PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
A variação dos juros da dívida? Pouquíssimo peso nesta altura. Durante anos, fui dizendo nos curso de Bolsa que para analisarmos o PSI, quase bastava analisar o gráfico da dívida a 10 anos. Mas, aos níveis actuais, o mercado já quase nem olha para lá. Foi um chão que já deu uvas.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Marco, essa questão é interessante. Creio que os jornalistas e também os investidores ainda andam atrás das coisas que funcionaram nos últimos anos mas que agora irão mudar. A sensibilidade do mercado da dívida às decisões políticas em Portugal é completamente diferente de há alguns meses atrás. Assim como a sensibilidade da Bolsa portuguesa às variações dos juros da dívida pública no mercado secundário.
Um abraço,
Ulisses
Deixou de ter peso nos mercados Ulisses?
Marco, essa questão é interessante. Creio que os jornalistas e também os investidores ainda andam atrás das coisas que funcionaram nos últimos anos mas que agora irão mudar. A sensibilidade do mercado da dívida às decisões políticas em Portugal é completamente diferente de há alguns meses atrás. Assim como a sensibilidade da Bolsa portuguesa às variações dos juros da dívida pública no mercado secundário.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Medidas extraordinárias do BCE previstas para dia 5, poderão mexer com mercados, ou essa previsão já estará descontada?
- Registado: 11/4/2011 23:04
Raposo Tavares Escreveu:Os parabéns que me têm dirigido estão a deixar-me com alguma má consciência. Não sou um analista técnico, nem sequer um analista. E estou muuuuitoooo longe de ser um génio financeiro. Contas por alto, poderia ter saído com ganhos 20 a 25% maiores se tivesse saído em Março, (uma coisa assim...). E não saí.
Por outro lado, como disse, não desinvesti totalmente das ações.
Ninguém me pediu, mas para que não pareça que me armo aos cucos, dá-me a ideia que o PSI só deve voltar a dar sinais de vida depois do verão. Para além de ser normal um adormecimento das cotações durante o estio, deve ser por essa altura que se começam a ter informações mais firmes sobre a capacidade da banca (parcela de leão do PSI) superar as dificuldades que tem atravessado, da Europa tomar um rumo e de Portugal tomar juízo.
Pode não ocorrer nada disto? A banca pode estiolar? A Europa pode fragmentar-se? Portugal pode eleger o Costa e a sua inacreditável entourage?
Pode.
E, parece-me, deve ser muito por isto que o PSI anda a marinar...
Um abraço,
Raposo Tavares
Eu dou mais 1,5 a 2 meses para ver como param as modas, principalmente depois dos testes stress da banca. Poderá haver surpresas nos bancos europeus. Por cá não sei se o BES passará depois das últimas "descobertas". Estes AC foram feitos para passar nos testes. Depois disso poderá haver um alívio do "stress" nos investidores mas se o PIB não subir no 2ºT então aí vai-se um fundamento importante.
Os parabéns que me têm dirigido estão a deixar-me com alguma má consciência. Não sou um analista técnico, nem sequer um analista. E estou muuuuitoooo longe de ser um génio financeiro. Contas por alto, poderia ter saído com ganhos 20 a 25% maiores se tivesse saído em Março, (uma coisa assim...). E não saí.
Ninguém me pediu, mas para que não pareça que me armo aos cucos, dá-me a ideia que o PSI só deve voltar a dar sinais de vida depois do verão. Para além de ser normal um adormecimento das cotações durante o estio, deve ser por essa altura que se começam a ter informações mais firmes sobre a capacidade da banca (parcela de leão do PSI) superar as dificuldades que tem atravessado, da Europa tomar um rumo e de Portugal tomar juízo.
Pode não ocorrer nada disto? A banca pode estiolar? A Europa pode fragmentar-se? Portugal pode eleger o Costa e a sua inacreditável entourage?
Pode.
Um abraço,
Raposo Tavares
Pode.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Raposo também dou-te os parabéns pelo teu timing de saída. Eu, como muitos provavelmente, mantive-me por mais tempo pensando que a correção iria ser passageira. Enganei-me. Felizmente saí a tempo antes que ficasse com menos valias. Para 2º ano como investidor no psi20 não está mal. Registei sempre + valias. Este ano até dupliquei o valor ganho no ano passado, mas já estive com + valias bem maiores em abril (todos os dias apetece-me dar cabeçadas na parede, se calhar fui ganancioso demais). Pelo menos aprendi a lição: dar mais atenção aos gráficos e a não deixar fugir as mais valias.
Cumps
Cumps
corre Escreveu:Dificilmente o chumbo do Constitucional será bem recebido pelos mercados. Estou de acordo com o artista, nada melhor que estar líquido num cenário de tanta incerteza.
Acredito que o mercado já tenha descontado essa descida, nomeadamente quando o psi20 desceu cerca de 10% em poucos dias.
Os grandes players e fundos certamente antecipam algumas decisões que podem causar grandes impactos, nomeadamente:
- resultado das eleições
- resultado do TC
Acho o TC muito importante, mas numa situação em que ficamos dependentes de um empréstimo feito e de acordos nacionais assumidos, fará sentido o TC ter tanto peso?
Compreendo os funcionários públicos, mas ao mesmo tempo compreendo perfeitamente os trabalhadores do privado que recebem o salário mínimo e que não recebem todos os salários devido ao brutal aumentos de impostos e impactos na economia que o aumento de impostos teve para manter à toda todo o estado e toda a banca.
Se neste momento as agências de rating se pronunciarem, certamente será de forma negativa e por conseguinte apanharemos todos por tabela.
- Registado: 7/4/2007 17:13
katolo Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:No início de Abril, desinvesti fortemente do PSI para investir em imobiliário. Não me tenho arrependido...
Raposo Tavares
Dou-te os parabéns pelo timing! Eu não esperava tamanha correção e, por isso, mantive-me, e tem sido um sofrimento constante![]()
Mas enfim, às vezes é preciso passar pelo cabo das tormentas para chegarmos a bom porto
Ainda levei uma dentadita...
Um abraço,
Raposo Tavares
Raposo Tavares Escreveu:No início de Abril, desinvesti fortemente do PSI para investir em imobiliário. Não me tenho arrependido...
Raposo Tavares
Dou-te os parabéns pelo timing! Eu não esperava tamanha correção e, por isso, mantive-me, e tem sido um sofrimento constante

Mas enfim, às vezes é preciso passar pelo cabo das tormentas para chegarmos a bom porto

- Registado: 20/2/2014 22:01
Raposo... Fazes falta... Ao menos vai escrevendo umas crónicas/sátiras/prosas... Os teus textos são do melhor que se lê por aqui
Abraço

Abraço
- Registado: 29/11/2007 10:48
No início de Abril, desinvesti fortemente do PSI para investir em imobiliário. Não me tenho arrependido...
De maneira que para aqui monitorizo uma monótona carteira dividida sensaboronamente em partes iguais por Peugeot e por Sonae. É o que há.
Um abraço,
Raposo Tavares
De maneira que para aqui monitorizo uma monótona carteira dividida sensaboronamente em partes iguais por Peugeot e por Sonae. É o que há.
Um abraço,
Raposo Tavares
Esse cabeça e ombros no psi quase parece de régua e esquadro
A ver vamos se ele tem força pra limpar a resistência

A ver vamos se ele tem força pra limpar a resistência

No gráfico mensal da Sonae pela 1ª vez desde que iniciou bull em 2012 o rsi está abaixo da macd
Altura de por o fato de urso a arejar 

erro meu
- Registado: 14/9/2006 8:24
Deixo aqui os gráficos actualizados do PSI numa altura em que o índice anda a "flirtar" com a sua zona de resistência de curto prazo.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Quando se pesca o chumbo afunda tanto mais rápido quando maior for o peso. E este chumbo pesa muitos milhões...
- Registado: 31/5/2014 23:07
Jorge Fr. Escreveu:Em teoria e segundo a AT, o PSI20 está a dar os primeiros passos para um período tendencialmente em baixa.
Dentro das próximas 2 semanas vai testar o suporte de 6500. O efeito dos chumbos do TC, a sentir-se, será na rapidez do alcance deste suporte.
Caso o efeito dos chumbos do TC não se sintam, pode ser que nos próximos dias vá dar um "beijinho" á MM25/nova linha de resistência antes de voltar a cair.
Esta é a minha "adivinhação"
aceitam-se sugestões, comentários e donativos
Bom boneco...

"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele." Gustave Flaubert
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
Em teoria e segundo a AT, o PSI20 está a dar os primeiros passos para um período tendencialmente em baixa.
Dentro das próximas 2 semanas vai testar o suporte de 6500. O efeito dos chumbos do TC, a sentir-se, será na rapidez do alcance deste suporte.
Caso o efeito dos chumbos do TC não se sintam, pode ser que nos próximos dias vá dar um "beijinho" á MM25/nova linha de resistência antes de voltar a cair.

- Registado: 7/5/2014 13:33
Dificilmente o chumbo do Constitucional será bem recebido pelos mercados. Estou de acordo com o artista, nada melhor que estar líquido num cenário de tanta incerteza.
- Registado: 31/5/2014 23:07
e-finance Escreveu:Ainda falta saber o que o governo tem a dizer sobre o assunto.
Aqui é que está a incerteza, quais vão ser as medidas tomadas...
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Ainda falta saber o que o governo tem a dizer sobre o assunto.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Há quem defenda que já está descontado. Eu esperava o chumbo, mas os mercados são multidões e não há nada mais irracional que uma multidão.
Eu não me preocuparia muito com isso, no meio de uma correção já o psi está...
Abraço,
Limonov
Eu não me preocuparia muito com isso, no meio de uma correção já o psi está...
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
jccgold Escreveu:Efeitos do chumbo do TC às medidas do governo no PSI20? Se houver o minimo de racionalidade prevêm-se gaps de quedas 2ªf
Estes cortes eram mais do que esperados.
Diria que não vão ter influência na segunda, ou então seguirão a velha máxima "vende no rumor e compra na noticia".
jccgold Escreveu:Efeitos do chumbo do TC às medidas do governo no PSI20? Se houver o minimo de racionalidade prevêm-se gaps de quedas 2ªf
Se tivesse de apostar diria que sim, mas se a bolsa subir não ficarei surpreendido... aliás na bolsa já pouca coisa me surpreende!
Nos mercados devemos esperar tudo!
Neste momento estou 100% líquido, há bastante tempo que isso não acontecia...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cacha, Google [Bot], Goya777, luislobs, Luzemburg, m-m, marshall78, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, Rafael Abreu, Simplório, tami, trilhos2006, Zecadiabo e 141 visitantes