BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Nesta confusão ES onde se encaixa o Banco Best ?
E o que podemos contar com alguns investimentos de risco nessa plataforma, nomeadamente os fundos ES?
E o que podemos contar com alguns investimentos de risco nessa plataforma, nomeadamente os fundos ES?
- Registado: 28/8/2009 18:07
Boa noite,
Será possivel acreditar que os problemas das holdings não afectem significativamente as participadas?. Como é possível imaginar que o endividamento do grupo não está concentrado no BES / clientes ( directa ou indirectamente através de fundos)?
E a reputação fnanceira do grupo não arrastar a capacidade de liquidez do Banco ? E o povo ficará sereno até quando? Arrisca ter o dinheiro no banco para ganhar zero?
No entanto, não me passa pela cabeça a queda do grupo e, claro que não existirá outro remédio senão o estado chegar-se à frente ( declaradamente ou de forma indirecta) ! Porque de outra forma, arrisca o regresso à bancarrota ( no verdadeiro sentido da palavra) e a entrada algo do qual nunca saiu ( resgate!)
Subestimar a situação é meio caminho para a derrocada!
Continuo a acreditar que no nosso pais, para além do sol pouca coisa haverá de interesse ! Talves a REN ( se aguentar o verão)
Bons negocios
Será possivel acreditar que os problemas das holdings não afectem significativamente as participadas?. Como é possível imaginar que o endividamento do grupo não está concentrado no BES / clientes ( directa ou indirectamente através de fundos)?
E a reputação fnanceira do grupo não arrastar a capacidade de liquidez do Banco ? E o povo ficará sereno até quando? Arrisca ter o dinheiro no banco para ganhar zero?
No entanto, não me passa pela cabeça a queda do grupo e, claro que não existirá outro remédio senão o estado chegar-se à frente ( declaradamente ou de forma indirecta) ! Porque de outra forma, arrisca o regresso à bancarrota ( no verdadeiro sentido da palavra) e a entrada algo do qual nunca saiu ( resgate!)
Subestimar a situação é meio caminho para a derrocada!
Continuo a acreditar que no nosso pais, para além do sol pouca coisa haverá de interesse ! Talves a REN ( se aguentar o verão)
Bons negocios
- Registado: 23/11/2011 21:02
boa noite, tenho tentado acompanhar aqui a discussão num ponto de vista de pura curiosidade e vontade de aprender e ver história... nunca li um relatório de contas do BES, que aliás, está fora do meu círculo de competência...mas há aqui um ponto que me está a deixar confuso:
-não era suposto, algures nas transações entre partes relacionadas, aparecerem todos estes empréstimos BES/grupo espírito santo de que se fala? supostamente, se, como dizem, o banco de portugal bloqueou estes negócios e se não aparecer descrito no último relatório de contas(que eu nunca li) estes dados então supostamente ou esses empréstimos não existem ou pura e simplesmente estaríamos perante um caso gravíssimo de falha de comunicação de informação... duvido que seja possível que uma omissão dessas desse tão pouco alarido como temos visto pelo que pergunto aqui a quem leu os relatórios de contas se aparece lá algum montante que dê para perceber (também pode não dar para perceber, estava a esquecer-me dessa opção)
obrigado
-não era suposto, algures nas transações entre partes relacionadas, aparecerem todos estes empréstimos BES/grupo espírito santo de que se fala? supostamente, se, como dizem, o banco de portugal bloqueou estes negócios e se não aparecer descrito no último relatório de contas(que eu nunca li) estes dados então supostamente ou esses empréstimos não existem ou pura e simplesmente estaríamos perante um caso gravíssimo de falha de comunicação de informação... duvido que seja possível que uma omissão dessas desse tão pouco alarido como temos visto pelo que pergunto aqui a quem leu os relatórios de contas se aparece lá algum montante que dê para perceber (também pode não dar para perceber, estava a esquecer-me dessa opção)
obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
perseu Escreveu:Artista Romeno Escreveu:
só me interessa a diferença negativa entre ativos e passivos.... concerteza que a divida é mais que 2,5mm mas se o buraco é esse... entao resta saber a percentagem maxima do buraco que pode calhar em fava.....
Artista romeno, pedia dois esclarecimentos seus.
Quando aqui menciona os 2.5 mm solicitados pelo R. Salgado, refere-se exclusivamente a holdings GES - ESI, ESFG e Rioforte ou tb inclui o BES?
No tocante ao BES pós-AC, o risco derivado do GES não foi desde logo mitigado pelo Banco de Portugal, encontrando-se hoje em dia em valores perfeita/e comportáveis e reportados - ou seja, qual o nível de risco BES derivado das holdings GES (que considero uma realidade já lateral ao banco)?
nota - menciono que amanhã deverei iniciar uma posição longa no título (1/3), e que não consigo compreender quem nesta segunda feira à noite menciona "nacionalização" (para o 2º banco melhor capitalizado), cocos e afins, e sobretudo shortar BES, num cenário em que a volatilidade, o nível oversold e a proibição de short selling vão necessariamente contribuir para um forte rebound no BES. Shortar BES foi excelente, mas já teve o seu tempo, agora parece masoquismo, ou não?
cumps, perseu
Eventualmente e provavelmente foi.... perseu eu apenas quis demonstrar que mesmo no pior cenário de todos.... ainda que com cocos a solvencia do bes não estava em causa.... não estou a dizer que isso é muito provavel
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Primvs Escreveu:Artista Romeno Escreveu:Primvs Escreveu:Eu ouvi dizer que sao precisos 5 mil milhoes (rumores dentro do Banco) e que o Salgado anda a bater às portas todas e estao todas a ser fechadas.
A pressao sobre o Estado esta a ser enorme, para intervir, pois o problema é muito grande e as portas fecharam-se e so o Estado tem dinheiro! Entrar com o dinheiro para dar tempo para reestruturar o Grupo todo!
Estamos a falar de muitos Coco´s ou de uma nacionalização!
O movimento é de 40% em duas semanas...existe um serio risco de nacionalização! Porque o Estado nao pode permitir que a queda do BES vá infectar o financiamento do Estado.
Dentro deste raciocionio...e mesmo proibido o short selling...quem tem posições, pode pensar que mais vale vender com um prejuizo a 0,60€ ou a 0,50€ do que o Estado nacionalizar ou meter 4 ou 5 mil milhoes de Cocos...que é uma nacionalização na mesma!
Por isso, nao sei se será liquido um short squezze amanha.
É que o BES...ou contrario do que se anda ai a tentar passar...tambem está metido ate ao pescoço!!!!! É que o BES tambem financia o GES...ha la credito do banco!!!!!E os activos (aqui estou a especular) foram sobreavaliados ou entao neste momento desvalorizaram e ja nao conseguem cobrir as responsabilidades...
Nunca pensei nisso...mas uma nacionalização está em cima da mesa!!!!!
Caro primvs mais uma x nada novo... estimei a exposição maxima que o banco podia ter ao grupo e % dos capitais proprios negativos que lhe poderiam caber.... em momentos como este importa ter um discursoserio, objetivo e sereno.... pois mais do que ganhar x centimos numa posição curta que os vai ganhar à mesma.... importa isso sim.... garantir a estabilidade do sistema que a meu ver mesmo no pior cenário NÃO ESTÁ POSTA EM CAUSA... é apenas essa a mensagem que quero passar...... acho que graves os problemas... de que podem em ultimo caso cair no banco... mas com 2,1mm logo 1/3 da divida fora do banco logo apenas 2/3 dos cp negativos é que podem ir parar ao banco .... o besa angola a garantir 70% dos creditos todos..... penso que a EVENTUALMENTE COM COCOS, A SOLVENCIA DO BES ESTÁ GARANTIDA
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
A solução é debt-to-equity swap da dívida ESI e Rio Forte. Acredito que será isso que estará a ser preparado...
- Registado: 20/2/2014 22:01
Artista Romeno Escreveu:
só me interessa a diferença negativa entre ativos e passivos.... concerteza que a divida é mais que 2,5mm mas se o buraco é esse... entao resta saber a percentagem maxima do buraco que pode calhar em fava.....
Artista romeno, pedia dois esclarecimentos seus.
Quando aqui menciona os 2.5 mm solicitados pelo R. Salgado, refere-se exclusivamente a holdings GES - ESI, ESFG e Rioforte ou tb inclui o BES?
No tocante ao BES pós-AC, o risco derivado do GES não foi desde logo mitigado pelo Banco de Portugal, encontrando-se hoje em dia em valores perfeita/e comportáveis e reportados - ou seja, qual o nível de risco BES derivado das holdings GES (que considero uma realidade já lateral ao banco)?
nota - menciono que amanhã deverei iniciar uma posição longa no título (1/3), e que não consigo compreender quem nesta segunda feira à noite menciona "nacionalização" (para o 2º banco melhor capitalizado), cocos e afins, e sobretudo shortar BES, num cenário em que a volatilidade, o nível oversold e a proibição de short selling vão necessariamente contribuir para um forte rebound no BES. Shortar BES foi excelente, mas já teve o seu tempo, agora parece masoquismo, ou não?
cumps, perseu
Editado pela última vez por Optimiza em 30/6/2014 21:58, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Artista Romeno Escreveu:Primvs Escreveu:Eu ouvi dizer que sao precisos 5 mil milhoes (rumores dentro do Banco) e que o Salgado anda a bater às portas todas e estao todas a ser fechadas.
A pressao sobre o Estado esta a ser enorme, para intervir, pois o problema é muito grande e as portas fecharam-se e so o Estado tem dinheiro! Entrar com o dinheiro para dar tempo para reestruturar o Grupo todo!
O movimento é de 40% em duas semanas...existe um serio risco de nacionalização! Porque o Estado nao pode permitir que a queda do BES vá infectar o financiamento do Estado.
Dentro deste raciocionio...e mesmo proibido o short selling...quem tem posições, pode pensar que mais vale vender com um prejuizo a 0,60€ ou a 0,50€ do que o Estado nacionalizar ou meter 4 ou 5 mil milhoes de Cocos...que é uma nacionalização na mesma!
É que o BES...ou contrario do que se anda ai a tentar passar...tambem está metido ate ao pescoço!!!!! É que o BES tambem financia o GES...ha la credito do banco!!!!!E os activos (aqui estou a especular) foram sobreavaliados ou entao neste momento desvalorizaram e ja nao conseguem cobrir as responsabilidades...
Nunca pensei nisso...mas uma nacionalização está em cima da mesa!!!!!
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
Primvs Escreveu:Eu ouvi dizer que sao precisos 5 mil milhoes (rumores dentro do Banco) e que o Salgado anda a bater às portas todas e estao todas a ser fechadas.
Eu ouvi dizer que sao precisos 5 mil milhoes (rumores dentro do Banco) e que o Salgado anda a bater às portas todas e estao todas a ser fechadas.
É da vida...
richardj Escreveu:Artista Romeno Escreveu:richardj Escreveu:devia ser por uma semana a ser verdade com base no expresso diario ficamos a saber que o ges da sua divida tem 2,1mm colocados em particulares e institucionais... ora deverá caber num cenário estremo 66% dos capitais proprios negativos das holdings o que dá 1600m o bes angola apoortará no maximo 400-600m liquidos de buraco de capital porque num cenario extremo desconsolida rwa... logo se o bcp teve 3mm em cocos o bes ter 2mm é perfeitamente solvente.... honestamente isto não está bom mas o facto de estarem alem da pt mais 600m colocados em institucionais minimiza ligeiramente a perda maxima possivel para o banco.... a meu ver a cmvm devia intervir e meter tudo a nu de uma x por todas
Artista mas o Ricardo Salgado no foi pedir 2,5 Mil milhões ao estado? Os teus valores andam lá perto, mas parece que é mais para os 2,5/3 mil milhões não?
Independentemente disso, da mesma foi que uma acção pode ficar meses a cotar acima dos valores obtidos em AF a mesma pode passar meses a cotar a baixo do valor de AF. Neste caso a falta de confiança/incerteza não joga a favor dos longos.
Basta ver a evolução da cotada nos últimos 4 a 5 meses. Não houve uma alteração de fundo das contas, todos os problemas que existiam continuam a existir, a única coisa que se alterou foi a percepção do mercado em relação à cotada a um nível Fundamental. Muitos tubarões andaram a vender e arrastaram todos pequenos investidores...
exatamente 2,5mm dizem ser o valor dos cp negativos..... ora entao a exposição crediticia maxima possible del banco al grupo es de 4mm... la deuda del grupo es 6-7mm, 1,5mm en instucionales y 600m en clientes de la banca minorista... entonces es (6-7mm-2,1mm)/6-7mm 2/3 del total... el deficit de fondos proprios es 2,5mm*2/3 +400-600m del BESA = 2mm

las perdidas de los minoristas mas los insitucionales no afectam al banco....
só me preocupa a divida que não sei onde anda .....a que está fora do banco doesent count , leia-se pt retalho e mais 600m em outros institucionais...e diga-se isto é um cenário quase extremo...

F-Type Escreveu:BREAKING NEWS CMVM proíbe shortselling no BES e ESFG por um dia
Essa proibição não vais estancar as quedas.
"Short selling" é bom para os mercados, defende estudo
Abraço
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!
Blog - Lusitanian Trader
Página Facebook - Lusitanian Trader
Blog - Lusitanian Trader
Página Facebook - Lusitanian Trader
Artista Romeno Escreveu:richardj Escreveu:F-Type Escreveu:BREAKING NEWS CMVM proíbe shortselling no BES e ESFG por um dia
Fonte?
devia ser por uma semana a ser verdade com base no expresso diario ficamos a saber que o ges da sua divida tem 2,1mm colocados em particulares e institucionais... ora deverá caber num cenário estremo 66% dos capitais proprios negativos das holdings o que dá 1600m o bes angola apoortará no maximo 400-600m liquidos de buraco de capital porque num cenario extremo desconsolida rwa... logo se o bcp teve 3mm em cocos o bes ter 2mm é perfeitamente solvente.... honestamente isto não está bom mas o facto de estarem alem da pt mais 600m colocados em institucionais minimiza ligeiramente a perda maxima possivel para o banco.... a meu ver a cmvm devia intervir e meter tudo a nu de uma x por todas
Artista mas o Ricardo Salgado no foi pedir 2,5 Mil milhões ao estado? Os teus valores andam lá perto, mas parece que é mais para os 2,5/3 mil milhões não?
Independentemente disso, da mesma foi que uma acção pode ficar meses a cotar acima dos valores obtidos em AF a mesma pode passar meses a cotar a baixo do valor de AF. Neste caso a falta de confiança/incerteza não joga a favor dos longos.
Basta ver a evolução da cotada nos últimos 4 a 5 meses. Não houve uma alteração de fundo das contas, todos os problemas que existiam continuam a existir, a única coisa que se alterou foi a percepção do mercado em relação à cotada a um nível Fundamental. Muitos tubarões andaram a vender e arrastaram todos pequenos investidores...
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
D.joao.ii Escreveu:O que vai acontecer às posições curtas que não foram fechadas hoje?
acho que continuam abertas. Mas não deixam reforçar nem abrir novas. IMO
DUNE 2
Anthìmio Escreveu:Caríssimos,
Apesar de há muito não negociar nada do PSI20 acompanho sempre com interesse os tópicos da banca portuguesa. Dadas as quedas do BES fui ver um gráfico antigo que tinha com umas linhas desenhadas e deixo aqui umas curiosidades.
Atenciosamente,
Anthìmio
Se não faliu antes vai falir agora?
Vamos lá aproveitar o rally de verão...
Lembrem-se que até 31 de Julho deve ficar tudo claro:
AC BCP
DTA do BCP; BES e BPI.
Depois fica a faltar os Stress tests....
- Registado: 29/11/2007 10:27
o mesmo que aconteceu hoje a quem estava longo...ou seja deverão desvalorizar
O que vai acontecer às posições curtas que não foram fechadas hoje?
- Registado: 6/9/2013 23:53
Oh porra...e eu que tinha reforçado os cfd´s a descoberto no fecho!
Ja me entalaram! Este BES dá cabo de mim

Ja me entalaram! Este BES dá cabo de mim

É da vida...
richardj Escreveu:F-Type Escreveu:BREAKING NEWS CMVM proíbe shortselling no BES e ESFG por um dia
Fonte?
http://economico.sapo.pt/noticias/cmvm- ... 96613.html
richardj Escreveu:F-Type Escreveu:BREAKING NEWS CMVM proíbe shortselling no BES e ESFG por um dia
Fonte?
devia ser por uma semana a ser verdade com base no expresso diario ficamos a saber que o ges da sua divida tem 2,1mm colocados em particulares e institucionais... ora deverá caber num cenário estremo 66% dos capitais proprios negativos das holdings o que dá 1600m o bes angola apoortará no maximo 400-600m liquidos de buraco de capital porque num cenario extremo desconsolida rwa... logo se o bcp teve 3mm em cocos o bes ter 2mm é perfeitamente solvente.... honestamente isto não está bom mas o facto de estarem alem da pt mais 600m colocados em institucionais minimiza ligeiramente a perda maxima possivel para o banco.... a meu ver a cmvm devia intervir e meter tudo a nu de uma x por todas
F-Type Escreveu:BREAKING NEWS CMVM proíbe shortselling no BES e ESFG por um dia
Fonte?
DUNE 2
BREAKING NEWS CMVM proíbe shortselling no BES e ESFG por um dia
Caríssimos,
Apesar de há muito não negociar nada do PSI20 acompanho sempre com interesse os tópicos da banca portuguesa. Dadas as quedas do BES fui ver um gráfico antigo que tinha com umas linhas desenhadas e deixo aqui umas curiosidades.
Atenciosamente,
Anthìmio
Atenciosamente,
Anthìmio
NMLopes Escreveu:Lusitanian Trader Escreveu:NMLopes Escreveu:Abri uma pequena posição (cerca de 20% da liquidez disponível) na 6a feira a 0,735 por acreditar que o sentimento colectivo já era tão negativo que só podia melhorar.
Hoje reforcei a posição com um montante semelhante a 0,6920 por acreditar que a recuperação de 6% desde o mínimo diário era um sinal de força.
Neste momento já me estou a arrepender
Qual era o teu Target e o teu stop para estes dois trades?
Para trades de longo prazo como este, não costumo definir stops nem targets. Neste tipo de trades, adquiro uma posição num título quando acredito que a expectativa média de ganho a médio / longo prazo é maior do que a dos outros activos em que considero investir, e vendo quando acredito que há outros títulos com uma expectativa média de ganho superior à do meu investimento original (quer nesse momento tenha ganhos ou perdas no investimento original).
Neste caso do BES estou a apostar que a aversão dos investidores à incerteza está a levar a um panic-sell e a cotação irá recuperar quando fôr feita a transição da administração, e houver garantias mais claras de que a crise do grupo e a carteira de Angola não terão um impacto significativo no banco.
O que me faria inverter a minha expectativa seriam dados concretos bastante negativos sobre os impactos do grupo ou de Angola nas contas do BES ou outros dados concretos igualmente negativos.
Neste momento o BES está incluído na minha carteira numa perspectiva de investimento de alto risco / alto potencial, sendo que com estes 2 trades a minha carteira ficou com cerca de 8% de exposição ao BES, e estou disposto a assumir uma perda de 100% no pior cenário.
E qual a expectativa média de ganho?
É que a sua análise parece-me basear em argumentos subjectivos, com validade muito duvidosa!

O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
- Registado: 25/10/2010 9:57
NMLopes Escreveu:Para trades de longo prazo como este, não costumo definir stops nem targets. Neste tipo de trades, adquiro uma posição num título quando acredito que a expectativa média de ganho a médio / longo prazo é maior do que a dos outros activos em que considero investir, e vendo quando acredito que há outros títulos com uma expectativa média de ganho superior à do meu investimento original (quer nesse momento tenha ganhos ou perdas no investimento original).
Neste caso do BES estou a apostar que a aversão dos investidores à incerteza está a levar a um panic-sell e a cotação irá recuperar quando fôr feita a transição da administração, e houver garantias mais claras de que a crise do grupo e a carteira de Angola não terão um impacto significativo no banco.
O que me faria inverter a minha expectativa seriam dados concretos bastante negativos sobre os impactos do grupo ou de Angola nas contas do BES ou outros dados concretos igualmente negativos.
Neste momento o BES está incluído na minha carteira numa perspectiva de investimento de alto risco / alto potencial, sendo que com estes 2 trades a minha carteira ficou com cerca de 8% de exposição ao BES, e estou disposto a assumir uma perda de 100% no pior cenário.
Nmlopes, concordo em pleno com os seus argumentos e com a ressalva indicada.
Tendo a exacta noção que a acção não tem suportes relevantes e que pode cair muito mais (num bear market os suportes valem 0), mas mesmo assim vou iniciar amanhã 1/3 da minha posição na acção.
Pretendia iniciar a minha exposição depois de uma inversão técnica, mas não resisto a uma cotação inferior a .6 e a um absoluto estado oversold.
Para o primeiro terço de exposição vou ter um stop loss alargado - 20% e a compra terá de ser abaixo de .6. E coloco ressalva semelhante - se surgirem notícias que o BES está overexposed ao GES (algo que eu não espero, e que afectaria a solidez do Banco), vendo no imediato esta posição inicial. O 2/3 só sera efectuado quando a acção estiver de facto suportada (e propensa a uma inversão de tendência).
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, caganixo7, fosgass2020, Google [Bot], latbal, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, trilhos2006, TTM62 e 243 visitantes