Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Faço minha a escrita do AT2014.
mmrmm Escreveu:Sem querer ferir susceptibilidades ou criar polémicas mas não consigo compreender as expectativas geradas nos últimos dias perante a subida da JM. Sete velas positivas e uma subida de mais de 7% não são indiciadoras, em termos de AT, de qualquer inversão, suponho eu. Sendo um mero aprendiz nestas áreas, vou lendo tudo o que posso, assim quando ouvi quer o Ulisses Pereira quer o Tiago Esteves, a falaram inequivocamente em tendência bearish no curto e médio prazo (faz já quase um ano de queda) e apenas divergem nas resistências inversoras da tendência (o Ulisses aponta para os 14,3 e o Tiago para os 15), não consigo compreender a importância das resistências de 12,26 ou 12,40 que têm sido descritas. Neste sentido pedia-vos ajuda para compreender do entusiasmo dos últimos dias quando a cotada nem sequer consegui atingir a cotação do dia anterior à publicação do último relatório trimestral, nem tão pouco tem volumes de transacções sequer parecidos com o dia da última grande vela negativa de 26.Fev.
Muito obrigado,
Manuel Maria de Magalhães
Amigo mmrmm,
Se vires o post que publiquei acima com o gráfico vês que, apesar de estar descendente, aparenta conseguir quebrar a linha de tendência descendente dos ultimos meses (linha castanha). Se quebrar poderá subir ainda um ou dois euros. Vendo as coisas do ponto de vista de longo prazo, não é nada de especial (estamos a falar de 10-20%). Vistas as coisas do curto prazo, é interessante.
Mas como és inexperiente nisto, o melhor é não te meteres a inventar nesta acção pois o que importa é que qualquer entrada, neste momento, é contra a tendência do mercado e isso é sempre arriscado.
Quanto à euforia, eu explicava-a de 2 maneiras:
1- Aqueles que já têm a acção há algum tempo e finalmente acreditam que desta é que vão recuperar o valor inicial e eventualmente ganhar qualquer coisinha.
2- Aqueles que entraram agora (como eu) e acreditam que pode vir daqui uma valorização fácil porque apesar desta acção ser seguramente a mais aborrecida do PSI 20, de
momento, está bastante desvalorizada e estável e logo tem grandes possibilidades de subir qualquer coisita. Digamos que, à falta de melhor para investir pois está tudo já bastante valorizado, investe-se na JM e espera-se que a lei da gravidade funcione

Se descer, é para isso que está lá o stop debaixo da EMA 20.
Abraço e bons negócios
- Registado: 4/2/2014 2:39
Sem querer ferir susceptibilidades ou criar polémicas mas não consigo compreender as expectativas geradas nos últimos dias perante a subida da JM. Sete velas positivas e uma subida de mais de 7% não são indiciadoras, em termos de AT, de qualquer inversão, suponho eu. Sendo um mero aprendiz nestas áreas, vou lendo tudo o que posso, assim quando ouvi quer o Ulisses Pereira quer o Tiago Esteves, a falaram inequivocamente em tendência bearish no curto e médio prazo (faz já quase um ano de queda) e apenas divergem nas resistências inversoras da tendência (o Ulisses aponta para os 14,3 e o Tiago para os 15), não consigo compreender a importância das resistências de 12,26 ou 12,40 que têm sido descritas. Neste sentido pedia-vos ajuda para compreender do entusiasmo dos últimos dias quando a cotada nem sequer consegui atingir a cotação do dia anterior à publicação do último relatório trimestral, nem tão pouco tem volumes de transacções sequer parecidos com o dia da última grande vela negativa de 26.Fev.
Muito obrigado,
Muito obrigado,
Caros,
Entrado a 12,285 com stop curto a 12,10. Motivo: A eliminação dos 12,40 e a passagem dos 12,35, por duas vezes fazem-me acreditar que pode ser desta. A prudência aconselharia a que esperasse para ver como fecha mas decidi arriscar assim mesmo pois ontem não gostei de ter saido e isso estáva-me cá atravessado.
Abraço e bons negócios
Entrado a 12,285 com stop curto a 12,10. Motivo: A eliminação dos 12,40 e a passagem dos 12,35, por duas vezes fazem-me acreditar que pode ser desta. A prudência aconselharia a que esperasse para ver como fecha mas decidi arriscar assim mesmo pois ontem não gostei de ter saido e isso estáva-me cá atravessado.
Abraço e bons negócios
Já vi hoje melhor cenário parece se estar a complicar vamos ver 

Caros,
Coisas boas e coisas más: A cotação limpou um marco importante (12,40). Vamos ver se se aguenta acima deste registo. Neste momento está algo suportada pelos 12,35.Mas vamos ver pois se fechar hoje acima dos 12,35 então é uma quebra da Linha de tendência descendente de médio prazo e isso pode antever alguma expansão até 13 pelo menos. Mas vai ser um caminho lento.... Se consolidar acima de 12,35 penso que poderemos ter uma mudança de tendência em curso. Por agora resta a esperança.
Nota: Entrei na segunda feira a 12,25 e sai ontem por precipitação ao mesmo valor. Estou atento para entrar a estes valores com target 13 e stop curto abaixo da EMA 20 (12,16). O stop curto (normalmente os meus stops costumam ser bem mais longos) é porque a tendência da acção tem sido bear e se entrar long estou a infringir a minha principal regra de estar a favor da tendência. Isso faz com que exita a possibilidade da cotação, a qualquer momento, inverter para valores de 11,5 ou menos conforme (e bem) explicou o tiago
Abraço e bons negócios
Coisas boas e coisas más: A cotação limpou um marco importante (12,40). Vamos ver se se aguenta acima deste registo. Neste momento está algo suportada pelos 12,35.Mas vamos ver pois se fechar hoje acima dos 12,35 então é uma quebra da Linha de tendência descendente de médio prazo e isso pode antever alguma expansão até 13 pelo menos. Mas vai ser um caminho lento.... Se consolidar acima de 12,35 penso que poderemos ter uma mudança de tendência em curso. Por agora resta a esperança.
Nota: Entrei na segunda feira a 12,25 e sai ontem por precipitação ao mesmo valor. Estou atento para entrar a estes valores com target 13 e stop curto abaixo da EMA 20 (12,16). O stop curto (normalmente os meus stops costumam ser bem mais longos) é porque a tendência da acção tem sido bear e se entrar long estou a infringir a minha principal regra de estar a favor da tendência. Isso faz com que exita a possibilidade da cotação, a qualquer momento, inverter para valores de 11,5 ou menos conforme (e bem) explicou o tiago
Abraço e bons negócios
Finalmente...12,40 ...limpos para já 

Estava a ver se ganhava uns trocos com o fecho do Gap mas 

Da forma como vai o dia acredito que para o final seja definitivamente ultrapassada essa barreira
... é capaz ser difícil passar daqui destes valores se chegar a passar é bom para os longos talvez ganhe força
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
AT2014 Escreveu:mmrmm Escreveu:lmbeuph Escreveu:Resistência dos 12.26 quebrada!
Desculpa a ignorância, mas a que se deve a resistência a 12,26?
Muito obrigado,
12,26 não é ponto nenhum. A resistência está ao redor de 12,40.
Esta a ganhar fôlego para "romper" os 12,40€

- Registado: 15/2/2012 12:50
Quando é a distribuição de dividendos?
7 anos de experiência em apostas e trading desportivo
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary
mmrmm Escreveu:lmbeuph Escreveu:Resistência dos 12.26 quebrada!
Muito obrigado,
12,26 não é ponto nenhum. A resistência está ao redor de 12,40.
lmbeuph Escreveu:Resistência dos 12.26 quebrada!
Muito obrigado,
Caros,
Após ver o interessantissimo video do tiago verifico que posso não ter feito a melhor das entradas na JM mas é a vida....
Entrei hoje long a 12,25 porque achei que a quebra da EMA 20 significou algo em termos de força. Tenho convição que a quebra da linha de tendência negativa de curto prazo pode ser um ponto de possivel extensão até 13/14. Ela deu uma cabeçada lá e ficou o dia presa na EMA 20 (12,12) e Linha de tendência de curto prazo (12,35). Coloquei um stop muito curto (logo abaixo da EMA 20) para o caso de inverter outra vez.
Vamos a ver amanhã. Não se consegue acertar todas e o tempo o dirá. Mas a análise do Tiago é espectacular e muito instrutiva. Quem sabe sabe. Obrigado pela partilha.
Deixo o meu gráfico.
Abraço e bons negócios
Após ver o interessantissimo video do tiago verifico que posso não ter feito a melhor das entradas na JM mas é a vida....
Entrei hoje long a 12,25 porque achei que a quebra da EMA 20 significou algo em termos de força. Tenho convição que a quebra da linha de tendência negativa de curto prazo pode ser um ponto de possivel extensão até 13/14. Ela deu uma cabeçada lá e ficou o dia presa na EMA 20 (12,12) e Linha de tendência de curto prazo (12,35). Coloquei um stop muito curto (logo abaixo da EMA 20) para o caso de inverter outra vez.
Vamos a ver amanhã. Não se consegue acertar todas e o tempo o dirá. Mas a análise do Tiago é espectacular e muito instrutiva. Quem sabe sabe. Obrigado pela partilha.
Deixo o meu gráfico.
Abraço e bons negócios
- Anexos
-
- JM 24-03-2014.png (42.26 KiB) Visualizado 7554 vezes
tiagopt,
Não discuto esse facto de que por vezes ver um gráfico em posição invertida permite analisar de forma diferente.
No entanto, a mim não me altera a análise.
Neste caso vejo um ativo que deu sinais de inversão de tendência no médio prazo, rompeu a MM200 semanas, mas encontra-se com os osciladores (MACD, PKS e RSI de cima para baixo na imagem) em overbought e a reagir a uma forte resistência.
Se romper essa resistência de forma consistente, poderei considerar que inverteu a tendência e fez um fundo técnico.
Se entretanto não conseguir romper essa resistência e voltar abaixo da MM200 (como fez em 2009), continuará a sua tendência descendente, ou então poderá vir a lateralizar nesta zona de fundo, num processo de acumulação, o que seria positivo para uma nova tentativa de rompimento da resistência.
É muito frequente este tipo de tentativa de inversão sair frustrada num gráfico com estas características. O gráfico da PT é um exemplo disso.
NOTA: Esta análise não é a JMT, mas sim a um suposto ativo cujo gráfico seria o inverso do da JMT.
Não discuto esse facto de que por vezes ver um gráfico em posição invertida permite analisar de forma diferente.
No entanto, a mim não me altera a análise.
Neste caso vejo um ativo que deu sinais de inversão de tendência no médio prazo, rompeu a MM200 semanas, mas encontra-se com os osciladores (MACD, PKS e RSI de cima para baixo na imagem) em overbought e a reagir a uma forte resistência.
Se romper essa resistência de forma consistente, poderei considerar que inverteu a tendência e fez um fundo técnico.
Se entretanto não conseguir romper essa resistência e voltar abaixo da MM200 (como fez em 2009), continuará a sua tendência descendente, ou então poderá vir a lateralizar nesta zona de fundo, num processo de acumulação, o que seria positivo para uma nova tentativa de rompimento da resistência.
É muito frequente este tipo de tentativa de inversão sair frustrada num gráfico com estas características. O gráfico da PT é um exemplo disso.
NOTA: Esta análise não é a JMT, mas sim a um suposto ativo cujo gráfico seria o inverso do da JMT.
Bons Ventos,
SW
SW
Obrigado pelos vossos comentários.
MME5, são diversos os títulos bullish neste momento. Aliás, quase todos excepto Galp, JMT e PT. É uma questão de se encontrar o melhor ponto de entrada
Tncm,
Esta questão da inversão do gráfico é um excelente exercício, mantém a isenção na análise. Vai-se lá saber porquê o nosso cérebro tem alguma dificuldade em analisar com rigor um gráfico em descida
CMVM,
Não utilizei nenhum programa para a inversão, foi mesmo num website. Mirroreffect.net
MME5, são diversos os títulos bullish neste momento. Aliás, quase todos excepto Galp, JMT e PT. É uma questão de se encontrar o melhor ponto de entrada
Tncm,
Esta questão da inversão do gráfico é um excelente exercício, mantém a isenção na análise. Vai-se lá saber porquê o nosso cérebro tem alguma dificuldade em analisar com rigor um gráfico em descida

CMVM,
Não utilizei nenhum programa para a inversão, foi mesmo num website. Mirroreffect.net
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Um "rabisco".
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Há sempre alguns motivos a justificarem as cotações.
No caso da JM adianto um que se tem desenvolvido favoravelmente nos últimos dias e com muito boas perspectivas futuras.
É a valorização do peso columbiano.
No caso da JM adianto um que se tem desenvolvido favoravelmente nos últimos dias e com muito boas perspectivas futuras.
É a valorização do peso columbiano.
- Anexos
-
- peso columbiano
- peso columbiano.jpg (66.27 KiB) Visualizado 5845 vezes
Caro MMES
Fez-me rir como há muito não acontecia
Mas adianto outra solução:
fazer o pino em frente ao monitor ,mas bem centrado!!!!!
Fez-me rir como há muito não acontecia

Mas adianto outra solução:
fazer o pino em frente ao monitor ,mas bem centrado!!!!!

- Registado: 29/11/2007 13:06
CMVM Escreveu:GooPrime Escreveu:
........................................... Entrar ou não no papel, vai para além disso.
Então repito a pergunta: O que te faria entrar na JMT? e a que valor?
Inversão de tendência primária, força compradora, avaliação risk\reward melhor que as restantes companheiras do índice.
Não posso adiantar mais que isso, porque os mercados não são objectos estáticos, estão em constante alteração e do mesmo modo a minha avaliação de potencial entrada também.
A única coisa que digo com certeza é que de momento nem pensar.
A curto prazo se quebrar o meu desenho de curto prazo por volta dos 12,6 com excelente volume, e não houver melhor risk\reward no índice, posso ponderar uma entrada com target nos 13,2.
Mas isto são muito "ses".
Só para não prolongar esta conversa do "ai e tal quando é que entras

- Registado: 4/2/2014 15:24
Em ultimo caso vira o monitor ao contrario 

tiagopt Escreveu:Boa tarde,
Deixo uma pequena análise em vídeo à Jerónimo Martins.
Abraço
Boa noite,
qual é a aplicação que usa para inverter o gráfico?
Obrigado.
- Registado: 9/3/2014 15:10
GooPrime Escreveu:
........................................... Entrar ou não no papel, vai para além disso.
Então repito a pergunta: O que te faria entrar na JMT? e a que valor?
- Registado: 9/3/2014 15:10
E esta!? Tiagopt, acabaste de me ensinar a investir curto com segurança... muchas gracias! 
Vou a andar por aí a inverter gráficos como se não houvesse amanhã!

Vou a andar por aí a inverter gráficos como se não houvesse amanhã!
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, brunoktm, darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, Goya777, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, trilhos2006 e 223 visitantes