PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Há a possibilidade de ressaltar nos 6500 antes dos 6300, no entanto estou pouco crente que o faça ainda esta semana
- Registado: 7/5/2014 13:33
O TC não age por mote próprio. É sempre por solicitação (preventiva ou sucessiva) de outro orgão de soberania / entidade.
Se em tempos idos o TC não se pronunciou, provavelmente foi porque não deu jeito à oposição da altura.
É que o alambazanço à tripa-forra foi de todos, inclusivé dos que agora se vêm arrogar autoridades morais do equilíbrio das contas públicas.
É aliás extremamente grave o tipo de discursos a que vimos assistindo sobre a constituição e o TC.
Eles existem e justificam-se em especial nas alturas de crise económica/social/etc. Para que a tentação de ir além do que consideramos admissível como sociedade não passe de uma tentação. Para que as regras não mudem depois do árbitro já ter apitado para o início do jogo. Para os tiquezinhos autoritaristas possam ser contidos.
Devemos discutir a constituição? Concerteza que sim, mas não agora, definitivamente não agora em que se decidiria condicionado pela conjuntura atual.
Posto isto, e porque o tópico não é sobre o TC mas sim sobre o PSI, deixo-vos uma questão.
Assistiremos esta semana ao início da correcção até aos 6300/6400?
Se em tempos idos o TC não se pronunciou, provavelmente foi porque não deu jeito à oposição da altura.
É que o alambazanço à tripa-forra foi de todos, inclusivé dos que agora se vêm arrogar autoridades morais do equilíbrio das contas públicas.
É aliás extremamente grave o tipo de discursos a que vimos assistindo sobre a constituição e o TC.
Eles existem e justificam-se em especial nas alturas de crise económica/social/etc. Para que a tentação de ir além do que consideramos admissível como sociedade não passe de uma tentação. Para que as regras não mudem depois do árbitro já ter apitado para o início do jogo. Para os tiquezinhos autoritaristas possam ser contidos.
Devemos discutir a constituição? Concerteza que sim, mas não agora, definitivamente não agora em que se decidiria condicionado pela conjuntura atual.
Posto isto, e porque o tópico não é sobre o TC mas sim sobre o PSI, deixo-vos uma questão.
Assistiremos esta semana ao início da correcção até aos 6300/6400?
- Registado: 5/5/2014 22:33
Só para lembrar que há um tópico próprio para discutir esse assunto (TC) e, se se derem ao trabalho de ler, tudo isso já foi escrito.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
A Inflação na zona euro, noticiada às 10h, mais uma vez saiu abaixo do esperado!
Com este indicador (principal objectivo do BCE) nestes patamares (0,5%) caminhamos para uma deflação!
Gostaria de lembrar aos árbitros em causa própria do TC, que qd o comentador de Domingo da estação pública, após termos tido deflação ao fim de 50 anos(!!!) e mesmo assim aumentou escandalosamente os FP em 3%, esses doutos (TC) não se manifestaram que íamos a caminho do precipício!!! Estão, mais uma vez de parabéns, por continuarem a defender corporativamente os seus pares!
Quanto aos outros, arreiem burros!!!! Viva a Democracia, para os que se servem dela.......
Fica " o boneco"...
Cumprimentos bolsistas
.
Com este indicador (principal objectivo do BCE) nestes patamares (0,5%) caminhamos para uma deflação!
Gostaria de lembrar aos árbitros em causa própria do TC, que qd o comentador de Domingo da estação pública, após termos tido deflação ao fim de 50 anos(!!!) e mesmo assim aumentou escandalosamente os FP em 3%, esses doutos (TC) não se manifestaram que íamos a caminho do precipício!!! Estão, mais uma vez de parabéns, por continuarem a defender corporativamente os seus pares!
Quanto aos outros, arreiem burros!!!! Viva a Democracia, para os que se servem dela.......
Fica " o boneco"...
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Pena o TC não ter feito alguns reparos quando o governo PS nos colocava a todos nesta situação, toda gente tem consciência que se tem que fazer alguma coisa mas no meu bolso é que não é incrível.
Quando tínhamos noticias de FP a reformarem-se aos 55 anos com mais de reforma do que de ordenado, quando vemos empresas publicas com altos prejuízos mas os funcionários ainda a reclamar aumentos e em algumas até dinheiro para ir ao cabeleireiro, temos o pais que permitimos pois somos nós todos que votamos e elegemos os nossos políticos.
Mexam na idade da reforma desses senhores do TC isso para ficarmos todos em igualdade.
Eh Eh hoje deu-me para isto
Quando tínhamos noticias de FP a reformarem-se aos 55 anos com mais de reforma do que de ordenado, quando vemos empresas publicas com altos prejuízos mas os funcionários ainda a reclamar aumentos e em algumas até dinheiro para ir ao cabeleireiro, temos o pais que permitimos pois somos nós todos que votamos e elegemos os nossos políticos.
Mexam na idade da reforma desses senhores do TC isso para ficarmos todos em igualdade.
Eh Eh hoje deu-me para isto

JorgeNevada Escreveu:(...)
A realidade é que a despesa que o governo pouparia no corte dos salários vai ter que ser atingida de outra forma (mais carga de impostos), por isso o resultado para as pessoas vai ser IGUALMENTE MAU, mas com a agravante de que a economia vai ficar asfixiada. Por isso o constituicional está a fazer um bom trabalho a piorar a vida dos portugueses, parabéns.
As políticas de austeridade por um lado, as decisões do TC por outro, e o que é que temos? Temos a taxa de desemprego a cair (e ainda não entramos na típica sazonalidade do Verão), o consumo a aumentar (ver vendas de automóveis), as exportações a aumentarem, os locais de férias cheios, viagens reservadas com antecedência, pessoas com dinheiro para aproveitarem os perdões fiscais (é vê-los a correrem para as finanças para pouparem coimas e juros que de outra forma...), pessoas a concorrerem a aumentos de capitais e a emissões de obrigações. Grande asfixia, sim senhor! Há efectivamente muito dinheiro por aí...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
JorgeNevada Escreveu:artista_ Escreveu:Marco Martins Escreveu:Compreendo os funcionários públicos, mas ao mesmo tempo compreendo perfeitamente os trabalhadores do privado que recebem o salário mínimo e que não recebem todos os salários devido ao brutal aumentos de impostos e impactos na economia que o aumento de impostos teve para manter à toda todo o estado e toda a banca.
Atenção que o brutal aumento de impostos atingiu de igual forma os funcionários públicos. Quando se diz que vão ser repostos os salários dos FP's isso não é verdade porque os impostos são agora muito maiores.
Isto independetemente do debate que se possa fazer sobre a validade ou não dos cortes. Como já disse noutro tópico, o TC não tem obrigação de avaliar as questões políticas, essa é a função do governo. Acho incrível que os membros deste governo acusem o TC quando o problema está apenas nas decisões políticas que eles tomam... o TC chumbou estes cortes porque atingiam gente com salários muito baixos, este governo não viu que isso poderia ser inconstitucional?! E cortar ainda mais os subsídios de desemprego? Pessoas que descontaram anos para ter esse direito (consagrado num "contrato" com o estado) e agora são cortados ao nível de salários muito superiores, depois de todos os cortes que já levaram, tanto no cálculo como no tempo a que cada pessoa tem direito ao mesmo. Faz algum sentido, depois de tantas reduções, cortar 6% a quem tem um subsídio de desemprego de 500 euros?!
O que quero dizer é que em algumas destas decisões não deveria ser preciso o TC dizer que são anti-contitucionais, o bom senso de um governo minimamente consciente deveria ser suficiente.
Como conclusão, independentemente daquilo que achamos das decisões do TC, penso que pode ser muito perigoso achar que ele não deve existir, ou que não serve para nada... parece-me que será meio caminho para voltarmos a ter uma ditadura... enfim, eu sou dos que acho que nunca vivemos verdadeiramente numa democracia!
É muito bonito termos garantias de direitos e um tribunal que defende a justiça dos contratos dos trabalhadores com o estado, mas quando o estado deixar de pagar porque pura e simplesmente não tem dinheiro para garantir esses direitos, o resultado para o país vai ser infinitamente pior.
Claro que a constituição foi desenhada por políticos, e a responsabilidade é deles. Mas acham mesmo que é exequível sequer pensar em alterar a constituição numa altura como estas?
A realidade é que a despesa que o governo pouparia no corte dos salários vai ter que ser atingida de outra forma (mais carga de impostos), por isso o resultado para as pessoas vai ser IGUALMENTE MAU, mas com a agravante de que a economia vai ficar asfixiada. Por isso o constituicional está a fazer um bom trabalho a piorar a vida dos portugueses, parabéns.
Caro JorgeNevada,
Não quero de forma alguma entrar em comentários políticos/partidários mas...caramba, ninguém acha no mínimo estranho que em 3 anos de mandato, nunca se ouviu falar tanto de propostas que exigem o parecer do TC??? Será que quem governa este país não conhece a Constituição?
Será mesmo que a culpa é do TC porque não vai permitindo que esta gentalha faça aquilo que lhes dá na real gana??
Porque motivo não se toca nas PPP, nos brutais montantes que anualmente constam no OE para subsidiar os nossos partido(zinhos), naqueles que auferem reformas de vários milhares de euros...etc? Porque motivo os ricos, cada vez estão mais ricos, em vários anos de crise?? Explique-me onde é que alguém do povo consegue comer caviar e afins, whiskys velhos e tudo do melhor por 2 ou 3 euros, como aquela gigantesca corja que habita a nossa assembleia? há muito, mas muito mesmo por onde poupar...só que isso toca aquela maravilhosa classe que só nos destrói desde 1974.
Enfim...fico desapontado quando alguém aponta o dedo ao povo...que trabalha honestamente, que não tem por onde fugir, que passa o mês aflito a pensar como vai pôr comida na mesa...e os "gordalhaços", que estão cada dia mais inchados, riem e gozam connosco.
Peço desculpa à administração pelo post, mas não me consegui conter com o desabafo.
Estão à vontade para o eliminar.
- Registado: 29/11/2007 9:40
artista_ Escreveu:Marco Martins Escreveu:Compreendo os funcionários públicos, mas ao mesmo tempo compreendo perfeitamente os trabalhadores do privado que recebem o salário mínimo e que não recebem todos os salários devido ao brutal aumentos de impostos e impactos na economia que o aumento de impostos teve para manter à toda todo o estado e toda a banca.
Atenção que o brutal aumento de impostos atingiu de igual forma os funcionários públicos. Quando se diz que vão ser repostos os salários dos FP's isso não é verdade porque os impostos são agora muito maiores.
Isto independetemente do debate que se possa fazer sobre a validade ou não dos cortes. Como já disse noutro tópico, o TC não tem obrigação de avaliar as questões políticas, essa é a função do governo. Acho incrível que os membros deste governo acusem o TC quando o problema está apenas nas decisões políticas que eles tomam... o TC chumbou estes cortes porque atingiam gente com salários muito baixos, este governo não viu que isso poderia ser inconstitucional?! E cortar ainda mais os subsídios de desemprego? Pessoas que descontaram anos para ter esse direito (consagrado num "contrato" com o estado) e agora são cortados ao nível de salários muito superiores, depois de todos os cortes que já levaram, tanto no cálculo como no tempo a que cada pessoa tem direito ao mesmo. Faz algum sentido, depois de tantas reduções, cortar 6% a quem tem um subsídio de desemprego de 500 euros?!
O que quero dizer é que em algumas destas decisões não deveria ser preciso o TC dizer que são anti-contitucionais, o bom senso de um governo minimamente consciente deveria ser suficiente.
Como conclusão, independentemente daquilo que achamos das decisões do TC, penso que pode ser muito perigoso achar que ele não deve existir, ou que não serve para nada... parece-me que será meio caminho para voltarmos a ter uma ditadura... enfim, eu sou dos que acho que nunca vivemos verdadeiramente numa democracia!
É muito bonito termos garantias de direitos e um tribunal que defende a justiça dos contratos dos trabalhadores com o estado, mas quando o estado deixar de pagar porque pura e simplesmente não tem dinheiro para garantir esses direitos, o resultado para o país vai ser infinitamente pior.
Claro que a constituição foi desenhada por políticos, e a responsabilidade é deles. Mas acham mesmo que é exequível sequer pensar em alterar a constituição numa altura como estas?
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
artista_ Escreveu:Marco Martins Escreveu:Compreendo os funcionários públicos, mas ao mesmo tempo compreendo perfeitamente os trabalhadores do privado que recebem o salário mínimo e que não recebem todos os salários devido ao brutal aumentos de impostos e impactos na economia que o aumento de impostos teve para manter à toda todo o estado e toda a banca.
Perante este comentário "só" posso fazer isto

Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Os juros descem hoje ligeiramente. Ontem, os juros subiram ligeiramente. O que é que mudou entretanto?
Que eu me aperceba só baixou o volume, o tom e a memória muito recente do alarido da rapaziada da política.
Por outro lado, dada a dramatização que a rapaziada do governo fez da decisão do tribunal constitucional, ficou a parecer-me que afinal a notícia de que haveria condições para fazer chegar a melhoria da situação financeira aos bolsos do pessoal era prematura. Demasiado prematura... Quase mentira.
Quanto à influência dos juros da dívida no PSI estou de acordo com o que foi dito. Trata-se de uma evidência.
Como digo sempre, não sou um at, nem um analista, mas apetece-me dizer o seguinte: Em termos de superstrutura, a política (que é como quem diz...) portuguesa, a futura organização da Europa e a gestão do Euro são alguns dos vectores importantes a ter em conta.
Um desafio: quanto subiria o PSI se o Euro baixasse 10% face ao dólar?
Um abraço,
Raposo Tavares
Que eu me aperceba só baixou o volume, o tom e a memória muito recente do alarido da rapaziada da política.
Por outro lado, dada a dramatização que a rapaziada do governo fez da decisão do tribunal constitucional, ficou a parecer-me que afinal a notícia de que haveria condições para fazer chegar a melhoria da situação financeira aos bolsos do pessoal era prematura. Demasiado prematura... Quase mentira.
Quanto à influência dos juros da dívida no PSI estou de acordo com o que foi dito. Trata-se de uma evidência.
Como digo sempre, não sou um at, nem um analista, mas apetece-me dizer o seguinte: Em termos de superstrutura, a política (que é como quem diz...) portuguesa, a futura organização da Europa e a gestão do Euro são alguns dos vectores importantes a ter em conta.
Um desafio: quanto subiria o PSI se o Euro baixasse 10% face ao dólar?
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
As últimas sessões reforçaram ainda mais a importância da zona de resistência entre os 7100 e os 7150 (7200) pontos. Aqui fica o gráfico actualizado.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:A variação dos juros da dívida? Pouquíssimo peso nesta altura. Durante anos, fui dizendo nos curso de Bolsa que para analisarmos o PSI, quase bastava analisar o gráfico da dívida a 10 anos. Mas, aos níveis actuais, o mercado já quase nem olha para lá. Foi um chão que já deu uvas.
Um abraço,
Ulisses
Então se já não é o que era para onde devemos olhar para procurarmos uma corelação directa com o psi20? A taxa de crescimento?
Esta história das medidas do BCE só terão efeito se o doente for curado e se a inflação subir. Eu acho que não é o remédio que faz subir os mercados mas sim a cura do doente. Se o QE americano não produzisse resultados alguma vez Wall street subiria aos níveis actuais?
Marco Martins Escreveu:Compreendo os funcionários públicos, mas ao mesmo tempo compreendo perfeitamente os trabalhadores do privado que recebem o salário mínimo e que não recebem todos os salários devido ao brutal aumentos de impostos e impactos na economia que o aumento de impostos teve para manter à toda todo o estado e toda a banca.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
A variação dos juros da dívida? Pouquíssimo peso nesta altura. Durante anos, fui dizendo nos curso de Bolsa que para analisarmos o PSI, quase bastava analisar o gráfico da dívida a 10 anos. Mas, aos níveis actuais, o mercado já quase nem olha para lá. Foi um chão que já deu uvas.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Marco, essa questão é interessante. Creio que os jornalistas e também os investidores ainda andam atrás das coisas que funcionaram nos últimos anos mas que agora irão mudar. A sensibilidade do mercado da dívida às decisões políticas em Portugal é completamente diferente de há alguns meses atrás. Assim como a sensibilidade da Bolsa portuguesa às variações dos juros da dívida pública no mercado secundário.
Um abraço,
Ulisses
Deixou de ter peso nos mercados Ulisses?
Marco, essa questão é interessante. Creio que os jornalistas e também os investidores ainda andam atrás das coisas que funcionaram nos últimos anos mas que agora irão mudar. A sensibilidade do mercado da dívida às decisões políticas em Portugal é completamente diferente de há alguns meses atrás. Assim como a sensibilidade da Bolsa portuguesa às variações dos juros da dívida pública no mercado secundário.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Medidas extraordinárias do BCE previstas para dia 5, poderão mexer com mercados, ou essa previsão já estará descontada?
- Registado: 11/4/2011 23:04
Raposo Tavares Escreveu:Os parabéns que me têm dirigido estão a deixar-me com alguma má consciência. Não sou um analista técnico, nem sequer um analista. E estou muuuuitoooo longe de ser um génio financeiro. Contas por alto, poderia ter saído com ganhos 20 a 25% maiores se tivesse saído em Março, (uma coisa assim...). E não saí.
Por outro lado, como disse, não desinvesti totalmente das ações.
Ninguém me pediu, mas para que não pareça que me armo aos cucos, dá-me a ideia que o PSI só deve voltar a dar sinais de vida depois do verão. Para além de ser normal um adormecimento das cotações durante o estio, deve ser por essa altura que se começam a ter informações mais firmes sobre a capacidade da banca (parcela de leão do PSI) superar as dificuldades que tem atravessado, da Europa tomar um rumo e de Portugal tomar juízo.
Pode não ocorrer nada disto? A banca pode estiolar? A Europa pode fragmentar-se? Portugal pode eleger o Costa e a sua inacreditável entourage?
Pode.
E, parece-me, deve ser muito por isto que o PSI anda a marinar...
Um abraço,
Raposo Tavares
Eu dou mais 1,5 a 2 meses para ver como param as modas, principalmente depois dos testes stress da banca. Poderá haver surpresas nos bancos europeus. Por cá não sei se o BES passará depois das últimas "descobertas". Estes AC foram feitos para passar nos testes. Depois disso poderá haver um alívio do "stress" nos investidores mas se o PIB não subir no 2ºT então aí vai-se um fundamento importante.
Os parabéns que me têm dirigido estão a deixar-me com alguma má consciência. Não sou um analista técnico, nem sequer um analista. E estou muuuuitoooo longe de ser um génio financeiro. Contas por alto, poderia ter saído com ganhos 20 a 25% maiores se tivesse saído em Março, (uma coisa assim...). E não saí.
Ninguém me pediu, mas para que não pareça que me armo aos cucos, dá-me a ideia que o PSI só deve voltar a dar sinais de vida depois do verão. Para além de ser normal um adormecimento das cotações durante o estio, deve ser por essa altura que se começam a ter informações mais firmes sobre a capacidade da banca (parcela de leão do PSI) superar as dificuldades que tem atravessado, da Europa tomar um rumo e de Portugal tomar juízo.
Pode não ocorrer nada disto? A banca pode estiolar? A Europa pode fragmentar-se? Portugal pode eleger o Costa e a sua inacreditável entourage?
Pode.
Um abraço,
Raposo Tavares
Pode.
Um abraço,
Raposo Tavares
Raposo também dou-te os parabéns pelo teu timing de saída. Eu, como muitos provavelmente, mantive-me por mais tempo pensando que a correção iria ser passageira. Enganei-me. Felizmente saí a tempo antes que ficasse com menos valias. Para 2º ano como investidor no psi20 não está mal. Registei sempre + valias. Este ano até dupliquei o valor ganho no ano passado, mas já estive com + valias bem maiores em abril (todos os dias apetece-me dar cabeçadas na parede, se calhar fui ganancioso demais). Pelo menos aprendi a lição: dar mais atenção aos gráficos e a não deixar fugir as mais valias.
Cumps
Cumps
corre Escreveu:Dificilmente o chumbo do Constitucional será bem recebido pelos mercados. Estou de acordo com o artista, nada melhor que estar líquido num cenário de tanta incerteza.
Acredito que o mercado já tenha descontado essa descida, nomeadamente quando o psi20 desceu cerca de 10% em poucos dias.
Os grandes players e fundos certamente antecipam algumas decisões que podem causar grandes impactos, nomeadamente:
- resultado das eleições
- resultado do TC
Acho o TC muito importante, mas numa situação em que ficamos dependentes de um empréstimo feito e de acordos nacionais assumidos, fará sentido o TC ter tanto peso?
Compreendo os funcionários públicos, mas ao mesmo tempo compreendo perfeitamente os trabalhadores do privado que recebem o salário mínimo e que não recebem todos os salários devido ao brutal aumentos de impostos e impactos na economia que o aumento de impostos teve para manter à toda todo o estado e toda a banca.
Se neste momento as agências de rating se pronunciarem, certamente será de forma negativa e por conseguinte apanharemos todos por tabela.
- Registado: 7/4/2007 17:13
katolo Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:No início de Abril, desinvesti fortemente do PSI para investir em imobiliário. Não me tenho arrependido...
Raposo Tavares
Dou-te os parabéns pelo timing! Eu não esperava tamanha correção e, por isso, mantive-me, e tem sido um sofrimento constante![]()
Mas enfim, às vezes é preciso passar pelo cabo das tormentas para chegarmos a bom porto
Ainda levei uma dentadita...
Um abraço,
Raposo Tavares
Raposo Tavares Escreveu:No início de Abril, desinvesti fortemente do PSI para investir em imobiliário. Não me tenho arrependido...
Raposo Tavares
Dou-te os parabéns pelo timing! Eu não esperava tamanha correção e, por isso, mantive-me, e tem sido um sofrimento constante

Mas enfim, às vezes é preciso passar pelo cabo das tormentas para chegarmos a bom porto

- Registado: 20/2/2014 22:01
Raposo... Fazes falta... Ao menos vai escrevendo umas crónicas/sátiras/prosas... Os teus textos são do melhor que se lê por aqui
Abraço

Abraço
- Registado: 29/11/2007 10:48
No início de Abril, desinvesti fortemente do PSI para investir em imobiliário. Não me tenho arrependido...
De maneira que para aqui monitorizo uma monótona carteira dividida sensaboronamente em partes iguais por Peugeot e por Sonae. É o que há.
Um abraço,
Raposo Tavares
De maneira que para aqui monitorizo uma monótona carteira dividida sensaboronamente em partes iguais por Peugeot e por Sonae. É o que há.
Um abraço,
Raposo Tavares
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: serdom e 135 visitantes