Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por F.Ferreira1 » 25/2/2014 18:52

O que aconteceu com o nosso PSI20? Umavez que a Sonae com agora não pertence ao PSI20, mas a cotação do PSI20 se mantem, isso significa que as percentagens de cada uma das outras 19 intervenientes foi ajustada de modo a que o PSI se mantivesse no mesmo nivel?

Alguém sabe explicar o que aconteceu, ou o que costuma acontecer nestes casos?
E em Março, quando o PSI20 for alterado?

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Registado: 29/11/2007 3:11

por yaya » 25/2/2014 18:24

Eurouro Escreveu:
Existem pessoas que pensam que o mercado se movimenta conforme a economia, mas isso não é verdade. Eu sempre defendi que a economia anda a "reboque" do que o mercado faz. O mercado é a causa e não a consequência do que acontece na economia e tem a capacidade de provocar recessões, depressões, crescimentos sustentados ou mesmo bolhas.
Oli Rhen estima um crescimento superior a 1% este ano para Portugal (independentemente de haver ou não programa cautelar) e fala que é um ano benéfico de recuperação em que a taxa de inflação anual deve ficar abaixo da taxa de crescimento do PIB português.

Partindo da tua ideia então os mercados podem subir quando a economia cai ou vice-versa? Andam de forma independente? Repara que quando o PSI20 iniciou uma inversão em meados de 2012 coincidiu com o momento em que a OCDE anunciou crescimento da economia (o golden cross deu-se mais tarde em Agosto 2013). Não terá uma coisa a ver com outra? Alguns fundos de investimento americanos e suíços (por exemplo o black rock que aumentou a posição no BES e detem EDP, PT) estão a regressar ao PSI20 porque, como afirmam, estão a apostar na retoma da economia portuguesa que é um grande catalisador, senão mesmo o mais importante. O crescimento ou queda da economia é um grande fundamento. Achas que uma coisa não tem a ver com outra?

Para além de ações o black rock ainda detém dívida portuguesa e tem um perfil de investimento de longo prazo. No Expresso deste f-d-s referia que pretende investir na banca, retalho e utilities.

Concluo este comentário com esta notícia:

Citigroup antecipa mais 3 a 5 anos de "bull market"
25 Fevereiro 2014, 12:11 por Bloomberg TV
Tobias Levkovich, responsável pela equipa de "research" do Citigroup para os Estados Unidos, analisa os recentes ganhos de Wall Street e explica, no programa Bloomberg Surveillance, porque acredita que a tendência positiva vai continuar.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/still_a_3_5_year_bull_market_ahead_of_us_levkovich.html
Editado pela última vez por yaya em 25/2/2014 19:42, num total de 2 vezes.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Eurouro » 25/2/2014 15:32

Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, o problema é que tu fazes previsões detalhadas para 2016, 2017 e 2018! Achas que é credível?

O problema é que, daqui a uns meses, estarás a fazer outras, como tem sido teu hábito ao longo da tua presença no Caldeirão. Não sei porque continuas a fazer o papel do vidente sobre o futuro.

Um abraço,
Ulisses

Já tive oportunidade de dizer anteriormente, jurei que nunca mais ira colocar mais nenhum gráfico meu aqui. (também a pedido de bastantes membros). :oops:

Agora o que faço não são previsões.
2016,2017,2018 podem ser anos de crescimento, e não se trata de ser credivel ou não. É como um analista do Citigroup publicar que acha que vamos estar mais 3 a 5 anos em bullmarket...
O que se trata é que eu não estava a fazer uma previsão para o corrente ano e para 2015. Trata-se de uma projecção economica (não bolsista) entre 6 a 9 meses do que o mercado faz agora.
Se em Maio (ou antes) houver correcção então isso quer dizer que 2015 Portugal vai crescer menos do que em 2014. E caso a correcção vá por aí diante, então o crescimento, esse, viste-o!

Existem pessoas que pensam que o mercado se movimenta conforme a economia, mas isso não é verdade. Eu sempre defendi que a economia anda a "reboque" do que o mercado faz. O mercado é a causa e não a consequência do que acontece na economia e tem a capacidade de provocar recessões, depressões, crescimentos sustentados ou mesmo bolhas.
Oli Rhen estima um crescimento superior a 1% este ano para Portugal (independentemente de haver ou não programa cautelar) e fala que é um ano benéfico de recuperação em que a taxa de inflação anual deve ficar abaixo da taxa de crescimento do PIB português.

Para terminar, uma coisa são as previsões, adivinhações, bolas de cristal, espectativas sobre a bolsa, em que já me deixei delas à mais tempo do que muitas pessoas pensam. A outra coisa são as interpretações economicas que o mercado nos vai dizendo de como estará a economia entre 6 a 9 meses.

Registado: 18/7/2013 16:01

por Ulisses Pereira » 25/2/2014 15:05

Eurouro, o problema é que tu fazes previsões detalhadas para 2016, 2017 e 2018! Achas que é credível?

O problema é que, daqui a uns meses, estarás a fazer outras, como tem sido teu hábito ao longo da tua presença no Caldeirão. Não sei porque continuas a fazer o papel do vidente sobre o futuro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por tncm » 25/2/2014 15:00

Eurouro Escreveu:Mas achas que as pessoas vão votar PSD? As pessoas querem é qualidade de vida e isso passaria por haver mais poder de compra para todos.
Eu não tenho dúvidas de que o PSD já não ganha em 2015 independentemente de porem ou não as contas em ordem.

Infelizmente...

O eleitorado português vai então preferir os devaneios e irresponsabilidades da gestão do erário público, o empurrar com a barriga, a politiquice popularucha do PS (nos ultimos dias também se verifica este fenomeno no PSD, promessas de baixa de impostos nesta altura? bah...) . Daqui a 10-100 anos estamos na mesma...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Eurouro » 25/2/2014 14:25

Mas achas que as pessoas vão votar PSD? As pessoas querem é qualidade de vida e isso passaria por haver mais poder de compra para todos.
Eu não tenho dúvidas de que o PSD já não ganha em 2015 independentemente de porem ou não as contas em ordem.

por nmprc » 25/2/2014 12:11

Eurouro Escreveu:Não é uma questão de tentar adivinhar. É uma questão de interpretação do que o mercado está a fazer e rebater isso para o que se vai dar na economia daqui a 6 a 9 meses.
E respondendo ao comentário do Ulisses no outro tópico, Estamos em finais de Fevereiro com o PSI20 fazer novos máximos, quer dizer que na melhor das hipoteses em Dezembro/Novembro a economia deverá crescer bem até ao fim do ano de 2014.
Para 2015 como é expectável uma correcção por uns bons meses do 2ºsemestre 2014, isso vai provocar rebater-se como um menor crescimento em 2015.
O ano 2014 vai ficar como um bom ano economico, a economia cresce mais do que o aumento dos preços (inflação) e se houver condições para que o ano 2014 se repita continuamente é provavel que as exportações continuem a aumentar e façam o desemprego aproximar-se da NAIRU (a taxa minima de desemprego que uma economia consegue suportar de maneira a que o aumento dos preços não chegue a ser preocupante). Na economia dos EUA essa taxa historicamente anda à volta dos 5%, mas cá como temos uma economia menos competitiva e com problemas estruturais, a taxa deve rondar os 9% ou coisa parecida.
Os anos 2016, 2017 e 2018 vão ser muito parecidos aos da Era 97-99. Repare-se que antes do boom de 2016-2017 virá um ano correctivo de 2015 que pode manipular a cabeça da alguns traders colocando interrogações quanto ao futuro.

2015 há eleições...o que não vai faltar é dinheiro! :P

Registado: 29/11/2007 10:48

por Eurouro » 25/2/2014 11:42

Não é uma questão de tentar adivinhar. É uma questão de interpretação do que o mercado está a fazer e rebater isso para o que se vai dar na economia daqui a 6 a 9 meses.
E respondendo ao comentário do Ulisses no outro tópico, Estamos em finais de Fevereiro com o PSI20 fazer novos máximos, quer dizer que na melhor das hipoteses em Dezembro/Novembro a economia deverá crescer bem até ao fim do ano de 2014.
Para 2015 como é expectável uma correcção por uns bons meses do 2ºsemestre 2014, isso vai provocar rebater-se como um menor crescimento em 2015.
O ano 2014 vai ficar como um bom ano economico, a economia cresce mais do que o aumento dos preços (inflação) e se houver condições para que o ano 2014 se repita continuamente é provavel que as exportações continuem a aumentar e façam o desemprego aproximar-se da NAIRU (a taxa minima de desemprego que uma economia consegue suportar de maneira a que o aumento dos preços não chegue a ser preocupante). Na economia dos EUA essa taxa historicamente anda à volta dos 5%, mas cá como temos uma economia menos competitiva e com problemas estruturais, a taxa deve rondar os 9% ou coisa parecida.
Os anos 2016, 2017 e 2018 vão ser muito parecidos aos da Era 97-99. Repare-se que antes do boom de 2016-2017 virá um ano correctivo de 2015 que pode manipular a cabeça da alguns traders colocando interrogações quanto ao futuro.

por iMMgrafik » 25/2/2014 9:39

Boas,

Depois de uma manha passada a beber cafe e a analisar graficos...
Esta a ser mais rapido do que estava a espera a recuperacao do PSI20 (previa os 8000 so em Maio), e todos os indicadores se estao a conjugar para um "pop" do PSI20 nas proximas 2/4 semanas ate aos 7900/8200.

Como planeado, sera a altura de re-equilibrar o portfolio desde 2012, realizar mais valias na ordem de 40% do portfolio (pagar os impostos!) e passar a fazer swing trades semanais com os lucros (mas mantendo-me nas posicoes longas 60%).
O PSI20 ao atingir esse valor de 7900/8200, passarei a linha de suporte dos actuais 6100/6300 para os 7000/7200.

Bons investimentos

Registado: 10/9/2010 16:36

por Eurouro » 24/2/2014 12:42

Com a inflação na zona euro a 0,8% e com o eur/usd a 1,37 e com o PSI20 perto dos maximos anuais, é possível que o BCE crie condições para depreciar o euro e colocar mais dinheiro em circulação.

O ajustamento 90% dele está feito. Os portugueses fizerem sacrificios para ajustar a economia do país à moeda forte do euro como um todo para haver maior integração na Europa. Agora a moeda irá reconhecer isso e fazer os restante 10% que faltam depreciando-se, ajustando-se à vida dos portugueses.

por mpfreitas » 24/2/2014 0:59

e-finance Escreveu:Amanhã deve haver festa no Ibex por causa da subida de rating, os futuros estão verdes, é bem possível que nós também arranquemos bem a semana. :P

Eu também penso que sim , em relação ao Ibex.

Quanto ao Psi pode ir por arrasto, pois aqui, poderá deduzir-se que a Moody's , a seu tempo, irá ter igualmente uma apreciação positiva sobre Portugal.

Esperemos que sim 8-)

Registado: 18/5/2007 22:03

por e-finance » 24/2/2014 0:49

Amanhã deve haver festa no Ibex por causa da subida de rating, os futuros estão verdes, é bem possível que nós também arranquemos bem a semana. :P
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por e-finance » 22/2/2014 15:06

Ainda falta um "bocadinho assim" para o cruzamento da MM50 com a MM200 no semanal, talvez a facto de o IBEX35 ter acabado de cruzar, mais a subida de rating dos nossos vizinhos seja o Danoninho que nos falta.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (55.7 KiB) Visualizado 7820 vezes
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por RaposoTavares » 22/2/2014 2:28

Passei por esta malta e, à primeira abordagem, achei-a algo desinteressante. Depois lembrei-me que a sua atitude não nos traz para discussões estéreis. Não nos traz para discussões. Ponto. Pode arrastar-nos para algazarras e confusões. Mas para discussões com argumentos e para troca de pontos de vistas... Credo! Não.
A avaliar pelos seus anafados bodyzitos, percebe-se que o trabalho não é o seu forte. O estudo também não.
Esta rapaziada, imagino, não percebe nada de ats nem de afs, prefere riscar paredes com sprays a gráficos em plataformas eletrónicas. Não percebem nada de bolsa, não sabem o que é um hedge fund, nem um cof, nem um cds. Nem um futuro.
Linhas de tendência e linhas de suporte, linha de resistência e retestes não curtem. As linhas de que ouvem falar são outras.
Na verdade até me parece que estes moços percebem pouco de muita coisa. Tal como eu.
E de bolsa sabem tanto, ou mais, do que eu algum dia hei de saber. Pelo menos erram menos do que eu...
São, portanto, fortes candidatos a investir no nosso PSI e talvez ainda os vejamos a abrir um tópico aqui no Caldeirão.
Maravilhado, constatei que tenho muitas coisas em comum com estes bacanos.
É verdade! Imaginem que, tal como eu, sabem que devemos acreditar num número para Maio/Junho.

E pronto. É isto.

Agora, se for preciso argumentar... Só posso dizer que é normal que o nosso Índice tenha consolidado nos 7100/7200 pontos antes de começar a subir. Que há muitas ações no PSI que têm bons fundamentais, que ainda não perderam a sua capacidade de ascensão e ainda nem apresentaram os seus números do ano transato (a Sonae, as EDPs, a REN, a Mota, a Altri... e até tenho a desconfiança que a JM, tendo resultados menos maus, possa inverter a sua tendência de queda...).
Posso constatar que os VIX e VSTOXX se acalmaram -finalmente!- nesta semana. Que há uma grande quantidade de capitais à procura de pouso depois da desconfiança e do desalento que surgiu face à China e aos restantes países emergentes.
Quer-me parecer que é possível que o abrandamento da subida dos índices das bolsas novaiorquinas não tenha uma relação direta com o abrandamento das bolsas europeias...

Vamos ver...

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por kudos » 22/2/2014 0:47

Parece-me que a subida está a perder força e que se poderá ter formado um novo Higher High. A distancia deste à MM200 é de 1165 pontos!! :shock: ... a ultima vez que tivemos valores desta ordem de grandeza foi em Janeiro de 2013, onde a distancia atingiu os 1200 pontos. Possível divergência negativa em formação. :-k Parece-me prudente não entrar em euforias e andar de olhos bem arregalados :D
Anexos
PSI20 - 2014-02-21 (M).png
PSI20 - 2014-02-21 (M).png (248.52 KiB) Visualizado 8078 vezes

Registado: 3/1/2014 17:58

por tncm » 21/2/2014 12:05

Pessoalmente acho que o que se passa na Ucrânia pouco impacto tem nas bolsas europeias (bom, talvez nas dos países limítrofes)...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."

por Marco Martins » 21/2/2014 10:18

parece que tenderá a subir, mas face a ser sexta-feira e a indefinição na ucrania... nao me parece seguro entrar em nada hoje...

Registado: 7/4/2007 17:13

por tncm » 21/2/2014 1:29

Raposo Tavares Escreveu:7197,67 Olha! pode ser que seja só uma correção pequenina com criação de algum suporte no processo. Coisa de 7200 pontos + ou -...
Isto dos testes do 'saiba você mesma' em gravidezes ectópicas sempre tem muito que se lhe diga.
Engraçado, engraçado, era se também houvesse mudança dos sectores com mais forte subida. Cá para mim, dava-me um forte jeitaço se a Sonae descolasse... (e já agora, sem querer ter tudo -longe de mim, coitado!-, que a Mota e a Altri descolassem também.)

Um abraço,
Raposo Tavares

Então o menino anda-me a copiar a carteira! Tss tss! :shame:

por yaya » 20/2/2014 19:06

Gráfico horário, fechou no máximo da sessão e rompeu a MA
Anexos
49 - 20fev_.png
49 - 20fev_.png (34.39 KiB) Visualizado 8987 vezes

Registado: 28/8/2013 22:19

por RaposoTavares » 20/2/2014 0:52

The Molle, obrigado pelas tuas palavras. De facto compreendo aquilo que sentes quanto a perceberes os meus posts, eu também fico muitas vezes sem saber o que é que quero dizer. E deve ser por isso que às vezes me vem uma forte vontade de estar calado...

Um abraço,
Raposo Tavares

por TheMolle » 19/2/2014 20:26

Raposo essa alusão à gravidez ectópica é qualquer coisa! Melhor só mesmo o post que escreveste aqui já há uma semana, mais ou menos. :D

Nem sempre é fácil perceber o que queres dizer, mas depois de se ler uma dúzia de posts teus percebe-se a ideia ;) Continua :D

Em relação ao PSI, parece-me que continua de (muito) boa saúde. Também sou daqueles que partilha da opinião que tecnicamente não tem nenhuma resistência relevante antes dos 8000 - 8100, mais coisa menos coisa. Até lá ainda muita água há-de correr por debaixo da ponte, mas neste momento não tenho nada que me leve a acreditar que não chegue lá.

:idea:

Registado: 19/7/2013 19:23

por P307 » 19/2/2014 20:23

Pessoal, parece que o meu comentário de ontem criou confusão.
O que aprendi é que nem sempre devemos levar os padrões de velas exactamente à risca, o que interessa é estar lá o principio subjacente ao movimento ou ver nas entrelinhas as intenções do mercado. Mais perfeita ou menos perfeita não interessa.
A perfeição da vela pode ser entendida unicamente por mais força ou menos força do movimento.
Se repararem, ontem referi que a shoting não é perfeita, mas que é, isso é.
Além disso, se formos procurar padrões que respeitem integralmente todos os pressupostos deste ou de outros padrões, quase nunca os padrões de velas nos serviriam.

Registado: 30/11/2013 0:30

por RaposoTavares » 19/2/2014 19:24

7197,67 Olha! pode ser que seja só uma correção pequenina com criação de algum suporte no processo. Coisa de 7200 pontos + ou -...
Isto dos testes do 'saiba você mesma' em gravidezes ectópicas sempre tem muito que se lhe diga.
Engraçado, engraçado, era se também houvesse mudança dos sectores com mais forte subida. Cá para mim, dava-me um forte jeitaço se a Sonae descolasse... (e já agora, sem querer ter tudo -longe de mim, coitado!-, que a Mota e a Altri descolassem também.)

Um abraço,
Raposo Tavares

por rsacramento » 19/2/2014 13:11

scarface11 Escreveu:Bom dia malta,
O pessoal de analise tecnica tem alguma experiencia com a utilização de speed resistence lines. A frequencia de sucesso é elevada para prever pontos de retração?
Basicamente, estas linhas constroiem-se desenhando uma reta entre o ponto mais alto e o ponto inicial da tendencia e vice versa na tendencia descendente. Depois os pontos que servem como suporte ou resistencia da tendencia são 2/3 e 1/3 da reta. É um mix de Fibonacci com linhas de tendencia.
Envio exemplo do PSI em anexo.
Se alguem tem alguma experiencia nesta matéria e se não se importar de comentar ou alguem que queira comentar agradecia.
Abraços e Bons negócios

pessoalmente não atribuo qualquer relevância a esse método

Registado: 29/11/2007 12:50

por scarface » 19/2/2014 12:57

Bom dia malta,
O pessoal de analise tecnica tem alguma experiencia com a utilização de speed resistence lines. A frequencia de sucesso é elevada para prever pontos de retração?
Basicamente, estas linhas constroiem-se desenhando uma reta entre o ponto mais alto e o ponto inicial da tendencia e vice versa na tendencia descendente. Depois os pontos que servem como suporte ou resistencia da tendencia são 2/3 e 1/3 da reta. É um mix de Fibonacci com linhas de tendencia.
Envio exemplo do PSI em anexo.
Se alguem tem alguma experiencia nesta matéria e se não se importar de comentar ou alguem que queira comentar agradecia.
Abraços e Bons negócios
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (33.97 KiB) Visualizado 5602 vezes

Registado: 6/9/2011 23:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 227 visitantes