Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por nook » 24/2/2014 15:07

BESI prevê resultados "fracos" e corta preço-alvo da Jerónimo Martins
24 Fevereiro 2014, 10:50 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt

A retalhista deverá divulgar resultados "fracos" devido à quebra das margens na Polónia, onde a Biedronka teve de combater as iniciativas promocionais de uma concorrente. O BESI desceu o preço-alvo antes de serem conhecidas as contas de 2013, ao passo que o Caixa BI reiterou a visão positiva de longo prazo.

Os resultados que a Jerónimo Martins vai apresentar na terça-feira à tarde, após o fecho do mercado, deverão reflectir a diminuição das margens do negócio detido na Polónia, onde a Biedronka teve de combater as iniciativas promocionais da concorrente Tesco.

Quem o diz são os analistas que emitiram as suas previsões para os resultados da retalhista em 2013. O BES Investimento (BESI) decidiu cortar o preço-alvo da Jerónimo Martins de 16,40 para 15,70 euros, devido às estimativas mais baixas para o negócio da Polónia. A recomendação continua a ser de "comprar".

Já o Caixa BI mantém o preço-alvo inalterado nos 17,20 euros por acção, também com uma recomendação de "comprar". Ainda que note o "contexto negativo de curto prazo", o analista André Rodrigues decidiu reiterar "a visão positiva para a Jerónimo Martins, apoiada na sua estratégia de crescimento de médio e longo prazo".

O equipa de analistas do BESI acredita que a Jerónimo Martins "foi apanhada de surpresa", em Maio último, pela decisão da Tesco de se reposicionar em termos de preço no mercado do Leste europeu. Contudo, a Jerónimo Martins conseguiu inverter a situação e regressou "ao lugar do condutor" liderando as iniciativas promocionais na Polónia.

"Depois de um período de adaptação ao novo contexto [competitivo] acreditamos que a Biedronka está de volta ao lugar do condutor", refere o BESI. A empresa lidera o esforço promocional na indústria e envia "uma forte mensagem de que está disposta a sacrificar a sua rendibilidade para assegurar a liderança de preços", acrescenta o banco de investimento.

O banco elogia ainda a solidez do balanço da retalhista portuguesa e diz que o justo-valor que atribui aos títulos ainda oferece um potencial de subida de 20%, apesar da descida da avaliação. Esta é, sobretudo, justificada pela "liderança incontestável na Polónia", no que diz respeito a preços, quota de mercado, vendas e poder de negociação com os fornecedores locais.

As acções da Jerónimo Martins recuam 0,04% para 13,025 euros e a avaliação do BESI confere um potencial de 20,5% aos títulos. No caso do Caixa BI, as acções estão com um desconto de 32,1%.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... rtins.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Momenta » 24/2/2014 14:52

Considerando quer o harami, quer o martelo que se seguiu, se a cotação baixar dos €12,80 temos convite aos ursos.
Parece que quer testar esse valor, com os resultados mesmo à porta.

Registado: 6/10/2011 13:34

por Adam hedge » 24/2/2014 11:10

... será que é esta semana que vai por ai abaixo?? não tem tido força para passar para cima dos 13.16 para os curtos é bom que assim continue,para os longos só passando este valor é que podem pensar nos 13,40-13.60

gráfico 4h e semanal
Anexos
jm13.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por sadark99 » 23/2/2014 23:33

nc_trader Escreveu:.

Para os mais experientes: será que está ali no final do gráfico uma "cup & handle" ???
Thanx

Registado: 16/12/2009 21:13

por Ulisses Pereira » 20/2/2014 14:12

Se tivermos programa cautelar, o dinheiro não vem de lá. Só vem caso os mercados não colaborem. ;)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Eurouro » 20/2/2014 13:56

Ulisses Pereira Escreveu:O FMI, daqui a 2 meses, deixou de riscar para a equação.

Um abraço,
Ulisses

Ok. Mas até ao último instante mesmo, o FMI tem que dizer das suas! Mas o público (desejoso de esperar outra coisa) em geral não espere que o FMI mude de discurso porque a própria essência do FMI é exigir cortes nos salários sem dó.
Mesmo depois desses dois meses, ficarão exigências que perduram no tempo até se dissiparem, mesmo que não haja directrizes.
É como Warren Buffett diz, isto do FMI uma vez instalado é como de fosse uma bomba atómica que demora muito tempo até a radiação ser eliminada.

Então se tivermos programa cautelar os dinheiros são vindos apenas da Comissão Europeia e do BCE ?

Registado: 18/7/2013 16:01

por Ulisses Pereira » 20/2/2014 13:33

O FMI, daqui a 2 meses, deixou de riscar para a equação.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Eurouro » 20/2/2014 13:30

epinay Escreveu:Encontro-me liquido e pronto a entrar. Porquê? Porque acho que estas caídas são normalissimas, sempre fizeram parte do percurso de subidas dos últimos anos, vejam os gráficos.

Numa altura em que a JM está próximo dos minimos anuais vem o FMI ontem dizer que os portugueses precisam de cortar mais nos salários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alguém espera outra coisa do FMI a não ser cortes? :shock:

O mercado é um autêntico paradoxo e não se comporta sempre da mesma maneira. De inicio quando FMI pediu cortes os mercados colapsaram, agora para 2015 serão preciso mais novos cortes e tanto a humilhação bem como a glória não têm limites, isso, quer queiramos quer não. O que pode correr bem pode ser sempre melhor do que aquilo que se espera, e o que pode correr mal também pode ser sempre pior do que se espera. A verdade está à vista e essa é a regra.

Não seria um autêntico paradoxo o FMI mandar cortar até 2015/2016 e observar a JM a subir muito?

É como digo, quanto mais desce mais tranquilo estou porque sei que quanto mais o tempo passa mais a JM ganha valor crescente, e nesse caso se o mercado quiser dar de mão beijada e repentinamente um desconto, melhor.

Embora numa tendência de baixa de primeira mão nós muitas vezes não percepcionamos uma inversão de tendência.
É como digo: todos neste momento vêem bear market na JM.

Registado: 18/7/2013 16:01

por epinay » 19/2/2014 22:17

Encontro-me liquido e pronto a entrar. Porquê? Porque acho que estas caídas são normalissimas, sempre fizeram parte do percurso de subidas dos últimos anos, vejam os gráficos.

Registado: 15/2/2012 12:50

por nc_trader1 » 19/2/2014 20:56

Eu não vejo a Jerónimo Martins minimamente atractiva nem a curto nem a médio prazo.

1º que tudo tem pouco rigor técnico (linhas de suporte/resistência/tendência) não muito bem defenidas.
2º No gráfico diário tem um linha de tendência descendente
3ºQuebrou recentemente uma importante zona de suporte ( zona dos 14€)
4 º No gráfico semanal à uma possivel formação de uma cabeça e ombros ( Head's and Shoulder's) e de um triângulo descendente ( não muito bem desenhado)

No meu ponto de vista pensar em posições longas na JM, só depois desta cotada recuperar um bocado e ver o preço acima das linhas verdes traçadas no gráfico.
Desculpem a gatafunhada.
Anexos
JM.jpg
JMW.jpg

Registado: 19/1/2012 22:42

por Momenta » 19/2/2014 20:27

Os touros não desarmam. Este harami no diário, se confirmado amanhã, pode configurar um higher low, depois de um máximo relativo superior. Caso estivesse curto na JM ficaria muito atento...
Caso ganhe ímpeto para quebrar a zona dos €13,40 - €13,50 temos sinal de força. Até lá, ainda bearish e muita atenção à evolução até à apresentação de resultados.
Anexos
screenshot_001.jpeg
screenshot_001.jpeg (14.8 KiB) Visualizado 6748 vezes

por sadark99 » 19/2/2014 19:53

Caro Ulisses,

quem o proferiu foi o Noah:

_Noah Escreveu:...

Não tenho posição na JMT. "Ainda" :lol:

...
_Noah

Cumprimentos.

por nc_trader1 » 19/2/2014 19:42

Atenção que eu não queria dar a entender que a análise fundamental não presta.
Eu apenas estava referir-me ao meu ponto de vista e ao meu estilo de negociação ela de pouco ou nada vale.

Provavelmente para quem mantém posições abertas a longo prazo(meses/anos) a análise fundamental até pode ser interessante apesar de não ser o meu caso.

Respondendo ao AC2719, normalmente quando uma empresa começa a recuperar após vários anos de prejuízos a análise técnica mostra logo sinais positivos.
Vou te dar alguns exemplos:

- na bolsa portuguesa assistimos a um grande Bear Market desde 2008 como sabemos, este ano finalmente começou haver rumores de melhorias a médio/longo prazo, se reparares nas acções dos bancos (BCP, BES etc) a análise técnica mostrou logo sinais de inversão de tendência principalmente através de linhas de tendência descendente de longo prazo quebradas e zonas de resistências a serem quebradas e a passarem a servir de suporte.

- Outro grande exemplo é os gráficos que o AxeRiver questuma postar aqui no fórum, por imensas vezes eles postou aqui gráficos de empresas que sofreram uma enorme queda às vezes quedas que duraram anos e formaram um enorme fundo. Até que mais tarde ou mais cedo elas acabam por inverter a tendência e começar a quebrar zonas de resistência. Muitas das vezes levando a grandes valorizações até a curto/médio prazo.

por AC2719 » 19/2/2014 16:13

nc_trader Escreveu:

Eu penso o contrário, sempre ouvi dizer que toda a informação está resumida no preço da cotação e na análise técnica, por isso muito raramente dou importância aos fundamentais.

Além disso acho que é super dificil gerir um trade com base em fundamentais, como é que sabes onde é que irás abrir uma posição ? Ou como é que sabes como gerir as ordens stop e take profit?

Eu por exemplo estou a tirar um curso de contabilidade e Gestão e a minha opinião acerca dos fundamentais e do balanço de contas de empresas cotadas em bolsa é que para pouco ou nada servem.
Por exemplo no sector farmaceutico (falo no sector farmaceutico por ser o que estou a acompanhar mais este ano) de que me interessa olhar para o balanço de contas da empresa se nos próximos tempos vão sair decisões da FDA que poderão mudar por completo o rumo da empresa?

A empresa até pode ter dado prejuizo nos últimos 50 anos e o balanço de contas dar a entender que se trata de uma empresa falida para passado uns meses sairem várias aprovações da FDA ou parecerias com outras empresas farmaceuticas para do dia para a noite a empresa passar a ser uma das grandes empresas no sector.

Mas atenção, isto é apenas a minha opinião e a minha maneira de pensar.

Acho que percebo a sua ideia, mas no exemplo que dá (empresa falida com 50 anos de prejuízos) como é que a AT (os gráficos não podem estar famosos!!) é melhor que a AF? (é o que sugere com a expressão, pelo contrário)

Registado: 10/5/2012 0:00

por NOX » 19/2/2014 15:42

nc_trader,

Eu acho que tudo depende do teu objectivo de investimento. Dou-te um exemplo: Eu tenho acções da EDP para o longo prazo, é uma empresa em que acredito nos fundamentais e como tal investi para o longo prazo e o dividendo, a cotação tem estado a subir mas confesso que nem tenho prestado muita atenção porque a minha estratégia é de longo prazo.
Já para titulos como o BES ou o BCP a minha estratégia é de curto prazo, aí sim a analise técnica vale tudo e os fundamentais nada...eu sou novato na análise técnica e por mais que estude ha sempre aquela altura em que os modelos dizem uma coisa e a realidade é outra e por isso afirmo que ha situações em que os fundamentais são importantes, ou pelo menos é o que eu penso! :mrgreen:

Por tudo o que disse, reafirmo a minha visão da JMT, para mim os fundamentais estão lá, no long-run deve compensar, mas €€ para amanhã so com AT e tem de ser muito boa!

Cumps

Registado: 6/6/2008 13:45

por Badjuras » 19/2/2014 14:55

nc_trader Escreveu:
NOX Escreveu:Bom dia,

Tenho d e concordar com o Tinoco10.
Por mais que façamos analises tecnicas brilhantes se olharmos no longo prazo o fundamental não tera de se sobrepor?
A ideia fundamental da bolsa n seria que as empresas valorizem quando têm um modelo de gestão q leva aos lucros crescentes? A JMT tem potencial, está é a ser pressionada por especulação bear que não consigo entender, por isso mantenho a minha pequena posição, mesmo estando a perder e se descer mais estou tentado a reforçar, pois acredito no rebound...Quanto aos resultados, se for como das outras vezes, la vem mais uma cacetada na cotação, pode ser um bom ponto de entrada.

Cumps

Eu penso o contrário, sempre ouvi dizer que toda a informação está resumida no preço da cotação e na análise técnica, por isso muito raramente dou importância aos fundamentais.

Além disso acho que é super dificil gerir um trade com base em fundamentais, como é que sabes onde é que irás abrir uma posição ? Ou como é que sabes como gerir as ordens stop e take profit?

Eu por exemplo estou a tirar um curso de contabilidade e Gestão e a minha opinião acerca dos fundamentais e do balanço de contas de empresas cotadas em bolsa é que para pouco ou nada servem.
Por exemplo no sector farmaceutico (falo no sector farmaceutico por ser o que estou a acompanhar mais este ano) de que me interessa olhar para o balanço de contas da empresa se nos próximos tempos vão sair decisões da FDA que poderão mudar por completo o rumo da empresa?

A empresa até pode ter dado prejuizo nos últimos 50 anos e o balanço de contas dar a entender que se trata de uma empresa falida para passado uns meses sairem várias aprovações da FDA ou parecerias com outras empresas farmaceuticas para do dia para a noite a empresa passar a ser uma das grandes empresas no sector.

Teoricamente, valor de um ativo seja ele uma empresa ou outro qualquer, é igual à soma dos seus cash flows futuros, descontados à data da avaliação. É verdade o que tu dizes que as demonstrações financeiras históricas não têm qualquer impacto no valor, e o exemplo das farmaceuticas é um bom exemplo disso.

No entanto os fundamentais não deixam de ser importantes para o calculo do valor de uma empresa, pois são estes que permitem o cálculo dos cash flows futuros. No caso de uma retalhista os cash flows são mais previsiveis, logo é mais facil de calcular. No caso de uma farmaceutica pode-se fazer cash flows tambem, mas ponderados por probabilidades, usando por exemplo cenários optimistas, normais e pessimistas.

Registado: 15/1/2014 16:45

por Ulisses Pereira » 19/2/2014 14:27

saddark, deixa lá essa história de "sei que a queres comprar mais baratas". Quem dá uma opinião pessimista sobre o título não tem que ouvir isso, nem o Caldeirão é o palco para tal...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por sadark99 » 19/2/2014 13:43

albarra Escreveu:No comments

E nesse gráfico não vês as resisteências: 12,8;12,5;12;..... 8-)
Compreendo que a queiras comprar mais barato mas acho que não vais ter essa sorte! 8-)

por sadark99 » 19/2/2014 13:43

albarra Escreveu:No comments

EDit: i como se apagam post repetidos ...

Noah: "When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)"

por all_in » 19/2/2014 12:40

nem todas as empresas vivem nessa instabilidade.... cada sector tem o seu risco.

Por exemplo a Galp está condenada à falência.... o futuro é a electricidade....os carros novos cada vez consomem menos... muitos já são hibridos... quando 10% da população utilizar veículos 100% eléctricos.... já ninguém para a queda da Galp......mas isso é daqui a uns 5 anos. Mas e se a Europa obrigar a politicas verdes... incentivos aos carros eléctricos???? promover o abate de veículos a combustíveis fosseis??? multas pesadas para índices de poluição elevados???? pode ser já para amanha...ou para o próximo ano.
As empresas serão as primeiras a aderir( não pagam tributações autónomas nem IUC) e logo a seguir o mercado domestico.
a Galp só terá 2 caminhos descer preços para desincentivar a passagem para eléctricos....mas as margens caem.... ou subir preços para manter lucros mas aí vai incentivar a uma mudança mais rápida. em qualquer um dos casos está condenada.
e no que toca ao gás natural..... os novos apartamentos que tenho visto é 100% eléctricos.
(vai haver o dia em que a 1L de água roskof marca dia vai ser mais cara que 1L gasolina... porque ninguém vai querer)

Por outro lado o governo quer castigar o sector eléctrico.... acabar com ppps excessivas.... ou taxar com impostos especiais este sector.

se formos a ver todos os sectores tem o seu risco...

edit-- no que toca à Galp pode haver uma guerra a qualquer momento.... e aí vai aumentar os lucros

Registado: 15/1/2014 16:11

por nc_trader1 » 19/2/2014 12:13

NOX Escreveu:Bom dia,

Por mais que façamos analises tecnicas brilhantes se olharmos no longo prazo o fundamental não tera de se sobrepor?
A ideia fundamental da bolsa n seria que as empresas valorizem quando têm um modelo de gestão q leva aos lucros crescentes? A JMT tem potencial, está é a ser pressionada por especulação bear que não consigo entender, por isso mantenho a minha pequena posição, mesmo estando a perder e se descer mais estou tentado a reforçar, pois acredito no rebound...Quanto aos resultados, se for como das outras vezes, la vem mais uma cacetada na cotação, pode ser um bom ponto de entrada.

Cumps

por _Noah » 19/2/2014 10:02

Nox... Bom ponto de entrada se o RSI estiver entre [16; 21], isto é, para mim implicaria que a JMT viesse até aos € 11,81!!!! :mrgreen:

Até aos resultados, não acredito, depois dos resultados.... também não sei dizer.... nem antecipar qualquer cenário... a JMT é uma caixinha de surpresas :mrgreen:

Uma coisa é certa... a tendência é continua.... constante "queda livre"...

Não tenho posição na JMT. "Ainda" :lol:

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por NOX » 19/2/2014 9:53

Bom dia,

Cumps

Registado: 6/6/2008 13:45

por albarrã » 19/2/2014 1:23

No comments
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
Que nunca por vencidos se conheçam!

Registado: 20/4/2009 12:50

por Momenta » 18/2/2014 16:46

Apresentação de resultados para a semana, logo, nervoso miudinho a chegar. O ressalto/swing já foi, agora vamos ver se temos novas descargas no dia 26...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Conservador, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Musus, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, tami, trilhos2006, Zguibz2 e 81 visitantes