Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por JotaFreitas1 » 22/6/2014 16:12

Essa é a difícil resposta. Mas se não existir pressa em reaver o investimento, é natural que feitos os esclarecimentos nos próximos dias a ação vai recuperar aos valores anteriores. Será?

Registado: 11/4/2011 23:04

por EuroSexy » 22/6/2014 15:56

Alguém está a pensar dar uma ordem de compra ao melhor amanhã logo na abertura? :oops:

Registado: 16/6/2014 0:01

por mantana » 22/6/2014 15:43

Artista Romeno Escreveu:
PIKAS Escreveu:Uma opinião que ajuda a perceber o que está a acontecer.

Obrigado Dr. Carlos Costa! Afinal desta vez temos Governador, ou seja, alguém que regula, chama à responsabilidade, pede esclarecimentos e age em conformidade. 20-06-2014 17:12

Declaro desde já a minha ignorância: não percebo nada de gestão bancária nem da sua intrincada actividade. Para mim, como para a maior parte dos mortais, os bancos são instituições onde depositamos o nosso dinheiro e onde, cada vez mais, o procuramos gerir com parcimónia para ver se chega até ao fim do mês.

É portanto nesta condição de simples cliente de um banco que observo e me congratulo com o que se está a passar no Banco Espírito Santo.
É que até para uma ignorante como eu saltava pelos “olhos adentro” que algo tinha que estar muito errado quando verificávamos que um após outro, quase todos os grandes casos de corrupção investigados nos últimos anos – Submarinos, Portucale, Operação Furacão, Monte Branco, e a lista podia continuar – estão relacionados com o BES ou com os seus dirigentes.

Na minha ignorância também não percebia como era possível que Ricardo Salgado se mantivesse à frente de um banco depois de ter sido público que em 2012 fez três rectificações à sua declaração de impostos, aproveitando o perdão fiscal com que o governo quis arrecadar mais alguns milhões. Nestas rectificações Salgado declarou um rendimento suplementar de 8,5 milhões de euros. Quando isto se soube, até eu que sou uma ignorante em matéria de bancos e banqueiros, telefonei para o banco de Portugal para saber se o governador continuava a achar que este senhor era idóneo para liderar uma instituição bancária. Deram-me a resposta do costume, ou seja, nenhuma.

Mas agora, dois anos depois, a resposta aí está. Afinal desta vez temos Governador, ou seja, alguém que regula, chama à responsabilidade, pede esclarecimentos e age em conformidade.

Bem-haja Dr. Carlos Costa, porque os pobres depositantes como eu ficam muito mais tranquilos ao saberem que no banco de Portugal está alguém que tem os olhos e os ouvidos abertos e a coragem e independência para cumprir a sua missão, mesmo que isso signifique chamar à responsabilidade o homem mais poderoso do regime, com tentáculos não só no poder financeiro, mas também nos negócios – vá-se lá saber quais – no “centrão” que nos governa e nos muitos famosos que formam a opinião em Portugal.

Não sei se com este comportamento o senhor algum dia chegará a um alto cargo no Banco Central Europeu, mas olhe que se os pobres depositantes como eu tivessem algum voto na matéria o Dr. Carlos Costa seria nomeado presidente do BCE, para também lá fazer a limpeza que aqui está a fazer.

PS: Dr. Carlos Costa, peço desculpa por ter duvidado da sua eficácia e competência ao longo destes dois anos. Os que o conhecem e sabem muito mais disto do que eu, sempre me disseram que desta vez tínhamos governador.

in: http://rr.sapo.pt/opiniao_detalhe.aspx? ... did=152935

Esta tirada é o máximo:
Não sei se com este comportamento o senhor algum dia chegará a um alto cargo no Banco Central Europeu

Cumprimentos,

Caro pikas.... enfim banca centrală română :!: :clap: .... o bes amanha pode acontecer tudo e quando digo tudo é mesmo tudo.... a questão os 2,5mm desde que não haja mesmo exposição, nao acontece nada, além da reputação... mas eu cautelosamente não excluo que possa haver, nem que seja com uma probabilidade de 5 ou 10% chamem-me marreta não me importo

Nao percebi nada...podes reformular?

Registado: 21/5/2014 15:33

por Artista Romeno » 22/6/2014 15:20

PIKAS Escreveu:Uma opinião que ajuda a perceber o que está a acontecer.

Obrigado Dr. Carlos Costa! Afinal desta vez temos Governador, ou seja, alguém que regula, chama à responsabilidade, pede esclarecimentos e age em conformidade. 20-06-2014 17:12

Declaro desde já a minha ignorância: não percebo nada de gestão bancária nem da sua intrincada actividade. Para mim, como para a maior parte dos mortais, os bancos são instituições onde depositamos o nosso dinheiro e onde, cada vez mais, o procuramos gerir com parcimónia para ver se chega até ao fim do mês.

É portanto nesta condição de simples cliente de um banco que observo e me congratulo com o que se está a passar no Banco Espírito Santo.
É que até para uma ignorante como eu saltava pelos “olhos adentro” que algo tinha que estar muito errado quando verificávamos que um após outro, quase todos os grandes casos de corrupção investigados nos últimos anos – Submarinos, Portucale, Operação Furacão, Monte Branco, e a lista podia continuar – estão relacionados com o BES ou com os seus dirigentes.

Na minha ignorância também não percebia como era possível que Ricardo Salgado se mantivesse à frente de um banco depois de ter sido público que em 2012 fez três rectificações à sua declaração de impostos, aproveitando o perdão fiscal com que o governo quis arrecadar mais alguns milhões. Nestas rectificações Salgado declarou um rendimento suplementar de 8,5 milhões de euros. Quando isto se soube, até eu que sou uma ignorante em matéria de bancos e banqueiros, telefonei para o banco de Portugal para saber se o governador continuava a achar que este senhor era idóneo para liderar uma instituição bancária. Deram-me a resposta do costume, ou seja, nenhuma.

Mas agora, dois anos depois, a resposta aí está. Afinal desta vez temos Governador, ou seja, alguém que regula, chama à responsabilidade, pede esclarecimentos e age em conformidade.

Bem-haja Dr. Carlos Costa, porque os pobres depositantes como eu ficam muito mais tranquilos ao saberem que no banco de Portugal está alguém que tem os olhos e os ouvidos abertos e a coragem e independência para cumprir a sua missão, mesmo que isso signifique chamar à responsabilidade o homem mais poderoso do regime, com tentáculos não só no poder financeiro, mas também nos negócios – vá-se lá saber quais – no “centrão” que nos governa e nos muitos famosos que formam a opinião em Portugal.

Não sei se com este comportamento o senhor algum dia chegará a um alto cargo no Banco Central Europeu, mas olhe que se os pobres depositantes como eu tivessem algum voto na matéria o Dr. Carlos Costa seria nomeado presidente do BCE, para também lá fazer a limpeza que aqui está a fazer.

PS: Dr. Carlos Costa, peço desculpa por ter duvidado da sua eficácia e competência ao longo destes dois anos. Os que o conhecem e sabem muito mais disto do que eu, sempre me disseram que desta vez tínhamos governador.

Esta tirada é o máximo:
Não sei se com este comportamento o senhor algum dia chegará a um alto cargo no Banco Central Europeu

Cumprimentos,

Caro pikas.... enfim banca centrală română :!: :clap: .... o bes amanha pode acontecer tudo e quando digo tudo é mesmo tudo.... a questão os 2,5mm desde que não haja mesmo exposição, nao acontece nada, além da reputação... mas eu cautelosamente não excluo que possa haver, nem que seja com uma probabilidade de 5 ou 10% chamem-me marreta não me importo
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por PIKAS » 22/6/2014 14:49

Uma opinião que ajuda a perceber o que está a acontecer.

Esta tirada é o máximo:

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por PIKAS » 22/6/2014 14:36

JotaFreitas1 Escreveu:Mais uma pergunta de estagiário!!!
A questão do pedido de empréstimo de Ricardo Salgado, até que ponto vai influenciar a cotação da ação? Todos os que foram ao AC estarão defraudados, incluindo grandes Fundos e Empresas estrangeiras?

mantana Escreveu:O valor das ações do bes segunda terão no seu valor a consequência do Dtr Salgado ter procurado em vários continentes ajuda financeira, achar que os institucionais so ganham e numca perdem pode trazer surpresas desagradáveis, estou bastante preocupado como acionista.

Há uma questão básica que deturpa logo todo o raciocinio.
O Dr. RS não foi procurar financiamento para o banco, para o BES.
O BES foi recapitalizado há uma semana.
O que pretendeu obter, quer primeiramente do governo português e depois de políticos e financiadores angolanos, foi financiamento para a ESI, a holding dos 5 ramos da família.
Está falida e como tal vai ter que vender activos e muitos e está a ser investigada no Luxemburgo e cá também lá irá. A ESI pode vender activos da área não financeira ( sobretudo tudo o que está dentro da rioforte ) ou da área financeira ( seguros ou os 25% do BES ). Não acredito muito nesta hipótese, mas... apesar de com uma penada resolverem todo o problema.
A muita informação e desinformação que por aí circula mistura tudo. O problema é da família e não do BES. O maior problema do BES é o BESA mas aí há o aval. Estes problemas afetam a imagem do BES, como é óbvio.
Cumprimentos,

por pcm79 » 22/6/2014 14:35

Perante isso, uma ida aos 0,80 não é impossível...

Registado: 24/2/2014 22:44

por PC05 » 22/6/2014 14:31

Agora fiquei cheio de pena do Carlos Silva (UGT), não é que corre o risco de passar pelo mesmo que os trabalhadores do BCP, cortes no vencimento, rescisões ....

Registado: 5/12/2005 21:28

por mantana » 22/6/2014 14:03

O valor das ações do bes segunda terão no seu valor a consequência do Dtr Salgado ter procurado em vários continentes ajuda financeira, achar que os institucionais so ganham e numca perdem pode trazer surpresas desagradáveis, estou bastante preocupado como acionista.

por JotaFreitas1 » 22/6/2014 13:23

Mais uma pergunta de estagiário!!!
A questão do pedido de empréstimo de Ricardo Salgado, até que ponto vai influenciar a cotação da ação? Todos os que foram ao AC estarão defraudados, incluindo grandes Fundos e Empresas estrangeiras?

Registado: 11/4/2011 23:04

por DanielPT » 22/6/2014 4:22

Alguem me pode dizer que conclusões de AT se pode ter sobre o grafico do BES, em "15min" "30min" e "1h" ou só o diário se pode trabalhar?

Registado: 11/3/2014 19:55

por SERRA LAPA » 22/6/2014 4:16

As declarações do secretário-geral da UGT são no mínimo lamentáveis... Não diz directamente, mas sugere que o Estado apadrinhasse mais este "bom negócio" e que os contribuintes posteriormente o pagassem.
Num país a sério esta gente não era posta fora da administração. Não, SR. Carlos Silva, era posta numa prisão imediatamente, até aguardar julgamento!

Como as pessoas se agarram aos tachitos...

Registado: 17/3/2008 4:57

por PIKAS » 22/6/2014 2:29

Estes gajos ( estes e os outros de cor contrária ) metem nojo.

Secretário-geral da UGT lamenta atuação dos poderes públicos no caso BES

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, manifestou hoje preocupação com o que se passa no Banco Espírito Santo (BES), lamentando a atuação dos "poderes públicos sem as precauções" de outros casos como o BPN ou BCP.

Carlos Silva, que é quadro do banco, entende que "não foram tomadas as devidas precauções por parte dos poderes públicos" neste caso, ao contrário da intervenção do Estado em outros bancos como o BCP, BPN ou BPP.

"O BPN causou um buraco para cima de oito mil milhões de euros ao Estado, não me parece que o Banco Espírito Santo e a família tenham custado qualquer buraco ao Estado, pelo contrário foi o único banco privado português que não recorreu à linha de financiamento que a 'troika' disponibilizou dos 12 mil milhões", declarou.

Carlos Silva vincou que se trata do "maior banco privado português, neste momento, é um banco da família, ostenta há mais de 150 anos o nome da família" e lamentou que "algumas decisões tenham sido tomadas pelos poderes públicos tenham sido decisões que vêm um pouco na sequência de uma campanha que foi feita na Comunicação Social, sobretudo na imprensa escrita, contra alguns dirigentes do BES".

"E eu não julgo que o BES esteja assim tão mal até porque há provas de que em termos de banco está devidamente consolidado, assim como a companhia de seguros Tranquilidade", insistiu, sublinhando que "o problema aqui foi a área não financeira da família".

Enquanto trabalhador do banco, Carlos Silva afirmou que acompanhou com preocupação o problema da sucessão e criticou a decisão do Banco de Portugal "de correr com a família".

"Com o devido respeito acho que é uma estratégia errada porque acima de tudo retira confiança a quem é depositante, aos investidores, põe em causa um nome consagrado da vida portuguesa e até em termos internacionais e acima de tudo estão em causa oito mil postos de trabalho", considerou.

O líder da UGT teme "a deriva perigosa" que este tipo de situações pode atingir no setor financeiro, e que pode "levar a um tratamento de choque" como o que aconteceu no BCP: "perante uma iminência do risco de colapso da instituição houve um despedimento coletivo ou rescisões com diminuição dos salários até 2017."

"Nós não queríamos que acontecesse o mesmo no BES", vincou.

in: http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... F3433967A6

Antes de ser candidato à UGT, o novo líder falou com Ricardo Salgado

13/07/2012 | 13:43 | Dinheiro Vivo
O Secretariado Nacional da UGT aprovou, esta terça-feira, com 95% dos votos o nome de Carlos Silva para candidato à liderança da UGT. Como este é bancário no BES, teve de falar com Ricardo Salgado para poder ir em frente com o propósito.

Segundo Carlos Silva adiantou aquando da candidatura, em Maio deste ano, ao diário As Beiras, é o Espírito Santo que lhe paga um salário, e como tal sentiu-se no dever de reunir com o patrão, Ricardo Salgado, para pedir autorização para integrar a lista.

"Fiz questão de ter uma reunião com o doutor Ricardo Salgado, a quem transmiti, de forma transparente, a minha intenção". Segundo afirmou, Ricardo Salgado, "enquanto presidente da Comissão executiva do BES, desejou-me sorte e disse que era também um fator de prestígio para o BES ter um dos seus colaboradores como secretário-geral da UGT".

Carlos Silva foi dirigente do Sindicato dos Bancários do sul e ilhas entre 1997 e 2000 e depois integrou a direção do Sindicato do Centro, tendo sido eleito para seu presidente em 2007. Preside também à UGT de Coimbra.

Esta semana ficou aprovado como candidato à liderança da central, lugar que poderá vir a ocupar no próximo congresso da central, que se realiza a 6 e 7 de Abril de 2013. Este Congresso concretiza a saída de João Proença, uma vez que o atual secretário-geral já está no limite de mandatos. Carlos Silva não tem mais adversários nesta corrida.

O Secretariado Nacional da UGT aprovou, esta terça-feira, com 95% dos votos o nome de Carlos Silva para candidato à liderança da UGT. Como este é bancário no BES, teve de falar com Ricardo Salgado para poder ir em frente com o propósito.

Segundo Carlos Silva adiantou aquando da candidatura, em Maio deste ano, ao diário As Beiras, é o Espírito Santo que lhe paga um salário, e como tal sentiu-se no dever de reunir com o patrão, Ricardo Salgado, para pedir autorização para integrar a lista.

in: http://www.dinheirovivo.pt/economia/int ... id=3868937

Cumprimentos,

por Artista Romeno » 22/6/2014 0:43

richardj Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
richardj Escreveu:se venderem os 25% o novo accionista a primeira coisa que faz é atira-los a todos borda fora. Isso será a ultima coisa que farão.

Se não estou em erro a Tranquilidade valerá qualquer coisa como 500 Milhões de euros se não estou em erro. Ou pelo menos os BES pagou cerca de 250 M para comprar os 50% que o CA tinha da tranquilidade...

Bes vida não tranquilidade... foi em 2012 no AC

AH tens razão então não sei :/

EDIT: está aqui o relatório de contas de 2013. Façam de vossa justiça e digam lá mais ou menos quanto vale isto.

http://www.tranquilidade.pt/documents/1 ... 830912d0aa

muito rapidamente consultei aqui a cabula da mapfre( a esta hora nao vou perder mais tempo) e olhando para os segmentos diria 400 a 450 m um multiplo de 1,1 a 1,3 de pelos cp isto não está cotado em bolsa também...o p/e da alto mas vendo o rendimento integral nem tanto eu apostaria nos 400 a 420m já nao estava mal.. a caixa seguros foi vendida mais ou menos pelos cp o que daria 360m.......será o momento hoje melhor que em dezembro talvez.... eu por menos de 400m nao vendia....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por richardj » 22/6/2014 0:35

Olhando para outras seguradoras verifiquei que o mark cap/lucros anda nos 10, o que dá uns 200 Milhões de avaliação da Tranquilidade, assim um valor de referencia...

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por richardj » 22/6/2014 0:16

Artista Romeno Escreveu:
richardj Escreveu:se venderem os 25% o novo accionista a primeira coisa que faz é atira-los a todos borda fora. Isso será a ultima coisa que farão.

Se não estou em erro a Tranquilidade valerá qualquer coisa como 500 Milhões de euros se não estou em erro. Ou pelo menos os BES pagou cerca de 250 M para comprar os 50% que o CA tinha da tranquilidade...

AH tens razão então não sei :/

EDIT: está aqui o relatório de contas de 2013. Façam de vossa justiça e digam lá mais ou menos quanto vale isto.

http://www.tranquilidade.pt/documents/1 ... 830912d0aa

DUNE 2

por EuroSexy » 22/6/2014 0:16

Vai dar pânico. E o pior é que a maioria não terá força para levantar a cotação de mínimos.
Se repararmos no gráfico do BES desde 2007 vemos que está em bearmarket. E todos sabemos que a onda primária tem tendência a auto-reforçar.

Registado: 16/6/2014 0:01

por Artista Romeno » 22/6/2014 0:15

edit: quanto ao acionista concordo se isso ocorre tão feitos... eles tão tramados adeus tachos... e o resto nem se fala
Editado pela última vez por Artista Romeno em 22/6/2014 0:20, num total de 1 vez.

por richardj » 22/6/2014 0:14

se venderem os 25% o novo accionista a primeira coisa que faz é atira-los a todos borda fora. Isso será a ultima coisa que farão.

DUNE 2

por PIKAS » 22/6/2014 0:06

Artista Romeno Escreveu:
katolo Escreveu:Porque é que a ESFG há-de vender a Tranquilidade? É o melhor ativo financeiro do grupo e a atual vaca leiteira. Mais vale dispersar 49% do capital da seguradora na Bolsa. Interessados não faltam...

Este corropio de notícias já começa a cheirar mal. Afinal o problema é da área não financeira e o BES está blindado e bem capitalizado.

A Rioforte é que tem de começar a vender ativos para pagar as dívidas. Tiveram mais olhos que barriga...

Pois katolo, a ESI tem um buraco ativos maior que passivo não tem liquidez a tranquilidade os lucros que vai dar sao peanners e virão muito tarde em face do problema de liquidez do grupo.... logo vai marchar, e acredito que se pagarem muito pode mesmo ser tudo...os hoteis se alguem lhe pegar idem deixo uma pergunta em face dos 2,5mm quantas tranquilidades isso é?

E se venderem os 25% que detem agora no próprio BES? dá muita massa, certamente. Resolvem os problemas da ESI e asseguram a sobrevivência. Vão-se os anéis, fiquem os dedos.
O BES livra-se deles, os restantes accionistas agradecem, a possibilidade de uma OPA sobe em flecha e por aí a fora. Muitas mas mesmo muitas vantagens.
E não terão dificuldade enorme em despachar essa posição. Certamente há por aí quem queira e não devem ser poucos.
Cumprimentos,

por Artista Romeno » 21/6/2014 23:02

katolo Escreveu:Porque é que a ESFG há-de vender a Tranquilidade? É o melhor ativo financeiro do grupo e a atual vaca leiteira. Mais vale dispersar 49% do capital da seguradora na Bolsa. Interessados não faltam...

Este corropio de notícias já começa a cheirar mal. Afinal o problema é da área não financeira e o BES está blindado e bem capitalizado.

A Rioforte é que tem de começar a vender ativos para pagar as dívidas. Tiveram mais olhos que barriga...

Pois katolo, a ESI tem um buraco ativos maior que passivo não tem liquidez a tranquilidade os lucros que vai dar sao peanners e virão muito tarde em face do problema de liquidez do grupo.... logo vai marchar, e acredito que se pagarem muito pode mesmo ser tudo...os hoteis se alguem lhe pegar idem deixo uma pergunta em face dos 2,5mm quantas tranquilidades isso é?

2- esperemos que o bes esteja blindado, mas de onde apareceu misteriosamente o dinheiro para pagar aos investidores do retalho, que tinham titulos da ESI :?: a provisão no ESFG foi só 700m e o resto?

por Marco Martins » 21/6/2014 22:55

Sendo um leigo na bolsa e lendo o conjunto dos últimos tópicos, diria que na segunda-feira o BES vai abrir bastante em baixa... e não me espantaria que ainda descesse até ao valor do AC (0.65€).

O problema disto tudo é que o BES está envolvido em "caca" e no final, os investidores, estado e o contribuinte é que vão pagar a fava, porque um bancos destes ter problema, implica muita gente ter problemas!

Registado: 7/4/2007 17:13

por DanielPT » 21/6/2014 22:41

Eu sou da tua opinião, sinceramnete nao percebo porque andam a misturar tudo... É certo que o Bes é parte integrante, mas tambem é certo que eles se precisasem de uma maior AC podiam o ter feito isto é podia ter ido de 1mil M a 1,5mM dependendo da.procura, que pelas joticias foi de 178%, eu estou no BES e tambem estou muito recioso, so continuo a nao pereber o porque de uma noticia ter o titulo do BES e depois se falar nos ESFG ou no BESI ou BESA...
Ah e como em 24h a comunicaçao social descobre tudo sobre salgado...

Registado: 11/3/2014 19:55

por mantana » 21/6/2014 22:17

Se o Bes precisar de mais um mega A.C mesmo que disfarçado em duas tranches , uma por ano entenda se, uma aproximacao ao bcp na casa dos 30 centimos dentro de um ano nao seria impensável, ja tenho escrito os resultados trimestrais seguintes para a banca vao ser de certeza os azimutes bolsistas,tenho 10 000 ações disto e deixa me mais tenso que o próprio banif.

por katolo » 21/6/2014 21:13

Porque é que a ESFG há-de vender a Tranquilidade? É o melhor ativo financeiro do grupo e a atual vaca leiteira. Mais vale dispersar 49% do capital da seguradora na Bolsa. Interessados não faltam...

Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Apramg, bigest, darkreflection, Google Adsense [Bot], Jonas74, KAWA, Manchini888, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1 e 257 visitantes