Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
jgut Escreveu:Boa noite, Calius
Não sei se, quando diz de absurda..., se refere à minha "análise/visão" se à sua, contudo gostaria de partilhar mais uns gráficos do semanal onde é possível observar e constatar a minha visão com clareza. Passo a explicar, para mim a JM está a movimentar-se num canal descendente tendo, neste momento, terminado o toque na linha superior do referido canal (sinalizado com circulo a vermelho) e fechado já a baixo da referida linha superior. De referir também que o valor de fecho desta semana é ligeiramente a baixo de uma linha de suporte horizontal (a verde). O RSI é o que se vê... a apontar para baixo... e o estocástico também a dar sinal de continuação de correção.
Na minha opinião, irá continuar este movimento que vem fazendo já algum tempo....
Bons negócios e bom fim de semana.
Jgut
Boa noite, jgut.
Quando referi análise absurda, referia-me à minha, quando descrevi a possibilidade de um H&S.
Foi uma análise de relance que depois constatei não fazer sentido.
Concordo que a JM está num canal descendente mas também referi o porquê de acreditar que esse canal está prestes a ser rompido.
Ressalvo que a correção só ocorrerá depois de tocar no suporte dos 11.25~11.45, portanto ainda há espaço para a "saturação" do RSI.
Pode ver nos seus gráficos 2 e 3 que as Bollinger nunca estiveram tão horizontais como agora, ao longo de todo o canal descendente e nem a bollinger inferior esteve tão próxima da LTd superior.
Na minha pouca experiência, tenho constatado que depois do toque nas Bollinger inferiores, as cotadas têm tendência a seguir um rumo de aproximadamente 90º em relação à linha.
Não é cientifico nem matemático. Apenas algo que ocorre com bastante frequência. Neste caso, seria uma correção quase vertical.
Por outro lado, nunca houve tantos toques consecutivos nessa mesma LTd como agora.
Por fim, nunca a MM50 esteve acima dessa mesma LTd, como está agora.
Por esses motivos, acredito numa lateralização que irá romper a LTd, na inversão após toque na bollinger inferior.
Esta é a minha interpretação que... vale o que vale

- Registado: 23/5/2014 12:26
Boa noite, Calius
Não sei se, quando diz de absurda..., se refere à minha "análise/visão" se à sua, contudo gostaria de partilhar mais uns gráficos do semanal onde é possível observar e constatar a minha visão com clareza. Passo a explicar, para mim a JM está a movimentar-se num canal descendente tendo, neste momento, terminado o toque na linha superior do referido canal (sinalizado com circulo a vermelho) e fechado já a baixo da referida linha superior. De referir também que o valor de fecho desta semana é ligeiramente a baixo de uma linha de suporte horizontal (a verde). O RSI é o que se vê... a apontar para baixo... e o estocástico também a dar sinal de continuação de correção.
Na minha opinião, irá continuar este movimento que vem fazendo já algum tempo....
Jgut
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
Boa noite
Como pessimista convicto do estado da nação e ainda mais do mundo americano, cometi a "loucura" de voltar a fazer compras no mercado nacional com algum peso no total da carteira. No leque, entrou :
PT
JMT
e a minha aposta frequente REN !
De qualquer forma, continuo a gostar mais de Ópera do que do circo nacional e de ter a mania de comprar coisas a cair em vez de andar na maré!
Talvez o PSI tenha futuro porque ainda atrai alguns fundamentalistas !
Nota ; vendido em S&P em 37% da carteira
Bons negocios
Como pessimista convicto do estado da nação e ainda mais do mundo americano, cometi a "loucura" de voltar a fazer compras no mercado nacional com algum peso no total da carteira. No leque, entrou :
PT
JMT
e a minha aposta frequente REN !
De qualquer forma, continuo a gostar mais de Ópera do que do circo nacional e de ter a mania de comprar coisas a cair em vez de andar na maré!
Talvez o PSI tenha futuro porque ainda atrai alguns fundamentalistas !
Nota ; vendido em S&P em 37% da carteira
Bons negocios
- Registado: 23/11/2011 21:02
Ontem lancei uma interpretação, com base no gráfico do jgut mas que, analisando melhor, é absurda.
Hoje, com mais tempo, esta é a minha interpretação:
- MM50 está acima da LTd, pela primeira vez desde o inicio desta tendência.
- Bollinger superior tem vindo a afirmar-se acima da LTd, desde inicio de Maio e com cada vez maior tendência para se afastar, no sentido ascendente, quando em simultâneo a bollinger inferior foi violada nos últimos 5 dias.
- Desde o inicio desta tendência, nunca a LTd foi tocada tão frequentemente. Tanto bate até que fura, dizem...
- A zona de suporte dos 11.25~11.45 tem sido a principal e responsável pelas maiores inversões, já desde 2011.
- O estocástico, RSI e WPR indicam sobre-venda.
Está-me a falhar alguma coisa?

Hoje, com mais tempo, esta é a minha interpretação:
- MM50 está acima da LTd, pela primeira vez desde o inicio desta tendência.
- Bollinger superior tem vindo a afirmar-se acima da LTd, desde inicio de Maio e com cada vez maior tendência para se afastar, no sentido ascendente, quando em simultâneo a bollinger inferior foi violada nos últimos 5 dias.
- Desde o inicio desta tendência, nunca a LTd foi tocada tão frequentemente. Tanto bate até que fura, dizem...
- A zona de suporte dos 11.25~11.45 tem sido a principal e responsável pelas maiores inversões, já desde 2011.
- O estocástico, RSI e WPR indicam sobre-venda.
Está-me a falhar alguma coisa?

Blue Epsilon Escreveu:_x_ Escreveu:Euroverde?![]()
Mas o Euroverde agora não é o Eurosexy?
ahahaha parti-me a rir agora!!!
eurosexy? a serio?
- Registado: 7/4/2011 15:21
_x_ Escreveu:Euroverde?![]()
Mas o Euroverde agora não é o Eurosexy?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Eurosexy, num tópico como a JM falar em nacionalizar a JM é algo digno da Venezuela.
Exactamente, nas actuais circunstancias a JM podia começar a dar prejuízo se fosse nacionalizada devido à corrupção dos gestores e pelo individualismo que caracteriza os povos daqui (querem sempre ser mais ricos e melhores do que o vizinho para beneficio próprio). Daí ser um suicídio nacionalizar seja o que for, não só pelos encargos estatais a curto/medio prazo, mas também pelo risco de longo prazo (em todas as suas vertentes).
A TAP é que já a podiam ter vendido também.. tal como a ANA.
Quando a bolsa leva o preço duma empresa muito para baixo do valor dos activos o que se pode fazer com o negócio? Comprar ou vender para sempre?
------------------
Ulisses, confundir a Noruega com a Venezuela é confundir o dia com a noite. E dou todo o mérito à Noruega porque conseguem pôr em prática tudo de forma exemplar mantendo baixa a inflação.
Portugal nunca nunca nunca será assim. Mas tem que melhorar!
A TAP é que já a podiam ter vendido também.. tal como a ANA.
Quando a bolsa leva o preço duma empresa muito para baixo do valor dos activos o que se pode fazer com o negócio? Comprar ou vender para sempre?
------------------
Ulisses, confundir a Noruega com a Venezuela é confundir o dia com a noite. E dou todo o mérito à Noruega porque conseguem pôr em prática tudo de forma exemplar mantendo baixa a inflação.
Portugal nunca nunca nunca será assim. Mas tem que melhorar!

- Registado: 16/6/2014 0:01
A razão pela qual o Estado não nacionaliza a JM e outras é que em vez de lucros passavam a dar prejuízos 
Posto isto, não compreendo a queda das últimas sessões.
Bem sei que com a AT o comportamento da acção parece feita a régua e esquadro (ainda estou com o relato dos cruzamentos do Veloso, de ontem, na cabeça) mas não se justifica, quanto a mim, estas quedas sucessivas.
Pela análise das DFs, as vendas brutas, comparando o 1º Trimestre 2014-2013, diminuíram à custa da quebra verificada na Polónia, mas o relatório trimestral diz que é fruto da Páscoa tardia de 2014, ou seja, vai reflectir.se no 2º Trimestre.
Além disso, suspeito que o 2º Trimestre na Polónia vai ser um bom trimestre dado que historicamente, as vendas brutas, são melhores que o 1º Trimestre, existe o efeito da Páscoa a ter em conta e, pelo que vejo, no 2º Trimestre o zloty ganhou força quer face ao euro quer face a trimestres anteriores (1º Trimestre de 2014 e 2º Trimestre 2013). (NOTA: ainda assim a cotação do zloty face ao euro, nos 1º Semestre 2013 e 2014, mantém.se praticamente inalterado)
A minha única "preocupação" é a quebra do cash gerado pelas operações. Sofreu uma quebra abrupta à custa do ex.fluxo associado ao pagamento a fornecedores e empregados.

Posto isto, não compreendo a queda das últimas sessões.
Bem sei que com a AT o comportamento da acção parece feita a régua e esquadro (ainda estou com o relato dos cruzamentos do Veloso, de ontem, na cabeça) mas não se justifica, quanto a mim, estas quedas sucessivas.
Pela análise das DFs, as vendas brutas, comparando o 1º Trimestre 2014-2013, diminuíram à custa da quebra verificada na Polónia, mas o relatório trimestral diz que é fruto da Páscoa tardia de 2014, ou seja, vai reflectir.se no 2º Trimestre.
Além disso, suspeito que o 2º Trimestre na Polónia vai ser um bom trimestre dado que historicamente, as vendas brutas, são melhores que o 1º Trimestre, existe o efeito da Páscoa a ter em conta e, pelo que vejo, no 2º Trimestre o zloty ganhou força quer face ao euro quer face a trimestres anteriores (1º Trimestre de 2014 e 2º Trimestre 2013). (NOTA: ainda assim a cotação do zloty face ao euro, nos 1º Semestre 2013 e 2014, mantém.se praticamente inalterado)
A minha única "preocupação" é a quebra do cash gerado pelas operações. Sofreu uma quebra abrupta à custa do ex.fluxo associado ao pagamento a fornecedores e empregados.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Euroverde?

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Euroverde, penso que a Venezuela é um país que se enquadra claramente na tua mentalidade, pelo que acabas de contar.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
jgut Escreveu:Boa tarde a todos,
Não sendo um pro. ou muito experiente no assunto, gostaria de partilhar esta minha visão da JM convosco.
Assim, podemos constatar um movimento descendente de longo prazo e quando toca na linha inferior desse canal forma um canal secundário ascendente até à linha do canal superior principal. Na minha prespetiva este movimento terá continuidade até rompimento da linha superior do canal principal. Neste momento estará a realizar o movimento descendente, novamente, até à linha inferior do canal principal.
Jgut
Bons negócios para todos.
Também vejo um H&S bastante tímido, com inicio no suporte dos 11,25 (meados de Março) e a fechar precisamente ontem no suporte dos 11,86.
Dado que a Bollinger já foi rompida há 5 dias atrás e que hoje temos a 1ª vela totalmente fora, acredito numa inversão para amanhã ou 2ª Feira.
Se essa inversão será apenas de curto prazo ou se dará razão ao H&S, isso já não sei. A minha experiência não me permite ver mais além.
Opiniões?
O Estado portugues nao podia nacionalizar a JM nem que quisesse que a JM tem sede na Holanda agora. Quanto muito nacionalizavam o Pingo Doce
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Boa tarde a todos,
Não sendo um pro. ou muito experiente no assunto, gostaria de partilhar esta minha visão da JM convosco.
Assim, podemos constatar um movimento descendente de longo prazo e quando toca na linha inferior desse canal forma um canal secundário ascendente até à linha do canal superior principal. Na minha prespetiva este movimento terá continuidade até rompimento da linha superior do canal principal. Neste momento estará a realizar o movimento descendente, novamente, até à linha inferior do canal principal.
Jgut
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
jccgold Escreveu:A justificação dada pelo Soares dos Santos quando passaram para a Holanda foi a incerteza do Euro que em Portugal nao estavam protegidos se PT resolvesse adoptar o escudo. Nao tem nada a ver com nacionalizações
ok. mas se Portugal fosse como na Noruega, o Estado tinha que ter pelo menos 50% de participação nas boas empresas, nas que dão lucro, ano após ano. E a diferença entre o que os gestores ganham e os trabalhadores não é abissal.
Por isso é que eu digo que é um absurdo se Portugal fosse nacionalizar qualquer empresa de relevo (seria fugir à regra o que levava a criticas). Aqui a última moda é vender, seja o que for! Depois queixam-se que a receita diminui. Bem sei que agora andam mais virados para exportações, mas se não houver investimento contínuo para sustentar as exportações, também a receita das exportações não chega para o objectivo.
Se Portugal tivesse metade da população existente (5milhoes) e impostos a metade do valor (a rondar os 12%), possivelmente seria um país mais rico a prazo, desde que os salários fossem equilibrados, e o investimento útil canalizado apenas exclusivamente para fins sustentáveis dos vários ramos de negócio.
A Noruega tem o maior fundo estatal do mundo e é gerido de forma cuidadosa e decente com a preocupação de comunidade e nação enquanto país e gerações futuras. Eles sabem que gerindo o fundo de forma séria, vão continuar entre os mais ricos do planeta enquanto país e não vão abdicar disso enquanto comunidade, e não em termos individuais interesses. É uma mentalidade e forma de fazer muito exemplar.
O fundo tem 680 mil milhões euros e o que calha cerca de 680 mil euros a cada pensionista por um período de 30 anos. É um fundo que é proveniente basicamente das receitas de petróleo, mas também o sector pesqueiro, florestal e agrícola, e retalho contribuem para as receitas onde o estado tem participação. O fundo pretende aumentar o investimento de 60% para 70% em acções e está sempre disponível para tomar parte da participação em empresas sustentáveis, quer fora (investindo) ou dentro (nacionalizando) da Noruega.
Para além disso, nenhuma parte do fundo, no fundo funciona com endividamento a terceiros, e como tal não existem custos de financiamento para com outros bancos ou países. Antes pelo contrário, o fundo obtém lucro parcial dos lucros de obrigações quando por exemplo investe em Portugal.
Qualquer lucro é naturalmente pago imposto na Noruega e a sede das empresas que contribuem para o fundo está também na Noruega.
Por isso é que eu defendo que cá a JM devia ser 50% nacionalizada pelo Estado português e outras empresas lucrativas, desde que se cumprissem todas as outras normas que em Portugal nunca se irão cumprir. Propor isso nas actuais circunstâncias seria o suicídio e não faria sentido pro diversos motivos: pertencemos à UE e não somos completamente livres, temos características latinas o que nos impede de funcionar como os noruegueses, somos regidos pelo individualismo e nunca pelo sentido de comunidade, etc, etc.
Ulisses Pereira Escreveu:Calius, não creio que tenha impacto na cotação.
Aqui ficam os gráficos sem a sessão de hoje (bastante tranquila).
Um abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses!

Por um lado está apetecível, na perspectiva de curto prazo, se voltar a tocar a LTd ... por outro, o aspecto não é grande coisa.
Abraço
Boas,
Com tantas subidas e descidas, só vejo H&S e IHS por todo o lado.
No último vejo um H&S, com projeção nos 11.30€( a dedo no ecrã)
Agora só vejo figuras... já me passa...
Manchini
Com tantas subidas e descidas, só vejo H&S e IHS por todo o lado.
No último vejo um H&S, com projeção nos 11.30€( a dedo no ecrã)

Agora só vejo figuras... já me passa...
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
A justificação dada pelo Soares dos Santos quando passaram para a Holanda foi a incerteza do Euro que em Portugal nao estavam protegidos se PT resolvesse adoptar o escudo. Nao tem nada a ver com nacionalizações
World debt clock:
- Registado: 11/11/2011 3:58
Calius, não creio que tenha impacto na cotação.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Qual o impacto dessa notícia no futuro (curto e médio prazo) da cotada?
Ulisses, tens alguma AT actualizada da JM?
Vejo uma inversão entre amanhã e 2ª mas gostava de confirmar com outras linhas, não desenhadas por mim
Obrigado.
Ulisses, tens alguma AT actualizada da JM?
Vejo uma inversão entre amanhã e 2ª mas gostava de confirmar com outras linhas, não desenhadas por mim

Obrigado.
Euroverde, de onde é que veio este comentário? 

Seria um autêntico absurdo o Estado Portugues nacionalizar a JM. 

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... nebra.html
Tive a oportunidade de estar presente na conferencia e apenas ouvi o Sr. Alexandre Soares dos Santos a firmar que dentro de 1 a 2 anos a tesouraria da Jeronimo Martins estará em Genebra, afirmando "lá é que estão os mercados".
Acabou por afirmar, em resposta a um dos elementos da plateia, que a noticia que falava da passagem da sede para a Holanda tendo como principal razão a carga fiscal é completamente falsa, afirmando que a Jerônimo Martins paga os impostos em Portugal, e a holanda apenas garante o capital nomeadamente em caso de nacionalização, coisa que o estado português não faz, nas suas palavras.
Tive a oportunidade de estar presente na conferencia e apenas ouvi o Sr. Alexandre Soares dos Santos a firmar que dentro de 1 a 2 anos a tesouraria da Jeronimo Martins estará em Genebra, afirmando "lá é que estão os mercados".
Acabou por afirmar, em resposta a um dos elementos da plateia, que a noticia que falava da passagem da sede para a Holanda tendo como principal razão a carga fiscal é completamente falsa, afirmando que a Jerônimo Martins paga os impostos em Portugal, e a holanda apenas garante o capital nomeadamente em caso de nacionalização, coisa que o estado português não faz, nas suas palavras.
If I Knew What I Know
Olhem a JM a ajudar à festa das quedas.
Assim o PSI não aguenta.
Assim o PSI não aguenta.

- Registado: 21/5/2014 22:06
.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 20:43, num total de 1 vez.
- Registado: 11/4/2014 16:59
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], latbal, macau5m, malakas, Manchini888, Masterchief, maturidade, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 125 visitantes