BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Isto é tudo muito bonito para o BES, se:
- as holdings não afundarem em dívidas!
- não for provado que o BES estava a par de contabilidade enganosa
- a PT não fez qualquer ilegalidade ao investir 900M
Se isso acontecer:
- o BES como accionista poderá ser chamado a assumir uma parte das dívidas das holdings
- o BES poderá ficar com acesso limitado ao crédito ou crédito mais caro
- poderá ter redução de ratings
- poderá ver-se envolvido numa obrigatoriedade de venda da participação na PT e vice-versa
- poderá ver expostos negócios menos claros
- poderá ver processos em tribunal dos investidores que foram aliciados a comprar ações de uma empresa cujas ações poderiam estar sobrevalorizadas (que creio foi o que aconteceu com o BCP)
Também pode acontecer que amanhã tudo mude e seja um dia bem verde para o BES... contudo a linha que sustenta as cotações pode ser muito sensível e de um momento para o outro partir!!!
- as holdings não afundarem em dívidas!
- não for provado que o BES estava a par de contabilidade enganosa
- a PT não fez qualquer ilegalidade ao investir 900M
Se isso acontecer:
- o BES como accionista poderá ser chamado a assumir uma parte das dívidas das holdings
- o BES poderá ficar com acesso limitado ao crédito ou crédito mais caro
- poderá ter redução de ratings
- poderá ver-se envolvido numa obrigatoriedade de venda da participação na PT e vice-versa
- poderá ver expostos negócios menos claros
- poderá ver processos em tribunal dos investidores que foram aliciados a comprar ações de uma empresa cujas ações poderiam estar sobrevalorizadas (que creio foi o que aconteceu com o BCP)
Também pode acontecer que amanhã tudo mude e seja um dia bem verde para o BES... contudo a linha que sustenta as cotações pode ser muito sensível e de um momento para o outro partir!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Perdi o ponto de entrada para uma nova posição curta no BES, mas não me posso queixar depois do ultimo trade.
Já analisei o porquê de ter perdido o ponto de entrada; já sei como deveria ter feito, fica a experiência para a próxima oportunidade.
De acordo com os meus cálculos o suporte seguinte está a +- 6.5% abaixo na zona dos 0.67.
Já analisei o porquê de ter perdido o ponto de entrada; já sei como deveria ter feito, fica a experiência para a próxima oportunidade.
De acordo com os meus cálculos o suporte seguinte está a +- 6.5% abaixo na zona dos 0.67.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
JovemHU Escreveu:Estou à espera, com 40 % da minha carteira em Cash ( mas não é todo para o BES - há por aí umas "presas" gordas à espera de serem caçadas...!).
![]()
HU, meu caro "Jovem",
Apreciava (pelos vistos não sou só eu) a tua participação activa, de acordo com a tua disponibilidade, no tópico "OI - Tópico Principal".

Abraço.
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Algumas questões:
O Banco de Portugal já não fez uma auditoria ao BES?
O Banco de Portugal não obrigou o BES a refazer as contas recentemente (imparidades) com consequência em prejuízos?
Estas imparidades (correções) tinham que ver com o quê (créditos a clientes normais e/ou clientes do Grupo)?
O Banco de Portugal não obrigou o Salgado e outros a deixarem de ser Administradores Executivos no BES?
No prospeto do AC não constava lá a informação sobre as alterações no Conselho de Administração e afins?
Será que o Banco de Portugal anda a brincar com um Elefante?
Aquando do AC, estas notícias (pelos vistos quentinhas) não eram conhecidas?
Porque motivo subiu então a cotação das ações e direitos do BES em pleno AC?
Será que tinha que ver com o próprio AC, isto é, maximizar a probabilidade de sucesso do mesmo?
A cenoura era dourada....
O Banco de Portugal já não fez uma auditoria ao BES?
O Banco de Portugal não obrigou o BES a refazer as contas recentemente (imparidades) com consequência em prejuízos?
Estas imparidades (correções) tinham que ver com o quê (créditos a clientes normais e/ou clientes do Grupo)?
O Banco de Portugal não obrigou o Salgado e outros a deixarem de ser Administradores Executivos no BES?
No prospeto do AC não constava lá a informação sobre as alterações no Conselho de Administração e afins?
Será que o Banco de Portugal anda a brincar com um Elefante?
Aquando do AC, estas notícias (pelos vistos quentinhas) não eram conhecidas?
Porque motivo subiu então a cotação das ações e direitos do BES em pleno AC?
Será que tinha que ver com o próprio AC, isto é, maximizar a probabilidade de sucesso do mesmo?
A cenoura era dourada....
- Registado: 29/11/2007 10:27
Dom_Quixote Escreveu:Lusitanian Trader Escreveu:Na sexta só tivemos um "bocadinho" de pânico, amanhá pode ser que seja mais a sério...
Pode ser que não, pode ser que sim... mas, sinceramente, espero bem que sim, de preferência violentamente, para que eu possa adquirir a posição que pretendo...
Subscrevo. Estou à espera, com 40 % da minha carteira em Cash ( mas não é todo para o BES - há por aí umas "presas" gordas à espera de serem caçadas...!). E o D. quixote sabe quais são ( pelo menos uma delas, que tem caído em desgraça também à custa do BES).
Quero repetir a dose do início do ano em que entrei a 1,21 e saí a 1,37 passado um mês.

"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
Lombard Street, London (John Murray), 1922
- Registado: 7/5/2014 12:40
Lusitanian Trader Escreveu:Na sexta só tivemos um "bocadinho" de pânico, amanhá pode ser que seja mais a sério...
Pode ser que não, pode ser que sim... mas, sinceramente, espero bem que sim, de preferência violentamente, para que eu possa adquirir a posição que pretendo...

mcarvalho++ Escreveu:pois .. a Moodys não está preocupada com obrigações .. está preocupada com o Bea .. blindado em quê?... se estivesse blindado não tinha caído o que caiu..
é a hora de rebentar com tudo..![]()
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... aises.html
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... deles.html
etc.........................
Na sexta só tivemos um "bocadinho" de pânico, amanhá pode ser que seja mais a sério...
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!
Blog - Lusitanian Trader
Página Facebook - Lusitanian Trader
Blog - Lusitanian Trader
katolo Escreveu:Anda tudo muito aflito com o BES, mas o BES está capitalizado e blindado face aos problemas da holding. Já chega!
O BES está tão blindado quanto a PT está. Quanto dinheiro tem o BES empatado nas holdings alguém sabe? Com quanto crédito malparado fica se as holdings falirem?
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
pois .. a Moodys não está preocupada com obrigações .. está preocupada com o Bea .. blindado em quê?... se estivesse blindado não tinha caído o que caiu..
é a hora de rebentar com tudo..
é a hora de rebentar com tudo..

- Registado: 28/4/2014 15:32
Anda tudo muito aflito com o BES, mas o BES está capitalizado e blindado face aos problemas da holding. Já chega!
Estou muito mais preocupado com as minhas obrigações ESFG! A notícia do Expresso - debt to equity - deixou-me deveras preocupado. Ver se salto fora da dívida esta Segunda...
Estou muito mais preocupado com as minhas obrigações ESFG! A notícia do Expresso - debt to equity - deixou-me deveras preocupado. Ver se salto fora da dívida esta Segunda...
- Registado: 20/2/2014 22:01
mcarvalho++ Escreveu:http://expresso.sapo.pt/a-crise-do-bes-segundo-joao-rendeiro=f875167
"Atão" e.... os outros?
"Para mim, o mais chocante nesta história foi que os membros mais destacados do GES [Grupo Espírito Santo] na área financeira não se coibiram de atacar e denegrir em privado e em público outros banqueiros portugueses na sequela da crise financeira de 2008", afirma João Rendeiro"
mcarvalho, o home está ressabiado, lol...
"pessoas como José Maria Ricciardi ou José Manuel Espírito Santo nunca se cansaram de criticar severamente outros banqueiros que - se algo de errado fizeram - é 'brincadeira de crianças' comparado com o que viemos agora a conhecer", diz."
Será mesmo assim, João Rendeiro? O caso BPP foi uma brincadeira de crianças?
"refere que não terá havido, no caso BES, "desvio de dinheiros", o que "não deixa de ser boa notícia nas circunstâncias"
Vá lá...
Aguardemos por cenas do próximo capítulo...
- Anexos
-
- capa-30c8.jpg (47.75 KiB) Visualizado 5971 vezes
Novas quedas?
A ministra das Finanças garante que a crise no Grupo Espírito Santo não ameaça a estabilidade financeira do país e que o estado não deve interferir.
BES: milhões recebidos através de offshore?
Novo «homem forte» do banco pode estar envolvido em negócios suspeitos

A ministra das Finanças garante que a crise no Grupo Espírito Santo não ameaça a estabilidade financeira do país e que o estado não deve interferir.
As autoridades luxemburguesas lançaram uma investigação a três holdings do grupo espírito santo por alegados incumprimentos das leis das sociedades.
O semanário «Expresso» revela que Ricardo Salgado e Morais Pires, sucessor apontado no comando do BES, poderão ter recebido vários milhões do Banco Espírito Santo Angola através de sociedades offshore.
O Grupo Espírito Santo parece ser, por estes dias, uma fonte aparentemente inesgotável de notícias. De acordo com a Reuters, três sociedades do grupo estão a ser investigadas pelas autoridades luxemburguesas. São elas a Espírito Santo Control SA, a Espírito Santo Financial Group e a Espírito Santo International.
Foi precisamente nesta última holding, que controla o grupo espírito santo, que a auditoria feita a pedido do Banco de Portugal detetou «irregularidades».
Maria Luís Albuquerque, que falou do assunto pela primeira vez, não se revelou preocupada com a situação do banco. O discurso é outro quando se trata da área não financeira do grupo
De acordo com o «Expresso», o grupo já apresentou um plano ao Banco de Portugal para evitar a insolvência.
Viriathus "Terror Romanorum"
BES: milhões recebidos através de offshore?
Novo «homem forte» do banco pode estar envolvido em negócios suspeitos

As autoridades luxemburguesas lançaram uma investigação a três holdings do grupo espírito santo por alegados incumprimentos das leis das sociedades.
O semanário «Expresso» revela que Ricardo Salgado e Morais Pires, sucessor apontado no comando do BES, poderão ter recebido vários milhões do Banco Espírito Santo Angola através de sociedades offshore.
O Grupo Espírito Santo parece ser, por estes dias, uma fonte aparentemente inesgotável de notícias. De acordo com a Reuters, três sociedades do grupo estão a ser investigadas pelas autoridades luxemburguesas. São elas a Espírito Santo Control SA, a Espírito Santo Financial Group e a Espírito Santo International.
Foi precisamente nesta última holding, que controla o grupo espírito santo, que a auditoria feita a pedido do Banco de Portugal detetou «irregularidades».
Maria Luís Albuquerque, que falou do assunto pela primeira vez, não se revelou preocupada com a situação do banco. O discurso é outro quando se trata da área não financeira do grupo
De acordo com o «Expresso», o grupo já apresentou um plano ao Banco de Portugal para evitar a insolvência.
Viriathus "Terror Romanorum"
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!
Blog - Lusitanian Trader
Blog - Lusitanian Trader
Se fizerem uma associação de ideias, porque é que a família Espirito Santo e o Credit Agricole prescindiram de ir ao AC recente do BES e de manterem a sua % de controlo no banco. Porque já previam as quedas da cotação. Continua até hoje a ser um mistério para mim porque é que desde o 1º dia de direitos do BES a cotação subiu perto de 20% em 2 semanas. Era-me óbvio que a cotação tinha de cair com todos os problemas e sinais que haviam
World debt clock:
BES Angola Sucessor de Ricardo Salgado recebeu milhões em offshore
Amílcar Morais Pires terá recebido, entre 2009 e 2011, 13,8 milhões de dólares do Banco Espírito Santo Angola (BESA), transferidos para uma conta na Suíça da empresa Savoices, da qual é um dos beneficiários, avança o Expresso.
08:00 - 28 de Junho de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
Share on printShare on email
Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, seu sucessor, foram beneficiários de transferências de milhões de dólares do Banco Espírito Santo Angola (BESA) para duas sociedades com contas na Suíça.
Segundo o Expresso deste sábado, entre o final de 2009 e meados de 2011, as empresas Savoices (ligada a Morais Pires) e Allanite (ligada a Ricardo Salgado) terão recebido do BESA 27,3 milhões de dólares (13,8 milhões a primeira e 13,5 milhões a segunda).
O semanário indica ainda que as duas sociedades estão na lista de clientes da Akoya, empresa de gestão de fortunas ligada ao caso de branqueamento de capitais e fraude fiscal Monte Branco. Mas Ricardo Salgado e Morais Pires não são arguidos no caso.
Em reação, o sucessor de Ricardo Salgado afirmou está a ser vítima de um processo de difamação e garantiu que tem a sua situação fiscal regularizada. Já o ex-presidente do BES recusou fazer comentários.
http://www.noticiasaominuto.com/economi ... m-offshore
Só mais uma ideia sobre o gês e o bes.
Como toda a gente desconfia que o ges está perto de dar um estoiro, existem vasos comunicantes entre os dois nomeadamente uma provisão no bes de 700m que irá com elevada probabilidade ser acionada.
Não me surpreenderia que os ES conseguissem convencer os credores a entrarem nas empresas do grupo, principalmente os credores bes, pt tranquilidade, e outas
Adivinhem quem continuava no comando dessas empresas
Como toda a gente desconfia que o ges está perto de dar um estoiro, existem vasos comunicantes entre os dois nomeadamente uma provisão no bes de 700m que irá com elevada probabilidade ser acionada.
Não me surpreenderia que os ES conseguissem convencer os credores a entrarem nas empresas do grupo, principalmente os credores bes, pt tranquilidade, e outas

Adivinhem quem continuava no comando dessas empresas

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Uma coisa é certa :
a dúvida está lançada e depois do BPP, do Bpn e outros, muitos estão preocupados.. e alguns em pré- panico
http://www.investopedia.com/articles/ec ... llapse.asp
a dúvida está lançada e depois do BPP, do Bpn e outros, muitos estão preocupados.. e alguns em pré- panico
http://www.investopedia.com/articles/ec ... llapse.asp
- Anexos
-
- 1.gif (15.29 KiB) Visualizado 7151 vezes
-
- 2.jpg (7.95 KiB) Visualizado 7151 vezes
-
- bes 1 ano.png (7.31 KiB) Visualizado 7144 vezes
perseu Escreveu:
(..) Banco que brevemente já não terá a família ao leme, com outros accionistas de referência como o Credit Agricole e o Bradesco, e que poderá vir a ser absorvida por outra entidade (que em concorrência, pagará um valor expectavelmente acima da cotação actual). A aguardar clarificação formal por parte do BP (apenas para convalidar a ausência de efeitos ou de sanções no BES pela situação crítica do GES), para agarrar nova oportunidade no BES. (..)
amigo perseu,
tanto o CA como o Br estão vendedores, estão de saída do banco, não são propriamente outros "novos" accionista de referencia, eles já eram os accionistas de referencia para alem dos ES, e tal como os ES ficaram sem $ para acompanhar o AC.
Eu não sei porque que, só porque um banco desceu 50% da cotação passou a ser Opavel. Será que ninguém que vai opar o banco pensa porque que isto caiu 50% no ultimo mês? E ainda por cima a um preço acima do mercado dizes tu. Eu diria um preço a baixo do mercado, por causa das surpresa que se possa encontrar. Como dizer que o banif vai ser opado a 2 centimos. Mais depressa é a 0,5 cêntimos não ? A incerteza não amiga das acções.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
perseu Escreveu:Jccgold, por imposição do BP, o BES deixou de ceder fundos de tesouraria e de médio prazo às holdings da família (as linhas remanescentes são "pigmeus face ao gigante" papel comercial). Daí a questão do papel comercial assumido por 3os e empréstimos obrigacionistas (que neste momento financiam as empresas em causa). O BES "safou-se" nesse particular, mas porque foi obrigado a isso (e bem pelo BP).
A questão do BES Angola é autónoma das holdings GES. Apenas tem a ver com os accionistas angolanos e com o BES (que detem grosso modo metade do capital). Se o Estado Angolano cumprir com a garantia dada sobre a esmagadora maioria das responsabilidades crediticias, diria que o potencial de perdas, no pior cenário é mesmo assim gerível (e residiria apenas a uma parte dos empréstimos cedidos pelo próprio BES ao BESA - auditados, controlados pelo BP). Se o Estado Angolano não assumisse (pouco provável), e se o BESA falisse aí o BES perdia um montante equivalente a 2/3 do último aumento de capital.
p.s. Neste momento, o capital dos credores está em risco nas holdings GES, não no BES (recente aumento de capital e as menores necessidades de provisionamento apartir do 2ºtrim dão uma certa segurança). O facto de acreditar no banco não me impede de aguardar que a acção continue em queda, volátil e sem suporte efectivo por mais tempo (quanto maior a correcção, mais hipóteses teremos de encontrar uma oportunidade de investimento).
cumps, perseu
Por imposição do BP o BES deixou de ceder novos fundos às holdings, mas a minha pergunta é e os empréstimos feitos antes da imposição do BP? Montante? Pois então se acabámos de descobrir um empréstimo da PT de 900M€ que me garante que o BES não tem dinheiro emprestado e encravado nas holdings?
A questão do BES Angola numa prespectiva optimista o património do BES Angola passava a valer 0 valendo o BES o que vale menos o valor do BES Angola. Qto vale a parte do BES Angola q o BES detém e está em risco?
World debt clock:
jccgold Escreveu:perseu Escreveu:agora o BES está relativamente protegido dessa débacle. Mais, as 4 holdings da família estão em risco de insolvência e o BES está neste momento com rácios de capital confortáveis ao nível do BPI
Está? Então eu faço a seguinte pergunta. Quanto dinheiro emprestou o BES às holdings da família? E quanto perde o BES se o BES Angola for à falência? Se tiver resposta a essas 2 perguntas posso concordar. Se ninguém me souber responder e têm dinheiro no BES devia de sair uma ordem judicial q impeça q matem o próprio dinheiro
Jccgold, por imposição do BP, o BES deixou de ceder fundos de tesouraria e de médio prazo às holdings da família (as linhas remanescentes são "pigmeus face ao gigante" papel comercial). Daí a questão do papel comercial assumido por 3os e empréstimos obrigacionistas (que neste momento financiam as empresas em causa). O BES "safou-se" nesse particular, mas porque foi obrigado a isso (e bem pelo BP).
A questão do BES Angola é autónoma das holdings GES. Apenas tem a ver com os accionistas angolanos e com o BES (que detem grosso modo metade do capital). Se o Estado Angolano cumprir com a garantia dada sobre a esmagadora maioria das responsabilidades crediticias, diria que o potencial de perdas, no pior cenário é mesmo assim gerível (e residiria apenas a uma parte dos empréstimos cedidos pelo próprio BES ao BESA - auditados, controlados pelo BP). Se o Estado Angolano não assumisse (pouco provável), e se o BESA falisse aí o BES perdia um montante equivalente a 2/3 do último aumento de capital.
p.s. Neste momento, o capital dos credores está em risco nas holdings GES, não no BES (recente aumento de capital e as menores necessidades de provisionamento apartir do 2ºtrim dão uma certa segurança). O facto de acreditar no banco não me impede de aguardar que a acção continue em queda, volátil e sem suporte efectivo por mais tempo (quanto maior a correcção, mais hipóteses teremos de encontrar uma oportunidade de investimento).
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
perseu Escreveu:O BES sofre com os efeitos mas não tanto que ponha em causa os rácios mínimos para passar nos stress tests
Contas para sustentar essa afirmação? Volto a perguntar quanto dinheiro tem o BES empatado nas holdings Espirito Santo?
World debt clock:
Marco Martins Escreveu:
Mas então se já antes o buraco era no BESI, porque motivo é que o BES teve de fazer um AC?
Se as 4 holdings (Esfg, Esi, Esc e rioforte) falirem, que impactos imediatos tem isso nas outras empresas portuguesas, nomeadamente BCP,BPI, Fundos e Portugal Telecom?
Se essas holdings falirem, o BES não poderá ser chamado a assumir dívidas e processos em tribunal?
Boa noite Marco Martins, as perguntas que colocou, são decisivas para conjecturar sobre consequências da saga GES e reflexamente no BES. Baseado nos dados actuais (se por ex. amanhã surgir um grande investidor ou a CGD a conceder uma linha especial, estas conjecturas esvaziam-se de qq significado que ainda pudessem ter para as perguntas 2 e 3).
Mas então se já antes o buraco era no BESI, porque motivo é que o BES teve de fazer um AC?
1 - No tocante ao aumento de capital do BES, o mesmo surgiu da necessidade de reforçar os rácios do BES (não directamente do BESI), porque o banco provavelmente não passaria nos stress tests do BCE a iniciarem-se em setembro, porque não recorreram a cocos do Estado e porque os elevados níveis de provisões no ano anterior (devido a imparidades crediticias empresarias e da enorme carteira imobiliária), levou a que o banco entendesse por oportuno um reforço efectivo dos capitais próprios.
2 - Se as 4 holdings (Esfg, Esi, Esc e rioforte) falirem, que impactos imediatos tem isso nas outras empresas portuguesas, nomeadamente BCP,BPI, Fundos e Portugal Telecom?
Pouco provável que a Rioforte abra falência (quanto muito seria "desmembrada em vida" porque tem alguns activos de elevada qualidade), quanto às outras não sei (apenas a ESFG tem algo interessante - 25% do capital do BES). Sobretudo para a Portugal telecom e fundos, julgo que correm o risco de virem a ser accionistas de uma ou duas dessas holdings Ges. BCP e BPI passam quase incólumes (embora o BCP terá a sua queda por moto próprio), e mesmo o BES sofrerá dentro de níveis suportáveis (tendo em conta sobretudo e por um princípio de equidade, os 700 milhões de euros de provisões relativos ao papel comercial Rioforte cedido a particulares. porque são clientes BES e foi o BES que os induziu, incentivou a comprar, e confiavam e conheciam apenas o BES. Contudo, e por enquanto essa provisão está feita na insolvente ESFG).
3 - Se essas holdings falirem, o BES não poderá ser chamado a assumir dívidas e processos em tribunal?
Sim, o BES seria chamado a tribunal (e perderia), relativamente às garantias sobre papel comercial emitido a particulares pela RioForte, mas em que o único "Autor moral e mandante" foi o BES e é por isso solidariamente responsável (apesar de estarem provisionadas em nome da ESFG). Contudo, mesmo o BP vai certamente impôr essa realidade ao BES antes de qq processo judicial seja iniciado por particulares.
O papel comercial da PT, de fundos e de bancos internacionais não terão a mesma proteção (até pelo nível contratual, de conhecimento e de capacidade negocial das entidades em causa). Deverão ser incentivados a trocar parte dos créditos por acções dessas holdings.
A família e administrações serão certamente accionadas judicialmente em todas as situações de insolvência.
O BES sofre com os efeitos mas não tanto que ponha em causa os rácios mínimos para passar nos stress tests, e manter-se-á como uma boa opção para daqui a uns meses, os 25% do capital do BES poderem ser adquiridos por um banco internacional. Acção que depois de estabilizada e com cotações mais deprimidas, valerá no meu caso uma reentrada faseada (temos tempo).
Editado pela última vez por Optimiza em 28/6/2014 12:33, num total de 2 vezes.
perseu Escreveu:agora o BES está relativamente protegido dessa débacle. Mais, as 4 holdings da família estão em risco de insolvência e o BES está neste momento com rácios de capital confortáveis ao nível do BPI
Está? Então eu faço a seguinte pergunta. Quanto dinheiro emprestou o BES às holdings da família? E quanto perde o BES se o BES Angola for à falência? Se tiver resposta a essas 2 perguntas posso concordar. Se ninguém me souber responder e têm dinheiro no BES devia de sair uma ordem judicial q impeça q matem o próprio dinheiro
World debt clock:
_x_ Escreveu:Boas tardes,
Perseu, permita me que discorde.
A maior valia do bes era a sua solidez tanto nos valores como na imagem, ambos estão irremediavelmente destruídos.
Uma empresa por muito boa que seja quando inserida num grupo que está falido, fica seriamente afectada também, veja se o que aconteceu hoje à pt.
Acabei de ouvir na tv que foi dado de empréstimo cem milhões urgentes à riofrte.
Vendo uma infografia da cascata do grupo em questão, não sei se é a real, a holding de topo, tem 51% de uma intermédia e está por sua vez 49% da dona do bes! ou seja os espíritos santos controlam directamente muito pouco do banco mas continuam a usufruir do banco para manterem as suas empresas delapidando assim o bes.
Não entendo quem está com interesse em entrar numa empresa que tem tudo para correr mal e mesmo que as empresas do grupo se vejam obrigadas a vender o bes este será vendido a um preço baixo dada a fraqueza negocial da família, estragando valor aos detentores tanto do bes como da esfg.
Cada um faz como melhor sabe e quer, se querem enterrar dinheiro para ajudar os salgados, estamos numa democracia.
Boa noite X, o BES já não é controlado pelo GES. Via ESFG apenas detem 25% do capital do BES, é uma participação minoritária. O BES não assume sequer um papel de avalista das operações financeiras daquelas holdings (embora ache que seria no mínimo justo que a provisão dos 700 milhões de euros de papel comercial deviam estar lá sediadas e não no descapitalizado ESFG - porque foram contraídas por clientes BES pelo facto de acreditarem no Banco).
Se é verdade que o GES corre riscos de insolvência a curto prazo, tb é certo que procura alternativas para sobreviver (e deve-se evitar qq investimento nesse perigoso universo empresarial ) , agora o BES está relativamente protegido dessa débacle. Mais, as 4 holdings da família estão em risco de insolvência e o BES está neste momento com rácios de capital confortáveis ao nível do BPI - graças tb a 1.050.000.000€ de AC há duas semanas atrás. Actualmente, cumpre os critérios de stress tests do BCE e o core tier 1 basileia III(em que por exemplo o BCP ainda não passaria).
O meu interesse no BES, em que penso voltar a investir com posição inicial de 1/3 até final de agosto , prende-se com o facto de acreditar na estratégia do banco, na segmentação e penetração no mercado e na solidez do balanço. Banco que brevemente já não terá a família ao leme, com outros accionistas de referência como o Credit Agricole e o Bradesco, e que poderá vir a ser absorvida por outra entidade (que em concorrência, pagará um valor expectavelmente acima da cotação actual). A aguardar clarificação formal por parte do BP (apenas para convalidar a ausência de efeitos ou de sanções no BES pela situação crítica do GES), para agarrar nova oportunidade no BES.
Por ultimo dizer que embora ache o BES a desconto, acredito que pode e deve cair mais - até porque uma acção Bear não tem suportes, porque muitos estão em pânico a vender, e porque outros querem comprar faseadamente e o mais barato, na cotação mais deprimida que seja possível alcançar. Por isso só entrarei quando a acção encontrar uma base de sustentação que julgue consistente.
conclusão - Separar GES do BES, fugir do descalabro GES (esfg, rioforte, esi, esc), e aguardar ponderada e calmamente pela oportunidade que virá a surgir no BES. Temos tempo!
Cumps, perseu
Editado pela última vez por Optimiza em 28/6/2014 4:33, num total de 1 vez.
Raposo Tavares Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:DanielPT Escreveu:A OreyItrade, recomenda a compra de BES a 0,718...
"A queda do preço do BES coloca o activo num ponto de compra."
Então o preço da ESFG deve estar em strong buy...
Muito bem observado! Foi precisamente esta recomendação desinteressada Orey que motivou o meu post anterior...
Um abraço,
Raposo Tavres
Cá para mim essa sugestão de compra da Orey é para os curtos fecharem posições
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 97 visitantes