Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por CTT17 » 14/3/2014 16:56

Obrigado pelo contributo! O meu objectivo é vender a 15€ (pelo menos), o range de 13 a 16 é perfeito para mim, esperemos que seja verdade...

Registado: 22/12/2013 23:04

por LUISSM3 » 14/3/2014 16:53

ptbr13 Escreveu:Se tivesse liquidez, hoje, não hesitaria em reforçar. O suporte 10,80, dizem os entendidos, é o mais sólido, esperemos que seja suficiente, só ficarei (muito) preocupado se não resistir...

Realmente esse suporte representa os 50% Fibo desde 2009 a máximos de 2013.

No entanto o aspeto geral continua muito negativo.

Julgo que uma inversão só se confirmará se voltar acima dos 38.2% Fibo e da MM200dias, voltar a fazer novos cross up nos osciladores em TFM e ultrapassar este canal descendente que tem vindo a formar.

O mais provável, se o suporte dos 50% Fibo aguentar, será um período de lateralização entre os 13 e os 16. O que já seria muito bom para quem está neste momento longo.
Anexos
JMT 14-03-2014(D).gif
JMT 14-03-2014(D).gif (54.9 KiB) Visualizado 7497 vezes
JMT 14-03-2014(M).gif
JMT 14-03-2014(M).gif (42.15 KiB) Visualizado 7497 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por CTT17 » 14/3/2014 15:56

Se tivesse liquidez, hoje, não hesitaria em reforçar. O suporte 10,80, dizem os entendidos, é o mais sólido, esperemos que seja suficiente, só ficarei (muito) preocupado se não resistir...

por pikota » 14/3/2014 15:23

Ganhou força, será que agora vai andar por caminhos "verdes"?

Registado: 4/2/2010 15:57

por DoukeN » 14/3/2014 14:41

Serra Lapa Escreveu:Tendo em conta o estado de sobrevenda e o seu comportamento hoje, arrisco uma previsão futurista: As quedas parecem ter terminado!
Ainda na senda de adivinho (não constitui qualquer recomendação de compra): hoje vai terminar positiva!

A sobrevenda seria um sinal infinitamente mais positivo, caso a tendência da ação fosse bull, dado que os osciladores são mais úteis quando usados a favor da tendência.

Cumprimentos.
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."

Dalai Lama

Registado: 19/9/2013 9:13

por MVP » 14/3/2014 14:09

Tenho acompanhado a discussão deste tópico por ser uma empresa que tenho sob radar e penso que tanto as perspectivas negativas como as positivas têm o seu valor e lugar, primeiro porque a bolsa é disso feita, e porque realmente existem pontos que tanto podem ser vistos do lado positivo como do lado negativo. Tecnicamente como já foi varias vezes referido, a empresa encontra-se numa situação bearish de curto e médio prazo. Podemos tentar justificar isso com vários aspectos já referidos, mas o grafico fala por si.

Relativamente a números, os lucros têm vindo a crescer a um ritmo mais lento, a história das margens mais reduzidas, maior concorrência, etc. Mas aquilo que eu acho que é o que tem levado a estas quedas, é a percepção de risco dos investidores perante a entrada na Colômbia. Até agora o crescimento Polaco acelerado compensava o abrandamento Português. As perspectivas de futuro tornam-se agora não tão animadoras porque existe um factor chave que começa a "entrar nas contas" da empresa e que até agora pouco existia: Incerteza. Incerteza perante a operação na Colômbia (Vai conseguir atingir Lucros? Quando? Instabilidade politica, social?) e na própria Polónia, mas isso não sei até que ponto os problemas na Ucrânia os podem afectar. A Incerteza é muito mais do que uma palavra. Tem uma abrangência tal que move tudo aquilo em que o dinheiro tem lugar.

Agora cabe a cada um fazer a sua própria análise no sentido de entrar longo, curto ou assistir de fora. O rumo da empresa vai depender muito da rentabilidade dos novos investimentos, isto é, até penso que o mercado aceitará cash flows negativos por um tempo como é normal de uma nova expansão mas não para sempre. Por isso para além da evolução dos motores chave da empresa agora os investidores estarão de olhos postos na evolução das drugstores Hebe na Polónia e da Ara na Colômbia.

Quanto aos dividendos, sou da opinião que não fossem distribuídos, dados os investimentos avultados que a empresa pretende fazer, de forma a não endividar recorrendo porventura a capitais externos. De qualquer forma nisso não tenho voto na matéria :)

Deixo algumas noticias:
http://www.bloomberg.com/news/2012-03-0 ... erica.html
http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... 50-1628192

Pessoalmente tenho de deixar uma nota positiva à Jerónimo Martins, em termos de Marketing. Opera em cada país com uma marca diferente, adaptada a esse mercado, para tentar identificar a cadeia com o consumidor e vice versa. Em relação ao futuro ninguém o sabe, mas cada vez mais acho a Jerónimo Martins a melhor empresa Portuguesa, pela sua independência do mercado Português e vontade de continuar forte expansão, que a correr bem na Colômbia, se replicará noutros países (noticia antiga mas penso que valida): http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... atina.html

Cumprimentos a todos

Registado: 27/6/2010 23:26

por SERRA LAPA » 14/3/2014 13:47

Tendo em conta o estado de sobrevenda e o seu comportamento hoje, arrisco uma previsão futurista: As quedas parecem ter terminado!
Ainda na senda de adivinho (não constitui qualquer recomendação de compra): hoje vai terminar positiva!

Registado: 17/3/2008 4:57

por nook » 14/3/2014 13:23

HSBC vê Jerónimo Martins como uma "oportunidade de investimento"
14 Março 2014, 11:56 por Ana Laranjeiro | alaranjeiro@negocios.pt

O banco de investimento considera que a Jerónimo Martins é uma empresa que dá a “oportunidade de investir numa das poucas histórias de crescimento no sector do retalho da Europa”. No entanto, o HSBC decidiu cortar o preço alvo da empresa para 15 euros. A recomendação mantém-se em "overweight".

O HSBC considera que a Jerónimo Martins representa uma “oportunidade para investir numa história de crescimento”. Numa nota de análise enviada aos clientes a que o Negócios teve acesso, o banco de investimento sedeado em Londres diz “acreditar que a Jerónimo Martins oferece uma oportunidade de investir numa das poucas histórias de crescimento no sector do retalho europeu”.

Esta nota foca-se, sobretudo, “na subsidiária polaca, a Biedronka", dado "que acreditamos que este negócio é ‘core’ no processo de investimento [do grupo], representando 76% do seu lucro líquido”. “Contudo, não subestimamos os muito bons resultados em Portugal e vemos a Colômbia como um risco limitado”, acrescenta a nota do banco de investimento.

Ainda assim, o HSBC decidiu cortar o preço alvo da Jerónimo Martins de 16,5 euros para 15 euros e a recomendação mantém-se em “overweight”. O banco britânico justifica este corte no preço alvo com o facto de ter reduzido as estimativas para a retalhista para incluir um margem mais baixa vinda da Polónia. Ainda assim,“acreditamos que o preço das acções oferece um bom nível de entrada para investir numa das poucas histórias de crescimento no sector do retalho na Europa”, refere a nota de análise do HSBC.

No passado dia 13 de Janeiro, este banco emitiu uma nota de análise em que alterava a avaliação da Jerónimo Martins de 16,00 para 16,50 euros por acção. A recomendação também foi alterada, passando de “neutral” para “overweight”, num documento onde os analistas diziam que a desvalorização das acções que tinha ocorrido, gerava uma boa oportunidade para comprar ou reforçar a posição nos títulos.

Na sessão de hoje, as acções da Jerónimo Martins perdem 0,96% para 11,34 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... mento.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por pikota » 14/3/2014 11:29

Sou amador e neste momento não detenho em carteira ações da JM, no entanto, espero num futuro próximo entrar.
Penso que a longo prazo a JM estará em alta.

Registado: 4/2/2010 15:57

por CTT17 » 14/3/2014 11:12

Estou completamente de acordo com o Serra Lapa!!!

por SERRA LAPA » 14/3/2014 2:18

Velas muito feias, dias e dias seguidos sempre a baixar...no meu caso já são quase 10% de perda.
Má entrada!
Já que tenho defendido os fundamentais da JM acho que tinha obrigação de reconhecer, sobretudo perante os mais novos, esse erro.

Mas a verdade é que não tenho bola de cristal e continuo a acreditar na empresa; e não é por estar a cair que a vou vender. O que me interessa é o longo prazo, se cair mais um pouco vou reforçar. Não é por estar a cair que os negócios estão a correr pior para a empresa. Ela continua o seu rumo indiferente à sua cotação estar a 11 ou a 16. Só me preocuparei quando os lucros baixarem, até lá continuo dentro.
Não defendo esta forma de negociar para que olha exclusivamente para a análise técnica, mas o importante é qualquer que seja a estratégia estejamos confortáveis em qualquer circunstância. E esta é a que me deixa mais calmo e tranquilo.

Bons negócios a todos

P.S.: Só não entendo os posts de quem vem regozijar-se pelo facto da empresa estar a cair. Como diz o Mech : não basta estarmos a perder dinheiro e há sempre uma mão ligeira para nos atirar mais uma pedra...enfim... há gostos negros.

por _Noah » 13/3/2014 14:52

Os € 10,80 já estiveram mais longe!!!!!!

O porquê desse valor, faz parte duma zona de suporte entre meados de outubro de 2010 a abril de 2011....

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por mariajoao11 » 13/3/2014 13:19

https://www.bancocarregosa.com/gobullin ... -limitado/

em suma:

65 lojas.

Sem grande relevancia.

Registado: 13/3/2014 2:16

por Joca601 » 13/3/2014 12:11

zguibz Escreveu:Têm a palavra os analistas fundamentais; é ou não é um bom negócio para a JM a eventual compra da Marcpol?

Para quem não quer saber desse tipo de análise e apenas olha para os gráficos, está simples de ver; a JM está bearish.

Ou seja, entrar longo no título é remar contra a maré. Simples...

as acções em termos fundamentais tornaram-se caras simplesmente porque as expectativas de crescimentos futuros foram alteradas. se antes a JM incorporava crescimentos futuros de 20% ao ano. neste momento o crescimento aponta para a estagnação. a casa é sólida mas não cresce, por isso é penalizada em bolsa.

aliás a tentativa de compra desta companhia concorrente é explicada pela tentativa de cumprir com objeticos propostos que são dificeis de atingir com os dados actuais

Registado: 7/1/2012 13:03

por zguibz » 13/3/2014 12:08

Têm a palavra os analistas fundamentais; é ou não é um bom negócio para a JM a eventual compra da Marcpol?

Para quem não quer saber desse tipo de análise e apenas olha para os gráficos, está simples de ver; a JM está bearish.

Ou seja, entrar longo no título é remar contra a maré. Simples...
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por Joca601 » 13/3/2014 12:06

Joca601 Escreveu:Não se esqueçam que comprar uma nova empresa significa usar mais capital, e esse capital só pode vir dos accionistas ou de financiamentos.

o que está em jogo, é saber se este novo investimento vai alavancar o negócio ou se é uma estratégia de eliminar um player do mercado gastando dinheiro. a primeira situação é boa, acrescenta valor. a segunda situação preserva o negócio mas exige um esforço financeiro que penaliza a rendibilidade do capital.

pelos vistos o concorrente é minusculo... não aquece nem arrefece.

por IzNouGuud » 13/3/2014 11:57

ptbr13 Escreveu:O m(M)ercado, essa entidade quase divina, diz que a compra dessa empresa que é mau para a JM. Com os dados que temos (quase 0) não consigo perceber se é mau ou é bom, em teoria pode ser bom se o preço for justo...

A vinha versão é que o mercado não reagiu, pois já tinha descontado a noticia.
Isso de ninguém saber são histórias. Entre o acontecimento e o conhecimento público a noticia passa por vários intermediários que a espanham!

De qualquer modo a verdade (de hoje) é só uma: a JMT está em modo bear. Um dia há-de inverter, resta saber quando, se ainda a vou shortar a 3€ como estive quase a fazer há anos.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por Joca601 » 13/3/2014 11:55

Não se esqueçam que comprar uma nova empresa significa usar mais capital, e esse capital só pode vir dos accionistas ou de financiamentos.

o que está em jogo, é saber se este novo investimento vai alavancar o negócio ou se é uma estratégia de eliminar um player do mercado gastando dinheiro. a primeira situação é boa, acrescenta valor. a segunda situação preserva o negócio mas exige um esforço financeiro que penaliza a rendibilidade do capital.

por CTT17 » 13/3/2014 11:08

O m(M)ercado, essa entidade quase divina, diz que a compra dessa empresa que é mau para a JM. Com os dados que temos (quase 0) não consigo perceber se é mau ou é bom, em teoria pode ser bom se o preço for justo...

por mariajoao11 » 13/3/2014 2:22

Ola a todos,

Descontado não está, pois não se sabia, e nem sequer havia rumores.
Agora, em causa está algo muito perigoso.
Foi feito um pedido de aquisição.
O que vai acontecer a JM ?

Vamos andar os próximos dias ao sabor de chumbo ou não dessa compra.

Depois é necessário ver a quota de mercado dessa empresa.Não esquecer que a maior concorrente é a Tesco.

Uma coisa é certa, a JM e o mercado fica a saber que a biedronka já não é suficiente para alanvancar o negocio.

Se correr bem, MAS tem de ser rápido, perfeito.

Agora SE correr mal...estou a ver a JM a ser muito penalizada.

Jogo inteligente, MAS perigoso

Registado: 13/3/2014 2:16

por Ulisses Pereira » 13/3/2014 2:20

Já vi, sim.

Se tu compras uma concorrente por um preço bom, é um bom negócio. Se compras por um preço mau, é um mau negócio.

Eu não consigo avaliar se o preço desta aquisição foi bom ou mau.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por SERRA LAPA » 13/3/2014 2:16

IzNouGuud Escreveu:

Todos, excepto nós, a arraia miúda!
Qualquer noticia antes de chegar ao público já percorreu um longo caminho e foi explorada das mais variadas formas[/quote]

Parecem-me claramente suposições tuas.

Ulisses:

Se há a compra de um concorrente logo a margem de manobra dentro do mercado Polaco aumenta.
Com todo o respeito (e é muito, e todos te temos que agradecer as magnificas análises que fazes): já viste alguma aquisição de um concorrente, a que se tenha seguido uma perda em bolsa?

por IzNouGuud » 13/3/2014 2:04

Serra Lapa Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
Acham que esta noticia vai alterar alguma coisa na cotação?
Há muita gente que já sabia e já está descontada!

PS: não tenho ações na JMT, embora acompanhe com inteção de entrar quando der sinal[/quote="IzNouGuud"]

Quem é que nos mercados sabia?

Todos, excepto nós, a arraia miúda!
Qualquer noticia antes de chegar ao público já percorreu um longo caminho e foi explorada das mais variadas formas
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por Ulisses Pereira » 13/3/2014 1:55

Eu não consigo é perceber como é que, com os dados disponíveis, consideram que esta é uma notícia positiva (ou negativa).

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por SERRA LAPA » 13/3/2014 1:35

[quote="IzNouGuud"]

Acham que esta noticia vai alterar alguma coisa na cotação?
Há muita gente que já sabia e já está descontada!

PS: não tenho ações na JMT, embora acompanhe com inteção de entrar quando der sinal[/quote="IzNouGuud"]

Quem é que nos mercados sabia?

AnteriorPróximo

Quem está ligado: