Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
A JMT na abertura do dia após apresentação de resultados costuma ser uma caixa de surpresas.
Numa das ultimas vezes estava a comprar, e quando em 5 min a vi a cair quase 15%, era algo que na altura para mim não era expectável neste titulo, pois os resultados nem eram péssimos.
Amanhã já sabemos a possível dimensão da queda ( Ou não, tudo é possível na Bolsa , já nada me espanta )
Numa das ultimas vezes estava a comprar, e quando em 5 min a vi a cair quase 15%, era algo que na altura para mim não era expectável neste titulo, pois os resultados nem eram péssimos.
Amanhã já sabemos a possível dimensão da queda ( Ou não, tudo é possível na Bolsa , já nada me espanta )
- Registado: 17/9/2013 9:36
Artista Romeno Escreveu:perde algum tempo a analisar os resultados e veras a margem e o EBITDA a cair 60 pb é bom? as vendas LFL na polonia a cairem 2,7% mesmo com pascoa fora do q1 é bom? a jm nao passou a ser uma má empresa... mas está mt pressionada na polonia....
As noticias da politica de preços agressiva q a JM teve de fazer na Polónia já sao conhecidas desde o fim do ano passado. A cotacao desceu desde Novembro, o mercado antecipou a queda dos lucros na Polónia daí as quedas até Fevereiro. Para mim 2.7% de queda na Polónia é absolutamente marginal.
Muito mais importancia dou ao crescimento que a JM está a ter na Colombia. Parece-me que as más noticias da Polónia já estao refletidas na cotacao e que agora a subida da cotacao está em linha com o crescimento da empresa. É a análise que faço
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Concordo com o Serra Lapa e confesso que não tenho os conhecimentos do Artista Romeno para discutir e fundamentar com o mesmo rigor. A JM continua a ser uma boa empresa e prevejo um 2ºtrimestre com subidas no lucro e nas vendas, mas é só um bitaite.
- Registado: 22/12/2013 23:04
Pelas várias intervenções parece que aconteceu uma catástrofe!
Calma, os resultados não são positivos, mas não são nenhuma desgraça. Teria que haver um semestre em que os lucros não crescessem. Cuidado com as vendas ao melhor, ou logo no início.
Bons negócios
Calma, os resultados não são positivos, mas não são nenhuma desgraça. Teria que haver um semestre em que os lucros não crescessem. Cuidado com as vendas ao melhor, ou logo no início.
Bons negócios
o que eu nao esperava era uma quebra tao forte das vendas LFL isto com inflação dá quanto??ptbr13 Escreveu:Os resultados são ligeiramente negativos, depende das expectativas de cada um, mas já se sabia que haveria quebra da margem, mais a questão da Páscoa, o resultado mais normal seria baixar os lucros, o mercado já antecipava (ou não). No entanto, se houver alguma lógica espera-se uma queda forte, foi assim nos trimestres anteriores, apesar do aumento dos lucros.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Os resultados são ligeiramente negativos, depende das expectativas de cada um, mas já se sabia que haveria quebra da margem, mais a questão da Páscoa, o resultado mais normal seria baixar os lucros, o mercado já antecipava (ou não). No entanto, se houver alguma lógica espera-se uma queda forte, foi assim nos trimestres anteriores, apesar do aumento dos lucros.
jccgold Escreveu:Mas porquê o gap entre a data que recebo as accoes e a data que elas sao liquidadas? Isto quer dizer que quem me vendeu as accoes só tem o dinheiro na conta dia 5 de Maio? E estando elas já na minha posse este dia 29 de Abril recebo o dividendo foi o q percebi?
E pq o pessimismo do Artista Romeno? Se as vendas da JM cresceram 5.6% em relacao há 1 ano, e o preço das accoes JM está 28% abaixo do que estavam há 1 ano é muito melhor negócio comprá-las agora do que nessa altura certo? O que é que me está a escapar?
perde algum tempo a analisar os resultados e veras a margem e o EBITDA a cair 60 pb é bom? as vendas LFL na polonia a cairem 2,7% mesmo com pascoa fora do q1 é bom? a jm nao passou a ser uma má empresa... mas está mt pressionada na polonia.... é ver os crescimentos LFL no passado... q1 de 2013 + 8,8% agora digame uma variação de mais -1100 PB mesmo com o diferencial da pascoa......a blackrock não acerta sempre nesta parece me que falhou.... pode ser que o mercado nem reaja com o uma queda forte mas este titulo com este tipo de fundamentais ja nao interessa ponto final... a jm é uma empresa com multiplos mt acima do setor com resultados deste tipo sao claramente injustificados.... por acaso era uma questão que nao queria ter o preço de entrada de hoje neste papel, com estes dados....
Editado pela última vez por Artista Romeno em 29/4/2014 23:13, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Deixo um "rabisco" com alguns "caldos de galinha"...
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Mas porquê o gap entre a data que recebo as accoes e a data que elas sao liquidadas? Isto quer dizer que quem me vendeu as accoes só tem o dinheiro na conta dia 5 de Maio? E estando elas já na minha posse este dia 29 de Abril recebo o dividendo foi o q percebi?
E pq o pessimismo do Artista Romeno? Se as vendas da JM cresceram 5.6% em relacao há 1 ano, e o preço das accoes JM está 28% abaixo do que estavam há 1 ano é muito melhor negócio comprá-las agora do que nessa altura certo? O que é que me está a escapar?
World debt clock:
"O pagamento do dividendo ocorrerá no próximo dia 8 de Maio de 2014, sendo que as acções passarão a ser transaccionadas sem direito ao mesmo 3 dias úteis antes dessa data." boa sorte.... comprar antes de saber os resultados foi algo que nunca me ocorreu.... mas hás de ter uma razão....jccgold Escreveu:Comprei hoje algumas accoes JM e recebi um mail do banco a dizer "Data de Negociação: 29/04/2014; Data de Liquidação: 05/05/2014"
A data que conta para a distribuicao de dividendos é a de 29 de Abril ou a de 5 de Maio? O que é exactamente a "liquidacao"?
jccgold Escreveu:Comprei hoje algumas accoes JM e recebi um mail do banco a dizer "Data de Negociação: 29/04/2014; Data de Liquidação: 05/05/2014"
A data que conta para a distribuicao de dividendos é a de 29 de Abril ou a de 5 de Maio? O que é exactamente a "liquidacao"?
Hoje dia 29 tens as acções na carteira (data de negociação) e pága- las dia 5 (data de liquidação)
Comprei hoje algumas accoes JM e recebi um mail do banco a dizer "Data de Negociação: 29/04/2014; Data de Liquidação: 05/05/2014"
World debt clock:
... 13,40???
gráfico 4h diario
gráfico 4h diario
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Eu ESTAVA LONGO NA JM! ESTAVA até aos resultados de hoje... a ordem de saida está dada... e como entrei a 11.60 nem vou sair a chorar muito disto... mas atenção mesmo com dividendo a chegar amanha pode haver solha que ferve.....! estes resultados mesmo tendo em conta a Sazonalidade da Páscoa este ano não ser no Q1 na Polónia são um desastre, daí que desde ja vou dar os parabens aos curtos... ORA bem a JM teve uns resultados que se escalpelizados devidamente se ve que são maus na Polonia... as vendas LIKE FOR LIKE da biedronka cairem 2,7% não é mau é pessimo nem a Pascoa tapa isto.... se o pingo doce me parece em linha com o esperado o valor da JM é na Polonia por isso é fugir.... depois pa piorar a festa a margem EBITDA cai mais 60 pb e o EBITDA cai num negocio de margem pequena.... 60 pb é muito... depois poderiamos perguntar ah é o efeito cambial?"As vendas consolidadas atingiram 2.912 milhões de euros, um crescimento de 5,1% face aos primeiros três meses do ano anterior, incluindo um ligeiro efeito cambial negativo de -0,5%."* o q.... Esta acção ao preço atual está cara obviamente pascoa e FX não explicam tudo mt longe disso mesmo..... há na teoria economica há uma coisa que diz que em mercados concorrenciais não se ganham lucros anormais, dito isto era obvio que a polonia era uma fruto grande demais para a JM chegar ver e vencer sem que ninguem se lembrasse de dar luta...... o ganho potencial de o fazer dada a dimensao da coisa justificava o risco de la entrar.... Bottom line esta empresa pode perfeitamente visitar os 9 euros sem grande dificuldade... só não se vai pirar quem tiver a ver bola....A titulo pessoal penso que conseguirei sair com um ganho.... e tive o capital empatado nisto menos de mes e meio por isso enfim era uma aposta de lp... no pressuposto de que o crescimento desacelaria um pouco ...mas com dados tão maus passemos a proxima.... e já tenho varias no radar no exterior em PT fico só com EDP e bcp... de momento... parabens aos curtos a hora deles parece ter chegado.... os longos que não sejam burros e pirem se... 30 centimos face a esta miseria de resultados vai ser peanners
eu até gostei da vela de hoje, mas acho que amanha vai abrir em gap em queda.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
adamhedge1 Escreveu:_Noah Escreveu:Tecnicamente o movimento das últimas semanas foi brilhante, isto é, a cotação veio tocar a LTD.
Amanhã, francamente o cenário vislumbra-se negro..... isto é a minha opinião.
Todavia, a JMT poderá sempre surpreender pela positiva, ou seja, se os resultados descem 17%, talvez a cotação suba 17%![]()
![]()
![]()
Por último, apenas uma interrogação: Venderam hoje?![]()
Cumprimentos.
_Noah
boa tarde caro Noah
isso é de tao mau gosto para quem está longo,nao o devia fazer...
O Noah já nos habituou a este tipo de comentários.
Bem eu não gostei destes resultados, mas não sei qual o impacto na cotação nos próximos dias.
O mercado já não estava a espera de grande coisa, penso eu.
Mas a avaliar pelos resultados anteriores e a reação que nos habituou podemos esperar surpresas?
- Registado: 29/4/2014 19:54
_Noah Escreveu:Tecnicamente o movimento das últimas semanas foi brilhante, isto é, a cotação veio tocar a LTD.
Todavia, a JMT poderá sempre surpreender pela positiva, ou seja, se os resultados descem 17%, talvez a cotação suba 17%![]()
![]()
![]()
Por último, apenas uma interrogação: Venderam hoje?![]()
Cumprimentos.
_Noah
boa tarde caro Noah
isso é de tao mau gosto para quem está longo,nao o devia fazer...
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
ficarão para trás.
Tecnicamente o movimento das últimas semanas foi brilhante, isto é, a cotação veio tocar a LTD.
Todavia, a JMT poderá sempre surpreender pela positiva, ou seja, se os resultados descem 17%, talvez a cotação suba 17%
Por último, apenas uma interrogação: Venderam hoje?
Cumprimentos.
_Noah
Todavia, a JMT poderá sempre surpreender pela positiva, ou seja, se os resultados descem 17%, talvez a cotação suba 17%

Por último, apenas uma interrogação: Venderam hoje?

Cumprimentos.
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Apesar do aumento das vendas, há várias interrogações...será como nos últimos trimestres? Quedas fortes.
- Registado: 15/2/2012 12:50
A apresentação dos resultados é hoje ou amanhã de manhã?
"A análise técnica dá os primeiros sinais de força da jerónimo martins...Deixei de estar pessimista espero mais um pouco até estar verdadeiramente optimista na JM"! - Ulisses Pereira
http://videos.sapo.pt/i1c5MtlykezWugSfBNuD
http://videos.sapo.pt/i1c5MtlykezWugSfBNuD
- Registado: 15/2/2012 12:50
AT2014 Escreveu:
Amigo Vella,
Bem vindo.
a apresentação de resultados do 1ºT (30-04)
Atenção que, a apresentação de resultados, pela informação no site da JMT, relativa ao 1T 2014, se fará hoje 29.04.2014, após o fecho do mercado

Para mim, creio que, se ainda hoje cotar nos € 12,98, note-se que no momento presente são 15:20, e a JMT em cfds cota a €12,91, levará com um bom curto em cima!
Cumprimentos.
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
AT2014 Escreveu:vella Escreveu:Tive a JMT em carteira desde 2008 até 2009. Gostava de a comprar novamente, mas com a minha humildade, creio que este papel encontra-se num "desenho" de AT, ao qual eu não encontro para já interesse, antes pelo contrário. Se não estou em erro, evidencia-se um suporte pelos 12,50. + ou- . Estou convencido que irá lá corrigir, mas não me inspira confiança sufeciente. Estou um pouco enferrujado na análise desta senhora, pois mostra-se com uma volatilidade que eu não estava acostumado. No entanto, e se não quebrar aquele suporte, nos próximos tempos, é caso para pensar.
O que acham da minha opinião?
Amigo Vella,
Bem vindo.
Como não tem JM na carteira não perde nada em esperar uma semana e deixar passar os dois factos significativos desta semana: a apresentação de resultados do 1ºT (30-04) e o Ex-dividendo (05-05) pois a partir dai a cotação encontrará um sentido. Neste momento está bearish e já tentou, por várias vezes quebrar essa tendência. Por outro lado está suportada pelos dividendos e pela divulgação de resultados pelo que mais vale jogar pelo seguro.
Abraço e bons negócios
isso mesmo, e atenção q a cotada costuma cair nos dias a seguir aos resultados, portanto, para longo não se aconselha entrada agora, mas para bear........
cumptos, Investpouco.
vella Escreveu:Tive a JMT em carteira desde 2008 até 2009. Gostava de a comprar novamente, mas com a minha humildade, creio que este papel encontra-se num "desenho" de AT, ao qual eu não encontro para já interesse, antes pelo contrário. Se não estou em erro, evidencia-se um suporte pelos 12,50. + ou- . Estou convencido que irá lá corrigir, mas não me inspira confiança sufeciente. Estou um pouco enferrujado na análise desta senhora, pois mostra-se com uma volatilidade que eu não estava acostumado. No entanto, e se não quebrar aquele suporte, nos próximos tempos, é caso para pensar.
O que acham da minha opinião?
Amigo Vella,
Bem vindo.
Como não tem JM na carteira não perde nada em esperar uma semana e deixar passar os dois factos significativos desta semana: a apresentação de resultados do 1ºT (30-04) e o Ex-dividendo (05-05) pois a partir dai a cotação encontrará um sentido. Neste momento está bearish e já tentou, por várias vezes quebrar essa tendência. Por outro lado está suportada pelos dividendos e pela divulgação de resultados pelo que mais vale jogar pelo seguro.
Abraço e bons negócios
- Registado: 4/2/2014 2:39
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Bing [Bot], Carrancho_, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, malakas, Manchini888, maturidade, MPAM, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 63 visitantes