mas aqui se tivesse um deposito de 99.000 euros estava safo
setas1 Escreveu:Só poderemos tirar esta ilação
Nos bancos ? criar depósitos a prazo altamente rentáveis .Nunca ser accionista de um banco .
Se tivermos lá o deposito ganhamos juros e os accionistas , os que podem perder a totalidade assumem quando der para o torto .
Os accionistas não ganham dividendos há muito tempo mas tem o risco .
Quando tem lucros nos títulos pagam o mesmo que os detentores dos depósitos.
Portanto para recuperar o seu dinheiro faça um deposito avultado no Novo banco
Ironia
Percebo a ironia e o conselho. Mas vou contra-argumentar: sou accionista de um banco europeu e tenho ganho dividendos na ordem dos 10% anuais, mais a valorização dos títulos.
O problema é comprar títulos de bancos insolventes ou bancos com prejuízos. As acções, por alguma razão, estão muito baratas...
Mas olhe que essa de depositar imenso dinheiro em DP em bancos insolventes ou com prejuízo também não é muito boa ideia.... O regime europeu de resolução bancária, que estará totalmente operacional em Portugal em 2015 (salvo erro), impõe perdas aos depositantes com mais de 100.000 euros caso o banco entre em insolvência e não seja possível resgatá-lo através da imposição de perdas aos accionistas e detentores de dívida subordinada! Muito cuidado, portanto, em tudo!
A informação foi amplamente debatida na Europa em novembro de 2013, depois da intervenção da Troika em Chipre...
claro que é sempre bom ir acompanhando a empresa e tal e saber qual é o risco
Então se o fiscalizador não sabia porque as empresas eram estrangeiras iramos pedir , saber se a empresa estava bem a quem?Aos auditores ? Ao salgado ?
Para alem disso o Presidente , o SR Carlos costa e a CMVM vieram dizer que o banco estava sólido e o problema não era lá , mas nas outras empresas do grupo
ovelhaxone Escreveu:o que acho mais desconcertante é terem suspendido a ESFG e o BES não, quando sabiam que a manutenção de uma cotação a valores mínimos "aceitáveis" seria essencial para conseguir fazer um novo aumento de capital no mercado e evitar esta solução.
Não havia hipótese de fazer nenhum AC. O rácio do BES indicava 5%!!! Estava impedido de ter o estabelecimento aberto e a funcionar em Portugal!!! Por outras palavras: bastava olhar para as contas do banco para perceber que o BES estava falido, isto na 4ª feira, à noite.
Mas quem é que, no seu juízo perfeito, iria investir dinheiro numa empresa falida?!???

Eu sei que a situação é, provavelmente, dramática para muitos accionistas. Mas ser proprietário de uma empresa tem consequências: quando dá lucro, ganha-se dinheiro; quando dá prejuízo: perde-se dinheiro!
É deveras importante ir acompanhando a saúde financeira da empresa, o que se diz sobre ela em Portugal e, principalmente, no estrangeiro. E agir sempre com ponderação e muita cautela! Havendo dúvidas ou suspeitas, o melhor é vender o título!
Abraço
Lpresident Escreveu:Meu Deus! Estive a ler as páginas anteriores deste forum e as notícias que saíram nos últimos dias sobre o BES e estou estarrecido! Tinha um produto qualquer com o nome "bla bla bla perpetuas" e no final de 2012 o gestor ligou-me a dizer que aquilo se ia converter em acções do banco e não podia mexer durante 3/4 anos. Na altura deram 100 mil acções (mais coisa menos coisa) e agora fico a saber que perdi tudo? É impossível! Não acredito! Tem de haver uma maneira de vender as acções, tem de haver.... Ajudem-me sff!
- Registado: 7/4/2011 15:21
bike1 Escreveu:Pedro447 Escreveu:bike1 Escreveu:desculpem a ignorância...
mas após provisão para liquidação papel comercial Rioforte nas contas ESFG que entretanto faliu fico sem perceber se este é uma activo bom ou não.
Papel comercial ESPART 31/10/2014 12ª emissão
As contas eram muito boas no momento da subscrição (só que alguém martelou as contas....)
alguem me consegue ajudar? estou confuso e preocupado e embora existam comunicados a garantir que os pequenos subscritores de papel comercial serão pagos... começo a não acreditar em nada ou no minimo a ficar com dúvidas de tudo!
O que tenho é informação em demasia e nada concreta.
e acabo por não perceber que tipo de obrigação ou titulo é este? sénior?
Até porque existem situações em que não foram pagos na maturidade e originaram reclamações de clientes particulares.
isto era um investimento altamente conservador e deu nisto!
Isto fica no Banco Bom ou não?
Ps: fico solidário com todos os que como eu estão preocupados e sobretudo com aqueles que poderão perder grande maioria dos investimentos. País de gatunos este... Quem diria que isto aconteceria? Incompetência reguladores, compadrios e afins....
um abraço a todos
É melhor ligares para a linha de apoio, assim ficas com mais garantias que uma resposta "oficial" dá
quem te atende não percebe nada disto. diz que é melhor enviar um e-mail etc etc e que não tem conhecimento para ....
isto após 1,20€ ao telefone....logo a partir das 10h da manhã.
é isto o que temos....
abraço
enfim, lamentável... cobram pela chamada e fornecem um serviço de trampa
setas1 Escreveu:Só poderemos tirar esta ilação
Nos bancos ? criar depósitos a prazo altamente rentáveis .Nunca ser accionista de um banco .
Se tivermos lá o deposito ganhamos juros e os accionistas , os que podem perder a totalidade assumem quando der para o torto .
Discordo totalmente, ser-se accionista de um banco pode fazer todo o sentido do ponto de vista rentabilidade/risco, especialmente numa perspectiva de longo prazo. Agora há é que escolher as alturas em que se quer ser accionista, que acções comprar e acima de tudo em que condições mantemos o investimento ou saltamos fora. Os stop-losses existem e devem ser usados sempre, é de longe a melhor ferramenta ao serviço do investidor. As pessoas não podem é comprar acções e depois deixar aquilo ao sabor do destino, sem nunca lhes mexer até vir a falência final. Aí o rácio rentabilidade/risco torna-se desfavorável...
Meu Deus! Estive a ler as páginas anteriores deste forum e as notícias que saíram nos últimos dias sobre o BES e estou estarrecido! Tinha um produto qualquer com o nome "bla bla bla perpetuas" e no final de 2012 o gestor ligou-me a dizer que aquilo se ia converter em acções do banco e não podia mexer durante 3/4 anos. Na altura deram 100 mil acções (mais coisa menos coisa) e agora fico a saber que perdi tudo? É impossível! Não acredito! Tem de haver uma maneira de vender as acções, tem de haver.... Ajudem-me sff!
- Registado: 4/8/2014 13:59
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, PAULOJOAO, rg7803, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 153 visitantes