Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por PM_82 » 31/1/2014 11:10

gadget star Escreveu: És tu que determinas o valor ou é o mercado que o faz?

O mercado oferece preços e nada mais, que pode ou não estar de acordo com o teu valor.
É assim em tudo na vida. Se o mercado nos oferecer barras de chocolate a 20€, provavelmente não compramos, uma vez que está acima do valor que lhe atribuimos.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por TheMind » 31/1/2014 10:32

Eurouro Escreveu:
_Noah Escreveu:Eurouro

Explica-me uma coisa:

Queres ter o guito no bolso, ou numa empresa que julgues subavaliada face à avaliação do mercado!

Uma coisa é fazer um trade com um plano. E, admito que possam haver planos a mais de um ano, tudo depende do tipo de investidor que somos!!!!

Mas, ficar à espera para sempre, e remar contra a tendência.

Qual o significado que a isso atribuis????

Cumprimentos.

_Noah

Bem Noah, eu não sei com quem estou a falar. Possivelmente és um investidore 100% baseado em AT. Eu sou 80% fundamental, 10% tecnico, e 10% outra coisa qualquer, mas a empresa não pode ser uma qualquer, há que separar o trigo do joio e isso implica ir a todos todos os relatórios anuais da empresa.

Admito que existam milhares para não dizer milhões de oportunidades para se lucrar a todo o momento, desde que o mercado se movimente e esteja aberto.

Para te responder eu prefiro ter o dinheiro no bolso, mas, porém, salvo raras excepções, invisto.

De qualquer maneira numa empresa acima da média, nunca se fica à espera para sempre (como dizes) até o investimento se revelar ganhador. Posso dizer-te que o máximo que esperei foi um ano até o trade tornar-se positivo, mas não é muito comum, essa não é a média do meu tempo. A média de espera anda na casa de um mês.

Agora há uma coisa que eu sigo à risca que é: nunca compro uma empresa que esteja a cotar acima do valor, por isso dou-te o exemplo da Martifer ou da Galp que nunca as transacionei na vida.

Bom dia.

Desculpem intrometer-me, mas gostava de saber uma coisa: Que valor te referes quando falas em "nunca compro uma empresa que esteja a cotar acima do valor"? És tu que determinas o valor ou é o mercado que o faz?

Registado: 10/3/2010 16:07

por _Noah » 30/1/2014 22:57

Estás a falar com alguém que dá 80% valor à AT, e 20% ao resto AF incluído!

Cumprimentos.

_Noah

Estou dentro a € 12,87 desde esta manhã!!!!! :wink:

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por Eurouro » 30/1/2014 22:28

_Noah Escreveu:Eurouro

Explica-me uma coisa:

Queres ter o guito no bolso, ou numa empresa que julgues subavaliada face à avaliação do mercado!

Uma coisa é fazer um trade com um plano. E, admito que possam haver planos a mais de um ano, tudo depende do tipo de investidor que somos!!!!

Cumprimentos.

_Noah

Bem Noah, eu não sei com quem estou a falar. Possivelmente és um investidore 100% baseado em AT. Eu sou 80% fundamental, 10% tecnico, e 10% outra coisa qualquer, mas a empresa não pode ser uma qualquer, há que separar o trigo do joio e isso implica ir a todos todos os relatórios anuais da empresa.

Admito que existam milhares para não dizer milhões de oportunidades para se lucrar a todo o momento, desde que o mercado se movimente e esteja aberto.

Para te responder eu prefiro ter o dinheiro no bolso, mas, porém, salvo raras excepções, invisto.

De qualquer maneira numa empresa acima da média, nunca se fica à espera para sempre (como dizes) até o investimento se revelar ganhador. Posso dizer-te que o máximo que esperei foi um ano até o trade tornar-se positivo, mas não é muito comum, essa não é a média do meu tempo. A média de espera anda na casa de um mês.

Agora há uma coisa que eu sigo à risca que é: nunca compro uma empresa que esteja a cotar acima do valor, por isso dou-te o exemplo da Martifer ou da Galp que nunca as transacionei na vida.

Registado: 18/7/2013 16:01

por _Noah » 30/1/2014 22:13

Eurouro

Explica-me uma coisa:

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

por Eurouro » 30/1/2014 21:53

PM_82 Escreveu:É possível que posições curtas tenham sido abertas na zona dos 13.x €. Ainda não recompraram por isso as mais valias não foram tomadas. Se isto for verdade, a situação é interessante, uma vez que o suporte na zona dos 12.6€ é uma resistência do ponto de vista dos curtos, logo um ponto de compra para fechar posição.
Veremos o que dita a cotação nos próximos dias.

PS: Interessa-me mais o valor intrínseco das empresas do que o preço, logo tendo a guiar-me pela AF. O comentário técnico acima é apenas um aparte.

Olá PM, então quanto vale para ti a JM? se te guias pela AF...
Existem empresas que mesmo subindo de preço podem ficar cada vez mais baratas. A JM é uma delas.
E existem empresas que por mais que desçam ficam cada vez mais caras.

por _Noah » 30/1/2014 21:34

Ulisses respeito o teu comentário quanto aos 6%, mas, não te esqueças, que, não foram 6% a contar com o preço de fecho!!!!

E, além disso, quantos papéis trocaram de mãos nesses 6%, um valor imaterial, quando comparado ao milhão e pouco de volume diário, nesse dia!!!!

Ainda assim, creio num ressalto acima dos € 13,60.... :wink:

Cumprimentos.

_Noah

por sadark99 » 30/1/2014 21:31

Momenta Escreveu:Curioso gráfico semanal. Estamos num ponto importante, já que novos mínimos podem alargar os horizontes da queda para os €10,80. Mas nunca se sabe, nunca se sabe... Como o desânimo ainda não está completamente instalado, se calhar a correção ainda não acabou...

Penso eu de que antes desse valor ainda tem ali uma resistência pelos 12 eur. 8-)

Registado: 16/12/2009 21:13

por setas » 30/1/2014 20:52

Obrigado Ulisses pela explicação

Um abraço

Registado: 29/11/2007 13:17

por Ulisses Pereira » 30/1/2014 18:55

setas, pode haver várias razões para isso. Pode ter a ver com o facto de ter sido das poucas acções em Portugal que não viveu um Bear Market como as outras viveram. Pode ter a ver com os investidores estarem pouco confiantes no futuro da mesma. Pode ter a ver com muita coisa.

Tudo isto é especular. Por isso, para mim, o que o mercado vai sinalizando é o mais importante.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por PM_82 » 30/1/2014 18:45

Eurouro Escreveu:
PM_82 Escreveu:
Eurouro Escreveu: Se fecha em minimos é porque quase toda gente que entrou nos ultimos dias está a perder dinheiro.

Terias que conhecer a quantidade de short selling para poderes afirmar isso com segurança :wink:

Eu naturalmente referia-me a quem comprou. lol

Mas achas que pode haver shorts aqui a tomar mais valias?

É possível que posições curtas tenham sido abertas na zona dos 13.x €. Ainda não recompraram por isso as mais valias não foram tomadas. Se isto for verdade, a situação é interessante, uma vez que o suporte na zona dos 12.6€ é uma resistência do ponto de vista dos curtos, logo um ponto de compra para fechar posição.
Veremos o que dita a cotação nos próximos dias.

PS: Interessa-me mais o valor intrínseco das empresas do que o preço, logo tendo a guiar-me pela AF. O comentário técnico acima é apenas um aparte.

por setas » 30/1/2014 18:20

Já agora se não me levarem a mal gostava de saber o porque de um titulo como este , visto que estamos possivelmente num bull market estar em bear market ?

Um titulo que esteve em bull aquando do bear e derivado á sua área de negócios , neste momento deveria estar em bul, devido ao poder de compra ter aumentado .

Ou pelo menos as pessoas agora começarem a gastar mais dinheiro .

Portanto há muita coisa na bolsa por explicar

A bolsa tem sempre um perigo espreitando para os investidores
Sei que as empresas tentam se capitalizar na bolsa .
Será o caso da JM neste momento ?

Faço a pergunta ...

Obrigado
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 13:17

por Momenta » 30/1/2014 18:04

Curioso gráfico semanal. Estamos num ponto importante, já que novos mínimos podem alargar os horizontes da queda para os €10,80. Mas nunca se sabe, nunca se sabe... Como o desânimo ainda não está completamente instalado, se calhar a correção ainda não acabou...
Anexos
screenshot_002.jpeg
screenshot_002.jpeg (12.07 KiB) Visualizado 5504 vezes

Registado: 6/10/2011 13:34

por TheMind » 30/1/2014 17:55

Eurouro Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:fabio, o investpouco respondeu correctamente.

Os suportes em "Bear Market" pouco valor têm. O que é importante é ver quando as acções quebram as resistências pois aí sinalizam que algo de diferente está a acontecer e podem ser sinais de inversão. Da mesma forma que em "Bull Markets", não adianta muito estar muito preocupado com as resistências. As quebras de suporte é que podem indiciar que algo mudou...

Um abraço,
Ulisses

Das melhores lições que devemos absorver e que tenho de admitir que demorei algum tempo a reter.
Para os novatos nestas andanças da Bolsa... decorem este premissa!

Técnicamente isso é aceitavel. O problema é que a mente humana funciona de forma a colocar sempre uma ??? sobre o ponto de entrada.
Páginas atrás referi que 5ªfeira era o dia do meu reforço, contudo creio que a JMT hoje deve fechar quase em minimos e por isso prefiro então reforçar amanhã. Se fecha em minimos é porque quase toda gente que entrou nos ultimos dias está a perder dinheiro. A bolsa vai limpando as mãos fracas.

Não compreendo como alguem consegue entrar ou reforçar numa acção que está claramente em Bear..

Registado: 10/3/2010 16:07

por Eurouro » 30/1/2014 17:48

PM_82 Escreveu:
Eurouro Escreveu: Se fecha em minimos é porque quase toda gente que entrou nos ultimos dias está a perder dinheiro.

Terias que conhecer a quantidade de short selling para poderes afirmar isso com segurança :wink:

Eu naturalmente referia-me a quem comprou. lol

Mas achas que pode haver shorts aqui a tomar mais valias?

por PM_82 » 30/1/2014 17:41

por Eurouro » 30/1/2014 17:37

AmigosdaBolsa Escreveu:

Os suportes em "Bear Market" pouco valor têm. O que é importante é ver quando as acções quebram as resistências pois aí sinalizam que algo de diferente está a acontecer e podem ser sinais de inversão. Da mesma forma que em "Bull Markets", não adianta muito estar muito preocupado com as resistências. As quebras de suporte é que podem indiciar que algo mudou...

Um abraço,
Ulisses

Das melhores lições que devemos absorver e que tenho de admitir que demorei algum tempo a reter.

Técnicamente isso é aceitavel. O problema é que a mente humana funciona de forma a colocar sempre uma ??? sobre o ponto de entrada.
Páginas atrás referi que 5ªfeira era o dia do meu reforço, contudo creio que a JMT hoje deve fechar quase em minimos e por isso prefiro então reforçar amanhã. Se fecha em minimos é porque quase toda gente que entrou nos ultimos dias está a perder dinheiro. A bolsa vai limpando as mãos fracas.

por fabiocpm » 30/1/2014 17:35

Tenho a noção disso.
Devido a essa razão só vou fazendo negócios de curto prazo com uma parte do valor da minha carteira, trades esses que comecei a fazer à cerca de 1 mês.

abraço

Registado: 29/11/2007 3:11

por AmigosdaBolsa » 30/1/2014 17:32

Um abraço,
Ulisses

O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Ulisses Pereira » 30/1/2014 17:16

Sim, sem dúvida. Mas tentar negociar muitas vezes, no curto prazo, contra a tendência, é jogar contra as probabilidades.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por fabiocpm » 30/1/2014 17:11

Um abraço,
Ulisses

Percebi. No entanto será numa visão de longo prazo, correcto?
Obrigado

por Ulisses Pereira » 30/1/2014 17:05

fabio, o investpouco respondeu correctamente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por investpouco » 30/1/2014 16:56

fabiocpm Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Eu reafirmo o que disse na minha última análise à Jerónimo Martins: Em Bear Markets, não devemos olhar para os suportes mas sim para as resistências.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

Podes explicar melhor esta frase?
Os suportes deixam de ter validade? De que modo deveremos olhar para as resistências?

Obrigado

em bear market, penso que o que Ulisses quis dizer é que a resistencia tem de rebentar, para se poder tornar num bull market, alias na minha opiniao a resistencia dum bear market é igual a um suporte dum short.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por fabiocpm » 30/1/2014 16:35

Ulisses Pereira Escreveu:Eu reafirmo o que disse na minha última análise à Jerónimo Martins: Em Bear Markets, não devemos olhar para os suportes mas sim para as resistências.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

Podes explicar melhor esta frase?
Os suportes deixam de ter validade? De que modo deveremos olhar para as resistências?

Obrigado

por Eurouro » 30/1/2014 15:24

Ómega Escreveu:Eurouro, até podes ter toda a razão e, no longo prazo, a Jerónimo ser bastante lucrativa, mas a verdade é que a longo prazo estamos todos mortos e eu quero ver é se ganho algum agora porque necessito de recuperar o rendimento que tinha antes de começar esta crise para poder pagar as contas que entretanto aumentaram. O Buffett tem muito dinheiro e não deve ter preocupações de pagar as contas no final do mês e, por isso pode esperar vários anos para arrecadar os lucros dos seus investimentos... eu, infelizmente, não posso... eu tenho que tentar valorizar rapidamente os meus investimentos, porque mensalmente, tenho contas para pagar e tentar manter o mesmo nível de vida que tinha antes... :roll:

Os meus investimentos na JM não correram bem, perdi em todos, mas também controlei as perdas de forma a que os meus lucros no BPI e a valorização do BES cubram essas perdas. Mas isto não é um adeus à JMartins... e apenas um interregno... e quando voltar a ver sinais de força, talvez cá venha dar umas 'bicadas'... :wink:

Até lá, vou-me 'entretendo' com outras que me parecem poder vir a dar alguns lucros... :wink: 8-)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Amigo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A bolsa é demasiado arriscada para termos que nos preocupar em relação a ela. Por esse prisma do "ter de sacar dinheiro" já, então não sei bem se isso é fiável/viável.

Uma coisa que te aconselho é que não negoceies com dinheiro que precises.
Negoceia com o montante suficiente de maneira a que não te importasses de o dar a um mendigo. Esse montante é relativo e varia muito de pessoa para pessoa. Se te importas de dar 10 euros a um mendigo, então ainda não estás capaz de negociar na bolsa. Existem traders que têm uma flexibilidade muito maior.
De outra forma vais andar sempre procupado. Sempre! Se o investidor andar preocupado nunca conseguirá maximizar os lucros dos seus investimentos. Essa é uma realidade crua.

A bolsa não é o local ideal para arranjar dinheiro rápidamente para se pagar contas correntes!!!!

A bolsa só serve para a longo prazo capitalizar o dinheiro, pois investir no mercado é como ir por um caminho em nossas vidas, e é bom ter a certeza que o destino vale a pena, embora não se conheça a estrada.

As emoções de ganhar dinheiro na bolsa são exactamente iguais ao quando uma pessoa acha dinheiro na rua. Não teve de fazer nada para o fazer. Nada. Apenas teve que estar na hora certa no local certo. Na bolsa é o trade certo na empresa certa.
Mas o grau de emoção é o mesmo! Quando achas dinheiro ele passa a ser teu. Se pensares de outra forma, deixa de o ser.

A emoção é o delírio! A última vez que eu achei dinheiro foi 20 euros à porta do Modelo e Continente (da Sonae) esse dinheiro passou a ser meu. Fui eu que o achei. É meu. Não tive que fazer nada para que ele fosse meu. Se o montante fosse 10x ou 100 x mais ou mais ainda, então, a emoção era a mesma, mas num estádio superior.

Pensa bem nisto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, danielme1962, Google [Bot], Shimazaki_2, trilhos2006 e 145 visitantes