Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por bike1 » 4/8/2014 14:49

Pedro447 Escreveu:
bike1 Escreveu:desculpem a ignorância...
mas após provisão para liquidação papel comercial Rioforte nas contas ESFG que entretanto faliu fico sem perceber se este é uma activo bom ou não.
Papel comercial ESPART 31/10/2014 12ª emissão

As contas eram muito boas no momento da subscrição (só que alguém martelou as contas....)

alguem me consegue ajudar? estou confuso e preocupado e embora existam comunicados a garantir que os pequenos subscritores de papel comercial serão pagos... começo a não acreditar em nada ou no minimo a ficar com dúvidas de tudo!
O que tenho é informação em demasia e nada concreta.
e acabo por não perceber que tipo de obrigação ou titulo é este? sénior?
Até porque existem situações em que não foram pagos na maturidade e originaram reclamações de clientes particulares.

isto era um investimento altamente conservador e deu nisto!

Isto fica no Banco Bom ou não?

Ps: fico solidário com todos os que como eu estão preocupados e sobretudo com aqueles que poderão perder grande maioria dos investimentos. País de gatunos este... Quem diria que isto aconteceria? Incompetência reguladores, compadrios e afins....
um abraço a todos

É melhor ligares para a linha de apoio, assim ficas com mais garantias que uma resposta "oficial" dá :)

quem te atende não percebe nada disto. diz que é melhor enviar um e-mail etc etc e que não tem conhecimento para ....
isto após 1,20€ ao telefone....logo a partir das 10h da manhã.

é isto o que temos....

abraço

Registado: 7/4/2010 10:43

por Saqueado » 4/8/2014 14:48

moppie85 Escreveu:
zorro2009 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Camarada, eu sei que custa, mas temos que cair na realidade, não adianta andar na fantasia.
Eu já estou a ver se consigo é fazer uma OTC com a venda a 1 centimo para uma conta de um amigo para se pelo nenos consigo declarar isto como menos valia.
É seguir para a frente baralho, não adianta chorar.

OTC é o que sff e dá para fazer isso com acoes >?

Obrigado

over the counter . fora do mercado

Qual o mecanismo para proceder a uma venda OTC das acções?
Ou é preferivel esperar pelo desfecho das contas?

Registado: 29/11/2007 2:04

por Tio_Moedas » 4/8/2014 14:46

Lpresident Escreveu:
pikota Escreveu:
Lpresident Escreveu:Então mas eu tenho lá bastante dinheiro em acções. Posso vende-las já?

Se escrevesses em cor de alranja flurescente viasse melhor, lol :lol:

Não tem problema então

Já tentei vender e não dá.

Tu não leste as respostas que te demos?

NÃO CONSEGUES VENDER.
PROVAVELMENTE NÃO VAIS RECUPERAR O VALOR INVESTIDO NAS ACÇÕES.
.[/quote]

Porquê?[/quote]

O BES faliu, tão simples quanto isso! Desde o momento em que passou a ter um rácio de 5%, inferior ao mínimo para poder operar em Portugal (resultados na 4ª feira, à noite), o BCE cortou-lhe a liquidez. Das 2 uma: ou era liquidado, com perdas para os depositantes ou era reestruturado (com perdas para os accionistas e para os detentores de obrigações subordinadas ou obrigações júnior). A operação teve lugar durante este fim de semana, após a suspensão da negociação das acções na bolsa.

Registado: 18/2/2010 15:30

por majomo » 4/8/2014 14:45

Tio_Moedas Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:Tenho aqui um colega que está aflito...
O homem tem uma empresa. Nessa empresa contraiu um empréstimo no Bes, para se meter num determinado negócio. Vamos supor que eram 100k. Spread 3%. Com o tempo, o negócio correu bem e conseguiu o dinheiro todo, os 100k. Nessa altura optou por não amortizar por questões fiscais e aplicou em obrigações do Bes a 8%(subordinadas).
Então o homem agora perde o dinheiro e fica com dívida, correto?
Crédito no banco bom e obrigações no banco mau?
Mesmo sendo empresa? Ui Ui....eu nem opinei sobre o assunto... :shock:

Conselho para todos: quando houver capital, não sejam gananciosos! Amortizem, de imediato, as dívidas!
O teu colega ficou a arder. E ficou com uma dívida! :shock: :shock:

Divida já ele tinha e mantém... perdeu foi o capital investido nas obrigações.

Isso da ganância tem muito que se lhe diga... porque se ele tem um empréstimo com uma taxa de juro muito mais baixa do que a do empréstimo é legitimo que não amortize e se invista em algo que lhe possa dar mais retorno. O importante é saber o risco que corre.

Por outro lado, se o investimento dá para o torto, tem de assumir as responsabilidades... daí que eu só invista em produtos de alto risco o dinheiro que conto não precisar usar no curto/médio prazo.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Pedro447 » 4/8/2014 14:44

moppie85 Escreveu:
Pedro447 Escreveu:
TAVPT Escreveu:Boa tarde,
Relativamente às obrigações que constituíam a carteira comercializada em 2010 com a designação "VALORES MOBILIÁRIOS PERPÉTUOS SUBORDINADOS JUROS CONDICIONADOS BES 2010" alguém consegue esclarecer se o capital está seguro e passou para o novo banco?
Obrigado.

Obrigações subordinadas é para o BES (a parte má)...
Mas confirma com a linha de apoio, pois pode existir alguma provisão que foi feita sobre os investimentos dos clientes de retalho feitos nos balcões do BES, e se essa provisão passou para o Novo Banco então o capital estaria seguro...

nao creio... o documento refere claramente que as subordinadas passaram para o banco mau

Sim, também não me parece que as subordinadas tenham hipótese de se safar, mas como só tenho 99% de certeza prefiro encaminhar para a linha de apoio. Já bastam as informações da treta vindas de reguladores, etc, ao longo deste processo todo e que enganaram tanta gente :/

Registado: 2/11/2008 16:17

por setas1 » 4/8/2014 14:41

Só poderemos tirar esta ilação

Nos bancos ? criar depósitos a prazo altamente rentáveis .Nunca ser accionista de um banco .
Se tivermos lá o deposito ganhamos juros e os accionistas , os que podem perder a totalidade assumem quando der para o torto .
Os accionistas não ganham dividendos há muito tempo mas tem o risco .
Quando tem lucros nos títulos pagam o mesmo que os detentores dos depósitos.

Portanto para recuperar o seu dinheiro faça um deposito avultado no Novo banco

Ironia

Registado: 1/8/2014 14:27

por moppie85 » 4/8/2014 14:40

Pedro447 Escreveu:
Relativamente às obrigações que constituíam a carteira comercializada em 2010 com a designação "VALORES MOBILIÁRIOS PERPÉTUOS SUBORDINADOS JUROS CONDICIONADOS BES 2010" alguém consegue esclarecer se o capital está seguro e passou para o novo banco?
Obrigado.

Mas confirma com a linha de apoio, pois pode existir alguma provisão que foi feita sobre os investimentos dos clientes de retalho feitos nos balcões do BES, e se essa provisão passou para o Novo Banco então o capital estaria seguro...

nao creio... o documento refere claramente que as subordinadas passaram para o banco mau

Registado: 15/4/2008 14:12

por ovelhaxone » 4/8/2014 14:39

o que acho mais desconcertante é terem suspendido a ESFG e o BES não, quando sabiam que a manutenção de uma cotação a valores mínimos "aceitáveis" seria essencial para conseguir fazer um novo aumento de capital no mercado e evitar esta solução.

Registado: 18/7/2013 15:16

por Pedro447 » 4/8/2014 14:39

Obrigado.

por moppie85 » 4/8/2014 14:38

zorro2009 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Camarada, eu sei que custa, mas temos que cair na realidade, não adianta andar na fantasia.
Eu já estou a ver se consigo é fazer uma OTC com a venda a 1 centimo para uma conta de um amigo para se pelo nenos consigo declarar isto como menos valia.

Obrigado

over the counter . fora do mercado

por Tio_Moedas » 4/8/2014 14:36

Agora que a primeira parte do tsunami já é conhecida, vamos lá aprender todos com isto, para evitarmos estar sujeitos a nova situação:

1) As palavras dos supervisores são informação relevante para conhecer a saúde financeira de um banco, mas não são verdades de fé ou verdades de natureza metafísica. São informação importante para cruzar com outra informação e ler nas "entrelinhas". Sentido crítico acerca de tudo é essencial!
2) Nunca aplicar montantes que, se perdidos ou sofrendo uma desvalorização profunda, nos tirarão o sono ou nos levarão a cometer uma loucura.
3) Pedir sempre o rating da obrigação que estamos a comprar. Comprar apenas aquilo que se conhece e sabendo, sempre, o risco associado. Na dúvida, não comprar! Caso haja vontade, pode-se sempre optar por um fundo de investimentos, existindo neste fórum preciosos conselhos para escolhas muito interessantes e capazes de gerar rendimentos elevados.
4) Nunca colocar todos os ovos na mesma cesta!
5) Ler muito, manter-se informado e acompanhar, com regularidade, os investimentos.

Bons negócios!
Abraço

Registado: 18/2/2010 15:30

por zorro2009 » 4/8/2014 14:34

Obrigado

Registado: 8/1/2008 11:47

por BadDeal » 4/8/2014 14:33

Deixei-me colocar aqui o meu desabafo e indignação...
Eu nunca vivi em tempos de ditadura e as conturbações iniciais da democracia só sei o que li e ouvi falar, mas acho que estou a viver na pele tempos semelhantes e apanhar dos dois lados...

Primeiro - Como funcionário público sou culpado de toda a incompetência dos nossos governantes, eu que tive de fazer concursos, prestar provas para chegar ao posto que tenho, é me dito a toda hora que não tenho direito, que me vão reduzir o salário, férias, comparticipações, aumentar impostos, deduções, etc...
Isto porque, como ouvi o 1.º M deste país dizer, "O Estado é uma pessoa de bem e não passa pela cabeça de ninguém que não honre os compromissos que assumiu..."

Agora - Como investidor do BES, sinto-me espoliado! A situação para mim é idêntica a chegar às contas dos cidadãos e retirar dinheiro para pagar à troika (ou pagar os ordenados deles).
Se o BES estava mal, das duas uma, ou deixavam afundar ou entravam no barco e ajudavam a reparar e tirar água borda fora, agora atirar a tripulação à água para salvar passageiros e barco para mim é pirataria.
Depois só consigo perceber esta calmia de uma maneira, todos aqueles que tinham de sair fora, fizeram-no... Senão qual o motivo de suspender as acções na tarde sexta??? Estavam com medo que chegassem a 0€, ou com medo que algum "distraído" pudesse entrar???
Acho muito bem que tentassem penalizar os causadores da situação (administradores, devedores, etc), mas porque é que não tomaram decisões semelhantes, nas SCUT's, nas rendas da energia, nos SWAP's???? Era tão fácil atirar com o correu mal para o lado e dizer que ficavam com o bom...
Um coisa é perder o dinheiro por que vai à falência, outra coisa é perder o dinheiro, porque o Estado veio buscar o que lhe interessou e deixou o lixo para a massa falida...
Porque não deixam aos contribuintes fazer o mesmo nas empresas deles? Aí sim iríamos ficar com um sector empresarial forte e pujante. Eu quando comprei BES, comprei o bom e o mau, não foi só as dívidas do GES e BESA...
Isto para mim é um claro furto de valores!!!

(Desculpem o desabafo)

Registado: 1/8/2014 0:21

por Pedro447 » 4/8/2014 14:31

Lpresident Escreveu:Então mas eu tenho lá bastante dinheiro em acções. Posso vende-las já?

Se escrevesses em cor de alranja flurescente viasse melhor, lol :lol:[/quote]

Não tem problema então

Já tentei vender e não dá.[/quote]
Em teoria a única maneira de as venderes é através de uma venda privada. Encontra alguém que as queira comprar e transferes os títulos para essa pessoa... e mesmo assim não há garantias que isto funcione, tendo em conta o contexto muito particular destas acções.

No mercado normal esquece, não há forma de as venderes pois elas já foram retiradas da bolsa. (eventualmente poderão vir a estão cotadas no futuro caso o novo administrador consiga extrair valor dos activos do BES, mas não contes com isso...)

O melhor mesmo é aceitares as perdas a 100%, e se eventualmente recuperares algum será uma boa surpresa.

por artista_ » 4/8/2014 14:31

zecatreca_1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
O homem tem uma empresa. Nessa empresa contraiu um empréstimo no Bes, para se meter num determinado negócio. Vamos supor que eram 100k. Spread 3%. Com o tempo, o negócio correu bem e conseguiu o dinheiro todo, os 100k. Nessa altura optou por não amortizar por questões fiscais e aplicou em obrigações do Bes a 8%(subordinadas).

Supostamente é isso mesmo.
transformou o guito todo em zero...

Ui Ui...Errado. perde e ainda Fica com um empréstimo para pagar.

No fundo perdeu o que tinha nas obrigações, podia era ter liquidado o empréstimo e agora continua com ele...

moppie, lol :oops: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Sr_SNiper » 4/8/2014 14:30

Camarada, eu sei que custa, mas temos que cair na realidade, não adianta andar na fantasia.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por sergiomvp1 » 4/8/2014 14:29

Pedro447 Escreveu:
sergiomvp1 Escreveu:Boas realmente o que aconteceu no Bes era impensável,para todos nós á uns tempo,mas o impossível aconteceu.
Tenho 2 questões a fazer a quem esteja dentro do assunto.
Obrigações Bes London 5% estão seguras??
Aplicações Bes Vida,também está seguro??

Isso do Bes Vida é um seguro de capitalização? Se sim, ambos seguros.

Boas Pedro,sim é de capitalização.
Foi o que analisei,mas queria ter a certeza de ambas,para já ambas as aplicações seguras,agora vamos ver o que se vai passar daqui para a frente.

Registado: 4/8/2014 13:54

por ovelhaxone » 4/8/2014 14:29

don't feed the troll! :mrgreen:

Registado: 18/7/2013 15:16

por pedrooa » 4/8/2014 14:27

Lpresident Escreveu:"Como os tempos mudam. Hoje em dia, para assaltar um banco é preciso trabalhar na administração."
Alguém me explica o que se passa? Alguém me explica esta afirmação?

Deves ser o Ricardo Espirito Santo e estás no forum a trollar o pessoal, só pode!!!

Registado: 6/7/2012 12:38

por Lpresident » 4/8/2014 14:26

artista_ Escreveu:

Não tem problema então

Lpresident, ainda não percebeste? nãovai dar nunca, perdeste o dinheiro todo que tinhas nessas ações, espero que não fosse muito, espero que não te faça falta![/quote]

Estais a brincar? :shock:

Registado: 4/8/2014 13:59

por moppie85 » 4/8/2014 14:26

artista_ Escreveu:

Não tem problema então

Lpresident, ainda não percebeste? nãovai dar nunca, perdeste o dinheiro todo que tinhas nessas ações, espero que não fosse muito, espero que não te faça falta![/quote]

oh Artista,

não vez que é um troll a gozar com a malta?

Primeira intervenção, cores em tudo e mais alguma coisa, muda de cor de verde para laranja, etc lol

por Lpresident » 4/8/2014 14:25

pikota Escreveu:

Não tem problema então

Tu não leste as respostas que te demos?

NÃO CONSEGUES VENDER.
PROVAVELMENTE NÃO VAIS RECUPERAR O VALOR INVESTIDO NAS ACÇÕES.
.[/quote]

Porquê?

por moppie85 » 4/8/2014 14:24

zecatreca_1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:

Supostamente é isso mesmo.
transformou o guito todo em zero...

Ui Ui...Errado. perde e ainda Fica com um empréstimo para pagar.

foi isso que o Sniper quis dizer...

por artista_ » 4/8/2014 14:24

Se escrevesses em cor de alranja flurescente viasse melhor, lol :lol:[/quote]

Não tem problema então

Lpresident, ainda não percebeste? nãovai dar nunca, perdeste o dinheiro todo que tinhas nessas ações, espero que não fosse muito, espero que não te faça falta!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Lpresident » 4/8/2014 14:24

"Como os tempos mudam. Hoje em dia, para assaltar um banco é preciso trabalhar na administração."
Alguém me explica o que se passa? Alguém me explica esta afirmação?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, macau5m, niceboy, PAULOJOAO, Rolling_Trader, Shimazaki_2, VALHALLA e 124 visitantes