Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Ultimos meses é curto prazo nao é longo prazo. Nao vejo a JM desviar-se do plano de longo prazo que tem. Há quem acredite há quem nao acredite
Editado pela última vez por jccgold em 30/7/2014 17:50, num total de 1 vez.
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Os investidores estão com medo da situação da Argentina "contamine" a Colombia e que a da Ucrânia "contamine" a Polónia onde a JM tem actividade.
gold, eu referia-me aos últimos meses!!!
gold, eu referia-me aos últimos meses!!!
- Registado: 16/6/2014 0:01
EuroSexy Escreveu:O que é que vos atrai na JM? lol
Toda gente que entrou longo até agora está a perder dinheiro.
Really? E eu a pensar q quem entrou em 2001 multiplicou por 10 o dinheiro.
Dr Tretas Escreveu:Fundamentalmente... Isto é só uma empresa de retalho, é o negócio menos lucrativo que existe.
Really? Wal-mart diz alguma coisa?
É à conta dessa desinformação que pessoas como eu vão ganhar muito dinheiro. Já vi que o mercado só olha para os lucros imediatos quando a principal qualidade da JM é nao se preocupar com isso e investir no longo prazo. Interessa-me mais o aumento do volume de vendas e esse tem sido enorme para mim o valor da empresa está aí.
Invisto na JM como se fosse um depósito a prazo, e acho bem que desça assim reforço. Daqui a 5 anos veremos o valor
Editado pela última vez por jccgold em 30/7/2014 17:34, num total de 2 vezes.
World debt clock:
- Registado: 11/11/2011 3:58
Boneco semanal atualizado, continua a respeitar o canal. Parou em suporte e arrebitou um pouco. Os gajos dos fundos importantes também são seres humanos.
Abraço,
Limonov
Abraço,
Limonov
- Anexos
-
- J.MARTINS,SGPS.jpg (128.15 KiB) Visualizado 6786 vezes
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Mesmo comparando a JM ao Carrefour, a JM está sem margem para dúvida mais barata enquanto o Carrefour não está barato, está práticamente ao valor de 2014.
Eu vou-me dar ao trabalho de reflectir convosco sob dados para 2015 entre ambas as empresas: JM e Carrefour.
Para JM temos:
Capital Próprio por acção em 2015: 2,96 euros por acção.
ROE: 24%
Periodo temporal 5 anos
2,96(1+0,24)^5= 8,67 euros de CP daqui a 5 anos.
8,67x24%= 2 lucro daqui a 5 anos
2lucro x 5anos + CPactual de 2,96= 13 euros médio de valor em 2015.
------------------------------------------------------------------------
Para Carrefour temos:
CP actual= 13,6 euros
ROE =13%
Período temporal 5 anos
13,6(1+0,13)^5= 25 euros CP daqui a 5 anos
25 x 13%=3,25 euros lucro daqui a 5 anos
3,25 euros x 5 + 13,6= 29,8 euros de valor para 2015.
----------------------------------------------------------------------------------
Uma vez que a JM cota a 10 e tem valor em 2015 de 13 euros está com desconto de 23% o que é fabuloso numa empresa destas.
O Carrefour cota 27euros e tem valor para 2015 de 29,8 euros logo está com um desconto muito menor em relação à JM.
Caso exista uma degradação dos fundamentais em ambas as empresas a JM como tem um maior desconto tem menor risco, enquanto se formos pagar o preço de hoje pelo Carrefour pode mais rapidamente atingir a margem de segurança.
Uma margem de segurança numa empresa de ROE elevado é o que se pretende quando se procura agregar valor. Só o investidor racional lucra com as irracionalidades ue o mercado proporciona.
Eu vou-me dar ao trabalho de reflectir convosco sob dados para 2015 entre ambas as empresas: JM e Carrefour.
Para JM temos:
Capital Próprio por acção em 2015: 2,96 euros por acção.
ROE: 24%
Periodo temporal 5 anos
2,96(1+0,24)^5= 8,67 euros de CP daqui a 5 anos.
8,67x24%= 2 lucro daqui a 5 anos
2lucro x 5anos + CPactual de 2,96= 13 euros médio de valor em 2015.
------------------------------------------------------------------------
Para Carrefour temos:
CP actual= 13,6 euros
ROE =13%
Período temporal 5 anos
13,6(1+0,13)^5= 25 euros CP daqui a 5 anos
25 x 13%=3,25 euros lucro daqui a 5 anos
3,25 euros x 5 + 13,6= 29,8 euros de valor para 2015.
----------------------------------------------------------------------------------
Uma vez que a JM cota a 10 e tem valor em 2015 de 13 euros está com desconto de 23% o que é fabuloso numa empresa destas.
O Carrefour cota 27euros e tem valor para 2015 de 29,8 euros logo está com um desconto muito menor em relação à JM.
Caso exista uma degradação dos fundamentais em ambas as empresas a JM como tem um maior desconto tem menor risco, enquanto se formos pagar o preço de hoje pelo Carrefour pode mais rapidamente atingir a margem de segurança.
Uma margem de segurança numa empresa de ROE elevado é o que se pretende quando se procura agregar valor. Só o investidor racional lucra com as irracionalidades ue o mercado proporciona.
_Noah Escreveu:Os € 9,00 nunca estiveram tão perto!!!!!!
Mas, as quedas continuarão!!!!!![]()
![]()
Boas oportunidades apenas quando se souber se a Colômbia é negócio, ou não!!!!![]()
![]()
Até lá, vai ser sempre a descer..... contudo, ressaltos serão de esperar!!!
Cumprimentos
_Noah
No meu entender, a Colômbia poderá ser um bom contributo a médio prazo, mas não resisti a mais uma especulação , para ganhar uns trocos, ou seja, comprei a 10,015 e vendi uns minutos depois a 10,16. Parece-me, e faço mea culpa, que o meu perfil (mesmo a parte de impaciência) deverá ser de curto prazo e usando AT ( e não pensar a longo prazo e usando os fundamentais). Até porque o erro na PT deverá servir de algo, ordens de stop são fundamentais e tudo aquilo que um bom trader de curto prazo terá que fazer. E não invalida que possa usar o longo prazo, contudo com plano de "fuga".
A minha formação base é Química e pode ser mais uma razão para usar AT, a nível de gráficos não tenho problemas e parece-me relativamente acessível, pelo menos, para dominar de uma forma razoável.
- Registado: 22/12/2013 23:04
Dr Tretas Escreveu:EuroSexy Escreveu:
Eu ao preço de hoje escolhia a JM porque está com desconto para longo prazo.
Enquanto a Galp não apresenta possibilidade nenhuma de desconto.
Como é que calculaste esse desconto, exactamente? Desconto em relação a quê? Eu já comparei com o Carrefour, que é do mesmo sector, e a JM parece-me bem mais cara.
Eu não gosto de comparar empresas do mesmo sector.
Prefiro comprar o preço do mercado ao valor da própria empresa.
Só aí saberei se está a desconto.
Eu não estou a olhar para a JM no curto prazo mas sim em anos e na irracionalidade do mercado.
Os € 9,00 nunca estiveram tão perto!!!!!!
Mas, as quedas continuarão!!!!!
Boas oportunidades apenas quando se souber se a Colômbia é negócio, ou não!!!!
Cumprimentos
_Noah
Mas, as quedas continuarão!!!!!

Boas oportunidades apenas quando se souber se a Colômbia é negócio, ou não!!!!

Cumprimentos
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
EuroSexy Escreveu:
Como é que calculaste esse desconto, exactamente? Desconto em relação a quê? Eu já comparei com o Carrefour, que é do mesmo sector, e a JM parece-me bem mais cara.
Dr Tretas Escreveu:EuroSexy Escreveu:Dados inventados à pressão!
Para ti qual a empresa que investias a longo prazo já hoje se tivesses obrigatoriamente de investir e escolher uma das duas: galp ou JM?
Inventados? Porque dizes isso? Foram tirados do site da Euronext.
Bom. Escolhia a Galp, porque está a lateralizar, enquanto a JM está em queda. Pelo menos na Galp evitava perder dinheiro.
SHARPTRADER Escreveu:Já saiu mais que 1 Ptarget entre 10,5 e 11, baixando o Target anterior.
Embora eu não seja seguidista de Ptarget , nem entre baseado em nenhum, quando existem varios a baixar, significa que expectativas estão a baixar.
Olhando para o grafico, o suporte está a aguentar, mas se nos proximos resultados, o mercado não gostar, no grafico, abaixo dos 10,8 , é uma área complicada.
Se esta area ceder, o panorama poderá ser mais adverso.
Vou acompanhar este activo, sem entrar. De momento as expectativas para o futuro não são apelativas .
Os resultados foram dentro das minhas expectativas, que eram que desapontassem.
Já os 2 PTarget de 9,90 Euros lançados hoje por 2 casas de investimento, penso que irão ficar durante algum tempo na cabeça dos investidores.
Na minha perspectiva, os investidores só irão a correr comprar o titulo assim que empresa demonstrar nos proximos trimestres que conseguiu inverter este ciclo de resultados.
Até lá os investidores devem permanecer desconfiados, claro que terá sempre alguns periodos de pull-back, mas não vejo para já upside de perspectivas no curto prazo.
- Registado: 29/11/2007 3:19
EuroSexy Escreveu:Dados inventados à pressão!
Para ti qual a empresa que investias a longo prazo já hoje se tivesses obrigatoriamente de investir e escolher uma das duas: galp ou JM?
Inventados? Porque dizes isso? Foram tirados do site da Euronext.
Bom. Escolhia a Galp, porque está a lateralizar, enquanto a JM está em queda. Pelo menos na Galp evitava perder dinheiro.
Dr Tretas Escreveu:EuroSexy Escreveu:
Eu diria menos de 3 euros... porque dizes 7?
Foi as contas que fiz assim de repente. Vendas anuais da JMT a dividir por 3 (como está avaliado o Carrefour) = 4mM€, como neste momento tem 6,6mM€ de cap. bolsista, pode cair 4/6,6 = para 61% da cotação actual, ou seja uns 6,5€.
Se fosse aos 3€, já era uma boa compra, penso eu.
Dados inventados à pressão!
EuroSexy Escreveu:
Foi as contas que fiz assim de repente. Vendas anuais da JMT a dividir por 3 (como está avaliado o Carrefour) = 4mM€, como neste momento tem 6,6mM€ de cap. bolsista, pode cair 4/6,6 = para 61% da cotação actual, ou seja uns 6,5€.
Se fosse aos 3€, já era uma boa compra, penso eu.
Dr Tretas Escreveu:EuroSexy Escreveu:O que é que vos atrai na JM? lol
Fundamentalmente porque não será um dia bom para entrar a comprar? É certo que técnicamente não está famosa do ponto de vista de curto prazo.
O que é mais irracional o preço a que a JM foi no seu máximo, ou os preços actuais?
Fundamentalmente... Isto é só uma empresa de retalho, é o negócio menos lucrativo que existe. Por exemplo, o Carrefour tem uma cap. bolsista de 1/3 das vendas anuais. Se avaliássemos a JMT na mesma proporção, valia menos de 7€.
Tem crescido que se farta as vendas? Projectar o passado indefinidamente no futuro é um erro crasso. Tem crescido, mas pode parar de crescer a qualquer momento.
EuroSexy Escreveu:O que é que vos atrai na JM? lol
Fundamentalmente porque não será um dia bom para entrar a comprar? É certo que técnicamente não está famosa do ponto de vista de curto prazo.
O que é mais irracional o preço a que a JM foi no seu máximo, ou os preços actuais?
Fundamentalmente... Isto é só uma empresa de retalho, é o negócio menos lucrativo que existe. Por exemplo, o Carrefour tem uma cap. bolsista de 1/3 das vendas anuais. Se avaliássemos a JMT na mesma proporção, valia menos de 7€.
Tem crescido que se farta as vendas? Projectar o passado indefinidamente no futuro é um erro crasso. Tem crescido, mas pode parar de crescer a qualquer momento.
Esta é a minha modesta análise, no médio-longo prazo.
A LTA a vermelho vem de 2007 e acredito ser o último suporte intransponível. Se a quebrar..........
Fazendo o cruzamento dessa com o suporte dos 10,60 ou com o dos 9,65 a minha expectativa é que o canal seja rompido em alta algures entre Setembro e Dezembro deste ano.
Tomo os 13 como "garantia" que o caminho seja para cima.
GRÁFICO SEMANAL

A LTA a vermelho vem de 2007 e acredito ser o último suporte intransponível. Se a quebrar..........

Fazendo o cruzamento dessa com o suporte dos 10,60 ou com o dos 9,65 a minha expectativa é que o canal seja rompido em alta algures entre Setembro e Dezembro deste ano.
Tomo os 13 como "garantia" que o caminho seja para cima.
GRÁFICO SEMANAL

- Registado: 23/5/2014 12:26
os 10,6€ poderão ser um bom ponto de entrada para negociação de curto prazo no que diz respeito a AT, mas tens de ter balls para entrar hoje (estou a tentar perceber se as tenho ou não também
). Até porque o mercado pode já ter descontado estes resultados no decorrer dos últimos tempos.

- Registado: 7/5/2014 13:33
O que é que vos atrai na JM? lol
mmrmm Escreveu:Artista Romeno Escreveu:
rapidamente... ebitda flat q2 2013 para q2 2014... mas a pascoa este ano foi q2 ano passado Q1... logo sem ela caia e a jm ao preço que cota implica ainda assim algum crescimento...
Caro Artista Romeno,
«Noves fora», é de prever em termos de AF a continuação da queda da cotada no curto-médio prazo. Quais são as tuas expectativas?
Cmps
antes do almoço só digo vi ao pc e

credo eu ontem a noite depois vi muito na diagonal os resultados ate ao final e chamou-me a atenção o facto do fundo de maneio ser bem negativo ora se num supermercado paga muito tarde a fornecedores e recebe logo de clientes... isto que dizer péssima gestão de inventários..... não espanta mas é chocancante.....eu ja tinha previsto em maio que isto ia acontecer... se cai amanha isso nao sei falem com o artista e outros rodados em AT......que a jmt está a convergir para o seu valor está
nota: vou deixar no topico do be ah be a imagem com o fundo de maneio
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Os 10,6€ já foram testados por 3 vezes desde 2010 e aguentaram.
É o último bastião para quem estava neutro, depois disso acho que ninguém pode negar o Bear a velocidade cruzeiro
É o último bastião para quem estava neutro, depois disso acho que ninguém pode negar o Bear a velocidade cruzeiro

- Registado: 7/5/2014 13:33
Boas, não se poderá considerar a zona dos 10.80 como um possivel suporte, ou será que é irrelevante pois já vem do ano 2011, nesse ano serviu para segurar a acção por diversas vezes. Também tenho lido que numa acção com esta tendencia bearish todos os suportes são para serem levados na enchurrada. Na minha opinião poderá aguentar a acção por uns dias quem sabe semanas, mas esta tendencia acabará por quebrá-lo.
AlexTim.
nc_trader1 Escreveu:Tecnicamente está mesmo com aquele aspecto de que vai mandar um trambolhão
Formou um Bearish Pin Bar mesmo na zona de resistência e na LT, velas destas em zonas de resistência são fortíssimo sinal de quedas nos próximos dias, o gráfico da sonae sgps também está muito idêntico a este.
Mandou mesmo um trambolhão

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/lucro ... 98707.html
Em Portugal as vendas do Pingo Doce cresceram 2,6% com a cadeia de supermercados a ganhar quota de mercado.
O motor de crescimento da Jerónimo Martins, a marca polaca Biedronka, sofreu um travão no primeiro semestre, desempenho que penalizou os lucros da retalhista portuguesa. De acordo com os resultados divulgados ontem, os lucros da JM recuaram 12,4% para os 145 milhões de euros, o que é justificado pela redução de preços na Polónia e a concorrência que a Biendronka está a enfrentar no mercado. Este resultado líquido fica aquém das estimativas dos analistas que antecipavam que os lucros nos primeiros seis meses recuassem para 150 milhões de euros, face aos 165 milhões de euros registados no período homólogo de 2013.
"O desempenho da Biedronka no primeiro semestre ficou abaixo das minhas expectativas e impactou os resultados do grupo", admitiu o presidente do conselho de administração e administrador-delegado da retalhista, em comunicado ao mercado. Pedro Soares dos Santos revela que estão a adoptar "medidas na companhia com o objectivo de recuperar dinâmica de vendas ‘like-for-like' e alavancar, para o futuro" a "actual posição de forte liderança de mercado".
No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Jerónimo Martins sublinha que tanto na Polónia como em Portugal houve "um declínio significativo no preço dos alimentos nos primeiros seis meses do ano". Neste cenário a marca polaca registou uma diminuição das vendas ‘like-for-like' de 1,2% "impactada pela redução de preços no cabaz", explica a JM.
O efeito da Páscoa ajudou a que no segundo trimestre a Biedronka tenha crescido 0,3% também no ‘like-for-like'. Ainda assim, as vendas da cadeia polaca cresceram 9,1% em moeda local para mais de quatro mil milhões de euros, percentagem que sobe para 12,3% na análise do desempenho no segundo trimestre.
Actividade em Portugal com contributo positivo
Até Junho as vendas consolidadas do grupo liderado por Pedro Soares dos Santos subiram 7,2% para mais de seis mil milhões de euros. Para este desempenho há que contar com o contributo positivo da actividade em Portugal. Os supermercados Pingo Doce ganharam quota de mercado e registaram um crescimento de 2,6% nas vendas para 1.556 milhões de euros. A marca manteve a forte política promocional e, no período em causa, ainda inaugurou três lojas.
Apesar de o segmento horeca (hotéis, restaurantes e cafés) ainda não estar a recuperar, as vendas da marca de ‘cash & carry' Recheio "mantiveram-se em linha com o mesmo período do ano anterior", refere a JMno mesmo comunicado.
No que se refere ao resto da actividade para 2014, a retalhista admite que "o ambiente muito competitivo que nos leva a manter os investimentos em preço e a forte deflação alimentar terão impacto na rentabilidade do grupo prevista para este ano".
desempenho nos primeiros seis meses
1
Pingo Doce com subida de vendas de 2,6%
De acordo com a Jerónimo Martins, os supermercados Pingo Doce ganharam quota de mercado e contribuíram para o crescimento de vendas do grupo. As vendas subiram 2,6% para 1.556 milhões de euros (excluíndo o negócio combustível as vendas cresceram 3,1%) com a marca a manter a forte actividade promocional com a política de descontos semanais.
2
Dívida cresce 31,67% para 607 milhões de euros
Até Junho a dívida líquida da JM cresceu 31,67% para 607 milhões de euros. Este agravamento é justificado pela retalhista com o pagamento de 205 milhões de euros de dividendos aos accionistas em Maio. No período em causa o grupo investiu 172 milhões de euros, dos quais 82% foram canalizados para a marca polaca Biedronka que recebeu 92 novas lojas.
3
Novo negócio na Colômbia acima do esperado
O investimento na Colômbia, com a nova marca Ara, registou uma evolução positiva. A retalhista refere que os resultados são "encorajadores em vendas e clientes". Pedro Soares dos Santos sublinha que está "particularmente satisfeito com o recente desenvolvimento da Ara". O conjunto dos novos negócios, Ara e drogarias polacas Hebe, geraram vendas de 63 milhões de euros.
Gráfico actualizado

free image uploading
Olá todos,
Em semanal isto não está muito famoso (para os bull…)
- As cotações continuam no canal descendente desde Abril 2013.
- O 5R foi quebrado
- Pull back na linha média do garfo de Andrew em Maio a caminhar agora
para a linha inferior do mesmo.
- Quebrado zona de suporte vermelha 11,70 - 12,14… próximo suporte do género só
na zona 6,14 - 5,70
- Mas antes ainda temos os 50% fibo nos 10,26
- A linha inf. do garfo de Andrew nos 8,60
- e os 66% fibo nos 7,70
Bolas!
Em semanal isto não está muito famoso (para os bull…)
- As cotações continuam no canal descendente desde Abril 2013.
- O 5R foi quebrado
- Pull back na linha média do garfo de Andrew em Maio a caminhar agora
para a linha inferior do mesmo.
- Quebrado zona de suporte vermelha 11,70 - 12,14… próximo suporte do género só
na zona 6,14 - 5,70
- Mas antes ainda temos os 50% fibo nos 10,26
- A linha inf. do garfo de Andrew nos 8,60
- e os 66% fibo nos 7,70
Bolas!
"Uma maçã por dia afasta o médico,… desde que se tenha boa pontaria" . Sir Winston Churchill
Esta estava-se mesmo a ver, quando AT e AF concordam com a direcção, bom, para quê lutar contra o inevitável? Para mim vai aos 7€ no médio/longo prazo.
Reparem que nos gráficos não há nenhum suporte que se veja por aqui abaixo...
Fundamentalmente, bom, os modelos DCF dizem tudo o que nós quisermos conforme os valores que se puserem no Excel... Até justificam que esta empresa valia um dia 18€, pois sim! E que tal construirem também o cenário pessimista, com margens decrescentes a perder de vista, problemas na Colômbia, crescimento global estagnado, etc?
Reparem que nos gráficos não há nenhum suporte que se veja por aqui abaixo...
Fundamentalmente, bom, os modelos DCF dizem tudo o que nós quisermos conforme os valores que se puserem no Excel... Até justificam que esta empresa valia um dia 18€, pois sim! E que tal construirem também o cenário pessimista, com margens decrescentes a perder de vista, problemas na Colômbia, crescimento global estagnado, etc?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google Feedfetcher, iniciado1, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 187 visitantes