Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por VHVR » 23/6/2014 18:08

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 19:01, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 175
Registado: 11/4/2014 16:59

Re: Galp - Tópico Geral

por mmrmm » 23/6/2014 17:42

Ainda assim e em função do que escreve, independentemente de não concordar com os argumentos anteriores, o que diz a cotação actual do «valor» da GALP, e em que parâmetros a podemos avaliar?
Como percebo muito pouco de AF agradeço a ajuda…
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: Galp - Tópico Geral

por Artista Romeno » 23/6/2014 17:20

e lá vou eu perder o meu latim.... linda trapalhada está aqui...... mas voces tem noçao do potencial dos poços de petroleo a galp dizem estimativas que pode passar de um eps atual para 1,35 euros por acção em 2020.. voces não percebem puto de analise fundamental... percebem de analise contabilistica... que é diferente... avaliar empresas com grande potencial com base nisso é uma asneirada do tamanho do mundo... eu ao menos admito que nao percebo dos petroleos para validar certas estimativas....agora avaliar uma empresa destas com base em rácios do passado e valores contabilisticos é mesmo de bradar aos ceus... penso ser mais seria a minha postura de afirmar nao perceber de petroleos para saber dizer o real valor dos poços...isto é assinar por baixo ou nao essa imagem agora o que voces fazem é com todo o respeito pelo senhor que já morreu tipico de um professor bitaites.... analisam uma empresa que pode ver os seus lucros e ebitda multiplicar por 4 num espaço de 6 anos de uma maneira linda com base em contabilidade :wall: essa treta serve pa avaliar uma edp e mal e pouco mais
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (89.56 KiB) Visualizado 5521 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5390
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Galp - Tópico Geral

por VHVR » 23/6/2014 16:55

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 19:02, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 175
Registado: 11/4/2014 16:59

Re: Galp - Tópico Geral

por EuroSexy » 23/6/2014 15:57

JorgeNevada Escreveu:Como é que voces avaliam se uma empresa esta barata ou cara assim em 5 frases? Eu imaginaria que esse é um exercicio bem mais complicado.
O que eu vejo é um grafico que so apresenta sinais de força ao ter quebrado uma resistencia de muita relevancia.


Não é a 5 frases. Eu ainda não me fui embora. Só não apresentei um número porque tive aqui com outras tarefas.

É obvio que o valor real duma empresa não é estático. O valor de ano para ano vai alterando-se, seja a diminuir seja a aumentar.
Na galp o valor tem sido crescente e assim deverá continuar. O problema é que como o mercado não é parvo, vai antecipando o valor e por vezes os padrões técnicos dão a impressão que estão demasiadamente bullish. Neste caso concreto da galp o mercado tem andado bastante confiante sobre o futuro da empresa.

Eu fiz as minhas contas e parece-me que o valor do capital próprio mais o cash futuro dos anos que a empresa pode laborar em condições óptimas descontados para o ano de 2014, obtenho um valor aproximadamente de 8,5 euros. Para o ano de 2015 obtenho 9,8 euros. E finalmente para o ano de 2016 obtenho 11,5 euros por acção. Qualquer destes valores é inferior ao actual preço de mercado. E isso é o que me faz considerar a empresa cara. O valor justo é portanto os 8,5 euros. E só bastante abaixo disso se tornaria barata. Se o mercado dará essa oportunidade, ninguém sabe!
Estes valores obtenho-os fazendo contas com papel e lápis, pois não são valores demasiadamente optimistas nem pessimistas, mas sim o valor exacto que obtenho pelos relatórios de contas rebatidos para o futuro.

Agora e para sempre, não contem é comigo para alocar dinheiro em empresas caras (mesmo tendo valor crescente).

E os bancos? de tantos aumentos de capital que fazem, chega-se a dada altura que nem se conseguem avaliar correctamente, não dá.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Galp - Tópico Geral

por JorgeNevada » 23/6/2014 14:48

Como é que voces avaliam se uma empresa esta barata ou cara assim em 5 frases? Eu imaginaria que esse é um exercicio bem mais complicado.
O que eu vejo é um grafico que so apresenta sinais de força ao ter quebrado uma resistencia de muita relevancia.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: Galp - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/6/2014 14:46

Eurosexy, mas por que dizes que tem incorporado boas notícias? Em termos fundamentais (que é isso a que te referes), qual é então o valor justo da acção?

Dizer isso sem apresentar um único número não faz sentido...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Galp - Tópico Geral

por zorro2009 » 23/6/2014 14:42

EuroSexy Escreveu:Fundamentalmente a Galp é das empresas mais caras do PSI20 porque tem vindo ao longo do tempo a incorporar todo um conjunto de excelentes noticias de longo prazo, levando o mercado a acreditar no seu futuro. E de facto a galp tem futuro e tem valor crescente ano após ano. O problema é mesmo o preço que tem estado sempre acima do valor deixando pouca ou nenhuma margem de desconto.

Penso que só um tonto é que vai querer comprar um almoço que vale 20 euros por 40 euros. Ou só um tonto vai comprar uma casa por 200000 que vale 100000 euros.
Nas empresas acontece o mesmo, mas há que não entenda isso e o que interessa é negociar, seja a que preço for... então força! :wall:


Então no seu entendimento qual é valor real em cotação da GALP ?
 
Mensagens: 316
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Galp - Tópico Geral

por EuroSexy » 23/6/2014 12:53

Fundamentalmente a Galp é das empresas mais caras do PSI20 porque tem vindo ao longo do tempo a incorporar todo um conjunto de excelentes noticias de longo prazo, levando o mercado a acreditar no seu futuro. E de facto a galp tem futuro e tem valor crescente ano após ano. O problema é mesmo o preço que tem estado sempre acima do valor deixando pouca ou nenhuma margem de desconto.

Penso que só um tonto é que vai querer comprar um almoço que vale 20 euros por 40 euros. Ou só um tonto vai comprar uma casa por 200000 que vale 100000 euros.
Nas empresas acontece o mesmo, mas há que não entenda isso e o que interessa é negociar, seja a que preço for... então força! :wall:
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Galp - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 23/6/2014 12:08

Será interessante verificar se a Galp irá testar a zona da antiga resistência entre os 13 e 13,4. Esse será o grande teste para se verificar se a ruptura foi ou não consistente (e ajudará a aliviar os indicadores de sobrecompra).

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
galp1.png
galp2.png
galp3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Galp - Tópico Geral

por zorro2009 » 23/6/2014 10:50

Será esta a correção esperada ? na casa dos 13, 55?
 
Mensagens: 316
Registado: 8/1/2008 11:47

Galp - Pausa para reflectir

por NirSup » 23/6/2014 10:36

Santander baixa recomendação para a Galp numa "pausa para reflectir" (J Negócios 23/06/2014)
Pois ...
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4296
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por mmrmm » 20/6/2014 22:42

soso Escreveu:Os indicadores estão esticadíssimos, há uma ligeira resistência nesta zona, é 6ª feira, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar, etc....
resumindo, fechei a posição a 13,725.

Bom fim de semana a todos 8-) .

Cumprimentos bolsistas :wink: .


Concordando com o soso realmente os indicadores estão todos muito elevados e ainda assim a resistência dos 13,77 não foi quebrada, tendo hoje quase lá chegado (13,75). O aumento do crude tem impedido nesta fase a GALP de começar a corrigir. Pode ser que comece já segunda-feira.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: Galp - Tópico Geral

por soso » 20/6/2014 11:30

Os indicadores estão esticadíssimos, há uma ligeira resistência nesta zona, é 6ª feira, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar, etc....
resumindo, fechei a posição a 13,725.

Bom fim de semana a todos 8-) .

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Galp - Tópico Geral

por soso » 19/6/2014 14:38

Cardoso,
a grosso modo, a GALP anda a lateralizar entre os 11,4 (mais toques) e os 13,4 (menos toques).
Quando furar uma destas zonas, tem um target de mais de 2 euros.
Qual o espaço temporal.... não sei.
Concordo com a mini resistência por volta dos 13,75.
Para já, esta cotada respira saúde.
Um bom reforço: se vier abaixo, por volta dos 13,4xx(reteste) ou então junto à LTA que tracei no gráfico.
Vou espreitar tb a renováveis: se o petróleo continuar a subir, é normal que este sector acompanhe, pois uma escalada é mau para todos, mesmo os produtores, pois os consumos caem a pique.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Galp - Tópico Geral

por zorro2009 » 19/6/2014 13:56

A questão é mesma essa, a da lateralização...se vai finalmente passar a barreira dos 13,77€ ou irá descer até aos 11,50€
 
Mensagens: 316
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Galp - Tópico Geral

por Cardoso25 » 19/6/2014 13:42

soso Escreveu:Já só faltará o volume....

Cumprimentos bolsistas :wink: .


Penso que o volume já ocorreu lá atrás ;)
Enquanto o Petróleo estiver a subir a Galp acompanhará essa tendência, continuo longo.

Neste momento a GALP está nos 13,63€, a existir uma resistência agora seria nos 13,77€?

Estou com grandes dificuldade em definir a zona de reforço, se por um lado acredito que entrar agora ainda renderia +-1% (até à resistência) por outro lado não considero essa uma estratégia com um bom RR. Vamos supor que depois de chegar aos 13,77€ a cotação vem até ao suporte, essa seria uma entrada mais favorável que achas soso?

Não será de descartar a possibilidade de ver a GALP depois de uma longa lateralização, embalar para os 14/15€.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Galp - Tópico Geral

por manchini » 19/6/2014 12:44

Boas,

Eu conheço um pais à beira mar, que fartou-se se colocar postos de carregamento eléctricos.
Acho que entretanto tiveram que pedir ajuda por causa desta e doutras megalomanias.
Esqueceram-se que os carros eléctricos ainda não tem tecnologia suficiente para serem atraentes financeiramente.
Agora vejo um atraente na televisão, um I8, mas acho que ainda não é atraente financeiramente, pelo menos para um nano-investidor como eu.


Mnachini
Anexos
mobi.jpg
mobi.jpg (64.9 KiB) Visualizado 6373 vezes
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 583
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Carnaxide

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 19/6/2014 11:37

zorro2009 Escreveu:Opinião de um leigo

Não estará esta cotada a fechar em alta, devido ao preço do crude, que tem aumentado dia a dia, devido aos tensões no Iraque ?

Ou é como já alguém aqui tinha dito, quando estava estagnada nos 12€ que ou subia até aos 18 ou desceria até aos 8 ?

Obrigado


Tenho para mim, e já escrevi isso antes, que a cotação da GALP oscilará de acordo com o preço do petróleo. A actividade de refinação e comercialização são pouco rentáveis (diz a empresa). E a GALP está a tornar-se cada vez mais uma empresa produtora/exploradora de petróleo.
E como prevejo que a médio e a longo prazo o preço do petróleo vai baixar por aumento na produção (EUA, Brasil, México, Líbia, Irão, Iraque) e baixa no consumo por conta da electrificação mundial (o mundo será eléctrico) em desfavor da petrolização da economia, não está nos meus propósitos investir nesta cotada.
Editado pela última vez por NirSup em 23/6/2014 10:37, num total de 1 vez.
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4296
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por zorro2009 » 19/6/2014 11:10

Opinião de um leigo

Não estará esta cotada a fechar em alta, devido ao preço do crude, que tem aumentado dia a dia, devido aos tensões no Iraque ?

Ou é como já alguém aqui tinha dito, quando estava estagnada nos 12€ que ou subia até aos 18 ou desceria até aos 8 ?

Obrigado
 
Mensagens: 316
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Galp - Tópico Geral

por soso » 18/6/2014 23:20

Já só faltará o volume....

Cumprimentos bolsistas :wink: .
Anexos
GALP.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: A Galp e o preço do petróleo

por *manchini* » 18/6/2014 10:34

NirSup Escreveu:
NirSup Escreveu:As tensões em território iraquiano prometem continuar a fazer mexer com os preços do petróleo e, consequentemente, com a cotação da portuguesa Galp (Económico - 17-06-2014).
Isto vai ser uma constante daqui para a frente.
E o contrário também é verdadeiro.
Já escrevi isso, aqui, mais do que uma vez.


Até ao fim do corrente ano, o preço do crude oil (WTI) andará, em média, pelos 90 USD. E a cotação da GALP vai mexer à conta disso.


Boas Nirsup,

O que te leva a dizer que vai aos 90 usd?

Já agora um aparte, a imagem dum homem com a camisola do Nani a ser fuzilado no Iraque, faz-me muita confusão...

Manchini
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 27/9/2011 17:49
Localização: 16

Re: A Galp e o preço do petróleo

por NirSup » 18/6/2014 9:31

NirSup Escreveu:As tensões em território iraquiano prometem continuar a fazer mexer com os preços do petróleo e, consequentemente, com a cotação da portuguesa Galp (Económico - 17-06-2014).
Isto vai ser uma constante daqui para a frente.
E o contrário também é verdadeiro.
Já escrevi isso, aqui, mais do que uma vez.


Até ao fim do corrente ano, o preço do crude oil (WTI) andará, em média, pelos 90 USD. E a cotação da GALP vai mexer à conta disso.
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4296
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por AntónioManuel » 18/6/2014 9:17

*manchini* Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Na sequência da análise anterior, tem boas probabilidades no mínimo de vir á MM50 no Gráfico Diário, mas pode vir á base do canal em que está a lateralizar no gráfico Semanal.
Vamos ver!


Boas,

A GALP tem tudo para descer, o problema é que o brent e a gasoline não param de subir...
O brent está em máximos relativos de 2009...

Manchini


Olá Manchini tudo bem?
Eu se tiver que escolher entre as noticias e o que o gráfico mostra vou pelo Gráfico, Agora que é preciso cuidado com entradas curtas é.
Estamos em Bull Market e faz mais sentido investir no sentido da tendência. No meu método invisto em swings, movimentos de curto prazo por isso quando vejo setups com um p/l superior
a 2/1 - 3/1 abro posição.
Cumprimentos
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

A Galp e o preço do petróleo

por NirSup » 17/6/2014 19:37

As tensões em território iraquiano prometem continuar a fazer mexer com os preços do petróleo e, consequentemente, com a cotação da portuguesa Galp (Económico - 17-06-2014).
Isto vai ser uma constante daqui para a frente.
E o contrário também é verdadeiro.
Já escrevi isso, aqui, mais do que uma vez.
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4296
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Conservador, Google Adsense [Bot], iniciado1, mjcsreis, Olhar Leonino, PAULOJOAO, SerCyc, Àlvaro e 94 visitantes