BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Esta solução é muito injusta para os accionistas. As pessaos compraram um banco bom e um banco mau, não é moral (nem deve ser legal) agora ficarem só com o banco mau sem qualquer compensação.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
pata-hari Escreveu:Resina Escreveu:Boa Noite Forenses,
Eu tenho este Deposito a Prazo, intitulado de Cr7...
Preciso de saber se tenho isto assegurado?
Em relação à taxa de juro que me estavam a pagar vai-se manter ou vou receber isto à ordem? Como se processa?
Abraço
resina, tudo se deve manter igual.
Pata,
Assim dá para dormir mais descançado, mas amanha vou tentar contactar (isto se alguem atender ou se não entupir) e tentar saber se vale a pena manter.
Obrigado
Cump.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Fui tambem um dos que foi ao aumento de capital em junho, a minha "estreia" em investimento na bolsa após considerar durante um grande tempo se arriscava ou não e arrisquei na altura e acção pior, apenas porque vi uma oportunidade de comprar a um preço mais barato que o cotado e me foi dito que "era uma boa oportunidade para comprar" (não quero deferir as culpas a mais ninguem, ao fim do dia quem tomou a decisão final fui eu e tenho que viver com isso). O que me revolta, e provavelmente a muitos outros, para além da perda total do investido (e o meu nem foi tão pouco, mas ha pessoas com mais perdas infelizmente), foi que por várias vezes foi dito "o banco está solido" e outras afirmações que garantia segurança e eu já esperava alguma descida quando comprei, mas podia esperar por uma subida e foi com essa ideia que fui a compra inicialmente e foi a forma errada de abordar isto pois quando vi a minha carteira de ações a valer metade devia de ter vendido como me dizia o meu instinto e não o fiz, e o mesmo quando continuou a reduzir, e nisso assumo a minha culpa. No entanto, todas as informações dadas afirmava que apesar dos problemas havia solidez e isso trouxe esperança a mim e a provavelmente muitos outros.
Depois ainda no aumento de capital, este é feito após auditorias e aprovações certo? Mas que raio de "profissionais" trataram disso que permitiram este aumento de capital que essencialmente roubou o dinheiro á varias pessoas?! E para quem é que ele serviu sinceramente, visto que as noticias após o mesmo foram tudo menos boas. Isto é algo que me incomoda tambem bastante nesta situação, porque se tivesse entrado numa compra de acções "normal", ou seja, comprava ao preço a que estavam cotadas no dia, não me sentia roubado como sinto agora e sim, eu sei que fui eu que decidi lá colocar o dinheiro, mas é a sensação que deixa. Compreendo que há riscos, e agora sentimo-los bem fortes agora, mas era deixado algumas mensagens optimistas que iludiam muito investidor, especialmente aquele que não tem tanta experiencia.
Peço desculpa por este pequeno desabafo, mas tinha que o deixar em qualquer lado e aqui provavelmente é onde mais pessoas o conseguem entender. Estou extramente triste e preocupado pelo dinheiro que perdi e que não tenho esperança de o recuperar, que apesar de não ser um valor que me seja essencial para sobreviver hoje, é um valor que me poderia uma ajuda na compra de por exemplo uma casa,um carro, ou apenas alimentação e meios de sobreviver caso algo corra muito mal.
Deixou-me tambem desmotivado para entrar na bolsa, uma área que apesar de não ter ainda grandes conhecimentos, tinha curiosidade em aprender e me aventurar, começar logo com perdas totais em 1 mes é de derrobar mesmo essa vontade.
Agora que fiquei considerado como "lixo" e o maior investimento que tinha lá é atirado para um banco que é só problemas, vou retirar o resto do dinheiro que tinha no BES a prazo que não me deixam fazer online e tentar esquecer que alguma vez investi naquele banco. O mesmo para familiares meus que tambem foram na "conversa" do aumento de capital. Levo lições, muitas, mas pelo preço que elas me custaram, preferia não as ter.
Uma pergunta, que pode parecer básica para vós, mas deixou-me na duvida. Visto que como acionista fiquei remitido ao banco "lixo" e este tem todas aquelas dividas, pode ainda, para além das perdas ja criadas, virem exigir aos acionistas fundos para cobrir dividas? Pode parecer uma pergunta estupida para alguns, mas fiquei com essa duvida ao ouvir um dos comentadores dizer que os acionistas do "bad bank" so responsáveis por isso ( isto se não percebi mal ou se o comentador não se explicou mal). Já basta sermos pequenos investidores que perderam tudo, ainda existe a possibilidade de nos quererem pedir mais dinheiro? Fiquei baralhado e receoso.
Obrigado e desculpem este desabafo. Desejo força e coragem a todos que como eu perderam o seu investimento, seja mais ou menos, é uma perda e ninguém gosta.
Depois ainda no aumento de capital, este é feito após auditorias e aprovações certo? Mas que raio de "profissionais" trataram disso que permitiram este aumento de capital que essencialmente roubou o dinheiro á varias pessoas?! E para quem é que ele serviu sinceramente, visto que as noticias após o mesmo foram tudo menos boas. Isto é algo que me incomoda tambem bastante nesta situação, porque se tivesse entrado numa compra de acções "normal", ou seja, comprava ao preço a que estavam cotadas no dia, não me sentia roubado como sinto agora e sim, eu sei que fui eu que decidi lá colocar o dinheiro, mas é a sensação que deixa. Compreendo que há riscos, e agora sentimo-los bem fortes agora, mas era deixado algumas mensagens optimistas que iludiam muito investidor, especialmente aquele que não tem tanta experiencia.
Peço desculpa por este pequeno desabafo, mas tinha que o deixar em qualquer lado e aqui provavelmente é onde mais pessoas o conseguem entender. Estou extramente triste e preocupado pelo dinheiro que perdi e que não tenho esperança de o recuperar, que apesar de não ser um valor que me seja essencial para sobreviver hoje, é um valor que me poderia uma ajuda na compra de por exemplo uma casa,um carro, ou apenas alimentação e meios de sobreviver caso algo corra muito mal.
Deixou-me tambem desmotivado para entrar na bolsa, uma área que apesar de não ter ainda grandes conhecimentos, tinha curiosidade em aprender e me aventurar, começar logo com perdas totais em 1 mes é de derrobar mesmo essa vontade.
Agora que fiquei considerado como "lixo" e o maior investimento que tinha lá é atirado para um banco que é só problemas, vou retirar o resto do dinheiro que tinha no BES a prazo que não me deixam fazer online e tentar esquecer que alguma vez investi naquele banco. O mesmo para familiares meus que tambem foram na "conversa" do aumento de capital. Levo lições, muitas, mas pelo preço que elas me custaram, preferia não as ter.
Uma pergunta, que pode parecer básica para vós, mas deixou-me na duvida. Visto que como acionista fiquei remitido ao banco "lixo" e este tem todas aquelas dividas, pode ainda, para além das perdas ja criadas, virem exigir aos acionistas fundos para cobrir dividas? Pode parecer uma pergunta estupida para alguns, mas fiquei com essa duvida ao ouvir um dos comentadores dizer que os acionistas do "bad bank" so responsáveis por isso ( isto se não percebi mal ou se o comentador não se explicou mal). Já basta sermos pequenos investidores que perderam tudo, ainda existe a possibilidade de nos quererem pedir mais dinheiro? Fiquei baralhado e receoso.
Obrigado e desculpem este desabafo. Desejo força e coragem a todos que como eu perderam o seu investimento, seja mais ou menos, é uma perda e ninguém gosta.
- Registado: 3/8/2014 23:50
Já se sabe quando é que vai ser a OPV do novo banco? E o lixo, porque que é que não deixam negociar? Se se negoceiam junk bonds e penny stocks...
O mais engraçado disto tudo é que o banif se tem safado. Privilégio da insularidade.
O mais engraçado disto tudo é que o banif se tem safado. Privilégio da insularidade.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Uma vez que os depositantes e os contribuintes estao defendidos, parece-me uma solucao apropriada.

- Registado: 22/4/2003 23:12
ovelhaxone Escreveu:O que disse o Banco de Portugal sobre o BES
10 de Julho 2014
"A situação de solvabilidade do BES é sólida, tendo sido significativamente reforçada com o recente aumento de capital. O Banco de Portugal tem vindo a adoptar um conjunto de acções de supervisão, traduzidas em determinações específicas dirigidas à ESFG e ao BES, para evitar riscos de contágio ao banco resultantes do ramo não-financeiro do GES", dizia fonte oficial do Banco de Portugal.
15 de Julho 2014
É o governador Carlos Costa que, pela primeira vez, e à TVI fala de interesse de entidades privadas em entrar no BES. "Se algum capital adicional fosse necessário, por força de riscos que neste momento não estamos a ver, seguramente que há accionistas interessados em participar num aumento de capital do BES".
28 de Julho 2014
Depois de notícias do Expresso de que o Banco Espírito Santo iria ter um prejuízo superior a três mil milhões de euros, o Banco de Portugal emitiu um comunicado em que dizia que havia interesse de privados no BES.
31 de Julho 2014
E volta a reafirmar que "estão reunidas as condições necessárias à continuidade da actividade desenvolvida pela instituição e à plena protecção dos interesses dos depositantes".
Boa manobra do BdP. Os boys agradecem o tempinho dado para se desfazerem desse lixo.... Sr. Governador, demita-se.

Perdoem em a pergunta,mas estou um bcoado abalado.
Tenho um amigo que me está a perguntar se senior unsecured se é sénior ou subordinadas. a confusão está no unsecured.
Obrigado
Tenho um amigo que me está a perguntar se senior unsecured se é sénior ou subordinadas. a confusão está no unsecured.
Obrigado
Lose your opinion, not your money
zorro2009 Escreveu:Os acionistas que perderam tudo vão pelo menos ter forma de declarar como menos valias ?
Sem dúvida. Não sei é como nem quando. Em principio terá de se aguardar pela liquidação do Bad Bank (mais provável)
- Registado: 4/2/2014 2:39
Acho que esta questão é pertinente - ou então é parva
O BES foi retirado de bolsa quando estava a ser cotado perto dos 12 cents.
Quem tinha acções e ficou com elas, não deverá de continuar com esse valor em carteira, apesar de não poder transaccionar?
Ou desaparecerão mesmo?
É que o título não fechou a zero, isto embora o valor contabilístico seja nulo, suponho.
Pergunto isto porque, tendo eu ficado com alguns CFDs (ao fecho de mercado fiquei exposto a uns 140 Euros), acho que não vou suportar os 140 euros de perda, mas sim apenas o valor investido em CFDs (cerca de 20 Euros). Isto porque mesmo que o activo subjacente tenha um valor de 0, o emissor de CFDs considera o valor de fecho de mercado. Salvo erro o CFD irá ser suspenso após 4 ou 5 dias. Parece que é assim que os emissores têm feito.
Estou certo, ou errado?

O BES foi retirado de bolsa quando estava a ser cotado perto dos 12 cents.
Quem tinha acções e ficou com elas, não deverá de continuar com esse valor em carteira, apesar de não poder transaccionar?
Ou desaparecerão mesmo?
É que o título não fechou a zero, isto embora o valor contabilístico seja nulo, suponho.
Pergunto isto porque, tendo eu ficado com alguns CFDs (ao fecho de mercado fiquei exposto a uns 140 Euros), acho que não vou suportar os 140 euros de perda, mas sim apenas o valor investido em CFDs (cerca de 20 Euros). Isto porque mesmo que o activo subjacente tenha um valor de 0, o emissor de CFDs considera o valor de fecho de mercado. Salvo erro o CFD irá ser suspenso após 4 ou 5 dias. Parece que é assim que os emissores têm feito.
Estou certo, ou errado?
- Registado: 29/11/2007 2:19
MME5 Escreveu:AT2014 Escreveu:Caros,
Já agora, que raio de nome que arranjaram para o banco: Novo Banco.![]()
![]()
![]()
Parece igreja maná ou dos reino de deus. Atenção que respeito todas as igrejas claro. Limito-me a achar que até a minha filha tinha mais imaginação que esta malta para nomes de bancos.
Abraço e bons negócios
Se o banco vai ser de outros acionistas que iram de vir, não fazia sentido arranjar agora outro nome para o banco, quem vier que o batize.
O antigo era Espirito Santo
Este agora tem nome de igreja do Reino de Deus/Maná
Tu falas em baptismo
Sem dúvida que não há banco mais religioso que o Bes

F-Type Escreveu:HJOR Escreveu:Não sei se chegou a ser respondido mas fiquei curioso por saber como vai ser resolvido a situação das posições curtas.
Também gostava de saber , alguém têm informação como isto se vai processar quem têm posições curtas abertas...
Se negociaram através de cfd, o contrato de abertura de conta com a corretora terá a informação (pois trata-se de um derivado). Se fizeram como o amigo Cem, o contrato de repo deverá conter a resposta.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
- Registado: 12/3/2014 0:58
euro-born Escreveu:comunicado na CMVM nada??????
Por acaso era importante dizerem alguma coisa.
Quem tem ordens de compra e não as conseguiu cancelar, amanhã irão sobre o BES (Novo Banco) ou sobre o BES (Bad Banco)?
O BES estará cotado ou não e quando estará?
Se amanhã aparecer o BES como cotado, a quem é que corresponde? Ao bom ou ao mau?
Embora o bom passe a ser denominado Novo Banco, nada garante que o mau não se continue a chamar BES!!!
Que alterações existirão no psi20... quer dizer psi19... ou seja psi18!!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Sr_SNiper Escreveu:rollingsnowball Escreveu:Passo apenas por aqui para deixar um abraço a todos os que perderam este fim de semana com o BES. Há coisas que custam na vida mas devemos reagir com calma e frieza, viver para lutar mais um dia aprendendo sempre com os erros do passado.
Abraço
Pois, não é fácil, pelo menos para mim, foi uma fatia de leão dos lucros do ano pela janela, mas pronto, em vez de ganhar 30% fico com saldo positivo de 5% ou coisa parecida, é como no livro do Braga de Matos, ele no papel também teve rios de guito, depois perdeu tudo no bear market e pronto... nunca chegou a usar o guito.
Mas a vida continua... Mas é baralho, lá isso é.
No meio disto tudo, ainda fico a pensar, que tive imensa sorte, eu tinha 60% da carteira nisto e vendi na semana anterior ao descalabro, aí sim, a esta hora já estava a ir em direção à ponte 25 de Abril.
E fala aqui um gajo que perdeu uma pipa de massa hoje... Mas pronto, é a vida... Até fico contente por desta vez a fatura não ser para os contribuintes, se bem que me aprece desproporcional um hair cut de 100% para as seniores, sendo que como não é dívida de 3º nem devia estar no bad bank
Siner,
Lamento imenso. Eu, como sabes, levei uma pantufada semelhante há cerca de 2 meses atrás com o anuncio dos ACS do Bes e BCP. Mas já consegui recuperar grande parte dessa pantufada e tu também vais conseguir sem problemas.
Abraço solidário

Artista Romeno Escreveu:Solucao mais dura que em espanha.... bcp e bpi vao entrar com massa po fundo e ate pelo sucedido podem sofrer ate amanha
Não por essa razão porque os montantes já lá estão e já foram cobrados. Não há acréscimo de custos, apenas a utilização do montante que lá estava já adicionado dos 4.9 mil milhões.
Celsius-reloaded Escreveu:HJOR Escreveu:Não sei se chegou a ser respondido mas fiquei curioso por saber como vai ser resolvido a situação das posições curtas.
Teoricamente, dão retorno de 100% dado que já não têm que ser adquiridas, por força da resolução do Bes.
Isso aplica-se aos warrants
tenho p.ex 10.000 € em short amanha tenho 20.000...

Estava a dar o dinheiro todo como perdido...

Editado pela última vez por F-Type em 4/8/2014 0:15, num total de 1 vez.
Marco Martins Escreveu:compreendo e respeito todos aqueles que perdeeam no bes. Mas amanhã vai esta cotado e a que valor?
Marco,
Mas o meu amigo anda noutro planeta ? Amanhã não abre e se abrir será 0,00000000000000€

Abraço e bons negócios
Resina Escreveu:Boa Noite Forenses,
Em relação à taxa de juro que me estavam a pagar vai-se manter ou vou receber isto à ordem? Como se processa?
Abraço
resina, tudo se deve manter igual.
Pessoal e que tal criar um site onde teria informação relevante para os accionistas? E que se possam juntar para futura acção judicial...
- Registado: 3/8/2014 16:29
isto é bom ou mau para a banca?
Juros empréstimos fundo reestruturação;
Possibilidade de participarem em novo banco;
limpeza de um problema num banco.
isto é bom ou mau para o psi18?
Juros empréstimos fundo reestruturação;
Possibilidade de participarem em novo banco;
limpeza de um problema num banco.
isto é bom ou mau para o psi18?
- Registado: 29/11/2007 10:27
HJOR Escreveu:Não sei se chegou a ser respondido mas fiquei curioso por saber como vai ser resolvido a situação das posições curtas.
Também gostava de saber , alguém têm informação como isto se vai processar quem têm posições curtas abertas...
rollingsnowball Escreveu:Passo apenas por aqui para deixar um abraço a todos os que perderam este fim de semana com o BES. Há coisas que custam na vida mas devemos reagir com calma e frieza, viver para lutar mais um dia aprendendo sempre com os erros do passado.
Abraço
Exacto. Nunca desistir é o lema de quem quer ir longe.

Polahvski Escreveu:Pata, eu não estou desesperado. Tu e eu, vamos ver pessoas desesperadas quando as contas das cotadas em bolsa assumirem as perdas dos investimentos do grupo ES no princípio de 2015. Agora não posso é aceitar que pessoas com cargo de responsabilidade façam afirmações falsas ( senao sabiam não falavam, se sabiam pior!!! ) sobre situações que deveriam ser da sua alçada e mesmo assim ainda dizeres:
Foi o melhor que podia ter feito.
Pata, quando não se tem nada para dizer está se calado!!! Continuo com a minha opiniões voltou a dizer, não são perdas de 2000 quero tiram o sono, o que me tira o sono é essa mentalidade permissiva/passiva que estás a mostrar e que está impressa no adn do português, do tipo:
Parti um braço ( neste caso, perdi tudo por causa das certezas dos reguladores )?
Tive sorte, podia ter partido os dois ( neste caso, optimo, podia ter perdido tudo, tirarem me a casa, o carro, a mulher é a pele para fazer umas sandálias )
Não pata, acho que estão ( não és o único ) a ver mal a "cena"!!!
As cotadas já devem ter sofrido na sua cotação em bolsa a maior parte da exposição à Rioforte, GES, BES, etc... como é o exemplo da PT.
O problema é sempre com o que ainda não se sabe. O mercado bolsista tenta sempre antecipar e não o contrário.
Quando as notícias nos chegam os "insaiders" da bolsa já as sabem há muito tempo.
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
- Registado: 3/8/2014 16:53
comunicado na CMVM nada??????
- Registado: 29/11/2007 10:27
zeunzas Escreveu:pessoal boa noite tirem me uma duvida...parva claro...vendi as minhas ações 30 minutos antes das açoes serem suspensas. As ordens foram executadas com sucesso.
Posso estar descansado que daqui a 5 dias tenho o dinheiro na conta certo?
desculpem mas com tanto reboliço
Claro que pode estar descansado
Boa Noite Forenses,
Abraço
Abraço
- Anexos
-
- bes.JPG (35.88 KiB) Visualizado 7189 vezes
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bar38, CORTIÇA, darkreflection, Google [Bot], m-m, MADxMAX, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, TTM62, yggy, Zecadiabo e 206 visitantes