Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Boas,
Este comportamento da JM é já habitual após a apresentação de resultados, sejam trimestrais, semestrais, anuais.
Embora a evolução da JM nos últimos tempos seja claramente descendente, no gráfico parece-me ter tocado na base inferior do canal, o que a meu ver originará uma reação em alta pelo menos até aos 10.70/ 10.80.
Os indicadores stochastic, MACD, RSI, William R, estão em níveis bastante baixos, havendo margem para uma reação interessante.
Nota: entrei hoje a 9.71 espero não me queimar
Bons negocios
Este comportamento da JM é já habitual após a apresentação de resultados, sejam trimestrais, semestrais, anuais.
Embora a evolução da JM nos últimos tempos seja claramente descendente, no gráfico parece-me ter tocado na base inferior do canal, o que a meu ver originará uma reação em alta pelo menos até aos 10.70/ 10.80.
Os indicadores stochastic, MACD, RSI, William R, estão em níveis bastante baixos, havendo margem para uma reação interessante.
Nota: entrei hoje a 9.71 espero não me queimar

Bons negocios
- Anexos
-
- J Martins(Diário)20140731223006.png (61.68 KiB) Visualizado 6380 vezes
-
- J Martins(Semanal)20140731222938.png (49.8 KiB) Visualizado 6380 vezes
- Registado: 19/8/2009 19:28
Na Polonia a coisa não está famosa, mas existe o investimento na Colombia, e a estrategia na polonia vai ser alterada.
Mas tendo em conta que a empresa continua a dar lucro, desceu 13% em relação ao mm periodo do ano anterior, mas não deixou de dar lucro, não acham que esta queda da acção é muito exagerada ?
Mas tendo em conta que a empresa continua a dar lucro, desceu 13% em relação ao mm periodo do ano anterior, mas não deixou de dar lucro, não acham que esta queda da acção é muito exagerada ?
- Registado: 27/12/2007 22:40
O mercado é muito elouquente e se existe alguém que pode estancar as quedas da JM não são de certeza os portugueses. São os fundos estrangeiros os tubarões que vê uma empresa destas a baixo preço.[/quote]
Eu tenho o pensamento oposto.
Esta sempre foi uma acção mais apetecivel e transacionada pelo grande capital e não pelos pequenos.
Mas quem ontem vendeu o titulo e hoje continua a vender parece-me serem quem transaciona grandes quantidades. Não me parece que fundos gostassem dos últimos resultados.
Normalmente preferem abandonar a posição, ate possivelmente com mais valias se for posição de longo prazo e voltar a entrar quando o rumo dos resultados se inverter.[/quote]
Sem dúvida que a JM é transaccionada pelo grande capital.
Mas toda gente que comprou desde Outubro de 2010 seja grande ou pequeno e as mantém, está a perder dinheiro.
Muitos vendem ontem, hoje e amanhã grandes quantidades porque não vêem outra coisa senão quedas futuras. E é esse o sentimento que de facto empurra ainda mais as acções para baixo. Independentemente de estar barata ou cara, é o salve-se quem poder. No entanto, só o investidor racional compra nesses momentos em que ninguém as quer, com objectivos de longo prazo porque vê desconto tão esperado e tão desejado.
Só um desconto faz valer a pena o investimento numa excelente empresa com ROE acima da média. Não basta ser uma excelente empresa, é fundamental estar a desconto.
Tem que ser a empresa certa ao preço certo, de outro modo o risco torna-se maior.
Mesmo fazendo comparação do valor da JM em 2011, hoje estando a empresa ao mesmo preço de 2011, está mais barata do que em 2011/2012.
Quanto mais descer mas barata fica, mas se quebrar o suporte dos 10 euros consistentemente pode tornar-se dificil nos proximos 2 a 3 anos a empresa vir cotar para perto dos 20 euros ou mais.[/quote]
Qual o concorrente na Polónia que não estaria disposto a pagar mais do que o total da capit. bolsista da JM pela Biedronka apenas?
Entrada na JM (50% de uma posição conservadora), considerando o ROE actual, estar num valor equivalente aos mínimos de 2011 mas com mais 60% de vendas e com um passive baixo para o sector, para o estado oversold e queda em termos absolutos verificada. 8,97 - stop loss (9.65 entrada). Reforço apenas acima de 10,6.
Versus NOS (que tem mais de metade da capitalização bolsista), tem menor passivo, lucro liquid de 144m no 1ºs versus 18m, volume de vendas a crescer 7% YoY vs -2% YoY.
Simplificando demasiado - porque sector não é directamente comparável - tem um ROE de 25% vs ROE de 7% (vale 3,5 NOS)[/quote]
estás a esquecer-te é do forward ROE, da gloria passada todos vivemos.. ..... e do free cash fow yield por ai a conversa muda muito com o fundo de maneio como ele anda
2- a jm não é opavel.... a familia tem 56%... mas pode subir depois deste chapao... poderá um pouco...
Nos tem incorporado um valor de sinergias e por EV/EBITDA a diferença nao é tão grande se uma empresa tiver umas migalhas de capitais proprios e um market cap muito alto o roe parece muito elevado mas há mais vida alem disso...
Esta sempre foi uma acção mais apetecivel e transacionada pelo grande capital e não pelos pequenos.
Mas quem ontem vendeu o titulo e hoje continua a vender parece-me serem quem transaciona grandes quantidades. Não me parece que fundos gostassem dos últimos resultados.
Normalmente preferem abandonar a posição, ate possivelmente com mais valias se for posição de longo prazo e voltar a entrar quando o rumo dos resultados se inverter.[/quote]
Mas toda gente que comprou desde Outubro de 2010 seja grande ou pequeno e as mantém, está a perder dinheiro.
Muitos vendem ontem, hoje e amanhã grandes quantidades porque não vêem outra coisa senão quedas futuras. E é esse o sentimento que de facto empurra ainda mais as acções para baixo. Independentemente de estar barata ou cara, é o salve-se quem poder. No entanto, só o investidor racional compra nesses momentos em que ninguém as quer, com objectivos de longo prazo porque vê desconto tão esperado e tão desejado.
Só um desconto faz valer a pena o investimento numa excelente empresa com ROE acima da média. Não basta ser uma excelente empresa, é fundamental estar a desconto.
Tem que ser a empresa certa ao preço certo, de outro modo o risco torna-se maior.
Mesmo fazendo comparação do valor da JM em 2011, hoje estando a empresa ao mesmo preço de 2011, está mais barata do que em 2011/2012.
Quanto mais descer mas barata fica, mas se quebrar o suporte dos 10 euros consistentemente pode tornar-se dificil nos proximos 2 a 3 anos a empresa vir cotar para perto dos 20 euros ou mais.[/quote]
Qual o concorrente na Polónia que não estaria disposto a pagar mais do que o total da capit. bolsista da JM pela Biedronka apenas?
Entrada na JM (50% de uma posição conservadora), considerando o ROE actual, estar num valor equivalente aos mínimos de 2011 mas com mais 60% de vendas e com um passive baixo para o sector, para o estado oversold e queda em termos absolutos verificada. 8,97 - stop loss (9.65 entrada). Reforço apenas acima de 10,6.
Versus NOS (que tem mais de metade da capitalização bolsista), tem menor passivo, lucro liquid de 144m no 1ºs versus 18m, volume de vendas a crescer 7% YoY vs -2% YoY.
Simplificando demasiado - porque sector não é directamente comparável - tem um ROE de 25% vs ROE de 7% (vale 3,5 NOS)[/quote]
estás a esquecer-te é do forward ROE, da gloria passada todos vivemos.. ..... e do free cash fow yield por ai a conversa muda muito com o fundo de maneio como ele anda
2- a jm não é opavel.... a familia tem 56%... mas pode subir depois deste chapao... poderá um pouco...
Nos tem incorporado um valor de sinergias e por EV/EBITDA a diferença nao é tão grande se uma empresa tiver umas migalhas de capitais proprios e um market cap muito alto o roe parece muito elevado mas há mais vida alem disso...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
EuroSexy Escreveu:SHARPTRADER Escreveu:EuroSexy Escreveu:O mercado é muito elouquente e se existe alguém que pode estancar as quedas da JM não são de certeza os portugueses. São os fundos estrangeiros os tubarões que vê uma empresa destas a baixo preço.
Normalmente preferem abandonar a posição, ate possivelmente com mais valias se for posição de longo prazo e voltar a entrar quando o rumo dos resultados se inverter.
Quanto mais descer mas barata fica, mas se quebrar o suporte dos 10 euros consistentemente pode tornar-se dificil nos proximos 2 a 3 anos a empresa vir cotar para perto dos 20 euros ou mais.
Entrada na JM (50% de uma posição conservadora), considerando o ROE actual, estar num valor equivalente aos mínimos de 2011 mas com mais 60% de vendas e com um passive baixo para o sector, para o estado oversold e queda em termos absolutos verificada. 8,97 - stop loss (9.68 entrada). Reforço apenas acima de 10,6.
Simplificando demasiado - porque sector não é directamente comparável - tem um ROE de 25% vs ROE de 7% (vale 3,5 NOS)
Editado pela última vez por Optimiza em 31/7/2014 18:00, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
isto não é mais do que o rebanho a atropelar-se a si mesmo. 

- Registado: 16/6/2014 0:01
SHARPTRADER Escreveu:EuroSexy Escreveu:O mercado é muito elouquente e se existe alguém que pode estancar as quedas da JM não são de certeza os portugueses. São os fundos estrangeiros os tubarões que vê uma empresa destas a baixo preço.
Normalmente preferem abandonar a posição, ate possivelmente com mais valias se for posição de longo prazo e voltar a entrar quando o rumo dos resultados se inverter.
Quanto mais descer mas barata fica, mas se quebrar o suporte dos 10 euros consistentemente pode tornar-se dificil nos proximos 2 a 3 anos a empresa vir cotar para perto dos 20 euros ou mais.
EuroSexy Escreveu:O mercado é muito elouquente e se existe alguém que pode estancar as quedas da JM não são de certeza os portugueses. São os fundos estrangeiros os tubarões que vê uma empresa destas a baixo preço.
Mas quem ontem vendeu o titulo e hoje continua a vender parece-me serem quem transaciona grandes quantidades. Não me parece que fundos gostassem dos ultimos resultados.
- Registado: 29/11/2007 3:19
O mercado é muito elouquente e se existe alguém que pode estancar as quedas da JM não são de certeza os portugueses. São os fundos estrangeiros os tubarões que vê uma empresa destas a baixo preço.
MME5 Escreveu:Grande parte das recomendações que saem da Gobulling e outras vale 0
nao diria tanto...as vezes da jeito para fazer ao contrario

- Registado: 10/11/2011 10:05
Grande parte das recomendações que saem da Gobulling e outras vale 0 

Artista Romeno Escreveu:Dica podes ir até a adidas.. que eu ja sai... não me chamo gold.... tinha um stop nos 70 euros que ja tinha sido usado não hoje... e ja ta bye bye agora vai lá NC é para ti a serio.... e ja tas a perder um ganda golodicas destas nao as deites fora....
porrr.....dia 29 recebi recomendação pa shortar adidas...mas como acho que os gajos falham muito deixei passar!!

ainda vi o grafico e realmente estava com mau/bom aspecto pa shortar...mas passou-me...
artista...nao queres dar outra tip, mas daquelas que seja antes de despencar?

nc_trader1 Escreveu:rsacramento Escreveu:nuuuuno Escreveu:porque é que nao me deixam shortar a JM? (saxo saxo...)![]()
querias...
Eu estou curto há já uns dias
Dica podes ir até a adidas.. que eu ja sai... não me chamo gold.... tinha um stop nos 70 euros que ja tinha sido usado não hoje... e ja ta bye bye agora vai lá NC é para ti a serio.... e ja tas a perder um ganda golo

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
rsacramento Escreveu:nuuuuno Escreveu:porque é que nao me deixam shortar a JM? (saxo saxo...)![]()
querias...
Eu estou curto há já uns dias

Não, penso que CMVM, para BES e JMT durante o dia de hoje.
Abraço,
Limonov
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
porque é que nao me deixam shortar a JM? (saxo saxo...)

Nightrader Escreveu:EuroSexy Escreveu:Mesmo comparando a JM ao Carrefour, a JM está sem margem para dúvida mais barata enquanto o Carrefour não está barato, está práticamente ao valor de 2014.
Eu vou-me dar ao trabalho de reflectir convosco sob dados para 2015 entre ambas as empresas: JM e Carrefour.
Para JM temos:
Capital Próprio por acção em 2015: 2,96 euros por acção.
ROE: 24%
Periodo temporal 5 anos
Duas questões: Onde foste buscar o valor de 2.96 euros por acção e porquê um período temporal de 5 anos?
Obrigado
O valor de capital próprio é o estimado para 2015 (neste momento é de 2,6) (mas fiz com base no de 2015) e opto sempre por fazer as contas a 5 anos porque é um período temporal que normalmente não é suficientemente longo nem curto para poder descontar para a actualidade do ponto de vista de investimento a longo prazo. Se fizer as contas para um período de 3 ou 10 anos e descontar para a actualidade pode dar um valor ligeiramente diferente. Mas para 5 anos tem-se revelado correcto.
Além disso, todo lucro agregado em 5 anos + o Capital Próprio dará o valor actual, e dividindo esse valor pelo lucro por acção actual obtemos o PER lógico.
Caso o preço da JM vier para 9, depois 8, depois 7, depois 6, ou que quebre o suporte de 10 consistentemente, então, será pouco lógico ver de novo a JM na casa dos 2 dígitos nos próximos 3 a 5 anos, nunca indo aos 20 ou mais euros. Ao quebrar o suporte de 10 euros não deverá haver fundamentos suficientes para a JM continuar a ser lucrativa e a crescer a longo prazo. Ficando raquitica tipo BES ou Pararede, o que não creio que vá acontecer.
Mas tudo é possível.

ParaCima Escreveu:este é o valor do capital próprio neste momento... e como ele acha que os lucros vão continuar a crescer fez essas contas. o problema é que para teres um roe de 25% no 5 ano tens de ter o dobro dos lucros... o que nao tem acontecido... essas contas não podem ser feitas assim...
O Capital Próprio por acção é o "book value per share", certo?
25% de ROE para 2014 e 2015 são os valores que vêm no site da 4-traders... tens alguma outra fonte de informação?
Dr Tretas Escreveu:jccgold Escreveu:Dr Tretas Escreveu:Fundamentalmente... Isto é só uma empresa de retalho, é o negócio menos lucrativo que existe.
Really? Wal-mart diz alguma coisa?
Já que falas nisso, a Wal-Mart tem uma margem de lucro de 4% nos dias bons. Diria que é um negócio pouco lucrativo.
E já agora, K-Mart, diz-te alguma coisa?
A JMT em 2001 estava barata porque andou muito, muito perto da falência quando as coisas correram mal no Brasil. Agora é a melhor retalhista do mundo, se calhar dá lições à Wal-Mart e ao Carrefour![]()
Sim, teve um belos últimos 5 anos, a Polónia foi excelente, isso é tudo verdade, o vosso erro é projectarem indefinidamente no futuro aqueles que foram anos excepcionais, e não a norma. Mas pronto, não vou insistir mais, afinal não tenho acções da empresa.
Que espetaculo mediocre toda esta discussão.... eu hoje ja enchi foi aqui a galinha ao papo e fechei o assunto antes da sessão...
Dr tretas A jeronimo martins era vista como uma growth stock..... por isso valeu 18 euros.....comparar a jm com o carrefour eu nem sei bem se o carrefour é o comparador certo... o que é a jm agora? eu nao sei dizer bem....uma growth stock em serios problemas....? esses metodos que voces discutem ai sao bonitos e funcionam bem nas empresas desportivas... se tomassem decisoes de investimento com base nisso em chipotles facebooks e outras nao ia dar... e isso tem mal nenhum..... há que ser competente numa coisa e fazer dinheiro nela......
JCG gold..... pode vir a ganhar mas fez pessimamente em nao ter vendido tava na cara... mesmo que ela suba apartir daqui coisa que duvido de modo consistente o preço de entrada era muito menor...
jccgold Escreveu:Dr Tretas Escreveu:Fundamentalmente... Isto é só uma empresa de retalho, é o negócio menos lucrativo que existe.
Really? Wal-mart diz alguma coisa?
Já que falas nisso, a Wal-Mart tem uma margem de lucro de 4% nos dias bons. Diria que é um negócio pouco lucrativo.
E já agora, K-Mart, diz-te alguma coisa?
A JMT em 2001 estava barata porque andou muito, muito perto da falência quando as coisas correram mal no Brasil. Agora é a melhor retalhista do mundo, se calhar dá lições à Wal-Mart e ao Carrefour

Sim, teve um belos últimos 5 anos, a Polónia foi excelente, isso é tudo verdade, o vosso erro é projectarem indefinidamente no futuro aqueles que foram anos excepcionais, e não a norma. Mas pronto, não vou insistir mais, afinal não tenho acções da empresa.
Nightrader Escreveu:EuroSexy Escreveu:Mesmo comparando a JM ao Carrefour, a JM está sem margem para dúvida mais barata enquanto o Carrefour não está barato, está práticamente ao valor de 2014.
Eu vou-me dar ao trabalho de reflectir convosco sob dados para 2015 entre ambas as empresas: JM e Carrefour.
Para JM temos:
Periodo temporal 5 anos
Duas questões: Onde foste buscar o valor de 2.96 euros por acção e porquê um período temporal de 5 anos?
Obrigado
este é o valor do capital próprio neste momento... e como ele acha que os lucros vão continuar a crescer fez essas contas. o problema é que para teres um roe de 25% no 5 ano tens de ter o dobro dos lucros... o que nao tem acontecido... essas contas não podem ser feitas assim...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
- Registado: 12/3/2009 3:42
EuroSexy Escreveu:Mesmo comparando a JM ao Carrefour, a JM está sem margem para dúvida mais barata enquanto o Carrefour não está barato, está práticamente ao valor de 2014.
Para JM temos:
Periodo temporal 5 anos
Obrigado
Com o toque na canal descendente e com a proibição de entrar curto.
Pode ser que vá dar um esticão.
Estamos neste momento numa situação muito interessante..
Pode ser que vá dar um esticão.
Estamos neste momento numa situação muito interessante..
- Registado: 21/5/2014 22:06
É obvio se amanhã der em descer como hoje eu irei reforçar também.
Uma coisa é uma empresa com um ROE de 7% ou 10% cair 10% a outra é uma empresa com um ROE de 24% cair 10%
Mesmo dentro do seu ramo de retalho a JM é uma das melhores em termos de retorno e assim vai continuar.
O ideal destes movimentos de tendência é que dão a possibilidade por um periodo bom de existir grandes fundos a tomar posições enquanto o movimento é descendente.
Só no fim dos grandes fundos comprarem em queda é que existe uma inversão de tendência, quando o geral começar a comprar. Mas agora ninguém arrisca.
Uma coisa é uma empresa com um ROE de 7% ou 10% cair 10% a outra é uma empresa com um ROE de 24% cair 10%
Mesmo dentro do seu ramo de retalho a JM é uma das melhores em termos de retorno e assim vai continuar.
O ideal destes movimentos de tendência é que dão a possibilidade por um periodo bom de existir grandes fundos a tomar posições enquanto o movimento é descendente.
Só no fim dos grandes fundos comprarem em queda é que existe uma inversão de tendência, quando o geral começar a comprar. Mas agora ninguém arrisca.
X
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Goya777, HFCA, latbal, malakas, Manchini888, Mar58, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 66 visitantes