BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
LionH Escreveu:A minha grande questão é: porque foi suspenso o short? então o mercado não é livre? E quanto desta subida não se deve a obrigatoriedade de fecho posições curtas? e que com esta CMVM a meter o nariz no que não interessa em vez de se focar em ser um verdadeiro fiscalizador do mercado uma pessoa fica sempre sem saber se a subida não se deveu a esta proibição
Isso nao é bem assim...tinha 30 00o cfds curtos...e ninguem me obrigou a fechar...alias...so fechei depois de ter ido aos 0,52€ e ja iam nos 0,55€...mas acredito que muitos curtos tenham fechado posicoes quando viram aquilo a desatar por ai fora
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
katolo Escreveu:Houve uma ordem de venda de dezenas de milhões ao melhor de forma a comer tudo por ali abaixo e foi lançada uma ordem de compra na mesma quantidade a 0,60€. Objetivo: baixar a cotação ao mínimo para uma entrada longa. Pura especulação! A CMVM suspendeu a negociação por breves momentos...
Olá katolo,
Face a tua explicação que não faço a mínima ideia se está correcta ou não...

Qual a tua explicação para o desempenho de hoje?

O que eu vejo é um H&S não lá muito perfeito...

Mas o mais importante é a fronteira entre o "Bear" e o "Bull Market" pelos 0,83 (agora resistência ) referido pelo Ulisses : viewtopic.php?f=3&t=83576
Que em quanto não for quebrada consistentemente, é preciso ter todo o cuidado para quem negoceia a médio e longo prazo, logo o melhor é aguardar...

- Anexos
-
- B.ESPIRITO SANTO.png (52.33 KiB) Visualizado 5809 vezes
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
LeonardoL Escreveu:LionH Escreveu:A minha grande questão é: porque foi suspenso o short? então o mercado não é livre? E quanto desta subida não se deve a obrigatoriedade de fecho posições curtas? e que com esta CMVM a meter o nariz no que não interessa em vez de se focar em ser um verdadeiro fiscalizador do mercado uma pessoa fica sempre sem saber se a subida não se deveu a esta proibição
Por norma também nao sou a favor da proibição de shorts pela CMVM. Só em casos de pânico geral e irracional, é que consigo perceber a sua imposição.
No limite, esta proibição da CMVM acaba por proporcionar uma análise técnica errónea face ao comportamento do preço da acção. Se é verdade que a análise técnica se baseia no preceito de que o preço incorpora toda a informação sobre o activo transaccionado, até que ponto um short squeeze imposto exógenamente deixa reflectir a verdadeira posição do preço?
Faz todo o sentido a ideia. Pergunto se não teria sido preferível suspender a cotação até ao esclarecimento cabal dos problemas pendentes do grupo que afectam o banco. Se calhar corria-se era o risco da cotada não negociar tão cedo... LOL.
cmps,
LionH Escreveu:A minha grande questão é: porque foi suspenso o short? então o mercado não é livre? E quanto desta subida não se deve a obrigatoriedade de fecho posições curtas? e que com esta CMVM a meter o nariz no que não interessa em vez de se focar em ser um verdadeiro fiscalizador do mercado uma pessoa fica sempre sem saber se a subida não se deveu a esta proibição
Por norma também nao sou a favor da proibição de shorts pela CMVM. Só em casos de pânico geral e irracional, é que consigo perceber a sua imposição.
No limite, esta proibição da CMVM acaba por proporcionar uma análise técnica errónea face ao comportamento do preço da acção. Se é verdade que a análise técnica se baseia no preceito de que o preço incorpora toda a informação sobre o activo transaccionado, até que ponto um short squeeze imposto exógenamente deixa reflectir a verdadeira posição do preço?
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"
Boas,
Bem ou mal é um direito que a CMVM tem ao abrigo de directivas comunitárias.
Ver - http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _esfg.html
cmps,
Dr Tretas Escreveu:Artista Romeno Escreveu:
Há um principio básico don't understand don't buy it....
Cá está, é por isso que eu nem toco em acções de companhias financeirasPelo menos enquanto continuarem com esta contabilidade trafulha. Acho que o único banco que se aproveita na nossa praça é o BPI. E vá lá, vai...
![]()
Já agora, o que dizes desta volatilidade do BES? Até a SCT está com inveja![]()
Dr tretas está a partir de um principio errado o da generalização...... as companhias financeiras tem todas a contabilidade trafulhada........e de que todos os dias tem esta volatilidade..... o que é manifestamente falso..... depois estamos a passar por 2 situaçõesExtraordinarias, ver estes problemas no bes... e o puxar do bcp..... estou curioso para ver até onde vai a bolha... sim se subir daqui começa a ganhar contornos disso...... toda a gente sabe que um Santander, um BBVA um Intesa não variam normalmente num dia este tipo de %... estamos perante algo anormal.....

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
A minha grande questão é: porque foi suspenso o short? então o mercado não é livre? E quanto desta subida não se deve a obrigatoriedade de fecho posições curtas? e que com esta CMVM a meter o nariz no que não interessa em vez de se focar em ser um verdadeiro fiscalizador do mercado uma pessoa fica sempre sem saber se a subida não se deveu a esta proibição
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Aproveitem a boleia da subida do BCP, q a cotação de BES e BCP costumam andar a par para despachar as accoes BES. Entre os esqueletos conhecidos e os desconhecidos muita coisa vai comer o valor do BES a começar no empréstimo de 980M€ às Holdings falidas do ES
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Boa tarde
Para já, a primeira reação foi boa. Tou bastante expectante em relação ao fecho da vela.
Gráfico semanal.
Bons negócios
Para já, a primeira reação foi boa. Tou bastante expectante em relação ao fecho da vela.
Gráfico semanal.
Bons negócios
- Anexos
-
- bes.png (32.49 KiB) Visualizado 6121 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
tncm Escreveu:Agora o que interessa saber é se a subida de hoje (uma mera recuperação técnica sobre o que se passou ontem, com a particularidade de a amplitude da cotação ter sido enorme) é se a cotação vai entrar em aguas mais calmas...
Teve volume e fez um bonito padrão técnico. Necessita confirmação. Mas creio que até ao dia 31 de julho ainda haverá muita volatilidade. As coisas não desaparecem assim com tanta facilidade.
- Registado: 27/12/2011 20:40
Agora o que interessa saber é se a subida de hoje (uma mera recuperação técnica sobre o que se passou ontem, com a particularidade de a amplitude da cotação ter sido enorme) é se a cotação vai entrar em aguas mais calmas...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
A ideia que se alguém vender 10 milhões de acções rapidamente a seguir recomprar 10 milhões faz essa pessoa ganhar dinheiro é uma ilusão.
Celsius-reloaded Escreveu:Narrei aqui essa variação brusca da cotação.
Exato! Tinhas razão...
- Registado: 20/2/2014 22:01
Narrei aqui essa variação brusca da cotação e a aparente suspensão da negociação que se lhe seguiu.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Ulisses Pereira Escreveu:katolo, qual é a fonte do que estás a dizer? Não me recordo de ver noticiado em lado nenhum.
E acho curioso que quando cai muito é manipulação, quando sobe muito é normal.
Mas eu compreendo que esta volatilidade maluca confunda.
Um abraço,
Ulisses
Para quem é novato e tenta acompanhar o dia de hoje, fica completamente confuso.
Mas ainda bem que o forum nos ajuda um pouco a tentar entender o que se passa, mas não é fácil!!!!!
- Registado: 21/1/2014 13:12
A fonte e o meu broker. De qualquer das formas, basta ver o movimento ao final da tarde de ontem. Não foi por qualquer motivo que a CMVM suspendeu a negociação...
katolo, qual é a fonte do que estás a dizer? Não me recordo de ver noticiado em lado nenhum.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Houve uma ordem de venda de dezenas de milhões ao melhor de forma a comer tudo por ali abaixo e foi lançada uma ordem de compra na mesma quantidade a 0,60€. Objetivo: baixar a cotação ao mínimo para uma entrada longa. Pura especulação! A CMVM suspendeu a negociação por breves momentos...
A confirmar-se o fecho nos 0,68€ e depois de tocar nos 0,52€ só significa uma variação diária de 23% 
Fiz uma entrada a 0,621€ e amanhã é outro dia.

Fiz uma entrada a 0,621€ e amanhã é outro dia.
- Registado: 25/5/2012 0:00
katolo Escreveu:Só prova que acabou a palhaçada e o medo que criaram aos investidores confundindo tudo na praça publica entre o GES e o BES. Ontem assistiu-se a uma notável manipulação de mercado com uma ordem de milhões para baixar propositadamente o preço ao ponto da CMVM ter de intervir e proibir o short selling. Podemos dizer mal da CMVM, mas eles ontem tiveram olho. Muitos de vocês nem se aperceberam da enorme manipulação ao final do dia.
Parabéns a quem comprou em mínimos
Espero que tenhas razão e que de facto esta confusão tenha terminado.
Já agora podes explicar melhor a confusão do final de dia que falas?
Só prova que acabou a palhaçada e o medo que criaram aos investidores confundindo tudo na praça publica entre o GES e o BES. Ontem assistiu-se a uma notável manipulação de mercado com uma ordem de milhões para baixar propositadamente o preço ao ponto da CMVM ter de intervir e proibir o short selling. Podemos dizer mal da CMVM, mas eles ontem tiveram olho. Muitos de vocês nem se aperceberam da enorme manipulação ao final do dia.

Artista Romeno Escreveu:
Há um principio básico don't understand don't buy it....
Cá está, é por isso que eu nem toco em acções de companhias financeiras

Já agora, o que dizes desta volatilidade do BES? Até a SCT está com inveja

BES dispara 12 pct recuperação técnica, após mínimo 1 ano com incertezas
01/07/2014
LISBOA, 1 Jul (Reuters) - As acções do Banco Espírito Santo
BES.LS dispararam 12 pct, numa recuperação técnica após tocarem mínimos de um ano, num dia em que o 'short selling' está proibido e com alguns investidores a apostarem que podem estar num ponto atractivo de entrada, apesar das incertezas, segundo dealers.
Os títulos do BES recuperaram face à queda de 13 pct esta manhã e estão a subir 9,3 pct para os 0,658 euros - ainda próximos dos 0,65 euros de preço de subscrição do aumento de capital concluído em Junho.
"Se pensarmos estritamente em termos fundamentais, técnicos, o nível de avaliação neste patamar é globalmente atractivo. Estamos a falar de um rácio price/book abaixo dos 0,5 vezes, por exemplo, muito mais barato, neste momento, que o Millennium BCP
BCP.LS , que tem beneficiado da boa perspectiva do aumento de capital", afirmou João Lampreia, analista do Banco BIG em Lisboa.
O BES tocou num mínimo 'intraday' de 0,52 euros por título, um valor que apenas tinha sido tocado em Julho de 2013.
Contudo, o analista do Banco BIG sublinhou que é difícil prever a evolução das acções do BES "porque o mercado está a aguardar por clarificação adicional em termos de lacunas de capital nas 'holdings' e questões nas relações entre elas".
"Não só na acção, mas na dívida, tivémos quedas muito fortes (no mercado). Portanto, em termos de evolução de mercado, convém acompanhar até que ponto há um exacerbar do risco de incumprimento no mercado de crédito", referiu João Lampreia.
Steven Santos, gestor da corretora XTB Portugal, sublinhou que, esta manhã, o regulador britânico FCA reforçou a proibição de short-selling que tinha sido imposta na Euronext Lisbon, suspendendo durante o dia de hoje a venda a descoberto do BES e da ESFG.
"Esta suspensão poderá forçar um 'short squeeze' nas acções, com os investidores que já estavam curtos a recomprar os títulos e a impulsionar o preço", explicou Steven Santos.
A evidenciar as incertezas que pairam sobre as holdings da família Espírito Santo, as acções da Portugal Telecom PTC.LS foram penalizadas e recuam agora 5,7 pct, pressionadas pelo temor em torno do investimento em papel comercial da RioForte, do Grupo Espírito Santo.
A KeplerChevreux alertou hoje que o investimento da PT em papel comercial da RioForte, que se vence em breve, acarreta várias consequências negativas, incluindo a exposição ao risco de incumprimento. ID:nL6N0PC2PP
Até ao momento, não foi possível obter qualquer comentário oficial da RioForte ou da PT.
(Por Daniel Alvarenga; Editado por Sérgio Gonçalves)
((daniel.alvarenga@thomsonreuters.com)(+351213509205)(Reuters Messaging: daniel.alvarenga.thomsonreuters.com@reuters.net))
01/07/2014
LISBOA, 1 Jul (Reuters) - As acções do Banco Espírito Santo
BES.LS dispararam 12 pct, numa recuperação técnica após tocarem mínimos de um ano, num dia em que o 'short selling' está proibido e com alguns investidores a apostarem que podem estar num ponto atractivo de entrada, apesar das incertezas, segundo dealers.
Os títulos do BES recuperaram face à queda de 13 pct esta manhã e estão a subir 9,3 pct para os 0,658 euros - ainda próximos dos 0,65 euros de preço de subscrição do aumento de capital concluído em Junho.
"Se pensarmos estritamente em termos fundamentais, técnicos, o nível de avaliação neste patamar é globalmente atractivo. Estamos a falar de um rácio price/book abaixo dos 0,5 vezes, por exemplo, muito mais barato, neste momento, que o Millennium BCP
BCP.LS , que tem beneficiado da boa perspectiva do aumento de capital", afirmou João Lampreia, analista do Banco BIG em Lisboa.
O BES tocou num mínimo 'intraday' de 0,52 euros por título, um valor que apenas tinha sido tocado em Julho de 2013.
Contudo, o analista do Banco BIG sublinhou que é difícil prever a evolução das acções do BES "porque o mercado está a aguardar por clarificação adicional em termos de lacunas de capital nas 'holdings' e questões nas relações entre elas".
"Não só na acção, mas na dívida, tivémos quedas muito fortes (no mercado). Portanto, em termos de evolução de mercado, convém acompanhar até que ponto há um exacerbar do risco de incumprimento no mercado de crédito", referiu João Lampreia.
Steven Santos, gestor da corretora XTB Portugal, sublinhou que, esta manhã, o regulador britânico FCA reforçou a proibição de short-selling que tinha sido imposta na Euronext Lisbon, suspendendo durante o dia de hoje a venda a descoberto do BES e da ESFG.
"Esta suspensão poderá forçar um 'short squeeze' nas acções, com os investidores que já estavam curtos a recomprar os títulos e a impulsionar o preço", explicou Steven Santos.
A evidenciar as incertezas que pairam sobre as holdings da família Espírito Santo, as acções da Portugal Telecom PTC.LS foram penalizadas e recuam agora 5,7 pct, pressionadas pelo temor em torno do investimento em papel comercial da RioForte, do Grupo Espírito Santo.
A KeplerChevreux alertou hoje que o investimento da PT em papel comercial da RioForte, que se vence em breve, acarreta várias consequências negativas, incluindo a exposição ao risco de incumprimento. ID:nL6N0PC2PP
Até ao momento, não foi possível obter qualquer comentário oficial da RioForte ou da PT.
(Por Daniel Alvarenga; Editado por Sérgio Gonçalves)
((daniel.alvarenga@thomsonreuters.com)(+351213509205)(Reuters Messaging: daniel.alvarenga.thomsonreuters.com@reuters.net))
- Registado: 28/4/2014 15:32
already Escreveu:Eu hoje até tenho medo de ver como isto vai terminar.
Nunca vi nada assim, uma reviravolta gigante no BES.....
Confesso que não sei se compre agora no fecho ou se espere por amanha pela confirmação....
tinha definido como estratégia entrar quando fizesse um hammer.
ontem não fez, mas hoje esta claro!!
- Registado: 7/4/2011 15:21
Eu hoje até tenho medo de ver como isto vai terminar.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, maturidade, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Purificaçao, slbnnbobadela, trilhos2006 e 205 visitantes