Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
SHARPTRADER Escreveu:"A venda de hoje ou sexta (amanhã não há sessão), implica o desfazer-se dos dividendos, certo?"
Está correcto esse raciocinio.
Muito obrigado.
"A venda de hoje ou sexta (amanhã não há sessão), implica o desfazer-se dos dividendos, certo?"
- Registado: 29/11/2007 3:19
Quem estiver à espera de nos próximos dias arranjar uma oportunidade para shortar a JMT, poderá incorrer numa decisão que, no curto prazo, poderá sair ao contrário!!!
O que verifico pela cotação de hoje é que, o mercado já havia descontado estes péssimos resultados, daí o valor do pale ter continuado a descer desde janeiro último.
Esperar pela data antes dos dividendos para shortar, será mais uma péssima decisão, assim era muito fácil negociar em bolsa
Mas, poderão sempre experimentar, nada como a aprendizagem através do exercício, sério, do envolvimento pragmático na negociação
Hoje, o valor da cotação, não releva os resultados apresentados ontem, desconta sim, o valor dos dividendos a distribuir já a 08 de maio.
No médio prazo, e até à apresentação dos resultados do próximo trimestre, a JMT irá continuar, paulatinamente, a seguir a sua LTD, pelo que, "trend is your friend".
Não digo que, não se assista a períodos em que a JMT não precise de respirar, e fazer incursões ao topo do canal descendente, todavia, esses máximos serão cada vez menores. Algum dia a JMT irá inverter..... claro que sim!!!! Veremos se isso acontecerá durante 2014.......
Cumprimentos.
_Noah
O que verifico pela cotação de hoje é que, o mercado já havia descontado estes péssimos resultados, daí o valor do pale ter continuado a descer desde janeiro último.
Esperar pela data antes dos dividendos para shortar, será mais uma péssima decisão, assim era muito fácil negociar em bolsa

Mas, poderão sempre experimentar, nada como a aprendizagem através do exercício, sério, do envolvimento pragmático na negociação

Hoje, o valor da cotação, não releva os resultados apresentados ontem, desconta sim, o valor dos dividendos a distribuir já a 08 de maio.
No médio prazo, e até à apresentação dos resultados do próximo trimestre, a JMT irá continuar, paulatinamente, a seguir a sua LTD, pelo que, "trend is your friend".
Não digo que, não se assista a períodos em que a JMT não precise de respirar, e fazer incursões ao topo do canal descendente, todavia, esses máximos serão cada vez menores. Algum dia a JMT irá inverter..... claro que sim!!!! Veremos se isso acontecerá durante 2014.......
Cumprimentos.
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
SHARPTRADER Escreveu:Acções compradas a 05-05-2014 já não têm direito ao dividendo.
Só as adquiridas até 02-05-2014
Muito obrigado.
Recapitulando: quem tiver acções e quiser ficar com os dividendos não as pode vender antes do dia 5 de Maio. A venda de hoje ou sexta (amanhã não há sessão), implica o desfazer-se dos dividendos, certo?
Novamente muito obrigado,
Acções compradas a 05-05-2014 já não têm direito ao dividendo.
Qual é a data limite de venda da JM para se ter direito aos dividendos?
Muito obrigado.
Muito obrigado.
... onde é que eu escrei isto??????
- Anexos
-
- jm51.PNG (7.7 KiB) Visualizado 7106 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Estes novos registos ...é uma confusão...
Saí fora, não sendo uma catástrofe, a Polónia parece-me esgotada em termos de crescimento.
E pior há uma diminuição dos lucros com muito mais lojas.
Os 12, 70 não aguentaram.
Talvez volte mas só por volta dos 10 - 11 Euros...
E pior há uma diminuição dos lucros com muito mais lojas.
Os 12, 70 não aguentaram.
Talvez volte mas só por volta dos 10 - 11 Euros...
Penso que há muita gente a fazer uma avaliação absolutamente redutora da Jeronimo Martins. Só analizam a parte de que os lucros da JM cairam 17%.
Ora 1) o mercado já fez uma correção no preço em Fevereiro e 2) aquilo que para mim é mais importante o volume vendas na Colombia passou de 13M€ para 29M€ em 1 ano mais do que duplicou. A JM está em forte expansão em termos fundamentais interessa-me muito mais o crescimento do volume de negócio
Ora 1) o mercado já fez uma correção no preço em Fevereiro e 2) aquilo que para mim é mais importante o volume vendas na Colombia passou de 13M€ para 29M€ em 1 ano mais do que duplicou. A JM está em forte expansão em termos fundamentais interessa-me muito mais o crescimento do volume de negócio
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Climb (ex-Joao4702) Escreveu:Climb Escreveu:adamhedge1 Escreveu:O que de facto é mau, é a persepetiva de crescimento futura lapidar-se desta forma.
A JMT está cara! Mas o que é que o mercado acha disto tudo?
Era bom que amanhã viesse por ai abaixo era...para os curtos caia muito bem.
Vamos lá ver...
Está cara porquê?
rapidamente regra geral ha expepcoes, ev/ ebida da empresa face aos pares, relacionando com a rentabilidade, performance e perspetivas de crescimento. Igualmente ver a geracao recorrente de fcf, as perspetivas de evolucao do mesmo, vendo dps a fcf yield face aos pares conjugando isto com o momento do mercado
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
A informação que me foi dada pelo meu Banco é que as expetativas se situavam na parte inferior da tabela.
- Registado: 18/5/2007 22:03
AT2014 Escreveu:No meu ultimo post queria dizer no ponto três que:
Quando os resultados são acima do esperado a acção está a desconto e terá tendência para subir
Perdão pelo lapso.
Abraço
Caro AT2014,
isso tudo é verdade em teoria.
na prática não é bem assim.
Já agora conheces quais eram as expectativas para os resultados da JMT (1T 2014)?
obg.
- Registado: 29/4/2014 19:54
No meu ultimo post queria dizer no ponto três que:
Quando os resultados são acima do esperado a acção está a desconto e terá tendência para subir
Perdão pelo lapso.
Abraço
Perdão pelo lapso.
Abraço
- Registado: 4/2/2014 2:39
Aproveito para agradecer à malta que fundamenta além da análise técnica, como é o caso do nosso colega "Artista Romeno".
Não posso deixar de agradecer à malta da análise técnica que é impecável na assiduidade e nos rabiscos (Adamhedge, HJOR e demais).
Ab.
Não posso deixar de agradecer à malta da análise técnica que é impecável na assiduidade e nos rabiscos (Adamhedge, HJOR e demais).
Ab.
AT2014 Escreveu:Caros,
Deixo-vos aqui a minha opinião.Não é um conselho de investimento como sempre. Apenas uma apreciação pessoal.
Como sabem tenho sido sempre crente que era desta que a JM iria entrar em bull. Já entrei duas vezes nos últimos 2 meses e sai sempre stopado embora com ganhos de 42 pontos.Nada de significativo. E tenho estado preparado para entrar long outra vez desde a minha última saida. Isto porque esperava que os fundamentais da JM se invertessem e isso é que interessa para indicar o caminho da acção no médio/longo prazo.
Agora,face a estes resultados horriveis deixei de estar crente. Acredito que vai estar bear pelo menos até à apresentação de resultados do próximo trimestre. Os fundamentais da acção são terriveis (Péssimos resultados e ainda por cima abaixo do esperado, Necessidade de investimento em expansão na Colômbia e perpectiva de guerra na Ucrânia que é vizinha da Polónia). Pior que isto não me consigo lembrar. Portanto o destino para os próximos tempos deve estar traçado.
No entanto, existe o problema dos dividendos até ao próximo dia 05-05. Ou seja, quem tenha acções até 6ª feira terá direito aos dividendos. Aplica-se aqui então um caso de psicologia de mercado. Vender amanhã com força e comprar na 6ª feira para garantir os dividendos ou manter até 6ª feira ? Eu preferiria vender amanhã e comprar na 6ª feira porque é menos arriscado e provávelmente conseguiria comprar mais baixo e teria uma taxa de rentabilidade dos dividendos maior. Mas no dia 05-05 acho que virão em força os shorts. Provávelmente eu serei um deles mas vou analisar bem estes próximos três dias.
Digo isto apesar de concordar, grosso modo, com a análise do Ulisses que foi feita. Só que a mesma foi feita antes da saida dos resultados de hoje.
Abraço e bons negócios
Caros,
Já agora, aproveito para explicar um conceito de linguagem financeira que muitos já terão ouvido falar e que não saberão interpretar. É uma coisa muito simples mas que se aplica a todos os dados divulgados para todos os produtos financeiros (resultados, Pib, desemprego, inflação, etc)
Assim quando há uma divulgação de resultados normalmente existe uma previsão de resultados e os resultados ficam no esperado, abaixo do esperado ou acima do esperado. Que impacto é que isso tem na acção ? Muito simples:
1- Quando os resultados são os esperados, então significa que os mesmos (bons ou maus) já estão incorporados no valor da acção.
2- Quando os resultados são abaixo do esperado, então a acção está sobreavaliada e então tem tendência para cair
3- Quando os resultados são acima do esperado, então a acção está a desconto e terá tendência para cair
Abraço e bons negócios
Climb Escreveu:adamhedge1 Escreveu:_Noah Escreveu:Tecnicamente o movimento das últimas semanas foi brilhante, isto é, a cotação veio tocar a LTD.
Amanhã, francamente o cenário vislumbra-se negro..... isto é a minha opinião.
Todavia, a JMT poderá sempre surpreender pela positiva, ou seja, se os resultados descem 17%, talvez a cotação suba 17%![]()
![]()
![]()
Por último, apenas uma interrogação: Venderam hoje?![]()
Cumprimentos.
_Noah
boa tarde caro Noah
isso é de tao mau gosto para quem está longo,nao o devia fazer...
Bem eu não gostei destes resultados, mas não sei qual o impacto na cotação nos próximos dias.
O mercado já não estava a espera de grande coisa, penso eu.
Mas a avaliar pelos resultados anteriores e a reação que nos habituou podemos esperar surpresas?
O que de facto é mau, é a persepetiva de crescimento futura lapidar-se desta forma.
A JMT está cara! Mas o que é que o mercado acha disto tudo?
Era bom que amanhã viesse por ai abaixo era...para os curtos caia muito bem.
Vamos lá ver...
Artista Romeno quais são os indicadores que mais utilizas...?? ou a forma de aplicar...
abraço
abraço
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
o que interessa
- Registado: 12/3/2009 3:42
Artista Romeno Escreveu:caro paracima, ' o book é 5 x' , comparar o valor de mercado com o contabilistico é irrelevante o k interessa é vero valor dos ativos a valor mercado menos a divida... Ha quem ache k é igual mas contabilidade nao é financas... Cont é o passado, financas é o futuro
eu tenho essa noçao, o valor em bolsa são os cash-flow´s futuros, mas coloco a questão porque os cash-flow´s ou serão absorvidos pela sociedade, logo vai aumentar o CP diminuido o book, ou distribui dividendos. neste caso estou a comprar uma coisa que tem de crescer 5 vezes para pagar o que estou a pagar hoje, o crescer é o somatorio dos dividendos mais o somatorio do cp. concluiíndo, se a empresa fechar hoje, e todos os activos tiverem valorizados ao justo valor, entao só recebia 20%.
não estou a refutar a afirmação, muito pelo contrário, tanto que olho muito para o roiev, ebitda... mas custa-me pagar por uma empresa tão sobre-avaliada(minha opinião), ainda compreendia esse valor se as margens fosses grandes ou o potencial de crescimento fosse "infinito", nenhum dos casos se coloca...
gosto muito dos teus post´s Artista Romeno, continua assim...

o que interessa
o que interessa
caro paracima, ' o book é 5 x' , comparar o valor de mercado com o contabilistico é irrelevante o k interessa é vero valor dos ativos a valor mercado menos a divida... Ha quem ache k é igual mas contabilidade nao é financas... Cont é o passado, financas é o futuro
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
a JM não tem só a queda dos 2%. a questão é que a queda começou agora, mas o numero de lojas continua a crescer a ritmo acelerado... 100/100=1, 100/1000=0,1... essa será a questão principal.
estou fora. mas esta acção tá com um book de 5 e tal... parece-me muita fruta, mesmo com os fundamentais fenómenais, em comparação com outras cotadas.
há pouco tempo vi uma noticia que falava de uma nova iniciativa da JM, o proprietário de um espaço abria uma loja pingo doce. eles tratavam do inventario e papelada e o dono metia a gestão e o imobilizado... parece-me uma excelente ideia. principalmente por implicar uma diminuição dos custos com as lojas e dos riscos associados...
mas interessante seria fazer isso na colombia e na polonia, na colombia será quase impossivel, será porque é uma marca residual, este tipo de coisas só se fazem com "marcas" reconhecidas pelo publico em geral, poderá acontecer um dia na colombia... talvez a Jm um dia possa vender as suas lojas e adoptar este modelo...
estou fora. mas esta acção tá com um book de 5 e tal... parece-me muita fruta, mesmo com os fundamentais fenómenais, em comparação com outras cotadas.
há pouco tempo vi uma noticia que falava de uma nova iniciativa da JM, o proprietário de um espaço abria uma loja pingo doce. eles tratavam do inventario e papelada e o dono metia a gestão e o imobilizado... parece-me uma excelente ideia. principalmente por implicar uma diminuição dos custos com as lojas e dos riscos associados...
mas interessante seria fazer isso na colombia e na polonia, na colombia será quase impossivel, será porque é uma marca residual, este tipo de coisas só se fazem com "marcas" reconhecidas pelo publico em geral, poderá acontecer um dia na colombia... talvez a Jm um dia possa vender as suas lojas e adoptar este modelo...
o que interessa
o que interessa
Concordo com a analise feita pelo At2014
Pessoalmente já esperava maus resultados , pois as varias analises que li, referiam que o efeito pascoa deviam prejudicar muito os resultados.
Mas os resultados foram muito piores que o esperado e o efeito pascoa não consegue justificar a grande queda nos resultados.
Pessoalmente já esperava maus resultados , pois as varias analises que li, referiam que o efeito pascoa deviam prejudicar muito os resultados.
Mas os resultados foram muito piores que o esperado e o efeito pascoa não consegue justificar a grande queda nos resultados.
Caros,
Deixo-vos aqui a minha opinião.Não é um conselho de investimento como sempre. Apenas uma apreciação pessoal.
Como sabem tenho sido sempre crente que era desta que a JM iria entrar em bull. Já entrei duas vezes nos últimos 2 meses e sai sempre stopado embora com ganhos de 42 pontos.Nada de significativo. E tenho estado preparado para entrar long outra vez desde a minha última saida. Isto porque esperava que os fundamentais da JM se invertessem e isso é que interessa para indicar o caminho da acção no médio/longo prazo.
Agora,face a estes resultados horriveis deixei de estar crente. Acredito que vai estar bear pelo menos até à apresentação de resultados do próximo trimestre. Os fundamentais da acção são terriveis (Péssimos resultados e ainda por cima abaixo do esperado, Necessidade de investimento em expansão na Colômbia e perpectiva de guerra na Ucrânia que é vizinha da Polónia). Pior que isto não me consigo lembrar. Portanto o destino para os próximos tempos deve estar traçado.
No entanto, existe o problema dos dividendos até ao próximo dia 05-05. Ou seja, quem tenha acções até 6ª feira terá direito aos dividendos. Aplica-se aqui então um caso de psicologia de mercado. Vender amanhã com força e comprar na 6ª feira para garantir os dividendos ou manter até 6ª feira ? Eu preferiria vender amanhã e comprar na 6ª feira porque é menos arriscado e provávelmente conseguiria comprar mais baixo e teria uma taxa de rentabilidade dos dividendos maior. Mas no dia 05-05 acho que virão em força os shorts. Provávelmente eu serei um deles mas vou analisar bem estes próximos três dias.
Digo isto apesar de concordar, grosso modo, com a análise do Ulisses que foi feita. Só que a mesma foi feita antes da saida dos resultados de hoje.
Abraço e bons negócios
Abraço e bons negócios
O que tenho observado , na sessão seguinte á apresentação de resultados da JMT , é que as ordens de compra são diminutas, talvez na expectativa.
Quando surgem vendedores fortes com volumes grandes , a acção cai a pique durante algum tempo, ate que os intervinientes, achem a queda exagerada e começam a colocar ordens de compra e o titulo começa lentamente a fazer alguma recuperação.
Por vezes a queda é quase instantanea quando entra um grande lote de venda .
Quando surgem vendedores fortes com volumes grandes , a acção cai a pique durante algum tempo, ate que os intervinientes, achem a queda exagerada e começam a colocar ordens de compra e o titulo começa lentamente a fazer alguma recuperação.
Por vezes a queda é quase instantanea quando entra um grande lote de venda .
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Bing [Bot], Carrancho_, Google [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, malakas, MPAM, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006 e 81 visitantes