PSI (PSI20) - Tópico Geral
Aguenta, aguenta...
Pois parece que esta LTA lá se aguentou... Vamos ver até quando...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Re: PSI 20
tonirai Escreveu:Eu fiquei de fora durante todo este bull, decidido a aguardar por haver de novo sangue nas ruas, para aí começar a comprar faseadamente ETFs do PSI, para servir de investimento a médio/longo prazo (digamos de 1 a 4 anos).
Planeio comprar baseado apenas na percentagem de queda e distância a mínimos, dividindo as entradas em 3 ou 4 lotes.
Obviamente, o timing exacto resultará de alguma análise técnica à volta das zonas que as percentagens ditarem.
Actualmente, temos o índice em queda de ~21% desde máximos de Março;
Teria de cair mais ~29% para atingir o mínimo de Junho 2012.
Assim, estando sensivelmente a meio de 2 possíveis quedas de 25%, estarei atento para a compra do 1º lote.
No cenário mais negro:
O 2º lote será comprado na zona dos mínimos de Junho 2012, mas com possível entrada antes, caso se verifique um rebound digno na zona de suporte dos 5125 (zona a 16% de onde estamos).
Abaixo disso, é terreno desconhecido... mas terei ainda 1 ou 2 lotes para adicionar com o mesmo espaçamento percentual de quedas que o anterior.
No cenário mais positivo:
Depois de segurar a entrada inicial com stop em breakeven, analisarei os suportes e resistências que se forem formando para entrar com os lotes seguintes nos retraces, assegurando um espaçamento mínimo entre eles (ainda não definido, mas no mínimo 10% a 15%).
Então... Estiveste fora durante 2 anos de bull market, para comprar em força assim que este dá indícios poder estar a acabar?

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.

"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Eu fiquei de fora durante todo este bull, decidido a aguardar por haver de novo sangue nas ruas, para aí começar a comprar faseadamente ETFs do PSI, para servir de investimento a médio/longo prazo (digamos de 1 a 4 anos).
Planeio comprar baseado apenas na percentagem de queda e distância a mínimos, dividindo as entradas em 3 ou 4 lotes.
Obviamente, o timing exacto resultará de alguma análise técnica à volta das zonas que as percentagens ditarem.
Assim, estando sensivelmente a meio de 2 possíveis quedas de 25%, estarei atento para a compra do 1º lote.
No cenário mais negro:
O 2º lote será comprado na zona dos mínimos de Junho 2012, mas com possível entrada antes, caso se verifique um rebound digno na zona de suporte dos 5125 (zona a 16% de onde estamos).
Abaixo disso, é terreno desconhecido... mas terei ainda 1 ou 2 lotes para adicionar com o mesmo espaçamento percentual de quedas que o anterior.
Depois de segurar a entrada inicial com stop em breakeven, analisarei os suportes e resistências que se forem formando para entrar com os lotes seguintes nos retraces, assegurando um espaçamento mínimo entre eles (ainda não definido, mas no mínimo 10% a 15%).
No cenário mais negro:
RenatormbCarvalho Escreveu:Poderá apenas um grupo financeiro ser responsável pela destruição do bull market vivido na bolsa portuguesa nos últimos tempos?
Os resultados estão à vista. Temos uma bolsa pequena (e sensível), somos a periferia da europa, qualquer notícia sobre a credibilidade das nossas empresas e dos nossos reguladores é faísca para os fundos estrangeiros fugirem.
Aos olhos dos que estão de fora, GES, BES, é tudo a mesma coisa.
E verdade seja dita, agora que saiu o FMI aparecem mais uns quantos esqueletos do armário. Repara que poder voltou a ficar nas mãos dos nossos governantes que rapidamente se estão a instalar na direcção do Banco do grupo falido.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Poderá apenas um grupo financeiro ser responsável pela destruição do bull market vivido na bolsa portuguesa nos últimos tempos?
If I Knew What I Know
Do ponto de vista técnico podemos afirmar que houve ali a activação do H&S que se vinha a formar há alguns meses.
Assim sendo o target ainda não foi atingido.
Portanto nessa perspectiva as quedas ainda não acabaram
Assim sendo o target ainda não foi atingido.
Portanto nessa perspectiva as quedas ainda não acabaram
- Registado: 21/5/2009 18:43
Dizem que quando os telejornais abrem com noticias de euforia no mercado que é um sinal do fim do Bull Market. E quando os telejornais abrem com notícias de grandes descidas no mercado? Fim do Bear Market?
- Registado: 29/11/2007 10:48
Royal_Flush Escreveu:não me admiraria ver um bullish engulfing amanhã no PSI20...
Quem não se admiraria de ver o PSI abrir com gap down e depois subir 5/6%?
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
não me admiraria ver um bullish engulfing amanhã no PSI20...
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
perseu Escreveu:Artista Romeno Escreveu:yaya Escreveu:Não será só o BES. Há alguns dados que decepcionam:
10 Jul 2014
Exportações caem 3,3% e importações diminuem 0,8% de março a maio - INE
As exportações portuguesas diminuíram 3,3% e as importações caíram 0,8% no trimestre terminado em maio, face ao período homólogo, tendo o défice da balança comercial aumentado 288,8 milhões de euros, divulgou hoje o INE.
E se o PIB cair no 2ºT?
Bendito o dia em que vendi tudo no psi 20meu deus a refinaria no porto de galati tá a ver a bola.... e realidade veio ao de cima.......perante este cenário só vejo interesse se embaratecer muito em empresas com um earnings stream internacional..... JM... EDP... portucel eventualmente... galp... nada mais os bancos nacionais são dos piores capitalizados da europa em basileia 3... a minha regra de compra vai ser a da outra x.... quais serão as empresas que por estarem dispersas geograficamente apresentam pouco risco... mas nunca agora estes dados economicos são péssimos.....significam abrandamento da atividade nao tem outro nome
Mais do que novo abrandamento da economia e retração do PIB, vamos ter nova descapitalização de grandes grupos empresariais, saídas de capital de investidores estrangeiros (controlam 2/5 do capital no psi20), subida das yields do pais e das empresas. Finalmente a percepção que somos ainda piores que a Grécia.
O pais tem de dar nova volta e RAPIDAMENTE
Claro que sim ... Mais austeridade para cima ...
- Registado: 10/7/2014 12:30
Artista Romeno Escreveu:yaya Escreveu:Não será só o BES. Há alguns dados que decepcionam:
10 Jul 2014
As exportações portuguesas diminuíram 3,3% e as importações caíram 0,8% no trimestre terminado em maio, face ao período homólogo, tendo o défice da balança comercial aumentado 288,8 milhões de euros, divulgou hoje o INE.
E se o PIB cair no 2ºT?
Bendito o dia em que vendi tudo no psi 20meu deus a refinaria no porto de galati tá a ver a bola.... e realidade veio ao de cima.......perante este cenário só vejo interesse se embaratecer muito em empresas com um earnings stream internacional..... JM... EDP... portucel eventualmente... galp... nada mais os bancos nacionais são dos piores capitalizados da europa em basileia 3... a minha regra de compra vai ser a da outra x.... quais serão as empresas que por estarem dispersas geograficamente apresentam pouco risco... mas nunca agora estes dados economicos são péssimos.....significam abrandamento da atividade nao tem outro nome
Mais do que novo abrandamento da economia e retração do PIB, vamos ter nova descapitalização de grandes grupos empresariais, saídas de capital de investidores estrangeiros (controlam 2/5 do capital no psi20), subida das yields do pais e das empresas. Finalmente a percepção que somos ainda piores que a Grécia.
O pais tem de dar nova volta e RAPIDAMENTE
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
yaya Escreveu:Não será só o BES. Há alguns dados que decepcionam:
10 Jul 2014
E se o PIB cair no 2ºT?
Bendito o dia em que vendi tudo no psi 20

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
yaya, não deve cair porque a forma como Paulo Portas falou há cerca de uma semana atrás dá a entender que isso não aconteceu. E têm acesso aos dados... Mas, nunca se sabe claro.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Não será só o BES. Há alguns dados que decepcionam:
10 Jul 2014
E se o PIB cair no 2ºT?
10 Jul 2014
E se o PIB cair no 2ºT?
PSI 20 em 2013 fez mínimos do ano no dia 3 Julho a cair 5.31% parece que este ano a história se está a repetir ..

http://www.boursorama.com/cours.phtml?symbole=1rLPSI20

http://www.boursorama.com/cours.phtml?symbole=1rLPSI20
- Registado: 21/1/2014 1:40
MME5 Escreveu:Se olharem para um gráfico mensal do PSI não vão ficar assim tão espantados com os acontecimentos
ora nem mais

burro fui eu que devia ter saído em antes de maio. o sell in may and go away funcionou na perfeição.
Acho piada que uma capa do JN referia que este ano o sell in may and go away ía ser diferente...pois lá está não é de fiar as previsões do JN.
o mensal e semanal são a referência
no mensal a 4ª vela vermelha vai ganhando altura e já passou abaixo da banda bolinger média, o que não é bom sinal

Mas o que passou hoje?
só agora fui ver a bolsa não vi durante o dia.
O suporte do bull parece que já foi...
A bolha parece ter estoirado.
o GES em destaque
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/whats_behind_the_global_stock_selloff.html

O suporte do bull parece que já foi...

A bolha parece ter estoirado.
o GES em destaque
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/whats_behind_the_global_stock_selloff.html
Editado pela última vez por yaya em 10/7/2014 17:21, num total de 1 vez.
*manchini* Escreveu:romeucosta Escreveu:Tens acções do BES?
Para mim seria um claro sinal que algo não estava bem...
Boas,
Não, não tenho.
Tens que ver em termos de %, por isso é preciso o dia seguinte para a confirmação.
Mas acredita que em termos de % essa vela é muito boa.
Se não tem havido continuação de noticias negativas do BES e do grupo principalmente, não estava onde está hoje.
Eu posso acreditar no PSI e não numa ação deste ou não?
Manchini
Claro que podes, e para o meu próprio bem espero que o PSI se aguente bem (acho que o país precisa de continuar em modo BULL).
Falei no BES porque é um exemplo muito próximo do exemplo que falei, em termos de velas...
Eu estou só a perguntar isto porque compreendo que não devemos concentrar-nos no nº 6300 ou 6100... Mas a partir do momento que definimos uma área que até é uma área grande e essa área é completamente furada, não nos estamos a enganar ao continuarmos em BULL mode?
NOTA: apesar de tudo, considero importante saber o que vai dizer o BES, creio que neste momento a notícia é que vai definir o sentido e não a componente técnica.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
- Registado: 29/11/2007 12:46
Olá
Apesar destas quedas brutais no PSI20, aparentemente relacionadas à crise do GES...e que reflectem o estado do PSI20 actual no gráfico, não podemos ignorar a questão e a dimensão da mesma (coisa boa não é certamente, falta quantificar...mas que certamente os gráficos nos vão ajudar ), parece-me muito prematuro falar já num "fim de bull market"...e num "bull market" de apenas 2 anos...mal de nós se tal assim for...
, mas...
Estar atentos a suportes relevantes (neste caso), que podem ser oportunidades de entrar (em termos de risco/rentabilidade), mas definir bem os "stops" para reduzir eventuais perdas.
Apesar destas quedas brutais no PSI20, aparentemente relacionadas à crise do GES...e que reflectem o estado do PSI20 actual no gráfico, não podemos ignorar a questão e a dimensão da mesma (coisa boa não é certamente, falta quantificar...mas que certamente os gráficos nos vão ajudar ), parece-me muito prematuro falar já num "fim de bull market"...e num "bull market" de apenas 2 anos...mal de nós se tal assim for...

Estar atentos a suportes relevantes (neste caso), que podem ser oportunidades de entrar (em termos de risco/rentabilidade), mas definir bem os "stops" para reduzir eventuais perdas.
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
romeucosta Escreveu:*manchini* Escreveu:romeucosta Escreveu:A vela semanal do Bes deu um fantástico Hammer... E está no que está...
Quer dizer que se hoje a bolsa fosse até 5000pts e fechasse acima de 6100, era de estar seguro que não tinha sido quebrado?
Boas,
Aliás era um grande sinal...
Manchini
Tens acções do BES?
Boas,
Não, não tenho.
Tens que ver em termos de %, por isso é preciso o dia seguinte para a confirmação.
Mas acredita que em termos de % essa vela é muito boa.
Se não tem havido continuação de noticias negativas do BES e do grupo principalmente, não estava onde está hoje.
Eu posso acreditar no PSI e não numa ação deste ou não?
Manchini
A mim nesta altura parece-me positivo é os 6100 estarem a aguentar ... 

Portugal a influenciar o mundo (pena que seja pela negativa)
Wall Street em queda pressionada pelo sector financeiro português
10/07/2014
O índice Dow Jones abriu a sessão a cair 0,87% para 16.838,61 pontos, seguido pelo Standard & Poor’s 500 a descer 0,6% para 1.960,81 pontos. A registar a maior queda está o Nasdaq ao perder 1,51% para 4.352,492 pontos.
As principais praças norte-americanas voltaram assim a negociar em terreno negativo pressionadas pelas fortes subidas dos juros em vários países europeus, de onde se destaca Portugal. Na maturidade a 10 anos as "yields" portuguesas já ultrapassaram mesmo os 4%.
A crise de confiança gerada pelas fortes desvalorizações do BES, o segundo maior banco privado português, e do Espírito Santo Financial Group, holding que detém 25% do BES, está a penalizar fortemente a confiança dos investidores, realça a Bloomberg.
(Notícia em actualização)
Na Bloomberg só dá Portugal
Wall Street em queda pressionada pelo sector financeiro português
10/07/2014
O índice Dow Jones abriu a sessão a cair 0,87% para 16.838,61 pontos, seguido pelo Standard & Poor’s 500 a descer 0,6% para 1.960,81 pontos. A registar a maior queda está o Nasdaq ao perder 1,51% para 4.352,492 pontos.
As principais praças norte-americanas voltaram assim a negociar em terreno negativo pressionadas pelas fortes subidas dos juros em vários países europeus, de onde se destaca Portugal. Na maturidade a 10 anos as "yields" portuguesas já ultrapassaram mesmo os 4%.
A crise de confiança gerada pelas fortes desvalorizações do BES, o segundo maior banco privado português, e do Espírito Santo Financial Group, holding que detém 25% do BES, está a penalizar fortemente a confiança dos investidores, realça a Bloomberg.
(Notícia em actualização)
Na Bloomberg só dá Portugal

- Registado: 28/4/2014 15:32
*manchini* Escreveu:romeucosta Escreveu:A vela semanal do Bes deu um fantástico Hammer... E está no que está...
Quer dizer que se hoje a bolsa fosse até 5000pts e fechasse acima de 6100, era de estar seguro que não tinha sido quebrado?
Boas,
Aliás era um grande sinal...
Manchini
Tens acções do BES?
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
- Registado: 29/11/2007 12:46
nuuuuno Escreveu:WTF...portugal está nas bocas do mundo (pelos piores motivos) e é capa do bloomberg!! SP500 cai por causa dos bancos pt... http://www.bloomberg.com/news/2014-07-10/u-s-stock-index-futures-drop-after-bullard-s-comments.html![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
até guardei a imagem para mais tarde recordar
- Registado: 10/11/2011 10:05
WTF...portugal está nas bocas do mundo (pelos piores motivos) e é capa do bloomberg!! SP500 cai por causa dos bancos pt... http://www.bloomberg.com/news/2014-07-10/u-s-stock-index-futures-drop-after-bullard-s-comments.html

- Registado: 10/11/2011 10:05
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, fred2008 , Google Adsense [Bot], Goya777, LACSIM, latbal, m-m, Majestic-12 [Bot], nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, smog63, Top5555, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 188 visitantes