Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Marco Martins » 3/8/2014 9:04

trend=friend Escreveu:Se for de facto esta a solução, fará sentido o BES (remetido à condição de bad bank) voltar a negociar? Para se aproximar de zero nos primeiros minutos?

Não me parece... Penso que isto implicará a suspensão definitiva...

para toda a restante bolsa talvez fosse melhor essa suspensão ate tudo estar um pouco mais calmo.

Registado: 7/4/2007 17:13

por trend=friend » 3/8/2014 8:49

Se for de facto esta a solução, fará sentido o BES (remetido à condição de bad bank) voltar a negociar? Para se aproximar de zero nos primeiros minutos?

Não me parece... Penso que isto implicará a suspensão definitiva...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Marco Martins » 3/8/2014 8:47

Rastilho 2014 Escreveu:
.

agora levantam-se vozes contra o vitor bento!
por isso e que Portugal esta como esta e nunca tera remédio, pois o nosso povo só questiona as pessoas e instituições quando nos dizem verdades!

o bento apenas queria tomar posse depois dos resultados.
a assembleia que permite aprovar a entrada do estado foi adiada e por iniciativa dos salgados e do credit.

lamento o que esta a acontecer no bes, mas acho que deveriamos ser mais exigentes com quem deixou a caca com bombas dentro.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Clinico » 3/8/2014 6:22

Eu peço desculpa mas não entendo o Rastilho:

- O Vitor Bento foi nomeado pelo BdP para tomar conta das coisas antes do falecimento do doente (BES)
- Com a porcaria toda que vai pelo banco não é possível ter noção da realidade total do que se passa, daí o chorrilho e noticias que só trazem mais confusão
- Sim, a actuação de Vitor Bento é urgente para salvar o banco. Quando o doente entra em paragem respiratória, não temos que pedir licença a familiares para o ressuscitar! É logo ali e com força, de maneira aque deixe lá as nomeações pela Assembleia Geral para depois.
- Sim, são os acionistas que devam pagar, se quiserem, e de maneira nenhuma o povaréu.
- Se é para pôr alguém em tribunal, é a administração Espirito Santo e o Ricardo e não o Vitor Bento ou o Carlos Costa.
- Foram os espíritos Santos que mentiram, actuaram de forma ilícita e convenceram accionistas a dar o seu contributo. São eles e só eles que tem que responder perante accionistas e perante a lei.

Nota: eu assumi a perda do aumento de capital e saí do BES. Não gosto de manter perdas anos, á espera que recupere. Vou eu recuperar a massa para outro lado e mais rapidamente
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Rastilho 2014 » 3/8/2014 5:51

Vamos lá ver uma coisa antes de te responder.

Há uma semana atrás as almofadas eram suficientes ou não? Os reguladores afirmaram que sim!!

Havia necessidade de contabilizar o que todas as provisões que foram contabilizadas ou não?

Porque que é que no dia da apresentação de resultados não foi logo anunciado o plano de recapitalizacao?
Não faria sentido?
Quando adiaram os resultados ...encostava nos ao fim de semana e apresentavam resultados e logo em conjunto o plano de recapitalizacao.
Teríamos chegado ao ponto a que chegamos ? Não sei...talvez sim...talvez não.

Parece que tudo está a ser feito em cima do joelho....e levar os acionista para o buraco, é para mim mas uma decisão em cima do joelho. Mas isto é para mim que estou lá metido dentro e posso estar a ser tendencioso.

Mas tenho a certeza que muita tinta vai correr e muitos procesos vão entrar...pelo menos um vai entrar me meu nome...
Posso até gastar mais em advogados do que o que posso perder no bes....mas Vitor bentos e Carlos costas e outros terão que ser chamados á responsabilidades, principalmente por a maneira como estão a conduzir todo o processo.

A melhor maneira como expliquei atrás, era tudo ter sido tratado com pés e cabeça, e não a criar todo o clima de indefinição que se criou esta semana.

E ninguém me tira da cabeça que o Vitor Bento está a tentar entalar todos os acionistas.

Registado: 3/8/2014 2:03

por Sr_SNiper » 3/8/2014 5:10

Tudomorto Escreveu:Boa noite..

O sentimento que tinha traduziu se no meu anterior Nick. :wall: :wall: :-# . Situação já alterada.

Continuando a analisar as notícias que vão saindo, cada vez me vão surgindo mais dúvidas...

Como pode o Vitor Bento decidir o futuro, se não foi sequer impossado numa assembleia geral?

Por que decidiu assumir perdas totais quando o BP pedia que se assumisse só 50%

Por que fez uma apresentação de resultados á porta fechada e fugiu das perguntas dos jornalistas?

Incomoda me de sobre maneira já se escrever que a solução que se fala foi pensada por ele..não sei até que ponto quero uma pessoa daquelas a comandar uma instituição do qual sou acionista e pelo que me parece ele não defende. Pois a solução falada nada defende os acionistas.

Politicamente..

Se a solução que se fala for a apresentada, o Psd, que já se prevê que tenha uma derrota histórica , poderá ter um derrota que ficará para a história, pelo que continuo a achar que chamar os contribuintes é mau, mas chamar os acionistas e em especial os minoritários também não será bom.

Continuo na minha que tudo o que saiu na imprensa hoje foi um pouco a testar , e que amanhã venha uma solução menos gravosa( do que a perda total)

Abraço e boa noite a todos.

É que não percebo, pela primeira vez desde o 25 de Abril faz-se uma coisa justa numa situação desta magnitude, e é mau para o PSD ? Ficará para a história como a melhor decisão já alguma vez feita.
Quem queres tu que assuma as perdas? O país através de impostos?
mas que nada de bom vai sair daqui já todos sabemos, agora é só ver o que é menos mau.
Diz-me lá tua s tua solução
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Rastilho 2014 » 3/8/2014 5:00

Boa noite..

O sentimento que tinha traduziu se no meu anterior Nick. :wall: :wall: :-# . Situação já alterada.

Continuando a analisar as notícias que vão saindo, cada vez me vão surgindo mais dúvidas...

Como pode o Vitor Bento decidir o futuro, se não foi sequer impossado numa assembleia geral?

Por que decidiu assumir perdas totais quando o BP pedia que se assumisse só 50%

Por que fez uma apresentação de resultados á porta fechada e fugiu das perguntas dos jornalistas?

Incomoda me de sobre maneira já se escrever que a solução que se fala foi pensada por ele..não sei até que ponto quero uma pessoa daquelas a comandar uma instituição do qual sou acionista e pelo que me parece ele não defende. Pois a solução falada nada defende os acionistas.

Politicamente..

Se a solução que se fala for a apresentada, o Psd, que já se prevê que tenha uma derrota histórica , poderá ter um derrota que ficará para a história, pelo que continuo a achar que chamar os contribuintes é mau, mas chamar os acionistas e em especial os minoritários também não será bom.

Continuo na minha que tudo o que saiu na imprensa hoje foi um pouco a testar , e que amanhã venha uma solução menos gravosa( do que a perda total)

Abraço e boa noite a todos.

por Sr_SNiper » 3/8/2014 4:55

artista_ Escreveu:
ferreira10 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Fiquei completamente surpreendido com a afirmação do LMM a dizer que achava bem que fossem os acionistas a pagar......

João

Que ridículo, claro que devem ser os acionistas, e se não conseguirem a seguir devia ser eu que tenho subordinadas, quem é que devia pagar então?
PS: Como vivemos num país de bananas tenho esperança que não sobre para as subordinadas este terramoto, pelo menos que não seja muito atinguido, mas que faz senido faz, achas que é o Artur da aldeia que deve pagar?

ahahah! SNiper; não há nada como ter honestidade mental!Gabo-te essa tua coragem! És «gajo» que estás disposto a pagar para ver implementada a solução justa! Isto não é para todos: muitos que aqui comentam estão contaminados pelo facto de terem de alguma forma participações no banco em causa!

Tu não tens medo de meteres os tomates na bigorna (salvo seja), dado que já sabes ao que vais. Que é como quem diz;sabias os riscos que incorrias ao investires em obrigações.

Não é por o conhecer pessoalmente mas esta postura do Sniper devia figurar num tópico inamovível qualquer, que estivesse facilmente ao alcance de todos! Os mercados de capitais são perigosos, muitos descobrem-no da pior forma, mas é assim, não vejo que possa ser de outra forma!

[?![/quote]
A malta aqui parece que tem 5 anos, partiram a jarra em casa e agora não querem ficar de castigo, o pai já tinha dito que se jogassem futebol na sala e partissem a jarra ficavam de castigo, agora partiram e estão indignados.
Toda a gente sabe as regras do jogo, aconteceu, nao devia, ter acontecido, mas aconteceu, e a responsabilidade é só nossa , de mais ninguém, somos todos crescidos.
A vida tambem nao é só isto, vim agora, de uma festa fantástica na jazzy em lisboa de salsa que me soube pela vida.
Ps: e as subordinadas do bes? No banco boom :) obrigações do próprio bes naomdevem ser ativo toxico ao contrário das dividasmda, esfg , rio forte e por aí em diante
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por artista_ » 3/8/2014 4:17

ferreira10 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
joao73 Escreveu:Fiquei completamente surpreendido com a afirmação do LMM a dizer que achava bem que fossem os acionistas a pagar......

João

Que ridículo, claro que devem ser os acionistas, e se não conseguirem a seguir devia ser eu que tenho subordinadas, quem é que devia pagar então?
PS: Como vivemos num país de bananas tenho esperança que não sobre para as subordinadas este terramoto, pelo menos que não seja muito atinguido, mas que faz senido faz, achas que é o Artur da aldeia que deve pagar?

ahahah! SNiper; não há nada como ter honestidade mental!Gabo-te essa tua coragem! És «gajo» que estás disposto a pagar para ver implementada a solução justa! Isto não é para todos: muitos que aqui comentam estão contaminados pelo facto de terem de alguma forma participações no banco em causa!

Tu não tens medo de meteres os tomates na bigorna (salvo seja), dado que já sabes ao que vais. Que é como quem diz;sabias os riscos que incorrias ao investires em obrigações.

Não é por o conhecer pessoalmente mas esta postura do Sniper devia figurar num tópico inamovível qualquer, que estivesse facilmente ao alcance de todos! Os mercados de capitais são perigosos, muitos descobrem-no da pior forma, mas é assim, não vejo que possa ser de outra forma!

alguém que já não me lembro do Nick, peço desculpas! :oops: Escreveu:Como é que ninguém foi ainda preso?!?
Isto a confirmar-se será o maior roubo da história da bolsa!

Vejo que não estavas por aqui na época em que o BCP vendia ações aos clientes enquanto mantinha as cotações altas recorrendo a offshores! :mrgreen:

Quanto à primeira frase, também me pergunto sobre o mesmo, mas a resposta é simples, estamos em Portugal! :|

SERRA LAPA Escreveu:1- As declarações do governador não valem nada?
2-Pode ele transmitir informações falsas? E não é responsabilizado por nada?
3-São os pequenos accionistas, que acreditaram nele, os culpados?
4- Vários dirigentes, entre os quais Passos Coelho, afirmou que o BES era sólido. Também não tem responsabilidade ao passar falsa informação?
5-Os auditores que ganharam rios de dinheiro: Não têm nenhuma responsabilidade?
6 - E os criminosos que levaram o banco a esta situação, continuam a estar em lugares de 5 estrelas, enquanto que o povão aperta o cinto para pagar os impostos? Não há cadeia?

Aquui é que está o grande problema, eu ainda estou à espera de gente presa, ou da demissão do governador do BdP, ou as duas coisas juntas... pelo menos! Mas, como estamos em Portugal, palpita-me que não vai acontecer nenhuma delas... se assim for ficará a restar-me a eventual consolação de isto afundar de vez o PSD! Prémio pequeno de mais para tão grande crime! Será que os portugueses não serão capazes de exigir mais alguma coisa?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por fausto1 » 3/8/2014 3:36

"Está encontrada a solução para a recapitalização do BES: recorrer ao Fundo de Resolução, criado em 2012, por imposição da “troika".

O objectivo era justamente o de evitar que sejam os contribuintes a financiar empresas de crédito e empresas de investimento em caso de dificuldades financeiras.

Fontes do Governo e da maioria adiantam à Renascença que o recurso a este fundo está decidido e será anunciado amanhã à noite pelo Governador do Banco de Portugal (entidade junto da qual funciona). Nesse momento saber-se-á também o montante que vai entrar nesta recapitalização, sendo que, em 2013, de acordo com o relatório e contas, o Fundo de Resolução tinha apenas um capital de 182 milhões de euros de contribuições das instituições financeiras.

A verba é insuficiente, o que implica, segundo fonte do Governo, que a solução passe por ser este fundo a pedir um empréstimo ao Fundo de Recapitalização criado no âmbito do programa de ajustamento e onde ainda estão disponíveis seis mil milhões de euros. Mas isso terá de ter o acordo de Bruxelas, que também é parte nestas negociações.

O montante global desta operação vai depender de outros investidores privados que queriam participar desta operação de recapitalização.

Para o Governo é essencial que esta seja uma operação completamente distinta da que foi feita para o BPN. As fontes da Renascença insistem que o modelo é completamente distinto e a legislação também.

O Executivo quer, acima de tudo, que o país acorde na segunda-feira com a solução para este caso em curso, e que nesse dia já esteja separado o bom e o mau, ou seja, que os mercados abram com um novo BES, com nova administração, com activos que têm capacidade de atrair, numa próxima etapa, novos investidores.

Fonte: RENASCENÇA

Esta notícia parace-me verossímil e não queria deixar de a partilhar com os foristas, pese embora o adiantado da hora, Vamos ter calma...

Registado: 15/5/2014 0:54

por luisptavares » 3/8/2014 3:04

Tudomorto Escreveu:Boa noite..

De muitas coisas que tenho a dizer, direi por agora só algumas...

No dinheiro vivo, escrevem que está solução foi pensada por o Sr Vitor Bento ...se assim for é uma verdadeira tristeza.

Como é que aprovisionaram a 100% e mesmo assim vão colocar esses activos no bad bank.

Penso que se está solução avançar, será a debandada da bolsa portuguesa e a perda de toda a credibilidade .

Caso seja verdade( parece me que estão a testar o pessoal e que o acordo estará muito longe de estar fechado) muito tinta vai correr e muita gente vai deixar de vir há rua sem seguranças.

Por fim 2 perguntas?

Os cocos não são aplicados por algum motivo em especial? Ou porque o iluminado do Vitor Bento acha que descobriu a pólvora,

Quem têm PPR no bes corre algum risco de perder o seu dinheiro.?

Para todos os acionista do bes, onde eu me incluo, há que começar a pensar em fazer uma associação e temos que levar estes pessoal todo a tribunal

Vitor Bento
Carlos Costa e outros mais..

Sem querer qualquer tipo de violência acho que se optarem por esta solução ainda vai haver mortes..

Boa noite a todos os colegas que estão neste barco..

Juntos seremos mais fortes.

Abraço a todos

Ps....amanhã cá para mim ainda se vai demitir o Vitor Bento.

caro Tudomorto (que raio de nick!!!)
Se precisar de outro accionista para conjuntamente começar a processar os intervenientes, conte comigo.....

Um pequeno relapso, se for criado um bad bank, então também devem ir todas as imparidades já registadas pelo BES nos últimos anos, ou seja todo e qualquer contrato de habitação, crédito sob empresas e outras imparidades de incumprimento que os actuais accionistas suportaram, ou seja cerca de 4,5MM (para além dos recentes do semestre....), ou seja todo o imobiliário das contas do banco, bem com participações da PT e da OI!!!! e ainda os dtas.... quero ver quem ataca os accionistas!!!
Aliás, sendo jurista com o LMM até tenho pena da falta de visão dos efeitos do enunciado pelo LMM...

Calma e vamos aguardar....
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"

Registado: 13/4/2010 15:10

por LP2WL » 3/8/2014 2:52

Concordo que não se penalizem os contribuintes, mas há maneira de o fazer sem reduzir a cinzas os títulos dos pequenos acionistas.

Eu quando fui ao aumento de capital fui no pressuposto que havia um buraco de mil milhões e eventualmente qualquer coisa mais, mas não a situação actual. Afinal de contas o Banco de Portugal estava em cima da situação, quanto mais não fosse pelo sinal que deu ao obrigar a provisionar os montantes para o ES Liquidez.

Não me queixo de ter ido ao aumento de capital. Quando invisto em ações avalio os riscos. Como investimento de longo prazo, sei que poderia perder a totalidade do capital investido por razões de negócio, como as que deixo aqui em jeito de caricatura:

1 - Os clientes do BES deixarem todos de pagar a prestação da casa ao mesmo tempo
2 - Haver um golpe de estado em Portugal
3 - A D. Inércia começar a mexer-se
4 - Os clientes do BES fugirem todos para o BPI, pq nada como estar debaixo de uma árvore quando chove e há uma ligeira possibilidade de haver trovoada (não sei onde vão buscar estes publicitários).

Enfim, por n razões que são avaliadas quando se faz um investimento a longo prazo. Nunca imaginei que num AC supervisionado pela CMVM e BP, publicitado como sendo feito para repôr os rácios, no final de contas não era um buraco e estava tudo comido pelas térmitas.

É a mesma situação da PT. Tenho ações como investimento de longo prazo e podia imaginar n razões para o negócio correr mal à PT e eu perder capital, mas nunca imaginei que fosse pela besta do Granadeiro fazer um favor aos amigos.

Anyway, life goes on e o importante é ter saúde ! Tudo é relativo.

Fico apenas com a dúvida se a confirmar-se a solução do oráculo MM, não se está a abrir uma caixa de Pandora....A participação da PT no BES fica reduzida a zero ou quase (valor da hipotética participação no bad bank ) ? Acho que faltam peças na solução que o oráculo divulgou...

Cmps

Registado: 10/7/2014 16:16

por ferreira10 » 3/8/2014 2:31

Sr_SNiper Escreveu:
joao73 Escreveu:Fiquei completamente surpreendido com a afirmação do LMM a dizer que achava bem que fossem os acionistas a pagar......

João

Para os aprendizes que por aqui andam fica uma expressão chave:«Money Management».Não façam como o incompetente do Granadeiro que tudo meteu no mesmo cesto!

Outra expressão chave:«Quem anda nestas lides não pode ter amor ao dinheiro».Naturalmente, não se pode desviar para a bolsa o dinheiro destinado à sobrevivência diária.

E fica uma palavra chave: «Stops».

Dito isto,depois de concordar, vou discordar dessa ideia de os acionistas perderem tudo!LOL :mrgreen: :mrgreen:

Vou propor uma solução maluca, impropria, e incapaz de ser implementada. :twisted:

O ponto de partida é a imagem que deixo em baixo e que sugere: “Igualdade não significa justiça”.

Proponho que se estabeleça uma hierarquia de perdas: Os primeiros a perderem as ações são aqueles que têm participações qualificadas. Só se fosse necessário é que se chegaria aos pequenos acionistas.(O Bes não se inclui neste cenário dada a dimensão do buraco)

Estranha esta minha proposta? Pornográfica? Contra-natura?

De facto, parece ser contra-natura, dado que aqueles que têm uma maior participação acabam por ser os mais prejudicados nesta minha proposta. Quando dada a dimensão das suas participações deveriam ser aqueles que deveriam tirar mais proveitos do banco e não o contrario.
E porque não pensar que aqueles que maior participação tem no banco também são aqueles que maior responsabilidade tem nos destinos, para o mal e para o bem, desse banco?

Não são os pequenos acionistas que estão representados nos conselhos de administração. Pelo menos é essa a ideia que eu tenho.(aqui tenho duvidas).Suponho que os administradores são nomeados pelos grandes acionistas. São esses administradores que se banqueteiam com grandes ordenados. São esses administradores que dão a ganhar somas exorbitantes aos CEOs. São esses administradores que fiscalizam a gestão do banco. São as praticas desses administradores que levam à falência juntamente com os gestores o banco e/ou a cotada.

Dirão alguns, mas esses graúdos já são mais penalizados do que os demais em virtude da dimensão percentual da participação que detêm na cotada. Sem dúvida!Mas eu entendo que se as suas práticas levaram à falência de uma cotada, para a qual os pequenos acionistas não são achados nem consultados (excetuando umas assembleias gerais manhosas, cuja votação é dominada por razões óbvias pelos graúdos), entendo que se deveria achar uma solução que resultasse numa transformação operada dentro da própria empresa. Como que dar uma segunda vida à empresa.

O principio seria: quem não sabe liderar perde a liderança com língua de palmo, ou seja, perde a liderança e o dinheiro investido na empresa. Dando lugar a uma nova liderança protagonizada pelos pequenos acionistas. Os quais deveriam nomear uma nova administração, uma nova presidência.

Ideia maluca?Sem dúvida. Teria várias virtudes, ou se calhar não. LOL: refreava a construção de grandes monopólios. Os investidores pensavam duas vezes se quereriam construir dentro de uma empresa uma participação que significasse o controlo da empresa.

Era pedagógico. Os investidores saberiam que não bastava lá colocarem o dinheiro e uns administradores a vigiar aquilo. Eles teriam que ser implacáveis com os administradores nomeados. Não é esta palhaçada de um individuo ser administrador de cerca de 100 empresas ao mesmo tempo como já se viu.

Responsabilizava os lideres. Aqueles que comandam os destinos da empresa. Parte do seu ordenados seria recebido em ações das empresa as quais não poderiam ser vendidas sem termino do seu mandato. Caso, no decurso do seu mandato a empresa fosse à falência essas ações recebidas pelos gestores embora não totalizassem uma participação qualificada eram dadas como perdidas. O que acontece hoje é que vão recebendo prémios mesmo que levem a empresa à falência. Na maior parte dos casos os prémios não são devolvidos.

E porque a exposição já vai longa, suponho que se percebeu no essencial, o que estou a sugerir não é assim tão atípico:a pena de prisão para o líder de uma gang é sempre maior do que a pena para os seus subordinados.
Anexos
Igualdade justiça.png
Igualdade justiça.png (668.62 KiB) Visualizado 5946 vezes
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Rastilho 2014 » 3/8/2014 2:15

Boa noite..

De muitas coisas que tenho a dizer, direi por agora só algumas...

No dinheiro vivo, escrevem que está solução foi pensada por o Sr Vitor Bento ...se assim for é uma verdadeira tristeza.

Como é que aprovisionaram a 100% e mesmo assim vão colocar esses activos no bad bank.

Penso que se está solução avançar, será a debandada da bolsa portuguesa e a perda de toda a credibilidade .

Caso seja verdade( parece me que estão a testar o pessoal e que o acordo estará muito longe de estar fechado) muito tinta vai correr e muita gente vai deixar de vir há rua sem seguranças.

Por fim 2 perguntas?

Os cocos não são aplicados por algum motivo em especial? Ou porque o iluminado do Vitor Bento acha que descobriu a pólvora,

Quem têm PPR no bes corre algum risco de perder o seu dinheiro.?

Para todos os acionista do bes, onde eu me incluo, há que começar a pensar em fazer uma associação e temos que levar estes pessoal todo a tribunal

Vitor Bento
Carlos Costa e outros mais..

Sem querer qualquer tipo de violência acho que se optarem por esta solução ainda vai haver mortes..

Boa noite a todos os colegas que estão neste barco..

Juntos seremos mais fortes.

Abraço a todos

Ps....amanhã cá para mim ainda se vai demitir o Vitor Bento.

por fausto1 » 3/8/2014 2:10

E foram esgotadas as tentativas de se encontrar soluções privadas? NÃO!
Foi préviamente proposto aos atuais accionistas que participassem num aumento de capital por forma a repor os rácios? NÃO!
Parece evidente que esta intervenção do Estado só acontece precisamente para evitar o risco sistémico. Logo, não se deverão aplicar as novas regras visto que se trata de uma situação excepcional.

Registado: 15/5/2014 0:54

por macau5m » 3/8/2014 2:07

SERRA LAPA Escreveu:No Bes perdi cerca de 30% apanhado pelo inicio da porcaria, que se veio a revelar agora em toda a sua plenitude.
Não tenho pois qualquer posição neste título.
Mas coloco algumas questões:
-Com as declarações proferidas pelo governador do banco de Portugal estive novamente tentado a entrar.
1- As declarações do governador não valem nada?
4- Vários dirigentes, entre os quais Passos Coelho, afirmou que o BES era sólido. Também não tem responsabilidade ao passar falsa informação?
6 - E os criminosos que levaram o banco a esta situação, continuam a estar em lugares de 5 estrelas, enquanto que o povão aperta o cinto para pagar os impostos? Não há cadeia?

O melhor fim-de-semana a quem está dentro, sinceramente esqueça o dinheiro e tente não se massacrar mais com isso, só por sorte não estou nessa situação. Sugiro que pense na desgraça de milhares que tem infortúnios maiores, a vida não se resume só a dinheiro.
Com gente sem responsabilidade e numa república das bananas, gente séria e honesta fica sempre queimada

Após ver que muitos forenses entraram no BES esta semana, e que muitos forenses os criticam por essa decisão. Estava a preparar o meu posto quando vi este do Serra Lapa, que vai totalmente no sentido daquilo que eu também penso.
Quantos não terão entrado enganados pelos membros do Governo e pelo Governador do Banco de Portugal, ao afirmarem que o Banco estava sólido.

Quanto à solução apresentada pelo Marques Mendes, acho que algumas coisas não são muito viáveis.
Será que os outros bancos nacionais têm disponibilidade para financiar o fundo de contingência.
Sabendo que 2 dos maiores ( BCP e BPI) ainda se debatem com problemas estando o BCP ainda a pagar o empréstimo ao estado e o BPI acabou de pagar também o empréstimo contraído.

Nota: Sim, sou acionista do BES e vou aguardar pela decisão que será comunicada amanhã.
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por luisptavares » 3/8/2014 2:00

Caro Lusitanian Trader,
O que é explicitado pelo JdN é incorrecto.... Veja a portaria 140/2014 de 8 de julho de 2014... Já a tinha postado aqui!!!! posso relembrar que a futura directiva a aplicar em 1 de janeiro de 2016 refere o principio que nenhum credor pode ser mais prejudicado do que a instituição de que é credor/accionista(ainda há créditos sob a empresa)/obrigacionista for sujeita a um processo normal de insolvência.... O que é referido da Eslovénia (acho que é esse o País que indica) não é aplicável por a casuistica não ser a mesma!!!!!! Olhe que sei do que digo!!!
Não sei o futuro mas posso garantir que sei da lei e do seu enquadramento legal, bem como do seu período de início de vigência....
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"

por katolo » 3/8/2014 1:55

E, claro, a debandada total da Bolsa! Crash enorme na Bolsa!

Durante muitos anos nenhum investidor internacional colocará um cêntimo nas cotadas nacionais. Vão ser anos para recuperar a confiança, principalmente na Banca...

Registado: 20/2/2014 22:01

por katolo » 3/8/2014 1:49

Então mas já se tentou fazer o AC e comer parte da dívida subordinada?

Mas alguém me consegue explicar para que raio se recapitaliza um banco que fica limpo de activos tóxicos?

Já não tinha uma almofada financeira de 2,1 mil milhões de euros? Para que precisa de mais 4 ou 5 mil milhões de euros como diz o outro?

Fica o banco com melhor folga financeira do mundo! Passa-se do 8 para o 80...

(já estou a ver este dinheiro a ir para o bolso de alguns, para variar)

por Lusitanians Traders » 3/8/2014 1:40

As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader

Registado: 6/2/2014 17:48

por luisptavares » 3/8/2014 1:37

Cheguei agora e estou incrédulo com as palavras de LMM.....
1 - good bank= fundo de resolução (qual se é inexistente juridicamente??)
2 - Bad bank fica para actuais accionistas????
3 - tal solução é verdadeiramente inconstitucional, pois se o BEs tem passivos mas também tem Activos QUE SÃO SUPERIORES AOS PASSIVOS...

A solução vertida é manifestamente inconstitucional pois afecta o direito de propriedade dos accionistas.... vejamos: o meu vizinho tem diverso património, mas num negócio dá garantias de parte do património e o negócio corre mal.. Mas o estado chega ao meu vizinho e diz-lhe que fica com tudo menos a parte que correu mal, e vende o restante património a mim???? Caros foristas que sejam accionistas, tal é inconstitucional e afecta a propriedade privada de cada um pois o BES é constítuido como um todo com activos e passivos e AINDA HÁ ACTIVOS SUPERIORES AO PASSIVO!!!!
POSSO DEMORAR UMA VIDA MAS VOU DEMONSTRAR ISTO MESMO EM TRIBUNAL!!!!!! QUERO QUE O ESTADO PAGUE A PERCENTAGEM QUE ME CORRESPONDE RELATIVA AOS REMANESCENTES ACTIVOS, BEM COMO ÀS IMPARIDADES JÁ REGISTADAS E QUE SERÃO RECUPERADAS!!!
Mas este LMM sabe o que está a dizer?? sabe ele que o fundo ainda não existe?? E sei do que digo.....

por katolo » 3/8/2014 1:36

Vão haver processos em Tribunal de acionistas (institucionais e privados) contra o Estado e BdP.

Não me admira que ganhem e o Estado ainda venha a ter que indemnizar muitos acionistas...

por SERRA LAPA » 3/8/2014 1:26

No Bes perdi cerca de 30% apanhado pelo inicio da porcaria, que se veio a revelar agora em toda a sua plenitude.
Não tenho pois qualquer posição neste título.
Mas coloco algumas questões:
-Com as declarações proferidas pelo governador do banco de Portugal estive novamente tentado a entrar.
1- As declarações do governador não valem nada?

O melhor fim-de-semana a quem está dentro, sinceramente esqueça o dinheiro e tente não se massacrar mais com isso, só por sorte não estou nessa situação. Sugiro que pense na desgraça de milhares que tem infortúnios maiores, a vida não se resume só a dinheiro.
Com gente sem responsabilidade e numa república das bananas, gente séria e honesta fica sempre queimada

Registado: 17/3/2008 4:57

por katolo » 3/8/2014 1:24

Expliquem-me uma coisa como se eu fosse muito burro!

Se vão limpar o banco do lixo tóxico e criar o tal "bad bank", para que é preciso recapitalizar o BES????

Esta história está muito mal contada...

por joaonsoares » 3/8/2014 1:18

Boa noite,

Só uma questão, os acionistas não terão de votar nessa proposta de bad bank?

Registado: 24/6/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014, VALHALLA e 166 visitantes