Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por FilRib » 14/1/2014 12:16

ptbr13 Escreveu:Quando analiso a evolução da JM, fico perplexo e reforça a minha política de investimento em acções, ou seja, nunca arriscar mais do que 10% do meu património. Note-se que desde que regressei à bolsa em 2012 é o único trade que não correu bem (ainda), o que prova que tenho algumas competências nesta área. Como se explica que em Janeiro de 2013 a JM valesse mais de 15% do que agora, tendo em conta que em 2013 as vendas subiram 11%, seria expectável, pelo menos, que não houvessem quedas. A questão das expectativas é muito interessante, o mercado queria que a JM fosse a melhor empresa de retalho do Mundo? Há sempre explicações, quer para a subida, quer para a descida, ás vezes o mercado antecipa, ás vezes não antecipa, etc.

A política de dividendos é muito humilde (cerca de 2%), o que até é bom para os investimentos, por isso seria um factor extra para valer bem mais do que 13,50€.

P.S. Mas também são estes paradoxos que tornam esta área muito interessante. Se fosse tudo muito racional, seria bem mais chato...

Explicações para esta descida toda a gente quer encontrar. Uma coisa que aprendi com os ilustres do caldeirão... Análise Técnica e seguir a tendência... pouco mais importa.

Registado: 4/8/2010 10:09

por _x_ » 14/1/2014 11:54

Eu não digo nada :-# :-# :-# :-# :-# :-# :-#

Mas se o Sr. Ulisses disser que a JM está com problemas no carburador, vai ser pior que uma notação das agencias de rating, pega fogo à cotação e dá cobertura ao verdura. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
j.jpg
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por CTT17 » 14/1/2014 11:48

Quando analiso a evolução da JM, fico perplexo e reforça a minha política de investimento em acções, ou seja, nunca arriscar mais do que 10% do meu património. Note-se que desde que regressei à bolsa em 2012 é o único trade que não correu bem (ainda), o que prova que tenho algumas competências nesta área. Como se explica que em Janeiro de 2013 a JM valesse mais de 15% do que agora, tendo em conta que em 2013 as vendas subiram 11%, seria expectável, pelo menos, que não houvessem quedas. A questão das expectativas é muito interessante, o mercado queria que a JM fosse a melhor empresa de retalho do Mundo? Há sempre explicações, quer para a subida, quer para a descida, ás vezes o mercado antecipa, ás vezes não antecipa, etc.

A política de dividendos é muito humilde (cerca de 2%), o que até é bom para os investimentos, por isso seria um factor extra para valer bem mais do que 13,50€.

P.S. Mas também são estes paradoxos que tornam esta área muito interessante. Se fosse tudo muito racional, seria bem mais chato...
Editado pela última vez por CTT17 em 14/1/2014 11:56, num total de 1 vez.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Ómega » 14/1/2014 11:45

investpouco Escreveu:ultimo ano foi de 0,28.

Não, esse foi o dividendo de 2012, o de 2013, foi de 0,295, brutos.

Registado: 6/12/2013 17:38

por nook » 14/1/2014 11:42

investpouco Escreveu:nook, esqueceste-te de dizer que a propria jp morgan disse que mesmo ontem na cotacao de ontem, era um optimo ponto de entrada, hoje então será melhor ainda.

Eu não disse nada só coloquei uma notícia.

E aonde está essa notícia ontem da JP Morgan :?:

Estás a confundir A JPM com a HSBC :?:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por investpouco » 14/1/2014 11:38

nook, esqueceste-te de dizer que a propria jp morgan disse que mesmo ontem na cotacao de ontem, era um optimo ponto de entrada, hoje então será melhor ainda.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por investpouco » 14/1/2014 11:37

Minsk Escreveu:Estou a ponderar entrar pela priomeira vez na JM. Sou também novo na negociação de acções.
Podem dizer-me se a JM tem pago dividendos nos últimos anos? Já agora quando os pagam e qual foi o dividendo por acção no ano passado.

Obrigado

http://www.jeronimomartins.pt/investido ... endos.aspx
ultimo ano foi de 0,28.
cumptos, Investpouco.

por nook » 14/1/2014 11:30

Vendas “fracas” na Polónia levam JPMorgan a baixar nota da Jerónimo
14 Janeiro 2014, 10:23 por Edgar Caetano | edgarcaetano@negocios.pt

Recomendação da retalhista passou de “overweight” para “neutral”. “Tendência negativa das vendas e menor visibilidade face às margens” levaram também o banco norte-americano a descer o preço-alvo da Jerónimo Martins de 16 para 15 euros.

O analista Jaime Vazquez, do JPMorgan Cazenove, considera que as vendas na unidade polaca – a cadeia Biedronka – foram “fracas”, com uma subida de 2,5% em 2013. O banco elogia o trabalho feito pela Jerónimo Martins ao longo dos anos na Polónia mas teme que “os anos de maior expansão das vendas comparáveis (“like-for-like”) já terão passado”.

A redução do preço-alvo de 16 para 15 euros prende-se também com a revisão em baixa das estimativas de resultados de 2014. As vendas comparáveis (LFL) devem desacelerar em 2014 para 2%, de 4%, e o número de novas aberturas de lojas desceu de 280 para 300. Para a casa-mãe, parte do efeito será compensado por aquilo que o banco espera que seja uma valorização do zloty polaco face ao euro.

“A chave da nossa tese de investimento [para a Jerónimo Martins] continua a ser a Polónia, onde acreditamos que a Biedronka conseguirá duplicar as vendas nos próximos seis anos (14 mil milhões em 2019)”, diz o JPMorgan Cazenove. Contudo, “decidimos baixar a recomendação de ‘overweight’ para neutral” devido às tendências negativas nas vendas e a menor visibilidade” futura, explica o banco de investimento.

Por outro lado, “no que diz respeito à Colômbia, ainda levará alguns trimestres até que haja alguma visibilidade sobre as vendas e as perdas deverão avolumar-se em 2014 e em 2015”. No entanto, “acreditamos que Jerónimo Martins terá sucesso na Colômbia no longo prazo, já que consideramos este mercado muito atractivo”.

As acções da Jerónimo Martins estão esta terça-feira a cair 3,14% para 13,56 euros. O novo preço-alvo da JPMorgan Cazenove tem implícito um potencial de valorização de 10,6%.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... onimo.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

por Ómega » 14/1/2014 11:21

Minsk Escreveu:Podem dizer-me se a JM tem pago dividendos nos últimos anos? Já agora quando os pagam e qual foi o dividendo por acção no ano passado.

Tem pago todos os anos, normalmente em meados de Abril e o dividendo do ano passado foi de 0,295€, brutos.

por nook » 14/1/2014 11:18

Momenta Escreveu:
FilRib Escreveu:Esta análises do Ulisses se ganhar a JMT vem mesmo a calhar... para elucidar algumas pessoas... como se pode falar em bullish nesta cotada neste momento...?!

Concordo. Na minha opinião, fechos consistentes abaixo de €13,38 são uma passadeira vermelha para os ursos.

Está em cima do famigerado suporte da zona dos 13,5 :!:

Se quebra o próximo está 1 euro abaixo... todo o cuidado é pouco num papel que está a fazer lower highs desde Abril do ano passado e claramente numa

tendência descendente no médio prazo... :roll: :roll:
Editado pela última vez por nook em 14/1/2014 11:22, num total de 1 vez.

por Minsk » 14/1/2014 11:13

Estou a ponderar entrar pela priomeira vez na JM. Sou também novo na negociação de acções.
Podem dizer-me se a JM tem pago dividendos nos últimos anos? Já agora quando os pagam e qual foi o dividendo por acção no ano passado.

Obrigado

Registado: 29/2/2012 0:44

por Ómega » 14/1/2014 11:08

investpouco Escreveu: compreende, que o preço alvo penso ser para o final do ano, e lembrem-se das lojas ara a dar os seus resultados que já tem vindo a ser positivos e os investimentos que tem sido feitos em 2013 e a nossa "possivel" recuperacao de economia..... é nisto que o preço alvo se baseia.
[/quote]

Para o final do ano? Desde quando? O preço-alvo é para o ano... e pode ser no início, no meio ou no fim. Se te lembrares de 2013, a JM aproximou-se do seu preço-alvo, chegando aos 18, em finais de Abril, princípios de Maio... :wink:

por Momenta » 14/1/2014 11:08

FilRib Escreveu:Esta análises do Ulisses se ganhar a JMT vem mesmo a calhar... para elucidar algumas pessoas... como se pode falar em bullish nesta cotada neste momento...?!

Concordo. Na minha opinião, fechos consistentes abaixo de €13,38 são uma passadeira vermelha para os ursos.

Registado: 6/10/2011 13:34

por investpouco » 14/1/2014 10:54

Ómega Escreveu:Estive a ver o research do BPI para as cotadas nacionais e deu-me vontade de rir... para a JM, têm um preço-alvo de 18,70... :shock: ... eu já ficava contente com os 16... 8-)

compreende, que o preço alvo penso ser para o final do ano, e lembrem-se das lojas ara a dar os seus resultados que já tem vindo a ser positivos e os investimentos que tem sido feitos em 2013 e a nossa "possivel" recuperacao de economia..... é nisto que o preço alvo se baseia.
cumptos, Investpouco.

por FilRib » 14/1/2014 10:44

Esta análises do Ulisses se ganhar a JMT vem mesmo a calhar... para elucidar algumas pessoas... como se pode falar em bullish nesta cotada neste momento...?!

Registado: 4/8/2010 10:09

por Ómega » 14/1/2014 10:42

Estive a ver o research do BPI para as cotadas nacionais e deu-me vontade de rir... para a JM, têm um preço-alvo de 18,70... :shock: ... eu já ficava contente com os 16... 8-)

por bosss » 14/1/2014 10:33

Primvs Escreveu:
bosss Escreveu:
Primvs Escreveu:Tive a dormir à sombra da bananeira...

Tem sido recorrente nos ultimos tempos...apresentação de resultados da JM...uma queda brutal no inicio e depois...vai recuperando!!!!

Há 3 meses atrás vim um trade porreiro com o "buy the fucking dip" nos 13 e qualquer coisa e vendi nos 14 e qualquer coisa (tenho de ver os dados em casa...no trabalho nao tenho aqui) em poucos dias...

Desta vez esqueci-me!!!!!

Fiquei demasiado excitado com a golden cross na SONAE :oops:

Na Sonae SGPS?

Sim...tive de aumentar o grafico no diario para ter a certeza...mas quebrou!!!

Reforças-te hoje ? tou tentado... bullish mode?
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por Primvs » 14/1/2014 10:20

bosss Escreveu:

Tem sido recorrente nos ultimos tempos...apresentação de resultados da JM...uma queda brutal no inicio e depois...vai recuperando!!!!

Há 3 meses atrás vim um trade porreiro com o "buy the fucking dip" nos 13 e qualquer coisa e vendi nos 14 e qualquer coisa (tenho de ver os dados em casa...no trabalho nao tenho aqui) em poucos dias...

Na Sonae SGPS?

Sim...tive de aumentar o grafico no diario para ter a certeza...mas quebrou!!!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por trend=friend » 14/1/2014 10:10

Lá está, deve ser para dar balanço para poder subir quando as outras estiverem todas a cair e dar uma almofada ao índice :D
Realmente comportamento demasiado estranho (nem sequer é uma questão de volatilidade). Mas estranha já ela é desde 2009, parece ter "vida própria"...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por bosss » 14/1/2014 10:05

Na Sonae SGPS?
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por Primvs » 14/1/2014 9:52

Tive a dormir à sombra da bananeira...

É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Ómega » 14/1/2014 9:43

Afinal, a minha intuição estava certa... aqueles despejos diários durante vários dias tinham de ter alguma razão... agora, esperemos a reviravolta... voltei a entrar aos 13,52... :wink:

por investpouco » 14/1/2014 9:32

joaobarb Escreveu:Caros amigos: O VERDURA TINHA RAZÃO!

Agora a sério, houve uma descida anormal provocada por uma reacção à notícia das vendas. Se calhar muitos investidores levam o "vender na notícia" muito a peito.
Na verdade a notícia foi perfeitamente neutral, e na minha opinião provocou uma falsa quebra de suporte; e digo falsa porque uma quebra como reacção a uma notícia (que ainda por cima é uma não-notícia) é mais provável ser falsa do que uma quebra quando não acontece nada para além dos movimentos normais do mercado.

Na minha opinião isto constitui um bom ponto de entrada.

penso que a descida teve a ver com jpmorgan que baixou o alvo ontem de 17,5 para 17,2, mas é um optimo ponto de entrada agora, lembra-se dos ultimos resultados, escalada até os 14,9 e com resultados positivos que foram mais fracos que os de agora.
cumptos, Investpouco.

por joaobarb » 14/1/2014 9:28

Caros amigos: O VERDURA TINHA RAZÃO!

Agora a sério, houve uma descida anormal provocada por uma reacção à notícia das vendas. Se calhar muitos investidores levam o "vender na notícia" muito a peito.
Na verdade a notícia foi perfeitamente neutral, e na minha opinião provocou uma falsa quebra de suporte; e digo falsa porque uma quebra como reacção a uma notícia (que ainda por cima é uma não-notícia) é mais provável ser falsa do que uma quebra quando não acontece nada para além dos movimentos normais do mercado.

Na minha opinião isto constitui um bom ponto de entrada.

Registado: 14/6/2008 5:55

por vcarrapico » 14/1/2014 9:27

Como espero e dito neste topico, a JM deu um tombo até aos 13,40-13,50
Os resultados foram positivos e vem por ai a baixos.Não quero imaginar o que seria que houvesse resultados negativos.Seria catastrófico porque estou dentro nos 14,40.Seria como a Peugeot SA(tambem estou dentro) que num dia estava a 12,20 e quando a GM vendeu a posição desceu para os 9 no outro dia.......
vamos ver como vai decorrer o resto da sessão, mas penso que hoje vai ser um dia de correcções nos títulos que tem subido diariamente, excepto a JM....

Bos trades e espero que a JM ganhe na votação do Ulisses!!!

Registado: 11/7/2013 8:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Athoss, Dc team, Google Adsense [Bot], imbitafn, morinni, Musus, navaldoc e 148 visitantes