Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por silviosilva2 » 4/8/2014 0:45

Dr Tretas Escreveu:
silviosilva2 Escreveu:Ja agora, Novobanco é marca registada, propriedade do bcp!

De certeza que não estás a confundir com NovaRede?

Sim, existe uma marca nacional registada, novobanco propriedade do bcp

Registado: 23/9/2011 19:31

por Dr Tretas » 4/8/2014 0:45

Também já está online o tal comunicado que eu tinha visto na SIC.

«acionistas, credores subordinados e também os membros ou ex-membros do Conselho de Administração com responsabilidades diretas sobre os últimos eventos - e não os contribuintes - são chamados a suportar as perdas decorrentes da atividade bancária que não controlaram adequadamente».

Pois, mas em que condições especificamente?

Registado: 29/10/2013 12:15

por AT2014 » 4/8/2014 0:43

Resina Escreveu:Boa Noite Forenses,

Eu tenho este Deposito a Prazo, intitulado de Cr7...
Preciso de saber se tenho isto assegurado?
Em relação à taxa de juro que me estavam a pagar vai-se manter ou vou receber isto à ordem? Como se processa?

Abraço

Seguro a 100%. Fica tudo igual.é um Depósito a prazo normal.

Registado: 4/2/2014 2:39

por JR62 » 4/8/2014 0:42

pata-hari Escreveu:
Depósitos. A medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal garante a segurança dos depósitos que tinham sido constituídos junto do Banco Espírito Santo, S.A. Deste modo, não foram afetados quaisquer direitos legais ou contratuais dos depositantes. Os depósitos são integralmente transferidos para o Novo Banco. O saldo dos depósitos permanece intacto e disponível para ser movimentado, sem qualquer restrição.

Créditos. As condições contratuais dos créditos concedidos pelo Banco Espírito Santo, S.A., transferidos para o Novo Banco, não se alteram. Consequentemente, os reembolsos periódicos (capital e juros) continuam a ser efetuados pelos mutuários nos mesmos termos em que eram realizados perante o Banco Espírito Santo, S.A..

Clientes do BESI, BEST, Banco Espírito Santo dos Açores, ESAF, BES Vida e várias sucursais, incluindo Espanha, Macau, Nova Iorque e Londres. A medida de resolução não tem implicações para os clientes destas entidades.

Esclarecimentos adicionais

Para esclarecimentos adicionais sobre a medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo, S.A., estão disponíveis:
Lista de perguntas e respostas frequentes;
Linha telefónica de atendimento: 707 201 409; 9h - 18h, todos os dias da semana (Custo: 0,10 euros por minuto para chamadas efetuadas a partir de redes fixas e 0,25 euros por minuto para chamadas efetuadas a partir de redes móveis, com tarifação ao segundo a partir do primeiro minuto);
Endereço de correio eletrónico: infobes@bportugal.pt.

A falta de vergonha e a insensibilidade são tantas que ainda arranjaram uma linha telefónica de valor acrescentado 707... para darem resposta ( ? ) ás dúvidas do pessoal assim sempre vão esmifrando mais uns cobres.

Registado: 21/1/2014 1:40

por SERRA LAPA » 4/8/2014 0:41

AS1310 Escreveu:Fui tambem um dos que foi ao aumento de capital em junho, a minha "estreia" em investimento na bolsa após considerar durante um grande tempo se arriscava ou não e arrisquei na altura e acção pior, apenas porque vi uma oportunidade de comprar a um preço mais barato que o cotado e me foi dito que "era uma boa oportunidade para comprar" (não quero deferir as culpas a mais ninguem, ao fim do dia quem tomou a decisão final fui eu e tenho que viver com isso). O que me revolta, e provavelmente a muitos outros, para além da perda total do investido (e o meu nem foi tão pouco, mas ha pessoas com mais perdas infelizmente), foi que por várias vezes foi dito "o banco está solido" e outras afirmações que garantia segurança e eu já esperava alguma descida quando comprei, mas podia esperar por uma subida e foi com essa ideia que fui a compra inicialmente e foi a forma errada de abordar isto pois quando vi a minha carteira de ações a valer metade devia de ter vendido como me dizia o meu instinto e não o fiz, e o mesmo quando continuou a reduzir, e nisso assumo a minha culpa.

Obrigado e desculpem este desabafo. Desejo força e coragem a todos que como eu perderam o seu investimento, seja mais ou menos, é uma perda e ninguém gosta.

Um abraço de solidariedade, numa república de bananas e sem ninguém capaz de assumir as suas muitas culpas como o Governador do Banco de Portugal, recai sobre gente honesta e trabalhadores que exigem que sejam mais bem informados que os reguladores. Enfim isto é a cara do país no seu melhor!

Registado: 17/3/2008 4:57

por AT2014 » 4/8/2014 0:40

HJOR Escreveu:Não sei se chegou a ser respondido mas fiquei curioso por saber como vai ser resolvido a situação das posições curtas.

Amigo HJOR,

Veja o ultimo post da página anterior. Parece que os shorts são considerados pela totalidade (acção a valer 0,00) ou pelo preço que o market maker considerar. No minimo seria o de fecho de sexta feira.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por Dr Tretas » 4/8/2014 0:40

silviosilva2 Escreveu:Ja agora, Novobanco é marca registada, propriedade do bcp!

De certeza que não estás a confundir com NovaRede?

por O Alquimista » 4/8/2014 0:39

Outra vez Daniel Lacalle (que coincidência ter sido hoje a minha leitura da tarde): "O vendedor que recebe análises do intermediário: um erro. Pouquíssimos governos falam com investidores finais. Os governos, tal como as empresas, pensam que ao esconder facturas, ao atrasar as dívidas, ao desvirtuar os dados, ao mudar verbas de uma área para a outra, o investidor se vai acalmar. Pensam: quanto menos informação, melhor. Um erro completo. Contudo, esta é uma prática comunicativa muito utilizada entre empresas e governos."

Pergunta: vale a pena continuar a confiar em informação corporativa e em relatórios oficiais? Quantas vezes as instituições europeias negaram a ajuda à Irlanda, à Grécia e a Portugal? E o mercado a aumentar o prémio do risco...porque terá sido?

Há já algum tempo que elegi em quem confiar: preço num gráfico, mentores e cabeça própria. Não necessariamente por esta ordem.

Já agora: alguém já sabe quais vão ser as cores do novo banco? :mrgreen:
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por moppie85 » 4/8/2014 0:38

pho3nix_ Escreveu:Boa noite

Quanto aos accionistas serem chamados a pagar a divida.

Se houver lucro da liquidação o acionista pode receber qq coisa (o que eu não acredito) caso haja prejuizo segundo as novas normas europeias, a perca é negativa, ou seja, é abaixo de zero. O que quer dizer que o acionista é chamado a apagar até ao montante investido.

Presumo que a conta seja assim investiram 500 eur perderam tudo mas podem ainda perder até mais 500. Ou seja 1000.

Estou correcto?

estás errado.

perdes até ao montante investido, i.e. o que investiste valer zero

Registado: 15/4/2008 14:12

por pho3nix_ » 4/8/2014 0:37

Boa noite

Quanto aos accionistas serem chamados a pagar a divida.

Se houver lucro da liquidação o acionista pode receber qq coisa (o que eu não acredito) caso haja prejuizo segundo as novas normas europeias, a perca é negativa, ou seja, é abaixo de zero. O que quer dizer que o acionista é chamado a apagar até ao montante investido.

Presumo que a conta seja assim investiram 500 eur perderam tudo mas podem ainda perder até mais 500. Ou seja 1000.

Estou correcto?

Registado: 4/8/2014 0:33

por silviosilva2 » 4/8/2014 0:36

Ja agora, Novobanco é marca registada, propriedade do bcp!

É com enorme tristeza que vejo esta situacao do bes, nomeadamemte porque sou acionista, e n fujo as minhas responsabilidades em ter arriscado, mas tbm nao posso concordar que um aumento de capital tenhas sido feito antes deste descalabro.

Volta ricardo, estas perdoado e da-nos mais 6 meses de paz lol

Registado: 23/9/2011 19:31

por Investbem » 4/8/2014 0:36

Marco Martins Escreveu:
euro-born Escreveu:comunicado na CMVM nada??????

Por acaso era importante dizerem alguma coisa.

Quem tem ordens de compra e não as conseguiu cancelar, amanhã irão sobre o BES (Novo Banco) ou sobre o BES (Bad Banco)?

O BES estará cotado ou não e quando estará?

Se amanhã aparecer o BES como cotado, a quem é que corresponde? Ao bom ou ao mau?
Embora o bom passe a ser denominado Novo Banco, nada garante que o mau não se continue a chamar BES!!!

Que alterações existirão no psi20... quer dizer psi19... ou seja psi18!!!!

Ficam a pertencer ao banco velho, ao lixo, para ja, quem tem ações, deve continuar com elas em carteira mas valem zero e ja não podem ser comercializadas.
As ordens existentes penso que simplesmente desaparecem.
Editado pela última vez por Investbem em 4/8/2014 0:38, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por zorro2009 » 4/8/2014 0:35

JR62 Escreveu:.
Fiscalmente esta perda total das acções do BES não é considerada uma menos-valia porque as acções não foram vendidas simplesmente desapareceram ao deixarem de ser cotadas.

PS: Não tinha BES

Então desaparecem e depois ? Algo fiscal tem de acontecer ?

I

Registado: 8/1/2008 11:47

por riclas » 4/8/2014 0:35

AS1310 Escreveu:Uma pergunta, que pode parecer básica para vós, mas deixou-me na duvida. Visto que como acionista fiquei remitido ao banco "lixo" e este tem todas aquelas dividas, pode ainda, para além das perdas ja criadas, virem exigir aos acionistas fundos para cobrir dividas? Pode parecer uma pergunta estupida para alguns, mas fiquei com essa duvida ao ouvir um dos comentadores dizer que os acionistas do "bad bank" so responsáveis por isso ( isto se não percebi mal ou se o comentador não se explicou mal). Já basta sermos pequenos investidores que perderam tudo, ainda existe a possibilidade de nos quererem pedir mais dinheiro? Fiquei baralhado e receoso.

Obrigado e desculpem este desabafo. Desejo força e coragem a todos que como eu perderam o seu investimento, seja mais ou menos, é uma perda e ninguém gosta.

Não isso não poderá acontecer. O pior caso já aconteceu. O que pode acontecer é por ventura encontrarem-se activos que dêem algum retorno residual aos acionistas no bad bank, mas não quero dar esperanças a ninguém, assumam perdas totais.

Um forte abraço, e não desista de pensar na bolsa só por este caso, mas não se deixe encaminhar pela conversa de vendedor, quando há um qualquer AC em que posso investir, analise por si mesmo.

Registado: 26/11/2013 13:40

por RaposoTavares » 4/8/2014 0:34

Sr_SNiper Escreveu:Perdoem em a pergunta,mas estou um bcoado abalado.

Tenho um amigo que me está a perguntar se senior unsecured se é sénior ou subordinadas. a confusão está no unsecured.
Obrigado

Não sei se é isto: http://pt.noticias.voxquo.com/noticia-detalhe-media.asp?id=1196210&t=BES-emite-750-milh%F5es-de-euros-a-cinco-anos.
Se for o teu amigo está com sorte...

P.S.: Já agora: quero dar-te os parabéns pela tua postura.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por F-Type » 4/8/2014 0:34

F-Type Escreveu:
HJOR Escreveu:Não sei se chegou a ser respondido mas fiquei curioso por saber como vai ser resolvido a situação das posições curtas.

Também gostava de saber , alguém têm informação como isto se vai processar quem têm posições curtas abertas...

No meu caso Factor Certificates OTC Short ...
Editado pela última vez por F-Type em 4/8/2014 0:37, num total de 1 vez.

Registado: 27/8/2008 12:47

por Charts » 4/8/2014 0:34

O banco é novo mas as chefias que pactuaram com esta falcatrua estão lá dentro... Não é só 1/2 pessoas que fazem isto...

Espírito Santo Salgado devia passar a ser um nome tóxico, cambada de malandros. E a supervisão continuava a deixar um malandro destes gerir o dinheiro de milhares de pessoas e permitir um aumento de capital!

Mais vale o BCE fazer a supervisão.
Editado pela última vez por Charts em 4/8/2014 0:36, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:30

por JR62 » 4/8/2014 0:32

BES a história teve o mesmo fim que o Northern Rock onde eu perdi umas massas por ter entrado perto do fundo a pensar que daí para a frente só poderia subir enfim foi uma lição cara.
Agora NOVO BANCO que raio de nome é muita falta de imaginação Quem se entalou nos últimos dias pode apresentar a contar aos papagaios do costume que vinham dizendo que estava tudo bem.
Fiscalmente esta perda total das acções do BES não é considerada uma menos-valia porque as acções não foram vendidas simplesmente desapareceram ao deixarem de ser cotadas.

PS: Não tinha BES

Registado: 21/1/2014 1:40

por Pata-Hari » 4/8/2014 0:31

Depósitos. A medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal garante a segurança dos depósitos que tinham sido constituídos junto do Banco Espírito Santo, S.A. Deste modo, não foram afetados quaisquer direitos legais ou contratuais dos depositantes. Os depósitos são integralmente transferidos para o Novo Banco. O saldo dos depósitos permanece intacto e disponível para ser movimentado, sem qualquer restrição.

Créditos. As condições contratuais dos créditos concedidos pelo Banco Espírito Santo, S.A., transferidos para o Novo Banco, não se alteram. Consequentemente, os reembolsos periódicos (capital e juros) continuam a ser efetuados pelos mutuários nos mesmos termos em que eram realizados perante o Banco Espírito Santo, S.A..

Clientes do BESI, BEST, Banco Espírito Santo dos Açores, ESAF, BES Vida e várias sucursais, incluindo Espanha, Macau, Nova Iorque e Londres. A medida de resolução não tem implicações para os clientes destas entidades.

Esclarecimentos adicionais

Para esclarecimentos adicionais sobre a medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo, S.A., estão disponíveis:
Lista de perguntas e respostas frequentes;
Linha telefónica de atendimento: 707 201 409; 9h - 18h, todos os dias da semana (Custo: 0,10 euros por minuto para chamadas efetuadas a partir de redes fixas e 0,25 euros por minuto para chamadas efetuadas a partir de redes móveis, com tarifação ao segundo a partir do primeiro minuto);
Endereço de correio eletrónico: infobes@bportugal.pt.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Dr Tretas » 4/8/2014 0:28

Sr_SNiper Escreveu:Perdoem em a pergunta,mas estou um bcoado abalado.

Tenho um amigo que me está a perguntar se senior unsecured se é sénior ou subordinadas. a confusão está no unsecured.
Obrigado

Unsecured quer dizer que não têm um colateral específico (por exemplo, imóveis) mas são séniors na mesma, calma. E não te martirizes, eu não acredito que a perda das obrigações subordinadas vá ser total, ou já há essa informação? Não podem ser tratados como os accionistas.

por Marco Martins » 4/8/2014 0:28

JorgeNevada Escreveu:Esta solução é muito injusta para os accionistas. As pessaos compraram um banco bom e um banco mau, não é moral (nem deve ser legal) agora ficarem só com o banco mau sem qualquer compensação.

Aqui estou plenamente de acordo.

Os accionistas deveriam ser chamados a participar nas perdas, mas deveriam também receber uma parte daquilo que é bom.

Senão aquilo que acontece é o mesmo que uma insolvência onde se dá preferência a um credor e os outros que se lixem!!!

Por ser um banco, pode ter regras diferentes de insolvência?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Pata-Hari » 4/8/2014 0:27

riclas Escreveu:será que não seria interessante dar aos accionistas do BES uma posição preferencial na recapitalização do novo banco? Ou eles pensaram que a desconfiança seria tal que a participação dos accionistas actuais seria diminuta?

Algo que ouvi nos comentários da SIC noticias: a situação dos últimos 15 dias do BES foi ridicula, deixar o salgado dentro do banco depois de o desacreditar como CEO foi o maior erro do BdP...

Nisso tenho que concordar. Não foi feliz.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 4/8/2014 0:26

Sénior é sénior.

As acções não serão transaccionadas. Nem as do velho, nem as do novo.

Do banco de portugal:

O Conselho de Administração do Banco de Portugal deliberou aplicar ao Banco Espírito Santo, S.A. uma medida de resolução. A generalidade da atividade e do património do Banco Espírito Santo, S.A. é transferida, de forma imediata e definitiva, para o Novo Banco, devidamente capitalizado e expurgado de ativos problemáticos. Os depósitos são plenamente preservados, bem como todas as obrigações não subordinadas.

Nada muda para os clientes. Os clientes podem realizar todas as operações como habitualmente e sem perturbações. O conteúdo das relações contratuais com os clientes permanece inalterado. Os balcões do Novo Banco, que manterão para já a marca e o logotipo do BES, e os serviços de banca telefónica e de homebanking continuarão a funcionar regularmente. Todos os colaboradores do BES passam a ser colaboradores do Novo Banco, com salvaguarda dos seus direitos.

Em consonância com o normativo comunitário, a capitalização do Novo Banco é assegurada pelo Fundo de Resolução, suportado pelo setor financeiro e as perdas relacionadas com os ativos problemáticos serão suportadas pelos acionistas e credores subordinados do Banco Espírito Santo, S.A.. Tal significa que esta operação não envolve custos para o erário público.

Esta medida garante a continuidade da atividade da instituição e é a que melhor protege os depositantes e demais clientes da instituição e a estabilidade financeira.
Administrador Fórum

por asrael_ » 4/8/2014 0:26

Deixo aqui um abraço solidário para que perdeu muito ou possivelmente tudo. E eu que tinha cerca de 60% de bes nem quero pensar como estaria hoje. :pray:

Registado: 29/11/2007 2:22

por riclas » 4/8/2014 0:25

será que não seria interessante dar aos accionistas do BES uma posição preferencial na recapitalização do novo banco? Ou eles pensaram que a desconfiança seria tal que a participação dos accionistas actuais seria diminuta?

Algo que ouvi nos comentários da SIC noticias: a situação dos últimos 15 dias do BES foi ridicula, deixar o salgado dentro do banco depois de o desacreditar como CEO foi o maior erro do BdP...

Registado: 26/11/2013 13:40

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bar38, bigest, darkreflection, Google [Bot], JUKIMSUNG, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, TTM62, yggy, Zecadiabo e 179 visitantes